Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nosso feed de notícias do Facebook é ruim porque gostamos de conteúdo ruim


_Matheus_

Posts Recomendados

Nosso feed de notícias do Facebook é ruim porque gostamos de conteúdo ruim

O feed de notícias do Facebook é uma bagunça. Devia ser um mural de notícias personalizadas de acordo com o que você curte e comenta, mas em geral parece um canal infinito de memes toscos e fotos de bichinhos fofos. A rede já tentou banir manchetes caça-cliques e notícias falsas, mas muitos feeds de notícia ainda são alvo fácil de conteúdo viral e inútil. O Facebook tenta algo diferente para consertar isto: perguntar as pessoas o que elas querem ver e por que elas querem ver aquilo.

Aleluia! Finalmente uma forma de avaliar como os algoritmos e as manipulações do Facebook premiam conteúdo besta e arruínam nossas redes sociais — não?

Infelizmente, não. Porque o Facebook perguntou as pessoas o que elas queriam ver e elas queriam ver mais porcaria.

Trinta pessoas em Knoxville, Tennessee, nos Estados Unidos, estavam recebendo dinheiro para passar um pente fino em seus feeds de notícias e explicar por que eles gostam ou não gostam dos posts que veem, ranqueando cada história, ajudando o Facebook a entender o que falta em seus algoritmos. A rede social expandiu recentemente o número de pessoas testadas para 600, pedindo a elas que fucem em suas preferências por períodos de quatro horas. A ideia é que o programa ajude a discernir se nossos cliques realmente dizem o que queremos ver.

O jornalista Steven Levy chama isso de o problema das “Doze Rosquinhas” em um artigo sobre o programa do Facebook. Ele compara a tentação em comer o doce açucarado a clicar em algo inútil na timeline. Ele hipotetiza que as pessoas talvez quisessem algo mais substancial, se não fossem constantemente tentadas pelos doces:

Não é que você queira a rosquinha — você não precisa de uma, e nem vai sentir falta daquela bomba de açúcar caso ela não esteja na sua frente. Mas assim que ela aparece na sua frente… ah, quem se importa!

Para muitos de nós, o feed de notícias do Facebook é uma fonte inesgotável de “info-rosquinhas” — calorias vazias de deslizes de celebridades, animais fofinhos de diferentes espécies, e questionários que tentam adivinhar de onde você é (Como assim você não sabe!? Mas faz o teste de qualquer maneira).

É sedutora a ideia que quem usa o Facebook quer conteúdo melhor e mais inteligente do que é providenciado pelo algoritmo agora. Nos faz parecer mais perspicazes e prontos para sermos profundos e conscientes. Se apenas nos fosse dada uma chance para mostrarmos que somos mais espertos que máquinas!

A hipótese não está rendendo, no entanto. Até então, o teste não mostrou que as pessoas estão secretamente sedentas por notícias e análises políticas em seus feeds de notícias, mas o contrário: elas ainda estão preferindo links do Upworthy e fotos dos gatos dos amigos. Inclusive, resultados iniciais mostraram que os testadores preferiam histórias de entretenimento que dessem gratificação emocional instantânea. “As pessoas querem ver coisas que as façam rir ou as deixem felizes, não informações que possam ser valiosas,” Adam Mossieri, diretor de produto do feed de notícias do Facebook, contou a Levy.

Mossieri alega que os resultados podem mudar após mais testes, já que o grupo que está sendo testado é muito pequeno. E que a hipótese do momento é que pessoas querem mais posts de amigos E conteúdo informativo.

Mas mesmo sendo um grupo de testes pequeno, não significa que os resultados são errados. Eles confirmam o que algoritmos e tráfego de internet já nos contam: nosso apetite por algo simples, rápido e “açucarado” muita vezes sobrepõe nosso desejo por algo mais profundo.

E mesmo depois do decorrer de todo o testo, nosso feed de notícias talvez ainda continue uma porcaria pelo simples fato de preferirmos um conteúdo digital horrível. Afinal, a máquina de virais é mantida por cliques dados voluntariamente.

Gizmodo. Backchannel.

Há tempos que tenho a vontade de deletar. Mas enquanto não vem a gota d'água, pelos comodismos e praticidades de comunicação, vou dando unfollow em geral que posta coisa ruim e pedindo pra esconder o tipo de conteúdo fútil que muitas vezes aparece na timeline.

No lugar, tenho seguido coisas mais interessantes, principalmente parada de notícias em inglês, negócios, lifehacks etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Um volume gigantesco de "curiosidades" e "informações" inúteis, que por vezes nem são reais e são compartilhadas milhares de vezes como verdade, basta relembrarmos o caos na época das Eleições.

Falta educação, falta base, falta referência... Não conseguem reconhecer mentiras absurdas e saem compartilhando como se fossem verdades absolutas. E não se limitam as redes sociais. Facebook (e não somente ele, vejo grandes portais fazendo isso também) está 'treinando' essa geração para ler apenas manchetes. O problema é quando começam a emitir suas opiniões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apaguei minha conta. Guess what? Não faz falta nenhuma.

Eu tava usando pra manter contato com quem não tem whatsapp, como o Henrique. Mas sinceramente, um poço de futilidade.

Isso contribui bastante:

http://tecnologia.terra.com.br/internet/ibge-acesso-a-internet-cresce-mais-entre-os-mais-idosos,a41b02010f9ae310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Flipboard, conhecem? Me parece ser o mais próximo de um aplicativo pra reunir conteúdo verdadeiramente agregador de várias fontes distintas. Ainda não fucei muito, mas pela primeira vista me parece legal.

O TED tem palestras bacanas a rodo e até hoje não vi sequer um vídeo sendo compartilhado. É engraçado, porque ninguém quer ver esse tipo de conteúdo e obviamente não irão compartilhar. Quem gostaria de compartilhar, ou vai na onda de compartilhar o que o povo quer ver ou faz como eu e não posta nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso facebook, gosto pela praticidade. Já me estressei e me chatiei muito, mais foi só começar a cancelar os feeds que deu uma melhorada grande.

Tenho tanta gente com feed cancelado que as vezes só lembro que tenho a pessoa ainda quando ela curte algo do meu feed.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem isso Masca, só neguinho parar de ser vadio e cancelar HAHA Fácil pra caralho e faz uma diferença absurda. Fiz isso logo que fiz minha conta, peguei todo mundo que tinha sido "migrado" e fiz pente fino, hoje tenho mais notícia que pessoa no meu feed. FB é uma ferramenta que preza pela burrice, mas como qualquer outra, se tu souber utilizar, é bom pra caralho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É esse negócio mesmo, filtrar o que presta e não presta e aí a experiência fica melhor. Ajdua também achar uns grupos legais e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Facebook pra mim, desde os primórdios, sempre funcionou mt mais como uma "ponte" entre eu e meus amigos -- seja pra se reencontrar, pra marcar encontros, pra pedir ajuda profissional/pessoal, e etc, etc e etc ... -- do que uma fonte pra informação. Acho que quem procura por coisa boa ali, tá procurando errado me desculpe.

O Orkut tinha um pouco mais de bom conteúdo devido às "Comunidades", que funcionavam como verdadeiros fóruns específicos sobre vários temas (quem não se lembra da famosa "Discografias"? Hahahah lendária). Mas eu também o utilizava como essa tal "ponte da amizade" (hahahaha, que merda de trocadilho rs).

Não adianta jovens, quanto mais pessoas possuem acesso à internet (seja idoso mas, principalmente, seja pessoas com menos escolaridade) mais esse tipo de rede social vai se inundar de futilidade, porque na verdade é isso que eles querem consumir mesmo, a porra do gatinho fofinho ou o bebê-sujeira-lindinho.

Pra filtro de boas notícias e conteúdos que me interessem eu tenho o Twitter, e estou bem contente com ele. Sem falar, CLARO, do nosso fórunzinho aqui hehe, que vocês ajudam com bons conteúdos no OFF de vez em nunca hahahahaha. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado o Twitter também para as notícias, é bom demais. O único problema é que deixou 10 minutos parado, acumula feito a porra (Mesmo só seguindo 96 contas). Facebook eu ainda tenho pq é legal ver os grupos e o pessoal falando sobre política, tipo o orkut com as comunidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem não quer ter Facebook levanta as mãos \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Quem acha que Facebook não deve ser em hipóstese nenhuma obrigatório para qualquer fim abaixa as mãos e pula /o\ /o\ /o\ /o\ /o\ /o\ /o\ /o\ /o\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca consegui usar o Twitter efetivamente, mesmo com a insistência gigante de meus amigos de TI que dizem que eu iria adorar HAHA


Foda é que falta uma "rede social para fóruns". Falta pra caralho. Esse assunto já foi abordado várias vezes aqui no fórum. Seria uma mão na roda se o próprio fmanager fosse somente "mais um" de vários fóruns que existem em um mar gigantesco, mas que tu podesse navegar de maneira decente, como era no orkut, já selecionando fóruns bons dos ruins, procurando os assuntos que tu realmente curte. A quantidade de usuários de fóruns na net é imensa, bilhões, e o "mainstream" ignora isso de maneira decisiva. Seria mais útil ainda pro lucro do Facebook ter esses fóruns em suas mãos, afinal, eles teriam a informação do gado não qualificado, que mal sabe mexer em um fórum, quem dirá falar ou comentar, com o QI da Coca Cola que eu estou tomando, como do gado mais qualificado, como nós, que conversamos e trocamos assunto sobre várias coisas, marcas, produtos, times. É uma oportunidade gigante.

PS: Me paguem um uno novo se usarem a idéia, nem quero mta coisa, só um uninho novo tá bom AUHHUAHUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho o menor interesse em criar um Twitter. Mas era pra coisas relacionadas ao trânsito. :cool2:

Acho-o massivo demais. É gente postando informação de última hora seguidamente. Tá doido. O tipo de conteúdo que eu busco atualmente envolve pesquisas científicas de coisas que podem melhorar nosso dia a dia, recomendações de leituras, conteúdo de finanças e negócios, empreendedorismo, lifehacks, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca consegui usar o Twitter efetivamente, mesmo com a insistência gigante de meus amigos de TI que dizem que eu iria adorar HAHA

Foda é que falta uma "rede social para fóruns". Falta pra caralho. Esse assunto já foi abordado várias vezes aqui no fórum. Seria uma mão na roda se o próprio fmanager fosse somente "mais um" de vários fóruns que existem em um mar gigantesco, mas que tu podesse navegar de maneira decente, como era no orkut, já selecionando fóruns bons dos ruins, procurando os assuntos que tu realmente curte. A quantidade de usuários de fóruns na net é imensa, bilhões, e o "mainstream" ignora isso de maneira decisiva. Seria mais útil ainda pro lucro do Facebook ter esses fóruns em suas mãos, afinal, eles teriam a informação do gado não qualificado, que mal sabe mexer em um fórum, quem dirá falar ou comentar, com o QI da Coca Cola que eu estou tomando, como do gado mais qualificado, como nós, que conversamos e trocamos assunto sobre várias coisas, marcas, produtos, times. É uma oportunidade gigante.

PS: Me paguem um uno novo se usarem a idéia, nem quero mta coisa, só um uninho novo tá bom AUHHUAHUA

reddit.com é meio isso, cada /r/ é um fórum diferente. Só tem umas coisas diferentes, a quantidade de "positivos" é o que ordena as respostas em um tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho o menor interesse em criar um Twitter. Mas era pra coisas relacionadas ao trânsito. :cool2:

Acho-o massivo demais. É gente postando informação de última hora seguidamente. Tá doido. O tipo de conteúdo que eu busco atualmente envolve pesquisas científicas de coisas que podem melhorar nosso dia a dia, recomendações de leituras, conteúdo de finanças e negócios, empreendedorismo, lifehacks, etc.

Como em qualquer rede social, quem faz é você. Pode encontrar desde Beliebers até conteúdo "útil". Ou os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como em qualquer rede social, quem faz é você. Pode encontrar desde Beliebers até conteúdo "útil". Ou os dois.

O problema é a massificação que gera queda de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O problema é a massificação que gera queda de qualidade.

Twitter é uma rede social infinitamente superior ao Facebook, e para mim, o grande motivo é: tenho poucos amigos do Facebook lá e posso emitir opiniões e pensamentos que não poderia no facebook por causa da diferença de mentalidades entre as plateias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre achei isso. Eu gosto do meu FB e gosto da minha timeline, eu curto umas páginas com bons links e se eu vejo algum "amigo" postando merda, é unfollow na hora. Se você não consegue achar nada que nenhum dos seus amigos posta bom, talvez o problema esteja com você em achar bons amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Twitter é uma rede social infinitamente superior ao Facebook, e para mim, o grande motivo é: tenho poucos amigos do Facebook lá e posso emitir opiniões e pensamentos que não poderia no facebook por causa da diferença de mentalidades entre as plateias.

Pra isso temos os fóruns. E sem informação aparecendo em bombardeios na sua timeline. Você vai nas seções que deseja pra ver o conteúdo que deseja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reddit.com é meio isso, cada /r/ é um fórum diferente. Só tem umas coisas diferentes, a quantidade de "positivos" é o que ordena as respostas em um tópico.

Acho que não cara, acho o Reddit mais estilo 4chan, um forum aberto desorganizado, mas é na mesma vibe que eu pensei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra isso temos os fóruns. E sem informação aparecendo em bombardeios na sua timeline. Você vai nas seções que deseja pra ver o conteúdo que deseja.

A mágica do TweetDeck: Você pode criar listas e separa-las em colunas. Pode criar uma coluna com os tuítes de um único usuário. Pode fazer uma coluna só com tuites contendo as palavras buceta ou Conservatives EUA. É um bombardeio se você fizer ser assim. (E dá pra rolar pra baixo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mágica do TweetDeck: Você pode criar listas e separa-las em colunas. Pode criar uma coluna com os tuítes de um único usuário. Pode fazer uma coluna só com tuites contendo as palavras buceta ou Conservatives EUA. É um bombardeio se você fizer ser assim. (E dá pra rolar pra baixo).

Já conhecia, mas confesso que não lembrava. De todo modo, não vejo ainda porque ter um twitter se não for pra entrar nele e perder mais tempo em uma rede social pra me atualizar.

No entanto, quando vou viajar ou quando a patroa tá em viagem, entro no twitter da Polícia Rodoviária Federal - MG, os caras fazem um trabalho muito bom de relatar o acontecimento (ou a falta) de anomalias no fluxo das estradas daqui. Atualizam toda mão. Acho fora de série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...