Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

@hiroshitk deixe as táticas sendo treinadas em simultâneo e posta essa sua tática defensiva, ontem vimos algumas inconsistências aqui sobre as táticas do @hcosimo que ainda não nos contou se as mudanças sugeridas funcionaram. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra dar uma movimentada no tópico vou postar a minha tatica atual. A proposta é jogar pra frente, pressionando e mantendo a bola no nosso pé. 

A tática é essa:

Spoiler

20161229131742_1.jpg

 

20161229131753_1.jpg

 Uma observação em relação aos pontas é que tenho um jogador para a função de ponta e um para a de segundo atacante de ambos os lados. E o lado que joga o segundo atacante eu sempre ponho o lateral na função de ala-atacar. Assim provocando a sobreposição natural, sem ter que usar a instrução na tática.

Edit: Alguns jogadores tem instruções individuais, e uso algumas instruções de marcação ao adversário, se alguém quiser saber é só avisar. 

Jogos do começo da temporada:

Spoiler

20161229131806_1.jpg

Como da pra perceber acabei perdendo um jogo apenas por enquanto, o time do Caxias se fechou jogando com 3 zagueiros, dois volantes e mais os alas e não consegui mudar o time de forma eficiente para ganhar. Também contei com uma atuação nota 5,9 do meu zagueirão que cometeu pênalti e tomou uma bola nas costas no segundo gol deles.

De forma geral a tática tem cumprido bem o que eu quero, estamos dominando os jogos e colocando o adversário no campo defensivo.

 

Estou aberto a sugestões e críticas. 

Editado por bstrelow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, hiroshitk disse:

Tenho tido dificuldade nos jogos fora de casa, parece que a minha tática só funciona em casa. Jogo num 4-4-2..

Em casa começo em controlar e aumento para sobrecarga na maioria das vezes.

Fora, já tentei contra-atacar, contenção, normal.. e parece não ter a mesma efetividade.

Afinal, fora de casa vale a pena jogar com um 1º volante?

 

Brother... Eu também estava tendo dificuldades em jogar fora de casa, pra resolver esse problema, eu fiz o seguinte:

Treino de preparação pro jogo: Posicionamento defensivo
Instruções: Manter a posse de bola e marcar mais em cima

Desse jeito, realmente, vai cansar o seu time, mas não deixará com que seu adversário tenha liberdade criativa do meio pra frente... Vão chegar praticamente em jogada individual pelas laterais ou em chutão da zaga. Ando jogando assim, e ando tendo ótimos resultados fora de casa, sempre empatando ou ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bstrelow disse:

Pra dar uma movimentada no tópico vou postar a minha tatica atual. A proposta é jogar pra frente, pressionando e mantendo a bola no nosso pé. 

A tática é essa:

  Ocultar conteúdo

20161229131742_1.jpg

 

20161229131753_1.jpg

 Uma observação em relação aos pontas é que tenho um jogador para a função de ponta e um para a de segundo atacante de ambos os lados. E o lado que joga o segundo atacante eu sempre ponho o lateral na função de ala-atacar. Assim provocando a sobreposição natural, sem ter que usar a instrução na tática.

Edit: Alguns jogadores tem instruções individuais, e uso algumas instruções de marcação ao adversário, se alguém quiser saber é só avisar. 

Jogos do começo da temporada:

  Ocultar conteúdo

20161229131806_1.jpg

Como da pra perceber acabei perdendo um jogo apenas por enquanto, o time do Caxias se fechou jogando com 3 zagueiros, dois volantes e mais os alas e não consegui mudar o time de forma eficiente para ganhar. Também contei com uma atuação nota 5,9 do meu zagueirão que cometeu pênalti e tomou uma bola nas costas no segundo gol deles.

De forma geral a tática tem cumprido bem o que eu quero, estamos dominando os jogos e colocando o adversário no campo defensivo.

 

Estou aberto a sugestões e críticas. 

Acho que com uma derrota pra retrancona é difícil opinar.

O que dá pra dizer é que com certeza 3 zagueiros pra um atacante, 2 alas pra 2 pontas (ao subirem os alas, pontas e atacante continuam marcados pelos 3 zag) e ainda 2 volantes barrando os 2 MC's... realmente dá pra imaginar que não seria boa coisa. A minha primeira estratégia seria recuar meu time, dar mais espaço, dar confiança para subirem e aí voltar a pressionar. Outra seria reduzir ainda mais o ritmo (por teste), reduzir a defesa (pra evitar tomar nas costas no contra ataque), reduzir a pressão (dar mais espaço para terem a bola e se soltarem da retranca), ser mais expressivo (se tiver qualidade, senão deixar na mão dos MC's pra criarem mais passes de risco). Seriam testes pra tentar, não tenho conhecimento pra dizer que daria certo.

Eu jogo com a mesma formação, mas seguindo uma proposta um pouco diferente. Estou com o Reading (2J/2V) e ainda tenho muito chão pela frente, o que pega é que meu time é pouco técnico e mais truncador em relação à Sky Bet Championship. Portanto não sigo uma proposta tão ousada de dominar, vou começar com o que dá pra fazer: vencer adaptando às circunstâncias. Tenho laterais com cruzamento ruim, então a criação fica por conta dos pontas, com alguma participação de um dos MCs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Matheus_ A única diferença na tática entre nossos times é que eu acabo colocando um Ponta com a função de Ponta - Atacar e o outro Ponta com a função de Armador Avançado - Apoiar... Do lado desse Armador Avançado na Ponta, eu deixo meu lateral com a função Atacar, assim, ele tem uma avenida toda hora pra jogar! 

Também optei por deixar um Meio Campo Recuperador de Bolas - Apoiar de Meia Central junto com um Armador Avançado - Atacar, deixando como Volante/Armador Recuado o jogador mais de trás da Meia Cancha. 

Só não consigo fazer meu atacante ter maior aproveitamento... Tô com o Pressiado (acabei de contrata-lo) e mais 3 atacantes com um bom nível, mas não faço eles renderem no Brasileirão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, hendrik disse:

@_Matheus_ A única diferença na tática entre nossos times é que eu acabo colocando um Ponta com a função de Ponta - Atacar e o outro Ponta com a função de Armador Avançado - Apoiar... Do lado desse Armador Avançado na Ponta, eu deixo meu lateral com a função Atacar, assim, ele tem uma avenida toda hora pra jogar! 

Também optei por deixar um Meio Campo Recuperador de Bolas - Apoiar de Meia Central junto com um Armador Avançado - Atacar, deixando como Volante/Armador Recuado o jogador mais de trás da Meia Cancha. 

Só não consigo fazer meu atacante ter maior aproveitamento... Tô com o Pressiado (acabei de contrata-lo) e mais 3 atacantes com um bom nível, mas não faço eles renderem no Brasileirão!

Creio que você tenha tido a intenção de comentar sobre a tática do @bstrelow, não? haha =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, hendrik disse:

@_Matheus_ Também HAHAHAHA... Mas te mencionei na expectativa que você pudesse me dar um help pra que meus atacantes rendam um pouco mais nessa tática

Ah tá! haha, mas já vou logo avisando que sou dos mais noobs aqui do tópico. =D

Sempre que puder, poste a screenshot, fica mais fácil visualizar. Você falou de todos na tática, mas não falou muito do seu atacante, nem das características dele.

A minha por hora está assim:

Spoiler

 

2Juhn61.jpg

GGqMhEJ.jpg

 

Rendeu defensivamente e ofensivamente até agora. Ainda em fase de testes já que certamente terei algumas peças com habilidades diferentes para usar como atacante.

A formação é a do terceiro time que vou testar. Vamos ver o que vai render. Esse Mendes é um target man com boa velocidade, achei meus atacantes ok, mas o adjunto disse que seria preciso reforçar e o agente do Bilbao pediu reforços para o meio, coisa que eu já estava olhando, já que tenho jogadores versáteis mas que não dão a profundidade suficiente para o meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Matheus_ bem pensado sobra se livrar da retranca, na hora nem me passou pela cabeça, só tentei alargar o time,  aumentei a distância do passe e tirei a instrução de levar a bola até a área. 

Em relação a sua tática, não acontece do construtor de jogo e o falso nove ocuparem a mesma área do campo? Já vi alguns users falando que usar os dois juntos meio que cria um conflito. 

E os pontas com função de ponta ocupam bem o espaço deixado pelo seu avante? Já testou usar um deles cortando pra dentro,  aqui comigo tem dado bastante certo. 

Ainda sobre o os pontas, não aconte dos laterais adversários passarem livres pelo fato dos seus pontas estarem com a função de ataque e os laterais apoiando? Ou você coloca marcações individuais? Eu ja tentei jogar com eles na função de ataque e nao deu certo por muito tempo,  pq depois a CPU jogava muito com o lateral do lado do meu ponta-atacar. 

 

@hendrik posta uma screen da sua tática aí. Ou fala mais de como está usando seu atacante. 

Editado por bstrelow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, bstrelow disse:

@_Matheus_ bem pensado sobra se livrar da retranca, na hora nem me passou pela cabeça, (1) só tentei alargar o time,  aumentei a distância do passe e tirei a instrução de levar a bola até a área. 

Em relação a sua tática, (2) não acontece do construtor de jogo e o falso nove ocuparem a mesma área do campo? Já vi alguns users falando que usar os dois juntos meio que cria um conflito. 

E os (3) pontas com função de ponta ocupam bem o espaço deixado pelo seu avante? Já testou (4) usar um deles cortando pra dentro,  aqui comigo tem dado bastante certo. 

Ainda sobre o os pontas, (5) não aconte dos laterais adversários passarem livres pelo fato dos seus pontas estarem com a função de ataque e os laterais apoiando? Ou você coloca marcações individuais? Eu ja tentei jogar com eles na função de ataque e nao deu certo por muito tempo,  pq depois a CPU jogava muito com o lateral do lado do meu ponta-atacar. 

Ainda não tenho um espaço amostral suficiente grande para dar algumas respostas.

(1) Sobre alargar o time, tenha em mente que você tem que recuar a defesa para que o espaço com o meio aumente.

(2) Ainda não observei. Originalmente estava usando com um Jogador-Alvo, tenho muitos caras altos bons somente nessa função/pouco técnicos. Por hora, foi ok. Creio que existe a possibilidade de se encontrarem e trocarem passes.

(3) ainda não dá pra dizer. Originalmente estava usando um atacar e outro apoiar.

(4) sim e deu certo também. Na última partida saiu gol com cruzamento de um ponta para o outro.

(5) ainda não dá pra dizer. Meus laterais não são bons no ataque, contratei um que é, na verdade, o resto é fraco, não será um problema manter como defender. Como estou com passes mais diretos, pode ser que isso tenha influenciado em não terem que subir tanto pra trocar passes. Meu espaçamento está normal, então mais uma vez não há necessidade de se aproximarem. Estou especulando. Carece de mais análises.

Não uso marcação individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bstrelow Então man... Eu to jogando assim:

Eu to extremamente satisfeito com o meu jogo no Meio Campo, equilibrado, tocando bem até demais, no geral, competitivo sem a bola, e dominando amplamente o adversário com a bola nos pés.

Meu problema vem sendo que meu Atacante não consegue render! A bola chega, mas normalmente, meu jogador acaba por não conseguir driblar, ou tentar fazer qualquer coisa... Por outro lado, quando a bola chega na área, pro meu Atacante, é gol na certa (ou normalmente é gol)

cRdURQW.png

CBsFkir.png

Editado por hendrik
Acrescentando conteúdo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hendrik quais funções já tentou usar no seu avante? Se você acha que seu atacante rende melhor mais perto do gol,  pq não deixa ele em uma função que te proporcione isso pra testar? 

Ainda sobre o atacante, quando ele recebe fora da área ele tem opções de jogo para dar seguimento a jogada? Pode ser por falta de opções que ele não renda tanto assim. 

Pq você usa dois armadores no time? Não causa conflito entre eles?  Ainda mais que o da linha central tem função de ataque e o mais adiantado tem função de apoio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bstrelow Então brother... Eu andava utilizando meu Atacante na função Centroavante, agora estou testando ele na função de Atacante Recuado, pra ver se ele rende um pouco mais...

Referente as opções do atacante quando ele tem a bola dominada, ele tem e muitas opções, exatamente pelo fato de eu ter um ponta que vai pro meio, dando maior suporte ao atacante... Esse ponta dá liberdade pro meu lateral direito jogar mais a vontade no setor ofensivo, e é por lá que eu costumo criar minhas principais jogadas! 

Sobre o conflito de ter 2 armadores no meu Meio Campo, eu não venho tendo esse problema... Acho que é por causa que um está mais recuado, na Meia Central, enquanto o outro está mais avançado, se aproximando mais do meu atacante...

Meu time consegue criar bastante jogadas... Tem um domínio do Meio Campo (normalmente, eu fico em torno de 60% da posse de bola) fora o tanto de chances que eu crio (a maioria das finalizações são dos meus jogadores que chegam de trás). Somente não ando conseguindo fazer com que meus atacantes rendam fora da área...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, hendrik disse:

@bstrelow Então brother... Eu andava utilizando meu Atacante na função Centroavante, agora estou testando ele na função de Atacante Recuado, pra ver se ele rende um pouco mais...

Referente as opções do atacante quando ele tem a bola dominada, ele tem e muitas opções, exatamente pelo fato de eu ter um ponta que vai pro meio, dando maior suporte ao atacante... Esse ponta dá liberdade pro meu lateral direito jogar mais a vontade no setor ofensivo, e é por lá que eu costumo criar minhas principais jogadas! 

Sobre o conflito de ter 2 armadores no meu Meio Campo, eu não venho tendo esse problema... Acho que é por causa que um está mais recuado, na Meia Central, enquanto o outro está mais avançado, se aproximando mais do meu atacante...

Meu time consegue criar bastante jogadas... Tem um domínio do Meio Campo (normalmente, eu fico em torno de 60% da posse de bola) fora o tanto de chances que eu crio (a maioria das finalizações são dos meus jogadores que chegam de trás). Somente não ando conseguindo fazer com que meus atacantes rendam fora da área...

Já testou o avançado completo? pode ser uma boa, ele é mais finalizador que o avançado recuado.

Mas o que me referi sobre seus dois armadores é justamente isso, você tem dois, cada um em uma linha do campo, porém, o mais avançado está apoiando, ou seja, ele vai recuar para buscar o jogo, já o mais recuado tem a função de atacar, na lógica um vai ocupar o terreno do outro. Tenta por o armador do centro pro lado esquerdo, acho que assim eles parariam de ocupar o mesmo lugar no campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, hendrik disse:

@bstrelow Então man... Eu to jogando assim:

Eu to extremamente satisfeito com o meu jogo no Meio Campo, equilibrado, tocando bem até demais, no geral, competitivo sem a bola, e dominando amplamente o adversário com a bola nos pés.

Meu problema vem sendo que meu Atacante não consegue render! A bola chega, mas normalmente, meu jogador acaba por não conseguir driblar, ou tentar fazer qualquer coisa... Por outro lado, quando a bola chega na área, pro meu Atacante, é gol na certa (ou normalmente é gol)

cRdURQW.png

CBsFkir.png

Já tentou colocar um dos pontas como segundo atacante (anão sei se é esse o nome na tradução)? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, bstrelow disse:

@_Matheus_@hendrik Em relação a sua tática, não acontece do construtor de jogo e o falso nove ocuparem a mesma área do campo? Já vi alguns users falando que usar os dois juntos meio que cria conflito.

Não consigo tirar as citações, desculpa pros dois aí por fazer abrirem o tópico pra nada.

Sobre o falso 9 com armador avançado, no meu FM16 notei que dá problema quando o armador está como meia avançado. Na meia central (e um pouco mais para um dos lados, nesse esquema com dois meias centrais) eu não notei problemas. Eles até se aproximam, mas de uma forma boa, rola troca de passes e tal (isso num time compacto, de passe curto).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Danut - O Sasha é um cuzão disse:

Não consigo tirar as citações, desculpa pros dois aí por fazer abrirem o tópico pra nada.

Sobre o falso 9 com armador avançado, no meu FM16 notei que dá problema quando o armador está como meia avançado. Na meia central (e um pouco mais para um dos lados, nesse esquema com dois meias centrais) eu não notei problemas. Eles até se aproximam, mas de uma forma boa, rola troca de passes e tal (isso num time compacto, de passe curto).

 

Basta passar o mouse na citação, vai aparecer uma cruz no topo esquerdo, clique nela, delete, gg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, _Matheus_ disse:

Basta passar o mouse na citação, vai aparecer uma cruz no topo esquerdo, clique nela, delete, gg.

Sim, no pc eu tiro sem problemas. A questão é no celular. Não tem jeito de fazer funcionar aqui, mais de um ano que tento achar um jeito, nunca consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2016 at 13:12, _Matheus_ disse:

@hiroshitk deixe as táticas sendo treinadas em simultâneo e posta essa sua tática defensiva, ontem vimos algumas inconsistências aqui sobre as táticas do @hcosimo que ainda não nos contou se as mudanças sugeridas funcionaram. =D

Essa é a tática que jogo. Fora de casa, altero a mentalidade pra contra-atacar.

http://puu.sh/t6ge5/aa8ac11176.png

Editado por hiroshitk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, hiroshitk disse:

Essa é a tática que jogo. Fora de casa, altero a mentalidade pra contra-atacar.

http://puu.sh/t6ge5/aa8ac11176.png

Minha opinião: tua tática tá funcionando em casa porque tu joga com mentalidade muito ofensiva, o que, somado ao fato de jogar com equipe fluida, faz os jogadores atacarem. Mas, em si, teu time está muito defensivo, não tem apoio do meio campo. O meia direito ataca na tática base (o automático simplesmente ajusta a mentalidade do jogador conforme a mentalidade da equipe), o que ajuda a ter alguma chegada à frente dos homens do meio, mas ele fica como defender nos jogos fora de casa. Não tem porque uma mudança tão drástica.

Também não vejo porque forçar o jogo pelo meio se tu jogar em uma mentalidade de contra ataque e com um meia defender e outro apoiar. Não me parece ter muito espaço pra contra atacar ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Danut - O Sasha é um cuzão disse:

Minha opinião: tua tática tá funcionando em casa porque tu joga com mentalidade muito ofensiva, o que, somado ao fato de jogar com equipe fluida, faz os jogadores atacarem. Mas, em si, teu time está muito defensivo, não tem apoio do meio campo. O meia direito ataca na tática base (o automático simplesmente ajusta a mentalidade do jogador conforme a mentalidade da equipe), o que ajuda a ter alguma chegada à frente dos homens do meio, mas ele fica como defender nos jogos fora de casa. Não tem porque uma mudança tão drástica.

Também não vejo porque forçar o jogo pelo meio se tu jogar em uma mentalidade de contra ataque e com um meia defender e outro apoiar. Não me parece ter muito espaço pra contra atacar ali.

Acho que a questão de jogar de modo fluído no 442 é bom na verdade. Isso faz com que diminua a diferença entre as mentalidades e deixe o time mais compactado, e isso nessa formação é essencial, já que tem uma gap entre o meio campo e a defesa. E times que jogam com meia atacante acabam dificultando bastante a vida.

E falando somente sobre a distribuição de funções na sua tática, parece estar bem equilibrado, não vejo nenhuma grande inconsistência. Até é algo que eu queria testar nesse FM ainda.

Editado por bstrelow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma tática alternativa, quando meu 4-4-2 não funcionar, vou tentar tirar o melhor do Halstemberg (LE) e Naby Keita (MC - Muito promissor)

Vou testar num amistoso.

c2860a6363.png

a4c463c16a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hiroshitk jogar na mentalidade de controlar por defeito já diz pro time jogar com mais intensidade, não sei se precisa colocar "muito mais alto". Vai acabar que seu time tentará ir com uma urgência absurda pra frente, o que pode acarretar em chutões sem o mínimo sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, bstrelow disse:

@hiroshitk jogar na mentalidade de controlar por defeito já diz pro time jogar com mais intensidade, não sei se precisa colocar "muito mais alto". Vai acabar que seu time tentará ir com uma urgência absurda pra frente, o que pode acarretar em chutões sem o mínimo sentido.

Tentei testar agora, no primeiro minuto meu lateral direito foi expulso. Mesmo assim, consegui vencer de virada. Notei essa afobação principalmente da linha defensiva. Klostermman e Orban forçaram demais o passe.

http://puu.sh/t6PYu/f579b33d7f.png

Editado por hiroshitk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...