Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tite, Simeone, Mourinho, Allegri, Zidane... veja por que os técnicos se derretem por Casemiro


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto

Tite, Simeone, Mourinho, Allegri, Zidane... veja por que os técnicos se derretem por Casemiro

622_120e082f-4a95-39ef-9faa-1edf3f745495

Igor Resende, do ESPN.com.br

Praticamente nenhum torcedor do São Paulo chegou a lamentar quando Casemiro deixou o clube rumo à Europa. À época, era mais um dos bons negócios tricolores, se livrando de um jogador não tão bom assim em troca de uma quantidade de dinheiro relativamente alta.

E o começo dele na Europa também não fez nenhum são-paulino se arrepender, é verdade. ‘Esquecido' no Real Madrid B, ele mal tinha chances para entrar em campo.

Quatro anos depois, porém, essa história toda parece até surreal. E não há um torcedor do São Paulo que não gostaria de ter o mesmo Casemiro para comandar o meio de campo da equipe.

Hoje, o volante é, na verdade, sonho de consumo de praticamente todos os treinadores do mundo. Não por menos, ele já acumula elogios de vários nomes de peso.

E uma palavra é comum no discurso de todos eles: equilíbrio.

A começar, claro, pelos próprios comandantes: Zidane, no Real Madrid, e Tite, na seleção brasileira.

"O Casemiro dá equilíbrio ao time. É um jogador que equilibra sobretudo defensivamente. Sabemos também da importância que ele para o ataque, porque quanto estamos atacando é muito importante saber o que virá depois", disse Zidane em uma entrevista.

"Está claro que não há outro que jogue como Casemiro", lamentou em outra, quando o volante brasileiro estava machucado.

"O domínio que ele tem da posição no sistema é impressionante. A ocupação de espaço que ele tem e o nível de concentração são incríveis. Ele tem visão periférica até dentro do vestiário", brincou Tite, que chegou até a conversar com o próprio Zidane sobre o jogador antes de convocá-lo.

E, claro, Casemiro também já encantou quem passou pelo Real Madrid antes.

"Casemiro é um jogador do Real Madrid para o futuro", disse Ancelotti uma vez, explicando porque controlava os minutos dele em campo.

E vale lembrar: foi José Mourinho quem insistiu para que o clube o tirasse do São Paulo.

Hoje, praticamente todos os rivais merengues elogiam o volante. É o caso, por exemplo, de Massimo Allegri, técnico da Juventus e adversária deste sábado na Uefa Champions League. Ou de Diego Simeone e Luis Enrique, dos arquirrivais Atlético de Madri e Barcelona.

"Não é o jogador com mais técnica no Real Madrid, mas sua função é fundamental porque dá esse equilíbrio que nenhum outro consegue dar. Desde que ele virou titular, o Real mudou muito", disse Allegri.

"Para o equilíbrio do Real Madrid, ele é sem dúvida o jogador mais importante do time. A presença do Casemiro deu ao Real uma virtude para agrupar-se melhor e manter a força ofensiva", explicou Simeone nesta temporada.

"Casemiro reforça a defesa do Real Madrid, melhora a intensidade física, a pressão e o equilíbrio da equipe", completou Luis Enrique.

ESPN

PS: VÍDEOS DAS DECLARAÇÕES NO LINK DA FONTE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Que matéria bosta, só reproduziram o que os técnicos falaram. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão não é o que ele faz, é como ele faz. É fundamental mais por problemas de organização que Zidane não é capaz de resolver e nem é necessário, pois o elenco do Real nem precisa de um grande sistema pra fazer as coisas acontecerem, mas não é 100% insubstituível.

Aí entra toda a capacidade do Casemiro em apagar os fogos e corrigir as situações que surgem durante o jogo, o que nem sempre é garantia de sucesso por conta do perfil agressivo e pouco inteligente (contra o Barcelona isso ficou claro). Além disso ele possui problemas sérios na hora de produzir algo com a bola: https://streamable.com/85d1i

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UCL, jogo fodido pra caralho, CaseGOD vai lá e comete uma porra de um pênalti em cima do Robben, 1x0 Bayern.

Ai ele faz isso:

 

85% de passes certos, 5.1 desarmes e 3.3 interceptações na UCL. Estamos falando de um jogador que precisa carregar um meio campo que tem Kroos, Isco e Modric, três jogadores que só cercam e deixam buraco toda hora (e mais a frente tem Ronaldo e Benzema que fazem menos ainda). O cara tá na segunda final de UCL seguida sendo titular e ainda há quem não reconheça porque ele não sai dando drible por ai.

Não é à toa que o Allegri (finalista de UCL e rei no italiano) simplesmente matou o que significa o Casemiro pro Real: equilíbrio. Se hoje dá pra ter tantos jogadores que não são bons marcadores no meio campo do Real, se dá pra ter um Marcelo como ponta esquerda, é porque o Casemiro tá em campo.  Ele é a solução dos problemas que o Real vinha tendo.

Outra coisa é que o Casemiro tem duas funções e duas funções apenas: desarmar e manter a posse da bola. Qualquer coisa que ele faça acima disso os outros fazem melhor, mas ele é melhor que os outros nessas duas coisas e é por isso que o Zidane confia tanto nele. Não adianta cobrar do Ronaldo pra ele voltar pra marcar assim como não adianta cobrar o Casemiro pra dar passe de letra todo jogo. É irreal, estúpido e idiota, tu tá dirimindo a qualidade de um jogador ao invés de tirar dlee o que de melhor ele pode dar.

Tem um vídeo famoso bem bacana que mostra aqueles grandes CRACKS do futebol de todos os tempos dando bago na lua, errando passe de um metro, chutando a bola e errando ela... em vídeo é uma barbada. O dia em que um jogador de futebol não errar um passe num jogo eu me mato (já era pra ter me matado, Michel aqui do Grêmio não errou nenhum suiAFIUASFHSIAfhuASI).

Doa a quem doer, chore quem quiser chorar, mas o Casemiro hoje é volante top 3~5 no mundo. A galera simplesmente não consegue aceitar isso porque é o Casemiro. Tão acostumados a ver joagdor brasileiro dando drible e fazendo gol, mas a gente também tem volante de qualidade e ele por acaso é um dos melhores na função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Silveira. disse:

Doa a quem doer, chore quem quiser chorar, mas o Casemiro hoje é volante top 3~5 no mundo. A galera simplesmente não consegue aceitar isso porque é o Casemiro. Tão acostumados a ver joagdor brasileiro dando drible e fazendo gol, mas a gente também tem volante de qualidade e ele por acaso é um dos melhores na função.

Cara, eu acho que não é só isso. As pessoas guardaram muito na memória, aquele início onde ele era imaturo, marrento e se achava. Aí ficou essa antipatia gratuita que mesmo que ele driblasse como Garrincha, finalizasse como Pelé, passasse como Gérson e marcasse como Dunga iria continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Que matéria bosta mesmo, hahahahahaha. Mas valeu por ter aberto o debate.

 

5 horas atrás, Silveira. disse:

[...] Outra coisa é que o Casemiro tem duas funções e duas funções apenas: desarmar e manter a posse da bola. Qualquer coisa que ele faça acima disso os outros fazem melhor, mas ele é melhor que os outros nessas duas coisas e é por isso que o Zidane confia tanto nele. [...]

Cara, concordo muito com suas palavras, mas acho que tão pintando um cenário meio irreal sobre o Casemiro e o resto dos seus companheiros de posição. Do jeito que falam, parece que SÓ e SOMENTE SÓ o Casemiro faz essas duas funções com maestria NO MUNDO TODO, o que não é verdade pra mim (por isso pincei esse trecho do teu post).

Existem outros médio-volantes que sabem fazer a função do Casemiro tão bem quanto ele. A questão é o entorno. Por que o Casemiro é louvado hoje (com razão)? Porque joga no Real Madrid, um time ultra-mega-master-blaster ofensivo e que vinha pererecando pra se ajeitar defensivamente até o brasileiro se firmar ali na cabeça-de-área e resolver esse problema.

Por isso o Zidane ama o Casemiro, deve lhe tascar um beijo na boca em toda preleção. Por isso quando ele não joga, o Real sofre. É basicamente por aí. Óbvio que não tô tirando os méritos do cara, ele está numa fase MAGNÍFICA, dá pra chamar de auge. Mas o entorno o elevou também a essa condição.

Times como Chelsea, Juve, Atlético de Madrid, PSG, Bayern e etc etc, possuem outros tantos médio-volantes FODEROSÍSSIMOS, e que fazem esse famoso "equilíbrio" tão bem quanto o Casemiro. A questão é que são times diferentes, que não possuem um BBC pra ser equilibrado lá atrás.

 

2 horas atrás, Ichthus disse:

[...] As pessoas guardaram muito na memória, aquele início onde ele era imaturo, marrento e se achava. Aí ficou essa antipatia gratuita que mesmo que ele driblasse como Garrincha, (...)

Bixo, acho que mais do que essa antipatia, ficou o rótulo de "jogador brasileiro preguiçoso". Todo mundo viu que ele tinha talento aqui no Brasil, mas ninguém esperava que ele fosse chegar onde chegou justamente por não ver nele um espírito trabalhador. Lá ele cresceu demais nesse sentido, se matou literalmente em campo e agora "colhe os frutos".

Potencial é uma coisa que precisa de vários fatores pra ser explorado e atingido. Aqui no Brasil a gente não via todos esses fatores presentes no Casemiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Casemiro não precisa dar drible, nem dar passe de letra, nem nada. Só precisa ser um jogador mais inteligente e mais correto nas coisas que faz, nem que seja pra dar um passe de lado.

A única coisa que enxergam são os desarmes, mas há muito mais que isso e esse é o problema: https://streamable.com/ok486https://streamable.com/r2lbwhttps://streamable.com/ows9https://streamable.com/s7cnn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na seleção ele também já mostrou em alguns jogos que está em um nível formidável. Contra a Colômbia nas eliminatórias foi dominante e essa evolução dele após a ida para a Europa deu-se pela forma que ele resolver encarar as oportunidades que lhe apareceram. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 2017-6-2 at 18:51, renato. disse:

Casemiro não precisa dar drible, nem dar passe de letra, nem nada. Só precisa ser um jogador mais inteligente e mais correto nas coisas que faz, nem que seja pra dar um passe de lado.

A única coisa que enxergam são os desarmes, mas há muito mais que isso e esse é o problema: https://streamable.com/ok486https://streamable.com/r2lbwhttps://streamable.com/ows9https://streamable.com/s7cnn

Tinha que cornetar, né? Na hora que ele fez aquele gol, só consegui lembrar do Renato queimando a língua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique M. disse:

Tinha que cornetar, né? Na hora que ele fez aquele gol, só consegui lembrar do Renato queimando a língua.

Sim, o cara faz o gol, eu queimo minha língua e isso anula todas as dificuldades dele como jogador. Tá certo...

https://streamable.com/pj5jo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Henrique M. disse:

Tinha que cornetar, né? Na hora que ele fez aquele gol, só consegui lembrar do Renato queimando a língua.

Falou o Mr. Corneta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
3 horas atrás, Bigode. disse:

Falou o Mr. Corneta...

Eu corneto meu time e os jogadores dele, assim como o treinador, quando necessário. Não fico cornetando o time alheio. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 2017-6-4 at 09:16, renato. disse:

Sim, o cara faz o gol, eu queimo minha língua e isso anula todas as dificuldades dele como jogador. Tá certo...

https://streamable.com/pj5jo

É igual o meião do Roberto Carlos em 2006, alguém tem que levar a culpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esqueceram de falar aí do PRIMEIRO treinador a Apostar nele, na Europa...

...Lopetegui! LoOoL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...