Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Como desenvolver um craque desde as categorias de base?
Tenho algumas dicas... ;)

LINK:

Se ajudar, deixe seu "Gostei", "Inscreva-se" no canal se ainda não for inscrito e "Compartilhe" essa informação com aquele seu amigo que você sabe que também possui essa dúvida! (kk). Valeu?!

Um forte abraço, e até mais!

Link para o comentário
23 minutos atrás, Dafts disse:

Bom video com dicas bem tranquilas para os novatos que querem evoluir seus jogadores,uma duvida que tenho é qual sua skin kkk achei ela super daora

Andromeda BLK

Link para o comentário

3. Toda e qualquer mensagem de cunho comercial, marketing e/ou propaganda será automaticamente apagada e o autor ficará com suas mensagens sob a supervisão da EQUIPE. Em caso de reincidência o membro terá seu cadastro suspenso.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • magrelarr
      Por magrelarr
      Boa noite jogadores. Tenho uma dúvida que vem tirando a graça de meus saves.
      Eu tenho um save antigo onde estou no ano de 2027 pelo Real Madrid, e fazia certa de 6 meses que não jogava, já tinha até desinstalado o jogo. Então quando instalei novamente, notei que dessa vez veio com um recurso chamado "resource archive", e que muita coisa no jogo tinha mudado. Eu particularmente odiei. E uma das piores coisas foram os placares completamente exagerados. Perdi de 4x0 pro Barcelona, venci o Valencia por 6x1, ganhei de 5x1 do Atletico, enfim. 
      Eu logo deduzi que a culpa disso tudo, desse surrealismo era do tal resource archive. Eu então desinstalei o game e busquei uma versão mais antiga, e então comecei uma nossa história, dessa vez pelo São Paulo. E não é que os resultados altos continuam acontecendo? Dessa vez empatei 4x4 com o Boca.
      Enfim, gostaria de saber se é algo errado nas configurações, ou algum bug do jogo.
       
      Outro detalhe pertinente é que em ambos os saves, os jogadores vem se lesionando com muita frequencia.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      O sistema de treinos no FM 2019 foi uma das grandes novidades da edição desse ano. É uma mudança que os fãs da série vem pedindo há muito tempo e com bastante barulho. O novo sistema de treinos no Football Manager 2019 é uma versão mais complexa do que estávamos acostumados a ver nas edições anteriores do jogo. Se você estiver jogando uma versão antiga do jogo, o novo sistema pode gerar confusão, já que não funciona como nas versões anteriores. Portanto, para o FM 2019 nós precisamos reaprender como os treinos funcionam.
      O primeiro grande erro que você pode cometer com o novo sistema é compará-lo com as versões passadas. Não importa quão bem ou mal você achava que conhecia o antigo sistema, esqueça tudo e olhe para os treinos no FM 2019 com olhos de iniciantes, se não, você irá ter muitas dificuldades.
      Nos últimos anos, a Sports Interactive recebeu muitas críticas da comunidade de jogadores por não se importar com as coisas e por ser vaga a respeito das funcionalidades dos jogos. Mas nesse ano, eles mudaram a filosofia e estão melhorando o relacionamento com a comunidade em geral. Nesse ano, principalmente Miles Jacobson, Marc Duffy e Seb Wassell passaram a fornecer as informações mais facilmente para os criadores de conteúdo.
      Em especial, Seb Wassell merece muitos créditos em cima dos novos treinos no FM 2019 e também na ajuda que tem fornecendo na transição do antigo sistema para o atual. Esse guia não existiria sem o seu auxílio. Ele respondeu nossas dúvidas e nos deu informações que não existiriam sem sua ajuda.
      Entretanto, antes de mergulharmos no guia, é importante ressaltar que o novo sistema de treinos é muita mais realista que as versões anteriores. Isso significa que não é sobre encontrar números mágicos quando se trata do desenvolvimento de jogadores e as coisas serão muito mais lentas em termos de desenvolvimento se comparadas com a antiga "fórmula". Agora será mais raro ver jovens jogadores com atributos maximizados em idades mais tenras. O mesmo é válido para o ganho de personalidade, esse também serão mais lentos. Essa provavelmente será uma grande mudança para a maioria e será necessário algum tempo para adaptar.
      Mentoria e treinamento
      Com o lançamento do Football Manager 2019, vimos grandes mudanças em como treinamento e mentoria (anteriormente tutoria) funcionam. O FM 2019 deu um passo adiante com relação a realidade em como esses dois sistemas funcionam dentro do jogo mas ao mesmo tempo, nos livrou das complicações das versões anteriores do jogo. Isso significa que não precisamos mais nos preocuparam com o que ocorre debaixo do capô e acima de tudo, podemos nos focar nos aspectos do jogo. Nas versões mais antigas, parecia mais com uma adição de números para achar a fórmula perfeita e quando você encontrasse esse número mágico, você não iria falar.
      Agora, contudo, isso tudo mudou. Por isso, agora iremos dar uma olhada nos dois sistemas e discutir as mudanças e o que elas significam para todos jogando o Football Manager 2019
      Mentoria
      A mentoria substituiu a tutoria, como a conhecíamos nas versões anteriores. É similar no que ela faz aos seus jogadores mas a forma como funciona é muito diferente. Enquanto muitos sabiam que a personalidade era supostamente apenas uma parte da equação geral para um jogador atingir o seu potencial, era muito simples chegar lá se o jogador tivesse a personalidade certa. Normalmente isso podia ser alcançado apenas jogando normalmente. Quer você admita ou não, não era uma maneira muito realista e era quase uma maneira de explorar as mecânicas do jogo.
      Tudo parecia muito fácil, já que estávamos derrubando o sistema e era muito simples ter muitos jogadores com atributos maravilhosos para suas idades. Enquanto deveria ser possível ter jogadores com bons atributos em idades mais jovens, não deveria ser tão frequente quanto era. Logo, mentoria é o que temos agora e ela apresenta uma abordagem mais realista enquanto segue mais ou menos como funciona na vida real. Muitos queriam essas modificações ao longo dos anos e agora nós temos.
      Agora é necessário para de pensar em como as mecânicas funcionam, já que a Sports Interactive mudou para um caminho em que devemos pensar nas coisas de uma maneira mais realística. O que é justo e a abordagem correta. Com isso em mente, é extremamente improvável que os atuais cálculos serão descobertos novamente, portanto, não esperem o surgimento de uma fórmula mágica. E se você ver alguém falando sobre porcentagens ou de exatamente como funciona internamente, saiba que isso é falso. Apenas a Sports Interactive sabe dessas coisas agora.
      Como a mentoria funciona?
      Enquanto o antigo sistema de tutoria era mais fixada em um conjunto fixo de regras, as novas opções de mentoria são mais orgânicas e realistas. Isso é refletido dentro do jogo com sugestões através de conselhos e dicas. O jogo nos dá um feedback muito melhor sobre o que afeta o ajusta de personalidades e mostra isso para o jogador de uma maneira clara.
      Os jogadores precisam estar treinado juntos para mentorarem um ao outro, assim como passando tempo em conjunto fora dos treinos. Isso significa que os jogadores tem que estar no mesmo elenco. Você não pode mais ter um jogador do time principal tutorando um jogador do sub-18. Agora eles tem que estar treinando juntos no mesmo elenco. Logo ou você rebaixa o jogador do time principal ou promove um jovem jogador para o time principal de forma a criar uma unidade em que ambos possam participar.
      Quando você estiver tentando influenciar os jogadores, o sistema do jogo irá olhar para as seguintes coisas:
      Idade do potencial jogador influenciado; Número de jogos no time principal do potencial jogador influenciado; Diferenças na hierarquia entre os jogadores; Grupos sociais existentes entre os jogadores (em suma, o quão compatíveis eles são); Não existe uma idade limite em termos de mentoria. A idade funciona da mesma forma como os outros fatores, impactando qual a probabilidade do jogador ser influenciado naquele momento.
      Se o jogador preenche os critérios acima, é mais provável que o jogador influenciado tenha sua personalidade modificada para a dos mentores. Se o jogador que está sendo mentorado não preenche nenhum dos critérios, então não existe chances de ocorrer um ajuste de personalidade. Se existe uma chance de ocorrer um ajuste de personalidade, então essa chance é potencializada se eles estirem no mesmo grupo de mentoria ou unidade de treino (portanto, é importante colocar zagueiros para mentorar zagueiros, atacantes para mentoras atacantes e assim por diante).
      Os jogadores ainda podem ser influenciados pela personalidade do time e pela personalidade dos outros jogadores que estão no mesmo grupo social deles, assim como no Football Manager 2018. Você deveria dar uma olhada nos grupos sociais e observar quais jogadores estão em quais grupos, já que você pode descobrir se eles estão sendo influenciados positivamente ou negativamente pelas diferentes personalidades. É improvável que seu capitão será arrastado para baixo por outros jogadores do clube, mas não é impossível se a combinação se a combinação de critérios sugerir que seu capitão seja influenciado por outros.
      Outra novidade no FM 2019 é que aquela opção de dar boas-vindas a uma nova contratação agora também serve para criar uma espécie de mentoria um-para-um entre a nova contratação e o jogador que irá recebê-lo.
      Os jogadores ainda podem passar características (MPJs), se o individuo compartilha uma posição similar aqueles que estão na unidade de mentoria.
      A Mentoria é mais lenta que o antigo sistema de tutoria. Você não deve esperar que um jogador não-profissional se torne profissional da noite para o dia, ou até mesmo ao longo alguns poucos meses.
      Treinamento
      O novo sistema de treinos no FM 2019 parece complicado mas é fácil de entender depois que você se acostuma com como ele agora funciona. Os treinos agora influenciam o quão bem seu time joga com sua tática. Os programas de treinos podem influenciar a familiaridade tática dos jogadores com os sistemas táticos e providenciar certas vantagens para as partidas seguintes. A sua tática primária agora define a identidade tática do seu clube, o que ajuda a determinar quais tipos de treinos planejar.
      Então, se você adotar o "Tiki Taka" como estilo tático, enquanto nada lhe impede de adotar uma abordagem equilibrar nos treinos, um planejamento focado nos atributos que ajudam a executar melhor o estilo escolhido irão ser mais positivos para o time. Naturalmente, a última opção demanda mais tempo e um pouco mais de planejamento.
      O FM 2019 provê aos treinadores uma maneira mais orgânica de treinos, onde eles podem decidir o que focar ao longo de uma semana. Até por isso, times semi-profissionais e amadores tem um cronograma reduzido para refletir o fato de que eles tem consideravelmente menos tempo de treinos que os times profissionais. Os elencos de base também tem seu próprio cronograma, mas eles podem ser treinados da mesma forma que o time principal, se assim for desejado.
      Novos elementos dos treinamentos
      Cada dia é dividido em três sessões de treinos: sessão 1, sessão 2 e sessão extra. E existem sete dias na semanas, o que lhe fornece um máximo de 21 sessões de treinos. Como treinador, você é livre para deixar o treinamento sob o comando do seu assistente técnico, ou você pode criar um cronograma específico. Essas são algumas limitações que você irá encontrar caso opte por criar o seu próprio cronograma de treinos no FM 2019:
      Sessões
      Cada sessão tem um número máximo de vezes que pode ser adicionada em uma semana de treinos; O máximo para uma mesma sessão é sete. As exceções a isso são: Preparação do jogo, Recuperação, Prévia do Jogo, Revisão do Jogo, Descanso, Cobranças de Pênaltis, Atividades Comunitárias e Coesão da Equipe; A revisão do jogo requer um Analista de Dados e recuperação requer um fisioterapeuta, cientista do esporte ou doutor; Prévia do Jogo e Revisão do jogo só podem ser selecionadas em dias adjacentes a uma partida; Toda sessão é feita em cima de alguns "impactos": atributos, familiaridades táticas e efeitos para a próxima partida. Atividades extracurriculares também impactam a confiança dos fãs e o moral. Regras para o dia do jogo
      Todas as partidas ocupam a sessão 2, não importa a ora do jogo. Realisticamente, o dia inteiro é dedicado a uma partida; Quando você estiver criando o seu próprio cronograma, apenas a sessão 2 pode conter um jogo; Todo dia de jogo padrão, seja aqueles incluídos nos templates ou quando adicionados em um cronograma customizado, tem as seguintes sessões: Descaso, Previa do Jogo e Recuperação. Tudo menos a sessão 1 e a sessão extra de descanso são editáveis, mas eu não recomendaria trocar as sessões de recuperação ou Prévia do jogo, já que essa contém o briefing tático; A sessão 1 antes do dia do jogo não tem regras, varia baseada no template; Se a partida é fora de casa, as sessões de descaso podem virar sessões de viagem; Regras para as sessões de viagem
      Uma viagem irá ocorrer se a partida é fora de casa e a distância entre os estádios for superior a 24 km; Existem dois tipos de viagem: Curta e Longa; Viagens curtas significam durante a sessão 1 e sessão extra antes e depois do jogo; Viagens longas significam viajar durante a sessão 2 do dia antes do jogo e sessão 1 depois da partida; Quando a viagem ocorre em um slot que anteriormente tinha algo além de descanso, o que só ocorre na pré-temporada ou em cronogramas customizados, a sessão será substituída. Partidas adiadas ou modificadas
      Por padrão, todos os templates tem uma versão 0, 1 e 2 de uma partida. Elas são aplicadas conforme apropriado. O treino de jogo ocorrem nos dias em que são aplicáveis; Por padrão, os dias de jogo em todos os templates são Sábado (1) e Terça-feira (2); Se a partida ocorre em um dia além desses, ou é adiada, o seguinte ocorre: O dia de jogo e todas as sessões requeridas são movidas para o dia apropriado; o dia que estava anteriormente planejado é distribuído ao longo da semana; os dias subsequentes também são distribuídos, preenchendo o dia de jogo anterior e abrindo espaço para a nova data enquanto mantém o estilo do cronograma; Se existe três ou mais partidas em uma semana, é utilizado um cronograma especial para excesso de jogos; Impactos
      Existe uma carga geral de treinos que é o efeito cumulativo das atividades física do jogador durante um período de tempo específico. Ao longo do processo de treinos no FM 2019 você tem que tentar equilibrar a carga geral de treinos, com o foco individual, o número de jogos e a intensidade dos treinamentos. Seu time médio irá lhe alertar se você estiver exigindo muito de um atleta e você será informado dos níveis de treino dele.
      Você pode aumentar a intensidade do treinamento ajustando os programas ou adicionando programas mais intensos para que a intensidade diária passe dos 100%. Quando isso acontece existirá mais risco de lesões, cansaço, e condições físicas piores.
      Vale lembrar que enquanto é bom ter três ou mais táticas, adicionar mais táticas secundárias significa que seu time demorá mais tempo para adquirir familiaridade total com todos os sistemas.
      Unidades de treinamento
      Um elenco é dividido em três unidades para os fins dos treinos. Essa são a Unidade Ofensiva, Unidade Defensiva e a Unidade de Goleiros. Quando bolas paradas são treinadas, os cobradores de faltas, como designados em suas táticas, temporariamente forma uma unidade própria.
      Como treinador você irá decidir quem pertence a qual unidade para fins de desenvolvimento nos treinos. Enquanto um treino especificamente trabalha o desenvolvimento de atributos para apenas aquela unidade, os outros irão passar tempo treinado no desenvolvimento de atributos relativos a sua função específica. A unidade que é o foco primário da sessão é a que sofrerá o maior impacto.
      Por exemplo, na sessão de treino Defender Bolas Rasteiras, o trabalho e desenvolvimento de atributos é focado na unidade defensiva, enquanto as unidades ofensivas e de goleiros focam no desenvolvimento de suas funções individuais. Nesse exemplo, o desenvolvimento da unidade defensiva é focada em um conjunto específico de atributos, enquanto no restante dos jogadores é menos e mais focado em atributos relativos à sua função. Na sessão Atacar pelas alas, a unidade ofensiva ataca a unidade defensiva. A unidade ofensiva é o foco dessa sessão, logo recebe uma maior atenção dos preparadores.
      É importante entender como as unidades são organizadas quando você quer desenvolver seu próprio cronograma de treinos no FM 2019, já que isso impacta o desenvolvimento dos jogadores.
      Temos algumas estratégias que você pode usar quando compreender como dividir seu elenco em Unidades. Além disso, dois exemplos serão fornecidos sobre como você pode abordar o treinamento com base no que você quer alcançar:
      Estratégia equilibrada
      Você opta por não atribuir funções específicas, deixando os jogadores em funções genéricas como o meia central, por exemplo. Quando você divide o time, você não distribui funções específicas deixando que o jogo assinale o desenvolvimento de atributos baseado nas funções que você tem utilizado nos seus jogos.
      Enquanto isso pode funcionar, é genérico e não cria nenhuma identidade tática para o clube. Se você acredita que isso pode gerar a identidade tática que você deseja, então nada lhe impede de utilizar esse caminho.
      Estratégia baseada em funções
      Nessa estratégia você observa cada jogador e define suas funções com a meta de vê-los se tornarem melhores dentro de uma estratégia tática geral. Essa abordagem também inclui focos específicas para fortalecer certas áreas do desenvolvimento de um jogador.
      Aqui você está criando um identidade tática específica para o seu time, entretanto, a identidade tática do seu time pode ser refinada, se você entender os estilos que você está tentando alcançar. Aqui é onde a ligação entre táticas e treinos começa a existir.
      Existem diversas estratégias que você escolher e o jogo vem com estilos táticos pré-definidos para te ajudar a começar. Assumindo que você deseje adotar o Tiki Taka como seu estilo tático, quando você vai ao cronograma e quer criar um específico para o seu estilo de jogo, já existem cronogramas padrões que te ajudam a desenvolver atributos nessa direção.
      Jogadores mais experientes podem facilmente adaptar esses estilos em seus próprios ou criar um estilo tático do zero e depois desenvolver estratégia de treinamentos especificamente desenhas para eles. Essa é uma abordagem extremamente especializada, entretanto, para conseguir resultados, alguém tem que entender completamente nas condições sob as quais está trabalhando.
      Avaliação dos treinos
      Para manter controle sobre a performance dos jogadores nos treinos no FM 2019, cada jogador é atribuído com uma nota que vai de 1 a 10. Essa avaliação é direcionada a sua performance num período de sete dias. Geralmente, qualquer valor acima de 6,5 é considerado aceitável pelo jogo. Mas você pode fazer suas próprias decisões do que é aceitável ou não.
      A avaliação dos jogadores é feita de algumas coisas, incluindo desenvolvimento de atributos e moral. Enquanto não afeta diretamente a performance em uma partida, um jogador que está desenvolvendo bem e tem um moral mais alto, logo uma avaliação de treino elevada, irá ir bem durante uma partida (relativo a sua própria habilidade, é claro).
      Foco individual no treinamento
      Cada jogador pode ser atribuído a uma posição, função ou tarefa para ser treinado e isso irá determinar quais atributos serão desenvolvidos. Você também pode assinalar treinamento individual extra e controlar a intensidade que um jogador deve treinar. Isso é chamado de Foco Adicional.

      O nível de intensidade do treino do time inteiro pode ser determinado na aba de descanso. Nela você pode automatizar a intensidade baseada na condição física dos seus jogadores.
      Quando um jogador tem uma carga individual de treino média, ele pode fazer uso de um treino de foco adicional, desenvolver alguma característica (MPJs) ou ter sua intensidade de treino aumentada. Quanto mais profissional um jogador for, maiores a chances de ele se dar bem com uma carga extra de treinos.
      Existem diversas partes no sistema de treinos agora, mas a parte dos atributos colabora para o desenvolvimento em áreas específicas, portanto, quanto mais tempo gasto em um atributo, maiores a chance de desenvolvê-lo.
      Existem quatro tipos de programas de treinamentos que focam no desenvolvimento sobre diversas áreas. Alguns programas de treino melhoram a familiaridade tática ou atributos de um jogador. Outros podem focar especificamente em um certo grupo de atributos. E finalmente, existem aqueles que não melhoram nenhum desses, mas focam na melhoria do condicionamento do jogador, trabalhando em cima da Condição de jogo, cansaço, etc.
      Se você achar que um jogador precisa melhorar em uma área específica, como cabecear, por exemplo, e isso não for coberto por nenhum dos focos individuais, então você pode ter que ajustar o seu regime de treinos para incluir várias sessões que incluam o cabeceio como um alvo de melhoria. Nas versões anteriores do jogo, ser capaz de fazer isso especificamente era irreal. No FM 2019, você precisa montar suas unidades ou o sistema de treinos para incorporar isso, para que o cabeceio do seus jogadores melhore. Um exemplo de um regime de treinos que melhora isso, é o treino de "Jogo Aéreo".
      Tipos de treinamento coletivo
      Os quatro tipos de treinamento podem ser divididos em: Treinamento Geral, Treinamento de Unidades, Treinamento de Condicionamento e Treinamento Específico.
      Treinamento geral: São regimes de treinos que cobrem uma ampla área do desenvolvimento, incluindo, mas não limitada à uma vasta extensão de atributos e familiaridade tática. Alguns exemplos são Global, Jogadores de Campo, Físico, Atacante, Defesa e Tácticas. Treinamento de Unidades: são regimes de treinos que dividem o elenco nas unidades defensiva e ofensiva e trabalham diversas aspectos do jogo, cobrindo um desenvolvimento mais específico de atributos, que podem incluir a familiaridade tática. Alguns exemplos são Formato Defensivo e Movimento Ofensivo. Treinamento de Condicionamento: são regimes de treinos que não focam no desenvolvimento de atributos, mas focam na melhoria do condicionamento físico, cansaço, condição de jogo, coesão da equipe e felicidade. Alguns exemplos são Atividades Comunitárias, Coesão da Equipa e Ritmo de Jogo. Treinamento Específico: são regimes de treinos que não incluem a familiaridade tática no desenvolvimento de atributos, mas faz um trabalho mais específico em cima de certos atributos. Alguns exemplos são Livres Ofensivos, Livres Defensivos e Pênaltis.  Impacto do treino
      Quando você escolhe qualquer regime de treinos, você precisa checar quem o treino irá afetar. Isso é facilmente encontrado ao fazer uma avaliação minuciosa de qualquer regime disponível. Assumindo que você deseja designar uma sessão de treinos para seus Goleiros, e quer trabalhar o Jogo de Mãos, é só ir no calendário, selecionar a opção e observar o impacto que ele terá.

      Se escolhermos esse regime de treinos, a unidade de Goleiros irá receber 60% do benefício do treino em atributos como Jogo de Mãos, Alcance Aéreo, Concentração e Equilíbrio. O resto do elenco será dividido nas unidades Ofensiva e Defensiva, que receberam os 40% restante, divididos em 20% para cada unidade. Caso você não esteja trabalhando nenhuma função específica em um jogador, ele trabalhará na posição em que normalmente joga.
      Criando regimes de treinamento interessantes
      O objetivo de qualquer treinador é combinar regimes e programas de treino para dar as melhores condições para seus jogadores absorverem o estilo de jogo e se desenvolverem. Muito dos estilos táticos que existem no jogo já vem com seus próprios regimes e programas de treinos. Se você deseja fazer o seu próprio, entender como eles foram montados é uma boa maneira de começar.
      Com isso, ficou bem mais fácil deixar sua equipe pronta para o que você deseja implementar. Por exemplo, ao assumir o comando de uma equipe que acabou de subir para a elite do seu país, pode ser uma boa ideia construir um estilo de jogo baseado em bolas paradas. E tudo isso aliado com a possibilidade de escolher uma unidade especial para treinar bolas paradas, aumentando suas chances de obter sucesso.
      E o jogo agora também lhe dá a opção de montar diversos programas e fazer a preparação de jogo de acordo com um jogo em específico. Por exemplo, para um jogo mais complicado, você pode decidir adotar uma estratégia mais física e dura, dessa forma, você pode montar as sessões para trabalhar o aspecto físico ao longo da semana, apenas para essa partida em especial. Portanto, como você já percebeu, o sistema de treinos agora é mais orgânico e pensado para você desenvolver o estilo de jogo desejado dentro da sua equipe.
      Por fim, é importante lembrar que cada sessão de treino cria chances que certas mudanças possam ocorrer nos seus jogadores. Essas mudanças podem ser:
      Aumento do risco de lesões; Melhora ou piora na condição física do jogador; Cansaço; Aumento do nível físico de Preparação para o jogo; Coesão da equipe; Felicidade do elenco; Melhoria ou piora de atributos; Certas vantagens para a próxima partida; Familiaridade tática; Agora também é possível montar um cronograma específico para a pré-temporada, para semanas onde você está jogando apenas um jogo, ou para semanas onde você joga dois ou mais jogo em um período de sete dias. E como já mencionamos anteriormente, você também pode modificar seu treino para trabalhar situações específicas para um adversário em especial. O seja, agora é possível dar mais atenção para aquele jogo decisivo do campeonato, ou um jogo de mata-mata onde só a vitória interessa.
      E vale lembrar que enquanto nas edições anteriores do a preparação do jogo era separado do restante do treinamento da equipe, agora ele foi incorporado nas sessões de treino, por isso, você tem que ser mais atento se quer trabalhar a familiaridade tática, coesão da equipe, bolas paradas ofensivas e defensivas e até mesmo o entrosamento. No FM 2019, o sistema de treinos traz uma visão mais dinâmica para essa área do jogo.
      Por fim, é importante ressaltar, que em condições normais de temperatura e pressão, o sistema de treino determina como um jogador evolui e não se ele evolui.
      Preparadores e treinamento
      Como o sistema de treinos do FM 2019 sofreu muitas mudanças, é necessário se readaptar. Por exemplo, quando você está no painel de Treinos e deseja editar as atribuições dos seus preparadores, você perceberá que as coisas agora também funcionam de forma diferente.
      Anteriormente, as coisas eram divididas em diversas categorias (Físico, Guarda-Redes, Defensivo, Ofensivo, Táctico e Finalização) agora, são três categorias (Ofensivo, Defensivo e Posse de Bola), que por consequência, se dividem em duas sub-sessões (Técnico e Táctico). Ainda temos a mesma quantidade de estrelas para preencher, mas a nomenclatura e como funcionam mudaram.
      Eles ainda podem ser atribuídos a diferentes categorias de treino e a qualidade do treino ainda é afetada pelos atributos dos preparadores e a carga de treino sobre a qual eles trabalham. Se a carga de treino é muito alta, a qualidade dos treinos cai. Se os atributos são baixos, a qualidade que ele oferece é baixa. A diferença entre quatro e cinco estrelas ainda é mínima, mas pode ser aquele ganho marginal que irá fazer a diferença durante a temporada.
      Como sempre, ainda é uma questão de balancear a carga de treino e escolher os preparadores corretos. A maioria das categorias tem um atributo primário e secundário que você precisa observar para obter as melhores classificações. 
      Uma mudança significativa foi feita no treino de goleiros no FM 2018, o que afeta a maneira como você trabalha Goleiros Líberos e a distribuição dos seus arqueiros, graças a nova categoria: Distribuição do GR. Basicamente, é o atributo que define a qualidade de um preparador de goleiros na hora de trabalhar a distribuição de bola no treino dos goleiros. 

      Quando você observa os atributos dos preparadores e co-relaciona eles com os programas de treino, você irá perceber que certos preparadores funcionam melhor na melhoria de atributos específicos dentro de sua especialidade. Logo, é sempre uma boa ideia encontrar os preparadores certos para os objetivos de treinamento que você está buscando alcançar. Por exemplo, se você queria focar no desenvolvimento do Primeiro Toque do time como sua prioridade, você vai precisar encontrar os regimes de treino que cobrem isso e também irá precisar ter o preparador certo para a área de Posse de Bola - Técnico.
      Além disso, vale a pena buscar preparadores que tenham estilo de jogo e uma mentalidade similares a que você deseja implementar no clube. Os seus treinos estarão em consonância com o estilo de jogo, facilitando a assimilação dos jogadores ao seu estilo.
      Por fim, a qualidade do seu treino também é afetada pelas infraestruturas do seu time. Você precisa desenvolver continuamente suas infraestruturas para dar aos seus jogadores os melhores treinos possíveis. E não se esqueça que o custo que isso acarreta ao longo do tempo. Quanto mais você as melhora, mais caro o custo de manutenção delas.
      Treinador Adjunto
      Um treinador minucioso é capaz de ajustar precisamente o sistema de treinos no FM 2019 ao seu elenco e filosofia. Se você deseja controlar os treinos, então é normal que você mantenha o total controle sobre ele. Mas se você deseja repassar algumas (ou todas) as responsabilidades para o seu treinador adjunto, é importante saber que ele usam bem regimes de treino balanceados com base em algumas questões pertinentes, como:
      Seus atributos, preferências e tendências; Altura em que a temporada se encontra; Tipo do clube; Jogadores; Táticas. Se você está dando controle do sistema de treinos para o treinador adjunto, então é importante contratar um que reflita suas crenças e estilo. Dessa forma, será mais provável que ele selecione regime que se encaixam com sua filosofia, comparado com um adjunto que contraste com seu próprio estilo.
      Alcançando Familiaridade Tática
      O termo familiaridade tática refere a quão bem seu elenco entende o requisitos do sistema tático que você está jogando. Quanto mais um time entende o sistema tático, melhor ele irá jogar. Alcançar a familiaridade é fácil se você compreende o que ela compreende. A familiaridade tática é baseada em uma avaliação individual dos jogadores do elenco. E a coesão da equipe governa como o time atua em conjunto.
      Para que um time se torne familiar com uma tática, os jogadores precisam desenvolver uma compreensão de Mentalidade, Passe, Temporização, Largura, Liberdade Criativa, Intensidade da Pressão, Marcação e Posição/Função/Tarefa do jogador na tática. Essas informações estão visíveis no painel de táticas e pode ser checada individual no perfil do jogador, na aba Desenvolvimento - Treino.
      Nessa página você também encontrará a Posição/Função/Tarefa que o jogador está treinando, o foco adicional que ele pode estar treinando, o nível de intensidade, relatórios de treino dos preparadores e relatório médico.
      Como você melhora a familiaridade tática?
      Isso ocorre ao adotar regimes de treino que incorporam a familiaridade tática como um dos seus elementos de desenvolvimento. Esses regimes são usualmente o Global, Preparação para Jogo, Atacante, Defensivo, Táctico e de Guarda-Redes.
      Vale lembrar que sempre que você usa um novo sistema tático, você pode incorporar programas de treino dentro do cronograma de treinos para alcançar a familiaridade tática e os jogadores tem que jogar dentro de suas posições nas partidas para que os resultados apareçam. Só treino não é suficiente para melhorar a familiaridade tática.
      E quando você está utilizando uma nova tática, a quantidade de familiaridade que seu time precisa ganhar dependerá de quanto a nova tática é diferente da anterior. Por exemplo, se você estiver usando um 5-3-2 e muda para um 5-1-2-2, a diferença é pouca e o time precisará apenas de jogar algumas vezes para se acostumar com a nova tática. Entretanto, se a mudança é radical, você irá precisar incorporar programas de treinos que incluam a familiaridade tática para que seu time se acostume com o novo sistema de jogo.
      A velocidade de ganho de familiaridade depende da quantidade de táticas que estão sendo treinados, o time de sessões de treino que estão sendo usadas e se você conseguiu fazer que o máximo possível de jogadores se acostumassem em tempo. E nunca é de menos lembrar, as partidas são essenciais para que exista ganho de familiaridade. Numa pré-temporada onde você modifica muito o estilo de jogo, a quantidade de jogos recomendada para ajudar na adaptação é de 6 jogos, portanto, pense nisso quando mudar sua tática no meio da temporada, antes de definir se ela é realmente ruim.
      Por fim, um time pode se tornar fluente em uma tática de 4 a 6 semanas, sob as circunstâncias corretas, entretanto é um alvo meio irreal, já que você teria que treinar só uma tática e estar sempre usando os mesmos 11 jogadores nesse período.
      Considerações finais
      Uma coisa que você pode ter dificuldades durante seu save é o cansaço dos jogadores, principalmente se seu time não tiver um Cientista do Esporte. O motivo por trás disso é que o cientista do esporte ajuda a gerenciar o cansaço ao longo da semana de treinos. Se você não tiver um, então, problemas com cansaço entre seus jogadores pode se tornar normal.
      Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol.
      Fonte: https://teaandbusquets.com/blog/football-manager-2019-training-module-how-it-functions
      Banner: @_Matheus_
    • Chaves
      Por Chaves
      Caros,
      Lá no tempo que se amarrava cachorro com linguiça e todo mundo usava os treinos do Masca, a seção era sobre táticas e treinos. Não seria o momento para renomear o tópico?
      O novo sistema é mais prático do que imaginei a principio, com muitas seções padrões, divididas para todos os gostos, mesmo assim, se tem uma coisa que a vida e a SI me ensinaram é que sempre tem como melhorar.
      É uma boa oportunidade para criar uma seção (ou dividir, como era antigamente) para discutir os treinamentos. Andei olhando alguns sites e fóruns mundo a fora e tem muito conteúdo legal sobre o assunto, que vai desde o obvio, como personalizar os treinos de acordo com as deficiências da equipe visando um sistema especifico, passando por desenvolvimento da base, a projetos de planilhas para montar o treino "perfeito". Assunto não vai faltar.
      Fica aqui minha sugestão.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Introdução
      O treinamento é parte fundamental da carreira de um jogador de futebol. Os avanços científicos e tecnológicos nas últimas décadas transformaram os regimes de treino em algo cada vez mais meticuloso na preparação das equipes para os seus jogos. Os grandes clubes do mundo gastam milhões melhorando seus centros de treinamentos e trazendo os melhores preparadores, equipe médica e qualquer outra peça que possa ser determinante no sucesso e desenvolvimento dos jogadores. Esses clubes entenderam a real importância de se preparam adequadamente em suas sessões de treinos.
      O treinamento é igualmente importante no Football Manager. Alguns jogadores costuram ignorar ou neglicenciar parcialmente esse aspecto do jogo e não percebe as repercussões desse tipo de atitude. Quanto mais você se dedicar aos treinamentos da sua equipe, melhores serão seus resultados. Se você preparar-se adequadamente e gastar seus recursos sabiamente para melhorar a qualidade dos seus treinos, seus jogadores irão jogar melhor e desenvolver melhor. Será que ainda é necessário te provar da importância de entender e usar os treinamentos no Football Manager?
      Como conseguir cinco estrelas em todas as áreas de treinamento?
      A única maneira de conseguir treinos cinco estrelas no jogo é contratando um preparador que seja capaz de fazer isso possível. Existe muito a se considerar quando estiver contratando um preparador, e não somente seus atributos específicos para a área de treinamento desejada. Obviamente que você pode contratar aquele que tem 20 em treino defensivo, mas não é garantia de que ele vá te entregar um treino cinco estrelas. Você tem que considerar diversos outros fatores antes de contratar um preparador, e mesmo assim não é garantido que se você o contratar, ele te dará um treino cinco estrelas.
      Junto com seus atributos de treinamento, você tem que considerar outros como: Determinação, Motivação e Nível de Disciplina. Outros pontos interessantes de se observar são a experiência anterior do preparador e se ele é capaz de falar o mesmo idioma que a maioria de seus jogadores. Não faz sentido contratar um preparador para um clube espanhol que não saiba espanhol. Isso foi até aliviado com a opção de mandar jogadores e staff para um curso intensivo de idiomas, mas até que a nova língua seja aprendida, demora um tempo. Outro bom indicador são os clubes anteriores do preparador desejado. Por exemplo, alguém que trabalhou no Chelsea tem a tendência de ser melhor que alguém que trabalhou na sexta divisão inglesa. No fim das contas, você só saberá se um preparador entregará um treino cinco estrelas após contratá-lo. Você pode acabar tendo que contratar diversos, mas se você tem capacidade de atrair diversos preparadores de qualidade, em breve terá um treino cinco estrelas em todas as áreas.
      Também é importante notar que preparadores desenvolvem-se da mesma forma que jogadores. Com tempo e experiência, eles se tornam melhores em suas sessões de treino. Um preparador pode começar com três estrelas no treino ofensivo, mas dez anos depois ser um treinador quatro estrelas e meia. Você também deve considerar a carga de trabalho. Um preparador pode não ser o suficiente para cada área de treinamento, dependendo do tamanho do seu elenco. O ideal é sempre contratar funcionários, caso o clube permite, até ter uma carga abaixo de média.
      Contudo, em termos gerais, basta que você tenha uma estrutura de treinos 5 estrelas e contrate preparadores que tenham acima de 15 nos atributos destacados pelo Football Manager. Abaixo, um exemplo de treinador cinco estrelas para o treino tático.

      Melhorando sua infraestrutura de treino
      A qualidade das suas infraestruturas de treino é absolutamente vital para seu elenco principal, e também para os jovens. O quão melhores forem suas infraestruturas, melhor será o desenvolvimento dos seus jogadores e o seu preparo para as necessidades da temporada. Além disso, ganhar condição de jogo torna-se mais fácil, assim como a recuperação física entre as partidas.
      Não é uma área do seu clube que vale a pena neglicenciar. Mesmo que as melhorias possam custar uma boa quantidade de dinheiro para um curto espaço de tempo, você deve encará-las como investimento à longo prazo. Os benefícios apareceram em forma de aceleração no desenvolvimento dos jogadores, uma melhoria na condição física padrão do elenco e menos lesões ocorrerão em treinos. E também se torna algo para atrair jogadores, já que podem fazer a diferença no interesse de um jogador quando ele se deparar com duas ofertas de clubes similares. 
      Entretanto, antes de melhorar suas infraestruturas, observe a situação financeira do clube. Dificilmente uma diretoria vai aceitar se não houver recursos, mas caso você os convença, a situação financeira do time pode piorar se você não tiver dinheiro em caixa para arcar com o investimento. Ou seja, apenas peça melhorias quando não existir chances de prejudicar as finanças do seu clube num curto prazo.
      Foco Principal no Treino Geral
      Qual é o aspecto mais importante para o seu time focar? Na página de Treino, na aba da sua equipe, você tem sete opções para seu time focar: Equilibrado, Aptidão, Tácticas, Controlo de Bola, Defender, Ataque, Coesão da Equipa. Mas no que cada uma dessas opções ajuda seu time a focar?
      Equilibrado: Nesse foco, seu time terá um abordagem equilibrada nos treinamentos e não focará em nenhum dos outros seis aspectos. O foco será igualmente dividido entre as outras áreas, essa é a abordagem padrão caso você tenha dúvidas de qua foco seu time deve ter. Aptidão: Nesse foco, sua equipe irá trabalhar aos aspectos físicos. É o treino ideal para focar no começo da pré-temporada e início da temporada, quando seu elenco não está com a condição de jogo ideal e pode não estar na melhor forma para jogar. Se você tiver um calendário rigoroso na temporada, incluindo jogos de competições continentais, é a opção perfeita para focar na pré-temporada e preparar seu time para o calendário mais apertado. A melhoria nos atributos físicos será a mais afetada por esse foco. Tácticas: Quando você estiver mudando o esquema tático, colocar esse foco é importante e agilizará o entendimento do novo esquema pela sua equipe. Se os seus jogadores não tiverem inteligência tática para entender o que você deseja durante a temporada, seu time pode se tornar irregular. A melhoria nos atributos táticos do jogador será a mais afetada por esse foco. Controlo de Bola: Você quer foco no lado técnico da sua equipe? Você ganha jogos marcando gols com a bola e se você não for capaz de controlar a bola, você pode não controlar o jogo. Se você melhorar o trabalho dos seus jogadores com a bola, com um aumento de habilidades técnicas e maior eficiência do time quando estiver com a posse, esse é o treino para você. A melhoria nos atributos técnicos será a mais afetada por esse foco. Defesa: Sua equipe está tendo dificuldades em não sofrer gols? Focar no treino defensivo pode ajudar sua equipe a trabalhar melhor na prevenção de gols do adversário. Pode demorar algum tempo para você ver os resultados, mas solidez defensiva é importante em todos os times, e se você estiver tendo problemas lá atrás, esse foco deve retificar isso. A melhoria nos atributos defensivos será a mais afetada por esse foco. Ataque: Mas e se seu problema é marcar gols? Seu time é capaz de criar chances para marcar ou é o famoso arame liso? Focar no treino de ataque trará melhorias no jogo ofensivo da sua equipe nas partidas. Assim como o treino defensivo, pode demorar algum tempo para surtir efeito. A melhoria nos atributos ofensivos será a mais afetada por esse foco. Coesão da Equipa: Se você trouxe diversos novos jogadores, e o pessoal ainda não se conhece bem, ou ainda se a harmonia e o ambiente não estão bacanas, é esse o seu foco. Trabalhar na Coesão da Equipe vai aumentar os laços entre seu jogadores e eles trabalharão melhor como uma unidade em campo. Futebol é um esporte coletivo e é importante que seus jogadores atuem como um time, ao invés de apenas cada um por si. Uma boa coesão gera melhores atuações.
      Foco Principal na Preparação do Jogo
      Além de poder escolher um treino geral, você pode escolher um treino específico para cada jogo. Eles estão divididos nas seguintes áreas: Tácticas de Jogo, Trabalho de Equipa, Posicionamento Defensivo, Movimento Ataque, Bolas Paradas Defensivas, Bolas Paradas Ofensivas. Cada um desses treinos traz benefícios diferentes ao longo da semana de treinamentos e você pode optar por ter mais preparação de jogo ou treino geral. O ideal é dedicar um ou dois dias para a preparação de jogo.
      Tácticas de Jogo: Esse treino acelera a assimilação dos seus jogadores com as táticas de jogo da equipe. Ou seja, você acelera o processo de familiarização do seu elenco com suas táticas nessa opção. Sempre que você quiser usar uma tática nova, essa opção deve ser escolhida. Trabalho de Equipa: Esse treino aumento a coesão e harmonia da sua equipe, fazendo com que os jogadores criem laços mais rapidamente, gerando um ambiente positivo no vestiário do clube e um maior entendimento do estilo de jogo de cada um por seus companheiros. Posicionamento Defensivo: Esse treino diminui as probabilidades da sua equipe sofrer gols e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário mais forte ou que tem um ataque mais poderoso que o seu. Movimento Ataque: Esse treino aumenta as probabilidades da sua equipe em marcar gols e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário mais fraco ou que tenha uma defesa muito sólida. Bolas Paradas Defensivas: Esse treino diminui as probabilidades da sua equipe em sofrer gols de bolas paradas e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário muito forte nesse quesito. Bolas Paradas Ofensivas: Esse treino aumenta as probabilidades da sua equipe em marcar gols de bolas paradas e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário muito frágil nas bolas paradas defensivas ou então num confronto muito igual que pode ser definido nos mínimos detalhes. Carga de treinos
      O quanto você bota seu elenco para treinar? Quanto que é excessivo para os seus jogadores? Existe uma linha tênue entre puxar seus jogadores até o limite e puxar além deles, e é muito importante compreender o quanto você pode exigir nos seus treinos. A quantidade exata de treinamento fará com que seus jogadores cresçam e desenvolvam, mas o excesso pode causar lesões ou até retrocesso no seu desenvolvimento.
      Mas como encontrar o equilíbrio ideal? O ideal é sempre buscar uma carga mediana para o treinamento da equipe. A maioria dos jogadores ficará feliz com essa carga, já que não os desgasta demais, mas é o suficiente para trazer benefícios. Além disso, você tem espaço adequado para trabalhar treinos individuais sem medo de sobrecarregar o jogador. A maioria aceita uma carga de treino mediano e um tipo de treinamento individual sem muitos problemas. 
      Já a carga de treino individual é uma história diferente. Se você está treinando um jogador em uma nova posição, pode esquecer de querer que ele trabalhe um atributo específico ou um movimento preferido até ele estar apto a jogar na nova posição. Se eles estiverem com bastante focos individuais, eles podem ficar infelizes com a carga de treinos. Para funções individuais e atributos, a intensidade mediana também parece ser o suficiente. Contudo, alguns jogadores não são tão profissionais e ficam infeliz com uma carga mediana ou alta de treinos individuais, com isso, talvez seja melhor deixá-lo com uma carga mais leve.
      A cada mês, é importante notar as observações do staff sobre quem está feliz ou infeliz com sua carga de treino. Isso pode ser checado manualmente no relatório de treinos de cada jogador também. Caso eles estejam felizes, tente aumentar e ver se eles aceitam uma carga maior, caso isso mude no próximo mês, você já conhece o limite desse jogador. Caso eles estejam infeliz, cheque qual o problema. Se for a carga, diminua, se for o jogador achando que o treino não está dando resultados, escolha outro. Com a intensidade balanceada e o jogador feliz com sua carga de treinos, eles poderão se desenvolver de uma maneira adequada.

      Treino individual de atributos
      Esse é bem simples de entender, na tela de desenvolvimento e na aba de treinamentos, conforme demonstrado na figura acima, você pode definir um treino individual. Você pode escolher uma função ou atributo específico para o jogador treinar. Além disso, você pode definir a intensidade desse treino. Ou seja, uma maior intensidade, maior foco do jogador no que foi pedido e uma menor intensidade, menos foco.
      Para jogadores que ainda tem espaço para se desenvolver, o ideal é trabalhá-lo na função que você acha mais adequada ou que ele rende mais. Assim você focará numa gama maior de atributos, fazendo com o que o jogador tenda a desenvolver aquelas áreas do seu jogo, para se tornar cada vez mais competente naquela função. Normalmente, tendemos a treinar o jogador na função que ele mais atua em campo, já que isso fortalece o seu entendimento da função e deixa-o mais preparado para tal. Contudo, seu papel com treinador é identificar o que é melhor para o jogador ou para o time, e talvez, uma mudança de função pode transformar um jogador mediano em uma peça-chave do seu time.
      Porém, para jogadores já consolidados e veteranos, é melhor tentar trabalhar certas deficiências que o jogador possua no seu jogo. O treino de atributos entra nessa parte e irá fazer com que o jogador foque seu treinamento em melhorar determinado atributo. Tenha certeza de escolher o atributo certo, pois a escolha errada fará você perder seu tempo.

      Treino de função versus Treino de posição
      Antigamente eram questões separadas, mas atualmente, para treinar uma posição, você deve escolher uma função, por isso, analise bem os atributos de um jogador que está sendo treinado em uma nova posição para que você escolha a função que melhor se encaixa com aquele jogador. Não faz sentido pegar um meia-central que atua como Armador Avançado e treiná-lo como um volante que atua como Médio Recuperador de Bolas se ele não tiver os atributos para isso.
      Temos um guia completo sobre retreinamento aqui.
      Movimentos Preferidos do Jogador
      Movimentos Preferidos do jogador, ou MPJ na sigla, são características que seu jogador possui. Elas definem como seu jogador irá agir em determinadas situações durante o jogo e variam entre como eles se movem pelo campo e até que eles fazem quando estão em posição de finalizar. Se você conseguir treinador jogadores para terem MPJs que complementam suas habilidades e funções, elas se tornaram uma ferramenta bastante efetiva.
      É importante ter um bom conhecimento dos MPJs disponíveis. Existem cinco tipos diferentes: Movimento, Passe, Finalização, Defesa e Técnica. Cada um desse tipos tem diversas opções. Vale a pena gastar um tempinho observando e tentando entender cada uma dessas opções e o que os jogadores que possuem determinados MPJs fazem e quais atributos adequados para cada um. Eles são auto-explicativos e fáceis de entender.
      Antes de escolher um MPJ e iniciar um treinamento desse tipo de coisa, você deve considerar quais irão ajudar a melhorar o nível de seus jogadores. Veja em quais atributos eles são bons ou ruins, qual a posição que jogam e qual a função dele no time. Você tem que escolher MPJs que complementam o estilo de um jogador e ajudam a melhorar seu jogo. Por exemplo, um atacante com Frieza elevante seria ideal ter o MPJ Tenta chutes colocados. Vale mencionar que quanto mais velho um jogador for, mais complicado se torna para ele aprender um novo movimento.
      Temos um guia completo sobre os Movimentos Preferidos do jogador aqui.
      Como a personalidade afeta a evolução de um jogador?
      Assim como na vida real, os jogadores no FM também tem personalidades. Essas personalidades afetam como cada um treina e desenvolve-se. Existem as personalidades positivas, que os fazem treinar e desenvolver melhor e as negativas, que atrapalham o treinamento e o desenvolvimento. É importante entender porquê elas afetam a evolução de um jogador, para que você possa guiar melhor seu atleta.
      Idealmente as melhores personalidades para treinar e desenvolver são as profissionais, ambiciosas e determinadas. Jogadores mais profissionais cuidam melhor de si no treino e fora de campo. Se um jogador é determinado, ele vai se dedicar mais nas sessões de treino. Personalidades positivas são importantes pois irão garantir que os jogadores deixaram o seu melhor tanto no treino como no jogo. Além disso, um grupo de jogadores com personalidade positiva trabalham melhor em conjunto, e ajudam um aos outros. Não se esqueça que a personalidade geral do seu elenco importa, principalmente na adaptação de novos jogadores e pode refletir na mentalidade dos jovens da sua equipe.
      Se seus jogadores são preguiçosos ou não são profissionais, eles não vão treinar bem e nem se dedicar adequadamente. E se ele não se dedica, ele terá resultados negativos nos treinos. E isso pode acabar influenciando no seu elenco, já que uma maçã podre pode gerar problemas no vestiário e na harmonia do clube.
      Temos um guia completo sobre personalidades para você conhecer essa área melhor.
      Meus jovens talentos devem treinar nos juniores ou no time principal? 
      O treinamento de jovens jogadores vem ganhando cada vez mais destaque para os jogadores de Football Manager, com diversos desafios surgindo em torno do uso de jogadores da base de um clube. Obviamente que é fundamental que seus jogadores recebem o melhor treino possível para que possam alcançar todo seu potencial. Assim como é importante investir nas infraestruturas e staff da equipe principal, o mesmo é válido para as categorias de base. Todo dinheiro gasto aqui será retornado adequadamente para você no futuro, portanto, não poupe esforços nessa área. Uma dica importante é observar bem o treinador que você está contratando, a personalidade e o estilo de jogo dele podem ser determinantes no futuro de suas promessas.
      Assim como qualquer outro jogador do seu clube, você deve analisar regularmente como está a performance e felicidade dos seus jovens jogadores nos treinamentos e ajustar a carga de treinos para melhores resultados. Isso inclui dar atenção ao treino de função ou de posição e principalmente, tutoria. Ache um ciclo de tempo que lhe agrade e observe de perto seus jovens.
      Quando você ver que um jovem talento está se tornando bom demais para o futebol de júniores, promova-o para a equipe principal. Trabalhar com seu elenco profissional traz grandes benefícios, principalmente se eles se encaixarem no seu sistema de jogo. Você provavelmente não vai querer colocar todo o peso do mundo nas costas dos seus jovens atletas, mas um nível de treino superior e tempo de jogo com os profissionais são vitais para a continuidade do desenvolvimento dos jovens.
      Obviamente que tempo de jogo é crucial, mas apenas coloque seus jovens lá se você tem intenção de desenvolvê-los. Faz parte oscilar nessa idade e se você queimar o jogador, poderá trazer consequências negativas para o atleta. Se você tem medo que seu jovem talento vai comprometer sua equipe, não coloque ele em campo, apenas dê tempo de jogo quando você estiver disposto ou achar que ele tem capacidade para jogar de igual para igual com os outros.
      Temos um guia completo sobre o desenvolvimento de jogadores aqui
      Treinamento na pré-temporada
      A pré-temporada pode forjar um campeão ou destruir sua temporada. Existem diversos fatores que podem se tornar maçantes para jogadores menos experientes do jogo. Mas se você arregaçar as mangas e trabalhar adequadamente nessa época do ano, você terá uma boa temporada. Portanto, a pré-temporada não deve ser encarada como um período de férias e relaxamento para o treinador.
      Durante a sua pré-temporada é importante focar em quatro aspectos: condição de jogo, coesão da equipe, táticas e moral. Se você focar essas questões corretamente, seu time estará pronto para uma temporada brilhante.
      Condição de jogo: Jogadores que não estão em condição de jogo tem mais probabilidade de se lesionar e isso pode fazer com que ele dê o azar de contundir-se gravemente. Imagina ficar sem seu principal jogador até o segundo turno do campeonato? Durante a pré-temporada é importante que todo mundo jogue e chegue na estreia ao menos com 80% de condição de jogo. Uma boa estratégia é dividir seus jogadores em dois times e um deles jogar no final de semana e o outro no meio da semana. Coesão da Equipe: Mudanças no elenco são comuns nesse período, sejam por contratações, vendas ou jovens promovidos para o time principal. Isso pode gerar uma queda brusca na harmonia do elenco. Depois que você treinou o aspecto físico do seu time, pode ser útil trabalhar coesão e entrosamento para ajudar seus jogadores a se conhecerem melhor dentro de campo e evitar problemas durante a temporada. Táticas: Se o time não faz ideia de como jogar, você ficará sem emprego em breve. Esse é o aspecto mais importante de toda pré-temporada, portanto, trate de jogar o máximo de amistosos possíveis nesse período. Moral: Melhorar o moral do time é fácil, basta vencer. Por isso, não faça uma pré-temporada caça-níquel e reserva os últimos jogos para enfrentar equipes que você tem certeza que vai vencer de barbada. Um bom regime de treino em pré-temporada é escolher ao menos seis semanas de treino. Comece com duas semanas de treino físico intenso (alto ou muito alto, ou então alterne os dois ao seu gosto). Depois, marque uns oito amistosos. Comece com dois ou três de nível elevado, mais dois ou três de mesmo nível e mais uns três ou quatro que você deve golear. Dessa forma, você testa sua tática contra três níveis diferentes de adversário e garante um moral alto para o começo da temporada. Caso você esteja trabalhando táticas novas, foque nisso na Preparação de Jogo, caso contrário, escolha Trabalho de Equipa.
      Dias de descanso
      Dias de descanso são vitais para os jogadores recuperarem-se de jogos intensos e desgastantes. No FM, você pode descansar seu time antes e/ou depois de um jogo, mas se preferir, pode mandar seus jogadores descansar por um período superior. Se você apenas decidir descansá-lo nos treinos, pode deixá-lo por até sete dias sem treinar. Mas caso prefira dar umas "férias" fora de época, o jogador pode ficar fora por até um mês. Não subestime a capacidade dos dias de descanso fazerem a diferença entre uma derrota e uma vitória na reta final de uma temporada.
      O mínimo recomendado é que seu time sempre descanse depois das partidas, já que essa é a opção padrão para recuperar os jogadores no jogo. Contudo, caso o calendário esteja apertado, treinar pode acabar não te valendo de muita coisa e você vai estar apenas desgastando desnecessariamente seu elenco, portanto, nessas épocas, talvez seja melhor liberar o descanso antes e depois do jogo.
      Ajustando seus treinos de acordo com os resultados
      Anteriormente foi explicado como o foco no treino da sua equipe funciona e o que cada um traz para seu treinamento. Dependendo de como seu time está atuando e dos resultados da partida, em conjunto com os resultados dos treinos, você deve continuar ajeitando suas sessões de treino. Uma variedade de treinos oferece uma especialização em mais áreas.
      Mas como eu decido a hora de mudar? A função primordial de um treinador é vencer, portanto, você tem que escolher o treino que vai lhe ajudar a obter resultados. Se a defesa anda sendo vazada constantemente, talvez seja o momento de melhorar as habilidades defensivas no treinamento. O mesmo se aplica para os outros treinos. O que vale aqui é ajudar seu time a atuar melhor em campo e trazer os resultados necessários.
      Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol.
      Fonte: https://www.fmscout.com/a-how-to-master-training-on-football-manager.html
      Banner: @_Matheus_
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      O mercado de transferências é sempre a primeira opção quando precisamos reforçar o elenco, contudo, o Football Manager nos dá outra ferramenta para aprofundar e melhorar nosso elenco sem a necessidade de mover mundos e fundos por um reforço. Além disso, serve para redirecionar um jogador que está perto de seu potencial, mas não tem espaço na atual posição, mas poderia ser útil em outro lugar. E quando aquele jovem jogador da fornada chega com uma posição que quase nunca mais se vê no futebol atual? E por fim, talvez um redirecionamento no desenvolvimento de um jovem jogador pode acabar lhe dando uma nova opção num lugar onde você não esperava ter. 
      Como retreinar um jogador?
      Essa é a parte mais fácil do processo. Acesso o perfil do jogador que você quer retreinar, procure a aba Desenvolvimento, na janelinha que vai aparecer, escolha Treino. Uma nova tela irá aparecer e nessa tela, você irá na parte que está escrito Posição/Papel, irá clicar na parte onde está o atual treino de posição/função de seu jogador e um novo menu irá aparecer na sua tela, ali, é só escolher a posição em que você quer retreinar, mover seu mouse até lá e escolher a função que deseja fazer o retreinamento de seu jogador.

      O que devo levar em consideração quando estou retreinando um jogador?
      Existem diversos fatores que pesam no retreinamento de um jogador e se ele será capaz de atuar ou não na nova função de maneira efetiva ou natural.
      O percentual do treino individual do jogador dedicado ao desenvolvimento do novo posicionamento em campo. Normalmente, um jogador tem três tipos de treinos que podem ocorrer simultaneamente, o de posição/papel, melhoria de um atributo através do foco adicional e adição/remoção de Movimento Preferido do Jogador (MPJ) através de Nova característica do jogador. O ideal é que ele se concentre apenas no treino de posição/papel ou apenas divida a carga com um dos outros dois treinos. De preferência, o foco adicional, para melhorar algum atributo que pode estar em baixa e que é necessário na nova função; A quantidade de partidas na nova posição enquanto ele está aprendendo; O quão familiar ele é com a nova posição quando está começando um treino (indicado pelas cores no mapa de posição vermelho é o pior e verde claro é o melhor); A sua idade, quanto mais jovem, melhor; O seu atributo Versatilidade, que é um atributo oculto. Mesmo tendo tudo isso ao seu favor, ainda pode demorar algum tempo para que o novo jogador aprenda a atuar adequadamente na nova posição. E caso ele pare de atuar ou treinar nessa posição, ele pode acabar perdendo efetividade e até mesmo se "esquecer" de como jogar por ali.
      Identificando uma nova posição para o seu jogador
      No atual save, em que me encontro comandando o Werder Bremen, Giovani Lo Celso está no meu elenco. O meia-atacante argentino é capaz de atuar como meia-central e meia-lateral esquerdo, além da sua posição natural. O fato de Lo Celso ser capaz de atuar efetivamente como meia-lateral por um dos lados do campo, já me indica que o jogador pode ter atributos que o fazem uma opção ideal para um retreinamento pelas pontas, sendo assim, o jogador aumentaria sua versatilidade e utilidade dentro do elenco, sendo capaz de atuar em pelo menos quatro posições. Por isso, conferi se os atributos do jogador o fazem ideias para a nova posição.

      Como podem perceber nos atributos do jogador, o atributos mais baixo é o Índice de Trabalho com valor 11. Portanto, Lo Celso é um excelente candidato para se aprofundar no treinamento de uma nova posição, fazendo com que ele ajude com uma nova posição no seu atual leque. Contudo, será que se eu decidisse treinar Giovani Lo Celso como ponta-direita, levando em conta que seu pé-preferido é o Esquerdo, será que o jogador se sairia bem como Avançado Interior?

      Nesse caso, Lo Celso tem como pior atributo, Finalização, o que faria com que o jogador pudesse ser descartado como uma boa opção para a ponta-direita, contudo, com o treinamento do MPJ Procura o passe em vez de tentar o golo, o jogador pode virar uma força perigosa ao cortar para dentro e servir seus companheiros, graças à sua habilidade criativa e capacidade de encontrar companheiros bem posicionados.
      Dando uma nova utilidade para quem estava descartado
      Nicklas Schmidt tem 22 anos e é fruto da base do Werder Bremen, inclusive, teve uma temporada regular anteriormente, mas acabou sendo relegado pela chegada de um jogador de maior impacto (Giovani Lo Celso). O jogador saiu de opção no time titular, como reserva do meia-atacante titular para atuar no time B do Werder Bremen. Contudo, segundo seu relatório, o jovem jogador ainda tem espaço para evoluir e talvez seja a hora de lhe dar uma nova utilidade, já que ele ainda pode ganhar uma boa evolução em novos atributos.
      LEIA MAIS: CA e PA no desenvolvimento de jogadores
      Às vezes acho que meu atual esquema se beneficiaria de um bom Falso Nove no comando de ataque, ao invés do atual Atacante Completo, mas não tenho nenhum jogador capaz de fazer essa função no elenco. Por isso, uma procura nos meus outros times poderia revelar algum meia-atacante ou ponta capaz de fazer essa nova função. Encontrei em Schmidt uma boa opção para que eu pudesse adicionar essa carta na manga quando necessitasse de mudar a função dos meus dois atacantes atuais. 

      Com um leve trabalho em sua Resistência, Decisões e Trabalho em Equipa, o jogador pode virar um opção muito boa para a função, por isso, aproveitando que o jogador já tem certa familiaridade com a posição de atacante, eu ganharia em tempo e dinheiro, pois ao invés de procurar um Falso Nove no mercado que pudesse servir como opção tática ao meu atual comando de ataque, eu posso adaptar um jogador que está encostado e tem potencial para evolução e retreiná-lo para algo que eu pode ser útil dentro do arsenal tático da minha equipe.
      O jovem jogador com uma posição inusitada
      As fornadas de jovens costumam nos pregar surpresas, trazendo uma joia inesperada ou aquela baciada de perebas quando estávamos confiantes que descobriríamos o próximo Lionel Messi. Contudo, em algumas raras ocasiões, um jovem jogador pode acabar surgindo somente com as posições de Ala e Líbero, que são posições pouco utilizadas no futebol moderno e quando são usadas, o jogador geralmente é proficiente na zaga ou na lateral/ponta.
      Esse é o caso de Burak Sarica, um jovem que surgiu recentemente que chamou a atenção até do Bayern de Munique. Contudo, o jovem turco atua somente como ala pela direita, o que não é muito interessante quando não utilizamos um esquema baseado nesse tipo de jogador. As duas posições mais tradicionais a serem escolhidas são a Lateral ou Ponta. Como lateral, o jogador precisaria de uma gama maior de desenvolvimento em certos atributos técnicos.

      Apesar de fisicamente muito evoluído, Sarica deixa a desejar em outros departamentos, mas ele ainda tem apenas 15 anos, tempo suficiente para retreiná-lo em uma nova posição. Como podem observar, o jogador já tem certa familiaridade com as posições de Meia-Lateral e Ponta. Isso me indica que talvez seja melhor investir em um treinamento mais à frente, com o jogador atuando como Extremo. Será que é isso mesmo?

      Os atributos Cruzamento, Finta, Passe e Primeiro Toque são comuns à ambas posições, enquanto a carga psicológica de atributos é infinitamente menor para a posição de Ponta. Essa é uma decisão puramente do treinador, como o jogador ainda é um diamante que ainda tem muito tempo para ser lapidado, qualquer direção que se resolva tomar nessa idade, provavelmente resultará num jogador muito bom. Se sua necessidade for um jogador na linha defensiva, é só treiná-lo como lateral, se for o inverso, como ponta. Entretanto, antes de tomar uma decisão, é importante ver se o jogador tem um tutor mais adequado como lateral ou ponta, pois o ganho em atributos técnicos e mentais que a tutoria pode trazer ao jogador, podem acabar lhe fazendo decidir por vê-lo atuar em determinada posição.
      LEIA MAIS: O Desenvolvimento de uma categoria de base
      Identificando uma nova posição para um jovem jogador
      Talvez sua fornada de jovens tenha lhe trago um excesso de jogadores promissores em uma posição que você se considera bem servido por algumas temporadas e talvez seja ideal que alguma dessas promessas mude de posição para ganhar espaço. Talvez esse seja o caso de Angelos Pappas, o grego-germânico é meia-central por natureza, com aptidões para atuar como volante. Contudo, com um titular tendo apenas 23 anos e um excelente reserva apenas esperando a passagem de bastão de um jogador mais experiente também com essa idade, Pappas pode acabar não tendo espaço no Werder Bremen. Com isso, talvez foi mais útil achar um novo lugar para o jogador atuar. Investigando as opções, ele se mostrou um interessante Avançado Defensivo.

      Com uma Compostura muito boa para quem tem apenas 16 anos e com diversos atributos psicológicos com margem clara para melhora, o único atributo técnico que o jogador precisaria desenvolver seria sua Finalização. Com seu bom porte físico e certa agilidade, o jogador pode acabar tendo um futuro em uma posição diferente da sua natural.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
×
×
  • Criar Novo...