Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como estão os brasileiros citados entre as 50 maiores promessas de 2007


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Citar

Floparam? Como estão os jogadores brasileiros citados entre as 50 maiores promessas do planeta em 2007

Em 2007, a revista World Soccer definiu em matéria de destaque os 50 jovens jogadores mais “empolgantes” do planeta. Na lista havia nomes que hoje se destacam entre os grandes futebolistas mundiais como Gareth Bale, Ángel Di María, Sérgio Aguero, Karim Benzema, Mesut Özil, Toni Kroos e Alexis Sánchez. Também constam os famosos “flops” como o ex-barcelonista Bojan.

World-Soccer-1024x426.jpg

E os brasileiros? 

Entre as maiores 50 promessas da época, foram citados 8 jogadores brasileiros. Passadas 10 temporadas, será que eles vingaram? Onde estão hoje?

Confira:

article-1293666-084CBC75000005DC-300_468

ALEXANDRE PATO

Milan (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  Villarreal (2016)

Pato sem dúvidas era uma das maiores promessas mundiais em 2007, com apenas 18 anos, o atacante havia sido recém adquirido pelo Milan junto ao Internacional. No clube italiano fez 63 gols em 152 jogos. Muito atrapalhado pelas lesões, em 2013, Pato acabou negociado com o Corinthians, em uma compra recorde do futebol brasileiro. Foi no rival São Paulo, porém, onde atuou emprestado, que o atacante pode demonstrar que ainda tem bola para gastar. Conseguiu um empréstimo ao Chelsea, onde praticamente não foi utilizado. Após quase 4 anos, encerrou seu vínculo com o Corinthians e assinou com o Villarreal, da Espanha, onde poderá demonstrar se ainda pode jogar em bom nível no futebol europeu.

Alexandre Pato não vingou o esperado mas está bem longe de não ter se tornado bom jogador.

72344258_anderson_afp.jpg

ANDERSON

Manchester United (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  Internacional (2016)

Prodígio do futebol brasileiro, destacou-se no Grêmio e nas seleções de base. Chegou ao Porto onde sofreu uma grave lesão e mesmo assim deixou uma ótima impressão, suficiente para ser desejado por Sir Alex Ferguson. No Manchester United, iniciou relativamente bem sua trajetória, mas no decorrer das temporadas seguintes foi caindo de produção, até ser praticamente dispensado do clube e considerado uma das piores contratações da Era Ferguson. Hoje joga no Internacional, onde não consegue se firmar entre os titulares.

Anderson é definitivamente um “flop” do futebol brasileiro. Não vingou!

ce3gwfrispwipiw3wz3oenrbe.jpg

BRENO

São Paulo (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  São Paulo(2016)

Breno sempre foi tratado com uma joia. Zagueiro que aliava técnica e força física. Foi escolhido o melhor zagueiro do Brasileirão em 2007 e ao fim do mesmo ano foi negociado com o Bayern. Nunca teve espaço no gigante alemão. Emprestado ao Nuremberg, sofreu uma grave lesão, que acabou mudando sua vida. Entrou em depressão, colocou fogo na própria casa e foi preso pela justiça alemã. Retornou ao São Paulo que o acolheu para recuperar não só o jogador como o ser humano. Está se recuperando de lesão para ficar à disposição da comissão técnica são-paulina.

Breno não vingou, mas uma avaliação puramente futebolística nesse caso é bem complicada.

Everton+v+Manchester+United+FA+Cup+Semi+

FÁBIO

Manchester United (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  Cardiff City (2016)

Curiosamente citado na lista sem seu irmão gêmeo Rafael, Fábio saiu muito cedo do Fluminense para jogar no Manchester United. No clube inglês pouco jogou, ao contrário de seu irmão, que conseguiu muito mais jogos entre os titulares. Em 2012, foi emprestado ao Queens Park Rangers para pegar experiência. Em 2014, foi vendido ao Cardiff City, onde está até hoje.

Fábio não vingou a ponto de se tornar selecionável ou merecedor de um time grande na Europa. Hoje está em time médio/pequeno europeu, bem ao tamanho de seu futebol.

guilherme.jpg

GUILHERME

Cruzeiro (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  Corinthians (2016)

Atacante promissor do Cruzeiro, destacou-se na base e nos profissionais do clube mineiro até se transferir para o Dínamo de Kiev, em 2009. Guilherme foi prejudicado por lesões ao longo de toda a carreira. Voltou da Ucrânia ainda mostrando lampejos de um talentoso jogador. Foi campeão da Libertadores com o Atlético-MG e hoje está no Corinthians após passagem rápida pelo futebol turco.

Guilherme não vingou o esperado apesar de mostrar constantemente que tinha potencial para se tornar um jogadoraço. Parte física o limitou.

kerlon%2Bfoquinha.jpg

KERLON

Cruzeiro (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  Villa Nova (2016)

O foquinha. Kerlon saiu de um promissor jogador do Cruzeiro e das categorias de base para um quase não jogador de futebol, um amador. Não há muito o que falar sobre a carreira de Kerlon. Ela se resume a troca contante de times. Flopaço com passagens por Inter de Milão, Chievo e Ajax. Tentativas frustradas de recuperar o futebol no Paraná e com seguintes idas ao futebol japonês, de Barbados (!), divisão amadora nos EUA, futebol maltês (!!) e agora é jogador do Villa Nova, de Minas Gerais, onde atua discretamente.

Kerlon é um dos maiores flops da história do futebol brasileiro e será sempre lembrado por isso e pelo inusitado drible da foca.

3ae9.jpg

LULINHA

Corinthians (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  Pohang Steelers (2016)

Considerada a maior promessa do futebol brasileiro por muitos, o destaque e camisa 10 da Seleção Sub-17 foi promovido aos profissionais do Corinthians com a chancela de incríveis 292 gols na base corintiana. Recebeu sondagens de Chelsea e Barcelona, mas renovou contrato com o clube paulista passando a ter uma multa de quase 100 milhões de reais. Esse foi o auge da sua carreira. No Corinthians nunca aproveitou as oportunidades. Em 2012 foi para o Estoril. Não deu em nada em Portugal, voltou ao Brasil e construiu uma carreira sem nenhum destaque por clubes médios, principalmente de Série B. Desde maio deste ano está jogando no Pohang Steelers, da Coreia.

Lulinha é o próprio sinônimo de flop.

69263_ori_renato_augusto.png

RENATO AUGUSTO

Flamengo (2007)  Seta-preta-pequena.jpg  Beijing Guoan (2016)

Entre as promessas brasileiras citadas pela World Soccer, Renato Augusto era o menos badalado. Boas atuações com a camisa do Flamengo, mas sempre com ressalvas sobre sua real capacidade de se tornar um jogador diferenciado. Em 2008, foi vendido ao Bayer Leverkusen. Na Alemanha alternou bons e maus momentos, sempre acompanhado de lesões. Acabou retornando ao futebol brasileiro, onde recuperou a parte física e se tornou um dos destaques do Corinthians. Foi o craque do Brasileirão 2015 e se firmou na Seleção Brasileira. Hoje está na China ganhando merecidos milhões mensalmente e integra a Seleção Olímpica como um dos “maiores de idade” ao lado de Neymar e Fernando Prass.

Renato Augusto não vingou no futebol europeu mas se consolidou como ótimo jogador após se livrar das lesões, tornando-se um selecionável.

Fonte

Ver esse tipo de lista é legal, mostra um quadro geral interessante de evolução dos últimos jogadores brasileiros entre 17~25 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

@Bruno Caetano., as imagens estão todas quebradas.

No mais, acho que o Renato Augusto foi quem chegou em 2016 como um grande jogador. Outros tiveram altos e baixos, conquistas e títulos (como o Pato e o Guilherme, por exemplo), mas oscilaram demais nesse caminho todo.

E alguns aí, floparam absurdamente. Kerlon que o diga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único que vingou quase o seu potencial foi o Renato Augusto.

Os dois mais flops daí são Kerlon e Lulinha, sem dúvidas. Lulinha decidiu ficar no Corinthians em vez de ir pra gigantes europeus e, talvez, se consolidar por lá. Kerlon chegou até a aproveitar a chance de ir pra Europa, e até pra times médios pra talvez depois ir pra um time grande. Mas nunca foi o jogador que seu potencial dizia. O mais louco foi esbarrar nele quando jogava em Malta no FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o tópico é sobre os brasileiros, mas é interessante comparar o que deu com certos nomes. Rakitic, Alexis Sanchez e Ozil, que apareciam no final da lista, evoluíram muito a ponto de serem jogadores importantes por onde passaram, enquanto alguns nomes que aparecem no topo (como Sadick Adams, Macauley Chrisantus e Gerardo Bruna) viraram verdadeiros ciganos e não conseguiram embalar em nenhum time.

O caso do Adams é o mais gritante: era apontado como o de maior potencial, mas só jogou no mundo árabe e agora voltou pra Gana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Bem lembrado, @Inner Logic. Olhando com mais cuidado a lista agora, tem um pessoal aí que ficou devendo futebol também hein? hahahaha Saivet, Van der Wiel, Carlos Vela, Walcott, Micah Richards... todos eles eram tidos como promessas de alto potencial.

Se pá dá até pra colocar o Fellaini nesse papo hahahaha, mas não como flop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Yan Perisse disse:

O único que vingou quase o seu potencial foi o Renato Augusto.

Os dois mais flops daí são Kerlon e Lulinha, sem dúvidas. Lulinha decidiu ficar no Corinthians em vez de ir pra gigantes europeus e, talvez, se consolidar por lá. Kerlon chegou até a aproveitar a chance de ir pra Europa, e até pra times médios pra talvez depois ir pra um time grande. Mas nunca foi o jogador que seu potencial dizia. O mais louco foi esbarrar nele quando jogava em Malta no FM.

 

Se o Lulinha não conseguiu se firmar mesmo jogando na Série B pelo Corinthians, dificilmente ia conseguir alguma coisa na Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lulinha não sucumbiu à pressão, mas Kerlon flopou muito por conta do Cruzeiro (subiu antes da hora), mas mais por conta dele.

Recebeu aumento e deslumbrou, não cuidou da parte física enquanto esteve lesionado (tinha muita historia de bebedeira dele na cidade natal) e assinou com o Raiola, que brigou com todo mundo e vendeu a ideia de um craque pra ele e pros clubes. Pra quem tem o psicologico bom pra isso (Ibrahimovic) dá certo, pra quem tem um fraco (Balota, Kerlon), deu extremamente errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, dan99 disse:

Se o Lulinha não conseguiu se firmar mesmo jogando na Série B pelo Corinthians, dificilmente ia conseguir alguma coisa na Europa.

Grana, pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7/31/2016 at 16:11, Rafael Pires D. disse:

Lulinha não sucumbiu à pressão, mas Kerlon flopou muito por conta do Cruzeiro (subiu antes da hora), mas mais por conta dele.

Recebeu aumento e deslumbrou, não cuidou da parte física enquanto esteve lesionado (tinha muita historia de bebedeira dele na cidade natal) e assinou com o Raiola, que brigou com todo mundo e vendeu a ideia de um craque pra ele e pros clubes. Pra quem tem o psicologico bom pra isso (Ibrahimovic) dá certo, pra quem tem um fraco (Balota, Kerlon), deu extremamente errado

Mas todo mundo esquece que ele teve três lesões graves com 20 anos. Uma no tornozelo esquerdo e os dois ligamentos cruzados dos joelhos. E isso contribuiu muito.

Esse negócio de achar que só bebida/noitada já acaba com jogador é um bode expiatório. Claro que prejudica, mas não causa isso tudo.

Está aí o Maicon, por exemplo, aos trancos e barrancos, mas jogando na Europa até hoje sendo que nunca foi santo.

 

 

Dá pra dizer o mesmo do Pato. Ele tem seus problemas extra-campo mas se não fossem as lesões, não teria caído tanto de nível. Poderia ter ficado no Milan ou trocado de clube mas ainda ter continuado na Europa. A não ser que alguém descubra que havia uma combinação de fatores que impossibilitaria que ele se recuperasse em qualquer outro lugar que não o Brasil. E ele teve a "sorte" das lesões dele serem musculares, que têm pouca ou nenhuma sequela.

 

 

Estou tentando ver quem da lista inteira realmente atingiu o potencial esperado. A margem de erro é muito grande, e acho que isso deve ser comum. Desde os anos 80 pelo menos, sempre temos aquelas histórias do cara que destruiu na base e depois não vingou e do reserva esquecido ou do cara de time pequeno que teve uma chance e se sobressaiu...

Spoiler

World-Soccer-1024x426.jpg

Vingaram: 6, 7, 11, 15, 19, 27, 28, 37, 42, 45

Flops: 1, 2, 5, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 22, 24, 25, 26, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 38, 40, 43, 44, 46

Meio do caminho: 3, 4, 20, 21, 23, 39, 41, 47, 48, 49, 50

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Douglas. disse:

Mas todo mundo esquece que ele teve três lesões graves com 20 anos. Uma no tornozelo esquerdo e os dois ligamentos cruzados dos joelhos. E isso contribuiu muito.

Esse negócio de achar que só bebida/noitada já acaba com jogador é um bode expiatório. Claro que prejudica, mas não causa isso tudo.

Está aí o Maicon, por exemplo, aos trancos e barrancos, mas jogando na Europa até hoje sendo que nunca foi santo.

 

Mas eu falei da bebedeira justamente no período de lesão, pra deixar claro que ele não se cuidou NADA na recuperação dessas 3 lesões graves.

Uma coisa é Maicon, Fred, ou mesmo a galera que não conviveu tanto com lesões como o próprio Ronaldinho. Kerlon além de ter essas três lesões gravíssimas, não se cuidou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rafael Pires D. disse:

Mas eu falei da bebedeira justamente no período de lesão, pra deixar claro que ele não se cuidou NADA na recuperação dessas 3 lesões graves.

Uma coisa é Maicon, Fred, ou mesmo a galera que não conviveu tanto com lesões como o próprio Ronaldinho. Kerlon além de ter essas três lesões gravíssimas, não se cuidou.

O que estou falando é que as lesões não foram "culpa" disso. Ele poderia ser um santo e ainda ter ido pelo mesmo caminho simplesmente porque as lesões acabaram com a mobilidade dele.

Dá pra comparar ele com muitos outros. Pedrinho e Martinez, por exemplo. Lesões nos ligamentos geralmente mudam os rumos da carreira de um jogador, principalmente quando ele ainda está começando. Dos 3, o Pedrinho foi o que teve a lesão mais tarde na carreira e mesmo assim isso o prejudicou até o fim dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro-me duma época que o Heart era o queridinho na Escócia.

Em compensação quem foi esse Tejera que passou pelo Chelsea? É curioso como nessa lista tenham jogadores com passagens relâmpagos por clubes de ponta, isso sem contar dos badalados em clubes de pouca expressão internacional. 

Por exemplo, o Anderson ex-Man. Utd., teve mais repercussão por causa do gol que fez no épico jogo contra o Náutico do que ter mantido uma regularidade. O Fran até pintou por estas bandas, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...