Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CBF quer padronizar estaduais e define 'Mineiro' como exemplo


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

CBF quer padronizar estaduais e define Mineiro como exemplo

Publicado em 12/01/2015, 08:24 / Atualizado em 12/01/2015, 08:24

Marcus Alves, do ESPN.com.br

PEDRO VILELA / GETTY IMAGES

622_0183fe9f-6f9d-3cdb-927a-dba3e8551e0a

A fórmula do Mineiro seria um dos segredos do sucesso recente de Atlético-MG e Cruzeiro

Fora de pauta, a Confederação Brasileira de Futebol descarta pôr fim aos estaduais, mas estuda padronizá-los e diminuir ainda mais os seus espaços no calendário nacional. A entidade definiu a atual fórmula de disputa do Campeonato Mineiro como a ideal e trabalha para encontrar um formato que deixe todas as suas filiadas satisfeitas. A mudança, ainda em fase inicial de conversas, atenderia a uma demanda dos principais clubes.

A princípio, nem todas as federações teriam de se adequar ao modelo ainda ser definido.

Com apenas 15 datas, o estadual mineiro é apontado como um dos motivos para o sucesso recente de Cruzeiro, bicampeão brasileiro, e Atlético-MG, campeão da Copa do Brasil. A competição entrará neste ano em sua sexta temporada consecutiva com a mesma fórmula.

O campeonato conta com 12 participantes, que se enfrentam entre si em turno único, com os quatro melhores seguindo para as semifinais e os dois últimos colocados rebaixados para a segunda divisão. Na fase seguinte, os classificados fazem confrontos de ida e volta por uma vaga na final. Os vencedores decidem o título também em duas partidas. A atual fórmula dos mineiros está garantida pelo menos até 2016.

No último Conselho Técnico da FMF (Federação Mineira de Futebol), foi sugerido o acréscimo das quartas-de-final, mas, mesmo com o placar favorável de 7 a 5, a proposta acabou derrubada por conta da posição contrária de Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG, que têm maior peso nos votos.

Mais reduzido, o Mineiro permite aos clubes realizarem pré-temporada maior e terem as semanas livres para treinos. O movimento de atletas Bom Senso F.C. considera o período de preparação no Estado mais próximo do ideal.

O gerente de competições da CBF, Manoel Flores, encabeça as conversas.

"Ele falou comigo sobre a intenção da CBF de padronizar no futuro os estaduais e sinalizou que a nossa fórmula de disputa poderia, mesmo, ser destacada dentro do projeto. Agora, existe um calendário nacional, inclusive, atendendo a parte do Bom Senso. Aqui, em Minas, temos o cuidado de limitar o nosso campeonato dentro daquele espaço determinado. É uma forma enxuta e, ao mesmo tempo, interessante, com uma parte de pontos corridos e outra de mata-mata", afirma o presidente da federação mineira, Castellar Neto, ao ESPN.com.br.

Em seu calendário para 2015, a CBF trouxe como principal novidade o período para a realização de pré-temporada das equipes: de 7 a 31 de janeiro (25 dias). Os estaduais contam com 19 datas reservadas para eles em boa parte dos estados. Na região Nordeste, são 12 por conta da Copa do Nordeste enquanto que, no Norte/Centro-Oeste, 15 em virtude da Copa Verde.

Um dos entraves para a CBF colocar em prática mudanças mais profundas nos estaduais é o receio de deixar insatisfeitas suas filiadas, responsáveis por 27 votos em suas eleições presidenciais - os clubes são minoria, com ‘apenas' 20.

Já é um alento, em meio a tanta cagada que a CBF anda cometendo com nosso calendário... gostei do "modelo" a ser seguido, com 15 datas, turno único, semi-final e final. Só duvido que a Federação Paulista concorde com este número de clubes (12).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o mineiro é um bom modelo, já é um começo.

Mas é óbvio que em estados que mal conseguem representação na 3ª divisão, o modelo tem que ser diferente, é outra demanda. Não faz sentido ter um campeonato de 12 datas no Acre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o mineiro é um bom modelo, já é um começo.

Mas é óbvio que em estados que mal conseguem representação na 3ª divisão, o modelo tem que ser diferente, é outra demanda. Não faz sentido ter um campeonato de 12 datas no Acre.

Quem liga pro Acre e pra outras regiões com times semi amadores. Acho que é importante para os estados com clubes maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem liga pro Acre e pra outras regiões com times semi amadores. Acho que é importante para os estados com clubes maiores.

O senhor deveria ter mais compreensão com seus vizinhos aí, o Acre é importante sim. HAHAHAHAHAHA

Falando sério, ainda acho 15 datas bastante, mas né, melhor do que está acontecendo, além de que, o campeonato com poucos classificados, tende a ser mais "emocionante" do que um campeonato com 8 vagas pra segunda fase, onde o time grande só engana ganha 3 partidas e se classifica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo daqui é uma bosta. Os times do interior jogam desde dezembro pra pegarem 2 vagas pra outro campeonato que valerá o título, que já têm Náutico, Santa, Sport, e Salgueiro pré-definidos. O problema é que o campeonato protege os clubes que disputam alguma competição além do Pernambucano. No campeonato passado o Santa não fez nada pra merecer essa vaga antecipada pra 2° fase, mas como disputa a série B já tem a vaga garantida. Se esse ano os dois representantes de Pernambuco subirem pra série C, o campeonato vai ter que ser mudado, e com a falta de datas na Copa do Nordeste fica difícil de fazer um campeonato que não seja apertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria um campeonato com 32 times!

Mas apenas 7 jogos no máximo, modelo da copa do mundo, 8 grupos de 4 - oitavas - quarta - semifinal - final.

Grupos sorteados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria um campeonato com 32 times!

Mas apenas 7 jogos no máximo, modelo da copa do mundo, 8 grupos de 4 - oitavas - quarta - semifinal - final.

Grupos sorteados.

Esse modelo é o ideal pra time grande,

Que time menor vai ter orçamento suficiente para montar um elenco para disputar míseros 3 jogos, pode até inventar um campeonato paralelo ou algo assim, mas mesmo assim os pequenos vão se acabar em 2, 3 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo é o ideal pra time grande,

Que time menor vai ter orçamento suficiente para montar um elenco para disputar míseros 3 jogos, pode até inventar um campeonato paralelo ou algo assim, mas mesmo assim os pequenos vão se acabar em 2, 3 anos

Aí, aumenta o Brasileirão Série D para uns 256 times, ou criamos as Séries E, F,G... pra deixar os pequenos jogando o ano todo, o grande desafio, concordo, é manter eles ativos o ano todo sem ter prejuízo, tornar o campeonato atrativo. A divisão IGUALITÁRIA das cotas de TV dos estaduais entre os 32 creio que já pagaria a folha de 3 jogos (1 mes) de um time pequeno..quem teria prejuízo seriam os grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulista não precisa diminuir a quantidade de times.

Pode-se manter em 20.

Dois grupos com dez equipes cada.

9 jogos primeira fase. Classificam os 4 primeiros de cada. Faz quartas, semi e a final em mata-mata. Máximo de 15 jogos para os finalistas.

Se quiserem "copiar" mais o mineiro e dar mais jogos para os pequenos. Faz com 24 times. Grupos com 12 times. Teríamos 11 jogos na primeira fase e ai nesse caso só os dois primeiros de cada grupo se classificariam. Teríamos a semi e a final em mata-mata.

Mas eu sou mais 20 times mesmo. Já é um numero exagerado, mas temos q ser realistas q não vão diminuir a quantidade de times.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como fazer uma competição que agrade todos, principalmente quando os participantes tem níveis tão distintos, querer fazer uma fórmula padrão pra todos os estados então é uma tarefa bem complicada.

Vejo com bons olhos uma redução drástica do estadual, talvez até transformando em mata mata desde o inicio ou até a exclusão deles. Mas em contrapartida teria que ampliar a série D e criar uma E totalmente estadual ou regional (com 2 ou 3 estados no máximo), o maior problema seria bancar essas séries, que com certeza não vai atrair muito interesse do público. Vejo como a melhor fonte de recursos a própria série A, algo como 10% das cotas televisivas destinado as séries inferiores, só que é algo utópico nos dias de hoje em que cada time negocia individualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do modelo do Pernambucano.

Em 2014 os 9 times não classificados para a Copa do Nordeste jogaram uma 1ª fase entre dezembro e janeiro, onde todos se enfrentavam duas vezes e os três primeiros se classificavam para o hexagonal do título e os outros seis disputavam um hexagonal contra o rebaixamento.

Os dois hexagonais eram ida e volta, no do título os 4 primeiros avançavam às semifinais e depois final, ambas as fases com jogos de ida e volta. No do rebaixamento os dois últimos eram rebaixados. Também há disputa pelo 3º lugar, que defina a última vaga na Copa do Nordeste.

Esse ano como um dos classificados para a Copa do NE é do interior e disputa a Série C, o Salgueiro, a 1ª fase acabou sendo disputada por apenas 8 equipes, já que o Santa não poderia disputa-la porque a CBF obriga as equipes a dar férias aos seus jogadores de pelo menos 1 mês, e a 1ª fase começou logo após o término da Série B.

Eu só tiraria a semifinal, os dois melhores colocados jogariam a final e ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí, aumenta o Brasileirão Série D para uns 256 times, ou criamos as Séries E, F,G... pra deixar os pequenos jogando o ano todo, o grande desafio, concordo, é manter eles ativos o ano todo sem ter prejuízo, tornar o campeonato atrativo. A divisão IGUALITÁRIA das cotas de TV dos estaduais entre os 32 creio que já pagaria a folha de 3 jogos (1 mes) de um time pequeno..quem teria prejuízo seriam os grandes.

Mesmo se todas as despesas fossem subsidiadas (e hoje não são), ainda não são tantos clubes assim que têm demanda de público pra manterem jogadores sob contrato por tantos meses. Tem que ser aos poucos. Primeiro deveriam tentar fazer o máximo de clubes possível ter ao menos 6 meses ininterruptos de futebol. Acabando os estaduais e com raras preocupações quanto a datas pra Copa do Brasil, as divisões inferiores deveriam começar logo e terminar mais cedo. Com o tempo (e aumento da demanda), passariam a terminar cada vez mais tarde (com a entrada de mais clubes) até poderem ter duração parecida com as divisões de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto o campeonato carioca tinha 12 times, era bem legal de se ver. Os pequenos conseguiam montar times enjoados, eram 2 turnos... não podia se vacilar em 2 jogos se não ja tava fora. Toda hora tinha "decisão". Pela politicagem porca da FERJ aumentaram pra 16, diminuiram assim a verba dos pequenos, mudaram a fórmula e fuderam o campeonato. Antes todo jogo era uma emoção, agora tu ve o Flamengo jogando pra 300 pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que encurtar demais os estaduais, é ridículo os times grandes jogando contra times sem nem divisão até abril-maio, e depois tem pouco mais de 6 meses pra agrupar um campeonato de 38 rodadas, fica foda. O Gauchão desse ano tem jogo domingo e quarta quase toda semana, vai ter uma semana que o Inter vai ter 3 jogos e nem da pra botar mais o sub23 porque esse ano tem limite de inscritos.

Eu curtia estadual quando era criança, ficava até nervoso antes da decisão contra Ulbra, 15 de Novembro, comemorava demais e ia felizão tirando onda pra escola no outro dia. Hoje não dou a miníma dos ultimos 4 gauchões que o Inter ganhou só sentei na frente da TV pra acompanhar e olhar a final mesmo ano passado, porque era GreNAL, e comemorei mais os 4x1 em si do que o Gauchão.

Aliás, Gauchão zica! As duas Libertadores que o Inter ganhou, perdeu o Gauchão no mesmo ano. Então, que inscreva o sub18 esse ano e entrega de bandeja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa porra de estaduais tem que ter um filtro, tem que ser 10 datas estourando para times grandes. Os times de divisões inferiores tem que se esforçar para jogarem contra os grandes. Não seria ruim, o Estadual começar em janeiro com os pequenos se matando para se classificar e entrar em uma fase onde enfrentem os grandes.

Time grande não tem que ficar sustentando os pequenos, se não temos como fazer calendário para todos os times, paciência. No Brasil, também tem time demais e a maioria falido e sem dinheiro, essas porras de time não tem que existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulista não precisa diminuir a quantidade de times.

Pode-se manter em 20.

Dois grupos com dez equipes cada.

9 jogos primeira fase. Classificam os 4 primeiros de cada. Faz quartas, semi e a final em mata-mata. Máximo de 15 jogos para os finalistas.

Se quiserem "copiar" mais o mineiro e dar mais jogos para os pequenos. Faz com 24 times. Grupos com 12 times. Teríamos 11 jogos na primeira fase e ai nesse caso só os dois primeiros de cada grupo se classificariam. Teríamos a semi e a final em mata-mata.

Mas eu sou mais 20 times mesmo. Já é um numero exagerado, mas temos q ser realistas q não vão diminuir a quantidade de times.

dá uma desafogada, é até melhor

eu sou contra o fim dos estaduais, mas a favor da redução de datas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro o modelo Carioca (so que sem aquela palhacada de levantar taca por turno).

Qualquer coisa e' melhor que o Paulista, campeonato chato pra caralho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto o campeonato carioca tinha 12 times, era bem legal de se ver. Os pequenos conseguiam montar times enjoados, eram 2 turnos... não podia se vacilar em 2 jogos se não ja tava fora. Toda hora tinha "decisão". Pela politicagem porca da FERJ aumentaram pra 16, diminuiram assim a verba dos pequenos, mudaram a fórmula e fuderam o campeonato. Antes todo jogo era uma emoção, agora tu ve o Flamengo jogando pra 300 pessoas.

O modelo com 12 times era o melhor modelo do Brasil, primeiro turno contra os times do outro grupo, segundo turno contra os times do proprio grupo. Sempre tinha um classico, se desse mole já corria risco. Era legal.

A formula atual é a mais escrota do universo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo do mineiro é muito top msm...

Eu sou (e sempre serei) contra essa história de que o Estadual ter de existir pra ajudar os clubes pequenos...

Se não tem condições financeiras pra manter um elenco, fecha as portas!

Pra mim o paulistão tinha que ser assim:

- 4 Grupos de 5 times

- Turno único.

- O Campeão de cada grupo se classifica para as Semis.

- O vice-campeão de cada grupo vai disputar as semis do "título do interior".

- E os últimos colocados de cada grupo são rebaixados.

- Semi final com jogo de ida e volta.

- Final jogo único em campo neutro. (Ou modelo champions league.... tipo... Campeonato Paulista - Baruerí[2015])

4 clubes fariam 7 jogos. [finais principal e do interior]

4 clubes fariam 6 jogos [eliminados nas semis principal e do interior]

demais clubes fazem 4 jogos.

E a cbf que se vire criando um jeito dos pequenos arrumarem oque fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o pau quebrou na FERJ hoje, ahuehauehuaehuaheuaheuaheuaheuah.

http://espn.uol.com.br/noticia/480226_ferj-botafogo-vasco-e-pequenos-rebatem-e-atacam-dupla-fla-flu-alucinacao-moral

"Não foi nada positivo. Até porque estou acostumado a lidar com pessoas educadas em ambientes de alto nível. E hoje, além de todas as injustiças que o Flamengo vem sofrendo na Federação, com essa intenção deliberada de nos prejudicar técnica e financeiramente, o presidente da Federação partiu para ofensas pessoais e se exaltou ao ler a nota que Flamengo e Fluminense divulgaram de manhã. Confirmo inteiramente o teor dela. Não considero uma nota ofensiva, mal educada e cabotina entre outros termos que ele usou quando estava mais educado. O Flamengo reafirma todos os termos da nota, vai entrar na Justiça Comum para buscar seus direitos e perdas. O presidente da Federação se emocionou e começou a atacar tanto o representante do Fluminense quanto a mim pessoalmente, usando palavras de baixo calão"

"Como posso ser mais explícito? Algumas coisas relativas à minha mãe, o que eu deveria fazer com a nota, por exemplo. Eu comecei a responder, ele se exaltou mais ainda e eu tive de me retirar da sala porque eu não posso conviver num ambiente como esse".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara que o Bandera sai dessa porra de campeonato, já imaginou que foda usar o 1º trimestre para jogar contra times europeus(fortes) aqui no rio? Podia pedir 150 conto que ia lotar todo jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara que o Bandera sai dessa porra de campeonato, já imaginou que foda usar o 1º trimestre para jogar contra times europeus(fortes) aqui no rio? Podia pedir 150 conto que ia lotar todo jogo.

Como os europeus fortes viriam pro Brasil na parte decisiva da temporada deles? Eu hein...

O Mineiro é bem tranquilo mesmo, tem anos que a temporada começa em fevereiro "pra gente".

EDIT: Lembrei aqui que anos atras mudaram a formula e fizeram uma coisa bizarra. Dos 12 clubes que participavam do campeonato, 8 classificavam pra segunda fase (mata-mata), ou seja... Era rebaixamento ou segunda fase hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como os europeus fortes viriam pro Brasil na parte decisiva da temporada deles? Eu hein...

O Mineiro é bem tranquilo mesmo, tem anos que a temporada começa em fevereiro "pra gente".

EDIT: Lembrei aqui que anos atras mudaram a formula e fizeram uma coisa bizarra. Dos 12 clubes que participavam do campeonato, 8 classificavam pra segunda fase (mata-mata), ou seja... Era rebaixamento ou segunda fase hahahaha.

Não precisa fazer 10 jogos, basta fazer 3 ou 4 na parada de fim de ano deles. Ainda tem times da China, MLS, Sul-americanos. O estadual tem 3 ou 4 jogos bons por time mesmo.(Só clássicos decisivos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Reinaldo vai suceder Marco Polo Del Nero, que assume a CBF em abril

Próximo presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos tem discutido nos últimos dias a possibilidade de o Paulistão diminuir consideravelmente o número de clubes participantes — são 20 atualmente, para desespero da TV Globo, que transmite o campeonato, e dos quatro grandes do Estado.

A proposta sob a mesa da FPF sugere que a Série A-1 tenha 18 times em 2017 e 16 em 2018. Para que isso se torne realidade, será necessário que os dois próximos estaduais tenham quatro rebaixados e apenas dois clubes promovidos em cada ano.

A redução resolveria uma série de problemas associados à readequação do calendário brasileiro, que encolheu as datas dos estaduais — são somente 19, contra 23 de outras temporadas.

Reinaldo, que assume o lugar de Marco Polo Del Nero em abril, vai precisar mostrar força nos bastidores para fechar quatro vagas na elite do Paulistão. Ele já sabe que os clubes do interior devem se unir para tentar impedir o movimento, já que o Paulistão é a grande vitrine para Penapolense, Audax, Ituano, São Bento e companhia.

O Paulistão passou a contar com 20 times em 2003, ano seguinte à edição em que os grandes participaram do Torneio Rio-São Paulo. Até 2001, eram apenas 16 clubes.

https://esportes.yahoo.com/blogs/jorge-nicola/fpf-estuda-reduzir-numero-de-clubes-do-paulistao-055755886.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • FelipeRodr
      Por FelipeRodr
      Olá, estou editando as regras do Brasil, para fazer novas divisões do br, no entanto, me deparei com uma questão
      Se eu editar as regras do zero, perco todos os formatos de competições do pais, tendo q recria-los, (leva tempo mas da pra fazer) ...porem n consigo colocar o formato do paulistão que consiste em 4 grupos de 4, sendo q os do msm grupo n se enfrentam, apenas se passarem para as quartas. e se eu copiar as regras atuais, n consigo editar os estaduais e as series A,B e C...impossibilitando meu interesse de alterar qualquer coisas nestas ligas, incluindo premiações.
      Gostaria de saber se alguem ja dominou pelo menos um pouco o editor avançado pra poder fazer as regras reais dos estaduais do zero?
    • Renan RS
      Por Renan RS
      Boas, galera! 
      Tenho um save com o Grêmio e na primeira temporada que consigo acesso à Libertadores o jogo me apronta essa surpresa aqui.
      Isso que ainda precisa colocar duas datas para a final do Gauchão aí no meio.

      Não digo que vou parar de jogar, mas sempre que esse tipo de situação acontece eu dou uma desanimada.
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico único dedicado aos campeonatos estaduais do Nordeste para esse ano de 2022.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      Regulamento:

      Transmissão:


       
      Duração (previsão): 25 de janeiro a 3 de abril. 
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      REGULAMENTO:
       
      PARTICIPANTES:
      TIMES P J V E D GP GC SG % 1 América-MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - 2 Athletic Club   0 0 0 0 0 0 0 0 - 3 Atlético-MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - 4 Caldense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 5 Cruzeiro   0 0 0 0 0 0 0 0 - 6 Democrata-GV   0 0 0 0 0 0 0 0 - 7 Patrocinense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 8 Pouso Alegre   0 0 0 0 0 0 0 0 - 9 Tombense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 10 URT   0 0 0 0 0 0 0 0 - 11 Uberlândia   0 0 0 0 0 0 0 0 - 12 Villa Nova - MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - ---

×
×
  • Criar Novo...