Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entrevista com Miles Jacobson: "Brasileiros jogam mais FM que a média mundial, e preferem times locais"


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Trivela_logo-2014.jpg

FM-2016.jpg

Brasileiros jogam mais Football Manager que a média mundial e preferem times locais

Por Felipe Lobo 

Com que time você joga Football Manager? A maioria dos brasileiros escolhe um time nacional, segundo o diretor do Football Manager, Miles Jacobson, em entrevista exclusiva à Trivela. Mais do que isso: o brasileiro joga mais do que a média mundial. Uma demonstração da paixão que os jogadores brasileiros têm pelo mais famoso jogo de gerenciamento de futebol do mundo, que ganhou uma nova versão, o Football Manager 2016, no dia 12 de novembro.

Desde que foi lançado no Brasil, com o Football Manager 2012 até a edição 2015, mais de 60 mil pessoas jogaram alguma versão do game por aqui. Foram mais de 5 milhões de horas de brasileiros jogando Football Manager 2015 até o dia 30 de setembro, alguns dias antes do lançamento da nova versão. Em média, os brasileiros jogaram por 210 horas o Football Manager 2015, quase 10% a mais que a média mundial. O horário que o brasileiro mais joga é aos domingos, 18h.

O mais interessante é saber que 55% dos brasileiros que iniciam um jogo escolhem um time brasileiro. É algo significativo. E os times mais populares entre os brasileiros são São Paulo, Flamengo e Cruzeiro. Depois dos times brasileiros, os jogadores daqui gostam de escolher times da Inglaterra (17% das vezes) e Espanha (11%).

Na entrevista, Miles Jacobson ainda comentou sobre detalhes do jogo, como o número de pessoas que trabalha na pesquisa do jogo fora do Reino Unido, sede da Sports Interactive, produtora do jogo. Ainda perguntamos sobre as mudanças técnicas e a parte gráfica, comparada às mais famosas séries de jogos de futebol no mundo, FIFA e PES. Confira o que nos disse o diretor do Football Manager.

Trivela: Nós vimos Football Manager investir mais e mais nas últimas versões nos relacionamentos entre técnico, jogadores, imprensa e torcedores. Muito mais que os gráficos, o jogos se torna mais complexo ano após ano nessas questões. É isso que torna Football Manager tão atraente?

Miles Jacobson: Nós investimos muito em gráficos também – contudo, esse é um plano de muito longo prazo. Pode não ser instantaneamente perceptível, mas mudanças muito grandes aconteceram nesta área nas últimas versões – como 4 mil animações novas ou melhoradas neste ano.

Mas sim, o relacionamento entre o técnico e o mundo do futebol em volta dele é muito importante – para ter o jogo de futebol mais atraente que há por aí, você precisa fazer o mundo crível. As pessoas escapam das suas vidas comuns no Football Manager, e para essa realidade alternativa ser atraente, é preciso que você tenha esses relacionamentos no seu mundo alternativo.

Gráficos não são uma prioridade para os fãs de Football Manager, mas mesmo assim, o jogo melhorou muito nessas coisas também. Há um limite? Você se preocupa que um dia Football Manager se torna algo como FIFA/PES e as pessoas joguem pelos gráficos, não pelas opções de gerenciamento?

Nós não usamos FIFA ou PES como referência para como nós queremos que nosso jogo parece- eles são ambos grandes jogos arcade, mas usam vários truques para fazer o jogo ficar mais bonito, ou para o estilo arcade, mas isso simplesmente não funciona para simulação.

Nosso plano é que queremos que as pessoas não sejam capazes de dizer a diferença entre o jogo disputado no FM e o assistido pela TV de um ângulo de câmera distante. PES e FIFA estão mais interessados em como se parece quando a imagem está ampliada, enquanto nós queremos que o futebol pareça realista, os movimentos pareçam realistas, e a animação pareça realista. Como você diz, estamos melhorando – mas nós temos um plano de longo prazo, três a cinco anos, para chegar a esse sonho.

Nossos leitores foram à loucura quando falamos sobre o Catar perder a Copa de 2022 por problemas de calendário no FM 2016. Em versões anteriores, nós vimos muitas coisas surpreendentes, mas eu arriscaria dizer que nada como isso. Os fãs podem esperar mais coisas como essa no FM 2016? É algo que vocês pensam para versões futuras do FM?

Há todos os tipos do que é conhecido nos círculos de games como “Easter Eggs” no jogo para as pessoas encontrarem. Algumas pessoas já encontraram, algumas são com datas específicas no jogo, outras são baseadas em informações reais específicas.

A crise da Fifa está no jogo, de alguma forma? É algo que vocês pensam para o  futuro? As questões políticas do futebol como essa podem estar no jogo?

A Fifa não aparece no Football Manager. Todas as nossas federações de futebol ficcionais acreditam no Fair Play, segurança financeira e estão além da corrupção. Como a maioria dos torcedores de futebol, não é algo que eu quero ver acontecer na vida real, então não é algo que nós teremos no jogo.

No Brasil, os clubes são entidades não lucrativas e o FM 2015 melhorou muito como o jogo reflete isso, com eleições nos clubes, por exemplo, e não alguma compra aleatória, como pode ocorrer em algum outro lugar, como na Inglaterra. Qual é a coisa mais difícil para fazer o jogo tão realista, mesmo para uma realidade tão diferente da Inglaterra, como o Brasil? Quantas pessoas trabalham do Brasil para fazer isso acontecer? E quantas pessoas trabalham na América do Sul e no exterior?

Nós temos pesquisadores na maioria dos países da América do Sul e, por sua vez, eles têm muitos assistentes os ajudando. Nós não revelamos exatamente os números quando se fala dessas coisas, mas nós temos aproximadamente 1.200 pesquisadores fora do Reino Unido, além de tradutores.

As coisas mais difíceis com tentar fazer o jogo o mais realista possível são quando há mudanças de regra ou de competição na última hora, como vimos no Brasil este ano! Especialmente quando ninguém realmente tem claro em exatamente como vai funcionar, então às vezes nós temos que adivinhar.

Quantas pessoas compraram o FM 2015 no Brasil no último ano? Você pode nos dizer quantas horas os brasileiros gastaram no FM 2015?

Eu posso te dar uma gama de números interessantes sobre Football Manager no Brasil. Aqui vai:

- Mais de 60 mil pessoas jogaram FM no Brasil (entre Football Manager 2012 e Football Manager 2015).

- Os jogadores brasileiros jogaram FM 2015 por uma média de 210 horas (quase 10% mais do que a média global).

- Até o dia 30 de setembro, FM 2015 foi jogado no Brasil por mais de 5 milhões de horas.

- O horário mais comum para os brasileiros jogarem FM é às 18h no domingo.

- Aproximadamente 55% dos jogadores brasileiros escolhem dirigir um time brasileiro (seguido por Inglaterra com 17% e Espanha com 11%), com os times mais populares sendo São Paulo, Flamengo, Cruzeiro.

Os brasileiros podem esperar algo novo para as próximas versões do jogo?

Nas últimas versões do jogo, tivemos milhares de novos recursos adicionados ao modo simulação, novos modos de jogo como o Clássico (agora conhecido como Touch), Fantasy Draft, Create-A-Club, Desafios e uma imensa quantidade de melhorias a cada ano. Este é o caminho que nós estabelecemos para nós mesmos e não temos planos de mudar esse caminho. Então sim, teremos muitas novas funcionalidades, muitas melhorias e talvez novos modos de jogo também.

Serviço

Football Manager 2016
No Steam, R$ 99
No Nuuvem, R$ 79,99
Em promoção, no FManager, R$ 76,00

Por Trivela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa entrevista, e é legal ver a Trivela divulgando o FManager.

E se o Felipe Lobo for um membro aqui do fórum disfarçado? hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista. Eu ja gostava desse site, mas depois daquela série de FM, as materias e aquela série no qual publicam relatos de saves de leitores, ja passo a amá-lo haha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito que o Trivela divulgou a promoção do FManager. Com certeza esse cara é do fórum. hahaha'

É sim, eu perguntei pra ele hahaha, diz ele que pouco entra mas mesmo assim...

@felipelobo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Não acredito que o Trivela divulgou a promoção do FManager. Com certeza esse cara é do fórum. hahaha'

Nós temos um relacionamento muito bacana com ele através do perfil oficial do fórum no twitter. Ele mesmo recomenda para altas pessoas as coisas do FManager.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso agora pra saber de todos esses "easter eggs".

Também, eu já ouvi falar de alguns interessantes. Enfim, bela matéria. Bem legal a divulgação do Felipe, não sabia que era do fórum (Até porque não publicou nada até hoje).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      https://globoesporte.globo.com/google/amp/futebol/times/palmeiras/noticia/noticias-palmeiras-entrevista-exclusiva-abel-ferreira-senna-bossa-nova-pai-tudo-menos-futebol.ghtml
       
      Enorme achei melhor não copiar
       
      apenas essa parte aqui pra eu me achar
       
      Dentre essas coisas que você gosta, sei que uma que te ajudou muito na carreira de técnico foi o jogo Football Manager. Qual a sua relação com esse jogo e a importância dele para seu trabalho?
      – Posso dizer que utilizo esse jogo ainda hoje para ver características de jogadores que o Palmeiras me propõe. Acho um jogo completo. Vejo jogadores para o Palmeiras, a fotografia, ver como o jogo descreve no mental, na técnica e no físico. Não sei quem trabalha para esse jogo, mas o nível de conhecimento e informação, nível estatístico que esse jogo tem, é muito, muito real. Portanto é uma das fontes de onde tiro informação, não é o único, mas é um dos lugares que eu tiro informação. É incrível. Não perco tempo a jogar, utilizo para tirar informações de estatísticas e para conhecer, é rápido para ter a informação, mas não tenho tempo mais para jogar. Joguei em um determinado tempo da minha vida, quando era jogador, nos meus primeiros anos, não gostava de treinar equipes "top". Todos meus colegas eram campeões, ganhavam, mas na realidade não é assim. Posso ser campeão ao meu nível, treinar o Penafiel e não cair de divisão, fui campeão, atingi o meu objetivo.
        – O objetivo do Palmeiras é ser campeão, e atingimos. O Guto Ferreira, se o objetivo é ficar entre os dez, à maneira dele, ele foi campeão. Uma equipe que estava para cair, e ela não caiu e conseguiu ficar na elite, foi o título deles. Era assim que eu via esse jogo, treinava muito o Penafiel. Subia de divisão, das equipes mais antigas da segunda liga da história, ficar no meio da tabela para tentar subir, não consegui muitas vezes, confesso, mas era uma forma de passar o tempo (risos). Dizer para as pessoas que jogam o FM, há uma "pequena diferença" entre o jogo e a realidade: a pele e osso. A pele e o osso. É tudo muito parecido, pois você consegue fazer os treinos, você consegue escalar o time, consegue fazer as substituições, muda a tática, e os jogadores ainda reclamam. Tem um jogador que fica insatisfeito porque você vendeu o amigo. O capitão da equipe fica insatisfeito porque você vendeu o centroavante. É diferente a realidade. Vou ver se consigo descrever em uma frase: quem acha que de futebol só sabe, nada de futebol sabe. Quem pensa que só pensar em futebol chega, nada sabe sobre futebol.
       
       
      DE NADA ABEL!
       
       
      (topico exclusivo pra eu me achar sim)
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • ZMB
      Por ZMB
      Com uma persistência digna de Levy Fidelix na tentativa de virar Presidente da República, menino @grollinho finalmente foi escolhido como o entrevistado da semana.
      Como de praxe, a entrevista será iniciada com um questionário básico.
      Façam as vossas perguntas até quarta-feira (25), a fim de que o nosso boy magia possa se organizar para responder.
      As respostas serão unificadas no próprio tópico.
      Lembrem-se: a entrevista serve para conhecer o membro, não para ofender.
       
       
       
      Questionário
      Idade:
      Profissão/curso:
      Time:
      Local de nascimento:
      Local onde mora:
       
      Perguntas básicas
      Qual é a sua trajetória acadêmica/profissional?
      Como conheceu o fórum?
      Qual a sua posição no espectro direita-esquerda?
      Faz parte de alguma crença religiosa? Qual?
      Se você fosse Presidente do país, quais seriam as três primeiras medidas que você tomaria?
      Onde e como você se imagina daqui cinco anos?
      Qual o sentido da vida?
       
      Bate-pronto
      Um filme
      Uma série
      Um livro
      Uma música
      Um jogo
      Uma comida
      Uma personalidade esportiva
      Uma personalidade histórica
      Bolsonaro ou PT?
       
      Lista básica (escreva um pouco sobre os membros abaixo)
      - Dinheiro Tardelli
      - Henrique M.
      - Darknite
      - Jaú
      - Buzzuh
      - Ariel
      - Galford Strife
      - Euzinho ZMB.
    • ZMB
      Por ZMB
      O entrevistado dessa semana é o adulto @SilveiraGOD..
      Como de praxe, a entrevista será iniciada com um questionário básico.
      Façam as vossas perguntas até sexta-feira (08), para que o multitask possa se organizar para responder.
      As respostas serão unificadas no próprio tópico.
      Lembrem-se: a entrevista serve para conhecer o membro, não para ofender.
       
       
       
      Questionário
      Idade:
      Profissão/curso:
      Time:
      Local de nascimento:
      Local onde mora:
       
      Perguntas básicas
      Qual é a sua trajetória acadêmica/profissional?
      Como conheceu o fórum?
      Qual a sua posição no espectro direita-esquerda?
      Faz parte de alguma crença religiosa? Qual?
      Se você fosse Presidente do país, quais seriam as três primeiras medidas que você tomaria?
      Onde e como você se imagina daqui cinco anos?
      Qual o sentido da vida?
       
      Bate-pronto
      Um filme
      Uma série
      Um livro
      Uma música
      Um jogo
      Uma comida
      Uma personalidade esportiva
      Uma personalidade histórica
      Bolsonaro ou PT?
       
      Lista básica (escreva um pouco sobre os membros abaixo)
      - Dinheiro Tardelli
      - Henrique M.
      - Darknite
      - Jaú
      - Buzzuh
      - Ariel
      - Galford Strife
×
×
  • Criar Novo...