Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tática Corinthians


FFernandes

Posts Recomendados

Fala galera, bom dia a todos ! 

 

Comecei um save recentemente com o Corinthians. Meu time atualmente está assim : Cássio, Fagner, Balbuena, Marlon, Arana, Gabriel, Rithiely, Tardelli, Diego Souza e Pavon, Jo na fente. Bom meu time joga um futebol ofensivo. Meus laterais geralmente ponho pra atacar juntamente com meu quarteto ofensivo e o rithiely. Ganho os jogos com uma vantagem até que boa, porém joguei cinco clássicos até o fim do Paulista. 2x1 Santos em casa, 6x2 Palmeiras Fora, 1x0 Sao Paulo fora, 1x0 sao paulo em casa e 2x0 sao paulo fora. Pude perceber meu time muito apático, dando espaços a esses times não ficando com a bola, com jogadas nas costas dos laterais , e atacando praticamente nada. Contra time pequenos jogo bem, porém nesses jogos, meu time praticamente não faz NADA. 

Alguem teria alguma dica, pois gostaria de jogar um futebol ofensivo mas também equilibrado defensivamente. Em classicos meu time e uma água na defesa e praticamente não ataca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que consigo imaginar do que você descreveu, é que ta mais da metade do time em atacar! Quarteto ofensivo, mais os laterais, mais o Rithiely ... Sobra pra defender apenas os zagueiros e o volante! Acho isso pouco, levando em consideração que o time adversário pode ter mais gente vindo ao ataque, apoiando e atacando. Talvez por isso teu time não consegue jogar ofensivamente... Toma muita pressão atrás, e não cria na frente.

Contra times pequenos, é normal você que é grande meter a pressão, por isso ganha, e joga bem ... Mas quando enfrenta alguém que bate de frente, seu time vai estar desiquilibrado, e vai sofrer!

Eu tentaria equilibrar as funções, e colocar alguém pra apoiar ao invés de atacar, e um MC no automático. Tem um tópico bacana aqui no fórum que chama "Principio 323" .. Procura, da uma lida, e tenta encaixar ele no seu time! Vai ajudar a equilibrar a sua tática!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo ! Fiz umas alterações conforme aquele poste do Princípio 323 que é muito bom ! Meu time deu uma "equilibrada" mas ainda sofro um bocado. Meu time se desenha em um  4-2-3-1 

Abro o Tardeli e o Pavon nas pontas como avançados interiores com a função de atacar. Diego Souza como medio ofensivo apoiando e o jo como jogador alvo. Meus dois volantes com funções de defender e os laterais apoiar. Engraçado que o direito apoia muito mais que o esquerdo. Fico na duvida de jogar nas instruçoes com comprimento largo (extremos) , fazer pressão, ou ritmo alto, e a defesa baixa. 

 

Muito obrigado pela ajuda !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal! Tem muito material bom no fórum! Vários guias de como equilibrar as táticas, se você gosta de aprender, é só ir pesquisando, lendo e colocando em pratica. Tem muita coisa que você só vai conseguir testando, vendo se dá certo.

Sobre os laterais, a função dele está igual? Não tem nenhuma instrução marcada que faz um subir mais que o outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente o 4231 é a tática que mais me agrada, e geralmente jogo na linha de 4 defensiva com 2DEF, 1 AP e 1 ATK. Na linha de 2 volantes um DEF e ou outro AP. Na linha dos 3 meias, 2 AP e um ATK e o atacante depende muito, mas preferencialmente atacando. Isto faz com que o time fique bem equilibrado e geralmente obtenho bons resultados.. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mrp93 disse:

Particularmente o 4231 é a tática que mais me agrada, e geralmente jogo na linha de 4 defensiva com 2DEF, 1 AP e 1 ATK. Na linha de 2 volantes um DEF e ou outro AP. Na linha dos 3 meias, 2 AP e um ATK e o atacante depende muito, mas preferencialmente atacando. Isto faz com que o time fique bem equilibrado e geralmente obtenho bons resultados.. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraço!

Muito boa colocação! Eu faço geralmente igual! Só uma ou outra alteração, dependendo do time, e dos jogadores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa tudo bem ?

Também estou tentando entender como funciona o sistema tático do Corinthians do excelentíssimo Tite. Eu procurei pegar algumas informações sobre esse sistema é baseado no que eu entendi montei minha interpretação do 4-1-4-1 Tite ( no caso 4-1-2-3 kk) . 

Na minha tática coloco : goleiro na função defender , 2 zagueiros defender, 2 laterais apoiar , volante defender ,  1 armador avançado apoiar , 1 armador recuado apoiar , 1 segundo atacante atacar , 1 ponta atacar é por fim um jogador alvo atacar .

Nas instruções para a equipe coloco :

Ritmo de jogo : normal 

Comprimento : razoavelmente estreito

Linha defensiva : normal

Jogar a partir da defesa

Pressão : igual a equipe 

Passe : misto 

Marcação apertada 

Nas instruções de ataque 

Passar ao espaço 

Levar a bola até a área

Instruções individuais : 

Goleiro : destruir para os zagueiros e menos passes de risco 

Todos os jogadores do Setor defensivo : passes curtos

Todos os jogadores do Meio campo : passes curtos

Atacante e atacantes pela ponta : pressionar mais e marcação apertada 

Explicações : 

Por que pressão , comprimento e marcação dessa forma ? 

Simples no sistema tático  que eu montei o time defensivamente e paciente e joga no erro do adversário , quando o adversário vai atacar o time recua de forma a segurar a pressão , evitando abir espaços e fazer faltas desnecessárias .obrigando o outro time a trocar passes para tentar abrir espaços ou chutar de longe .

A beleza mas como o time recupera a bola ? 

Os meias vão marcar os jogadores de forma a diminuir seu tempo de passe e acabam desarmando ou interceptando passes .

Legal mas  é se outro time tiver bons laterais ou pontas que possam fazer cruzamentos ?

Aí que tá uma das grandes sacadas desse esquema tático os pontas recuam para ajudar na defesa marcando laterais ,ponta e etc.

Blz e como o time ataca  ?

Quando o time tem a bola os meias trocam passes com jogadores do meio de campo e lateral fazendo a bola passar de um lado para o outro alcançando os atacantes laterais que tratam de avançar e quando chegam ao ataque trocam passes para infiltrações para os demais jogadores finalizarem .

Por que um jogador alvo ? 

O jogador alvo ganha bolas áreas e as passa para os meias ou os pontas para que façam a transição  e algumas vezes até saído do ataque para ajudar na construção  , também por que ele finaliza bem cruzamentos lançados pelos pontas e laterais .

Laterais apoiar como assim? 

Os laterais apoiar servem para defender , para ajudar na construção do time é para cruzar a bola na área em último caso .

Ufa acho que exagerei KKK .

 bom meu intuito com esse comentário e mostrar como eu montei meu esquema é também auxiliar quem está tentando montar o seu . E como diria Guilherme Arana  forte abraço .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      1
      Tópico destinado ao Campeonato Brasileiro de 2024.
       
      Abaixo os jogos da primeira rodada:

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
×
×
  • Criar Novo...