Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

FIES restringe número de empréstimos para novos contratos


Toggy81

Posts Recomendados

Agora é oficial meus amigos.

A grande dificuldade para renovações e novos contratos do FIES que era feito de forma obscura, com a desculpa de uma falha técnica nos servidores, desde que essa filha da puta se reelegeu agora já está mais claro e escancarado.

O FIES agora está limitando o número de contratos por universidade, baseado em um número que ninguém tem acesso, tornando impossível a obtenção de novos empréstimos com a "Pátria Educadora".

Na moral, tem que ser muito imbecil pra defender um Governo que se reelegeu MENTINDO descaradamente na cara da população.

A recessão tá aí batendo com a piroca na cara de todo mundo e vejo gente aqui e em outras redes sociais defendendo esse bando de filha da puta que não enfrenta a realidade. Prefere ficar encobrindo a verdade com uma nuvem de mentiras uma mais deslavada que a outra.

Foi mal o desabafo aí, mas tô desde Dezembro tentando essa merda de financiamento no site da merda do FIES dessa merda de Governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E agora, tem que ter uma determinada nota minima pra haver o curso...aqui no RS apenas 3 universidades estão disponíveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema do crescimento de programas como o FIES e o PROUNI foi sua banalização no aumento do crédito apesar do pouco crescimento que o governo promoveu desde a crise (e que ao não mudar começou a causar problemas bem maior pós-2013).

O resultado dessa banalização do FIES foi colocar alunos com notas muito baixas do ENEM em universidades privadas. Reduziram o estímulo das universidades privadas atingirem boa qualidade com essas cada vez mais se tornando fabriqueta de diplomas que vendem cursos técnicos com grife. E ainda ao garantir demanda fizeram com que essas pudessem aumentar seus preços acima da inflação o que não era percebido porque quem pagava a conta no curto prazo era o governo (esse é um dos motivos do porque eu não acho que um sistema de vouchers funcionaria para a educação no Brasil).

A idéia do FIES e do PROUNI era razoavelmente boa, depois do boom das uniesquinas na década de 90 havia um número de vagas ociosas considerável nessas instituições. Uma vaga ociosa é ruim para a instituição e deixa de dar oportunidade a um indivíduo que poderia estar ali. O ideal era então aproveitar essas vagas ociosas e o governo conceder, por exemplo, um benefício fiscal correspondente a X% do valor que um aluno pagaria. Dessa forma a universidade que se mantinha com as vagas ociosas teria um ganho que poderia levar ao aumento de sua qualidade.

O que aconteceu na prática? Universidades que não melhoraram a qualidade e passaram a existir para ter boa parte das turmas com alunos do FIES e PROUNI e aumento considerável das mensalidades. De positivo só o fato de dar acesso a mais indivíduos permitindo que quem é esforçado corra atrás e consiga ter uma formação.

É algo complicado o governo de certa forma mudar as regras (não diria no meio do jogo porque a renovação é anual, mas prejudica quem projetou algo a longo prazo), mas ele não erra nas mudanças, pelo contrário, essas mudanças vão tentar corrigir erros cometidos no passado.

É só observarmos as mudanças:

1) O aluno não poderá usar o FIES e o PROUNI para cursos distintos (ou acima de 100% do valor do custo).

Causa-me até surpresa que não era assim antes.

2) Aumento da nota para 450 no ENEM.

Convenhamos que 450 é uma nota consideravelmente baixa ainda.

3) Limitação do número de financiamentos de acordo com a qualidade da instituição.

Também não dá para dizer que é algo ruim. Tinha instituições que mais de 50% dos alunos tinham financiamento ou bolsa. E se não me engano para as instituições com nota 5 o atendimento será pleno (quem solicitar terá acesso ao financiamento).

É normal que em momento de crise e sobretudo depois do desastre fiscal do ano passado o governo procure revisar para melhor seus programas. Deveriam ter feito antes e não o fizeram por motivos eleitoreiros (parte da responsabilidade pelo desastre, diga-se). Mas as mudanças parecem ser mais positivas que negativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvi a informação de que essa nota mínima seria 5, que é a nota máxima.

Aí que eu quero ver..

Parece que é isso mesmo, por isso ficariam apenas 3 universidades gaúchas...

Mas nao vi nada oficial a respeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até parece que resolveram rever isso agora. Estão desde antes da campanha eleitoral tendo que reduzir o crédito dado pelo Governo. Seguraram até a releição. Um dia depois vc já não conseguia mais nada em lugar nenhum.

Nossa empresa vem tentando a meses financiar equipamentos para melhoria na nossa área industrial. Pelo Governo com certeza não conseguiremos nada.

Foda é venderem na campanha um Brasil que não existe e outro que não existirá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com a calculadora deles, eu só poderia pedir 100% de financiamento se a mensalidade comprometesse no mínimo, 60% do meu salário. Mas como só compromete 59,7%, só liberam 75% de financiamento. Porra, se to pedindo é pq não consigo pagar nada, como querem que eu ainda pague quase 200 conto de mensalidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toggy, todas as faculdades sabem a quantidade de contratos que podem aprovar. Trabalho em uma faculdade cujo carro chefe sempre foi o FIES, agora você imagina o tamanho da bucha que caiu em nossas mãos. Quem disse que não tem acesso aos números mentiu pra você.

Os problemas em renovar são causados obviamente de propósito, cada renovação de contrato por exemplo demora em média 10 horas para se fazer.

Não estranhem se algumas faculdades fecharem as portas nos próximos meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

No meu caso é pior porque seria um novo contrato.

Fato que é que o meu dinheiro deste ano está valendo muito menos do que no ano passado.

E sem a aprovação no FIES fico entre a cruz e a espada. Não posso negligenciar o futuro da minha filha tirando ela de uma escola comprovadamente boa, mas também fica difícil arcar com a faculdade, que em dois anos deve melhorar a minha situação aqui na empresa.

Tá f.... Negócio é correr atrás de financiamento privado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na faculdade tava todo mundo querendo pegar, madrugando mexendo com essas coisas, e no final menos de 5 conseguiram. Isso somando todos os períodos, não apenas a minha classe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso é pior porque seria um novo contrato.

Fato que é que o meu dinheiro deste ano está valendo muito menos do que no ano passado.

E sem a aprovação no FIES fico entre a cruz e a espada. Não posso negligenciar o futuro da minha filha tirando ela de uma escola comprovadamente boa, mas também fica difícil arcar com a faculdade, que em dois anos deve melhorar a minha situação aqui na empresa.

Tá f.... Negócio é correr atrás de financiamento privado.

Os contratos novos são mais fáceis de sair do que as renovações. Acredite se quiser. O que mais acontece é ver aluno com contrato do FIES cancelado. Os caras ficam indignados, com razão.

Aqui na minha unidade quase metade dos alunos estão sem matrícula.

Muitas faculdades já restringiam a quantidade de alunos FIES. Quem não fez isso (o caso da faculdade onde trabalho) vai penar agora pra conseguir sobreviver.

Só mês passado cortaram 15 funcionários. A tendência é que esse mês cortem mais 30 no mínimo.

Existem unidades com 80% de alunos com contratos FIES. Essas vão fechar. Não tem saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, caras, a conta caiu (só a ficha, aparentemente, não caiu). Como já falaram em outro tópico, o dólar subiu, tarifas básicas... O negócio é se preparar para um ano apertado. E torcer para que nas próximas eleições, nego deixe essa palhaçada de só atacar o candidato alheio, e se foque no que os presidenciáveis terão de concreto a oferecer, e escolher alguém que de fato possa organizar essa zona chamada Brasil.

Mas sinceramente? Eu não creio nisso...


Os contratos novos são mais fáceis de sair do que as renovações. Acredite se quiser. O que mais acontece é ver aluno com contrato do FIES cancelado. Os caras ficam indignados, com razão.

Aqui na minha unidade quase metade dos alunos estão sem matrícula.

Muitas faculdades já restringiam a quantidade de alunos FIES. Quem não fez isso (o caso da faculdade onde trabalho) vai penar agora pra conseguir sobreviver.

Só mês passado cortaram 15 funcionários. A tendência é que esse mês cortem mais 30 no mínimo.

Existem unidades com 80% de alunos com contratos FIES. Essas vão fechar. Não tem saída.

Leio isso e, não sei o motivo, me vem à mente a lei da oferta e procura...

Mas o que é isso, Pavel? No Brasil? Um país civilizado onde não se cobra R$30,00 num sandubinha natural de praia, ou num picolé, pois é feio se aproveitar dos outros? Que isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

É triste.

To desde dezembro tentando. Toda hora o pessoal da faculdade pedia uma alteração e pra cada uma delas eram mais de 7 horas na frente do pc tentando pra conseguir chegar até o final do processo, pra agora tomar a negativa sem sequer ir ao banco.

Isso tudo com a então candidata à releição dizendo que não faria nenhuma modificação nos investimentos do FIES dentre outras falácias.

Acabei de falar com o meu contato dentro do administrativo da faculdade e nem eles tem acesso a quantidade que está sendo restringida. O sistema interno simplesmente saiu do ar. Aqui tb não consigo acessar.

E ainda me falou que o FIES não repassou nada no mês passado para as universidades... aí entra no que você falou, vai ter muita faculdade quebrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É triste.

To desde dezembro tentando. Toda hora o pessoal da faculdade pedia uma alteração e pra cada uma delas eram mais de 7 horas na frente do pc tentando pra conseguir chegar até o final do processo, pra agora tomar a negativa sem sequer ir ao banco.

Isso tudo com a então candidata à releição dizendo que não faria nenhuma modificação nos investimentos do FIES dentre outras falácias.

Acabei de falar com o meu contato dentro do administrativo da faculdade e nem eles tem acesso a quantidade que está sendo restringida. O sistema interno simplesmente saiu do ar. Aqui tb não consigo acessar.

E ainda me falou que o FIES não repassou nada no mês passado para as universidades... aí entra no que você falou, vai ter muita faculdade quebrando.

Cara, elas tem acesso a quantidade sim. Existe um limite de processos para cada faculdade. Quando esse limite é atingido, surge um aviso na tela. Outra alternativa é calcular essa restrição em números exatos. Normalmente cada faculdade teve uma cota de 30% dos processos anteriores liberados para este atual.

De duas uma. Ou essa mensagem ainda não apareceu ou estão totalmente perdidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2) Aumento da nota para 450 no ENEM.

Convenhamos que 450 é uma nota consideravelmente baixa ainda.

Eu acho muito fácil de conseguir, hoje minha turma 80% deve ser FIES e tem uns ali que tu vê que não tem base nenhuma, não sabem nem escrever praticamente.

Essa Nota tinha que ser no minimo no minimo 550, com o ideal no meu ponto de vista ser 600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O governo tirando os créditos subsidiados?

Eu tô sonhando?

Hahaha

Fecha o BNDES e a Dilma vira liberal clássica.

Kkkkkkkkkk

Sério, não consigo achar nada de ruim o fim de FIES, minha casa minha vida e todo crédito subsidiado.

Só acho sacanagem fechar a torneira para os mais pobres, se não fechar a torneira do BNDES, que é muito mais caro.

Infelizmente, caras, a conta caiu (só a ficha, aparentemente, não caiu). Como já falaram em outro tópico, o dólar subiu, tarifas básicas... O negócio é se preparar para um ano apertado. E torcer para que nas próximas eleições, nego deixe essa palhaçada de só atacar o candidato alheio, e se foque no que os presidenciáveis terão de concreto a oferecer, e escolher alguém que de fato possa organizar essa zona chamada Brasil.

Mas sinceramente? Eu não creio nisso...

Leio isso e, não sei o motivo, me vem à mente a lei da oferta e procura...

Mas o que é isso, Pavel? No Brasil? Um país civilizado onde não se cobra R$30,00 num sandubinha natural de praia, ou num picolé, pois é feio se aproveitar dos outros? Que isso!

Não entendi a parte final do seu post. Poderia me explicá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério, não consigo achar nada de ruim o fim de FIES, minha casa minha vida e todo crédito subsidiado.

Só acho sacanagem fechar a torneira para os mais pobres, se não fechar a torneira do BNDES, que é muito mais caro.

Não entendi a parte final do seu post. Poderia me explicá-lo?

Sacanagem é quem já começou o governo parar de renovar.. tinha é que manter os que tem e parar de liberar novos financiamentos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema principal é que faltou muita transparência. Apesar de ser um cara mais liberalista, vomita merda quem fala que FIES é uma má ideia. Nego provavelmente é bem de vida e não tem noção de como é tu ter potencial e não conseguir pagar uma faculdade (além do que, até parece que o governo tá dando a faculdade de graça LOL, tu paga e paga mais do que quem tá pagando hoje). Nem tudo que vem do outro lado é ruim. Tem país que é 100% estatizado nas escolas e tem uma das melhores educações do mundo.

Se tivessem fechado geral e dito: "Ó, PARCEIRO, ACABOU! Agora as regras vão ser diferentes". Só que deixaram milhões de alunos ingressantes ficarem na esperança de que poderia acontecer, acordando de madrugada pra fazer essa porra e destruindo a esperança alheia. Se houvesse transparência, show de bola. Eu, sinceridade mesmo, concordo com todas as regras e também concordo que o FIES foi banalizado.

Tem uma colega de trabalho que é uma porta, mas foi pra faculdade fundo de quintal com FIES pago e acabou rodando em duas cadeiras (ela é meio burrinha). Ai perdeu o financiamento e depois veio botar a culpa no FIEs IFUHSAIUFHSAIUFHIUSAFHSAIUFSA! Porra, mais que certo, tem que aumentar pra uns 600 essa nota do ENEM. Não adianta tu entrar se não tiver base. E ai tem muio piá do ensino público que tem base pra isso e quando tiver FIES, vai conseguir levar a faculdade numa boa.

Outro ponto que gostei foi o fato de dar as vagas conforme a nota do MEC. Show de bola, isso vai acabar fechando uma porrada de faculdade ruim pra porra e as boas vão melhorar.

Enfim, eu entendo e acho muito boas as medidas. A merda é que mais uma vez o nosso querido governo (pátria educadora) fez o cidadão de trouxa, ao invés de agir com transparência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande sacanagem é que eles prometeram algo na eleição e bastou passar e mudaram tudo...

Ferraram com alguns amigos que dependem do financiamento pra conseguir fazer a faculdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O governo tirando os créditos subsidiados?

Eu tô sonhando?

Hahaha

Fecha o BNDES e a Dilma vira liberal clássica.

Kkkkkkkkkk

Sério, não consigo achar nada de ruim o fim de FIES, minha casa minha vida e todo crédito subsidiado.

Só acho sacanagem fechar a torneira para os mais pobres, se não fechar a torneira do BNDES, que é muito mais caro.

Não entendi a parte final do seu post. Poderia me explicá-lo?

Eu quis dizer o seguinte (e aí, é só achismo mesmo, mas me baseando no fato de brasileiro ser mais explorador do que outros povos, e me baseando também no achismo de que a maior parte dos alunos hoje possui financiamento (ou algo próximo disso, já que citaram aí que tem faculdade com 80% de alunos com FIES. Eu não tenho os dados, mas não duvido): se um monte de faculdade vai fechar por causa da ausência do FIES, vai diminuir a concorrência. Diminuindo a concorrência, vamos nos aproximar mais de um monopólio. E o que – provavelmente – ocorre quando há monopólio? Preços na estratosfera.

Não vejo razão para que seja diferente com as faculdades particulares.

E caso alguém estranhe quando digo que brasileiro é explorador, me refiro ao fato de, por exemplo, na época da Copa do Mundo, serviços elevarem seus preços em 500%, 600%, e por aí vai. Não sou contra o ganho de dinheiro. Não sou comunista. Só acho que deve haver justiça em tudo. Putz, só porque é Copa, um picolé precisa custar R$20,00? Uma vaga em aeroporto (como rolou aqui em Brasília) que custa R$400,00 precisa custar U$1500,00? Não, cara, isso não é justo. Brasileiro explora sim. Quem nunca leu aquela frase que diz que “Enquanto outros países exploram o turismo, o Brasil explora o turista”? É a mais pura verdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis dizer o seguinte (e aí, é só achismo mesmo, mas me baseando no fato de brasileiro ser mais explorador do que outros povos, e me baseando também no achismo de que a maior parte dos alunos hoje possui financiamento (ou algo próximo disso, já que citaram aí que tem faculdade com 80% de alunos com FIES. Eu não tenho os dados, mas não duvido): se um monte de faculdade vai fechar por causa da ausência do FIES, vai diminuir a concorrência. Diminuindo a concorrência, vamos nos aproximar mais de um monopólio. E o que provavelmente ocorre quando há monopólio? Preços na estratosfera.

Não vejo razão para que seja diferente com as faculdades particulares.

E caso alguém estranhe quando digo que brasileiro é explorador, me refiro ao fato de, por exemplo, na época da Copa do Mundo, serviços elevarem seus preços em 500%, 600%, e por aí vai. Não sou contra o ganho de dinheiro. Não sou comunista. Só acho que deve haver justiça em tudo. Putz, só porque é Copa, um picolé precisa custar R$20,00? Uma vaga em aeroporto (como rolou aqui em Brasília) que custa R$400,00 precisa custar U$1500,00? Não, cara, isso não é justo. Brasileiro explora sim. Quem nunca leu aquela frase que diz que Enquanto outros países exploram o turismo, o Brasil explora o turista? É a mais pura verdade...

Já eu vibro cada vez que um empresário lucra.

Não vi exploração em nada. O preço é do cara, ele pede o que ele quiser e paga quem quer.

Se ele colocasse uma arma na cabeça da pessoa obrigado a pagar o preço que ele pediu, aí eu concordaria com você.

De resto, apenas a lei da oferta e da procura, nada de exploração.

No mais, no caso da Copa, ainda mais bem vindo, já que quem tava ali vendendo picolé pagou toda a farra, nada melhor que conseguir um pouco do dinheiro de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu vibro cada vez que um empresário lucra.

Não vi exploração em nada. O preço é do cara, ele pede o que ele quiser e paga quem quer.

Se ele colocasse uma arma na cabeça da pessoa obrigado a pagar o preço que ele pediu, aí eu concordaria com você.

De resto, apenas a lei da oferta e da procura, nada de exploração.

No mais, no caso da Copa, ainda mais bem vindo, já que quem tava ali vendendo picolé pagou toda a farra, nada melhor que conseguir um pouco do dinheiro de volta.

Mas eu também vibro. Só não acho legal quando o ganho é na base da exploração. Um picolé não vale mais do que 3 ou 4 reais, por exemplo. Assim como não acho que uma faculdade valha 3000 reais por mês. Acho completamente válido reduzir o lucro de uns para que outros possam lucrar também. Isso é o que eu acho uma justa distribuição de renda.

Mas meu exemplo preferido são os carros. Por qual razão eu financio um carro nos EUA e ao final paguei só 10% (ou menos, até) a mais do valor a vista, e aqui no Brasil eu financio e pago quase 100% a mais?

Sério, sou professor de literatura, não de economia. Se alguém puder me dar uma explicação lógica, posso até mudar meu modo de pensar, e achar que na verdade o picolé a 20 reais não é exploração.

EDIT: eu disse "reduzir o lucro", não "empobrecer"... Por favor, não digam que eu quero nivelar a pobreza. Não. É como citaram aqui mesmo: todo mundo merece chance. O infeliz não pode ser um fodido a vida toda porque nasceu pobre. E pra dar a oportunidade pra um, não preciso deixar o outro pobre. E nem falo de intervencionismo do governo, dizendo que Fulano não pode lucrar mais do que X ou Y.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FIES foi banalizado. Fato. Mas negar a sua importância é ignorância, numa boa. Qualquer um que não viva dentro de uma bolha sabe o quanto este programa ajudou e tem ajudado várias pessoas a concluírem suas graduações. Tem gente que sacaneia? Claro, como qualquer programa, incentivo (fiscal, trabalhista, previdenciário, etc, etc), mas tem muita gente que não tem opção a não ser o FIES. Não é todo mundo que tem pai ou mãe que pode pagar 1000, 1200 reais todo mês para bancar uma faculdade.

Defendo qualquer forma de incentivo à educação. Se o Estado, com todo o seu problema estrutural, existe, tem (ou teria que ter) como primordial objetivo o desenvolvimento da população que o gera. Qual a finalidade do Estado se não der retorno à população?

Quero ver se vão mexer no BNDES, acabar com essa mamata de grandes empresários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas meu exemplo preferido são os carros. Por qual razão eu financio um carro nos EUA e ao final paguei só 10% (ou menos, até) a mais do valor a vista, e aqui no Brasil eu financio e pago quase 100% a mais?

Sério, sou professor de literatura, não de economia. Se alguém puder me dar uma explicação lógica, posso até mudar meu modo de pensar, e achar que na verdade o picolé a 20 reais não é exploração.

Sobre sua questão, eu sou advogado, não economista, mas vou tentar clarear sua mente sobre sua questão.

Vou fazer uma situação aqui, e não vou considerar valores reais (apenas nominais, veja só, pois sei que 40 mil dólares não valem o mesmo que 40 mil reais), também não vou considerar os custos governamentais das operações financeiras...só pra simplificar a situação.

Vamos supor que você seja o emprestador (o banco) e dois sujeitos chegam para você, pedindo dinheiro emprestado para comprar um carro.

Um é um americano, que vive nos EUA, e recebe a média americana (PIB per capta) e quer comprar um carro de 44 mil dólares.

O outro é um brasileiro, que vive no Brasil e recebe a média brasileira (PIB per capta) e quer comprar um carro de 22 mil dólares (veja que o valor que o brasileiro tá pedindo, é metade do valor pedido pelo americano...).

O PIB per capta de um é 53 mil dólares e a do brasileiro é de 11 mil dólares.

Fazendo uma simples análise de risco, o americano precisa de menos de um ano pra conseguir o dinheiro do empréstimo, enquanto o brasileiro precisa de 2 anos para ganhar o dinheiro que tá pedindo emprestado.

Para qual dos dois você imagina que o risco seja menor?! Para qual você acharia mais prudente emprestar?!

Dado que juros é um preço, o preço do serviço aumenta na medida que o risco aumenta.

A tendência do mercado é cobrar menos juros do americano, e mais juros para o brasileiro (eu já aconselharia a nem emprestar para o brasileiro...).

Isto posto, temos outra questão.

Ao emprestar 22 mil para o brasileiro, se cobrar uma taxa de 5% ao ano, você terá, ao final do ano, menos dinheiro do que tinha quando emprestou.

O motivo?! Inflação. Você tem que emprestar com a taxa de inflação, mais o seu lucro. O que, no Brasil, indicaria algo pra mais de 10% ao ano.

Para ter o mesmo lucro, o mesmo banco que pediria 10% de juros ao ano para o brasileiro no Brasil, cobraria menos de 5% de juros ao ano para o americano nos EUA, pois lá a inflação fecha em menos de 2%.

Se você empresta 100 e recebe 105 lá, teve um lucro de 3, pois a taxa de inflação lá é menor que 2% ao ano.

Se você empresta 100 e recebe 105 aqui, você perdeu praticamente 2, pois a inflação aqui está perto de 7% ao ano.

Veja só que o mesmo valor emprestado (100) com a mesma taxa de juros anual (5%) não é possível ser praticada lá e aqui.

Lá daria lucro, aqui daria prejuízo...

Será que foi suficientemente claro minha tentativa de explicar?! rs

Mas eu também vibro. Só não acho legal quando o ganho é na base da exploração. Um picolé não vale mais do que 3 ou 4 reais, por exemplo. Assim como não acho que uma faculdade valha 3000 reais por mês. Acho completamente válido reduzir o lucro de uns para que outros possam lucrar também. Isso é o que eu acho uma justa distribuição de renda.

EDIT: eu disse "reduzir o lucro", não "empobrecer"... Por favor, não digam que eu quero nivelar a pobreza. Não. É como citaram aqui mesmo: todo mundo merece chance. O infeliz não pode ser um fodido a vida toda porque nasceu pobre. E pra dar a oportunidade pra um, não preciso deixar o outro pobre. E nem falo de intervencionismo do governo, dizendo que Fulano não pode lucrar mais do que X ou Y.

É aí que entra a teoria da valoração subjetiva. Não é exploração. O picolé é dele, se ele quiser vender por 50 reais, vender por 2 reais, ou simplesmente não vender e chupar todos, o problema é dele.

Se ele resolve vender por 20, paga quem quer. Se você acha que não vale, não compre. Simples.

Mas se tem pessoa que acha que vale a pena pagar, quem é você pra dizer que não vale?!

E mais, quem é você pra querer colocar preço nas coisas dos outros?!

O que é o "preço justo"?! Justo pra quem?! E por quê?!

Isso de preço justo não existe. Existe o preço que você estaria disposto a pagar, e o que estiver acima disso, você não estará disposta a pagar - até aqui, tudo normal.

O erro é você achar que pode colocar "preço justo" no produto/serviço de outrem, e ainda achar que é exploração o que está acima da sua valoração subjetiva...

Me poupe.

E, ademais, eu me canso com esses subjetivismos de lugares comuns como "distribuição justa de renda".

O que é isso, afinal?! Quem define isso?! Baseado em quê?!

A única distribuição de riqueza que eu acho justa, é aquela baseada na propriedade privada, PNA e na troca voluntária entre indivíduos.

Se você acha que Fulano ganha muito ou pouco com isso, aí já é problema seu, e não deveria querer achar "exploração".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem gente que vive no mundo real dos que tem dinheiro e nos livros, liberalistas, onde tudo é perfeito. Vou te contar, rapaz. Parece que nunca presenciou uma realidade de faltar dinheiro no final do mês pra pagar luz, água e vem arrotar regra.

Gasolina a 3 contos, uma das maiores taxas de juros do universo, cartel em uma porrada de áreas da economia, mas tá tudo serto. Sertíssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...