Ir para conteúdo
Henrique M.

O guia do FM 2018: 16 dicas essenciais

Recommended Posts

Henrique M.

TGvISq8.jpg

Nos mesmos moldes da tradução Como melhorar no FM 2017? Uma entrevista com o Analista de Futebol da SI, o Football Manager 2018 também conta com dicas de Tom Davidson, o Analista de Futebol da SI. E assim como trouxemos o material na edição passada, é hora de disponibilizar uma nova versão. O texto acaba explorando algumas das novidades superficialmente, mas são pequenas dicas que podem mudar a maneira como você enxerga o jogo.

1) Como você mantém a felicidade de seus jogadores mais influentes?

É importante manter os líderes e jogadores mais influentes do seu elenco felizes. A melhor maneira de se fazer isso é colocando eles para jogar a quantidade de partidas que eles esperam e consideram corretas, de acordo com o status contratual que você deu a eles. Portanto, se algum jogador tem o status de Jogador Chave, ele deve estar presente no seu onze inicial para a vasta maioria de seus jogos na temporada, enquanto se o status for de Rotação, um jogo aqui e ali devem bastar.

No entanto, existem alguns casos em que ir contra essa influência deles pode beneficiar sua equipe no longo prazo. Por exemplo, se um dos Líderes do Elenco não tem capacidade para atuar mais na sua equipe e existem opções melhores no clube ou lá fora, pode valer a pena receber o impacto que essa transação irá gerar inicialmente, porém, ao melhorar o time e os resultados começarem a surgir, os jogadores verão que você tomou a decisão adequada.

LEIA MAIS: O status contratual e a harmonia do elenco

2) Ter uma maçã podre vale a pena?

Apenas se a sua habilidade no campo compense fortemente os efeitos negativos no ambiente da equipe. Uma boa maneira de diminuir o impacto desse tipo de jogador é contratando jogadores com personalidade similares ou da mesma nacionalidade, assim, o jogador pode formar um grupo social com esses jogadores e se sentir mais satisfeito dentro da equipe.

3) O quanto você deve confiar nos seus olheiros?

Sempre deve existir uma certa quantidade de confiança entre você e todo sua equipe de olheiros. Eles são aqueles que vão ter informações de primeira mão sobre eventuais contratações e, no Football Manager 2018, eles oferecem uma avaliação mais precisa de como o jogador irá se encaixar dentro do seu time, graças ao novo sistema de recomendação.

Isso posto, se você encontrar diversos olheiros com melhores capacidades de observar e avaliar jogador do que os seus olheiros atuais, isso pode ser um sinal de que é hora de melhorar essa parte do seu staff.

4) Quais são as estatísticas mais importantes a se observar quando buscando uma nova contratação?

Provavelmente, a parte mais importante é ver quais funções o jogador pode cumprir. Se eles irão te forçar a modificar radicalmente suas táticas para que encaixem na sua equipe, talvez ele não seja a melhor opção. Também é importante observar os atributos chaves para a posição e função desejada, por exemplo, não existe uso para um Meia Central que não sabe passar a bola.

Finalmente, você deve observar como os atributos físicos de um jogador estão em comparação com o estilo de jogo da sua equipe. Se o jogador ter um valor de oito para Aceleração e você gosta de jogar numa estratégia de contra-ataque rápido, talvez seja melhor achar outro jogador.

LEIA MAIS: Estilos de jogo: A importância dos atributos

5) Você tem algumas dicas para conseguir as melhores negociações?

Foi adicionado uma infinidade de clausulas de transferências e contratuais nessa nova versão, portanto, faça um uso abrangente e inteligente das novas opções de parcelamento, já que elas podem te ajudar a se manter mais facilmente dentro do Fair Play Financeiro. Você também pode oferecer um bônus para o clube vendedor no caso de o jogador conquistar algum título no seu clube, o que pode ajudar a convencê-los a vender o jogador para você.

6) No longo prazo, é mais importante gastar mais dinheiro com observação de jogadores ou torrar tudo em jogadores?

Depende do tipo de clube que você está comandando. Para 95% dos times no jogo, é importante encontrar jogadores que podem valer uma fortuna no futuro e mudar o destino da sua equipe, portanto, ter uma rede de observação de jogadores bem organizada e talentosa, que pode identificar bons jogadores escondidos será uma mina de ouro. Se você estiver comandando clubes no mais alto panteão do futebol, você normalmente se encontrará lutando por jogadores excepcionais com outros grandes clubes, entretanto, é sempre importante procurar por jovens promissores.

7) Quais são as instruções pré-jogo/palestras mais efetivas?

Nesse ano você tem mais maneiras de se comunicar com sua equipe antes do pontapé inicial. Primeira, existe uma nova gama de palestras para a equipe, bem mais contextuais e específicas para a situação vivida pela equipe, incorporando mais elementos estatísticas notáveis e que pode acabar sendo usado para você para motivar sua equipe. Obviamente que existe o Briefing tático antes de cada partida, onde você pode explicar para o seu elenco qual será a abordagem tática que você deseja utilizar no jogo.

Para tirar o melhor do seu elenco, você irá querer utilizar essa reunião antes dos jogos para fornecer o máximo de informação possível para os seus jogadores e usar a palestra para deixá-los ligados e motivados para a partida.

8) É melhor fazer as palestras ou deixá-las para o assistente?

Com a introdução das Dinâmicas no jogo, existe uma resposta mais diretas do jogador com relação ao seu estilo de gestão e treinamentos. Portanto, as palestras podem ser uma excelente forma de construir uma conexão mais forte entre você e seus jogadores. Porém, se você não tiver um alto atributo de Motivação ou se esse atributo do assistente é mais alto, talvez seja melhor deixar essa função com ele.

9) Devo ouvir as análises dos comentaristas esportivos?

Os comentaristas esportivos podem lhe trazer uma compreensão de onde está a vantagem e as melhores condições antes de um jogo e também podem ser úteis em fornecer seu time com notícias do oponente que você pode ter deixado passar em tudo que antecede a partida. E é claro, quando os comentaristas dizem que o adversário é o favorito, cabe a você provar que eles estão errados.

10) Quais são as funções de jogadores mais importantes? Devo sempre tentar encaixar as novas funções (Segundo Volante, Mezzalla e Carrilero) no meu time?

A verdade é que não existe nenhuma nova função de jogador que se destaca além das outras, já que todas lhe dão um maior controle sobre seus jogadores em cada uma das posições e funções que eles podem ser utilizados. É melhor avaliar primeiro se os seus jogadores são naturalmente aptos para atuar nas novas funções, ao invés de já sair testando elas na sua tática. Também é uma boa ideia observar bem os atributos do jogador e ver se um retreinamento, nessas ou outras funções, é uma boa pedida. Um meio-campista veloz e com um bom chute de longa distância pode ser um candidato ideal para ser treinado como Mezzalla, isso se ele já não for capaz de atuar como um.

11) É uma boa ideia jogar com dois pontas invertidos? Quando eu devo usá-los?

Se você tem um bom apoio em volta deles e está treinando um time que se sente confortável no ataque, então pode funcionar. Você precisaria de ter alas ou laterais com uma boa Resistência que podem cobrir os lados do campo, caso algum dos pontas percam a posse perto do centro do campo. Você também precisa assegurar que eles terão diversas opções ofensivas para municiar, uma vez que eles cortaram para dentro da defesa.

12) A nova tela tática demonstra potenciais fraquezas, o quanto eu devo focar nas fraquezas do meu time? Ou eu devo focar nas minhas qualidades?

É muito simples cair na armadilha que é concentrar apenas em corrigir as fraquezas do seu time, sem dar a devida atenção para suas qualidades, mas isso pode facilmente comprometer seu ataque e dificultar que você marque gols. Toda e qualquer tática terá suas vantagens e desvantagens e você terá que balancear quais delas afetas mais seu time. Por exemplo, você pode ter uma defesa forte mas ser ruim ofensivamente, sendo assim, talvez seja melhor focar em construir uma tática mais ofensiva.

LEIA MAIS: Criando uma tática em poucos minutos

13) Quão importante são as parcerias (setas que surgem na tática ao longo do tempo)? É melhor ter dois grandes jogadores ou dois jogadores decentes com uma seta verde?

A situação ideal é ter boas parcerias formando entre seus jogadores em diversas áreas chaves do campo, dependendo da formação que você estiver utilizando. Se a maior parte do seu esforço ofensivo é gerado por seus meias-centrais então é importante que eles tenham uma boa parceria, similarmente, se você estiver jogando com dois atacantes.

14) Quais são maneiras efetivas de marcar gols de bola parada?

Eu sou um grande fã do escanteio curto. Não é mais eficiente que levantar a bola para a área, mas pode te ajudar a atrair defensores para fora dela e criar espaço para seus atacantes explorarem. Também é muito importante misturar suas táticas de bola parada, evitando que as defesas adversários aprendam como se defender.

LEIA MAIS: Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo?

15) Como ter certeza que seu time tem condição física suficiente para buscar um empate ou vitórias nos acréscimos, mas sem sofrer muitas lesões?

É aqui que o Cientista do Esporte brilhará e mostrará o seu valor. No FM 2018, temos o Centro Médico, onde sua equipe médica irá demonstrar quem está em situação de perigo e os motivos de tais jogadores estarem em condições piores que outros.

Os seus Cientistas do Esporte vão lhe fornecer atualizações regulares na carga de treino dos seus jogadores, mas, talvez o mais importante, eles também irão sugerir maneiras de ajustar seu treino para que se reduza as chances de lesões ocorrem, principalmente quando você tem muitos jogadores em um curto espaço de tempo. Se você levar os conselhos a sério, deverá ver uma redução na quantidade de lesões que seu time sofre.

16) Alguma outra coisa que devemos saber?

É sempre útil fazer pequenas mudanças na sua tática, dependendo de quem são seus adversários. Mesmo se você tiver uma tática base que esteja trazendo bons resultados e lhe agradando, seus oponentes irão ter estudado suas partidas recentes, portanto, usar exatamente a mesma tática o tempo todo poderá não trazer os resultados que você está esperando.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://www.redbull.com/gb-en/football-manager-2018-tips-guide
Banner: @_Matheus_

  • Upvote 16

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marinheiro

Muito bom... Parabéns pelas dicas 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Conteúdo Similar

    • LC
      Por LC

       
       
       
       
       
       
       

      02 de Dezembro de 2017 - Aniversário de Dimitri Dzagoyev.

      • - Aleksei  Romanoff. Que bom que chegou meu amigo. Hoje vamos comemorar o meu aniversário e o excelente trabalho que você tem feito no nosso Torpedo.
      • - Feliz Aniversário meu grande amigo. Vamos beber todas as vodkas possíveis.
      • - Aleksey e a Sasha?
      • - Infelizmente meu irmão ela foi embora. Depois da nossa conversa ela resolveu voltar para o quartel em Sochi e está mais perto da família.
      • - Entendi, mas hoje é dia de comemoração e minha namorada tem uma bela irmã.
      • - Então seu filho de uma boa mãe russa, me apresenta essa sua cunhadinha.
      E bebemos a noite toda. Gritamos pulamos e acabei ficando com a cunhada do Dimitri. No dia seguinte acordei com uma ressaca daquelas e o celular tocando. Era o presidente do Torpedo exigindo a minha presença na sala dele. Levei quase 2 hora para chegar ao Torpedo e ao entrar eu notei o semblante sério de todos. Desde o porteiro até a secretária do presidente. Ela sempre falou comigo e neste dia ela simplesmente me anunciou e não deu uma palavra.
       

      Sala de Reunião do Torpedo Moscow.

      • - Bom dia senhor Romanoff. O senhor pode me explicar isso?
       
      • - Olha presidente eu não sei o que dizer sobre isso. Apenas estava comemorando o aniversário do meu amigo e irmão Dimitri. Sei que bebemos muito, mas não lembro de ter feito isso.
      • - Senhor Romanoff. infelizmente eu estou sofrendo pressão por todos os lados, tanto dos patrocinadores, quanto do governo e não me resta outra alternativa senão demiti-lo.
      • - Olha senhor presidente eu não vou ficar aqui implorando pelo meu emprego, mas o senhor está sendo injusto comigo.
      • - Injustiças acontecem senhor Romanoff, mas eu tenho família e preciso administrar um clube. Eu agradeço ao senhor pelos serviços prestados, mas infelizmente eu tenho que tomar essa atitude. E se me permite um conselho Aleksey, seria bom você tirar férias longas e bem longe da Rússia. O departamento financeiro está com seu cheque e mesmo com alguns problemas de finanças eu adicionei um bonus para que o você possa viajar e tentar ser treinador em outro país que não seja a Rússia.

      Saí da sala do presidente cuspindo abelhas. Passei nos vestiários e não me despedi de ninguém. Peguei minhas coisa e fui embora. Não podia acreditar no que tinha acontecido e tentava me lembrar do que aconteceu na festa. Liguei para o Dimitri e ele me falou que alguém gritou alto sobre a saída do Mutko e todos pularam e cantaram, inclusive nós dois e as meninas. Quando ele disse isso pensei nas palavras da Sasha e de tudo que ela disse que ira acontecer caso eu não me cuidasse. Infelizmente não dei ouvidos a ela e me ferrei.
       
       


      29 de Dezembro de 2017 - Apartamento de Aleksey Romanoff.

      Recebi diversos pedidos de entrevistas dos jornais locais, mas para evitar maiores problemas eu me neguei a falar. Simplesmente conversei com meu empresário sobre possíveis empregos por outros países da Europa e ele me disse que existiam poucas vagas disponíveis, mas que tentaria algo. Ao fim do dia 18 ele me passou uma relação de 4 clubes aonde a situação na tabela estavam críticas e eu pedi para que ele tentasse um entrevista de emprego em todos eles. Os clubes são:
      Portugal: União da Madeira - 2ª Divisão  - 16ª Posição após 17 jogos e empatado com o Penafiel em números de pontos. Penafiel é o primeiro na zona de descenso.
      Alemanha: MSV Duisburg - 2ª Divisão - 20ª posição após 18 jogos - Na zona da degola.

      França: AS Nancy -  2ª Divisão - 14ª posição após 19 jogos - a 4 pontos da zona da degola.
      Inglaterra: Burton Albion - 2ª Divisão - 24ª posição após 26 jogos - Último lugar da Liga.

      Compareci em todas as entrevistas e posso dizer que na Alemanha eu não entendi muito bem o alemão e como tive que gastar meu inglês eu acredito que não devo ser selecionado, pois a comunicação com os jogadores seria prejudicada. Na França a mesma situação e na Inglaterra eu adorei o clube e por falar fluentemente a língua local seria muito mais fácil. Em Portugal eu também gostei muito do clube e ainda me prometeram um interprete, mas arranho um pouco o português BR.  Aprendi com um jogador que era do Spartak Moscow e ele me falou que brasileiro é igual a formiga, Elas existem em todos os cantos da terra e é verdade.Hoje é sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 e recebi a ligação do presidente do meu futuro clube. Neste momento estou indo para o aeroporto e pedi a ele autorização para dar a notícia aos meus amigos e ele autorizou:
       


       
       
       
      PS: Depois dos problemas apresentados no save do Torpedo Moscow eu resolvi jogar apenas com as databases oficiais do jogo. Como jogador de FM foi frustrante ver que um save que eu estava adorando fazer foi por água abaixo e sei que usar DB alternativa em início de FM é complicado, mas resolvi usar uma de um nome conhecido no mundo FM. Infelizmente não tive muita sorte e agradeço que foi logo na primeira temporada, mas fica aquele gostinho chato de já ter ouvido aquela frase tão conhecida:

      Por este motivo, e porque sou brasileiro e não desisto nunca, aqui estou para apresentar a vocês o meu novo save.


    • euricojsp
      Por euricojsp
      Olá a todos,
      no meu jogo quando estou na tela de táticas, depois de jogar algum tempo desaparece a roda que diz se o jogador esta com o papel correcto.

       
       
      Alguém sabe o que pode ser e como resolver? Obrigado.
    • luizim42
      Por luizim42
      Galera joguei Fm por muito tempo e agora estou voltando no 18... e sentindo muita dificuldades hahaha .Antes  no fórum tinha listas de jogadores livres no mercado no início do jogo e também de jogadores em fim de contrato ! Se alguém souber joga aí 
      *já identifiquei o Goretzka e wilshere em fim de contrato.
      valeu aí 
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.

      Além de uma rotina de escanteios eficiente no ataque, todos os jogadores de FM também precisam de uma rotina defensiva sólida. Existem diversas maneiras de se defender de cobranças de escanteios, mas é sempre bom tentar aquele algo a mais, não somente anular a cobrança do adversário. Nesse artigo, além de te ensinar como evitar gols de escanteios, iremos demonstrar como você pode transformar cada cobrança do seu adversário em um potencial contra-ataque. Vale lembrar que toda e qualquer configuração depende da qualidade dos seus jogadores em comparação ao nível dos adversários. 
      Passo 1: evitar o passe curto
      É sempre bom colocar seu jogador mais baixo fora da área, caso ele não seja um dos mais velozes, coloque ele para evitar que seu adversário cobre o escanteio de forma curta e caso cobre, você já tem um jogador na região para impedir um cruzamento ou jogada rápida após a bola ser introduzida em campo.
      Passo 2: eliminando oportunidades de gol na pequena área
      Coloque um dos seus laterais fechando a primeira trave e não existe uma grande preocupação em se preocupar com o segundo poste, já que ele não é algo visado pelos oponentes. Coloque três jogadores com boa impulsão, altura e cabeceio fechando as oportunidades na pequena área, desde que eles não sejam seus três melhores jogadores nesse quesito.
      Passo 3: marcando os jogadores mais altos
      Coloque seus zagueiros (costumam ser os mais altos do elenco, além do goleiro) e o terceiro jogador mais alto do clube para marcar os jogadores mais altos do adversário, buscando diminuir a vantagem da altura dos cabeceadores adversários.
      Passo 4: Iniciando um contra-ataque através da entrada da sua área
      Combine um jogador criativo e capaz de disputar fisicamente uma bola na entrada da sua área, dessa forma ele terá mais chances de recuperar o rebote e iniciar rapidamente uma jogada de contra-ataque do seu time. Se você olhar a imagem abaixo, pode ter uma ideia de como o cenário se desenvolverá:

      O meu time foi capaz de afastar a ameaça do escanteio do adversário e rapidamente iniciou um contra-ataque. Payet demarca o jogador do meu time e as setas as eventuais opções de movimentação dos jogadores mais avançados.
      Passo 5: Mantendo os defensores adversários ocupados
      Deixe o jogador mais rápido da sua equipe mais avançado, pois assim, ele mantém alguns jogadores do adversário recuados para fazer uma eventual marcação e retira jogadores da proximidade da sua área. Além da vantagem óbvia em um contra-ataque veloz, recebendo aquele passe açucarado do jogador que ganhou o rebote e acionou sua movimentação.
      LEIA MAIS: Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo?
      Abaixo segue a configuração dessa estratégia defensiva em uma imagem e também um link para download da rotina (lembre-se de ajustar sua rotina de acordo com o perfil físico e técnico do seu elenco).

      Link para download e instruções de instalação e uso: 
      Texto traduzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Rotina disponibilizada por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol, através do conteúdo desse guia
      Fonte: https://fminside.net/defend-corners-properly/
      Banner: @_Matheus_
×