Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Bigode.

Brasileirão e divisões inferiores

Recommended Posts

Bigode.

Tópico oficial para todos aqueles que estão jogando no Brasil, seja na Série A ou nas divisões inferiores.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
(SPFC)Coach

Futebol arte, porra nenhuma de futebol moderno hahahahah

zxuwZl1.png

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Já cheguei a 2020 e continuo no comando do CRB. 

No início da temporada 2019, tudo dava certo, consegui o título alagoano e a copa do Nordeste (de forma dramática, tomei 5x2 no jogo de ida, mas em casa consegui ser campeão com um 4x1 tomando pressão no fim do jogo)

rBKMr3u.png

w95umes.png

Tive um desastre no meio da temporada em que o time desandou de vez no brasileirão e foi eliminado da Copa do Brasil pro fraco Vila Nova. 

i29AUU6.png

Porém, eis que surge uma Sulamericana pra motivar o time, e no brasileirão o time conseguiu reagir.

OcLofMm.png

No fim, conseguimos o caneco da sulamericana 

LfpkADz.png

E a difícil manutenção na série A

HUW5kyp.png

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Consegui fazer um bom caixa com transferências. Minha ideia é sempre essa: comprar barato ou de graça e revender mais caro.

Jk4z52B.png

Pra temporada 2020, ainda não consegui revender nenhum jogador. Tá difícil, ninguém quer comprar mesmo colocando valores por até metade do passe. Mas tudo bem, vou manter e tentar levantar a liberta (na temporada 2018, que disputei, fui o melhor time da fase de grupos e caí nas oitavas nos penaltis pra um time argentino, mesmo tendo sido muuuito superior nos dois jogos).

Jk4z52B.png

Compartilhar este post

Link para o post
Perissé

@(SPFC)Coach, esse Gilberto é o do SP? Se sim, como esse maluco foi parar na Fiorentina?

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
32 minutos atrás, Yan Perisse disse:

@(SPFC)Coach, esse Gilberto é o do SP? Se sim, como esse maluco foi parar na Fiorentina?

Não, é o Gilberto lateral, ex-Inter e Botafogo

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Juventus comprou um jogador meu da base e tinha cláusula de marcar amistoso. Marquei, sem grandes expectativas, e..

aBRGpot.png

HAHHAHAHAHHHA

SENSACIONAL! Renan Gorne marcando poker neles foi sem palavra. Só o FM pra me proporcionar isso haahah

Compartilhar este post

Link para o post
bstrelow

Eu acabei de terminar minha primeira temporada no Ypiranga-RS. Meu time começou com tudo no gauchão e na serie C,  mas em ambas competições foi perdendo o gás e acabei sendo eliminado no primeiro mata mata do estadual. E na serie C cheguei a ficar umas 6 partidas invicto, mas depois desandou a maionese e terminei a fase classificatória em 4°, sendo eliminado pelo Fortaleza já nas quartas de finais. 

E pra melhorar,  a direção diminui minha folha salarial em quase 100 mil reais pra segunda temporada. Entao meu time vai ser basicamente feito de jogadores emprestados e os que contratei antes da temporada acabar. 

Nos primeiros dois jogos da temporada tomei 4 do inter, sendo que com 15 minutos de partida ja estava 3x0, entao saí no lucro. E no segundo jogo empatei com o Brasil por 2x2, onde tomei o gol de empate aos 85 minutos. 

Agora é torcer pro time melhorar e se adaptar a nova forma de jogar que implantei nessa segunda temporada. 

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
41 minutos atrás, bstrelow disse:

Eu acabei de terminar minha primeira temporada no Ypiranga-RS. Meu time começou com tudo no gauchão e na serie C,  mas em ambas competições foi perdendo o gás e acabei sendo eliminado no primeiro mata mata do estadual. E na serie C cheguei a ficar umas 6 partidas invicto, mas depois desandou a maionese e terminei a fase classificatória em 4°, sendo eliminado pelo Fortaleza já nas quartas de finais. 

E pra melhorar,  a direção diminui minha folha salarial em quase 100 mil reais pra segunda temporada. Entao meu time vai ser basicamente feito de jogadores emprestados e os que contratei antes da temporada acabar. 

Nos primeiros dois jogos da temporada tomei 4 do inter, sendo que com 15 minutos de partida ja estava 3x0, entao saí no lucro. E no segundo jogo empatei com o Brasil por 2x2, onde tomei o gol de empate aos 85 minutos. 

Agora é torcer pro time melhorar e se adaptar a nova forma de jogar que implantei nessa segunda temporada. 

É o que mais ando sofrendo nesse FM: manter a regularidade. As vezes eu consigo uma sequência impressionante, fazendo resultados improváveis, aí do nada o time desaba e começa uma sequência rumo ao fundo do poço. Foi assim quando joguei na Premier League, ta sendo assim no brasileirão. Legal!

Compartilhar este post

Link para o post
Alex Zago
22 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Futebol arte, porra nenhuma de futebol moderno hahahahah

zxuwZl1.png

Que skin você usa? É as originais do FM essa?

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
1 hora atrás, Alex Zago disse:

Que skin você usa? É as originais do FM essa?

Não, CFM v0.3, tem no fmscout

Compartilhar este post

Link para o post
Tomoya

Segurei a vontade de bater na tela do computador

AfKwbY5.png

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
1 hora atrás, Tomoya disse:

Segurei a vontade de bater na tela do computador

AfKwbY5.png

Carai, se superou nessa

Compartilhar este post

Link para o post
Alex Zago
20 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Não, CFM v0.3, tem no fmscout

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Bigode.

Vocês repararam que a janela de transferências internacional, pra valer mesmo, abre só no dia 28/01, e não logo depois da virada do ano?

Reparei isso porque a janela teoricamente abriu no início do mês, mas eu não conseguia fazer proposta de empréstimo por nenhum jogador que atuasse fora do Brasil. Confirmei isso quando acertei em definitivo com Rodrigo Amaral (Nacional do Uruguai) e Harold Preciado (Deportivo Cali) e ambos só chegaram no dia 28/01, quando também comecei a conseguir fazer proposta de empréstimo por jogadores que atuassem fora do país.

O problema é: a inscrição pro Paulistão (comecei um save com o Palmeiras) ocorre ANTES dessa data, então nenhum desses jogadores poderá atuar no estadual e ficarão todos recebendo sem poder jogar.

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach
40 minutos atrás, Bigode. disse:

Vocês repararam que a janela de transferências internacional, pra valer mesmo, abre só no dia 28/01, e não logo depois da virada do ano?

Reparei isso porque a janela teoricamente abriu no início do mês, mas eu não conseguia fazer proposta de empréstimo por nenhum jogador que atuasse fora do Brasil. Confirmei isso quando acertei em definitivo com Rodrigo Amaral (Nacional do Uruguai) e Harold Preciado (Deportivo Cali) e ambos só chegaram no dia 28/01, quando também comecei a conseguir fazer proposta de empréstimo por jogadores que atuassem fora do país.

O problema é: a inscrição pro Paulistão (comecei um save com o Palmeiras) ocorre ANTES dessa data, então nenhum desses jogadores poderá atuar no estadual e ficarão todos recebendo sem poder jogar.

Sim, eu achei uma merda isso. Não sei se dá pra corrigir pelo editor, mas tá foda. 

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Terminei a temporada 2020. Foi uma temporada difícil, mas...

Contratações

Spoiler

3aML79j.png

Conquistamos o Campeonato Alagoano, como previsto no primeiro semestre. Como ganhamos a Sulamericana 2019, ganhamos o acesso à Libertadores, e a classificação pras oitavas acabou sendo mais difícil do que eu imaginava. Na penultima rodada da fase de grupos, estávamos em 3º e pegaríamos o então líder do grupo. Não deu outra: sapecamos por 3x0 no Rei Pelé lotado e nos classificamos:

Fase de grupos

Spoiler

d4UpSdy.png

Spoiler

4Hqe8t3.png

No mata-mata, sobramos contra o Arsenal de Sarandí. Ganhamos sem o adversário dar sequer um chute nos dois jogos. Contra o Santos, classificamos no sufoco nos gols fora. Contra a dupla Grenal, nas semis e final, conseguimos as vitórias improváveis perdendo em casa e devolvendo no Rio Grande do Sul. 

Assim, o CRB se torna campeão da Taça Libertadores 2020!!

No Brasileirão, paralelo à Libertadores, não tivemos a mesma sorte. Tivemos vários deslizes ao longo da campanha e no fim apenas administrei o condicionamento físico pra jogar o Mundial.

Spoiler

T5HfEuj.png

Chegamos ao Mundial com preocupação, já que não consegui liderar bem o vestiário e o time praticamente inteiro estava com a Moral ruim. Pegamos na semi-final o Tigres do México, time multimilionário (só o lateral-direito deles ganha 1 milhão por mês, o que era a soma inteira do salário do meu time titular). Jogamos bem, nas estatísticas fomos superiores, mas o goleiro deles fechou tudo e o meu aceitou tudo. Não deu outra, chocolate mexicano:

Spoiler

TKFuBF8.png

Como recompensa, eis que surge esse convite inesperado:

ZuSwrR2.png

Compartilhar este post

Link para o post
Tomoya

Nunca vi um jogador perder 3 pênaltis em um jogo LOL

yULKd81.png

Compartilhar este post

Link para o post
Filipezepp
33 minutos atrás, Tomoya disse:

Nunca vi um jogador perder 3 pênaltis em um jogo LOL

yULKd81.png

Palermo!

Compartilhar este post

Link para o post
bstrelow

Perdi meu save com o Ypiranga por causa do PC. Amanha vou começar de novo,  e dessa vez quero ver se consigo subir já na primeira temporada.

Edit: Depois de um começo desastroso no campeonato gaúcho(onde terminei em 7º), consegui eliminar o Coritiba na copa do brasil, ganhei em casa por 1x0 e fora empatei 1x1 com um jogador a menos. Nem acreditei, espetacular!

Editado por bstrelow

Compartilhar este post

Link para o post
Bega Gomes

Fala pessoal, blz?

Então, como havia comentado no "Como está o seu Jogo - Conte-nos" estou jogando um Save com o Salgueiro que se encontra bem interessante, principalmente, por conta dos novos desafios que ando enfrentando por lá.

Salgueiro Atlético Clube é uma equipe do interior de Pernambuco que traz o mesmo nome de sua cidade sede. Conhecido como o Carcará do Sertão, tendo o próprio Carcará como mascote, foi fundado em 23/03/1972, tornando-se profissional apenas em 2005. Entre suas conquistas de maior expressão estão: Vice-Campeão Pernambucano 2015, Campeão da Taça Miguel Arraes (1º Turno Pernambucano) 2014, 8º Lugar na Copa do Nordeste 2016 e 19º Lugar no Brasileiro Série B.

Um ponto de destaque nesse meu Save tem a ver com as contratações, pois, deixei-as 100% a cargo da minha equipe a partir da temporada 2018, se não me engano. Nunca tinha feito isso e achei legal jogar desta forma. Qd digo quase 100% é pq ainda deixei a palavra final sendo minha, temendo pelo gigantesco desequilíbrio nas contas.

Optei por começar a história com um técnico de nome Paulo Estévão Flores, 30 anos, brasileiro e sem nenhuma experiência profissional. Comecei o Save em 2016 e acabei de iniciar a Temporada 2021, ainda estando na época de Amistosos. Durante todo esse tempo, tentei sair do Salgueiro buscando uma vaga em equipes como Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, Flamengo e Atlético Paranaense. Em todas fui preterido em relação à técnicos como Dunga e Tite, por exemplo.

As imagens de atualização que postarei darão conta apenas até o início da Temporada 2020. Tenho algumas outras imagens que complementam esta temporada e vou trazê-las em um outro momento.

Não estava apostando muito no Save em seu início por isso não tenho muitas imagens detalhadas do que aconteceu na Temporada 2016, mas, tentarei mostrar a história de uma maneira compreensível.

trophy-icon.png Conquistas por Equipe

2016 - Vice-Campeão Pernambucano (Santa Cruz 3 x 1 Salgueiro), Fase de Grupos Copa do Nordeste e Acesso à Série B 2017

2017 - 3º Lugar no Campeonato Pernambucano e 10º Lugar na Série B

2018 - 5º Lugar no Campeonato Pernambucano, Campeão da Copa do Nordeste (Salgueiro 1(7) x 1(6) CRB), Acesso à Série A - 2º Lugar - e Acesso à Copa Sulamericana 2018

2019 - Campeão Pernambucano, 7º Lugar na Série A, Campeão da Copa Sulamericana (Salgueiro 4 x 3 Racing) e Acesso à Pré-Libertadores 2020

2020 - Vice-Campeão da Recopa Sulamericana (Grêmio 4 x 2 Salgueiro), Vice-Campeão Pernambucano (Sport 2(4) x 2(2) Salgueiro), Vice-Campeão da Libertadores (Boca Juniors f 3 x 3 Salgueiro), Bi-Campeão da Copa Sulamericana (Salgueiro 5 x 1 Independiente), 3º Lugar na Série A e Acesso à Libertadores 2021

medal-gold-3-icon.png Conquistas Individuais

2016 - Jogador do Ano (Everton Felipe), Jovem Jogador do Ano (Everton Felipe), Artilheiro da Série C (Anderson Lessa) e 3º Melhor Técnico Série C

2017

2018 - Jovem Jogador do Ano (Ralph) e Melhor Técnico Série B

2019 - Jovem Jogador Pernambuco (Jean Carlos), Artilheiro Pernambuco (Caio Dantas), Melhor Jogador Pernambuco (Jean Carlos), 3º Lugar Bola de Ouro (Caio Dantas), Melhor Técnico do Ano Série A e Artilheiro Copa Sulamericana (Caio Dantas).

2020 - Melhor Jogador Série A (Michel Ortega), Melhor Jogador Sulamericano (Michel Ortega), Bola de Ouro (Caio Dantas)

Além disso, Caio Dantas foi o jogador a marcar mais gols pelo Salgueiro em uma única Temporada (33 gols) e o jogador a marcar mais gols em um único jogo da Copa Sul-americana (4) e do Campeonato Pernambucano (5). João Paulo (CA) também marcou 05 gols em um único jogo, Salgueiro 7 x 4 Ponte Preta, pelo Brasileirão.

stadium-icon.png Melhorias Estruturais

2018 - Expansão do Estádio Cornélio de Barros: de 9.916 lugares para 14.916 lugares (+ 5000)

2019 - Expansão do Estádio Cornélio de Barros: de 14.916 lugares para 15.416 lugares (+ 500)

Partnership-icon.png Filiações

2018 - Fim da Filiação ao Náutico por conta do Acesso a Série A

2019 - Fim da Filiação ao Sport por conta do Aumento de Reputação do Clube

2020 - Início da Parceria com o Manchester City

Por enqt é isso. Se alguém quiser alguma imagem pode pedir. Acho que a partir de 2017 tenho imagem de todos os dados que postei. Acredito tb que entre amanhã e a próxima semana irei atualizando essa postagem com os links. Tentarei tb trazer um tópico referente às contratações em cada ano e ao balanço comercial. Lembrando que ainda faltam todos os dados de 2020.

Abs a todos.

Editado por Bega Gomes

Compartilhar este post

Link para o post
Perissé

@Bega Gomes, estádio pequeno pra vice-campeão da Libertadores, haha.

As finanças do clube estão bem? Está comparável com as dos grandes/medianos do Brasil?

Compartilhar este post

Link para o post
André Honorato
9 horas atrás, Yan Perisse disse:

As finanças do clube estão bem? Está comparável com as dos grandes/medianos do Brasil?

compartilho dessa situaçao, as finanças, como estao?

Compartilhar este post

Link para o post
Bega Gomes
11 horas atrás, Yan Perisse disse:

2 horas atrás, André Honorato disse:

compartilho dessa situaçao, as finanças, como estao?

Pois é @Yan Perisse e @André Honorato gostaria que fosse pelo menos como era qd treinava o Botafogo(PB), onde o estádio era pra 20.000 sentados.

As finanças não andam nada boas, muito tb por conta dessa baixa capacidade do estádio e dos contratos de patrocínio que pouco aumentam mesmo após os títulos continentais, porém, o principal fator do meu déficit (todo ano a Diretoria renova o empréstimo e nessa história já vamos devendo R$22Mi) são os salários. Deixei/Deixo isso a cargo da minha diretoria, daí os caras fazem contratos gigantescos pra segurar os melhores e mais promissores jogadores, o que sempre acaba com as finanças no final do ano após a distribuição dos prêmios.

Um exemplo de grandes contratos foi a renovação com o meu Ponta Direita Michel Ortega. Renovaram o contrato e aumentaram o salário dele de R$75mil pra R$320mil. Dierson, um dos meus melhores da temporada 19/20 MRB, teve o salários aumentado de R$15mil pra R$75mil.

No brasileirão de 2020, recebi mais de R$1Mi pelo 3º lugar só que paguei uns R$3Mi de bonificação ao elenco.

Desse jeito as contas não vão bater nunca. To tentando criar coragem pra voltar a negociar os contratos, porém, sei que qd voltar a fazer isso acredito que vá perder muitos jogadores importantes e, consequentemente, rendimento nas competições. Fora que é um saco vc ter de parar a jogatina pra renovar com um jogador e ainda ter que ver ele fazendo doce pra continuar na sua equipe.

Vli pelos comentários

Editado por Bega Gomes

Compartilhar este post

Link para o post
Bega Gomes

Continuando a atualizar o Save...

Transfer-icon.png Transferências (2016 - 2017 - 2018 - 2019 - 2020 - 2021)

user-arrow-right-icon.png Entradas

Até agora foram feitas 63 contratações desde a temporada 2016, sendo 22 por empréstimo e 41 compras, envolvendo jogadores titilares e juvenis (outro clubes). Dos 22 recebidos por empréstimo, 03 se tornaram jogadores efetivos (Alisson Mosquito[ATA] - RBB, João Paulo[ATA] - São Paulo e Gabriel Gasparatto[GOL] - Palmeiras).

A Compra mais cara fica por conta de Raul, Lateral Direito, vindo do Red Bull Brasil por R$1,8Mi. A segunda quantia mais alta foi paga pela repatriação de Bruno César, Ponta Esquerda, vindo do Sporting, por R$1,3Mi, ambos na temporada 2020.

user-arrow-left-icon.png Saídas

Nas saídas, realizamos 44 dispensas com 06 vendas e 38 liberações, envolvendo titulares e juvenis também. Fizemos 21 empréstimos, porém, não necessariamente de 21 jogadores diferentes, como é o caso de Robert que foi emprestado duas vezes nas temporadas 2018 (River-PI) e 2020 (ABC).

A venda mais lucrativa foi a de Felipe Alves, Goleiro, indo para o Liga de Quito por R$1,55Mi. A segunda mais foi de Formiga, Jovem Promessa, indo para o Flamengo por R$480mil, um na temporada 2020 e outro em 2018, respectivamente.

Por esses valores percebemos mais um fator de desequilíbrio em nossas contas: mais dinheiro envolvido nas compras do que nas vendas.

Editado por Bega Gomes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• _Matheus_
      Por _Matheus_
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.

Conteúdos da FManager TV estão neste post.
        ★ Requisitos do Sistema  ★
      FM 2018
      FM 2017 · FM 2016

Perguntas Frequentes
      Como comprar o FM 2018?  Como corrigir os nomes de times e ligas não-licenciadas?  Como corrigir os times brasileiros no FM 2018?  Corrigindo o nome de times e ligas não-licenciadas Desbloqueando as seleções alemã e japonesa  Erros comuns do FM 2018 e como corrigi-los       Onde instalar logos, kits, facepacks, skins e outros gráficos?  Primeiras Impressões & Reviews
      Novidades [FM 2018] FM 2017 Primeiras Impressões [FM 2018] FM 2017 FM 2016 Problemas e Dúvidas [FM 2018] Discussão Geral [FM 2018] Review: Tour pelo FM 2018 FM 2017  FM 2015 Informações sobre Patches
      FM 2018 18.0.1 [Beta] 18.1 | 18.1.2 | 18.1.3 18.2  FM 2017 17.1.0 | 17.0.2 [Beta] 17.2.0 | 17.2.1 17.3.0 FM 2016 16.2.0 16.3.0 16.3.2 Guias Gerais
      Adaptando o Moneyball para o FM [FM 2017] A MLS no FM [FM 2018] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015]  Botando os pingos nos IS: Passe [FM 2015]  Como jogar FM: um guia de 12 passos [FM 2014] Como melhorar no FM 2017? Dicas de Miles Jacobson [FM 2017] Como melhorar no FM 2017? Uma entrevista com o Analista de Futebol da SI [FM 2017] Como não se desmotivar com seu save? [FM 2016] Como superar a má fase? [FM 2018] Como ter saves de longa duração? [FM 2016] Como treinar equipes em divisões inferiores [FM 2017] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Como usar um teto salarial? [FM 2017] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015]  Construindo uma Liga Competitiva [FM 2016] Criando um legado: Um desenvolvimento a longo prazo [FM 2014] Dicas básicas de um novato para um novato [FM 2015] Dicas para dominar o jogo [FM 2018] Guia de Palestras [FM 2014] Guia financeiro para times pequenos [FM 2018] Guia para o Lower League Management (LLM) [FM 2016] O guia do FM 2018: 16 dicas essenciais [FM 2018] O que é LLM? (Lower League Management) [FM 2016] Sobrevivendo a sua primeira temporada em 12 passos [FM 2018] Uma Pré-Temporada Básica [FM 2016]  Treino individual, equipe e tático [FM 2016]  Guias Táticos
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Avaliando sua defesa [FM 2018] Como montar um esquema de gegenpressing no FM [FM 2016] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo [FM 2018] Estilo de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática [FM 2015] Guia teórico e prático sobre o Football Manager [FM 2014]  Jogadas de Bola Parada [FM 2016] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] Montagem de elenco através de atributos elementares [FM 2016][FManager TV] Montando uma tática através do elenco [FM 2016]  O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016]  O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] Parcerias de Ataque [FM 2014]  Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Guias de Jogadores/Staff
      7 dicas para não perder nenhum craque [FM 2018] A arte do retreinamento [FM 2018] A importância de apostar em jogadores locais em ligas menores [FM 2017] A pré-temporada como ferramenta de desenvolvimento de jovens [FM 2018] Aproveitando o máximo de suas substituições [FM 2017] Atributos-chave para cada função e tarefa [FM 2015] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com" em PT-BR  [FM 2015] Categorias de base: planejando o futuro [FM 2014] Como lidar com agentes? [FM 2017] Como manter seu elenco livre de lesões? [FM 2017] Como montar um time raçudo? [FM 2017] Como utilizar eficientemente um goleiro-líbero no FM? [FM 2018] Descobrindo suas fraquezas e construindo um time [FM 2018] Engenharia de Base: CA e PA no desenvolvimento de jogadores [FM 2017] Engenharia de Base: Como Lapidar Diamantes? [FM 2015] Engenharia de Base: Como Gerar Mais Craques? [FM 2015] Engenharia de Base: Determinação realmente importa? [FM 2016] Gerenciando os treinamentos [FM 2017]  Guia - Goleiros [FM 2016] Guia: Movimentos Preferidos do Jogador [FM 2018] Lidando com as Personalidades [FM 2014] Montagem do elenco através de atributos elementares [FM 2016] O aumento da importância da comissão técnica no FM [FM 2018] O que faz um goleador? [FM 2016] O staff perfeito [FM 2014] O status contratual e a harmonia do elenco [FM 2016] Prodígios: Ciência exata? [FM 2018] Psicologia: Como elevar e manter a moral do seu elenco? [FM 2017] Psicologia: Transformando jogadores inconsistentes em jogadores decisivos [FM 2015] Rotação do elenco através de estatísticas [FM 2018] Tutorial: parcerias de ataque [FM 2015] Guias Gráficos
      Skinning: o processo de criação e edição de skins Guia de personalização do jogo [FM 2014] Tutorial: criando kits [FM 2017] Tópicos Sugeridos
      10 desafios que você deveria encarar no FM 2016 [FM 2016] 8 times que você precisa treinar no FM 2016 [FM 2016] 7 dicas para aproveitar o máximo de FM quando você está sem tempo [FM 2017] Calendário das Fornadas de Jovens [FM 2017] Clube Tático Como instalar o FM em outra partição Como Usar Tal Jogador? FManager Simula: Campeonato Brasileiro 2017 - Série A, B e C [FM 2016] Manager em Tempo Real [FM 2016] Não delete seu save de FM! [FM 2018] Qual é o seu Elenco? Quais Jogadores Contam ou Não Contam como Comunitários? [FM 2016] Requisitos do Sistema [FM 2018] Um desafio, por favor [FM 2016] We are the Managers [VÍDEO] Facepacks
      Cut Out 9.0 [FM 2017] Panini Portrait 15 [FM 2018] FMSite 2.0 [FM 2016] Exclusive '10 [FM 2016] Scope [FM 2018] DF 11 [FM 2017] Carlo's Action [FM 2018] Logos
      CM'15 [FM 2015] Shiny'15 [FM 2015] Standard [FM 2018] TCM'18 [FM 2018] Blister'18 [FM 2018] Steel 18 [FM 2018] Metallic [FM 2017] Wizard's [FM 2017] Smooth'17 [FM 2017] ESS [FM 2017] Kits
      CPv' Kits [FM 2018] FB' Kits [FM 2018] SS' Kits [FM 2017] FC'12 Kits [FM 2018] FIFA 17 Kits Style [FM 2017] Outras Utilidades
      Audio Commentary [FM 2015] Debski's World Of Hairstyles (pacote de cabelos para newgens) [FM] Estádios e Faixas de Torcidas 3D [FM 2017] FMSite Stadiumpack 2.0 [FM 2015] NPT&C 2015 [FM2015] Pacotes de logos de TV [FM 2015] Trophies Megapack [FM 2016] Vallas Publicitarias 1.0 [FM 2015] Recomendação de Jogadores
      Goleiros - Zagueiros e Laterais - Meias - Atacantes - Newgens  - Quem Devo Contratar?
      Listas Preferenciais
      FManager Bom e Barato - Versão Beta 1.0 [FM 2016] Lista Golden Boy 2014 [FM 2015] Filtro para Staff [FM 2016] 50 Wonderkids para comprar no FM 2017 [FM 2017] Bons Jogadores para Times Brasileiros [FM 2016] Melhores Jogadores Livres [FM 2016] Jovens promessas - América do Sul [FM 2018] FManager Cast
      Podcast #1  
      Tópicos de FM's passados são válidos para versões posteriores.
      Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.

Obrigado.

• marciof89
      Por marciof89
      Eis que, enfim, criei coragem para postar uma história aqui no Profissão Manager. Frequento o fórum a muitos anos mas sou um completo bicho do mato, portanto interajo muito pouco, motivo pelo qual demorei a adentrar aqui. Agradeço desde já quem tiver interesse em seguir, e ouvirei todas as dicas que quiserem sugerir, sejam sobre organização, táticas, etc. Li as regras e as recomendações antes de começar, mas deslizes podem acontecer. Os gráficos foi eu mesmo quem fiz, não reparem! hahaha
      Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
      Eu tenho um carinho muito grande pelo Tupi, apesar de não ser mineiro. A torcida do Tupi, apesar de pequena como de praxe entre os times pequenos, é muito apaixonada. Não são muitos os times brasileiros sem muita relevância no cenário nacional que mantenham uma torcida apaixonada assim. E como sou da época do Elifoot 2 e 98, então sempre achei graça em pegar um time lá das divisões de baixo e levar até a glória.

O Tupi Futebol Clube é um clube da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e foi fundado no dia 26 de maio de 1912 por moradores ilustres da cidade. Durante os primeiros anos, era chamado de Tupy, já que muitos de seus fundadores eram dissidentes do Tupynambás (atualmente seu maior rival). É o maior clube da cidade, e tem como maior glória a conquista da Série D em 2011. A equipe manda seus jogos no estádio Radialista Mário Heleno (estádio da cidade), com capacidade para mais de 30 mil pessoas.
      Seu maior rival, como dito anteriormente, é o Tupynambás, time também de Juiz de Fora, com quem faz o clássico Tu-Tu. Durante um curto período de tempo na década de 90, ele se fundiu com o Tupynambás e o Sport (outro time da cidade) e formaram a Cooperativa Manchester de Futebol, inspirados no sucesso da fusão do Paraná Clube. Porém, resultados pífios e crises de ego fizeram com que a fusão não aguentasse, tendo disputado apenas 3 estaduais com o novo nome.
      O time carece de ídolos, e não revelou grandes jogadores para o futebol mundial. Apesar disso, dois nomes notáveis passaram pela equipe. Muller, campeão mundial pelo São Paulo, e Romário, que apesar de ter sido proibido pela FIFA de atuar pelo time por ter jogado por 2 equipes num período de um ano, chegou a treinar com o elenco e atraiu a atenção da mídia para o time.
      O mascote do time é o Galo-Carijó, em homenagem ao principal fundador da equipe, que tinha o apelido de carijó, e que inspira o nome da história.

Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Vou jogar esse save com o Brasil Mundi Up, pois apesar de muita gente falar que ele pode dar uns crashs, eu sempre usei ele (com uma quantidade bacana de ligas ativadas) sem ter problema algum, inclusive passando de 2030. Gosto da organização dele, além do acréscimo de outros níveis do brasileirão e disputas de taças que costumam ajudar até mesmo no teste de táticas e jogadores.
      • Início: 18/12/17
      • Ligas adicionais ativadas: Todas as sulamericanas, China, Alemanha, EUA, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Ucrânia. (todas elas apenas as primeiras divisões, apenas para deixar a Libertadores mais realística e as transferências também).

O save vai se basear no meu nome pessoal, mas com uma idade mais elevada que a minha, até para condizer com uma experiência razoável futebolística pré-vida de treinador.

Escolhi sugestões baseadas no nível do Tupi, pra não ficar roubado nem absurdamente difícil também pois não sou o Mourinho do FM haha.
      Gosto de fazer técnicos que são mais voltados para o conhecimento do elenco em si, deixando o grosso do desenvolvimento e contratação de jovens jogadores a cargo do auxiliar e diretor desportivo. Claro que estou sempre acompanhando e impedindo algumas burradas que eles costumam cometer, mas meu foco, ao menos inicial, é me dedicar ao elenco principal.
      E aqui um panorama inicial do time:

Não quero estabelecer objetivos ousados pois o intuito dessa primeira história é a diversão e o aprendizado. Defini a Copa do Brasil como objetivo principal pois quero que a equipe tenha ao menos uma grande glória nacional.
      • Subir a Série B
      • Subir a Série A
      • Conquistar ao menos um Campeonato Mineiro
      • Classificar o time para uma Libertadores
      • Manter o time estável na Série A
      • Ganhar a Copa do Brasil
      • Desenvolver a infraestrutura do time para, pelo menos, 3 estrelas
      • Melhorar as finanças do clube
      Objetivos complementares:
      • Ganhar a Série C
      • Ganhar a Série B
      • Ganhar a Série A
      • Ganhar a Libertadores
      • Ganhar o Mundial de Clubes

• Leonardo Moreno
      Por Leonardo Moreno
      O Ypiranga Futebol Clube foi fundado em 1924 por um grupo de entusiastas do futebol após uma confusão num jogo entre o Ítalo-Brasileiro (até então único clube da cidade de Erechim) e o Douradense. As cores verde e amarelo foram escolhidas devido à natureza patriótica dos fundadores.
      Desde sua criação, o Ypiranga atingiu diversas glórias municipais e até estaduais, mas nunca o título da elite do futebol gaúcho ou outro título de maior expressão. Os maiores orgulhos do Canarinho são sua fanática torcida e seu estádio, o Colosso da Lagoa, que em sua inauguração teve suas redes pela primeira vez balançadas por nada mais nada menos que o rei Pelé.

O save
      Database original Início: dezembro de 2015 Ligas ativadas: todas da América do Sul + México/EUA, Espanha, Portugal, Ucrânia e China O treinador

Treinador com a menor licença visto que licença de treinador é um pré-requisito da CBF atualmente.

Objetivos
      Ganhar um título estadual; Ganhar um título da elite nacional (copa do Brasil/Brasileirão Série A); Deixar o clube numa posição sustentável na elite (financeiramente estável e no mesmo nível das outras equipes); Se tornar lenda do clube. Para atingir esses objetivos, há os objetivos suplementares:
      Desenvolver infraestrutura do clube (no mínimo até 3 estrelas em ambos os níveis); Ativar time sub-20; Ativar time reserva/sub-23.  
      Histórico
      Sumário
    • Yagamiiori
      Por Yagamiiori
      São Paulo Futebol Clube
      A mais jovem agremiação dentre os grandes do futebol brasileiro, o São Paulo FC é o clube mais vencedor do Brasil!
      Fundado em 25 de janeiro de 1930 e marcado por histórias de superação, como a refundação do clube em 1935 ou os tempos difíceis da construção do Morumbi, o Tricolor Mais Querido do planeta é o único clube brasileiro a ter conquistado a América e o Mundo por três vezes. É ainda o único Tricampeão consecutivo do Campeonato Brasileiro e o primeiro a conquistá-lo por seis vezes. Tri-Hexacampeão Brasileiro.
      Dentro das quatro linhas, foi vestindo o Manto Tricolor que o goleiro Caxambu inventou a ponte, que Roberto Dias tornou-se o maior marcador de Pelé, que Raí e Telê comemoraram a vitória sobre o Barcelona, que Müller marcou o gol que fez o italiano Costacurta perder o rumo de Milão, que Rogério Ceni passou a ser o Maior Goleiro Artilheiro do Mundo, além de tantos outros grandes momentos da gloriosa trajetória são-paulina!
      Foi também defendendo as cores do São Paulo FC que o saltador Adhemar Ferreira da Silva chegou ao ouro olímpico e bateu duas vezes o recorde mundial do salto triplo, e que Éder Jofre, o Galo de Ouro dos 50 nocautes, surgiu para os ringues que um dia estariam a seus pés.
      Fora de campo, o Tricolor desafiou os críticos e a lógica e construiu o maior estádio particular do Brasil, o Estádio do Morumbi. Seguiu pioneiro em sua aposta na infraestrutura como pilar da excelência no esporte, erguendo ao longo do tempo seu Centro de Treinamento e o Centro de Formação de Atletas. O resultado? O mundo conheceu três vezes.
      Dono de um patrimônio invejável, detentor de títulos inalcançáveis para muitos e em movimento constante em busca da excelência, o Tricolor Paulista faz jus a seu hino: dentre os grandes, és o primeiro!

Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel
      Inaugurado pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa em 16 de julho de 2005 - ano de ouro do São Paulo FC neste século - o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel é mais uma iniciativa pioneira do Tricolor em sua constante busca pela excelência. Erguido em um amplo terreno de 220 mil metros quadrados, o centro é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento.
      Localizado em Cotia, a cerca de 30 quilômetros da capital paulista, o CFA conta com invejável estrutura esportiva, educacional e administrativa. As modernas instalações aproveitam a natureza e geografia do terreno, criando um ambiente altamente funcional e de extremo conforto e tranquilidade para os jovens que sonham em seguir carreira no esporte.

Excelência em estrutura
      Desde sua inauguração, o CFA Cotia passa por um permanente processo de melhorias, como uma das prioridades da gestão do Presidente Juvenal Juvêncio.
      Além da já reconhecida infraestrutura de bastidores, em 2011 foi inaugurado um estádio com capacidade para até 1.500 pessoas, para que o Tricolor tenha uma bela e confortável casa para os jogos de todas as categorias de base do clube. Ao lado, um amplo estacionamento para receber todos os visitantes, com entrada independente das demais áreas do complexo.
      Em 2012, foram abertas as portas também do novo alojamento do local, planejado nos melhores padrões hoteleiros para receber confortavelmente até 148 hóspedes. O CFA é, atualmente, um dos maiores pólos sul-americanos de intercâmbio esportivo, recebendo delegações de diversos esportes e de todas as regiões do planeta, que agora poderão ficar hospedadas no próprio Centro. Ambos os projetos foram viabilizados através da Lei de Incentivo ao Esporte.
      Também viabilizada com recursos da Lei, já está em funcionamento a mais nova unidade do Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, o REFFIS, internacionalmente reconhecido pelo atendimento a grandes nomes do esporte mundial. O novo espaço foi modernamente equipado através da parceria com a empresa Life Fitness, e conta com uma novidade, o chamado "caminho das águas", circuito aquático que trabalha a propriocepção. Além disso, uma piscina construída acima do nível do solo permite que os exercícios de fisioterapia sejam melhor acompanhados por janelas de vidro que permitem total observação da qualidade do movimento de cada atleta.

Celeiro de craques
      No CFA treinam as categorias infantil, juvenil e júnior do Tricolor. Todos os atletas da base são-paulina recebem acompanhamento não apenas esportivo mas também pedagógico, médico e odontológico. Além disso, o São Paulo FC mantém convênios com escolas da região, garantindo o acesso dos jovens à educação e acompanhando o desempenho escolar de cada atleta, que tem à sua disposição atendimento individualizado e aulas de reforço.
      Em menos de uma década de existência, o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel já revelou, entre outros, nomes como Breno, Hernanes, Jean e Lucas, a mais recente jóia do Tricolor. Acima de tudo, porém, o trabalho lá realizado pelo São Paulo FC contribui com a sociedade, formando com dignidade jovens cidadãos brasileiros.

- Ser o Maior Campeão Paulista | Atualmente é o Corinthians com 28 Títulos - Ser o Maior Campeão da Copa do Brasil | Atualmente são Cruzeiro e Grêmio com 5 Títulos - Ser o Maior Campeão Brasileiro | Atualmente é o Palmeiras com 8 Títulos - Ser o Maior Campeão da Sulamericana | Atualmente são Boca Juniors e Independiente com 2 Títulos - Ser o Maior Campeão da Libertadores | Atualmente é o Independiente com 7 Títulos - Ser o Maior Campeão Mundial | Atualmente é o Real Madrid com 6 Títulos

**No próximo tópico trarei uma pequena explicação sobre a forma como vou trazer o save pra vocês, filosofia, escolha do treinador e início da temporada.
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.

Obrigado.