Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livro "À Sombra de Gigantes"


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Citar

Dica de literatura boleira: Lançamento do livro “À Sombra de Gigantes” em SP e Porto Alegre

Sombra-Gigantes-3d-2.jpg

Por Trivela

Fazer turismo boleiro é um sonho comum entre tantos fanáticos por futebol. E não apenas para conhecer aqueles estádios ou clubes que acabam no roteiro até de quem tem aversão ao esporte, mas sim mergulhar nas entranhas da paixão local, indo a fundo em times que nem de longe aparecem nas fases finais da Liga dos Campeões. Esta ideia que povoa o pensamento de tanta gente virou realidade para o jornalista Leandro Vignoli – popularmente conhecido como Corneta Europa, porque, afinal, a máscara já caiu. E ele brinda a nossa imaginação com um ótimo livro, “À Sombra de Gigantes”, que aproveita esse turismo Lado B para falar sobre a identidade de diversos clubes tradicionais, mas distantes do topo da tabela.

Ao longo da viagem, ele visitou 13 estádios diferentes, representados em cada um dos capítulos. E apresenta, com uma leitura leve e bastante informativa, o que forma o imaginário dessas torcidas que (como o próprio título escancara) vivem à sombra de gigantes. Espanyol, Rayo Vallecano, Munique 1860, Union Berlim, St. Pauli, Millwall, Fulham, Leyton Orient, Queen’s Park, Belenenses, Red Star, Sparta Roterdã e Torino têm as suas razões de ser destrinchadas. São várias particularidades de cada um dos clubes, mas também vários pontos em comum – que você, como fanático por futebol e talvez torcedor de algum time menor, certamente também compartilha. Um bocado dessa essência que torna o esporte tão carnal se esparrama ao longo das mais de 200 páginas. E com uma qualidade que depende bastante do talento do autor para contar a história – não, não é qualquer um que consegue escrever um livro desses depois de uma jornada de turismo boleiro, há um longo trabalho jornalístico por trás.

Caso você não tenha participado do financiamento coletivo do livro e lido em primeira mão, eis a oportunidade para adquirir “À Sombra de Gigantes”. O lançamento oficial do acontece agora em janeiro, com eventos em Porto Alegre e São Paulo. Abaixo, os detalhes sobre os encontros:

Spoiler

Lanc--amento_-A---Sombra-de-Gigantes.png

Mais informações: https://www.facebook.com/asombradegigantes/
Onde comprar: http://amzn.to/2AGEqvA

Sobre o livro:

Diante de torcidas pequenas e um amor não medido através de conquistas, o livro busca entender a paixão destes torcedores e como os clubes ainda sobrevivem. Em que a maioria dos times não vence títulos e as torcidas são pequenas. Dos ativistas políticos do St. Pauli à fama de hooligans dos torcedores do Millwall, do fanatismo da torcida do Torino ao apego local da torcida do Rayo Vallecano, na parte mais pobre de Madri, o livro ainda explora a relação social e familiar dos torcedores com suas cidades, bairros e clubes de coração. Além, é claro, de muito futebol dentro do estádio.

À Sombra de Gigantes é sobre a resiliência destes apaixonados, e por isso cada capítulo tem uma partida como cenário. Neste aspecto, o livro é também um guia de viagem, com as experiências, os percalços, e muitas entrevistas. É um livro de torcedor para torcedor. Ainda há um quê de história, do nacionalismo catalão ao comunismo da Alemanha Oriental. Histórias que fazem do futebol muito mais do que apenas futebol. A única coisa que não muda é a paixão. Essas histórias sempre valem a pena.

Sobre o autor:

Leandro Vignoli é jornalista com passagens em rádios, revistas, e redação de conteúdo para marcas. Trabalhou no SporTV como social media, e foi repórter da Agência de Notícias do Comitê Rio 2016 e Pan-Americanos Toronto 2015. No Canadá, trabalhou na rádio Sportsnet 590 e assinou uma coluna no Inside Toronto durante a Copa 2014.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apoiei e já recebi minha cópia! Acho que pra todo amante do futebol vale a pena ter, mostra bem o lado "alternativo" do futebol. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2018 at 16:02, Lucas.Duarte disse:

Eu apoiei e já recebi minha cópia! Acho que pra todo amante do futebol vale a pena ter, mostra bem o lado "alternativo" do futebol. 

Eu também apoiei e estou com ele em casa. Estou com bastante coisa na lista de leitura, mas esse com certeza passou alguns e eu devo ler nos próximos meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Galford Strife disse:

Eu também apoiei e estou com ele em casa. Estou com bastante coisa na lista de leitura, mas esse com certeza passou alguns e eu devo ler nos próximos meses.

Pois é, além disso eu tô totalmente sem tempo pra fazer qualquer coisa, mas a introdução me agradou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Não me segurei e fiz o livro subir na minha lista de leitura. Já estou na metade, mais ou menos, terminei o capítulo do Fulham e vou começar o do Queens Park (da Escócia).

Que livro, meus amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Um seriado do Taranta, será? É uma plataforma completamente diferente, não sei... mas em se tratando desse cara, tudo é possível hahahaha! Interessante saber sobre o livro também, curioso sobre o tema.
    • Dinheiro Tardelli
      Por Dinheiro Tardelli
      Mais um triste capítulo da nossa história.
    • Homeman
      Por Homeman
      Estava lendo Magali, da Turma da Monica (hihihihi)...
      Mas eu ainda não terminei de ler Mago, a Ascensão. Livro de RPG.

      E vcs?
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Apesar de não ser a minha vez, o autor do mês não criou o seu respectivo tópico, então resolvi adiantar a minha vez. 
      Até havia pensado em outra obra mais leve para compartilhar com vocês, mas parece-me que uma de análise se torna mais importante. Ainda mais pelo fato de discutirmos inúmeras questões aqui a que ela faz referência. Principalmente quando o assunto for de trabalho, política, entre outros nevrálgicos que tanto mexem e dividem com as opiniões dos forumeiros. 
      Ok. Explicação dada, vamos a ela:

      SINOPSE
      O espírito imortal não nasce, não cresce, não morre e não renasce; matricula-se temporariamente na escola da Terra, onde o currículo proposto para estimular sua evolução consciencial é composto de umas seqüências de problemas.
      Os entraves da vida humana e suas equações esclarecedoras, é, portanto, o foco desta obra de Ramatís. E mais, no âmbito familiar ele aborda: o processo de reencarnação, a infância, a educação dos filhos sob a perspectiva espiritual, a adoção e o binômio afeto-disciplina. Compõem os “cursos básicos” e as “especializações” da escola terrestre temas como: problemas da saúde, da alimentação, do trabalho, da religião, dos governos, e até mesmo os problemas adquiridos quando se pretende fugir dos problemas: o alcoolismo, o tabagismo etc.
      Em seu estilo de peculiar clareza e profundidade, que nada deixa por examinar e nada teme analisar, Ramatís esboça a geometria transcendental que soluciona, pelos instrumentos da ótica espiritual, a arquitetura do edifício secular da vida humana.
      *** *** ***
      Fica a critério de vocês quanto ao prazo de leitura, mas imagino que em um mês já dê para terminá-la.
      Boa leitura ✌
    • PsychoShow
      Por PsychoShow
      Que comecem os trabalhos, rapeize!

      O Estrangeiro - Albert Camus



      Sinopse: Este livro narra a história de um homem comum que se depara com o absurdo da condição humana depois que comete um crime quase inconscientemente. Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, subitamente perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar. Uma reflexão sobre liberdade e condição humana que deixou marcas profundas no pensamento ocidental. Uma das mais belas narrativas deste século.

      Sobre o autor: Albert Camus (1913-1960) foi um escritor, jornalista, dramaturgo, romancista e filósofo argelino. Seu profícuo trabalho inclui peças de teatro, novelas, notícias, filmes, poemas e ensaios onde ele desenvolveu um humanismo baseado na consciência do absurdo da condição humana e na revolta como uma resposta a esse absurdo. Para Camus, essa revolta leva à ação e fornece sentido ao mundo e à existência, e então "Nasce então a estranha alegria que nos ajuda a viver e a morrer". Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.
      Observações

      O livro é dividido em duas partes e possui 11 capítulos ao todo. É um livro pequeno (57 Páginas), portanto acredito que dê para ler tranquilamente, sem extrapolar o limite mensal. Tomei a liberdade de dividir as páginas por capítulo, apenas para fins didáticos.

      Primeira Parte (28 Páginas)
      CAP 1 (8 Páginas)
      CAP 2 (3 Páginas)
      CAP 3 (5 Páginas)
      CAP 4 (3 Páginas)
      CAP 5 (3 Páginas)
      CAP 6 (6 Páginas)

      Segunda Parte (29 Páginas)
      CAP 1 (4 Páginas)
      CAP 2 (5 Páginas)
      CAP 3 (8 Páginas)
      CAP 4 (5 Páginas)
      CAP 5 (7 Páginas)

      Prazo

      Sexta-Feira, 21/09/2018

      Para mim, ao menos, acredito que este seja um prazo dentro dos padrões pelo tamanho do livro. Escolhi a ideia do @Pedrods do prazo encerrar-se numa sexta-feira, assim dando tempo suficiente para se fomentar uma discussão e irmos para o livro seguinte.

      Tópico Oficial
       

      Boa leitura!
×
×
  • Criar Novo...