Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Em discurso nas Filipinas, papa alerta para ameaças contra a família


Douglas.

Posts Recomendados

Em discurso nas Filipinas, papa alerta para ameaças contra a família

Manila, 16 jan (EFE).- O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira que "existem colonizações ideológicas que buscam destruir a família", durante seu discurso em cerimônia no Mall of Asia Arena, nas Filipinas.

"Existem colonizações ideológicas que buscam destruir a família. Elas não nascem do encontro com Deus. Vêm de fora, por isso eu as chamo colonizações. Como nossos povos chegaram à maturidade de dizer não a qualquer colonização, como família temos que ser muito hábeis e fortes para dizer não a qualquer tentativa de colonização ideológica que queira destroçar a família", disse.

O pontífice também mencionou Paulo II, sobre o qual disse que "em certo momento em que era apresentado o problema do crescimento da população, teve a coragem de defender a abertura à vida da família", em referência à encíclica "Humanae Vitae".

Também explicou que Paulo VI "conhecia as dificuldades que havia na família e por isso pediu aos confessores que fossem misericordiosos com os casos particulares". Segundo o papa Francisco, Paulo VI "foi além e viu esta ameaça de destruição da família através da renúncia dos filhos".

No discurso que havia preparado, Francisco enumerou outras ameaças à família como os problemas econômicos, que provocaram a emigração de muitos filipinos, e "o materialismo e um estilo de vida que destrói a vida familiar".

"A família também se vê ameaçada pela crescente tentativa, por parte de alguns, de redefinir a instituição do casamento, guiados pelo relativismo, a cultura do efêmero, a falta de abertura à vida", acrescentou.

O papa também recomendou aos casais "que nunca deixem de ser namorados", o que provocou risos dos fiéis filipinos. Às famílias, pediu que rezassem todas as noites e ressaltou a importância de orar em família.

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2015/01/16/em-discurso-nas-filipinas-papa-alerta-para-ameacas-contra-a-familia.htm

Papa pede nas Filipinas luta contra a pobreza e o desvio de valores cristãos

Durante sua visita nesta sexta-feira(16) às Filipinas, última etapa de seu giro pelo continente asiático, o papa Francisco pediu para os líderes religiosos locais lutarem contra "forças poderosas" que atacam os valores cristãos e levam jovens a se deixarem influenciar por "representações confusas" da sexualidade, do casamento e da família. O sumo pontífice também pediu para eles combaterem as desigualdades sociais "escandalosas" no país.

No primeiro dia de sua visita às Filipinas, Jorge Bergoglio, de 78 anos, celebrou uma missa na catedral de Manila. Durante a homilia, ele pediu para que os padres e religiosos filipinos lutem contra "forças poderosas" que atraem jovens para as "representações confusas da sexualidade, do casamento e da família". Segundo ele, os líderes religiosos locais devem "proclamar a beleza e a verdade da mensagem cristã".

"Essas realidades são sempre mais atacadas pelas forças poderosas que ameaçam desfigurar o plano de Deus sobre a criação", disse o papa em alusão ao divórcio, à contracepção, ao aborto e ao casamento gay.

Cerca de 80% da população de 100 milhões de pessoas é católica. As Filipinas são o único país do mundo onde o divórcio é ilegal. O aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo não são tolerados.

Apesar da expressão de cansaço pela longa viagem e pela agenda sobrecarregada, o líder da Igreja Católica defendeu de maneira enérgica a luta contra as desigualdades no país. Cerca de 25% dos filipinos vivem com menos de US$0,60 por dia, segundo estimativas oficiais.

Segundo o papa, "é preciso mudar as coisas" e "é mais do que nunca necessário que os dirigentes políticos dêem exemplos de honestidade, de integridade e de responsabilidade pelo bem comum". Para Francisco, a Igreja católica filipina, que tem grande influência no país, deve contribuir para combater a pobreza e a exclusão.

Em defesa dos desfavorecidos

Nesta manhã, em Manila, o Papa Francisco visitou uma associação de ajuda aos meninos de rua, entre eles, vítimas de prostituição e de drogas. "Entre os pobres, as crianças pobres são o tesouro da Igreja e nossos mestres", disse o Sumo Pontífice.

Um pouco antes, durante a celebração de uma missa na catedral de Manila, o papa Francisco pediu que os padres e religiosos filipinos estejam presentes entre os jovens que possam ser desencorajados e desorientados.No avião que o levou às Filipinas, o papa denunciou mais uma vez o turismo sexual ocidental e as vítimas da prostituição na Ásia, entre elas, as crianças desfavorecidas.

Ele também se manifestou sobre a liberdade de expressão, tema em evidência após o atentado contra o jornal satírico Charlie Hebdo. O Papa disse que esse "direito fundamental" não autoriza a "insultar a fé do outro".

http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20150116-papa-pede-nas-filipinas-luta-contra-pobreza-e-desvio-de-valores-cristaos

Uai, esse é o mesmo papa "progressista" que aparece na televisão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...