Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Review Football Manager 2017 por FManager Brasil e FManager TV


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

VEpycsz.jpg

Review 1 - por @Bigode.

A nova versão do Football Manager chegou e como já ocorreu anteriormente, decidimos trazer essa análise com uma visão de tudo o que há de novo para este ano no simulador.

Logo de cara, já podemos perceber a primeira mudança: a partir de agora, temos a possibilidade de criar nosso perfil de treinador logo de prima, ao abrir o FM 2017 pela primeira vez, e não mais somente após a criação de um save. Além disso, a ferramenta de criação do perfil nos dá uma gama maior de possibilidades e, inclusive, podemos usar uma foto para moldar o rosto do treinador in-game mais de acordo com nosso rosto na vida real.

Antes da criação do perfil, porém, é necessário aceitar os termos de usuário final e definir o nível do sistema de dicas que aparecerão durante o jogo. Nada diferente do que já acontecia nas versões anteriores.

Criando uma Nova Carreira

Aqui chegamos a mais uma novidade. Antes era necessário primeiro criar o save, escolhendo a database, os países e as ligas desejadas para só então, com o jogo carregado, escolher um clube. Nesta nova versão já é possível decidir o clube num primeiro momento, antes de carregar o jogo. Além disso, é claro, há logo de cara a opção de iniciar como ‘treinador de clube’, ‘treinador de seleção’, ‘treinador de clube e seleção’ e ‘desempregado’.

Na criação do perfil agora é também possível selecionar o nível de responsabilidade que você tem – semelhante aos ajustes que eram feitos dentro do jogo na tela da comissão técnica. Você pode escolher ter mais ou menos responsabilidade em diversos assuntos relacionados ao Sumário, Contratação de Staff, Transferências e Contratos e Treinamento.

1.png

Já nas configurações avançadas, como podemos ver na imagem abaixo, temos uma tela muito semelhante a da criação de carreira da última versão do jogo. Uma diferença é que agora o jogo passa a te recomendar países a serem adicionados de acordo com o clube escolhido.

Para exemplificar, na imagem abaixo o clube escolhido foi o Palmeiras, que disputa a Série A do Brasileirão. O Football Manager recomenda a adição de nove países – dos quais adicionei seis – todos identificados por uma estrela. Como podemos observar, na terceira coluna, consta o motivo pelo qual aquele país é recomendado. Neste caso, temos grandes nações, como são os casos de Itália, Portugal e Espanha, e nações vizinhas (Argentina, Colômbia e Uruguai). A critério de comparação, adicionei o Chile – que não é recomendado – e além de não constar a estrela, a descrição é de que ‘o usuário adicionou’.

2.png

Após o jogo ter sido criado, há uma nova oportunidade de mexer no seu perfil de treinador, antes de poder salvar o save pela primeira vez e iniciar o mesmo de vez.

Interface

Da última versão para a atual, não tivemos grandes mudanças na interface do jogo. Basicamente ele segue com a mesma cara. A tela Início, por exemplo, é exatamente igual a do FM 2016.

3.png

Como anunciado, porém, logo em uma primeira vista já podemos observar mudanças na Caixa de Entrada. Agora, a notícia que fala sobre nossa escolha como treinador do clube, conta com a adição de uma pequena imagem que conta com nossa foto de perfil a frente de um background semelhante aquele de entrevistas pós-jogo da vida real.

4.png

Quem já é usuário do jogo há pelo menos uma versão, já está acostumado com aquelas primeiras mensagens típicas, como a reunião inicial com presidente e auxiliar técnico, a apresentação do clube e os relatórios de transferências e lesões. Porém, temos duas novidades aqui: nas duas imagens abaixo podemos observar (1) o relatório do auxiliar sobre a equipe, indicando pontos positivos e negativos...

5.png

...e (2) o que podemos traduzir como sumário inicial de conselhos, no qual seu auxiliar pode tanto te recomendar dar atenção as categorias de base – devido a boa estrutura de base – como jogadores interessantes para se observar, além das dicas já habituais das versões anteriores, como quem seria mais apropriado para cobranças de pênaltis e faltas, por exemplo.

6.png

Acredito que essas duas novidades são excelentes, pois recebemos as dicas que já recebíamos, mas de forma mais direta e detalhada. O mesmo ocorre na tela do Elenco, que praticamente não sofreu alterações, exceção feita a adição de um botão no canto superior direito que abre uma tela com alguns conselhos do auxiliar.

7.png

Este mesmo botão de conselhos se encontra no perfil dos jogadores, que segue exatamente igual ao da versão anterior. Se a tela de perfil segue a mesma, temos algumas mudanças em outros telas referentes aos jogadores.

A partir de agora, por exemplo, as posições nas quais o jogador pode atuar, bem como a proficiência de cada pé e as informações completas de seus movimentos preferidos passam a se encontrar em Desenvolvimento > Táticas. Com todas essas informações, há outra nova: a familiaridade do jogador com os diferentes esquemas táticos presentes no jogo.

Como anunciado, também é possível enviar jogadores mais experientes para cursos de treinamento antes mesmo deles encerrarem suas carreiras.

8.png

Táticas

A tela de táticas é basicamente a mesma, mas sofreu pequenas alterações sutis, especialmente o campo tático.

9.png

Treinamento

Aqui também não temos mudanças. Todas as telas relacionadas ao treinamento – coletivo, individual e treinadores – são estritamente as mesmas. Aqui cabe uma crítica, pois um jogo que tem como objetivo simular da melhor maneira possível a vida real, manter a tela de treinamento igual nas últimas versões não é admissível. Essa é, certamente, uma das principais partes do jogo e da simulação por si e deveria receber um pouco mais de atenção em seu trato.

Searching & Scouting

A tela de pesquisa de jogadores é outra que não sofreu alterações e segue nos mesmos moldes que já conhecemos, apesar de conter alguns novos filtros de pesquisa.

10.png

Mais recursos

A match engine do jogo recebeu ajustes finos, como é habitual. No 3D a única mudança visível logo de cara é a forma como são apresentados os nomes dos jogadores, assim como a barra física, que deixa de ser... uma barra.

Também é possível observar o uso do spray nas cobranças de falta, como havia sido anunciado. Embora não faça diferença nenhuma no jogo, é interessante pois dá mais realismo ao jogo, visto que este é um artifício que existe e é utilizado na vida real.

11.png

Voltando a falar da Caixa de Entrada, não podemos deixar de citar as novidades que deixam o jogo ainda mais direto e intuitivo, reunindo todas as informações em um único lugar, como é o caso da nova análise pós-jogo, totalmente entregue na própria caixa de entrada, sem necessidade de sair da mesma para uma outra tela, tendo que voltar depois e eventualmente ir para uma terceira tela para ter mais informações. Agora tudo está concentrado no mesmo lugar, dividido em algumas abas, e com tudo o que é necessário saber inserido de maneira de fácil entendimento.

12.png

Outra novidade interessante é na hora de contratar um jogador. Agora, após o clube aceitar sua proposta pelo jogador, você pode fazer promessas que facilitem com que o jogador decida conversar e fechar contrato com seu time. Dentre as opções de promessas estão transformar o jogador em capitão ou batedor de falta, garantir um bom aumento salarial, promover melhoras no clube ou os objetivos da equipe para a liga na temporada ou a longo prazo.

Conclusões

Apesar das diversas críticas antes do lançamento da versão beta, especialmente pela falta de informações por parte da SI, e também das críticas após o lançamento, a verdade é que esse versão é melhor que a anterior.

Não existem grandes mudanças na interface de forma geral, mas o jogo passou a ser mais direto e as informações passaram a ser mais concentradas em um só lugar, o que facilita a vida tanto dos novos jogadores como daquelas já mais experientes. Além disso, a match engine e o motor 3D receberam melhorias e ajustes necessários principalmente após as diversas reclamações por parte da comunidade no FM 2016.

Em contrapartida, os desenvolvedores do jogo parecem ter parado no tempo em algumas questões essenciais quando se pensa num simulador que tem como objetivo trazer uma experiência real. A falta de qualquer novidade quanto aos treinamentos talvez seja o ponto mais grave e é angustiante ver o descaso nessa área.

Resultado final: 8/10; o jogo é melhor do que pesadas críticas da comunidade fazem parecer ser, e consegue simular bem os aspectos da vida real, mas ainda precisa dar alguns passos a frente se quiser ser perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

VEpycsz.jpg

Review 2 - por @Leho.

Salve, salve comunidade FManager. Sou o Leho, integrante desta comunidade já há algum tempinho e venho trazer minhas primeiras impressões sobre esse novo FM 2017, que acaba de ser lançado.

Não diria a vocês que será propriamente uma review ou análise do jogo, visto que ainda não explorei-o profundamente mas, acredito que minhas impressões somadas com as de meus colegas (também publicadas aqui!), mais detalhadas e apresentando melhor as novidades da versão, poderão servir muito bem pra quem ainda está indeciso quanto a comprar ou não o jogo.

Interface

Bom, se formos levar em consideração a versão passada, nesse quesito o FM 2017 ficou mais bonito, intuitivo e direto. E digo isso logo de cara na escolha das skins: estão bem mais trabalhadas, em 3 versões que realmente vão agradar a gregos e troianos. A melhor pra mim é justamente a default, que combina tons de verde água, o branco e o preto. As outras são pra quem gosta de skin mais escura ou, mais clara.

Ainda falando sobre as skins, é notório que a SI olha pra sua comunidade: várias informações na tela do jogador por exemplo, que nas versões anteriores só eram possíveis em skins alternativas (feitas pelos usuários), agora estão incluídas nas skins originais do jogo. Entre outras “coisinhas”, que a SI trouxe das ideias das skins produzidas pelos seus fãs.

Agora, dentro dessa interface, acho que o carro-chefe das mudanças é a famosa “Caixa de Entrada”: extremamente direta e intuitiva. Relatórios, negociações de transferências, de renovação de contrato, enfim, tudo é feito dentro da própria mensagem. Claro, isso nos poupa alguns vários cliques e mudanças de tela, o que é ótimo.

Pra pinçar a melhor tela dessas novas dentro da Caixa de Entrada como um exemplo pra vocês, eu ficaria com o sumário de conselhos: um compilado de dicas envolvendo quase todas as áreas do clube, feitas pelo profissional que você quiser (geralmente é recomendado deixar isso nas mãos de seu Adjunto). Ali você pode ficar bem informado sobre jogadores a serem contratados, estratégias táticas a serem alteradas pro próximo jogo, renovação de contrato daquela promessa, elogiar aquele jogador em boa fase e etc, etc. A poucos cliques de sua mão. Simples e prático.

Outra bela mudança na interface foi na aba do relatório da Equipe: ali, dentro da sub-aba “profundidade do plantel”, o manager terá uma noção visual muito bacana e bem feita sobre as qualidades e deficiências de seu elenco. Essas informações já existiam, mas com essa nova interface tudo ficou visualmente mais “digerível” pelo seu cérebro.

Além disso, um ícone presente em várias abas também é digno de nota: os conselhos do adjunto. Na tela do plantel, no canto superior direito ele estará presente, e quando clicado te mostrará os conselhos naquele momento para seu elenco. Se estiver na tela do jogador, os conselhos serão sobre aquele sujeito especificamente, e por aí vai. Outra forma de deixar a sua navegação mais intuitiva e direta, sem ter que clicar diversas vezes pra concluir uma tarefa. Quando não houver nenhum conselho a ser dado, o ícone estará lá mas não vai abrir tela alguma quando clicado.

Campos 3D, 2D e 2D clássico

Vou ser breve aqui, até porque não largo o 2D clássico por nada haha! O 3D realmente está mais bonito, e adicionaram alguns elementos que ampliam nossa sensação de estar no ambiente de um jogo de futebol real. Câmeras novas foram adicionadas, pra te dar ainda mais opções de visualização.

O 2D tá incrementado também, mas nada tão digno de nota. E o 2D clássico continua praticamente a mesma coisa, mas ainda assim é meu preferido. Acho que suavizaram um pouco a fonte dos números das bolachinhas, tá mais fácil de visualizar.

Painel Tático e de Treinamento

Bom, aqui poucas mudanças. Os retângulos continuam os mesmos, horríveis na minha opinião, mas coisa que já me acostumei.

Uma novidade bacana é a possibilidade de visualização da familiariadade tática dos jogadores escalados no campo tático. Lá no canto superior esquerdo da “prancheta” existem 3 ícones: o da esquerda relacionado a função e tarefa do jogador, o do meio sobre a forma recente e o da direita sobre a familiaridade tática. Selecionando o da direita você terá uma noção visual de como seus jogadores titulares estão já ambientados com a sua estratégia de jogo.

Quanto aos treinos, nada mudou. Visualmente tá um pouco mais clara as informações na tela geral dos treinos, mas é coisa bem sutil mesmo.

Relação com a Comissão Técnica

Bom, se o carro-chefe da interface foi a “Caixa de Entrada”, pela forma intuitiva e direta com que você navega pelas telas, na questão da interação do manager com o jogo propriamente, minha impressão é de que o STAFF é o carro-chefe nas novidades: muita informação direta à você, vinda de Adjunto, de Olheiro e... de um Analista de Dados!

Tudo isso acontece, claro, via Caixa de Entrada (ela tá demais, tô falando rs rs!), mas o mais bacana é que esses profissionais agora te instruem de forma mais prática, onde você realmente sente que pode usar aqueles conselhos no time, na tática, no gerenciamento dos jogadores e etc, etc. Principalmente o Adjunto, que organiza os vários conselhos e te entrega de bandeja naquele sumário de conselhos dentro de uma tela só.

O analista de dados por si só já é uma novidade, pois nunca esteve presente nas versões anteriores, mas sua contribuição caminha nesse mesmo sentido: te ajudar a decidir estratégias pra vencer, ou pra enfrentar aquele desafio difícil do próximo jogo. No caso do analista, ele te entrega um relatório pós-partida com pontos específicos do time: mapa de calor, posse de bola, a linha de passe mais usada (qual jogador tocou pra determinado jogador por mais vezes) e o seu jogador que mais errou. Ou seja, dá pra ir notando pontos fortes, pontos fracos e a partir daí mudar (ou não!) sua estratégia.

“Match Engine”

A polêmica “match engine”, haha. Como eu disse lá no início da coluna, ainda não me aprofundei inteiramente no jogo, por isso nesse tópico não poderei dar tantos detalhes quanto eu gostaria sobre o funcionamento dos jogos. Mas o farei, a medida do que eu conseguir passar pra vocês.

De interessante dá pra citar a melhora do sistema defensivo: zagueiros e volantes realmente marcando firme e ganhando bem os duelos aéreos; a cobertura também tá sendo feita, sem maiores erros grosseiros.

Ainda de interessante deu pra notar as jogadas trabalhadas: agora o time realmente circula mais a bola (se assim for instruído pelo manager, óbvio) antes de concluir em gol, procurando as melhores opções. Não é sempre, mas deu pra notar uma predisposição maior do time a fazer isso.

De negativo: os goleiros ainda continuam com algumas falhas. Tempo de bola, reposição no pé do adversário, foram alguns erros que pude notar. Não sei se era problema do meu próprio arqueiro, mas enfim.

Os cruzamentos. Aaaaah, os cruzamentos! Diminuíram? Sim, consideravelmente, mas ainda é uma “saída de escape” da IA pra concluir em gol. E tem hora que irrita, principalmente quando dá pra passar pro jogador mais próximo melhor colocado ao invés de mandar pra área onde os zagueiros já estão postados, babando pra rifar a gorducha pra frente.

Conclusão

Este FM 2017 é um jogo mais bonito e intuitivo que seu antecessor, trazendo melhorias na interação do manager com o jogo (informações) e com seus comandados (STAFF principalmente).

Por outro lado, só deixar o jogo bonito não resolve determinados pontos que ainda precisam de cuidado, como a questão dos treinamentos e da interação do manager com seus jogadores, que ainda rende uma dorzinha de cabeça em palestras pré e pós jogo.

Nota: 8/10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. pinned e featured this tópico

Excelente trabalho do fórum! Parabéns a todos os envolvidos.

São por estas ações que não largo mão de abrir este fórum pelo menos uma vez ao dia. Sensacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ unfeatured this tópico
20 horas atrás, El Piratz disse:

Excelente trabalho do fórum! Parabéns a todos os envolvidos.

São por estas ações que não largo mão de abrir este fórum pelo menos uma vez ao dia. Sensacional.

Toma, inteirei sua centésima verdinha!

16 horas atrás, William Miller disse:

Realmente o jogo está lindo, da até vontade de comprar o jogo.

Tá lindão mesmo, espero que não avacalhem com algum patch.

Pulei o 16 e não senti falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns aos envolvidos na análise do jogo. Estou jogando e está muito bom, principalmente o 3D. Gols de tabela, cabeça, passes em profundidade e de cruzamentos também, mas nem tanto quanto no 2016. Faço minhas as palavras do Henrique: Se a SI não estragar com algum update... vale a pena comprar o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2016 at 08:18, _Matheus_ disse:

Toma, inteirei sua centésima verdinha!

Preza!

"Gostaria de agradecer a Deus por mais esta vitória, mas o mais importante são os 3 pontos" Jogador Brasileiro Pós-Moderno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela falta de aprimoramentos significativos na parte tática, treinos e ME eu achei 8 um exagero, mas enfim... Parabéns pela iniciativa do review.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. unpinned this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • Matheussilva282
      Por Matheussilva282
      Estou DESESPERADO!!! tinha um save que estava em 2027, e sem querer, salvei um novo sobre ele no FM móbile, o que faço??? Tem como recuperar?
×
×
  • Criar Novo...