Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Censura na Bienal do Livro - RJ


Dinheiro Tardelli

Posts Recomendados

Quote

Fiscais da Prefeitura chegam à Bienal após decisão que autoriza a apreensão de livros
Os funcionários já tinham comparecido ao evento na sexta-feira.

Por G1 Rio
07/09/2019 18h18 - Atualizado há 19 horas

Público lotou a Bienal do Livro, no Rio Centro — Foto: Reprodução/TV Globo
Público lotou a Bienal do Livro, no Rio Centro — Foto: Reprodução/TV Globo

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio chegaram à Bienal 2019 no fim da tarde deste sábado (7), depois da decisão judicial que permitia a apreensão de livros com temática LGBT voltada para o público infanto juvenil sem lacre e avisos.

Os funcionários da Prefeitura já tinham comparecido ao evento na sexta-feira para, segundo o órgão, identificar e lacrar livros considerados "impróprios". Uma liminar obtida pela organização também na sexta, entretanto, proibiu as apreensões. A liminar foi derrubada pelo presidente do TJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares.

O desembargador afirma que a decisão não traz "impedimento ou embaraço à liberdade de expressão, porquanto, em se tratando de obra de super-heróis, atrativa ao público infanto-juvenil, que aborda o tema da homossexualidade, é mister que os pais sejam devidamente alertados, com a finalidade de acessarem previamente informações a respeito do teor das publicações disponíveis no livre comércio, antes de decidirem se aquele texto se adequa ou não à sua visão de como educar seus filhos".

A Bienal do Livro Rio informou que vai recorrer da decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Rio no Supremo Tribunal Federal (STF), "a fim de garantir o pleno funcionamento do evento e o direito dos expositores de comercializar obras literárias sobre as mais diversas temáticas – como prevê a legislação brasileira."

A decisão do TJ- RJ atende a recurso da Prefeitura, e suspende uma liminar obtida pela organização da Bienal 2019, que impedia as autoridades municipais de buscar e apreender obras em função de seu conteúdo, "notadamente" aquelas que tratam de conteúdo LGBT.

Na quinta-feira, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, pediu para recolher exemplares do romance gráfico "Vingadores, a cruzada das crianças" (Salvat), que tem a imagem de um beijo entre dois personagens masculinos. Os livros eram vendidos lacrados, e a capa não tem nenhuma imagem de conteúdo erótico.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/09/07/fiscais-da-prefeitura-chegam-a-bienal-apos-decisao-que-autoriza-a-apreensao-de-livros.ghtml

Mais um triste capítulo da nossa história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Politico idiota da palco para youtube lacrador de merda. No fim, os dois estão errados e espero que se fodam. 

obs: Felipe Neto vai sair candidato na próxima oportunidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Leho. disse:

 

RJ deve tá uma beleza pro cara só ter esse tipo de preocupação na gestão. Faça-me o favor.

Politico é tudo a mesma merda. Crivella e Freixo são dois idiotas adorados pelos seus eleitores lacradores ou da ala mito, ficam dando ideia para youtubers dos dois polos políticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2019 em 23:46, Leho. disse:

 

RJ deve tá uma beleza pro cara só ter esse tipo de preocupação na gestão. Faça-me o favor.

isso devia virar meme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Quote

Paulo Coelho, Patrícia Pillar e outras personalidades saem em defesa de Felipe Neto
Nas redes sociais, escritores e artistas se manifestaram a favor do youtuber

CAMILA TUCHLINSKI - O ESTADO DE S.PAULO
17/09/2019, 09:31
Paulo Coelho e Patrícia Pillar são algumas das personalidades que saíram em defesa de Felipe Neto nas redes sociais.
Paulo Coelho e Patrícia Pillar são algumas das personalidades que saíram em defesa de Felipe Neto nas redes sociais.
(Foto: Andreas Meier/Reuters/YouTube /@Felipe Neto/Instagram/@patriciapillar)

A polêmica história sobre a Bienal do Livro no Rio de Janeiro e Felipe Neto  ganhou mais um capítulo nesta terça-feira, 17.

Após afirmar que está sendo ameaçado e que teve de tirar a própria mãe do Brasil, o youtuber recebe o apoio de personalidades através das redes sociais. 

“Não brinca com milicianos. Está fazendo o certo, mas realmente não se exponha. Qualquer coisa, pode vir até aqui - Genebra é super vigiada por causa dos muitos corpos diplomáticos. Se precisar, me acione por DM”, escreveu Paulo Coelho no Twitter. Felipe Neto respondeu: “Querido, você não faça ofertas assim que amanhã eu to batendo na sua porta”.

Tudo começou quando o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decidiu fazer uma busca na Bienal do Livro no Rio de Janeiro após saber que uma HQ da Marvel tinha uma ilustração de um beijo entre dois rapazes.

“Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrados e do lado de fora. A prefeitura está protegendo os menores da nossa cidade”, disse.

A ação foi comentada inclusive pelo ilustrador britânico Jim Cheung - um dos autores da HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças, quadrinho que foi a preocupação central do prefeito do Rio.

"Eu não sei o que causou o prefeito a perseguir um trabalho de uma década atrás, que já está à venda há muitos anos, mas posso dizer honestamente que não houve nenhuma motivação escondida ou agenda para promover qualquer estilo de vida, nem mirar uma única audiência", afirmou Cheung.

Diante do recolhimento da publicação da Marvel, Felipe Neto reagiu e anunciou, nas redes sociais, que iria comprar 14 mil exemplares de livros com conteúdo LGBT para distribuir no evento. 
 


Visitantes da Bienal que estiveram no sábado, 7, formaram uma grande fila para adquirir o exemplar gratuitamente.

Após a polêmica na Bienal e depois de anunciar que estaria sofrendo ameaças, além do escritor Paulo Coelho, outras personalidades se posicionaram, como a atriz Patrícia Pillar. “No que puder ajudar, estou perto!”, avisou.

@Estadão

E tá rendendo ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leho. disse:

E tá rendendo ainda...

Isso me lembra aqueles programas de debate atuais que falam a mesma coisa durante dias 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa atitude do Felipe. Nos dias atuais, na era digital, você censurar uma HQ não tem o menor sentido. E se você tem, principalmente, dinheiro pra combater esse tipo de censura, é de se aplaudir que o faça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...