Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Championship Manager 2010 - Tire da Gaveta!


Denys.Dark

Posts Recomendados

Sem tempo para toda a dedicação exigida do Football Manager? Precisando jogar um jogo manager mais rápido, mais dinâmico? Tá na hora de tirar o seu Championship Manager 2010 da gaveta!

Ano quase acabando, e você já enjoando de jogar Football Manager 2015? Por que não se distrair um pouco jogando CM2010?

"Por vários motivos! Os times, competições e as seleções não tem escudos, os goleiros são burros, os jogos são fáceis e os times estão todos desatualizados!"

É por isso que pretendo apresentar soluções para parte desses problemas.

Nas ultimas semanas andei pensando "Por que não adicionar ao jogo todos os escudos dos times e seleções jogáveis?" E é exatamente isso que estou a fazer.

Consegui, na última semana, adicionar ao jogo os escudos dos clubes jogáveis dos seguintes países:

Os (*) mostram o número de ligas/divisões completas e os (!) mostram que ainda faltam algumas ligas/divisões do determinado país a serem terminadas.

Américas:

Argentina**, Brazil**, Chile* e México*.

Ásia e Oceania:

Austrália** e Japão**.

Europa:

Alemanha**!, Austria**, Bélgica**, Croácia**, Dinamarca**, Escócia****, Espanha**!, Finlândia**, França**!, Grécia**, Holanda**, Inglaterra*****!, Irlanda**, Irlanda do Norte**, Itália**!, Noruega**, País de Gales*, Polônia**, Portugal***, Rep. Tcheca**, Romênia*, Rússia**, Suíça**, Suécia**, Turquia** e Ucrânia**.

Faltam:

Alemanha - 3ª, 4ª, 5ª e 6ª divisão; Espanha - 3ª divisão; Inglaterra - 5ª, 6ª, 7ª, 9ª e 10ª divisão e Itália - 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª divisão.

q65MwId.png

7fmHwhY.png

TnKXWIl.png

xM2IGTY.png

rsPPijk.png

KTdM9yG.png

S2Bc94M.png

pHXvOXh.png

PA2eEbo.png

KpzAqEd.png

vUeVtvF.png

EDgk8ed.png

gYFWki7.png

 

E também os escudos de todas as seleções jogáveis (as mesmas descritas aqui em cima):

IwiYvBB.pngx8S3Ma9.png

oLjp5Wt.pngviILAAG.png

P1IYnEa.pngdiPf1XT.png

 

Pretendo colocar no jogo os escudos de todas as seleções e competições ainda. As únicas competições a qual eu coloquei escudos (mais por teste que qualquer outra coisa) foi a das duas divisões do Brasil e das duas primeiras da Itália. Lembrando que o jogo já veio com algumas ligas e clubes com licença, como as da Holanda, da Irlanda do Norte, País de Gales, algumas da França, outras da Inglaterra e por aí vai.

k3ElpjK.pngdjhAz2E.png

wQyvd14.pngTPY78jk.png

 

Por enquanto, é apenas isso que pude fazer, não tenho muito tempo livre e o pouco que tenho vou tentando dar continuidade à meus objetivos, só queria poder disponibilizar pra vocês os logos que coloquei no meu jogo.

Vocês podem baixá-lo aqui, ele contém apenas 12mbhttps://mega.nz/#!dBNiRB5J!IBoeVnPbx3T-wNWte3nGD8DqVWN4nM-5baQVQ6kcPbc

Após baixar, basta extrair a pasta Championship Manager 2010 em C:/Program Files/Eidos ou C:/Program Files(x86)/Eidos ou onde quer que esteja instalado o seu jogo, mas substituindo sempre a pasta Championship Manager 2010, suas subpastas e arquivos do seu jogo pela do arquivo.

COMO MELHORAR A IA

Muitos devem ter jogado e percebido que a IA do jogo é muito, mas muito mesmo, inferior à IA do Football Manager. Há coisas totalmente grotescas como o goleiro burro que não consegue pegar uma bola, os jogadores que não conseguem terminar um jogo sem fazer burrada e os jogos muitos fáceis.

Para acabar com isso é muito simples, esses problemas estavam presentes apenas na versão "crua" do jogo, a Eidos, após o lançamento do jogo, lançou três patches, o September Update, October Update e December Update e estes patches melhoraram bastante a IA do jogo. Continua não chegando aos pés da IA de Football Manager, mas melhora bastante o jogo e te deixa menos puto, os goleiros deixaram de fazer burradas (na maioria das vezes), os jogadores ficaram mais inteligentes e os jogos mais difíceis.

Primeiro você baixa o primeiro update aqui: http://www.gamershell.com/download_50904.shtml, em seguida o segundo update aqui: http://www.gamershell.com/download_52216.shtml e por final, o terceiro aqui.

Com isso, a sua experiência no jogo ficará muito mais agradável e você passará boas horas se divertindo com o jogo, visto que este é muito mais dinâmico, rápido, que os jogos da série Football Manager.

+_+_+_+

Bem, é isso. O jogo é do final de 2009, com isso, é óbvio que o jogo está desatualizado, mas não veja um jogo desatualizado como um jogo chato. Tudo bem que PSG e Mônaco ainda não tinham sido comprados ou que vários clubes que hoje estão nas primeiras divisões de seus países estavam em divisões inferiores na época, procure os bons e pequenos detalhes nisso. Faça PSG se tornar uma potência, conquistando títulos, suba os times que hoje estão nas primeiras divisões e que na época estavam em divisões inferiores você mesmo, jogando.

Que tal, trazer, por empréstimo ou compra, jogadores como Harry Kane, do Tottenham, na época com 17 anos? Ciro Immobile, na época do Juventus, com 19 anos? Wellington Nem, na época do Fluminense, com 17 anos?

Não é legal ver alguns jogadores em suas equipes na época, como Ronaldo no Corinthians, Van der Sar no Manchester, Kaká no Real Madrid, Pato e Ronaldinho no Milan, Hernanes no São Paulo, Aguero no Atl. de Madrid, David Villa no Valencia, Fernando Torres vivendo sua melhor fase no Liverpool e diversos outros jogadores?

É verdade que o jogo esteja bem desatualizado mas isso não tira a graça do jogo. O jogo continua sendo bastante divertido e você, mesmo após quase 6 anos, consegui continuar se divertindo com ele.

Você consegue o Editor do jogo aqui: http://www.patches-scrolls.com/dl.php?file=cm2010_data_editor.zip

Não dá para editar muitas coisas, mas pelo menos dá para adicionar e remover jogadores, editar os kits, editar as finanças dos clubes e etc. Se você quer começar com o PSG mas o quer rico desde o começo, edite a database do jogo você mesmo e se divirta, tenho certeza que, se instalarem novamente o Championship Manager 2010, pôr os escudos e instalar os updates, vocês conseguirão, com certeza, passar boas horas se divertindo.

 

SUPER IMPORTANTE: Ao instalar os updates, quando for inciar o jogo (que deve ser feito pelo launcher para que os updates façam efeitos) e for começar um nova temporada, vocês deverão selecionar a database de "September", se não me engano aparecem apenas ela e a de "July" (a padrão). Mesmo que, tenha instalado a de "October" e "December" também,  as mudanças são feitas em cima do "September", como um mescla.

Se você, assim como eu usa Linux, o jogo pode ser facilmente jogado usando o Wine sem nenhum problema, o único ponto negativo é que o launcher não vai funcionar. "Ué, então como faço para melhorar a IA?"

A solução é simples, abre aí!

Após instalar os patches, na pasta Championship Manager 2010/CM2010_0/Export terá duas pastas (Default e September), você deve apenas trocar o nome de ambas, Default você renomeia para September e September você renomeia para Default. Com isso, ao iniciar o jogo (pelo CM2010.exe), a database carregada por padrão será a dos updates e, diferentemente do Windows não será preciso iniciar o launcher para selecioná-lo. (o mesmo pode ser feito no Windows, mas eu não recomendo, recomendo que usem o launcher sempre)

"Ok, ok... Mas se o launcher não funciona, como farei pra carregar os jogos?"

Aí você deverá abrir o terminal na pasta onde se encontrar o CM2010.exe (Championship Manager 2010/CM2010_0)  e colar, com as devidas alterações:

wine ./CM2010.exe /home/SEU NOME DE USUÁRIO/Eidos/Championship\ Manager\ 2010/Save\ Games/O NOME DO SEU SAVE.CM2010-SaveGame

(Se não me engano, nas novas versões do Wine, a pasta "Documentos" do Windows já não é mais gerada na pasta do usuário (no Linux) e sim em "Documentos", se este for o seu caso, o certo será: wine ./CM2010.exe /home/SEU NOME DE USUÁRIO/Documentos/Eidos/Championship\ Manager\ 2010/Save\ Games/O NOME DO SEU SAVE.CM2010-SaveGame. Recomendo ver se a pasta Eidos está em /home/seu nome/ ou em /home/seu nome/Documentos.)

 

Por padrão a pasta onde se encontra o CM2010.exe é /home/seu nome/.wine/drive_c/Program Files/Eidos/Championship Manager 2010/CM2010_0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Comecei a jogar esta versão pela primeira vez hoje, e estou a adorar, muito bom mesmo.. Os FM's mais recentes já não me dão tanta vontade de jogar!! Por acaso não tem a tradução do jogo?

Infelizmente nunca chegaram a fazê-la, o que é uma pena, foi um dos fatores para o triste fim do CM (que hoje em dia continua como jogo de Android e iOS, com o ChampMan).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nunca chegaram a fazê-la, o que é uma pena, foi um dos fatores para o triste fim do CM (que hoje em dia continua como jogo de Android e iOS, com o ChampMan).

É uma pena mesmo.. Por acaso nunca tinha jogado este CM e estou mesmo surpreendido, estou a gostar muito! Eu que sinceramente sempre fui mais adepto de CM que FM, especialmente o 01/02 e 03/04! Mas obrigado pelo que tem feito ai pelo logos e por ai, se o FM16 quando sair não me agradar, irei continuar a jogar o CM10 ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês estão querendo falar do CM 01/02 em 2015?! Sobre IA? Não da né.

Na época foi épico, não existia nada parecido. Por isso ainda diverte quem jogou e quem viveu essa época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguem sabe como faz substituição no treino coletivo? Ja pesquisei muito sobre e não encontrei resposta. Nesse vídeo oficial aos 2:30 (https://www.youtube.com/watch?v=Q63O97C00HY) acontece alterações durante o treino além de aparecer botoes de tempo na parte de baixo e ainda tem como escalar o time A e time B com reservas. Se alguém souber ficarei agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

É um afronta falar mal do CM 01/02 para quem viveu aqueles anos de glória, especialmente na TLA. KKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Em 14/10/2015 at 15:59, ArquitetoZ disse:

Comecei no Cm4 e em seguida no Cm03/04 também não entendo a motivação de algumas pessoas gostarem tanto do Cm 01/02

Cm4 e Cm03/04 é divertido jogar

o Fm2005 surgiu do desenvolvimento desses dois ultimos.

Cara, CM 99/00 ou o 01/02 foi o primórdio de tudo, não tem como comparar IA dele em 2016!! Seria a mesma coisa de falar da IA do Elifoot 2 ou do Elifoot 98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2016 at 19:06, ArquitetoZ disse:

ok, é pq os botões entraram no cm4 *-*

ok, é pq os botões entraram no cm4 *-*

Em compensação, a simplicidade do CM 99/00 ou do 01/02 deixava o jogo mais dinâmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 2 anos depois...
Em 28/04/2016 em 06:56, rcvargas10 disse:

Cara, fui jogar pelo launcher e ele pede pra inserir o cd... como faz?

Somente se você fizer o download de outro site)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Finalmente saiu o patch 24.4 e estou lançando o Brasil Real do F J 2024!
       
      Regras do Brasil
      - aumentado limite para 9 estrangeiros.
      - retirado a obrigatoriedade de times "Reservas", o jogo vai definir quem vai ter (geralmente ele coloca em times com elenco muito grande)
      - Janelas de transferências: Ajustei pra iniciar 23/12 para que os contratados já participem de treinos/amistosos como na realidade, ajustei para as janelas nacionais só valerem pra A e B (como na vida real), adicionei as mini-janelas de 1-20 Abril para A e B (apenas jogadores sem clube) e 3-20 de Setembro (apenas para Serie B contratando jogadores das divisões inferiores). Times da C pra baixo podem contratar a qualquer momento jogadores nacionais.
      Série A - Ajustei para impedir jogos em dias de semana de Copa do Brasil/Libertadores (para evitar adiamentos para essas datas e criar jogos Qua/Sex/Dom). Isso vai fazer que o campeonato fique mais espaçado nas ultima rodadas pois ou evita tudo (mesmo times que não estão envolvidos nessas competições) ou evita nada, preferi assim do que o risco de muito jogo junto
      Série C - atualizada premiação com valores 2024.
      ADICIONADA SÉRIE D BRASILEIRA COM FORMATO REAL E CLASSIFICAÇÃO IGUAL A VIDA REAL (Estaduais e para vagas de Copa é escolhido um time aleatório (menos SP que vai pro vice da copa) )
      Copa do Brasil
      - Ajustado classificação igual da realidade (Estaduais e para vagas de Copa é escolhido um time aleatorio (menos SP e SC que vai pro campeão da copa) )
      - 2024 com os times que jogam 2024
      - Ajustado a 3a fase onde acontecia muito duelo de times grandes e na vida real existem potes separados, coloquei pra evitar times da A se enfrentarem nessa fase, porem a fase tem 32 clubes, se mais de 16 da A chegarem pode ocorrer (e não tem como fazer com que seja um Poderoso x um menor, só da pra separar as divisões então eventualmente pode acontecer ainda)
       - Infelizmente a SI vacilou e manteve a Libertadores e Sulamericana não-espelhadas, isso faz com que os torneios sulamericanos usem muito mais datas que a vida real, para contornar isso tive que jogar a Copa do Brasil la pro Fim do ano, então praticamente as fases finais são uma atrás da outra entre Outubro e Novembro, era isso ou jogar quarta/sexta/domingo varias vezes
      Copa Verde
      - 2024 com os times que jogam 2024
      - Ajustado formato de classificação igual vida real
      - Formato real (dois blocos Norte/Centro-Oeste separados até o final)
      Copa do Nordeste
      - Permitido time jogar se joga a libertadores
      - Ajustado formato igual a realidade (playoffs dentro do grupo e não fora)
      - Ajustado classificação igual a realidade
      - Infelizmente não consegui prevenir de times do mesmo estado ficarem no mesmo grupo como é na vida real
      - Dei uma melhorada no calendário mas nada tão espetacular, ainda pode acontecer de ter 3 jogos na semana pra times que jogam a competição, principalmente se uma delas estiver na libertadores (na pré pior ainda)

      TODOS OS ESTADUAIS DA PRIMEIRA DIVISÃO COM FORMATO IGUAL A REALIDADE
      Adicionada a Copa Paulista (campeão vai para a copa do Brasil e vice pra serie D)
      Adicionada a Copa Santa Catarina (campeão vai para Copa do Brasil)
      Adicionada a Copa São Paulo de Futebol Junior
      - Jogos são em estadios aleatorios de SP e final no Canindé
      - Não consegui fazer terminar no dia 25/1 o FM simplesmente não aceita o calendário caótico da realidade com jogo dia sim dia não então desisti da ideia.
      Adicionada as seguintes divisões de acesso: Paulistão A2, A3 e A4, segunda divisão do RJ/RS/MG/PR/SC todas com formato real.
      - Em SP coloquei um trava pro Red Bull II nao subir pra primeira divisão.
      - No RJ o rebaixado joga no mesmo ano, o que não é possível fazer então subi o 3o colocado da 3a divisão pra fechar os times
       
      - Brasileirão Sub-20:
      - Formato igual de 2024 (todos contra todos em turno e mata mata só ida menos a final)
      - TImes de 2024 (Ceará e Goias no lugar de Vasco e Coritiba)
      Copa do Brasil sub-20
      - Colocado times participantes de 2024
      - Ajustada regionalização na 1a e 2a fase
      Estaduais sub-20 - Todos Iguais ou muito próximos ao formato da realidade. Os que já começaram em 2024 estão com os times e formatos de 2024 os outros de 2023
      Transferências: A Pesquisa fechou no dia 14/2, fiz todas as transferências que sairam nos BIDS apos essa data cujo o contrato dos jogadores iniciavam antes até 14/2 deu umas 250 transferencias, maior parte é dos times do Norte cujo os estaduais começaram em meados de fevereiro ai eles vão vir mais encorpados e não só com jogadores cinza. Tambem ajustei alguns erros percebidos pela pesquisa após o fechamento da db.
      TODOS OS TIMES SÃO JOGÁVEIS - Você só pode iniciar com times divisionados mas se iniciar sem clube qualquer time pode te enviar proposta, até mesmo os sem nenhum calendário.
       
      Novamente estou cobrando um valor simbolico um pouco maior que apenas o da Série D. Os que adquiriram tem desconto.
      Aqui está o SAVE DEGUSTAÇÃO com apenas a Série A Jogavel mas todas as modificações são visíveis para testes e simulações
       
      https://drive.google.com/file/d/1Accx50vyMLh49gPrANZqN-LY92mxdzP5/view?usp=sharing
       
      Quem tiver interesse me manda na DM.
    • dcGomes
      Por dcGomes
      Olá, já tentei diversas vezes arrumar cores e logos dos times no FM e nunca consegui.
      Pode ser por ser a versão do game pass? E se for tem alguma forma certa de fazer?
      Obrigado 
    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
×
×
  • Criar Novo...