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P.S.Y.

Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo

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P.S.Y.

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Treinadores, preparadores, jogadores e comentaristas; nenhum deles negam a importância dos escanteios, que podem ser um meio crucial para forçar o gol quando as coisas não parecem boas durante a partida. A natureza premeditada dos escanteios oferece aos treinadores um nível de relativa consistência na preparação e planejamento. Você pode trabalhar com múltiplas rotinas e preparar seus jogadores para tais durante as sessões de treinamento. Neste post, quero focar no processo de configurar uma boa rotina de escanteios, as variáveis que determinam o sucesso e o fracasso de bolas paradas.

Configurando a sua rotina de escanteios em 5 passos


Quando configuro meus escanteios, faço uso de cinco passos. A maioria destes fazem uso do senso comum, mas tentarei detalhar o que faço e como tomo minhas decisões.
 

  • Avalie os pontos fortes do seu elenco.
  • Configure uma rotina que trabalhe tais pontos fortes.
  • Experimente as rotinas durante os jogos.
  • Avalie a efetividade.
  • Mude a rotina quando necessário.

 

Passo 1; Avalie os pontos fortes do seu elenco

Um dos aspectos mais importantes de jogar este jogo é ter certeza que seus jogadores são capazes de realizar as tarefas designadas. Isso significa que jogar a bola no segundo pau só é efetivo se você tem jogadores com presença aérea ali, capazes de lidar com esse tipo de cruzamento. Similarmente, se você tem alguns defensores altos, capazes de dominar a bola no ar, por quê não fazer bom uso deles?

Na ordem de avaliar as possibilidades que seu elenco oferece nas rotinas de escanteio, existem algumas questões rudimentares que você precisa se perguntar.

 

  • Tenho um ou mais jogadores que podem cobrar escanteios?
  • Tenho jogadores que são uma ameaça aérea?
  • Tenho jogadores que podem chutar de longe?
  • Tenho jogadores rápidos minar contra-ataques?


Tenho um ou mais jogadores que podem cobrar escanteios?

O posicionamento dos jogadores nos escanteios é apenas um elemento da soma total. Além de alocar seus jogadores em posições centrais na pequena área adversária, você precisará de um “sistema de entrega”, basicamente, o jogador que pode bater na bola precisamente na direção de um dos seus homens na pequena área. Para mim, um bom batedor de escanteios deve possuir os seguintes atributos:

 

  • Antecipação; (como ele pode precisamente predizer o movimento de outros jogadores);

  • Cantos; (como o jogador pode entregar a bola até o local de destino);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Criatividade; (como o jogador pode achar opções no campo);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando alguém para bater escanteios, estes são os atributos que procuro.


Tenho jogadores que são uma ameaça aérea?


Um cabeceador com ótimo timing está no topo da lista das coisas bonitas que vemos no futebol. Os torcedores sempre dizem que todo jogador deve ser magnânimo em cabecear a bola e fazer gols, mas algumas vezes não é tão simples assim. Para um gol de cabeça, muitas coisas precisam acontecer com perfeição - uma boa cobrança de escanteio, um pulo em tempo e o perfeito contato com a cabeça. Como já falamos sobre a cobrança de escanteios no parágrafo anterior, este parágrafo é sobre os homens que supostamente executarão a bola que lhes foi “entregue”. Estamos procurando por jogadores que geralmente estão no lugar certo, na hora certa. Eles possuem ótimos números em impulsão além de poder e timing para fazer o necessário no ar. Para mim, um jogador “ameaça aérea” deve possuir os devidos atributos:
 

  • Agressividade; (define a combatividade do jogador na pequena área);

  • Agilidade; (a facilidade que um jogador pode se mover);

  • Antecipação; (a habilidade de percepção de movimento dos outros jogadores, adiantando-se);

  • Equilíbrio; (como o jogador pode manter-se em pé sob pressão adversária);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Cabeceamento; (como o dito jogador pode cabecear com precisão);

  • Impulsão; (a máxima altura que o jogador pode alcançar);

  • Sem Bola; (como o jogador bem utiliza o espaço quando não está em possessão da bola; neste caso, achando terreno da pequena área);

  • Força; (quão robusto é dito jogador, se conseguirá manter os adversários contra suas costas);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando algum jogador para ser uma ameaça aérea nos escanteios, estes são os atributos que procuro. Eu também me dei conta de que listei muitos atributos e que dificilmente encontraremos alguém que seja bom em todos esses aspectos do jogo. Idealmente, você conseguirá encontrar alguém que possui, ao menos, 4-5 destes aspectos. Isso acabará sendo suficiente para o jogador posar como ameaça aérea nos escanteios.


Tenho jogadores que podem chutar de longe?
 

Uma das partes mais glamourosas do futebol é o chute à distância. Juntamente com os dribles, é o tipo de fundamento que as crianças mais praticam ao redor do mundo. Todo mundo anseia conseguir botar curva na bola ou soltar um foguete que não dê chances ao goleiro. Em quase toda rotina de escanteio disponível nas versões anteriores do FM, foram usados jogadores com boas habilidades de chute para esperar no limite da área, dando voleios ou rematando péssimas cobranças de escanteio que lhe sobram aos pés. Para mim, um jogador com bom chute à distância deve possuir os seguintes atributos:
 

  • Antecipação; (a habilidade de percepção de movimento dos outros jogadores, adiantando-se);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Criatividade; (como o jogador pode achar opções no campo);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Finalização; (dito jogador será capaz de acertar um chute preciso ao gol);

  • Primeiro Toque; (quão bem dito jogador controla a bola quando a recebe, criando tempo e espaço para que acerte a bola);

  • Imprevisibilidade; (dito jogador com a tendência de fazer o inesperado; como chutar forte ao invés de passar a bola);

  • Chutes de Longe; (dito jogador será capaz de acertar um chute preciso ao gol de longa distância);

  • Sem Bola; (como o jogador bem utiliza o espaço quando não está em possessão da bola; neste caso, achando terreno para chutar);

  • Técnica; (dito jogador com a habilidade de executar certos movimentos);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando algum jogador para ser uma ameaça aérea nos escanteios, estes são os atributos que procuro. Eu também me dei conta de que listei muitos atributos e que dificilmente encontraremos alguém que seja bom em todos esses aspectos do jogo. Idealmente, você conseguirá encontrar alguém que possui, ao menos, 4-5 destes aspectos. Isso acabará sendo suficiente para o jogador posar como jogador com um bom chute à distância nas sobras de escanteios.


Tenho jogadores rápidos minar contra-ataques?


A maioria dos escanteios se baseiam na sobrecarga de um determinado espaço na pequena área, seja para explorar a superioridade numérica em tal área ou no esforço de isolar um deles em outro lugar e fazer a jogada passar por esse jogador isolado. De qualquer forma, isto geralmente significa que a bola pode rebater em muitos jogadores, o que faz com que sua equipe esteja altamente suscetível a um rápido contra-ataque num escanteio bloqueado ou efetivo. Na ordem de prever tais calamidades, eu sempre deixo dois jogadores atrás, mas eles terão que possuir uma boa quantidade de Velocidade em ordem de minar tais contra-ataques rapidamente.
Não existe nenhuma novidade no requerimento de tais jogadores. Apenas a boa e pura Velocidade lhe servirá. Naturalmente, avaliando a situação lhe será útil mas na maioria das vezes que a bola é simplesmente rebatida pra frente e o jogador mais rápido deixa a sua zona para recuperá-la. Reitero: apenas a boa e pura Velocidade lhe servirá.

Passo 2; configurar uma rotina inicial de escanteios
Quando comecei a trabalhar na minha rotina de escanteios, existia um número de fatores que tomei em conta. Geralmente, eu baseio minha rotina de escanteios em trabalhos das versões anteriores, a básica essência é derivada por conceitos provador no passado.
Os fatores que considerei são:

  1. Funções e interações

  2. A área de entrega


Eventualmente, acabei com a rotina a seguir. Por favor tenha em mente que esta rotina não foi efetiva desde o início e me tomou um tempo para engrenar.
 

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Funções e interações

A ideia é que cada jogador é usado de uma forma que não apenas calhe com seus pontos fortes, mas contribua com os esforços da equipe em marcar o gol. Eu tentarei elaborar isso abaixo, mas primeiramente deixe-me mostrar como a configuração da rotina se traduz na game engine que o FM 18 nos trouxe.
 

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Como você pode ver, esta configuração geralmente aloca quatro a cinco jogadores na grande área, dependendo de quem cobra o escanteio. Em alguns casos, a opção rápida se torna no batedor de escanteios, que envia um jogador adicional até a pequena área. Dentro da pequena área, você pode ver que a maioria de nossos esforços estão focados em direção ao segundo pau. Isto acaba liberando os jogadores no limite da área para reciclar a posse de bola ou até tentar um voleio em direção ao gol.

Os jogadores na grande área estão todos dentro ou cercando a pequena área. Eu deliberadamente deixei o poste esquerdo aberto para criar espaço aos jogadores para correr ou chutar. Um dos meus jogadores mais altos e fortes está desafiando o goleiro no esforço de mantê-lo na linha.
Se ele for impedido de correr, existe uma chance decente de que isto dê mais tempo a algum jogador para receber a bola. O jogador setado para atacar o segundo pau é outra ameaça aérea, que pode cabecear a bola ou atacar os rebotes. Os jogadores que sobem são os mais móveis. Eles não são necessariamente fortes no ar, mas tentam achar espaço para receber a bola. Os jogadores setados para atacar de fora de área não são ameaças, mas bons em chutes à distância.

Sumarizando:

 

  • Desafiar Goleiro (Challenge keeper); Ameaça Aérea (aerial threat);

  • Atacar Segundo Poste (Attack far post); Ameaça Aérea (aerial threat);

  • Esperar fora da área (Lurk outside area); Jogador que chute à distância (shooter);

  • Atacar de fora (Attack from deep); Jogador que chute à distância (shooter);

  • Opção curta (Short Option); jogador irrelevante;

  • Ir adiante; jogador irrelevante;

A área de entrega

Quando se trata da área de entrega, eu sou um adepto da teoria do caos. Caos não é simplesmente desordem. Caos explora as transições entre ordem e desordem, que frequentemente ocorre de formas surpreendentes. Porque ninguém nunca sabe as condições iniciais de um sistema complexo em perfeitos detalhes. Até mesmo o mais simplório dos erros podem ser amplificados dramaticamente, fazendo com que qualquer predileção seja inútil. Configurando um sistema de distribuição em termos de quem bate o escanteio e quem mira seus chutes, você pode adicionar elementos surpresas em sua rotina, que o faz mais difícil de se defender contra.

Passos 3 até 5; experimentar, avaliar e ajustar


Estes passos não são interessantes para descrever em formas meticulosas. Você pode jogar muitos jogos e observar o que acontece durante os escanteios. Se funcionar, continue com o que você está fazendo. Do contrário, você precisa mudar as coisas. Você pode pedir aos seus olheiros para observar como a IA (Inteligência Artificial) dos times marca seus gols. Se existe algo de fraqueza na ME, os times da IA irão marcar.
 

Traduzido e adaptado por apsychoshow
Fonte: "Guido" do Strikerless

 

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Thiago Anjo

Duas coisas que me intrigaram foram: atributo antecipação pro cobrador, sugerindo que isso ajudaria ele a prever o movimento de outro jogador e o atributo relacionado "criatividade". 

Achei que antecipação seria um atributo de recepção (ajudar na movimentação antes de receber um passe)  e Interceptação (perceber pela movimentação onde a bola será lançada), mas não fazia ideia que dava pra prever pra onde os jogadores iriam na cobrança do escanteio.

E criatividade é um atributo? (to longe do PC pra conferir kkkkkkkkkkkk) 

É eu adicionaria a observação no jogo em questão. Ver como aquela determinada equipe se posiciona, para posicionar ar adequadamente para aquela partida. Material muito bom, parabéns pela tradução @P.S.Y.

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SilveiraGOD.

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

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P.S.Y.
4 horas atrás, Thiago Anjo disse:

E criatividade é um atributo? (to longe do PC pra conferir kkkkkkkkkkkk)

Pode acreditar: também achei absurdo o Guido citar "criatividade", mas tava no post, então... :1f600:

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Thiago Anjo
4 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Os nerfs do FM são muito chatos, mas até entendo o medo deles dos usuários quebrarem a ME e burlarem a "normalidade". Porém tem uns que são uma m*****

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senna889091
14 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Aumentaram pro mesmo numero dos escanteios ofensivos. Legal mas nao o bastante.  Eu ainda acho que podia mudar um pouco a forma como se posiciona as equipes em bola parada. no CM10 tu podia até criar realmente jogadas ensaiadas passo a passo. Isso sim quebraria a ME UAUHAHUSA

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Leho.
Em 03/12/2017 at 15:05, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

(...)

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

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Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

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Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

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Henrique M.

Nesse FM 2018, enquanto eu não meti no mínimo 3 lá atrás, não parei de tomar gol de contra-ataque após escanteio mesmo e ainda tive que fazer altas mudanças defensivas para diminuir o número de gols de bola parada, era quase, no mínimo, 1 por jogo.

Em 03/12/2017 at 14:59, Thiago Anjo disse:

Duas coisas que me intrigaram foram: atributo antecipação pro cobrador, sugerindo que isso ajudaria ele a prever o movimento de outro jogador e o atributo relacionado "criatividade". 

Achei que antecipação seria um atributo de recepção (ajudar na movimentação antes de receber um passe)  e Interceptação (perceber pela movimentação onde a bola será lançada), mas não fazia ideia que dava pra prever pra onde os jogadores iriam na cobrança do escanteio.

Eu acho que muito dessa questão dos atributos foi levada mais com um toque do que o Guido acredita ser ideal para um cobrador da vida real, do que efetivamente um fato que funciona no FM. Ter um bom batedor com Cruzamento e Escanteios, e uma rotina variada e que funciona, é mais importante do que achar o batedor com esse tanto de atributos aí, e também mais fácil.

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senna889091
11 horas atrás, Leho. disse:

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

image.thumb.png.465163ea9aca1033bd8c1e3cb9b4eef5.png
Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

Colocar um atacante ali talvez é até interessante no contra ataque pois ele vai correndo pra sua posição, sendo mais uma opção de parte 

Vou experimentar essa formação ofensiva.

8 horas atrás, Henrique M. disse:

Nesse FM 2018, enquanto eu não meti no mínimo 3 lá atrás, não parei de tomar gol de contra-ataque após escanteio mesmo e ainda tive que fazer altas mudanças defensivas para diminuir o número de gols de bola parada, era quase, no mínimo, 1 por jogo.

Eu acho que muito dessa questão dos atributos foi levada mais com um toque do que o Guido acredita ser ideal para um cobrador da vida real, do que efetivamente um fato que funciona no FM. Ter um bom batedor com Cruzamento e Escanteios, e uma rotina variada e que funciona, é mais importante do que achar o batedor com esse tanto de atributos aí, e também mais fácil.

No inicio foi complicado me acertar tb, mas sempre encontro um posicionamento que praticamente elimina esse tipo de gol. Com relação a escanteio ofensivo, eu mantenho 2 atras mais um ou dois esperando fora da area, quando nao coloco alguem pra jogar curto com o batedor, mas isso é mais pra recuperar alguma bola q vai ali pela lateral. 

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Leho.
6 horas atrás, senna889091 disse:

Colocar um atacante ali talvez é até interessante no contra ataque pois ele vai correndo pra sua posição, sendo mais uma opção de parte.

Então, eu coloquei o centroavante ali pensando mais na contribuição defensiva mesmo, hahahaha mas esse ponto que você tocou é interessante sim. O problema é que geralmente centroavante de referência é mais lento, então pra ele chegar junto dos pontas nesse contra-ataque vai ser meio complicado, rs rs.

Quem geralmente acompanha os pontas nos contragolpes é meu "camisa 10".

 

p.s: teste sim, e depois traga o feedback pra nós, se possível.

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senna889091
Em 05/12/2017 at 10:07, Leho. disse:

Então, eu coloquei o centroavante ali pensando mais na contribuição defensiva mesmo, hahahaha mas esse ponto que você tocou é interessante sim. O problema é que geralmente centroavante de referência é mais lento, então pra ele chegar junto dos pontas nesse contra-ataque vai ser meio complicado, rs rs.

Quem geralmente acompanha os pontas nos contragolpes é meu "camisa 10".

 

p.s: teste sim, e depois traga o feedback pra nós, se possível.

Parece uma observação interessante, mas nao fico 100% feliz com ela, pq como os jogadores se "forçam" e irem para as suas posições com bola rolando, podem haver erros de transição tanto ofensiva quanto defensiva.

Sim irei testar aqui quando possivel e retorno. 

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Leho.
10 horas atrás, senna889091 disse:

Parece uma observação interessante, mas não fico 100% feliz com ela, pq como os jogadores se "forçam" a irem para as suas posições com bola rolando, podem haver erros de transição tanto ofensiva quanto defensiva.

Aqui não tenho tido esse tipo de problema, pelo menos até agora.

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leobdaniel
Em 04/12/2017 at 15:21, Leho. disse:

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

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Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

Gostei bastante. Vou copiar, igualzinho hahaha Sou meio sem ideias pra bola parada, então vamos testar essa sua.

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Leho.
1 hora atrás, leobdaniel disse:

Gostei bastante. Vou copiar, igualzinho hahaha Sou meio sem ideias pra bola parada, então vamos testar essa sua.

Hahaha agradeço pelo prestígio. Só ressaltando que: eu armei essas jogadas com base no 4-3-3 com 2 volantes e um MC, então se sua tática for essa, beleza... agora se for outra, tente analisar as posições e funções antes de pôr em prática (principalmente os meias).

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leobdaniel
10 horas atrás, Leho. disse:

Hahaha agradeço pelo prestígio. Só ressaltando que: eu armei essas jogadas com base no 4-3-3 com 2 volantes e um MC, então se sua tática for essa, beleza... agora se for outra, tente analisar as posições e funções antes de pôr em prática (principalmente os meias).

Eu jogo no 4-1-2-3 com extremos, mas já dei uma adaptada aqui. Valeu!

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Tsuru

As dicas foram ótimas, já estou sentindo a diferença aqui. Usava outra jogada de escanteio, mas essa realmente é mais eficiente.

Obrigado pela tradução e por compartilhar o conteúdo.

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      Resolvi escolher a Turquia (com todos o jogadores possíveis) pois é um país que possui uma boa reputação, com sua principal liga no top 10 da Europa, além disso seu youth rating é superior ao da Inglaterra, 124 de acordo com esse site, sendo que entre os países europeus, a Turquia fica atrás apenas da Alemanha, Itália, França e Espanha, portanto posso esperar newgens ainda melhores do que naquele save. Na DB oficial a Turquia possui apenas 3 divisões ativas, porém para dificultar ainda mais, baixei o update do claassen o qual adiciona mais 2 divisões, assim irei jogar com um clube da 5ª divisão, o Araban Belediyespor Kulübü . O treinador irá se chamar Emir Berker ( Foto ), ele é turco e começará com nenhum curso e reputação amadora.
      Regras
      Não contratar jogadores ( Usar apenas a base). Contratar apenas staff que tenha 1ª ou 2ª nacionalidade turca (Com exceção dos olheiros). Posso treinar apenas a seleção turca, mas somente depois de eu ter cumprido todos os objetivos com o clube e também se ainda não tiverem ganho uma Copa do Mundo. Objetivos
      Conquistar todos os principais títulos nacionais. ( Supercopa | Copa | Liga ) CONQUISTADO  Ter a maior reputação da Turquia. Ser o mais rico do país.  Possuir a melhor infraestrutura possível. CONQUISTADO Alcançar o maior nível de recrutamento permitido. CONQUISTADO Virar a base da seleção turca. CONQUISTADO Conquistar todos os principais títulos internacionais. ( Supercopa | UEL | UCL | Mundial ) Tornar-se o clube com a maior reputação do mundo. Revelar um jogador que ganhe a bola de ouro. Construir um estádio com capacidade superior a 80 mil pessoas.
    • Lohan
      Por Lohan
      BRASIL MUNDI UP  (20\07\2018)  
      ✔️ Séries A, B, C e D (formato original) 
      ✔️ Série Regional, equivalente a uma 5a divisão fictícia, que faz com que os Estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)
      ✔️ Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais
       ✔️ Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17
       ✔️ Copas Estaduais (detalhe: quando os times sobem pra Séries A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)
      ✔️ Novidade! Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20
       
      Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica em: "documentos / Sports Interactive / Football Manager 2018 / editor data",
      e depois selecioná-lo antes de criar o Save.
      Testado 3 vezes até 2030 sem bugs! (protegido contra cópia)
      DOWNLOAD:  
                        Brasil Mundi Up (20-07) Unificado ao Pr0 Update gringo
                      4Shared: 
      MEDIAFIRE: http://www.mediafire.com/file/844mvpx9o41vln8/Brasil+Mundi+UP+(20-07)+FM18.fmf
       
       
       
      Ligas fundamentais que não vem no FM18 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar setado como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar setado em "Ver apenas").
      Libertadores mais difícil e realista
      Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil
      Mercado de transferências bastante ativo
      Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial
       
      DOWNLOAD:  http://www.mediafire.com/file/dijte1ygbgg1ea0/Ligas+Adicionais+Recomendadas.rar
       
      Após fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, vá na pasta dos continentes e retire somente os países recomendados, delete o restante que não for usar para não bugar o save, depois coloque os países escolhidos na mesma pasta em que fica o update do Brasil Mundi UP
       
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