Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Portuguesa fica sem disputar uma divisão nacional pela primeira vez desde 1979


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto
Citar

Portuguesa fica sem disputar uma divisão nacional pela primeira vez desde 1979

Canind---Portuguesa-1260x710.jpg

A Copa Paulista definiu seus classificados no sábado, com Inter de Limeira e Ferroviária avançando para a final, que será decidida nos dois próximos fins de semana. Entre os eliminados, a Portuguesa. Depois de perder em casa por 2 a 0 em casa o jogo de ida, a Lusa foi a Araraquara, venceu por 1 a 0, mas acabou eliminada. Com isso, ficará sem nenhuma divisão nacional em 2018, algo que não acontecia há 42 anos, quando optou por não jogar o Robertão.

Desde que existe Campeonato Brasileiro (considerando o modelo unificado, a partir de 1959 com a Taça Brasil e Taça Roberto Gomes Pedrosa), a Portuguesa disputou o Robertão em 1967, 1968 e 1969. Será a primeira vez que a Portuguesa não disputa um Campeonato Brasileiro de qualquer divisão por não ter se classificado desde 1970, quando não conseguiu vaga no torneio via Campeonato Paulista. Naquela época, o estadual servia como base para a classificação à competição.

Em 1979 o clube não jogou o torneio nacional, mas por opção: desistiu da disputa por divergências em relação ao regulamento. Os paulistas queriam jogar a partir da terceira fase, e não a segunda, como previa o regulamento, por causa da disputa do torneio Rio-São Paulo daquele ano – que acabaria não acontecendo, no fim.

Rebaixamentos em sequência

Rebaixada da Série A do Campeonato Brasileiro em 2013, naquele escândalo da escalação irregular do meia Héverton, o time embicou para baixo. Em 2014, acabou rebaixada para a Série C com cinco rodadas de antecipação. Em 2015, o time foi rebaixado no Campeonato Paulista. Na Série C, lutou por classificação até o final, mas acabou fora. Em 2016, veio então o rebaixamento, em 19ª lugar. A Lusa jogaria a Série D em 2017.

O ano de 2017 já vinha sendo ruim para a Portuguesa. Na Série A2, o time não só não passou nem perto da classificação entre os quatro primeiros para brigar pelo acesso, como ainda esteve ameaçada pelo rebaixamento. Escapou, terminando em 13º lugar (caíam do 15º ao 20º). Na Série D, a Lusa foi eliminada na primeira fase em um grupo com Villa Nova-MG, Desportiva-ES e Bangu. Em seis jogos, duas vitórias, um empate e três derrotas.

Copa Paulista, a última chance

Sobrou, então, a Copa Paulista, que dá vaga para a Série D. E a campanha estava até animadora. Na primeira fase, classificação em segundo lugar no Grupo 3, atrás apenas do São Caetano. Na segunda fase, nova classificação em segundo lugar, desta vez no Grupo 4, atrás do Linense. Nas quartas de final, a Lusa venceu o Desportivo Brasil em casa, 3 a 1, e empatou fora por 1 a 1. Na semifinal, caiu diante da Ferroviária – 2 a 0 em casa, 1 a 0 em Araraquara.

A Inter de Limeira e Ferroviária começam a decidir a Copa Paulista no próximo sábado, dia 18, às 20h no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, com transmissão do Fox Sports e a FPF TV (online). O segundo jogo da final é no dia 25 de novembro, o sábado seguinte, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, às 18h. Novamente com transmissão do Fox Sports e da FPF TV na internet.

Assim, a Lusa terá em 2018 apenas o Campeonato Paulista da Série A2 e a Copa Paulista no seu calendário. Ficará fora de qualquer competição nacional pela primeira vez desde que existe Campeonato Brasileiro. Mesmo nos momentos de crise, o time ainda jogou a Série B, ou no máximo a Série C. A Série D em 2017 já foi inédita e, pelo que mostrou, não parece perto de voltar a disputas de fato por acesso.

A nova realidade

Há seis anos, em novembro de 2011, a Portuguesa era campeã da Série B com o time que ficou conhecido como “Barcelusa”, com Marco Antônio como meia e capitão e Edno no ataque. Em 2017, a Portuguesa termina o ano sem qualquer perspectiva de melhora e com a sensação que não deverá sair do buraco tão cedo.

Parece tomar o caminho do seu rival, Juventus, que está na mesma divisão no Paulista e sem perspectiva de jogar divisões nacionais há anos. Os dois rivais voltarão a se encontrar em 2017 no campeonato estadual e, talvez, seja das poucas alegrias que o torcedor tenha.

A Portuguesa enfrenta agora a dura realidade dos times que só vivem regionalmente, com um calendário sofrível. A Portuguesa parece estar prestes a se tornar um ponto turístico do futebol de antigamente em São Paulo, com as memórias de um time que quase foi campeão brasileiro há 21 anos, em 1996. Agora, é só uma sombra daquilo. E as perspectivas são mesmo terríveis.

TRIVELA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Gilberto disse:

Todo castigo é pouco pra um time que se vendeu para salvar um grande.

Fico imaginando de onde que Flamengo ou Fluminense tiraram tanta coragem para subornar dirigentes de uma equipe e correr risco de ter o clube banido do futebol, uma decisão em que ambos só tiveram uma madrugada para tomar. Sério, esse ódio cego de vocês enche o saco as vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
4 minutos atrás, raskor disse:

Fico imaginando de onde que Flamengo ou Fluminense tiraram tanta coragem para subornar dirigentes de uma equipe e correr risco de ter o clube banido do futebol, uma decisão em que ambos só tiveram uma madrugada para tomar. Sério, esse ódio cego de vocês enche o saco as vezes.

Claro, porque estamos falando de um esporte brasileiro onde tudo é muito justo, ético e límpido.

No mais, eu nem sitei nomes.

¯\_(ツ)_/¯

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, João Gilberto disse:

Claro, porque estamos falando de um esporte brasileiro onde tudo é muito justo, ético e límpido.

No mais, eu nem sitei nomes.

¯\_(ツ)_/¯

Cara, entenda: Tu acha mesmo que esses clubes iriam querer correr risco de levar uma punição pesadíssima da FIFA? O barato sairia caro, né? Daí em vez de cair pra série B, iriam cair pra série C, D,  ou algo muito mais pesado do que isso. Se alguém puder pesquisar qual a punição dada a clubes que façam esse tipo de coisa, eu agradeço.

Não me surpreendo que os dirigentes de ambos os times tenham pensado nessa possibilidade, mas duvido que tenham feito. O risco e as consequências eram gigantes.

Aliás, não precisa citar nome de time nenhum porque essa historinha sempre envolve os clubes citados (principalmente o Flamengo por causa da massa Anti-Fla).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem o que prove uma "tentativa" de suborno além de palavra de dirigente. A não ser que nego ande com uma escuta 24h por dia.

Se teve algo ou não, nunca vamos saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Portuguesa está nessa situação graças a vários presidentes vagabundos que só usaram do cargo pra roubar o clube. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que a Portuguesa se vendeu, provavelmente isso tudo só aconteceu por incompetência de dirigentes/vontade de fuder a próxima gestão. Briga interna entre dirigentes. Triste é ver o Náutico seguir o mesmo caminho pelos mesmos motivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • El Piratz
      Por El Piratz
      Pessoal, não sei se alguém já jogou com a Portuguesa. Neste FM23, com o Mundi Up, iniciei com a Portuguesa, mas a questão da dívida (pagamentos de 5milões por mês) está deixando muito complicado. Alguém está jogando com a Portuguesa tem alguma ideia do que posso fazer?
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Alguém quer repercutir a entrevista do Sóbis dizendo que jogou de corpo mole pelo Cruzeiro lá em 2016 pra ajudar o Inter na luta contra o rebaixamento?
      https://www.google.com/amp/s/ge.globo.com/google/amp/futebol/times/cruzeiro/noticia/distancia-da-area-e-escanteio-mal-batido-sobis-revela-ajuda-ao-inter-em-jogo-pelo-cruzeiro-em-2016.ghtml
       
      Pior que eu revi os melhores momentos da partida e (só pelos lances que tão ali, claro) achei que ele até jogou bem, deu dois chutes com algum perigo e um passe no final que gerou uma chance 😅
      Conseguem puxar de memórias outros casos em que ficou parecendo isso?
      O Fred, por exemplo, nunca jogava bem e nunca fez gol contra o Fluminense quando estava no Atlético-MG e Cruzeiro (a rigor lembro que fez um que foi anulado). E tem aquele famoso pênalti que o Felipe não pulou contra o Flamengo em 2009.
    • Aleef
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Qual a chance de vermos algum efeito realmente considerável e positivo advindo dessa iniciativa?
    • jonnyjones81
      Por jonnyjones81
      Estava lendo uma matéria sobre a tal ligação do Kajuru na IstoÉ e a matéria termina assim:
      “Finalmente, uma observação sobre o sistema eleitoral brasileiro, que o Congresso está querendo alterar. O sistema vigente hoje já dá bastante espaço para que políticos como Jorge Kajuru se elejam. São pessoas que não têm outras credenciais além da fama e de algum sentimento de indignação, ou desejo vago de “fazer o bem”, mas que nunca perdeu um minuto da vida pensando sobre políticas e administração públicas.
      Se o Congresso fizer o que deseja, e implantar o tal sistema do “distritão”, em que apenas os candidatos mais votados são eleitos, só haverá gente famosa na política. Aquele sujeito que passou a vida lutando em silêncio por uma causa, ou estudando gestão pública, nunca mais chegará ao parlamento, pois costuma ser eleito pelos votos concedidos aos partidos no sistema proporcional.
      Hoje, existe um Kajuru a mais do que o necessário no Senado. Imagine agora um Congresso feito só de Kajurus. Gostou?”
      Ou seja, uma clara critica à mudança.
      Então fui pesquisar e ler um pouco melhor sobre o tema do voto distrital e distrital misto. Achei uma matéria sobre o assunto muito, mas muito bem escrita (IMO). Vou deixar aqui para a leitura e um debate saudável.
      Como o voto distrital misto pode mudar as eleições no país
×
×
  • Criar Novo...