Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Brasil Alternativo 2024 - Mata-mata e 5 divisões (650 times ativos)


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

brasil-alternativo35ac68a20267ee81.png

O projeto

O Brasil é um país de proporções continentais e me incomoda cada vez mais, termos apenas 20 times na primeira divisão do futebol e mais ainda termos apenas 124 times disputando competições nacionais. Além disso, a ideia de ver como seria uma pirâmide sem estaduais e com disputas em mata-mata para definir as últimas posições motivaram a construção desse update, tendo tempo assim para termos pelo menos 30 dias totais de férias, mais pré-temporada entre 30 e 45 dias, dependendo da divisão. O atual momento de formação de uma liga para defender os interesses do futebol brasileiro também motivou a criação dessa versão alternativa.

Dessa forma, concebi uma pirâmide com 5 divisões e 650 times, onde tudo é definido através de mata-mata. A estrutura é similar para todos os níveis, só vai aumentando o número de rebaixados e promovidos a medida que se desce na pirâmide. Todas as equipes jogam pelo menos uma vez com cada adversário e depois segue-se para o mata-mata. Se você não se classificar para o mata-mata, o calendário ficará um pouco reduzido, principalmente nas séries mais baixas. Na Série A, o último jogo da fase de grupos ocorre no meio de setembro, enquanto o segundo jogo da final do Brasileiro ocorre no final de novembro, dessa forma, existe um hiato mínimo de um mês e meio, mais férias. Na Série E, que precisa de mais datas para o mata-mata, o último jogo da fase de grupos é no final de agosto, ou seja, 3 meses mais férias, contudo, como essa já é a realidade natural do futebol brasileiro, e eu corrigi o maior problema da falta de jogos através de uma distribuição financeira mais justa, creio que não haverá problema.

Este projeto foi lançado para o FM 2023 pela primeira vez e agora dou continuidade, lançando o mesmo para o FM 2024. Não houve nenhum tipo de alteração com relação as configurações da base de dados. Como acredito que a quantidade de dinheiro envolvida ainda é grande, não quis fazer nenhum reajuste nesse sentido.

A pirâmide

  • Série A - 50 times em 2 grupos, com 8 de cada grupo classificando para o mata-mata e 4 rebaixados por grupo (8 ao todo);
  • Série B - 100 times em 4 grupos, com 8 de cada grupo classificando para o mata-mata e 4 rebaixados por grupo (8 sobem e 16 descem);
  • Série C - 100 times em 4 grupos, com 8 de cada grupo classificando para o mata-mata e 4 rebaixados por grupo (8 sobem e 16 descem);
  • Série D - 200 times em 8 grupos, com 8 de cada grupo classificando para o mata-mata e 4 rebaixados por grupo (16 sobem e 32 descem);
  • Série E - 200 times em 8 grupos, com 8 de cada grupo classificando para o mata-mata e 4 rebaixados por grupos (32 sobem e 32 descem);
  • Copa do Brasil - 801 times começam disputando, com os 578 começando no primeira rodada e os outros 223 ingressando na segunda rodada. São 10 rodadas de mata-mata.
  • Supercopa do Brasil - Os campeões brasileiro e da Copa do Brasil se enfrentam em jogo que abre a temporada do futebol brasileiro;

Finanças

A parte mais complicada foi dividir o dinheiro de uma forma justa e que permitisse que os times pequenos não afundassem nas tradicionais dívidas do futebol brasileiro, que é bastante deficitário no FM. Na Série A, os clubes que sobrevivem aos milagres que só o futebol brasileiro proporciona terão que repensar suas estratégias, já que não existe mais negociação individual.

  • Série A - Os rebaixados de cada grupo recebem 17,5 milhões de reais como prêmio e o campeão recebe 40 milhões. Normalmente, a cada nova posição ocorre um incremento de 1 milhão de reais, mas existem exceções. Todos os times recebem 48 milhões de reais pela participação no campeonato. O campeão leva 88 milhões, enquanto os rebaixados levam 65,5 milhões, uma proporção de 1,34 do primeiro ao último. A divisão distribui cerca de 3,83 bilhões de reais. Dado os valores discutidos para uma liga de 40 clubes, com clubes em divisões diferentes, não acho que seja um valor irreal para uma divisão de 50 clubes
  • Série B - Os rebaixados de cada grupo recebem 12 milhões de reais como prêmio e o campeão recebe 20 milhões. Normalmente, a cada grupo de posição ocorre um incremento de 500 mil reais, com alguns grupos de posições recebendo o mesmo tanto. Todos os times recebem 30,02 milhões de reais. O campeão leva 50,02 milhões de reais, enquanto os rebaixados recebem 42,02 milhões de reais, uma proporção de 1,19 do primeiro ao último. A divisão distribui 4,48 bilhões de reais.
  • Série C - Os rebaixados de cada grupo recebem 7 milhões de reais como prêmio e o campeão recebe 12 milhões. Normalmente, a cada grupo de posição ocorre um incremento de 500 mil reais, com alguns times em posições próximas recebendo o mesmo tanto. Todos os times recebem 21,4 milhões de reais. O campeão leva 33,4 milhões de reais, enquanto os rebaixados recebem 28,4 milhões de reais, uma proporção de 1,17 do primeiro ao último. A divisão distribui 3,51 bilhões de reais.
  • Série D - Os rebaixados de cada grupo recebem 5 milhões de reais como prêmio e o campeão recebe 8 milhões. Normalmente, a cada grupo de posição ocorre um incremento de 500 mil reais, com alguns times em posições próximas recebendo o mesmo tanto. Todos os times recebem 16,16 milhões de reais. O campeão leva 24,16 milhões de reais, enquanto os rebaixados recebem 20,16 milhões de reais, uma proporção de 1,19 do primeiro ao último. A divisão distribui 4,47 bilhões de reais.
  • Série E - Os rebaixados de cada grupo recebem 3 milhões de reais como prêmio e o campeão recebe 8 milhões. Normalmente, a cada grupo de posição ocorre um incremento de 500 mil reais, com alguns times em posições próximas recebendo o mesmo tanto. Todos os times recebem 11,66 milhões de reais. O campeão leva 19,66 milhões de reais, enquanto os rebaixados recebem 14,66 milhões de reais, uma proporção de 1,69 do primeiro ao último. O campeonato distribui 3,2 bilhões de reais.

Vale informar, como a maioria das equipes não tem calendário no FM, e eu não mexi nas equipes, a maior parte dela vai vir com as informações padrões da base de dados, em alguns teste que fiz, mesmo com cerca de 5 milhões de reais no caixa desde o começo da temporada, a maior parte dos times das Séries C, D e E vão vir com orçamentos pequenos e irrisórios, para o tanto de dinheiro que possuem. Por exemplo, o maior orçamento da Série C é 185 mil mensais e o menor é cerca de 23 mil mensais. O maior da Série D é por volta de 200 mil reais mensais e, o menor é por volta de 10 mil reais. Por fim, a Série E tem como maior orçamento com cerca de 85 mil reais mensais e o menor com cerca de 10 mil reais por mês. E nesses clubes de maior orçamento, provavelmente um ou dois jogadores vão estar consumindo quase todo o dinheiro porque a IA não é muito boa em equilibrar as coisas com muito espaço. A tendência, na segunda temporada, é as equipes terem orçamentos condizentes com a nova realidade financeira delas.

Copa do Brasil

Como a tendência do sorteio é que os times grandes enfrentem os times menores no começo, estruturei de uma forma que os clubes pudessem receber algum dinheiro que pudesse fazer diferença, cogitei retirar prêmio de classificação para o vencedor, mas acho que é justo que o time que segue adiante receba algo por sua vitória, então, diluí mais o dinheiro total ao longo da jornada. O campeão pode sair com premiação total de 70 milhões de reais (ou 69 milhões se começar na segunda fase). A premiação total da Copa do Brasil é de quase 2,8 bilhões de reais. Um belo contraste com os atuais 416,9 milhões de reais pagos para os 92 participantes.

  • 1ª fase - 867 milhões de reais distribuídos (1 milhão para quem classifica e 2 milhões para quem é eliminado);
  • 2ª fase - 768 milhões distribuídos (1 milhão para quem classifica e 2 milhões para quem é eliminado);
  • 3ª fase - 384 milhões distribuídos (1 milhão para quem classifica, 2 milhões para quem é eliminado);
  • 4ª fase - 192 milhões distribuídos (1 milhão para quem classifica, 2 milhões para quem é eliminado);
  • 5ª fase - 128 milhões distribuídos (1 milhão para quem classifica, 3 milhões para quem é eliminado);
  • 6ª fase - 80 milhões distribuídos(1 milhão para quem classifica, 4 milhões para quem é eliminado);
  • Oitavas de final - 80 milhões distribuídos (2 milhões para quem classifica, 8 milhões para quem é eliminado);
  • Quartas de final - 68 milhões distribuídos (2 milhões para quem classifica, 15 milhões para quem é eliminado);
  • Semifinal - 70 milhões distribuídos (5 milhões para quem classifica, 30 milhões para quem é eliminado);
  • Final - 110 milhões distribuídos (55 milhões para o campeão, 45 milhões para o vice);

Supercopa do Brasil 

Aqui decidi manter a premiação atual de 15 milhões, sendo 10 milhões para o campeão e 5 milhões para o vice-campeão.

Download

O download pode ser feito aqui.
Link alternativo no MediaFire

Como instalar?

Basta colocar o arquivo baixado na pasta Meus Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data e depois selecioná-la quando começar um novo save.

Uso com outros updates

O update só funcionará com a base de dados 24.3.0, e não irá funcionar com updates que alteram a estrutura do Brasil, contudo, funciona com updates que só atualizam a base de dados, como o do site Sortitoutsi.

Imagens

Série A

Spoiler

Campeonato-Brasileiro-Serie-A-Assai_-Fas

Campeonato-Brasileiro-Serie-A-Assai_-Fas

Série B

Spoiler

Campeonato-Brasileiro-Serie-B-Betano_-Fa

Campeonato-Brasileiro-Serie-B-Betano_-Fa

Campeonato-Brasileiro-Serie-B-Betano_-Fa

Campeonato-Brasileiro-Serie-B-Betano_-Fa

Série C

Spoiler

Campeonato-Brasileiro-Serie-C_-Fases6818

Campeonato-Brasileiro-Serie-C_-Fases-277

Campeonato-Brasileiro-Serie-C_-Fases-384

Campeonato-Brasileiro-Serie-C_-Fases-4bf

Série D

Spoiler

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases5aec

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases-240

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases-3fc

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases-47e

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases-508

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases-63d

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases-7d8

Campeonato-Brasileiro-Serie-D_-Fases-814

Série E

Spoiler

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases40d3

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases-2da

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases-30d

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases-456

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases-595

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases-69c

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases-7be

Campeonato-Brasileiro-Serie-E_-Fases-840

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. fixou e Destacou este tópico
  • Vice-Presidente

Nova versão disponível.

Correção de um problema na calendarização de alguns times da Série A nas primeiras fases da Copa do Brasil que impedia que eles participassem adequadamente da competição.

Por alguma razão que não consegui resolver, 5 times da Série A (inicialmente eram uns 20 e consegui diminuir, mas, infelizmente, não tem nenhum denominador comum entre esses outros que sobraram que me ajudem a pensar numa causa) não conseguiam entrar diretamente na Segunda Eliminatória da Copa do Brasil como os outros, dessa forma, eles não participavam da competição, logo na primeira temporada e isso repetia-se em outras temporadas. Tentei de tudo que eu pensei e a única coisa que funcionou foi fazer os times da Série A entrarem na Primeira Eliminatória ao invés da Segunda Eliminatória. Curiosamente, o problema não ocorre se somente a primeira divisão for carregada, mas como isso não faz sentido, esta é a solução que encontrei até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...