Ir para conteúdo
Henrique M.

O guia do FM 2018: 16 dicas essenciais

Recommended Posts

Henrique M.

TGvISq8.jpg

Nos mesmos moldes da tradução Como melhorar no FM 2017? Uma entrevista com o Analista de Futebol da SI, o Football Manager 2018 também conta com dicas de Tom Davidson, o Analista de Futebol da SI. E assim como trouxemos o material na edição passada, é hora de disponibilizar uma nova versão. O texto acaba explorando algumas das novidades superficialmente, mas são pequenas dicas que podem mudar a maneira como você enxerga o jogo.

1) Como você mantém a felicidade de seus jogadores mais influentes?

É importante manter os líderes e jogadores mais influentes do seu elenco felizes. A melhor maneira de se fazer isso é colocando eles para jogar a quantidade de partidas que eles esperam e consideram corretas, de acordo com o status contratual que você deu a eles. Portanto, se algum jogador tem o status de Jogador Chave, ele deve estar presente no seu onze inicial para a vasta maioria de seus jogos na temporada, enquanto se o status for de Rotação, um jogo aqui e ali devem bastar.

No entanto, existem alguns casos em que ir contra essa influência deles pode beneficiar sua equipe no longo prazo. Por exemplo, se um dos Líderes do Elenco não tem capacidade para atuar mais na sua equipe e existem opções melhores no clube ou lá fora, pode valer a pena receber o impacto que essa transação irá gerar inicialmente, porém, ao melhorar o time e os resultados começarem a surgir, os jogadores verão que você tomou a decisão adequada.

LEIA MAIS: O status contratual e a harmonia do elenco

2) Ter uma maçã podre vale a pena?

Apenas se a sua habilidade no campo compense fortemente os efeitos negativos no ambiente da equipe. Uma boa maneira de diminuir o impacto desse tipo de jogador é contratando jogadores com personalidade similares ou da mesma nacionalidade, assim, o jogador pode formar um grupo social com esses jogadores e se sentir mais satisfeito dentro da equipe.

3) O quanto você deve confiar nos seus olheiros?

Sempre deve existir uma certa quantidade de confiança entre você e todo sua equipe de olheiros. Eles são aqueles que vão ter informações de primeira mão sobre eventuais contratações e, no Football Manager 2018, eles oferecem uma avaliação mais precisa de como o jogador irá se encaixar dentro do seu time, graças ao novo sistema de recomendação.

Isso posto, se você encontrar diversos olheiros com melhores capacidades de observar e avaliar jogador do que os seus olheiros atuais, isso pode ser um sinal de que é hora de melhorar essa parte do seu staff.

4) Quais são as estatísticas mais importantes a se observar quando buscando uma nova contratação?

Provavelmente, a parte mais importante é ver quais funções o jogador pode cumprir. Se eles irão te forçar a modificar radicalmente suas táticas para que encaixem na sua equipe, talvez ele não seja a melhor opção. Também é importante observar os atributos chaves para a posição e função desejada, por exemplo, não existe uso para um Meia Central que não sabe passar a bola.

Finalmente, você deve observar como os atributos físicos de um jogador estão em comparação com o estilo de jogo da sua equipe. Se o jogador ter um valor de oito para Aceleração e você gosta de jogar numa estratégia de contra-ataque rápido, talvez seja melhor achar outro jogador.

LEIA MAIS: Estilos de jogo: A importância dos atributos

5) Você tem algumas dicas para conseguir as melhores negociações?

Foi adicionado uma infinidade de clausulas de transferências e contratuais nessa nova versão, portanto, faça um uso abrangente e inteligente das novas opções de parcelamento, já que elas podem te ajudar a se manter mais facilmente dentro do Fair Play Financeiro. Você também pode oferecer um bônus para o clube vendedor no caso de o jogador conquistar algum título no seu clube, o que pode ajudar a convencê-los a vender o jogador para você.

6) No longo prazo, é mais importante gastar mais dinheiro com observação de jogadores ou torrar tudo em jogadores?

Depende do tipo de clube que você está comandando. Para 95% dos times no jogo, é importante encontrar jogadores que podem valer uma fortuna no futuro e mudar o destino da sua equipe, portanto, ter uma rede de observação de jogadores bem organizada e talentosa, que pode identificar bons jogadores escondidos será uma mina de ouro. Se você estiver comandando clubes no mais alto panteão do futebol, você normalmente se encontrará lutando por jogadores excepcionais com outros grandes clubes, entretanto, é sempre importante procurar por jovens promissores.

7) Quais são as instruções pré-jogo/palestras mais efetivas?

Nesse ano você tem mais maneiras de se comunicar com sua equipe antes do pontapé inicial. Primeira, existe uma nova gama de palestras para a equipe, bem mais contextuais e específicas para a situação vivida pela equipe, incorporando mais elementos estatísticas notáveis e que pode acabar sendo usado para você para motivar sua equipe. Obviamente que existe o Briefing tático antes de cada partida, onde você pode explicar para o seu elenco qual será a abordagem tática que você deseja utilizar no jogo.

Para tirar o melhor do seu elenco, você irá querer utilizar essa reunião antes dos jogos para fornecer o máximo de informação possível para os seus jogadores e usar a palestra para deixá-los ligados e motivados para a partida.

8) É melhor fazer as palestras ou deixá-las para o assistente?

Com a introdução das Dinâmicas no jogo, existe uma resposta mais diretas do jogador com relação ao seu estilo de gestão e treinamentos. Portanto, as palestras podem ser uma excelente forma de construir uma conexão mais forte entre você e seus jogadores. Porém, se você não tiver um alto atributo de Motivação ou se esse atributo do assistente é mais alto, talvez seja melhor deixar essa função com ele.

9) Devo ouvir as análises dos comentaristas esportivos?

Os comentaristas esportivos podem lhe trazer uma compreensão de onde está a vantagem e as melhores condições antes de um jogo e também podem ser úteis em fornecer seu time com notícias do oponente que você pode ter deixado passar em tudo que antecede a partida. E é claro, quando os comentaristas dizem que o adversário é o favorito, cabe a você provar que eles estão errados.

10) Quais são as funções de jogadores mais importantes? Devo sempre tentar encaixar as novas funções (Segundo Volante, Mezzalla e Carrilero) no meu time?

A verdade é que não existe nenhuma nova função de jogador que se destaca além das outras, já que todas lhe dão um maior controle sobre seus jogadores em cada uma das posições e funções que eles podem ser utilizados. É melhor avaliar primeiro se os seus jogadores são naturalmente aptos para atuar nas novas funções, ao invés de já sair testando elas na sua tática. Também é uma boa ideia observar bem os atributos do jogador e ver se um retreinamento, nessas ou outras funções, é uma boa pedida. Um meio-campista veloz e com um bom chute de longa distância pode ser um candidato ideal para ser treinado como Mezzalla, isso se ele já não for capaz de atuar como um.

11) É uma boa ideia jogar com dois pontas invertidos? Quando eu devo usá-los?

Se você tem um bom apoio em volta deles e está treinando um time que se sente confortável no ataque, então pode funcionar. Você precisaria de ter alas ou laterais com uma boa Resistência que podem cobrir os lados do campo, caso algum dos pontas percam a posse perto do centro do campo. Você também precisa assegurar que eles terão diversas opções ofensivas para municiar, uma vez que eles cortaram para dentro da defesa.

12) A nova tela tática demonstra potenciais fraquezas, o quanto eu devo focar nas fraquezas do meu time? Ou eu devo focar nas minhas qualidades?

É muito simples cair na armadilha que é concentrar apenas em corrigir as fraquezas do seu time, sem dar a devida atenção para suas qualidades, mas isso pode facilmente comprometer seu ataque e dificultar que você marque gols. Toda e qualquer tática terá suas vantagens e desvantagens e você terá que balancear quais delas afetas mais seu time. Por exemplo, você pode ter uma defesa forte mas ser ruim ofensivamente, sendo assim, talvez seja melhor focar em construir uma tática mais ofensiva.

LEIA MAIS: Criando uma tática em poucos minutos

13) Quão importante são as parcerias (setas que surgem na tática ao longo do tempo)? É melhor ter dois grandes jogadores ou dois jogadores decentes com uma seta verde?

A situação ideal é ter boas parcerias formando entre seus jogadores em diversas áreas chaves do campo, dependendo da formação que você estiver utilizando. Se a maior parte do seu esforço ofensivo é gerado por seus meias-centrais então é importante que eles tenham uma boa parceria, similarmente, se você estiver jogando com dois atacantes.

14) Quais são maneiras efetivas de marcar gols de bola parada?

Eu sou um grande fã do escanteio curto. Não é mais eficiente que levantar a bola para a área, mas pode te ajudar a atrair defensores para fora dela e criar espaço para seus atacantes explorarem. Também é muito importante misturar suas táticas de bola parada, evitando que as defesas adversários aprendam como se defender.

LEIA MAIS: Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo?

15) Como ter certeza que seu time tem condição física suficiente para buscar um empate ou vitórias nos acréscimos, mas sem sofrer muitas lesões?

É aqui que o Cientista do Esporte brilhará e mostrará o seu valor. No FM 2018, temos o Centro Médico, onde sua equipe médica irá demonstrar quem está em situação de perigo e os motivos de tais jogadores estarem em condições piores que outros.

Os seus Cientistas do Esporte vão lhe fornecer atualizações regulares na carga de treino dos seus jogadores, mas, talvez o mais importante, eles também irão sugerir maneiras de ajustar seu treino para que se reduza as chances de lesões ocorrem, principalmente quando você tem muitos jogadores em um curto espaço de tempo. Se você levar os conselhos a sério, deverá ver uma redução na quantidade de lesões que seu time sofre.

16) Alguma outra coisa que devemos saber?

É sempre útil fazer pequenas mudanças na sua tática, dependendo de quem são seus adversários. Mesmo se você tiver uma tática base que esteja trazendo bons resultados e lhe agradando, seus oponentes irão ter estudado suas partidas recentes, portanto, usar exatamente a mesma tática o tempo todo poderá não trazer os resultados que você está esperando.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://www.redbull.com/gb-en/football-manager-2018-tips-guide
Banner: @_Matheus_

  • Like 17

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marinheiro

Muito bom... Parabéns pelas dicas 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Conteúdo Similar

    • marciof89
      Por marciof89

      Eis que, enfim, criei coragem para postar uma história aqui no Profissão Manager. Frequento o fórum a muitos anos mas sou um completo bicho do mato, portanto interajo muito pouco, motivo pelo qual demorei a adentrar aqui. Agradeço desde já quem tiver interesse em seguir, e ouvirei todas as dicas que quiserem sugerir, sejam sobre organização, táticas, etc. Li as regras e as recomendações antes de começar, mas deslizes podem acontecer. Os gráficos foi eu mesmo quem fiz, não reparem! hahaha
      Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
      Eu tenho um carinho muito grande pelo Tupi, apesar de não ser mineiro. A torcida do Tupi, apesar de pequena como de praxe entre os times pequenos, é muito apaixonada. Não são muitos os times brasileiros sem muita relevância no cenário nacional que mantenham uma torcida apaixonada assim. E como sou da época do Elifoot 2 e 98, então sempre achei graça em pegar um time lá das divisões de baixo e levar até a glória.

      O Tupi Futebol Clube é um clube da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e foi fundado no dia 26 de maio de 1912 por moradores ilustres da cidade. Durante os primeiros anos, era chamado de Tupy, já que muitos de seus fundadores eram dissidentes do Tupynambás (atualmente seu maior rival). É o maior clube da cidade, e tem como maior glória a conquista da Série D em 2011. A equipe manda seus jogos no estádio Radialista Mário Heleno (estádio da cidade), com capacidade para mais de 30 mil pessoas.
      Seu maior rival, como dito anteriormente, é o Tupynambás, time também de Juiz de Fora, com quem faz o clássico Tu-Tu. Durante um curto período de tempo na década de 90, ele se fundiu com o Tupynambás e o Sport (outro time da cidade) e formaram a Cooperativa Manchester de Futebol, inspirados no sucesso da fusão do Paraná Clube. Porém, resultados pífios e crises de ego fizeram com que a fusão não aguentasse, tendo disputado apenas 3 estaduais com o novo nome.
      O time carece de ídolos, e não revelou grandes jogadores para o futebol mundial. Apesar disso, dois nomes notáveis passaram pela equipe. Muller, campeão mundial pelo São Paulo, e Romário, que apesar de ter sido proibido pela FIFA de atuar pelo time por ter jogado por 2 equipes num período de um ano, chegou a treinar com o elenco e atraiu a atenção da mídia para o time.
      O mascote do time é o Galo-Carijó, em homenagem ao principal fundador da equipe, que tinha o apelido de carijó, e que inspira o nome da história.

      Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

      Vou jogar esse save com o Brasil Mundi Up, pois apesar de muita gente falar que ele pode dar uns crashs, eu sempre usei ele (com uma quantidade bacana de ligas ativadas) sem ter problema algum, inclusive passando de 2030. Gosto da organização dele, além do acréscimo de outros níveis do brasileirão e disputas de taças que costumam ajudar até mesmo no teste de táticas e jogadores.
      • Início: 18/12/17
      • Ligas adicionais ativadas: Todas as sulamericanas, China, Alemanha, EUA, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Ucrânia. (todas elas apenas as primeiras divisões, apenas para deixar a Libertadores mais realística e as transferências também).

      O save vai se basear no meu nome pessoal, mas com uma idade mais elevada que a minha, até para condizer com uma experiência razoável futebolística pré-vida de treinador.
       

      Escolhi sugestões baseadas no nível do Tupi, pra não ficar roubado nem absurdamente difícil também pois não sou o Mourinho do FM haha.
      Gosto de fazer técnicos que são mais voltados para o conhecimento do elenco em si, deixando o grosso do desenvolvimento e contratação de jovens jogadores a cargo do auxiliar e diretor desportivo. Claro que estou sempre acompanhando e impedindo algumas burradas que eles costumam cometer, mas meu foco, ao menos inicial, é me dedicar ao elenco principal.
      E aqui um panorama inicial do time:


      Não quero estabelecer objetivos ousados pois o intuito dessa primeira história é a diversão e o aprendizado. Defini a Copa do Brasil como objetivo principal pois quero que a equipe tenha ao menos uma grande glória nacional.
      • Subir a Série B
      • Subir a Série A
      • Conquistar ao menos um Campeonato Mineiro
      • Classificar o time para uma Libertadores
      • Manter o time estável na Série A
      • Ganhar a Copa do Brasil
      • Desenvolver a infraestrutura do time para, pelo menos, 3 estrelas
      • Melhorar as finanças do clube
      Objetivos complementares:
      • Ganhar a Série C
      • Ganhar a Série B
      • Ganhar a Série A
      • Ganhar a Libertadores
      • Ganhar o Mundial de Clubes

       
    • baltazar
      Por baltazar

      E ai pessoal, beleza? Estou de volta no PM e dessa vez vim para ficar por tempo indeterminado. Novamente estou trazendo um save que já fiz por aqui, pegarei um time de um país que escolhi e terei que conquistar tudo que eu conseguir utilizando apenas as categorias de base. Vou fazer o possível para trazer o máximo de informações durante cada temporada, também não irei exagerar nas postagens, elas serão bem resumidas, pois quero escrever o mínimo possível para que as postagens não fiquem muito longas e assim não canse os leitores e nem eu ao escrever, além disso pretendo ao final do save montar um histórico de conquistas, mostrar a evolução da infraestrutura do clube, os melhores jogadores que surgiram bem como imagens do seu desenvolvimento ao decorrer das temporadas ( provavelmente a cada 3-5 anos, vai depender do meu tempo para postar ^^ ). Enfim, é isso, então vamos ao que interessa.
      Introdução 
      Resolvi escolher a Turquia (com todos o jogadores possíveis) pois é um país que possui uma boa reputação, com sua principal liga no top 10 da Europa, além disso seu youth rating é superior ao da Inglaterra, 124 de acordo com esse site, sendo que entre os países europeus, a Turquia fica atrás apenas da Alemanha, Itália, França e Espanha, portanto posso esperar newgens ainda melhores do que naquele save. Na DB oficial a Turquia possui apenas 3 divisões ativas, porém para dificultar ainda mais, baixei o update do claassen o qual adiciona mais 2 divisões, assim irei jogar com um clube da 5ª divisão, o Araban Belediyespor Kulübü. O treinador irá se chamar Emir Berker ( Foto ), ele é turco e começará com nenhum curso e reputação amadora.
      Regras
      Não contratar jogadores ( Usar apenas a base). Contratar apenas staff que tenha 1ª ou 2ª nacionalidade turca (Com exceção dos olheiros). Posso treinar apenas a seleção turca, mas somente depois de eu ter cumprido todos os objetivos com o clube e também se ainda não tiverem ganho uma Copa do Mundo. Objetivos
      Conquistar todos os títulos nacionais. Ter a maior reputação da Turquia. Ser o mais rico do país.  Possuir a melhor infraestrutura possível. Alcançar o maior nível de recrutamento permitido. Virar a base da seleção turca. Conquistar todos os títulos internacionais.  Tornar o clube com a maior reputação do mundo. Revelar um jogador que ganhe a bola de ouro. Construir um estádio com capacidade superior a 80 mil pessoas.
    • Fernandofreireb
      Por Fernandofreireb
      Fala galera,
      É o seguinte, tenho um PC com as seguintes configurações:
      Placa-Mãe: GA F2A55M-S1 
      Memória: 8GB
      HD: 320GB
      Processador: A4-4000 3.0Ghz com Vídeo Integrado AMD Radeon HD 7480D
      Fonte: ATX 500w
      Windows 10
       
      Eu consigo jogar o Football Manager 2018 porém o desempenho dele é lento e gostaria de dar um leve upgrade na máquina, no momento só estou podendo colocar 800 reais. O meu foco é exclusivamente esse jogo, não tenho interesse em montar uma super máquina, e gostaria de fazer esse up para que possa rodar também as próximas versões que são 2019, 2020 e 2021.
      Eu estou pensando em comprar uma placa-mãe Asus M5A78L-M LX/BR e um processador AMD FX-6300, mas não sei se é isso que eu realmente devo alterar. Sei que precisaria de uma placa de vídeo também e irei comprar mais pra frente, quero apenas rodar esse game bem, no full e sem problemas.
    • igorviana18
      Por igorviana18
      Pessoal, meu FM18 não abre de jeito nenhum.. Fica só na tela "Preparando para iniciar" mas não inicia. Já verifiquei a integridade do arquivo e desabilitei o avast por 1h e nem assim.. O que fazer?
    • jakofrildo
      Por jakofrildo

       
      E ai pessoal, blz? Após pensar durante bastante tempo finalmente essa semana resolvi comprar. Até o momento joguei muito pouco do jogo e acabei decidindo criar um save aqui que será usado para conhecer melhor as mudanças do jogo bem como aquecimento para a Copa do Mundo da Rússia. 

      O save será um desafio no qual irei disputar a Copa do Mundo 32 vezes uma vez com cada seleção participante. Para tal baixei um arquivo de dados que tem os mesmos grupos da Copa e irei jogar na mesma ordem do sorteio.

      A primeira seleção será a Rússia seguida pela Arábia Saudita e assim consecutivamente até o Japão. Pretendo terminar o save antes da Copa, não sei se irei conseguir, pois terei menos de 2 dias para cada seleção, o tempo até que é suficiente pois num teste que fiz joguei uma Copa do Mundo em um único dia, vai depender um pouco da minha rotina nesses quase 2 meses que faltam pra Copa.
      O save foi criado carregando apenas a liga brasileira e jogadores de reputação nacional dos 32 países participantes. A liga brasileira foi escolhida pois permite iniciar o save na data 07/05/2018 onde terei a oportunidade de fazer a convocação para Copa e dois amistosos antes de iniciar a competição. O treinador será da nacionalidade da seleção, nome fictício e com o curso e reputação mais altos. 
×