Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Revista escolhe melhores 'camisas 10' de todos os tempos


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

442_logo.png

Revista escolhe melhores 'camisas 10'. E coloca Pelé abaixo de Maradona

A renomada revista inglesa "FourFourTwo" selecionou os melhores jogadores da história conhecidos como "camisas 10" e os organizou em um ranking. Para a publicação, Maradona foi o principal atleta da categoria, à frente de Pelé, que foi apenas o terceiro colocado, atrás também do húngaro Ferenc Puskas.

A posição de Messi – apenas o oitavo –, considerado um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, pode causar estranheza, mas o critério do ranking é bem específico. Mais do que a importância histórica e talento individual, vale a excelência na função de camisa 10.

"Messi pode até ser o melhor jogador de todos os tempos, mas ele nunca foi de fato um 10", diz a explicação da revista ao posicioná-lo em oitavo lugar. Atrás de Zico, por exemplo, que foi o sétimo e teve enaltecidas suas habilidades de marcar gols e dar assistências.

A justificativa da "FourFourTwo" para a terceira posição de Pelé é, até certo ponto, parecida com a de Messi: "o Rei não era de fato um camisa 10 – mas, como as estatísticas sugerem, um centroavante que por acaso sabia passar, driblar e flutuar assim como os melhores armadores".

O líder do ranking, Maradona, foi exaltado e chamado de artista, mesmo não sendo "o que mais marcou gols nem o que mais ganhou troféus". Além disso, inspirou sucessores como Ortega, Saviola e Riquelme. Mas, para a revista, nenhum deles chegou perto de se equiparar a Maradona até o surgimento de Messi, que "redefiniu o papel" do camisa 10.

Roberto Baggio, Michel Platini, Gheorghe Hagi, Michael Laudrup e Enzo Francescoli foram os demais jogadores lembrados pela publicação inglesa.

Veja a lista completa da "FourFourTwo":

  1. Diego Maradona
  2. Ferenc Puskas
  3. Pelé
  4. Roberto Baggio
  5. Michel Platini
  6. Gheorghe Hagi
  7. Zico
  8. Lionel Messi
  9. Michael Laudrup
  10. Enzo Francescoli

Zinedine-Zidane-014.jpg

"Muito bem feita essa lista aí...."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Listas são listas né. Mas as publicações dos jornais ingleses são sacanagem.

Fico até impressionado que não tenham incluído nenhum conterrâneo na lista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico até impressionado que não tenham incluído nenhum conterrâneo na lista.

Pra parecer que tenha credibilidade. E se não bastasse colocar Pelé em terceiro, quem são Hagi, Laudrup e Francescoli perto de Zidane?

Os dois primeiros eu gostava muito de ver jogar, mas não botar Zidane por causa deles? Pera lá, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra parecer que tenha credibilidade. E se não bastasse colocar Pelé em terceiro, quem são Hagi, Laudrup e Francescoli perto de Zidane?
Os dois primeiros eu gostava muito de ver jogar, mas não botar Zidane por causa deles? Pera lá, né?

Também acho um abusrdo não ter o Zidane na lista, mas Laudrup é um dos jogadores mais underrated da história, um dos melhores camisas 10, e não é só a minha opinião, Pep Guardiola, Cruyff, Figo, Beckenbauer, Romário, Iniesta, etc. Coloco ele no mesmo nível do Zidane, com mais visão, velocidade, passe, drible, só não era goleador. Pena nunca ter ganho uma bola de ouro.

Edit:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Listas são listas né. Mas as publicações dos jornais ingleses são sacanagem.

Essa "FourFourTwo" é uma revista que preza mais pela qualidade do que propriamente pelo "barulho" de suas publicações, Vinny, acho injusto compará-la aos tabloides ingleses, esses sim extremamente sensacionalistas e poucos preocupados com a análise criteriosa.

Mas neste caso, também não gostei da lista hahahahaha! Mandaram mal.

Poderiam ter explicado melhor o critério principal do ranking, facilitaria mt a nossa compreensão. Como definiram "o camisa 10 clássico", por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho um abusrdo não ter o Zidane na lista, mas Laudrup é um dos jogadores mais underrated da história, um dos melhores camisas 10, e não é só a minha opinião, Pep Guardiola, Cruyff, Figo, Beckenbauer, Romário, Iniesta, etc. Coloco ele no mesmo nível do Zidane, com mais visão, velocidade, passe, drible, só não era goleador. Pena nunca ter ganho uma bola de ouro.

Edit:

 

Pior que eu não tou nem subestimando o Laudrup, como te disse gostava de ver jogar (e não era nem só por causa da bola) mas perto do Zidane? Chega realmente a tanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra parecer que tenha credibilidade. E se não bastasse colocar Pelé em terceiro, quem são Hagi, Laudrup e Francescoli perto de Zidane?
Os dois primeiros eu gostava muito de ver jogar, mas não botar Zidane por causa deles? Pera lá, né?

Francescoli é o maior ídolo de Zidane. Mas não tinha como não colocar o francês, melhor jogador que eu já vi jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa "FourFourTwo" é uma revista que preza mais pela qualidade do que propriamente pelo "barulho" de suas publicações, Vinny, acho injusto compará-la aos tabloides ingleses, esses sim extremamente sensacionalistas e poucos preocupados com a análise criteriosa.

Mas neste caso, também não gostei da lista hahahahaha! Mandaram mal.

Poderiam ter explicado melhor o critério principal do ranking, facilitaria mt a nossa compreensão. Como definiram "o camisa 10 clássico", por exemplo.

Opa, valeu pelo toque, realmente generalizei aqui. 

Sim. Mas listas são terríveis, atendem mais no sentido de começar uma discussão bacana sobre o assunto.

Com certeza. Ajudaria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o Messi só não é considerado o maior camisa 10 da história pela mídia porque ainda não ganhou uma copa e por não se ouvir falar dele fora dos gramados (tirando o lance de sonegação de impostos). Fora o fator saudosismo que pesa demais, né.

Eu acho o Messi um degrauzinho acima de qualquer outro jogador que já pisou na terra por vários fatores. É muito absurdo.

Confesso que meio que é covardia eu dizer isso sem ter acompanhado os craques de outras décadas como estou podendo acompanhar o Messi. Mas mesmo assim.

Zidane e Jádson de fora dessa lista aí também é sacanagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Me negativem e o caralho que for, mas na FUNÇÃO DE CAMISA 10 melhor que o Zico não teve. PONTO.

PS: Dos que estão à frente do Zico na tabela, só não vi muito sobre o Platini e o Hagi (sei nem quem é essa porra), mas os outros foram mais jogadores, mas como a função do 10 o Zico estava à frente de todos. Falem o que for, ninguém metia a bola igual o deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Foda que 10 virou sinônimo de craque. 10 pra mim é meia armador.

Mas nunca foi, dessa lista aí só o Hagi, Platini e Zico era efetivamente meias armadores. E quem começou com a mística da camisa 10 foi o Pelé, que nunca foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      Ligue 1 22/23
      A Ligue 1 de 2022–23, também conhecida por Ligue 1 Uber Eats por motivos de patrocínio, será a 85ª edição do Campeonato Francês de Futebol. Começará em 6 de agosto de 2022 e terminará em 04 de junho de 2023.
       
      REGULAMENTO
       
      ATUAL CAMPEÃO
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES
       
      REBAIXADOS E PROMOVIDOS
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Morreu o maior jogador desse esporte, seu legado deverá sempre ser lembrado e enaltecido, pra que não surjam os "oportunistas de plantão" ao longo das próximas décadas pra contestar e/ou diminuir seus feitos e conquistas.
      Morreu Pelé, eterno Rei do Futebol. 😔
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Lewandowski e Jorginho completaram o pódio. 
      Além do prêmio principal, também houve a entrega de alguns outros, como o de melhor goleiro (Donnarumma) e melhor jogador sub-21 (Pedri). 
      E aí, acharam justo? 
    • jonnyjones81
      Por jonnyjones81
      Cristiano Ronaldo ultrapassa Pelé em número de gols em jogos oficiais
      Um verdadeiro atleta.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Fonte: https://www.clarin.com/deportes/murio-diego-armando-maradona-sufrio-paro-respiratorio-grave_0_hCcpbyiC-.html
      Que descanse em paz!
×
×
  • Criar Novo...