Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clássico em que o Bernabéu se rendeu e aplaudiu Ronaldinho completa 10 anos


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Trivela_logo-2014.jpg

Jogo histórico: Clássico em que o Bernabéu se rendeu e aplaudiu Ronaldinho completa 10 anos

Por Leandro Stein

AP_051119025347.jpg

Quem viu Ronaldinho Gaúcho em seu auge jamais se esquecerá. O espetáculo se repetia a cada partida, com um sorriso no rosto e dribles desconcertantes. Tudo parecia tão fácil, mas nunca perdia a magia. E a atuação mais emblemática do camisa 10 com a camisa do Barcelona aconteceu há exatos 10 anos. Em 19 de novembro de 2005, o Estádio Santiago Bernabéu se rendeu ao ídolo rival. Aplaudiu Ronaldinho após os dois gols que deixaram sem rumo os galácticos do Real Madrid, com a impecável vitória por 3 a 0 dos blaugranas. Um jogo que praticamente serviu para passar coroas.

Durante a primeira metade dos anos 2000, o Real Madrid era sinônimo de jogo bonito. Além de conquistar títulos, os merengues mantinham sua política de contar com os melhores jogadores do mundo. Trouxeram Zidane, Ronaldo, Figo, Beckham, Owen – acréscimos de luxo a um elenco que já contava com Roberto Carlos, Casillas, Raúl e outras lendas. Contudo, o fascínio em torno do time de Florentino Pérez ia se perdendo aos poucos. Justo no momento em que o Barcelona viveu sua maior virada recente: a chegada de Ronaldinho. O craque que ajudou a mudar a história dos blaugranas.

Em sua primeira temporada pelo Barcelona, Ronaldinho havia vencido o Real Madrid por 3 a 0 no Camp Nou, mas perdera por 4 a 2 na visita ao Bernabéu. O troco, porém, não poderia ter sido mais emblemático. O show veio no segundo tempo, quando os blaugranas já venciam por 1 a 0. Primeiro, arrancou do meio de campo, para entortar Sergio Ramos e Helguera, antes de tirar do alcance de Casillas. Logo depois, mais uma disparada alucinante, sem conseguir ser parado pelos merengues. A partir de então, a torcida madridista se rendeu ao gênio.

“Foi um jogo que entrou para a história e é sempre uma alegria recordar. Lembro-me de tudo perfeitamente, das jogadas, dos dribles, das finalizações… Um jogo histórico e tenho isso muito vivo na minha memória. Tive a felicidade de ter muitos jogos marcantes nos quais tive boas atuações. Esse foi um jogo histórico mas não sei se foi a minha melhor atuação pelo FC Barcelona”, declarou Ronaldinho, em entrevista ao site oficial do Barcelona.

Antes, o Barcelona havia começado a construir sua vitória a partir de um garoto pouco conhecido, Lionel Messi, que serviu Samuel Eto’o. Além deles, também estiveram em campo naquele jogo Iniesta, Xavi, Deco, Puyol, entre outros. Já o Real Madrid contava com a maioria de seus galácticos: Zidane, Beckham, Raúl, Ronaldo, Robinho, Roberto Carlos, Casillas. Vanderlei Luxemburgo era o técnico, demitido menos de um mês depois. Já Florentino Pérez, entrando na terceira temporada sem títulos, deixou a presidência em fevereiro de 2006.

Aquela vitória ainda marcou a arrancada do Barcelona ao título espanhol, ultrapassando o Osasuna na liderança e deixando o Real quatro pontos para trás. A partir de então, os blaugranas não sairiam mais da ponta, enquanto os merengues encerraram a campanha em segundo, 12 pontos atrás. Aquela temporada ainda marcaria a conquista da Champions pelo Barça, batendo o Arsenal na decisão. O ápice das taças de R10 com o clube, que não se repetiria nas temporadas seguintes.

Ah, o que esse cara seria se tivesse 10% de determinação.... Se o Ronaldinho fosse decisivo, profissional e regular, nem imagino o que ele faria. Todo mundo lembra desse jogo, onde ele foi aplaudido de pé no Bernabéu. Mas infelizmente essa partida é exceção. Vale lembrar que o Ronaldinho não era nem um pouco constante durante o jogo. Seus lances objetivos eram esporádicos, e era raro um jogo onde ele fazia 'lances plásticos e eficientes' toda vez que pegava na bola. Se vermos lances dele no Youtube, dá uma impressão diferente do que realmente aconteceu. Ele deixava a desejar muitas vezes em diversos jogos, exatamente por não ser decisivo e não tentar partir pra cima com objetividade. E isso no auge do Barcelona.

Faltou MUITO do Ronaldinho durante a carreira. Não dá pra enaltecer ele hoje, infelizmente. Queria que ele tivesse todas as honras possíveis como monstro da bola, mas é inaceitável o que aconteceu com a carreira dele, por diversos motivos.

Aqueles 2 anos de auge (que não foram tão expressivos em números justamente porque ele nunca 'se preocupou' em ser decisivo e resolver a parada) já fizeram a mente de uma inteira geração pro lado futebolístico -- eu sou apaixonado pelo Barcelona há anos muito por influência dele --, imagina se ele tivesse se aposentando ainda no Barça, mas só agora?

A diferença entre ele e o Cristiano Ronaldo: O R10 poderia ser o melhor da história, não quis. O Cristiano quer ser o melhor da história, não pode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor da história? Pelo amor de Deus, vai com calma. Era um gênio, disso eu acho que ninguém discorda. Mas faltou comprometimento, faltou vontade, gana, tesão em querer ir além.

Cristiano é um puta jogador, completo, fantástico, mas não tem o talento do Messi por exemplo. O Messi tem um talento natural, não parece se esforçar pra ser genial. Cristiano é o oposto, é a raça em pessoa, a vontade em pessoa.

Ronaldinho poderia ter sido ainda mais genial, concordo, mas pra mim, para por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Quem viu Ronaldinho Gaúcho em seu auge jamais se esquecerá. O espetáculo se repetia a cada partida, com um sorriso no rosto e dribles desconcertantes. "

 

O pessoal mais novo com certeza não lembra, mas uma discussão que era semanal aqui no forum era a de o Ronaldinho só decidir jogos fáceis (isso lá por 2005, 2006). Teve esse aí contra o Real Madrid? Teve. Tiveram alguns outros? Sim. Mas mais certo que o futebol de domingo na Globo era a discussão do Ronaldinho pipocar ou não em jogos decisivos e pela seleção. Tanto que muita gente chamava ele de pipoqueiro por conta disso.

Os anos se passaram e muita gente que mal viu ele jogar trata ele como um gênio absoluto, que destruía todas as partidas, carregava o time nas costas e tudo mais. Alguns dos que acompanharam simplesmente esqueceram de todas as críticas que ele sofria e tratam ele como o mesmo gênio.

Foi um craque? Super craque? Foi. Mas não teve potencial para ser o melhor da história. Nem de longe. Teve umas duas temporadas fantásticas e só. Na seleção nunca rendeu o que se esperava. Nunca foi a referência.

Só pra efeito de comparação, o Ronaldo gordo e mais velho jogou mais bola que o Ronaldinho aqui no Brasil. A diferença é que o Ronaldinho enfeita mais, aí tem mais minutos nos seus "highlights".

Messi já está há alguns anos muito a frente do Ronaldinho. A tendência é a distância cada vez ser maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante 2 ou 3 anos as criticas a eles eram poucas (tanto que o comparavam constantemente a Pelé e afins, isso não surgiu do nada), a fama de pipoqueiro se intensificou em 2006. Até 2006 ele já era campeão do mundo e da UCL e tava tirando o Barcelona de uma época bem negra, isso tudo com 26 anos. 

Via religiosamente os jogos do Barcelona na época e ele não vivia nem de longe só de lampejos, muito pelo contrário, o que se elogiava era justamente que ele conseguia unir a plástica com objetividade. Cansei de ver ele puxando e dando de calcanhar por cima pro Gio ou alguém pela esquerda ir sozinho pra linha de fundo. Ou então as diversas viradas de efeito pro Giuly que sempre fazia merda etc. Agora, depois da Copa de 2006 a carreira dele não foi nem sombra do que ele fez nesses 2/3 anos, aí sim a fama de pipoqueiro e firulento se intensificou. 

E Ronaldo jogou mais bola que o Ronaldinho? Ronaldinho foi bola de prata em 2011 e levou o Atlético ao seu maior título. Ronaldo vive de 6 meses e uma CDB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor da história? Pelo amor de Deus, vai com calma. Era um gênio, disso eu acho que ninguém discorda. Mas faltou comprometimento, faltou vontade, gana, tesão em querer ir além.

Sim, sim, exagerei. Quando eu disse 'melhor da história', coloquei ali uma condição extremamente hipotética. Se eu falo isso, além de exagerar eu desenho uma carreira completamente diferente pra ele baseada na sua habilidade, que sempre foi muito fora da curvaDepois que o Ronaldinho chegou no topo, faltou toda a determinação do mundo. Tem que pegar a carreira do cara como um todo: regularidade, técnica, físico, títulos + protagonismo, profissionalismo e mentalidade. Durante a carreira ele só sobrou em técnica.

"Quem viu Ronaldinho Gaúcho em seu auge jamais se esquecerá. O espetáculo se repetia a cada partida, com um sorriso no rosto e dribles desconcertantes. "

 

O pessoal mais novo com certeza não lembra, mas uma discussão que era semanal aqui no forum era a de o Ronaldinho só decidir jogos fáceis (isso lá por 2005, 2006). Teve esse aí contra o Real Madrid? Teve. Tiveram alguns outros? Sim. Mas mais certo que o futebol de domingo na Globo era a discussão do Ronaldinho pipocar ou não em jogos decisivos e pela seleção. Tanto que muita gente chamava ele de pipoqueiro por conta disso.

Os anos se passaram e muita gente que mal viu ele jogar trata ele como um gênio absoluto, que destruía todas as partidas, carregava o time nas costas e tudo mais. Alguns dos que acompanharam simplesmente esqueceram de todas as críticas que ele sofria e tratam ele como o mesmo gênio.

Foi um craque? Super craque? Foi. Mas não teve potencial para ser o melhor da história. Nem de longe. Teve umas duas temporadas fantásticas e só. Na seleção nunca rendeu o que se esperava. Nunca foi a referência.

Só pra efeito de comparação, o Ronaldo gordo e mais velho jogou mais bola que o Ronaldinho aqui no Brasil. A diferença é que o Ronaldinho enfeita mais, aí tem mais minutos nos seus "highlights".

Messi já está há alguns anos muito a frente do Ronaldinho. A tendência é a distância cada vez ser maior.

Fato. E eu devo ter sido mal interpretado. O Ronaldinho hoje é supervalorizado pela memória afetiva do pessoal. Messi chegou tempos depois e provou o que é um jogador gênio e determinado: ficar 8, 9 anos no topo, jogando em altíssimo nível (11 anos de carreira e 5 BdOs, for God's sake!). Decidiu jogos e jogos, clássicos e clássicos e salvou diversas vezes o Barcelona (e a Argentina) da derrota. Ronaldinho não fez nem metade disso. Tanto é assim que o Messi quando tinha ganhado a 3º Bola de Ouro já estava à frente do Ronaldinho.

Fora que o Messi domina fundamentos técnicos (passe, lançamento, finalização, posicionamento) de um jeito que o Ronaldinho jamais fez. O R10 nunca produziu em campo o que o Messi produz. Apesar do brasileiro ter uma visão de jogo absurda, o anão com seus passes cria 10~15 lances de perigo por jogo, muito além de qualquer um que eu já vi.

Como eu disse, 'a partida no Bernabéu é muita exceção. Ele nunca foi constante e nem regular. Seus lances objetivos eram esporádicos, e era raro um jogo onde ele fazia 'lances plásticos e eficientes' toda vez que pegava na bola. Se vermos lances dele no Youtube, dá uma impressão diferente do que realmente aconteceu. Ele deixava a desejar muitas vezes em diversos jogos, exatamente por não ser decisivo e não tentar partir pra cima com objetividade. E isso no auge do Barcelona.'

Durante 2 ou 3 anos as criticas a eles eram poucas (tanto que o comparavam constantemente a Pelé e afins, isso não surgiu do nada), a fama de pipoqueiro se intensificou em 2006. Até 2006 ele já era campeão do mundo e da UCL e tava tirando o Barcelona de uma época bem negra, isso tudo com 26 anos. 

Via religiosamente os jogos do Barcelona na época e ele não vivia nem de longe só de lampejos, muito pelo contrário, o que se elogiava era justamente que ele conseguia unir a plástica com objetividade. Cansei de ver ele puxando e dando de calcanhar por cima pro Gio ou alguém pela esquerda ir sozinho pra linha de fundo. Ou então as diversas viradas de efeito pro Giuly que sempre fazia merda etc. Agora, depois da Copa de 2006 a carreira dele não foi nem sombra do que ele fez nesses 2/3 anos, aí sim a fama de pipoqueiro e firulento se intensificou. 

E Ronaldo jogou mais bola que o Ronaldinho? Ronaldinho foi bola de prata em 2011 e levou o Atlético ao seu maior título. Ronaldo vive de 6 meses e uma CDB.

Sim. Até chegar lá no topo (2004), o Ronaldinho era irrepreensível. Baladas e outras coisas, se aconteciam com frequência nessa época, não eram problema porque o corpo aguentava ir dormir as 4 pra jogar no dia seguinte à tarde. Mas ele não seguiu no Barcelona por culpa do próprio Ronaldinho. Foi pra noitada e nunca mais voltou a jogar bola. Andava em campo, não tinha a mínima vontade de fazer nada, faltava a treinos e etc. Se queimou, cavou a própria cova.

E ele fez mais que o gordo aqui, fato. Por mais que ambos tenham deixado a desejar, não dá nem pra comparar. O Ronaldinho fez 2 bons campeonatos nacionais (quando foi BdO no Flamengo e vice com o Galo) e foi bem na Liberta, principalmente na fase de grupos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance de ganhar tanta coisa em pouco tempo e tão jovem também não foi muito benéfico para ele, faltou cabeça mesmo e tendo o Assis ao lado complicava ainda mais.

[...]

O pessoal mais novo com certeza não lembra, mas uma discussão que era semanal aqui no forum era a de o Ronaldinho só decidir jogos fáceis (isso lá por 2005, 2006). 

[...]

As discussões entre o Capitano Totti e o ReiRobinho eram impagáveis, ainda mais quando o Robinho foi para Espanha também hauhuaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho essa coisa de O MELHOR DA HISTÓRIA uma tremenda bobagem. Primeiro que NINGUÉM VIVO viu os caras jogando toda semana como a gente vê hoje, segundo que o futebol era muito mais ofensivo/técnico e menos físico (o que ajuda muito os atacantes e meias), terceiro que sempre vai ter a briga do "SE JOGADOR Y DO PASSADO TIVESSE TODO ESSE APARATO FARIA 25 GOLS POR JOGO X SE O JOGADOR Z VIVESSE NAQUELE TEMPO, SERIA MELHOR QUE O PELÉ". É tanta inconsistência e tanta falta de informação empírica que não tem como julgar. Pros saudosistas, tem alguns vídeos no youtube mostrando aqueles grandes jogadores do passado tratando a bola de forma escrota, por exemplo. 

Eu sempre gosto de comparar apenas os jogadores que eu realmente acompanhei, porque ai consigo pelo menos ter um modo de analisar as coisas partindo de um princípio mais material.

Dito isso, jogando bola, o Ronaldinho é meu jogador favorito e foi quem vi fazer coisas fantásticas. Agora, comparando toda a carreira dele, ficou abaixo demais. Eu lembro que vi ao vivo esse jogo em que ele marcou 3 gols e fiquei todo arrepiado porque sabia que tava se fazendo história ali. Só que a carreira de um jogador tem uns 10 anos no mínimo e a do Ronaldinho aconteceu por 2 ou 3. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Daqui a pouco, transmissão no SBT e no TNT.

    • Leho.
      Por Leho.
      ⏰ 16h (Brasília)
      📺 SBT, TNT, HBOMax e TNT Sports
      🗣️ Árbitro: Clement Turpin (🇫🇷) 
      🏟️ Stade de France
       
      📋Escalações confirmadas:

       
      ---
      Jogaço. Colossal. Apontar qualquer um dos dois times como favorito seria errar rude... não me atrevo.
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Quarta-feira, 04/05/2022
      16h
      TNT e HBO Max
×
×
  • Criar Novo...