Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Como usar um teto salarial?


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

plMpnDe.jpg

A parte financeira do Football Manager é muito importante e merece bastante atenção do treinador, seja a curto ou longo prazo dentro de uma carreira. A maneira mais fácil de se ganhar dinheiro é através do crescimento da equipe nas principais ligas ou então através da venda de jogadores em outros países. Mas você pode conseguir economizar muito dinheiro se conseguir utilizar uma estrutura salarial orgânica e funcional. Esse guia serve para ilustrar como criar e utilizar um teto salarial, apesar de não ser muito difícil de se utilizar, o grande problema reside em se comprometer com esse tipo de atitude. 

Como começar

Antes de mais nada, você precisa observar a estrutura contratual da sua equipe, descobrindo qual é o status que cada jogador tem dentro da sua equipe. Você irá computar todos os jogadores chaves, da equipe principal, de rotação e reservas. Idealmente, você terá que ter 23 jogadores nessa função, pois é uma maneira natural de se trabalhar o elenco e dar espaço para jovens jogadores da sua categoria de base no elenco principal. A distribuição deve ser mais ou menos assim:

  • Jogador-chave: 4 jogadores
  • Equipe Principal: 7 jogadores
  • Rotação e Reservas: 12 jogadores

Obviamente que isso é variável, mas a soma total deve ser do tamanho do seu elenco que esteja com esses status contratuais. E vale lembrar, quanto mais jogadores você tiver em um tipo de status contratual, menor será o salário máximo que um jogador com esse status poderá receber.

Além disso, você pode buscar entender um pouco mais do status contratual e como adereça-lo aos seus jogadores no artigo O status contratual e a harmonia do elenco.

Dividindo o elenco

Após descobrir como estão avaliados os jogadores do seu elenco, é hora de dividir o orçamento salarial. Como exemplo, iremos utilizar uma folha salarial de R$1.000.000, mas o que vier é a seguir é simplesmente ajustável para qualquer tipo de folha salarial que você tiver, já que o valor escolhido é arbitrário e neste caso, com fins explanatórios. Desse orçamento salarial, você irá dividir 90% entre os jogadores da equipe principal e 10% para os jogadores das equipes reservas e juniores. Sendo assim, você irá dedicar 90% do orçamento para o seu elenco principal. Do valor total, 30% devem ser assinalados para cada tipo de status contratual.

  • Jogador-chave: 30% do orçamento (nesse exemplo, 300 mil reais)
  • Equipe Principal: 30% do orçamento (nesse exemplo, 300 mil reais)
  • Rotação e Reserva: 30% do orçamento (nesse exemplo, 300 mil reais)
  • Jogadores jovens e da equipe reserva: 10% do orçamento (nesse exemplo, 100 mil reais)

Quanto que cada jogador pode ganhar?

Depois de dividirmos globalmente o nosso orçamento entre cada tipo de status contratual, agora é hora de avaliá-los individualmente. Ou seja, descobrir quanto eu posso oferecer para cada jogador. Para isso, você deve dividir o valor máximo de cada status contratual pelo número de jogador que você possui. Nesse exemplo, temos um elenco de 23 jogadores, portanto, você deve adaptar essa seção de acordo com o tamanho do seu elenco.

A fórmula é bem simples: Sálario Máximo = Orçamento Global do Status dividido pelo número de jogadores com cada status.

Sendo assim, nesse exemplo, cada tipo de jogador ganharia, no máximo, os seguintes valores:

  • Jogador-Chave: 300 mil reais/4 jogadores = 75 mil reais
  • Equipe Principal: 300 mil reais/7 jogadores = 42,8 mil reais
  • Rotação e Reserva: 300 mil reais/12 jogadores: 25 mil reais

Vale lembrar que reservamos 100 mil reais para os jogadores jovens e das equipes inferiores, e mesmo que você não gaste esse valor, é interessante deixá-lo como margem de reserva para o futuro.

Usando o teto salarial

Essa é a parte difícil, mesmo que seu orçamento salarial esteja dentro da margem, caso você opte por esse tipo de estratégia, você deve vender/dispensar qualquer jogador que ganha mais do que o limite máximo para cada status contratual ou rearranjar a estrutura do seu time. Se você tem 3 jogadores-chaves e 8 jogadores da equipe principal, mas tem apenas um ganhando acima do teto de Equipe Principal, simplesmente mude o status do jogador para Jogador-Chave e resolva o problema, mas se ocorrer excessos em todas as áreas, você vai ter que ser firme, mesmo que isso signifique perder um jogador que você não acha que pode ficar sem.

Ao final da temporada, você deve avaliar seus jogadores e ver quem jogou bem e quem jogou mal e esse é o momento de decidir o que fazer com cada um desses jogadores. Vai vender quem jogou mal? Vai dar aumento e mais espaço para quem jogou bem? Convencer um jogador que ele perdeu espaço e tem que reduzir o salário para continuar na equipe? As opções são variadas e devem se encaixar no seu planejamento para a equipe.

 Já dá para perceber que esse tipo de abordagem funciona de maneira meritocrática, já que quem vai bem ganha aumento e espaço e quem vai mal sai da equipe. E é óbvio que anualmente, você deve atualizar seu teto salarial de acordo com o novo orçamento salarial, ou seja, não é algo extremamente rígido que signifique que você irá passar 15 anos pagando o mesmo valor para os jogadores, é algo mutável e que se encaixará com a dimensão atual do seu time e com os seus planos para a temporada.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://fminside.net/guides/salary-cap/
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boas Henrique. Ótimo texto. Apenas uma dúvida: Sabe informar se o gasto com o staff entra no orçamento salarial da equipe?  Se entrar, a divisão 30% - 30% - 30% - 10%, deve ser feito retirando o valor gasto no staff. Correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
7 horas atrás, LANT1974 disse:

Boas Henrique. Ótimo texto. Apenas uma dúvida: Sabe informar se o gasto com o staff entra no orçamento salarial da equipe?  Se entrar, a divisão 30% - 30% - 30% - 10%, deve ser feito retirando o valor gasto no staff. Correto?

 

Nos FMs antigos entrava, nesse, é um gasto separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...