Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Paradoxo de Fermi: onde é que estão as outras Terras?


Ne0

Posts Recomendados

Caras o texto é imenso e está cheio de figuras, não irei colocar aqui.

http://gizmodo.uol.com.br/paradoxo-fermi/

Achei uma teoria foda demais.

Fico com a opção que somos tão noobs que não temos a minima capacidade de entender os sinais de civilizações superiores ou somos tão subdesenvolvidos que ninguém liga pra nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cadê todo mundo?

Sejam bem-vindos ao Paradoxo de Fermi.

Ainda não há uma resposta para o Paradoxo de Fermi. O melhor que podemos fazer é conseguir “explicações possíveis”. E se você perguntar a dez cientistas diferentes qual o palpite deles sobre a explicação correta, você terá dez respostas diferentes. Sabe quando humanos de antigamente discutiam se a Terra era redonda, ou se o Sol girava em torno da Terra, ou achavam que os raios aconteciam por causa de Zeus? Por isso, hoje eles parecem primitivos e ignorantes; no entanto, esse é mais ou menos o ponto em que estamos neste assunto.

Tem vários fatores que devem afetar o desenvolvimento de civilizações.

Se falta no meio ambiente deles recursos e elementos necessários para que tornem-se desenvolvidos intelectual e materialmente, depende da disponibilidade de matéria-prima e dos elementos que ele ingere para seu próprio organismo.

Provavelmente aquele Kepler-444 descoberto há alguns dias fosse algumas possibilidades:

1. Os planetas semelhantes à Terra em composição e tamanho naquela estrela (atualmente menor que o Sol) de 8 bilhões de anos tivesse uma civilização que viajou e morou e viveu o quanto pôde naqueles planetas, explorando seus recursos (saber viver duradouramente é uma sabedoria);

2. Os planetas não tivessem os elementos necessários para a vida desenvolvida (mentalmente e materialmente) e os seres vivos não chegaram a ser inteligentes por causa dessa deficiência;

3. Considerando que pode haver diferentes situações, o nosso sistema solar tem uma situação peculiar assim como provavelmente todos os outros sistemas estelares de hospedeiros. Em outras situações, poderia ser mais fácil e mais perto colonizar planetas vizinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde é que estão as outras Terras?

Considerando que a matéria que vemos na nossa frente é constituída por muitos furos de vazio, mas aparentemente não existe esse vazio, imagine você a presença de algo que seja lixo espacial em meio a tanto gás e poeira de estrelas, no calor de cada planeta ao orbitar uma estrela?

Se temos poucas civilizações, então considere 'pontos distantes' na luz das galáxias de vida inteligente, formando um desenho geométrico qualquer; mas se temos o suficiente para que acompanhe cada lastro de luz, visto que, vendo perto do que você vê distante é muito maior do que você considerava (ou seja, as aparências enganam), a compreensão oposta seja de que para cada canto de luz, tenha milhares de estrelas e centenas de civilizações, impossível fazer meros 'pontinhos ligados' longe um dos outros, porque seria tão repleto de civilizações que o desenho da presença dessas civilizações inteligentes não seria nem possível ver tão facilmente em geometria, porque seriam milhares de 'pequenos pontos ligados', de forma que estivesse quase que onipresente.

Pessoalmente não creio que a vida inteligente seja tão comum de acontecer. Também sou pessimista sobre eternidade e vitória sobre a natureza. Creio que as civilizações inteligentes despertam vontades que não são racionais. Existe o potencial da autodestruição quando se tem muito controle sobre os recursos da matéria. O desentendimento é mais propício de acontecer que o entendimento. Civilizações sábias saberiam viver em paz e o maior tempo possível, sem ilusões de eternidade, sem 'berço de ouro'. As que tentam esconder a realidade se fodem mais rápido. Acontece, quando se tem civilizações inteligentes, também existe o medo e o receio da opinião do outro e intrigas.

Mesmo que haja bastantes civilizações inteligentes, não creio que todas sejam bem sucedidas. Se houver alguma bem sucedida em vencer a lei da natureza de morte e finitude de todas as coisas, esta civilização deveria ter controle de tudo ao redor, conhecer tudo e utilizar tudo que pudesse ao seu redor para fazer alguma coisa mágica com sua bendita tecnologia. Mesmo assim, se houvesse viajantes interestelares, eu deveria aceitar primeiro que pode ser possível sair desses cubículos longe de tudo e saber chegar rápido a outro lugar. Isto ainda é impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu acho esse paradoxo uma das teorias mais fantásticas que já li na minha vida. Explica tudo que se tem relativo a vida fora da Terra e não deixa margem para nada. Basta você escolher no que acredita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pensar que pode haver outra civilização em outro ponto do universo se fazendo as mesmas perguntas que nós nos fazemos.

Acredito que o primeiro ousado suficientemente para pensar isto foi Giordano Bruno, queimado pela Santa Inquisição. Ele escreveu um diálogo chamado "Sobre o Infinito, o Universo e os Mundos".

Je Suis Giordano Bruno!

Pensar isto no século XVI!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou se quando a gente morre, podemos renascer em um outro planeta, tendo uma pequena consciência de que já existimos antes ou coisa que o valha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheci o nosso querido Fermi quando fazia uma matéria de enriquecimento curricular no colégio. Meu professor era um físico espiritualista hahaha. O cara conseguiu encontrar o deus dele por meio da física quântica. Ele era loucão, extremamente inteligente e extremamente espiritualista. Nos passou uma porrada de coisa sobre Fermi e ai me apresentou o mito Carl Sagan. Foi quando "entendi" o tamanho do universo e comecei a pensar que é impossível estarmos sozinhos. Também é impossível provar que não estamos sozinhos, ou que estamos, tanto faz.

O meu professor achava que a gente ainda vai dar o chamado "salto quântico", que também pode ser chamado de salto espiritual ou a iluminação, dependendo da religião.

A minha teoria é a seguinte: TÁ TUDO CONECTADO, rapaz. Essas coisas de espírito, de crenças, de "deus", do criador. Tudo um dia vai poder ser explicado pela ciência, mas esse momento tá longe pra caralho em relação à vida do ser humano. A gente tem 1 segundo pra viver, basicamente e acha que é muito.

Acredito sim numa espécie de quarta dimensão, em que as coisas estejam na nossa frente, mas a gente ainda não consegue ver, apenas sentir. E isso serve pro indivíduo e serve pra humanidade. Por isso eu não acredito em disco voador passando e alienígena só de sacanagem curtindo com a tua cara e aparecendo em vídeo sem definição como uma luzinha e durante um piscar de olhos. Quem consegue dar esse salto, atravessar essa barreira, cria uma consciência como a gente não conhece ou não consegue entender. A noção do tempo muda, a noção de vida muda, os objetivos mudam. Ninguém tão desenvolvido vai curtir com a tua cara.

O meu único medo é que eu acho que a humanidade talvez não consiga sobreviver pra dar esse salto. Tem tanta gente idiota no mundo, tanta guerra, tanta besteira, tanta imbecilidade, que eu não consigo imaginar a humanidade vivendo por mais alguns milhares de anos. A cabala fala muito sobre um momento de iluminação coletiva, de consciência conjunta. Acho que só algo nesse sentido pra salvar a humanidade da barbárie que se aproxima.

Recomendo PRA CARALHO livros e contos do mito (inúmeras vezes já citado no fórum) Asimov, como O Fim da Eternidade, Fundação (um retrato do que eu acho que vai acontecer com a humanidade), A Última Pergunta,´todos esses que falam muito bem sobre o ser humano enquanto consciência coletiva, de uma maneira FANTÁSTICA.

É um assunto complexo pra caralho, mas muito mágico, muito bonito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acredito que tudo seja verificável pela ciência. Há vestígios que o 'Universo conhecível' começou 13,7 bilhões de anos atrás, mas por alguma razão começou algo. Ou não começou.

Existe o Paralogismo de Melisso:

"O que não começa não acaba

Mas o que começa acaba"

Uma outra interpretação/tradução:

"O que não começou não acabará

Mas o que começou, acabará"

Outra:

"O que não teve começo não acaba

Mas o que teve começo acaba"

Também pode ser interpretado sob a ótica de ser vivo / Deus onipresente (panteísmo):

"O que não nasceu não morrerá

Mas o que nasceu, morrerá"

Paralogismo é quando você faz duas proposições totalmente contrárias:

"não x, não y

x , y"

Até que encontrem novos vestígios, o Universo ainda começou 13,7 bilhões de anos atrás. Mas esta é uma medida de tempo terrestre, então eles supõem que a quantidade de tempo desde uma tal grande explosão vem também do tempo de "anos mesmos que a Terra girasse em torno do Sol e os anos começassem..." ... Temos que parar com esses "antropocentrismos", não faz bem pra nóis.

Se o Universo não começou, então não acabará. Pelo paralogismo de Melisso, da cidade de Samos, que viveu por volta de 444 a.C., quando Sócrates ainda era até jovem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu era adolescente, num de meus momentos filosóficos/pensantes/viajantes, desenvolvi a teoria de nossa galáxia é apenas um átomo de um fio de cabelo de um ser gigante.

Vivemos numa espécie de inception, onde nossos átomos são outras galáxias e assim por diante.

Obviamente nossa noção de tempo é infinitamente mais rápida do que nosso "hospedeiro", e infinitamente mais lenta que de nossos hóspedes. Assim sendo, bilhões de anos em nossa galáxia não passam de frações de segundos para nosso hospedeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu era adolescente, num de meus momentos filosóficos/pensantes/viajantes, desenvolvi a teoria de nossa galáxia é apenas um átomo de um fio de cabelo de um ser gigante.

Vivemos numa espécie de inception, onde nossos átomos são outras galáxias e assim por diante.

Obviamente nossa noção de tempo é infinitamente mais rápida do que nosso "hospedeiro", e infinitamente mais lenta que de nossos hóspedes. Assim sendo, bilhões de anos em nossa galáxia não passam de frações de segundos para nosso hospedeiro.

QUe imaginaçao FERTIL !!! pena que isso nao chega perto da filosofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUe imaginaçao FERTIL !!! pena que isso nao chega perto da filosofia.

Que coisa, não?

Afinal, de onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha começado a ler, mas só hoje tive tempo de ler tudo. Brilhante demais.

Eu particularmente me encaixaria no Grupo 1, dos que não acredita em vida além da Terra. Acho que já passamos por um grande filtro e nos aproximamos de outro, bem maior que o primeiro.

Outro rearranjo das hipóteses ali seria: as outras vidas se exterminaram na tentativa de colonização e somos a mais recente tentativa. Ou talvez todas tenham ficado no Tipo 1, como nós estamos caminhando para ser, mas a falta de senso coletivo gerou auto-destruição, como parece ser o nosso destino. Ou seja, ao chegar no Tipo 1, a falta de capacidade de união e guerras por poder, nos direcionam para a destruição.

Mas gostei muito da maioria das possibilidades já formadas para o Grupo 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Dinheiro Tardelli
    • SilveiraGOD.
      Por SilveiraGOD.
      Notícia bastante triste pra nerdaiada.
    • Visitante
      Por Visitante
      Pessoal, não é uma boa ideia detonar bombas de hidrogênio no subterrâneo terrestre.
      O artigo do UOL e a fonte da BBC mencionam um "rio de ferro (líquido) incandescente" no interior da Terra que nos protege contra a radiação espacial, do Sol e outros fatores externos.

      A maior parte do campo magnético da Terra é gerado por convecção a partir de ferro derretido no exterior do núcleo. O campo protege a vida terrena contra a radiação espacial
      Estão dizendo que uma reversão deste campo magnético pode limar a vida na Terra. Não é algo que aconteceria de repente, mas tem algo em processo: Estudos indicam que o campo magnético da Terra vem encolhendo 5% a cada século. Durante uma reversão magnética, o campo protetor da Terra fica bastante reduzido, podendo chegar a apenas 10% de sua força.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2017/11/25/de-radiacao-em-satelites-a-tempestades-solares-como-uma-mudanca-nos-polos-magneticos-da-terra-pode-nos-afetar.htm?cmpid=copiaecola
      A falta de um campo magnético é a principal dificuldade de instalar vida em Marte, tanto é que a Nasa pretende criar um campo magnético no nosso planeta vizinho , e os projetos para "terraformar Marte" inclusive já alcançaram alguma repercussão. Com relação ao frio marciano, parece que encontraram uma solução parcial.
      As bombas de hidrogêneo no subterrâneo que soltam de vez em quando em campos de testes parecem que podem ser danosas (acredito nesta possibilidade mesmo ainda sem evidências científicas e estudos específicos) para a estabilidade das placas tectônicas, uma vez que o planeta Terra assim como todos os outros planetas são geóides e não são exatamente "redondos". Mas soltar bombas de hidrogêneo nos polos poderiam liberar dióxido de carbono suficiente para aquecer um pouco aquele planeta.
      Não acredito em verdades fáceis de serem obtidas. Eu acredito na necessidade de debater temas com embasamento científico, adicionado a teorias possíveis que expliquem fatores espaciais e físicos, relação entre eventos. Possivelmente não veremos um colapso do campo magnético terrestre nem a engenharia agindo sobre Marte, mas a divulgação desses conhecimentos é muito importante para podermos melhorar nossa concepção sobre a realidade ao redor. As fontes estão aí para quem quiser se aprofundar.
      Fontes adicionais: https://www.youtube.com/watch?v=VupMIKc8Bl8
      http://www.bbc.com/portuguese/geral-39164794
      http://gizmodo.uol.com.br/elon-musk-bombardear-marte/
    • Visitante João Gilberto
    • Visitante
      Por Visitante
      A realidade nunca será a mesma depois do vídeo de Danail Obreschkow.
      Fonte: http://tvuol.uol.com.br/video/cientista-viraliza-com-video-que-mostra-quotpequenezquot-de-individuos-04024E19366AD4C15326
      http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/05/09/cientista-viraliza-com-video-que-mostra-pequenez-de-individuos-diante-do-cosmos.htm
×
×
  • Criar Novo...