Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Fla tem planos para construir seu próprio estádio


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Longe do Maraca, a casa própria na Baixada: Fla decide até dezembro onde erguer estádio

Publicado em 06/05/2015, 06:33 / Atualizado em 06/05/2015, 06:33

 

Pedro Henrique Torre, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br

 

FLA IMAGEM

622_38d219c6-d88d-3338-8c98-7d7d2c943a17

Maracanã ficaria restrito a grandes jogos, como a final da Copa do Brasil

 

O caminho pela reestruturação financeira do Flamengo passa pela arrecadação nas bilheterias. E, na ponta do lápis, o Maracanã não é considerado um parceiro ideal. Pelo contrário. Por isso, a diretoria entrou em consenso após reuniões e garantiu que até o fim do ano irá definir o local para construção de um estádio próprio. As opções: os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na manga, investidores para um aporte inicial de R$ 250 milhões.

 

A ideia é levantar a arena a partir de 2016. Os dois grupos, um inglês e um brasileiro, ainda sob sigilo, não têm contrato assinado, mas, sim, um Memorando de Entendimento (MOU, na sigla em inglês). O modelo seria baseado no Allianz Parque, do Palmeiras, com espaço destinado para cerca de 45 mil torcedores.

 

Para angariar valores, outra ideia surgiu na mesa rubro-negra: cerca de dez mil assentos poderiam ser negociados pelo período de dez anos, uma espécia de cadeira cativa com prazo, ao custo de R$ 30 mil cada, totalizando, em caso de sucesso, R$ 300 milhões.

 

De quebra, o clube vê a construção de um estádio próprio como ação primordial para alavancar o programa de sócio-torcedor, outra fonte de renda e atualmente com cerca de 57 mil membros. Pelo cálculo do projeto, caso a ideia de um estádio próprio vingue, o número potencial estimado de novos sócios levaria a um teto de 150 mil participantes. O Internacional, líder do segmento no futebol brasileiro, tem 136 mil sócios-torcedores.

 

Internamente, o Flamengo mostra muito desconforto com o acordo firmado com o Maracanã. Mesmo após revisões da parceria, o lucro tem sido pequeno. Como mandante e visitante, o time disputou 11 partidas no estádio em 2015 que geraram, em renda bruta, cerca de R$ 12,2 milhões. No bolso rubro-negro entraram pouco de R$ 2,2 milhões. Em despesas, como custo operacional (R$ 2,3 mi) e aluguel de estádio (R$ 2,1 mi) o valor chegou a R$ 4,4 milhões.

 

Outro ponto de insatisfação é a susposta falta de transparência com detalhamento de custos de serviçoes terceirizados, como limpeza e segurança, e a venda em bares. O contrato firmado com os clubes não permite que estes dados sejam auditados. Com o sonho rubro-negro da casa própria, o estádio ficaria restrito a grandes eventos, como partidas decisivas em competições ou shows, com presença de grande público garantido. A comparação é com o que ocorre atualmente com o Pacaembu, em São Paulo, depois da migração do Corinthians para Itaquera, onde o novo estádio foi construído.

 

'Arena butique' na Gávea perde força

 

Desde que a gestão atual, de Eduardo Bandeira de Mello, assumiu o clube em 2013, o interesse em erguer a Gávea um estádio com conceito de butique, com bares e restaurantes, e capacidade de 20 mil pessoas vem à tona em momentos distintos. Inicialmente, a Odebrecht, principal acionista no Consórcio Maracanã, seria uma parceira.

 

O projeto, no entanto, encontrou resistências, até de moradores da região, e necessitaria de estudos de impacto ambiental e liberação de todas as esferas do governo (municipal, estadual e federal). A ideia era ter o apoio da arena para jogos menores, com o Maracanã ocupando a maior parte do calendário. Em caso de estádio próprio, a ideia cai por terra.

 

Na Gávea, a diretoria ainda acalenta o projeto de ter uma arena multiuso para os esportes olímpicos, construída pela cadeia de fast-food norte-americana McDonald's. O projeto também conta com reprovação de parte de moradores da área por conta do impacto no trânsito, mas esteve próximo de ser aprovado na prefeitura. O clube chegou a lançar um vídeo com a projeção da arena e ainda aguarda o aval da prefeitura para levantar a obra, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

E em menos de um ano depois da Copa, o Maracanã vislumbra o horizonte de ficar sem sua maior torcida por boa parte da temporada... que belo trabalho estamos fazendo com o "legado Copa", não? Cadê aquele monte de engravatado que cansou de defender esse monte de elefante branco? Cadê?

 

Vai tomar no cu. Como se gasta dinheiro A ESMO nesse país, meu-Deus-do-céu!

 

 

Em tempo: pro Fla seria um negócio e tanto, se conseguirem firmar uma parceria parecida com a do Palmeiras com a WTorre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duque de Caxias e Nova Iguaçu? Duas cidades horríveis pra se chegar. A maioria dos torcedores da capital teria que pegar dois ônibus ou então passar dez anos dentro do trem.

 

Acho que seria melhor se fizessem na Barra, tem um espaço interessante por lá, perto da Cidade do Rock. O que pega é que pra lá não tem trem, e também porque terreno na Barra deve ser caro pra caralho.

 

Estádio pra 45 mil é o caralho, 45 mil é estádio pra Botafogo, Fluminense. Tinham que ter 60 mil lugares NO MÍNIMO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As taxas do Maracanã, FERJ e lei das gratuidades no Rio são absurdas. FERJ chega ao absurdo de cobrar, salvo engano, 10% pra jogos que o Flamengo manda fora do Rio. Um estádio de menor parte é meio que necessário pra um futuro próximo. Flamengo, assim como os clubes do RJ em geral, sempre se acomodaram com o Maracanã e hoje jogar no Maracanã é insustentável do ponto de vista financeiro. Receita de bilheteria é importante pra caramba.

 

De qualquer forma, não tem muito o que discutir essa especulação de estádio do Flamengo. A não ser o fato de que todas essas arenas novas são mal administradas pra caramba. Bahia teve problema, acho que a dupla de minas também teve com o Mineirão, no Rio do mesmo jeito etc.

 

Duque de Caxias e Nova Iguaçu? Duas cidades horríveis pra se chegar. A maioria dos torcedores da capital teria que pegar dois ônibus ou então passar dez anos dentro do trem.

 

Acho que seria melhor se fizessem na Barra, tem um espaço interessante por lá, perto da Cidade do Rock. O que pega é que pra lá não tem trem, e também porque terreno na Barra deve ser caro pra caralho.

 

Estádio pra 45 mil é o caralho, 45 mil é estádio pra Botafogo, Fluminense. Tinham que ter 60 mil lugares NO MÍNIMO.

 

Boa parte dos clubes se endividaram com essas novas arenas. Construir um estádio pra 60 mil hoje é completamente desnecessário e caro pra caralho, 40 mil é extremamente razoável. Dá claramente pra ter um estádio menor e deixar o Maraca pros jogos maiores. E o estádio do Corinthians, salvo engano, é mais longe do que Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Como você bem disse, construir na barra deve ser caríssimo. Construir um estádio pra 20 mil na Gávea, o que seria um sonho, é inviável por causa da área, associação de moradores etc. Então o que resta é recorrer a pontos mais afastados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barra tem acesso precário também. Nova Iguaçu (se for próximo do centro) seria melhor por causa do trem. Duque de Caxias tem acesso mais restrito.

 

Ideal seria na capital, mas terreno hoje em dia é raro e os que tem, são bem caros.

 

45 mil está de bom tamanho, nossa média não passa de 35 mil torcedores quando estamos em boa fase. Se fosse 35 mil, com a torcida em cima do campo, já viraria um caldeirão e mais que suficiente.

 

Se subirem um estádio próprio, é pra fazer estátua de todos os membros da diretoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina jogo quarta-feira 22h em duque de caxias ou nova iguaçu, vai ter 1000 pessoas contando com os funcionários e imprensa, ainda mais se o preço continuar igual aos cobrados de hoje.

 

Os carecas tem que fazer um estudo do publico que vai no estadio e tem sócio torcedor, eu chuto que hoje em dia o publico que vai para os jogos seja concentrado em zona sul / barra e adjacências / tijuca e adjacências

 

Com um estadio longe da galera que tem condições de adquirir o sócio torcedor, é capaz do estadio não alavancar o projeto.

 

Eu moro perto da tijuca, não iria jamais em duque de caxias/nova iguaçu ver jogo dia de semana ou domingo a tarde, ia ser um perrengue master.

Poderiam pelo menos colocar um mega estacionamento no projeto, uma coisa que acho escrota tanto no Maraca quanto no Engenhão é a dificuldade de estacionar(sem ter que chegar 3h antes de começar o jogo), com o jogo 22h o transporte não existe então no mínimo tinha que ter um lugar descente para estacionar a merda do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duque de Caxias e Nova Iguaçu? Duas cidades horríveis pra se chegar. A maioria dos torcedores da capital teria que pegar dois ônibus ou então passar dez anos dentro do trem.

 

Acho que seria melhor se fizessem na Barra, tem um espaço interessante por lá, perto da Cidade do Rock. O que pega é que pra lá não tem trem, e também porque terreno na Barra deve ser caro pra caralho.

 

Estádio pra 45 mil é o caralho, 45 mil é estádio pra Botafogo, Fluminense. Tinham que ter 60 mil lugares NO MÍNIMO.

O grandiosismo brasileiro na Copa se refletindo nos torcedores. Nunca vi o Flamengo botar uma média maior do que 33 mil pessoas (ano passado foram 26 mil), e o cara quer um estádio de 60 mil por puro orgulho irrefletido. Qualquer coisa maior que 50 mil pro Flamengo é coisa demais. Eu ainda acho exagero. 40 mil está mais do que bom. Ainda mais se formos levar em consideração que os ingressos provavelmente ficarão mais caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grandiosismo brasileiro na Copa se refletindo nos torcedores. Nunca vi o Flamengo botar uma média maior do que 33 mil pessoas (ano passado foram 26 mil), e o cara quer um estádio de 60 mil por puro orgulho irrefletido. Qualquer coisa maior que 50 mil pro Flamengo é coisa demais. Eu ainda acho exagero. 40 mil está mais do que bom. Ainda mais se formos levar em consideração que os ingressos provavelmente ficarão mais caros.

 

Eu falo 60 mil não por ego, mas por jogos grandes, como finais, clássicos importantes. Mas não tinha pensado na possibilidade que o Rodrigo falou, que era manter 45 mil mesmo e jogar os jogos com expectativa de muito público no Maracanã.

 

 

Barra tem acesso precário também. Nova Iguaçu (se for próximo do centro) seria melhor por causa do trem. Duque de Caxias tem acesso mais restrito.

 

Ideal seria na capital, mas terreno hoje em dia é raro e os que tem, são bem caros.

 

45 mil está de bom tamanho, nossa média não passa de 35 mil torcedores quando estamos em boa fase. Se fosse 35 mil, com a torcida em cima do campo, já viraria um caldeirão e mais que suficiente.

 

Se subirem um estádio próprio, é pra fazer estátua de todos os membros da diretoria.

 

Não tem. Agora tem Transcarioca, Transoeste e até o fim do ano, a Transolímpica. O acesso pra Barra tá muito mais fácil do que era a uns 7 anos atrás. Quem mora aqui na região entre Bangu e Irajá vai conseguir chegar na Barra em no máximo 40 min indo pela Transolímpica, por exemplo. Trajeto que antes levava, sendo muito bonzinho, 2 horas.

 

Trem pra Nova Iguaçu cara? auhauhauhauhuhauh

 

O problema é que pra ir pra Nova Iguaçu, a maioria dos torcedores, que moram na zona oeste, teriam que pegar DOIS trens (um até Deodoro e outro até Nova Iguaçu). Como se já não fosse trabalhoso pra caralho ir, imagina pra voltar? 00h tendo que pegar dois trens? Inviável, cara. E ainda tem o fato de Nova Iguaçu ser longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grandiosismo brasileiro na Copa se refletindo nos torcedores. Nunca vi o Flamengo botar uma média maior do que 33 mil pessoas (ano passado foram 26 mil), e o cara quer um estádio de 60 mil por puro orgulho irrefletido. Qualquer coisa maior que 50 mil pro Flamengo é coisa demais. Eu ainda acho exagero. 40 mil está mais do que bom. Ainda mais se formos levar em consideração que os ingressos provavelmente ficarão mais caros.

26 mil por que teve alguns jogos em Macaé e locais parecidos, aquele período antes da Copa acho que ninguém jogou no Maraca. Se for só no Maracanã a média do ano passado deu mais de 30 mil. E vários anos o Flamengo teve média de 40 mil no Brasileirão. Mas também acho exagero estádio pra 60 mil quando se tem o Maracanã. Pessoal se vislumbra com arenas, tanto vários times estão endividados hoje por causa delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 mil por que teve alguns jogos em Macaé e locais parecidos, aquele período antes da Copa acho que ninguém jogou no Maraca. Se for só no Maracanã a média do ano passado deu mais de 30 mil. E vários anos o Flamengo teve média de 40 mil no Brasileirão. Mas também acho exagero estádio pra 60 mil quando se tem o Maracanã. Pessoal se vislumbra com arenas, tanto vários times estão endividados hoje por causa delas.

Quais?

 

O único em que o Flamengo atingiu 40 mil foi o de 2009, quando foi campeão.

 

2010: 18 mil

2011: 20 mil

2012: 12 mil

2013: 23 mil

 

Em 2006 a maior média foi do Atlético Mineiro, na Série B, com 27 mil.

Em 2007, o Flamengo teve média de 26 mil.

E aí em 2008 sim, atingiu 40 mil.

 

E novamente, leve em consideração o preço dos ingressos, que provavelmente subiriam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais?

 

O único em que o Flamengo atingiu 40 mil foi o de 2009, quando foi campeão.

 

2010: 18 mil

2011: 20 mil

2012: 12 mil

2013: 23 mil

 

Em 2006 a maior média foi do Atlético Mineiro, na Série B, com 27 mil.

Em 2007, o Flamengo teve média de 26 mil.

E aí em 2008 sim, atingiu 40 mil.

 

E novamente, leve em consideração o preço dos ingressos, que provavelmente subiriam.

Daonde são seus dados? Não vou fazer a conta, mas ano passado se você retira os jogos antes da Copa que o Flamengo fez fora do Maracanã (Ex. Macaé) e jogos fora do Rio, Flamengo teve por volta de 30 mil. 2013 da mesma forma, jogos disputados fora do Maracanã e fora do Rio. 2010, 2011 e 2012 foram os anos que fecharam o Maracanã e todos os times do RJ tiveram uma dificuldade imensa de encher o Engenhão. 2007, 2008 e 2009 Flamengo teve médias de 40 mil.

 

Isso tudo com times bisonhos, o que não tende ser a realidade futura do clube. Entre 30 e 40 mil é extremamente razoável, jogando os jogos pra mais de 40 no Maracanã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem necessidade nenhuma de estádio gigante, 30 mil tava ótimo.. é final ou jogo super importante ? simples, vai pro Maraca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito esses times só querem saber de viver no mundo das ideias esquecendo da realidade fiscal

 

mas pense bem: o que gera emprego? que bom que gera emprego, tá todo mundo querendo privatizar estádio, quero só ver depois do que serão os estádios que já existem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...

45.000 mil? O estádio tem o tamanho da cabeça dessa galera. Um estádio para o Flamengo tem que ter no mínimo 90.000 lugares. Era pra fazer um com 100.000. Só que simples, sem muita sofisticação para o povo mesmo. Além de se tornar uma arma contra os adversários, estádio cheio chama muito a atenção.

Com o passar do tempo e sanado o investimento inicial poderiam ir sofisticando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grandiosismo brasileiro na Copa se refletindo nos torcedores. Nunca vi o Flamengo botar uma média maior do que 33 mil pessoas (ano passado foram 26 mil), e o cara quer um estádio de 60 mil por puro orgulho irrefletido. Qualquer coisa maior que 50 mil pro Flamengo é coisa demais. Eu ainda acho exagero. 40 mil está mais do que bom. Ainda mais se formos levar em consideração que os ingressos provavelmente ficarão mais caros.

Penso que voce está enganado. Porque está tomando como parâmetro a média de público. Média é média e nos 5 últimos anos o Flamengo nunca fez uma boa campanha no brasileiro. Mas quando o Flamengo foi campeão em 2009 a média foi de 41.500 e olhe que o Flamengo só veio arrancar no segundo turno. Imagine se o Flamengo tivesse um time como o Cruzeiro atual? Mesmo na zona de rebaixamento, quando a torcida abraçou o time, eram por volta de 50.000 até o Flamengo perder para o Grêmio. Na final da Copa do Brasil o público foi de 57.991 mesmo com ingressos mais caros. E o de 2009: 84.848

Com todos os problemas do Flamengo sem ter o melhor time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flamengo deveria tentar fazer com o Maracanã o que o Bahia fez com a administração da Fonte Nova. Não vejo necessidade da construção de um estádio próprio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45.000 mil? O estádio tem o tamanho da cabeça dessa galera. Um estádio para o Flamengo tem que ter no mínimo 90.000 lugares. Era pra fazer um com 100.000. Só que simples, sem muita sofisticação para o povo mesmo. Além de se tornar uma arma contra os adversários, estádio cheio chama muito a atenção.

Com o passar do tempo e sanado o investimento inicial poderiam ir sofisticando.

 

PELE-GIF-POUCA-ZUERA.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode tirar onda. Até parece engraçado (É pouca zuera?). Mas nunca subestime a torcida do Flamengo. Me aguardem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um estádio para 45.00 pessoas com 45.000 pessoas faz muito mais efeito que um estádio para 90.000 pessoas com apenas 60.000.

Já deixamos as décadas de 70/80 pra trás, hoje o mais importante é dar conforto ao torcedor essa mentalidade de ''quanto maior, melhor'' morreu.

 

O Flamengo morreria financeiramente se tivesse que administrar um estádio para 90.000 testemunhas que teria uma média de 30.000 pagantes no brasileirão, no Campeonato Carioca 10.000...

Não vale a pena construir um gigante que iria lotar de 10 em 10 anos.

 

O tamanho do estádio não deve ser definido por ''quantas pessoas meu time pode colocar no estádio em um jogo?'', mas sim ''quantas pessoas em média meu time pode colocar no estádio em uma temporada?''.

 

Creio que para a realidade do Flamengo - do Brasil, como um todo - um arena para 45.000 pessoas está de bom tamanho.

 

--------

 

Essa ideia de estádio para 90.000 pessoas me lembrou umas matérias sobre as campanhas para a presidência do Corinthians no anos 70/80.

TODOS os candidatos em TODAS as eleições prometiam um estádio próprio para o Corinthians.

 

O Vicent Matheus prometeu um estádio coberto com capacidade para 200.000 pessoas, seria construído em Itaquera.

Acho que o velho ficaria decepcionado com o impressorão para 45.000 pessoas que tá de pé hoje  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flamengo deveria tentar fazer com o Maracanã o que o Bahia fez com a administração da Fonte Nova. Não vejo necessidade da construção de um estádio próprio.

Flamengo é assaltado no Maracanã constantemente pela dupla Consórcio + FERJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que voce está enganado. Porque está tomando como parâmetro a média de público. Média é média e nos 5 últimos anos o Flamengo nunca fez uma boa campanha no brasileiro. Mas quando o Flamengo foi campeão em 2009 a média foi de 41.500 e olhe que o Flamengo só veio arrancar no segundo turno. Imagine se o Flamengo tivesse um time como o Cruzeiro atual? Mesmo na zona de rebaixamento, quando a torcida abraçou o time, eram por volta de 50.000 até o Flamengo perder para o Grêmio. Na final da Copa do Brasil o público foi de 57.991 mesmo com ingressos mais caros. E o de 2009: 84.848

Com todos os problemas do Flamengo sem ter o melhor time.

Eu devia tomar como parâmetro o que, público máximo? hahahaha

 

Eu apresentei as médias acima, e não foi dos últimos 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só falando aqui... O Itaquerão é longe e lota todo jogo.

Acho que se fizer uma arena com um estacionamento, erguendo tipo um prédio pra isso, e geral pode ir de carro.

Outra saída seria o clube promover caravanas pros torcedores de ida e volta, deixando geral na sede e cada um se vira pra voltar pra casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias discussões interessantes, só vi isso hoje. Vamos lá:

 

1. Localização: NI e DC não são tão longe assim. Ficam a 40 e 20 km do Centro do Rio. Para terem uma ideia, a Barra fica a 30km do Centro, Jacarepaguá fica a 27km e Santa Cruz fica a 60km. Mundialmente, é normal que os estádios fiquem longe das regiões centrais, em especial nos EUA. Outro ponto importante nesta discussão: na Zona Oeste não há terrenos livres, teríamos que comprar. Em NI e DC, as Prefeituras certamente cederiam o terreno gratuitamente, pois tem grande interesse nos empregos gerados e na movimentação que os jogos trariam. Isso transformaria a região. Concordo que seria difícil ir até lá numa quarta às 22h, mas temos que lembrar que temos muita torcida naquelas bandas.

 

2. Tamanho: concordo que não faz sentido um estádio gigante. Melhor uma arena mais compacta, de até 45 mil, mandando finais e jogos especiais no Maracanã, se oferecerem condições especiais. Com as atuais taxas, melhor fazer valer o mando de campo e jogar tudo em casa, ainda que eleve os preços para compensar a menor capacidade.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um estádio para 45.00 pessoas com 45.000 pessoas faz muito mais efeito que um estádio para 90.000 pessoas com apenas 60.000.

Já deixamos as décadas de 70/80 pra trás, hoje o mais importante é dar conforto ao torcedor essa mentalidade de ''quanto maior, melhor'' morreu.

 

O Flamengo morreria financeiramente se tivesse que administrar um estádio para 90.000 testemunhas que teria uma média de 30.000 pagantes no brasileirão, no Campeonato Carioca 10.000...

Não vale a pena construir um gigante que iria lotar de 10 em 10 anos.

 

O tamanho do estádio não deve ser definido por ''quantas pessoas meu time pode colocar no estádio em um jogo?'', mas sim ''quantas pessoas em média meu time pode colocar no estádio em uma temporada?''.

 

Creio que para a realidade do Flamengo - do Brasil, como um todo - um arena para 45.000 pessoas está de bom tamanho.

 

--------

 

Essa ideia de estádio para 90.000 pessoas me lembrou umas matérias sobre as campanhas para a presidência do Corinthians no anos 70/80.

TODOS os candidatos em TODAS as eleições prometiam um estádio próprio para o Corinthians.

 

O Vicent Matheus prometeu um estádio coberto com capacidade para 200.000 pessoas, seria construído em Itaquera.

Acho que o velho ficaria decepcionado com o impressorão para 45.000 pessoas que tá de pé hoje  :)

Voce não acha que depende do elenco e da campanha do time? Qual foi o público para a estréia de R10 numa quarta de noite e qual campeonato?

Quando eu disse estádio simples não significa dizer com geraldinos, mas não formato de Arena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce não acha que depende do elenco e da campanha do time? Qual foi o público para a estréia de R10 numa quarta de noite e qual campeonato?

Quando eu disse estádio simples não significa dizer com geraldinos, mas não formato de Arena.

 

Além de alguém aqui no tópico desconsiderar a média (conta ideia pra saber se valeria fazer um estádio de 100 mil pessoas quando apenas 20 mil vão constantemente) tu quer comparar uma situação esporádica? Todo jogo do Fla estreia um Ronaldinho Gaucho? Todo jogo tem contratação bombástica? Não, então não tem o menor sentido tu ter um estádio de 90 mil lugares sendo que não vai preencher nem 50% em jogos normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de alguém aqui no tópico desconsiderar a média (conta ideia pra saber se valeria fazer um estádio de 100 mil pessoas quando apenas 20 mil vão constantemente) tu quer comparar uma situação esporádica? Todo jogo do Fla estreia um Ronaldinho Gaucho? Todo jogo tem contratação bombástica? Não, então não tem o menor sentido tu ter um estádio de 90 mil lugares sendo que não vai preencher nem 50% em jogos normais.

Eu não disse que todo o jogo vai encher um estádio com capacidade 90/100 mil. Eu disse que o estádio deveria ter essa capacidade. Eu perguntei se não dependeria da campanha e do elenco do time. Eu pesquisei a média de público do Flamengo no Brasileiro do ano passado e foi de 26.411. Mais do que os 20.000 que você cogitou. E isso com jogos realizados fora do RJ e com ingressos para lá do absurdo em tempo de Copa do Mundo. Pois eu me lembro muito bem que quando Luxa assumiu o Fla e a torcida abraçou a causa o Maracanã estava dando por volta de +35.000 torcedores. E a cada jogo ia crescendo mais. O que esfriou o público, salvo engano, foram jogos da Copa do Brasil, que o torcedor tinha que optar qual jogo assistir e aquela derrota em casa contra o grêmio. Mas ainda foram mais de 20.000.

Se alguém pensou que eu cogitei que a média de público do Flamengo seria por volta de 90.000, isso é um sonho. O estádio seria para receber os jogos importantes e os grandes clássicos para fazer renda mesmo sem explorar o torcedor. Se eu tenho um estádio com capacidade de 90.000 que só vão 20mil por exemplo, não vai influenciar. Ruim é você ter uma expectativa de público de 100.000 para um estádio de 35mil. Aí o pessoal aumenta o ingresso. Sobre o R10, eu mencionei porque era um jogo de carioca, numa quarta/noite e no engenhão, que dizem ser lugar de difícil acesso. Só não consegui achar ainda qual foi o público daquele jogo. Me ajudem aí. De memória acho que foram 42.000. Foi isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...