Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Guia: Como treinar times em divisões inferiores


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Ln3fNem.jpg

No ano passado, o membro @ggpofm disponibilizou um guia que explica o que é LLM (Lower League Management) e sempre foi uma vontade que tivéssemos um guia que reunisse dicas interessantes para quem está começando e versasse menos sobre a regra e funcionamento aos adeptos do LLM no FM e mais sobre como triunfar e evoluir como treinador no FM quando estamos saindo da nossa zona de conforto.

Você já treinou times nas divisões inferiores no FM? Não? Então você não sabe o que está perdendo, pois o LLM é um dos mais tradicionais e desafiadores modos de jogar. Treinar um time da elite inglesa, italiana, espanhola e alemã costuma ser sempre igual. Você inicia o jogo, compra (sempre os mesmos) jovens talentos, aperta espaço e em alguns anos está dominando a liga e levantando a taça da Champions League. Treinar times em divisões inferiores é um desafio completamente diferente.

Para os que se interessem em conhecer mais sobre como realmente jogar em LLM, recomendo o texto disponibilizado acima e também que acessem o http://lowerleaguemanager.com

Pense adiante e planeje diferentes cenários

O meio da temporada costuma ser o melhor indicador de como vai ser o final da temporada de uma equipe. Vai ser campeão? Ficar entre os primeiros colocados? Uma posição segura no meio da tabela? Ou a incerteza da luta contra o rebaixamento? Um turno costuma ser o suficiente para que tenhamos um panorama e se estamos dentro das expectativas do clube e as criadas por nós mesmo. Quando estamos na primeira divisão, é mais fácil planejar o futuro, pois existe apenas um. Queremos evoluir o time e ser campeão. Esse sentimento também é o mesmo para quem treina qualquer outro time, mas o cenário e patamar da equipe mudam de acordo com os feitos na temporada passada. Vou ser campeão? Vou subir? Vou ficar por aqui mais uma temporada? Vou cair e ser demitido? Num nível inferior, é possível passar por todas essas sensações ao longo de uma mesma temporada, então é importante olhar para o que você está fazendo e ver o máximo que você pode tirar e irá alcançar, para que você possa planejar a próxima temporada de acordo. Ninguém quer ficar com um time ruim ao subir nem perder os principais jogadores porque seu time não tem condições de arcar com o planejado anteriormente porque você vai ficar mais uma temporada naquela divisão.

Faça contratos curtos

Um jogador estelar na 6ª divisão inglesa pode não passar de um reserva útil na 5ª divisão inglesa e provavelmente você não vai querer ficar preso com um jogador ruim e inútil por mais que uma temporada. Contratos de 1 a 2 temporadas são os ideias para que você possa reformular sua equipe de acordo com a ascensão da mesma.

Ninguém é insubstituível

Você não terá Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e muito menos poderá se apoiar nas grandes joias que se escondem em cada edição do jogo. Portanto, todo e qualquer jogador é substituível. Portanto, não perca sua cabeça com jogadores que não querem renovar ou que estão infelizes no clube, você provavelmente encontrará alguém similar ou melhor e talvez até dê a sorte que ele custe muito menos que o outro jogador.

Use e abuse dos empréstimos

Contratar jogadores por empréstimo é uma excelente maneira de montar um elenco bom e barato, pois muitas vezes, as equipes aceitam emprestar jogadores sem que você tenha que honrar os salários do jogador.

Olhe mais para os atributos físicos e menos para os técnicos

Ter um jogador com um excelentes atributos físicos pode ser mais determinante para o seu sucesso do que aquele jogador técnico, mas que não aguenta fisicamente o que o nível de futebol impõe nessas divisões. Ter atacantes rápidos, zagueiros fortes e meias-centrais incansáveis podem fazer toda a diferença para o sucesso ou fracasso do seu clube.

Como exemplo, é possível ter um atacante que tenha 1 de finalização e ele simplesmente demolir todas as defesas adversárias porque ele pode correr mais que todo mundo em campo. Pense bem antes de trazer aquele "craque" para o jogo físico das divisões inferiores.

O jogador sem contrato é meu pastor e nada me faltará

O cenário financeiro nesse nível é totalmente diferente, portanto, evite buscar jogadores que vão custar dinheiro ao clube, mesmo que você tenha como arcar com isso, é melhor investir esse dinheiro e trazer jogadores sem contrato. É uma decisão que vai ajudar a manter seu time vivo no cenário financeiro em que vivem as divisões inferiores.

Ao invés de observar, contrate para uma semana de experiência

Uma opção interessante para avaliar jogadores é oferecer uma semana de experiência no clube, já que dependendo de como você joga, sua equipe não terá tempo ou olheiros para observar a quantidade de jogadores que você deseja. Sendo assim, você pode fazer dezenas de experiências e descobrir se um jogador é bom o suficiente para jogar seu time sem ter que perder tempo esperando que seu único olheiro dê conta da carga de trabalho.

Contrate jogadores versáteis

Sabe aquela máxima do futebol de que jogador versátil é aquele que não é bom em nenhuma das posições que joga? Nos níveis inferiores, essa pode ser a diferença entre ter um elenco adequado para uma temporada repleta de jogos ou ficar com o risco de ver seu time destruído por uma incrível sequência de lesões. Portanto, talvez seja melhor contratar um jogador um pouco pior mas que jogue em mais posições do que aquele 5 estrelas.

Capacidade ao invés de Potencial

Quando estamos treinando uma equipe pequena nos fundões da pirâmide do futebol, esqueça jovens promessas ou jogadores que possam se desenvolver no futuro, pois muito provavelmente, um grande jovem para aquela divisão, pode ser um lixo na divisão superior. Portanto, foque no presente e deixe para planejar o futuro quando você chegar à elite.

Esqueça suas categorias de base

Caso você não pretenda fazer um save que utilize apenas as categorias de base, minimize o máximo de dinheiro disponibilizado para as categorias de base. Dispense todos os jovens que não prestam e não contrate jogadores nas fornadas que não tenham capacidade de serem úteis no presente. O salário desses jogadores pode pagar 1 ou 2 outros jogadores para sua equipe principal e ajudar a manter seu clube financeiramente saudável.

A melhor defesa é o ataque

Com um nível técnico inferior, são esperados muitos erros por partida e isso favorece placares mais elásticos com ambas as equipes marcando gols. Portanto, foque seu time em aproveitar os erros do adversário ao invés de minimizar o seu, pois por mais que você tente, eles ainda vão continuar acontecendo. E como diria Zdenek Zeman: "Eu só preciso marcar mais que um gol que o adversário para ganhar uma partida".

Seja simples

Não invente táticas espelhadas no que os grandes clubes fazem ou no que deu certo para você em outras divisões. Nas divisões inferiores, a capacidade tática e a inteligência geral dos seus jogadores para o futebol é muito mais baixa. Então quanto mais simples for sua tática, melhor.

Fonte: http://fminside.net/guides/lower-league-management/
Texto traduzido e adaptado para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol por Henrique M.
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé destacou este tópico

jogadores sem contrato é o melhor q tem ne?! impressionante da mesma forma como os grandes(barcelona, real, bayern) geram craques na base igual agua, da mesma forma impressionante como eles dispensam eles, sempro fico de olho para contrata-los

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Muito Bom Guia, @Henrique M., achei muito útil, tô até aqui tentando reviver.

Mas não seria melhor colocar essa tópico na área "Jogadores & Staff"? É só uma sugestão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
  • Vice-Presidente
Em 05/12/2017 at 10:28, MitoMitológico disse:

Muito Bom Guia, @Henrique M., achei muito útil, tô até aqui tentando reviver.

Mas não seria melhor colocar essa tópico na área "Jogadores & Staff"? É só uma sugestão

Por que se isso é sobre times e não jogadores e staff?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique M. disse:

Por que se isso é sobre times e não jogadores e staff?

Putz foi Viagem minha, kkk realmente não faria nenhum sentido.

Mas a próposito, isso não tira o fato de que este Guia é muito bom e me ajudou muito e espero que ajude outros no fórum. Obrigado por disponibilizá-lo na Versão PT-BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano atrás...

Eu achei o guia muito bom, mas comecei um save com um clube criado, começando do zero lá no Acre e com um time que está em divisões inferiores... consegui ganhar o estadual e classifiquei pra copa do brasil mas não subi pra divisão regional :c
Como devo prosseguir??

ajudem pfv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
12 horas atrás, Wallefy disse:

Eu achei o guia muito bom, mas comecei um save com um clube criado, começando do zero lá no Acre e com um time que está em divisões inferiores... consegui ganhar o estadual e classifiquei pra copa do brasil mas não subi pra divisão regional :c
Como devo prosseguir??

ajudem pfv

Você está usando algum update?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2019 at 13:29, Henrique M. disse:

Você está usando algum update?

sim o do Brasil mundi up, o último que saiu pra fm17

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...