Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entrevista com Neymar: "Espero ficar entre os três melhores do ano"


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Citar

Neymar treina faltas, mas admite: 'Bato só quando o Messi deixar'

Espanhol Barcelona Atletico de Madri 2014/15 Neymar Messi
Brasileiro admitiu que camisa 10 monopoliza as cobranças de falta

O sorriso de Neymar continua o mesmo. Mas os objetivos mudaram. E o tamanho da importância do brasileiro para o Barcelona, também. Há pouco mais de dois anos, quando chegou ao clube, ele era uma estrela do futebol brasileiro que teria de brigar por espaço - com Pedro, Fábregas e Alexis, por exemplo - para jogar ao lado de Messi.

Duas temporadas depois, Neymar é, para muitos torcedores, o melhor parceiro que Messi já teve no time azul e grená. Fábregas, Alexis e Pedro se foram; Suárez chegou, Luis Enrique, também. E o Barcelona, no segundo ano do camisa 11, ganhou tudo - Copa, Liga e Champions. Mas, depois de uma temporada sem grandes títulos e de outra em que ganhou tudo, o que esperar da terceira? O próprio Neymar é quem responde.

Na segunda-feira, após evento publicitário em Barcelona, o craque conversou com os canais ESPN. Falou de Messi - com quem não pretende competir por faltas e pênaltis -, sobre Bola de Ouro (espera estar entre os três primeiros este ano) e revelou que "ouviu conversas" sobre uma proposta do Manchester United no início da temporada.

ESPN.com.br - Se você pudesse definir em uma palavra sua primeira temporada no Barcelona. Quais seriam?

Neymar - Aprendizado, acho que essa é a palavra certa para o meu primeiro ano no Barcelona.

ESPN.com.br - E a segunda temporada?

Neymar - Realização. Realização por ganhar títulos que sempre sonhei e por fazer história no Barcelona.

ESPN.com.br - Aprendizado no primeiro ano; realização no segundo. E nesse terceiro ano de Barcelona, que ainda está começando, o que esperar?

Neymar - Espero que seja um sonho, né? Espero dar continuidade ao meu trabalho, junto com meus companheiros e seguir vencendo, seguir conseguindo títulos.

ESPN.com.br - É uma temporada diferente, pelo menos neste começo, porque começou com muitos jogos e, também, com muitas lesões, bem diferente do ano passado. Vai ser mais complicado este ano do que no ano passado?

Neymar - É mais complicado. Porque a partir do momento que você chega ao topo, é difícil se manter ali. É o time a ser batido, o time em que todo mundo está de olho, que todo mundo faz de tudo para vencer... Então fica cada vez mais difícil. Mas a gente tem que buscar soluções pra vencer o jogos e dar continuidade ao nosso trabalho.

ESPN.com.br - E é uma temporada que começa com a lesão de um amigo teu, o Rafinha. No jogo contra o Levante você fez uma homenagem pra ele... Você teve alguma conversa com ele? O time agora vai jogar um pouco por ele, também?

Neymar - Esse jogo [contra o Levante] foi pra ele. Eu sou muito próximo do Rafa e sei o que ele está passando, sei o quão triste ele ficou. Conversei com ele sim, depois. No dia, no dia após... e vi a tristeza que ele tava. Era um momento em que ele estava no melhor momento da carreira dele, tinha ido pra seleção brasileira, tinha feito gol, estava muito bem aqui no Barcelona... Mas Deus sabe de todas as coisas, sabe o que é preciso. Então que ele volte o mais rápido possível, que ele volte mais forte, mais experiente e que ele aprenda com tudo isso.

ESPN.com.br - Pra repetir o ano passado, o Barcelona precisa ser melhor que todos os rivais em todas as competições. Quem serão os rivais do Barcelona na briga por esse objetivo?

Neymar - É difícil falar agora, assim. É o começo da temporada, tem times ainda engrenando, como o nosso, como outros times da Liga. Mas a gente vem muito bem, ganhamos todos os jogos até agora [a entrevista foi feita antes da derrota contra o Celta], e esperamos dar continuidade a isso.

ESPN.com.br - Por todas as lesões do elenco, esta será uma temporada com a exigência física muito grande. O Luis Enrique terá de revezar muito os jogadores, e isso significa que, em algum momento, você terá de ir pro banco. A gente sabe que você não gosta de ficar no banco, que até já reclamou por isso... E agora, está se preparando pra talvez ficar mais no banco?

Neymar - Nâo, pô! Não me preparo pra ficar no banco não, só me preparo para jogar (risos). Ficar no banco não é comigo, não!

ESPN.com.br - Como está o seu aproveitamento em cobranças de faltas nos treinos?

Neymar - Eu venho treinando no Barcelona, treino na seleção, também. Procuro estar sempre evoluindo nas faltas, para no momento que precisar eu possa estar preparado para fazer gols.

ESPN.com.br - No jogo contra o Atlético de Madri você fez um gol de falta; depois o Messi bateu uma falta muito longe e você até brincou com ele. Em algum momento você pretende falar com ele pra bater algumas faltas também com ele em campo?

Neymar - (Risos) Não, a gente sabe que ele é o cara. Ele é o homem aqui do Barcelona - no bom sentido - é o cara que resolve pra gente. E quando ele deixar eu estarei preparado. Mas enquanto isso, ele é um bom batedor, sabemos disso. Ele já fez muitos gols pelo Barcelona, ajudou muito a gente, como na final [da Supercopa da Europa, quando Messi fez dois gols de falta contra o Sevilla]. Então acho que é coisa natural do momento da partida, a gente conversa e quem estiver melhor acaba batendo.

ESPN.com.br - Quando você chegou ao Barcelona, você disse que queria ajudar o Messi a continuar sendo o melhor do mundo. Possivelmente neste ano você vai conseguir, porque ele é o favorito à Bola de Ouro. Mas, pensando no contrário: você acha que algum dia, com ele aqui, ele vai te ajudar a ser o melhor do mundo?

Neymar - Ser o melhor do mundo é um sonho de qualquer jogador. A gente sabe disso. Mas eu não sei, cara (risos). Eu não sei... Mas eu espero continuar fazendo meu trabalho, dando meu máximo, evoluir a cada temporada, pra estar pelo menos entre os três da Bola de Ouro.

ESPN.com.br - Esse ano já dá pra ficar entre os três?

Neymar - Espero que sim, que pelo menos entre os três eu possa ficar.

ESPN.com.br - Você recebeu uma proposta do Manchester United no começo da temporada?

Neymar - Chegaram apenas conversas, nada concretizado. Eu só ouvi boatos por aí, mas em mim não chegou nada, não.

http://espn.uol.com.br/noticia/545511_neymar-treina-faltas-mas-admite-bato-so-quando-o-messi-deixar

Neymar tá evoluindo bastante; é mais objetivo, muito mais jogador e com melhores fundamentos. Sim, grande parte do que ele conseguiu tem boa parcela do Messi. Quando vemos os números, são assustadores pra um cara da idade dele. Mas quem não vê os jogos acha que o Neymar é 'quando o argentino não está, ele resolve'. Ainda não é assim (quem acompanha o 2015 do time do Barcelona sabe disso).

A diferença entre Neymar e Robinho na Europa é que o primeiro tem uma assistência de plano de carreira, postura e imagem muito melhor que o segundo - além de ser bem mais jogador, claro. Apesar de reconhecer o quanto era um monstro, não gostava muito do Neymar quando jogava aqui principalmente porque a imprensa quis colocá-lo cedo demais no patamar dos grandes gênios do futebol. O fato dele ter adotado essa imagem 'vou esperar minha vez' mostra que sabe exatamente a receita do sucesso em Barcelona. O Messi tem talvez uns 3 anos disputando o prêmio da FIFA (se o físico colaborar), e o brasileiro sabe que está ali pra substituí-lo futuramente. Fora que o auge dele é parecido com o do Gaúcho - uns 25 ou 26 anos -, e isso ajuda a tornar esse casamento bem sucedido. É visível o quanto que ele tá alegre na Catalunha, e ele só tem a evoluir até a Copa de 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande diferença entre Neymar e Robinho é que o Neymar saiu do Brasil pra continuar evoluindo como jogador, enquanto o Robinho só foi buscar o prêmio de melhor do mundo que tava reservado pra ele. Aí vimos no que (não) deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande diferença entre Robinho e Neymar é que este tem (muitíssimo mais) futebol, ambição e instrução para o que fazer com a carreira, enquanto aquele é um jogador acima da média que despontou muito cedo. Just.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão das cobranças de falta demonstra bem o motivo do Neymar estar dando certo no Barcelona: respeito ao Messi.

Desde que chegou tem sido sempre muito respeitoso - até porque o Messi é um ídolo pra ele - e sempre se manteve humilde dentro do time (só dentro do time, porque na seleção anda numa perna danada hahaha) e vem procurando aproveitar a oportunidade de crescer ao lado desse monstro. Tem dado certo.

Eu não sei se ele tem potencial pra ser muito mais do que já é hoje. É um excelente jogador mas eu não acredito que um dia chegará ao patamar de um Cristiano Ronaldo, quem dirá do Messi. Mas isso tá longe de ser demérito pro jogador.

Quem sabe aqui uns 2 ou 3 anos, quando começar a ser efetivamente a estrela e dono do time ele não de uma evoluída ainda maior e atinja esse nível que eu não acredito hoje? Espero que isso aconteça e mostre que eu estava errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se ele tem potencial pra ser muito mais do que já é hoje. É um excelente jogador mas eu não acredito que um dia chegará ao patamar de um Cristiano Ronaldo, quem dirá do Messi. Mas isso tá longe de ser demérito pro jogador.

Quem sabe aqui uns 2 ou 3 anos, quando começar a ser efetivamente a estrela e dono do time ele não de uma evoluída ainda maior e atinja esse nível que eu não acredito hoje? Espero que isso aconteça e mostre que eu estava errado.

Concordo em tudo. O fato dele não conseguir nunca - especulação - chegar no nível do Messi ou talvez de um Ronaldo Fenômeno (aquele da Inter) não significa que não consiga ser melhor do mundo. Mas acho que a evolução dele vai ser pra um ponta esquerda completo - finalizador como era o Henry -, e não um armador com muito talento do drible, igual o Gaúcho.

Mas só imagino o dia que o cara for premiado melhor do mundo.... Imagina só as comparações que vão fazer, daí a Globo começa a passar jogo do Barcelona no Campeonato Espanhol e de UCL, e tudo mais que conseguir hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em tudo. O fato dele não conseguir nunca - especulação - chegar no nível do Messi ou talvez de um Ronaldo Fenômeno (aquele da Inter) não significa que não consiga ser melhor do mundo. Mas acho que a evolução dele vai ser pra um ponta esquerda completo - finalizador como era o Henry -, e não um armador com muito talento do drible, igual o Gaúcho.

Mas só imagino o dia que o cara for premiado melhor do mundo.... Imagina só as comparações que vão fazer, daí a Globo começa a passar jogo do Barcelona no Campeonato Espanhol e de UCL, e tudo mais que conseguir hahaha.

Isso de ser melhor do mundo é fato. Ele pode não chegar no nível das lendas do futebol que vem em nossa mente, mas é evidente que ele tem grandes chances (eu diria que é até bem provável) de vir a ganhar pelo menos uma vez o prêmio de melhor do mundo, ainda mais se formos considerar que hoje mesmo, tirando Cristiano Ronaldo e Messi, já não tem ninguém que a gente consiga afirmar com absoluta certeza que é melhor ou pode vir a ser melhor que ele.

Quanto a essa questão da posição, eu já considero que ele pode fazer a mesma evolução tática do Messi. Inicialmente vai permanecer como um ponta esquerda (coisa que já faz muito bem) e quando atingir a sua maturidade tática e técnica, se ele for o dono do time que eu prevejo que ele virá a ser, pra mim ele pode jogar com maestria com a liberdade de posicionamento que ele joga na seleção e que o Messi joga no Barcelona. Só falta apurar melhor a questão de visão de jogo, amadurecer mais o jogo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazia muito tempo (acho que desde o R10) que eu gostava tanto de um jogador a ponto de ver jogos só pra torcer pelo cara hahahaha

Neymar calou a boca de 90% do Brasil quando foi pro Barcelona e mostrou que não era cai-cai, era objetivo sim, e driblava os outros por que era bom e não pq os defensores aqui eram ruins, sem contar os numeros absurdos pela seleção brasileira. A cada ano ele melhora bastante e fatalmente vai entrar no hall de jogadores históricos ao menos do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O neymar vai provar que é gigante quando o Messi aposentar ou jogar bem menos que hoje é o neymar carregar o Barcelona.  Óbvio que tem muito mérito e hoje é um dos melhores do mundo, mas jogar com o anão é cheat. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Ligue 1 22/23
      A Ligue 1 de 2022–23, também conhecida por Ligue 1 Uber Eats por motivos de patrocínio, será a 85ª edição do Campeonato Francês de Futebol. Começará em 6 de agosto de 2022 e terminará em 04 de junho de 2023.
       
      REGULAMENTO
       
      ATUAL CAMPEÃO
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES
       
      REBAIXADOS E PROMOVIDOS
       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Daqui a pouco, transmissão no SBT e no TNT.

    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Hoje, 20/03
      🕔 17h (Brasília)
      📺 Star+ (exclusivo!)
      🏟️ Santiago Bernabéu
      ---
      Parece que o Karim tá fora de jogo por conta de lesão muscular. Mendy também. Desfalque pesado pros merengues.
      Primeiro clássico no Bernabéu desde 2020. E o Real vai estrear sua 3ª camisa, toda preta, em alusão aos 120 anos do clube. Barça vai de third também, amarelo. No mínimo estranho, hahahaha.
       
      Palpites?
×
×
  • Criar Novo...