Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Veja a radiação de Urânio sendo emitida em câmara de vapor


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Uma câmara de vapor é apenas uma caixa de vidro selada e contendo vapor de água ou de álcool supersaturados. Quando uma partícula de radiação ionizante passa pelo vapor, ela ioniza algumas moléculas do vapor que acabam se tornando núcleos de condensação, e as gotículas que se condensam revelam o caminho percorrido pela radiação ionizante.

O interessante é que a trilha formada denuncia que tipo de partícula a formou, trilhas criadas por partículas alfa (dois prótons e dois nêutrons) são mais largas e apresentam sinais de deflexão por colisão (quando colidem com alguma coisa) e se a partícula for um elétron, ela é mais fina e geralmente mais reta. E quando se aplica um campo magnético, as partículas formam curvas para a direita ou para a esquerda, mas sempre as positivas para o lado oposto das negativas (o sentido depende da direção que o campo magnético está apontando e da direção das partículas ionizantes).

Neste vídeo fantástico, uma câmera de vapor ou “cloud chamber” caseira é usada, e vários minérios de urânio são colocados sobre ela: Torbernite, Uraninite, Autunite, Urânio da mina Rosglas (França), Betafite, Urânio empobrecido, e uma bolinha de óxido de urânio. Não preciso dizer qual a amostra mais radiativa, preciso?

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZFGpqxmRx_M

Fonte: http://hypescience.com/minerios-de-uranio-em-uma-camera-de-vapor/

Bastante interessante, se fossem alguém mais especializado em vídeos, certamente tinha consegui sincronizar a emissão de radiações com uma música bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Parece uma kriptonita.

Porque o Urânio não faz nada com o vapor?

Como assim, Neo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Estou cedo ou não vi nada emitido pelo urânio dentro da câmara.

Caralho, Neo, como não? Tu não viu as linhas sendo emitidas no chão da câmara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mas são bem poucas em comparação com as outras né.

Aquilo é Urânio empobrecido, tem menos radiação mesmo. Os outros são compostos naturais que apresentam Urânio. O mais violento foi o Urânio da mina da França.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquilo é Urânio empobrecido, tem menos radiação mesmo. Os outros são compostos naturais que apresentam Urânio. O mais violento foi o Urânio da mina da França.

Pensava que a bolinha verde era oxido de uranio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Pensava que a bolinha verde era oxido de uranio

Os dois últimos são urânio empobrecido e óxido de urânio, mas no meio do vídeo tem o Urânio puro, é o que tem a maior explosão quando cortam para a imagem dele. O Betafite também foi parecido com o Urânio puro. Agora, o Urânio empobrecido e o óxido são os mais fracos mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Dinheiro Tardelli
    • SilveiraGOD.
      Por SilveiraGOD.
      Notícia bastante triste pra nerdaiada.
    • Visitante
      Por Visitante
      Pessoal, não é uma boa ideia detonar bombas de hidrogênio no subterrâneo terrestre.
      O artigo do UOL e a fonte da BBC mencionam um "rio de ferro (líquido) incandescente" no interior da Terra que nos protege contra a radiação espacial, do Sol e outros fatores externos.

      A maior parte do campo magnético da Terra é gerado por convecção a partir de ferro derretido no exterior do núcleo. O campo protege a vida terrena contra a radiação espacial
      Estão dizendo que uma reversão deste campo magnético pode limar a vida na Terra. Não é algo que aconteceria de repente, mas tem algo em processo: Estudos indicam que o campo magnético da Terra vem encolhendo 5% a cada século. Durante uma reversão magnética, o campo protetor da Terra fica bastante reduzido, podendo chegar a apenas 10% de sua força.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2017/11/25/de-radiacao-em-satelites-a-tempestades-solares-como-uma-mudanca-nos-polos-magneticos-da-terra-pode-nos-afetar.htm?cmpid=copiaecola
      A falta de um campo magnético é a principal dificuldade de instalar vida em Marte, tanto é que a Nasa pretende criar um campo magnético no nosso planeta vizinho , e os projetos para "terraformar Marte" inclusive já alcançaram alguma repercussão. Com relação ao frio marciano, parece que encontraram uma solução parcial.
      As bombas de hidrogêneo no subterrâneo que soltam de vez em quando em campos de testes parecem que podem ser danosas (acredito nesta possibilidade mesmo ainda sem evidências científicas e estudos específicos) para a estabilidade das placas tectônicas, uma vez que o planeta Terra assim como todos os outros planetas são geóides e não são exatamente "redondos". Mas soltar bombas de hidrogêneo nos polos poderiam liberar dióxido de carbono suficiente para aquecer um pouco aquele planeta.
      Não acredito em verdades fáceis de serem obtidas. Eu acredito na necessidade de debater temas com embasamento científico, adicionado a teorias possíveis que expliquem fatores espaciais e físicos, relação entre eventos. Possivelmente não veremos um colapso do campo magnético terrestre nem a engenharia agindo sobre Marte, mas a divulgação desses conhecimentos é muito importante para podermos melhorar nossa concepção sobre a realidade ao redor. As fontes estão aí para quem quiser se aprofundar.
      Fontes adicionais: https://www.youtube.com/watch?v=VupMIKc8Bl8
      http://www.bbc.com/portuguese/geral-39164794
      http://gizmodo.uol.com.br/elon-musk-bombardear-marte/
    • Visitante João Gilberto
    • Visitante
      Por Visitante
      A realidade nunca será a mesma depois do vídeo de Danail Obreschkow.
      Fonte: http://tvuol.uol.com.br/video/cientista-viraliza-com-video-que-mostra-quotpequenezquot-de-individuos-04024E19366AD4C15326
      http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/05/09/cientista-viraliza-com-video-que-mostra-pequenez-de-individuos-diante-do-cosmos.htm
×
×
  • Criar Novo...