Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

rZrnY9b.jpg

Desde o final do Football Manager 2015 que tenciono em publicar esse texto e para encerrar o ciclo do Football Manager 2017, achei apropriado enfim tirar a ideia de gaveta e executá-la. O sentimento descrito (por isso o texto acaba tendo um tom mais pessoal do que o normal) aqui é algo que acontece toda vez que jogamos um grande save em uma versão e às vezes, por descuido, ou desleixo, perdemos algo que daríamos para retornar num momento diferente e ver como as coisas seriam.

No Football Manager 2012, criei o save O Homem que Traiu Clough, imortalizado na sessão de Histórias Memoráveis do Profissão: Manager, nossa área para os contadores de histórias e leitores que apreciam esse tipo de narrativa. Já no Football Manager 2014, eu criei o save Lucky Charm, também imortalizado na mesma sessão da área. No Football Manager 2015 criei um save que era para ser carreira, homenageando o Giovanni Trapattoni e acabou virando um save de clube com o Alessandria, da Itália. Esse não ficou imortalizado aqui (mas contei um pouco mais do que aconteceu aqui), mas está sempre na minha memória e ele tem uma grande diferença entre os outros dois saves que eu citei.

Esse save com o Alessandria poderia ter sido dado por terminado, mas eu estabeleci que venceria a Champions League com eles um dia, mas ainda não venci, por isso, decidi guardar o save com carinho e fazer um backup definitivo dele. Por isso, quando dá uma saudade ou estou meio que em crise com os atuais saves, abro o FM 2015 e rodo o save para matar a saudade e lembrar de um tempo em que os saves de FM preenchiam algo (eles continuam preenchendo, mas nem todo save de FM marca e é normal ficarmos em dúvida se enfim, nosso tempo para o jogo chegou ao fim).

O save me ajudou bastante durante o Football Manager 2016 e sua péssima match engine e no processo até me encontrar com o Uma Só Nação, também narrado no PM, que também está se tornando um save que nutro um carinho especial, principalmente por ter perdido o save do Lucky Charm e no final das contas, eu criei essa versão atualizada no FM 2017 para fazer jus ao sentimento de incompletude que eu sentia por ter desistido e perdido o save para tentar continuá-lo em um momento mais propício.

No fim, não importa com quem ou quais os objetivos de cada um, quem gosta do jogo, sabe o tanto que podemos nos envolver com um determinado save ou clube e que isso traz consequências até na vida real, como passar a acompanhar um clube ou até mesmo buscar notícias e se aprofundar a respeito da história. Eu precisei de entrar duas vezes consecutivas no ramo do saudosismo e me ver incapaz de matar aquele sentimento para enfim, tomar a iniciativa de preservar o que marca com o Football Manager na minha vida. 

Portanto, não delete seu save FM, aquele que te marcou em uma versão, puramente e simplesmente porque você acha que já deu o que tinha que dar ou não quer mais continuar com ele nesse momento. Preserve-o e assim, quando a saudade bater ou a dificuldade com alguma versão chegar, você pode simplesmente rodar a versão antiga e matar a saudades e se lembrar de um período mais simples do FM em sua vida.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço backup dos saves em um HD externo, e só apago por questão de espaço os que estão muito muito antigos. Nunca se sabe quando você vai precisar checar uma informação antiga, tirar um print esquecido (algo muito necessário no Profissão: Manager) ou mesmo retomar o save algum dia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Tsuru disse:

Faço backup dos saves em um HD externo, e só apago por questão de espaço os que estão muito muito antigos. Nunca se sabe quando você vai precisar checar uma informação antiga, tirar um print esquecido (algo muito necessário no Profissão: Manager) ou mesmo retomar o save algum dia. 

como faço esse esquema do HD externo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. featured this tópico
1 hora atrás, Queiroz14 disse:

como faço esse esquema do HD externo?

Vai em Meus Documentos > Sports Interactive > Football Manager > Games, lá você encontra os arquivos dos saves. É só copia-los pra um HD externo. Pode enviar também pra algum servidor em nuvem, tipo Dropbox - aqui eu desisti dessa alternativa porque o upload era muito lento.

Para facilitar, cada vez que salvo eu coloco a data em que o save está, tipo 20 Dez 19, aí consigo saber quais os mais antigos e os mais novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade. Por isso mantenho meu save no 2017 com o Toronto liderando a MLS. Pretendo durante o fim do ano ir visitantando esse save e jogando o 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo.

Também ainda guardo os meus saves de FM14, em que ganhei a Champions League com a equipa da minha cidade na temporada 2047, e outro do FM16 em que estava prestes a completar o desafio do Pentágono, um dia ainda vou voltar pra terminar... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pura verdade oq vc falou! e aconteceu comigo no FM 2016! Estava com um save com o Flamengo, um dos melhores saves que já fiz até hoje, e chegou uma hora que enjoei! porém logo depois de deletar o arrependimento bateu! e eu perdi um grande save que assim como vc falou eu poderia jogar quando não tivesse afim do fm da nova geração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma das tantas versões do FM, acho que no 2007 ou 2008, ganhei a Copa do Brasil em cima do São Paulo, goleando de 5x1 no jogo de volta no Morumbi, com o Confiança - SE, joguei Libertadores, cheguei na Série A, fui até 2022 e fui treinar o Santos. Desanimei do save e parei de jogar. Não fiz o backup e todo ano lembro deste save e de como seria se eu pudesse continuar jogando ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Como sabem, iremos oferecer um FM 2021 para o líder do nosso ranking de atividades, com a primeira atividade já encerrada há algum tempo, chegou a hora de começarmos a criar o ranking.
      Ranking atual
      @LucasGuitar - 20 pontos; @Lucas Matías - 18 pontos; @Lanko - 16 pontos; @Henrique M. - 13 pontos; @joga - 12 pontos; @gm360, @Neynaocai, @Gundogan, @Ricardo Bernardo, @Roman, e @Valismaalane - 10 pontos @Andreh68 - 9 pontos; @fabiotricolor, @ggpofm, @dralzito, @bstrelow, @EduFernandes e @PedroLuis - 8 pontos @DiegoCosta7 - 7 pontos @marciof89, @div e @André Honorato - 6 pontos @passarin33, @CristianTh9, @AllMight, @Vini-Ministro da Educação, @SilveiraGOD., @Mings, @Bruno Trink, @TicianoB, @JGDuarte, @Stay Heavy, @Messias Götze e @Ariel' - 5 pontos @Goias270187, @Vannces,  @Tsuru, @CCSantos, @Darknite, @Lowko é Powko, @Buzzuh e @ZMB - 4 pontos @Serginho10, @Danut, @Queiroz14, @Bigode., @Ighor S., @-Lucas e @felipevalle - 3 pontos @maninhoc12, @pedrodelmar1, @skp e @David Reis - 2 pontos @munozgnm, @LuisSilveira, @Mandalorian, @joseroberto389, @Leho., @Bruno NoWaK e @luancampos89 - 1 ponto Atividades participantes (em andamento)
      Jogos Vorazes; Bolão NBA; Atividades participantes (concluídas)
      Copa FManager; Copa Quarentena; Fantasy da Premier League; O Jogo dos Tronos; O melhor onde for; Ranking de participação - Profissão Manager 2020; Bolão FManager; Fantasy da Champions League;
×
×
  • Criar Novo...