Ir para conteúdo
P.S.Y.

Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo

Recommended Posts

P.S.Y.

escanteios.png.47f40d13122d524580f39ad211bad536.png

Treinadores, preparadores, jogadores e comentaristas; nenhum deles negam a importância dos escanteios, que podem ser um meio crucial para forçar o gol quando as coisas não parecem boas durante a partida. A natureza premeditada dos escanteios oferece aos treinadores um nível de relativa consistência na preparação e planejamento. Você pode trabalhar com múltiplas rotinas e preparar seus jogadores para tais durante as sessões de treinamento. Neste post, quero focar no processo de configurar uma boa rotina de escanteios, as variáveis que determinam o sucesso e o fracasso de bolas paradas.

Configurando a sua rotina de escanteios em 5 passos


Quando configuro meus escanteios, faço uso de cinco passos. A maioria destes fazem uso do senso comum, mas tentarei detalhar o que faço e como tomo minhas decisões.
 

  • Avalie os pontos fortes do seu elenco.
  • Configure uma rotina que trabalhe tais pontos fortes.
  • Experimente as rotinas durante os jogos.
  • Avalie a efetividade.
  • Mude a rotina quando necessário.

 

Passo 1; Avalie os pontos fortes do seu elenco

Um dos aspectos mais importantes de jogar este jogo é ter certeza que seus jogadores são capazes de realizar as tarefas designadas. Isso significa que jogar a bola no segundo pau só é efetivo se você tem jogadores com presença aérea ali, capazes de lidar com esse tipo de cruzamento. Similarmente, se você tem alguns defensores altos, capazes de dominar a bola no ar, por quê não fazer bom uso deles?

Na ordem de avaliar as possibilidades que seu elenco oferece nas rotinas de escanteio, existem algumas questões rudimentares que você precisa se perguntar.

 

  • Tenho um ou mais jogadores que podem cobrar escanteios?
  • Tenho jogadores que são uma ameaça aérea?
  • Tenho jogadores que podem chutar de longe?
  • Tenho jogadores rápidos minar contra-ataques?


Tenho um ou mais jogadores que podem cobrar escanteios?

O posicionamento dos jogadores nos escanteios é apenas um elemento da soma total. Além de alocar seus jogadores em posições centrais na pequena área adversária, você precisará de um “sistema de entrega”, basicamente, o jogador que pode bater na bola precisamente na direção de um dos seus homens na pequena área. Para mim, um bom batedor de escanteios deve possuir os seguintes atributos:

 

  • Antecipação; (como ele pode precisamente predizer o movimento de outros jogadores);

  • Cantos; (como o jogador pode entregar a bola até o local de destino);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Criatividade; (como o jogador pode achar opções no campo);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando alguém para bater escanteios, estes são os atributos que procuro.


Tenho jogadores que são uma ameaça aérea?


Um cabeceador com ótimo timing está no topo da lista das coisas bonitas que vemos no futebol. Os torcedores sempre dizem que todo jogador deve ser magnânimo em cabecear a bola e fazer gols, mas algumas vezes não é tão simples assim. Para um gol de cabeça, muitas coisas precisam acontecer com perfeição - uma boa cobrança de escanteio, um pulo em tempo e o perfeito contato com a cabeça. Como já falamos sobre a cobrança de escanteios no parágrafo anterior, este parágrafo é sobre os homens que supostamente executarão a bola que lhes foi “entregue”. Estamos procurando por jogadores que geralmente estão no lugar certo, na hora certa. Eles possuem ótimos números em impulsão além de poder e timing para fazer o necessário no ar. Para mim, um jogador “ameaça aérea” deve possuir os devidos atributos:
 

  • Agressividade; (define a combatividade do jogador na pequena área);

  • Agilidade; (a facilidade que um jogador pode se mover);

  • Antecipação; (a habilidade de percepção de movimento dos outros jogadores, adiantando-se);

  • Equilíbrio; (como o jogador pode manter-se em pé sob pressão adversária);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Cabeceamento; (como o dito jogador pode cabecear com precisão);

  • Impulsão; (a máxima altura que o jogador pode alcançar);

  • Sem Bola; (como o jogador bem utiliza o espaço quando não está em possessão da bola; neste caso, achando terreno da pequena área);

  • Força; (quão robusto é dito jogador, se conseguirá manter os adversários contra suas costas);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando algum jogador para ser uma ameaça aérea nos escanteios, estes são os atributos que procuro. Eu também me dei conta de que listei muitos atributos e que dificilmente encontraremos alguém que seja bom em todos esses aspectos do jogo. Idealmente, você conseguirá encontrar alguém que possui, ao menos, 4-5 destes aspectos. Isso acabará sendo suficiente para o jogador posar como ameaça aérea nos escanteios.


Tenho jogadores que podem chutar de longe?
 

Uma das partes mais glamourosas do futebol é o chute à distância. Juntamente com os dribles, é o tipo de fundamento que as crianças mais praticam ao redor do mundo. Todo mundo anseia conseguir botar curva na bola ou soltar um foguete que não dê chances ao goleiro. Em quase toda rotina de escanteio disponível nas versões anteriores do FM, foram usados jogadores com boas habilidades de chute para esperar no limite da área, dando voleios ou rematando péssimas cobranças de escanteio que lhe sobram aos pés. Para mim, um jogador com bom chute à distância deve possuir os seguintes atributos:
 

  • Antecipação; (a habilidade de percepção de movimento dos outros jogadores, adiantando-se);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Criatividade; (como o jogador pode achar opções no campo);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Finalização; (dito jogador será capaz de acertar um chute preciso ao gol);

  • Primeiro Toque; (quão bem dito jogador controla a bola quando a recebe, criando tempo e espaço para que acerte a bola);

  • Imprevisibilidade; (dito jogador com a tendência de fazer o inesperado; como chutar forte ao invés de passar a bola);

  • Chutes de Longe; (dito jogador será capaz de acertar um chute preciso ao gol de longa distância);

  • Sem Bola; (como o jogador bem utiliza o espaço quando não está em possessão da bola; neste caso, achando terreno para chutar);

  • Técnica; (dito jogador com a habilidade de executar certos movimentos);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando algum jogador para ser uma ameaça aérea nos escanteios, estes são os atributos que procuro. Eu também me dei conta de que listei muitos atributos e que dificilmente encontraremos alguém que seja bom em todos esses aspectos do jogo. Idealmente, você conseguirá encontrar alguém que possui, ao menos, 4-5 destes aspectos. Isso acabará sendo suficiente para o jogador posar como jogador com um bom chute à distância nas sobras de escanteios.


Tenho jogadores rápidos minar contra-ataques?


A maioria dos escanteios se baseiam na sobrecarga de um determinado espaço na pequena área, seja para explorar a superioridade numérica em tal área ou no esforço de isolar um deles em outro lugar e fazer a jogada passar por esse jogador isolado. De qualquer forma, isto geralmente significa que a bola pode rebater em muitos jogadores, o que faz com que sua equipe esteja altamente suscetível a um rápido contra-ataque num escanteio bloqueado ou efetivo. Na ordem de prever tais calamidades, eu sempre deixo dois jogadores atrás, mas eles terão que possuir uma boa quantidade de Velocidade em ordem de minar tais contra-ataques rapidamente.
Não existe nenhuma novidade no requerimento de tais jogadores. Apenas a boa e pura Velocidade lhe servirá. Naturalmente, avaliando a situação lhe será útil mas na maioria das vezes que a bola é simplesmente rebatida pra frente e o jogador mais rápido deixa a sua zona para recuperá-la. Reitero: apenas a boa e pura Velocidade lhe servirá.

Passo 2; configurar uma rotina inicial de escanteios
Quando comecei a trabalhar na minha rotina de escanteios, existia um número de fatores que tomei em conta. Geralmente, eu baseio minha rotina de escanteios em trabalhos das versões anteriores, a básica essência é derivada por conceitos provador no passado.
Os fatores que considerei são:

  1. Funções e interações

  2. A área de entrega


Eventualmente, acabei com a rotina a seguir. Por favor tenha em mente que esta rotina não foi efetiva desde o início e me tomou um tempo para engrenar.
 

FHuDC1fwbQDtuBBRCMEnTahqujabKyD9FDLq4hQ1SMainHeRMHfMjkg9oupen18V5P80hzzcn_RO_otHO77iU1ukKDtg6tocdK9WdXnlhGQfJ7886hYxzfkBvZjx6emlYBWZUQZy


Funções e interações

A ideia é que cada jogador é usado de uma forma que não apenas calhe com seus pontos fortes, mas contribua com os esforços da equipe em marcar o gol. Eu tentarei elaborar isso abaixo, mas primeiramente deixe-me mostrar como a configuração da rotina se traduz na game engine que o FM 18 nos trouxe.
 

i6-ZJJZy0-tXuIcZWEZcZ9EUij7QSalgYFws2pUrLkjh7AKPsSV52CH6PLRP4ZilYIW4sFSY7O788lxvd048d6yHLI7LjzH0ByNpM_VgcRwGnbNKQVuu8fZTVAV0SfeHjCyuayGS


Como você pode ver, esta configuração geralmente aloca quatro a cinco jogadores na grande área, dependendo de quem cobra o escanteio. Em alguns casos, a opção rápida se torna no batedor de escanteios, que envia um jogador adicional até a pequena área. Dentro da pequena área, você pode ver que a maioria de nossos esforços estão focados em direção ao segundo pau. Isto acaba liberando os jogadores no limite da área para reciclar a posse de bola ou até tentar um voleio em direção ao gol.

Os jogadores na grande área estão todos dentro ou cercando a pequena área. Eu deliberadamente deixei o poste esquerdo aberto para criar espaço aos jogadores para correr ou chutar. Um dos meus jogadores mais altos e fortes está desafiando o goleiro no esforço de mantê-lo na linha.
Se ele for impedido de correr, existe uma chance decente de que isto dê mais tempo a algum jogador para receber a bola. O jogador setado para atacar o segundo pau é outra ameaça aérea, que pode cabecear a bola ou atacar os rebotes. Os jogadores que sobem são os mais móveis. Eles não são necessariamente fortes no ar, mas tentam achar espaço para receber a bola. Os jogadores setados para atacar de fora de área não são ameaças, mas bons em chutes à distância.

Sumarizando:

 

  • Desafiar Goleiro (Challenge keeper); Ameaça Aérea (aerial threat);

  • Atacar Segundo Poste (Attack far post); Ameaça Aérea (aerial threat);

  • Esperar fora da área (Lurk outside area); Jogador que chute à distância (shooter);

  • Atacar de fora (Attack from deep); Jogador que chute à distância (shooter);

  • Opção curta (Short Option); jogador irrelevante;

  • Ir adiante; jogador irrelevante;

A área de entrega

Quando se trata da área de entrega, eu sou um adepto da teoria do caos. Caos não é simplesmente desordem. Caos explora as transições entre ordem e desordem, que frequentemente ocorre de formas surpreendentes. Porque ninguém nunca sabe as condições iniciais de um sistema complexo em perfeitos detalhes. Até mesmo o mais simplório dos erros podem ser amplificados dramaticamente, fazendo com que qualquer predileção seja inútil. Configurando um sistema de distribuição em termos de quem bate o escanteio e quem mira seus chutes, você pode adicionar elementos surpresas em sua rotina, que o faz mais difícil de se defender contra.

Passos 3 até 5; experimentar, avaliar e ajustar


Estes passos não são interessantes para descrever em formas meticulosas. Você pode jogar muitos jogos e observar o que acontece durante os escanteios. Se funcionar, continue com o que você está fazendo. Do contrário, você precisa mudar as coisas. Você pode pedir aos seus olheiros para observar como a IA (Inteligência Artificial) dos times marca seus gols. Se existe algo de fraqueza na ME, os times da IA irão marcar.
 

Traduzido e adaptado por apsychoshow
Fonte: "Guido" do Strikerless

 

  • Upvote 6

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Thiago Anjo

Duas coisas que me intrigaram foram: atributo antecipação pro cobrador, sugerindo que isso ajudaria ele a prever o movimento de outro jogador e o atributo relacionado "criatividade". 

Achei que antecipação seria um atributo de recepção (ajudar na movimentação antes de receber um passe)  e Interceptação (perceber pela movimentação onde a bola será lançada), mas não fazia ideia que dava pra prever pra onde os jogadores iriam na cobrança do escanteio.

E criatividade é um atributo? (to longe do PC pra conferir kkkkkkkkkkkk) 

É eu adicionaria a observação no jogo em questão. Ver como aquela determinada equipe se posiciona, para posicionar ar adequadamente para aquela partida. Material muito bom, parabéns pela tradução @P.S.Y.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SilveiraGOD.

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
P.S.Y.
4 horas atrás, Thiago Anjo disse:

E criatividade é um atributo? (to longe do PC pra conferir kkkkkkkkkkkk)

Pode acreditar: também achei absurdo o Guido citar "criatividade", mas tava no post, então... :1f600:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Thiago Anjo
4 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Os nerfs do FM são muito chatos, mas até entendo o medo deles dos usuários quebrarem a ME e burlarem a "normalidade". Porém tem uns que são uma m*****

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
senna889091
14 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Aumentaram pro mesmo numero dos escanteios ofensivos. Legal mas nao o bastante.  Eu ainda acho que podia mudar um pouco a forma como se posiciona as equipes em bola parada. no CM10 tu podia até criar realmente jogadas ensaiadas passo a passo. Isso sim quebraria a ME UAUHAHUSA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
Em 03/12/2017 at 15:05, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

(...)

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

image.thumb.png.465163ea9aca1033bd8c1e3cb9b4eef5.png
Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Henrique M.

Nesse FM 2018, enquanto eu não meti no mínimo 3 lá atrás, não parei de tomar gol de contra-ataque após escanteio mesmo e ainda tive que fazer altas mudanças defensivas para diminuir o número de gols de bola parada, era quase, no mínimo, 1 por jogo.

Em 03/12/2017 at 14:59, Thiago Anjo disse:

Duas coisas que me intrigaram foram: atributo antecipação pro cobrador, sugerindo que isso ajudaria ele a prever o movimento de outro jogador e o atributo relacionado "criatividade". 

Achei que antecipação seria um atributo de recepção (ajudar na movimentação antes de receber um passe)  e Interceptação (perceber pela movimentação onde a bola será lançada), mas não fazia ideia que dava pra prever pra onde os jogadores iriam na cobrança do escanteio.

Eu acho que muito dessa questão dos atributos foi levada mais com um toque do que o Guido acredita ser ideal para um cobrador da vida real, do que efetivamente um fato que funciona no FM. Ter um bom batedor com Cruzamento e Escanteios, e uma rotina variada e que funciona, é mais importante do que achar o batedor com esse tanto de atributos aí, e também mais fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
senna889091
11 horas atrás, Leho. disse:

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

image.thumb.png.465163ea9aca1033bd8c1e3cb9b4eef5.png
Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

Colocar um atacante ali talvez é até interessante no contra ataque pois ele vai correndo pra sua posição, sendo mais uma opção de parte 

Vou experimentar essa formação ofensiva.

8 horas atrás, Henrique M. disse:

Nesse FM 2018, enquanto eu não meti no mínimo 3 lá atrás, não parei de tomar gol de contra-ataque após escanteio mesmo e ainda tive que fazer altas mudanças defensivas para diminuir o número de gols de bola parada, era quase, no mínimo, 1 por jogo.

Eu acho que muito dessa questão dos atributos foi levada mais com um toque do que o Guido acredita ser ideal para um cobrador da vida real, do que efetivamente um fato que funciona no FM. Ter um bom batedor com Cruzamento e Escanteios, e uma rotina variada e que funciona, é mais importante do que achar o batedor com esse tanto de atributos aí, e também mais fácil.

No inicio foi complicado me acertar tb, mas sempre encontro um posicionamento que praticamente elimina esse tipo de gol. Com relação a escanteio ofensivo, eu mantenho 2 atras mais um ou dois esperando fora da area, quando nao coloco alguem pra jogar curto com o batedor, mas isso é mais pra recuperar alguma bola q vai ali pela lateral. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
6 horas atrás, senna889091 disse:

Colocar um atacante ali talvez é até interessante no contra ataque pois ele vai correndo pra sua posição, sendo mais uma opção de parte.

Então, eu coloquei o centroavante ali pensando mais na contribuição defensiva mesmo, hahahaha mas esse ponto que você tocou é interessante sim. O problema é que geralmente centroavante de referência é mais lento, então pra ele chegar junto dos pontas nesse contra-ataque vai ser meio complicado, rs rs.

Quem geralmente acompanha os pontas nos contragolpes é meu "camisa 10".

 

p.s: teste sim, e depois traga o feedback pra nós, se possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
senna889091
Em 05/12/2017 at 10:07, Leho. disse:

Então, eu coloquei o centroavante ali pensando mais na contribuição defensiva mesmo, hahahaha mas esse ponto que você tocou é interessante sim. O problema é que geralmente centroavante de referência é mais lento, então pra ele chegar junto dos pontas nesse contra-ataque vai ser meio complicado, rs rs.

Quem geralmente acompanha os pontas nos contragolpes é meu "camisa 10".

 

p.s: teste sim, e depois traga o feedback pra nós, se possível.

Parece uma observação interessante, mas nao fico 100% feliz com ela, pq como os jogadores se "forçam" e irem para as suas posições com bola rolando, podem haver erros de transição tanto ofensiva quanto defensiva.

Sim irei testar aqui quando possivel e retorno. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
10 horas atrás, senna889091 disse:

Parece uma observação interessante, mas não fico 100% feliz com ela, pq como os jogadores se "forçam" a irem para as suas posições com bola rolando, podem haver erros de transição tanto ofensiva quanto defensiva.

Aqui não tenho tido esse tipo de problema, pelo menos até agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
leobdaniel
Em 04/12/2017 at 15:21, Leho. disse:

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

image.thumb.png.465163ea9aca1033bd8c1e3cb9b4eef5.png
Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

Gostei bastante. Vou copiar, igualzinho hahaha Sou meio sem ideias pra bola parada, então vamos testar essa sua.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
1 hora atrás, leobdaniel disse:

Gostei bastante. Vou copiar, igualzinho hahaha Sou meio sem ideias pra bola parada, então vamos testar essa sua.

Hahaha agradeço pelo prestígio. Só ressaltando que: eu armei essas jogadas com base no 4-3-3 com 2 volantes e um MC, então se sua tática for essa, beleza... agora se for outra, tente analisar as posições e funções antes de pôr em prática (principalmente os meias).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
leobdaniel
10 horas atrás, Leho. disse:

Hahaha agradeço pelo prestígio. Só ressaltando que: eu armei essas jogadas com base no 4-3-3 com 2 volantes e um MC, então se sua tática for essa, beleza... agora se for outra, tente analisar as posições e funções antes de pôr em prática (principalmente os meias).

Eu jogo no 4-1-2-3 com extremos, mas já dei uma adaptada aqui. Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Conteúdo Similar

    • grodrigues93
      Por grodrigues93
      boa noite
       
      meu processador é um AMD FX 6300
      e acho ele fraco pra rodar o fm 18
      queria um processador razoavel pra MB GA-78LMT-USB3  rev 6.0
       
      alguem me indica?
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      FOOTBALL MANAGER 2018 UPDATE 18.2.0
      A Football Manager 2018 update (v18.2.0) is now available to download.
      To get the update simply quit and restart Steam and your game should update to version 18.2.0. This update is fully save game compatible.
      Updates include but are not limited to the following:
      STABILITY
      - Fixed crash during match
      - Fixed crash during processing
      - Fixed crash entering match with large number of hotseat managers in save
      - Fixed crash during Fantasy Draft setup
      - Fixed crash on exiting game
      - Fixed crashes when using edited data
      PERFORMANCE
      - Optimised processing speed during scouting assignments
      - Optimised match performance when running high number of leagues
      - Optimised performance and stability of match controller
      MATCH
      - Improved highlight selection for red cards and penalties
      - Improved player ratings balance in background leagues
      - Fixed 3D cut scenes appearing when playing in 2D or commentary only
      - Fixed instances of crowd kits being carried over between matches
      - Fixed issue where user could not take off an injured player and go down to 10 men when they have used all 3 subs
      - Fixed user being unable to make Half-Time Team Talk
      - Improved the functionality for the user to use their 4th sub in the FA Cup and Carabao Cup in extra time
      - Improved substitution decisions by AI Managers
      - Improved balance of crosses going too close to the goalkeeper
      - Improved free kicks
      - Fixed player clearing ball at kick off
      - Improved on ball decisions
      - Fixed issues with keeper saving ball at near post
      - Fixed player slide tackling nobody
      - Fixed keeper standing in the wrong place after taking a penalty in the ABBA format penalty shootout
      - Improved keeper position when backpass option needed by ball player
      - Fixed bug where keeper may go for unattainable ball that his team mate is already favourite for
      - Fixed bug where keeper may try to pick up ball while in his own goalmouth causing it to be carried over line
      - Fixed some instances of players trying to control or tackle ball that is far from their feet
      - Fixed penalty taker change not being applied
      - Fixed instances of the assist player being wrongly set
      - Fixed instances of players being considered to have an injury when they didn't
      - Improved marking of ball player
      - Fixed keeper coming for ball and not using feet when easier than a save
      - Fixed keeper making unrealistic and impossible effort to save again when he himself just made a save
      - Various animation fixes
      GAMEPLAY
      - Added ability to undertake multiple actions on scout reports
      - Balanced time taken to gain knowledge of players during scouting assignments
      - Balanced progression of scouting assignments via scouting queue
      - Balanced amount players will complain about first team football
      - Fixed instances of clubs not having league expectations set
      - Fixed rare issue where users would be sacked for failing an unachievable promise made via a board request
      - Fixed rare issue where a player would not enter contract talks despite being happy to do so according to their agent
      - Fixed deadline day not appearing for winter window in Greece
      - Fixed missing transfer window closing news items in March for Vanarama leagues
      - Fixed manager being asked who will win the title when it has already been decided
      - Fixed journalist not recognising that a match went to penalties
      - Fixed record transfer narrative incorrectly triggering when record breaks from empty/missing data
      - Fixed national squad selection changing randomly after submission
      - Various award fixes and improvements
      - Fixed Turkish clubs paying excessive rent
      - Fixed problems with forced stadium expansions reducing capacity
      USER INTERFACE
      - Combined List and Pitch view on in-match tactics in resolutions of 1600 and wider
      - Added Opposition Instructions to in-match quick tactics bar
      - Added attributes pop-up to player names on between highlights panel
      - Match widget headers now clickable links to provide quicker access to full panels
      - Added player stats to post-match review screen in wide enough resolutions
      - Added tickboxes for ‘Add to Shortlist’ and ‘Add as Transfer Target’ to Scouting Centre so user can do these alongside other actions
      - Fixed view being forgotten on player search screen upon exiting the game
      - Fixed column size increasing on a custom view when you expand/reduce the tactics pitch
      - Fixed custom view column sizes changing when continuing
      - Fixed rare issue where match widgets would disappear but remain selected
      - Fixed issue where tactics analysis would stop recognising a player with personalised instructions
      - Fixed issue where text would overlap on happiness section of Player Information panel
      - Fixed being unable to change formation via quick tactics bar in match
      - Fixed match widgets not becoming transparent when the action is occurring behind them
      - Fixed issue where player suitability circles would remain black if changes made when tactics pitch was hidden
      - Fixed missing stats for youth and reserve competitions
      COMPETITIONS & RULEGROUPS
      – Fixed Spanish first team squad registrations making some players unnecessarily ineligible for the B team
      – Fixed Spanish B team players being marked as unavailable despite being eligible to play
      – Fixed default nation advanced rules errors for Austria & Portugal
      – Fixed Slovenian Second League team would not get promoted if they won the promotion playoff
      - Fixed scenario that would cause the U20 leagues in Italy to stop being scheduled
      - Improved AI club registration in Brazil (new games only)
      - Amended registration rules for some Brexit scenarios
    • mfeitosa
      Por mfeitosa


      Entre os saves que postei aqui na área, sem dúvida Come Ai Vecchi Tempi... Italia! foi um dos que mais gostei de jogar. No entanto, enquanto eu jogava de forma vitoriosa aquele save com o Casale, o clube na vida real passava por uma grave crise, chegando à falência pela segunda vez em sua história. O clube precisou ser refundado novamente em 2013, alterando seu símbolo e seu nome de inscrição. 
      Com a chegada do FM 2018 e o detalhamento de ligas inferiores que consegui através de um update italiano, bateu a vontade de começar um novo save com o Nerostellati. Agora é a vez de Una stella sul cuore (uma estrela no coração), em referência ao uniforme e ao hino do clube, recontar essa história!

      Fundado em 1909, o hoje chamado Football Club Casale Associazione Sportiva Dilettantistica passou por vários altos e baixos ao longo dos seus mais de cem anos de existência. O clube teve uma ascensão meteórica em seus primeiros anos, contudo, após o período em que ocorreu a Primeira Guerra Mundial, o time nunca mais foi mesmo, caminhando rumo ao abismo com o passar das décadas.
      Por possuir um uniforme inteiramente na cor preta com uma estrela branca no peito, o clube é carinhosamente conhecido como Nerostellati, ou seja, Estrela-Negros. O time manda seus jogos no Estádio Natale Palli, que possui capacidade para 5.600 pagantes (no FM 2018, está como 4.000).
      No início da década de 1910, o Casale podia ser considerado um gigante em franca emergência e, ao lado de Novara, Pro Vercelli e Alessandria, formava o conhecido "Quadrilátero de Piemonte", repleto de rivalidade. Infelizmente, estas equipes que outrora eram respeitadas por sua força e potencial dentro do futebol italiano, hoje vivem um verdadeiro hiato de títulos e glórias.
       
      Em maio de 1913, o Casale tornou-se a primeira equipe italiana a vencer um clube profissional inglês, quando superou o Reading por 2 a 1. Vale ressaltar que os "Royals" venceram todas as outras partidas que realizaram naquela digressão pela Itália, contra equipes como Milan, Genoa, Pro Vercelli e a própria seleção nacional. No ano seguinte, o clube conquistou seu título de maior expressão, quando venceu a Lazio de forma arrasadora nos jogos finais da Serie A 1913-1914.
      A equipe também possui em sua sala de troféus os títulos das Series B e C. A última conquista da Casale foi na Temporada 1998-1999, quando venceram a Coppa Italia Dilettanti. Desde então, a torcida nunca mais teve oportunidade de comemorar um título dos Nerostellati.

      Baseando-me na história do clube e aproveitando o que eu já havia determinado no save de 2012, resumi os objetivos deste save em quatro: 
      - Retornar à elite do futebol italiano (última vez em 1933-1934);
      - Conquistar o título inédito da Coppa Italia;
      - Conquistar o título da Serie A (repetindo o feito de 1913-1914);
      - Conquistar o título inédito da UEFA Champions League;
       Regra única: manter o percentual mínimo de 70% de jogadores italianos na equipe principal. Percebi que a proporção entre os clubes mais fortes da Itália é justamente a contrária (possuem apenas 30% de jogadores italianos no elenco, em média). No meu save de 2012, fui campeão da Champions League com apenas três italianos no elenco.

      Criei o treinador com o mesmo nome do save anterior, Luca Caligaris. Trata-se de uma homenagem a um dos maiores ídolos da história do Casale, Umberto Caligaris. Mantive o técnico sem qualificações, experiência anterior de "Futebol Amador" e estilo de treino "Tático", gerando os seguintes atributos:

    • leopcardoso
      Por leopcardoso
      Pessoal, encontrei em um fórum, dizendo que é possível configurar sons de torcida para as partidas 3D.
      Alguém se habilita a tentar?
       
       
      https://sortitoutsi.net/forums/topic/37454/sounds-in-3-d-game
    • Bruno Trink
      Por Bruno Trink

       
      Cá estou eu em mais uma tentativa de retorno à área "Profissão: Manager". Será um ensaio, uma simples investida para a volta, quem sabe, mais caprichada com o FM 2018. O título escolhido é apenas uma brincadeira com o número, não tem relação com o primeiro volume da série de ficção científica Os Legados de Lorien. A ideia é bem despretensiosa: para as quatro ligas de maior reputação, assumir o comando da equipe que esteja prevista para terminar na quarta posição e levar o título nacional logo no primeiro ano. Para se ter uma noção de que o desafio pode não ser tão fácil quanto parece, olhem o que aconteceu na temporada 16/17.

       
      Na Espanha, o Sevilla seria o time selecionado. Ao invés da quarta posição, terminaram La Liga em 6º, 12 pontos atrás do Athletic Club.

       
      O mesmo aconteceu na Inglaterra, com o Chelsea ficando duas colocações abaixo da previsão.

       
      Já na Alemanha, seria o Schalke e os quatro primeiros ficaram exatamente na ordem prevista.

       
      O único certame em que o resultado foi melhor que o prognosticado foi a Serie A. O Napoli terminou com o vice-campeonato, mas ainda oito pontos atrás da Juventus.

       
      Farei o desafio na ordem do ranking, iniciando pela Itália. Amanhã venho com a equipe.
×