Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O novo Flamengo


HrTr

Posts Recomendados

O novo Flamengo

04/01/2015 02h30

Há dois meses, o agente de jogadores Eduardo Uram fez uma observação importante sobre o futuro dos clubes brasileiros: "Ninguém está prestando atenção, mas daqui a dois anos o Flamengo será muito forte". Sua percepção era de que o rubro-negro está pagando dívidas e salários em dia. Diferentemente de outras épocas –e de outros clubes–, a Gávea virou um bom lugar para se trabalhar.

A contratação do atacante Marcelo, do Atlético-PR, confirma a teoria. É o melhor negócio do verão. Marcelo era pretendido por todos os grandes clubes do Brasil e confiou no Flamengo.

Parece incrível, mas o Flamengo de hoje é bom pagador.

A outra razão para o Flamengo ser o destino de Marcelo, em vez do São Paulo, do Corinthians ou do Cruzeiro, é a participação do fundo de investimentos Doyen, o mesmo parceiro do Santos para comprar Leandro Damião. A sociedade provocou comparações entre o fiasco santista com Damião e a dívida que restará ao Flamengo se Marcelo não emplacar.

Há diferenças fundamentais.

Damião era um jogador em declínio, autor de 38 gols em 2011 e de apenas 13 em 2013. Pelo Santos, foram onze gols em 44 partidas. Marcelo tem 23 anos, pode aprimorar suas finalizações, mas é um jogador em crescimento.

Se não vender Damião em três anos, o Santos terá de pagar R$ 40 milhões à Doyen. O Flamengo terá de reembolsar R$ 13 milhões ou vender Marcelo. A quem critica a hipótese da venda vale lembrar que seria também o destino provável de qualquer revelação da Gávea, com ou sem sócio.

Mas a sociedade com a Doyen é um símbolo, por mais extrativista que seja o fundo de investimento do português Nélio Lucas. O Flamengo hoje encontra sócios e atrai jogadores. Está de volta ao mercado.

A visão dos jogadores e empresários sobre os clubes muda rápido. Logo depois de romper com a MSI, em 2007, o Corinthians não era atraente. No fim de 2008, representava a perspectiva de participar de um projeto vencedor. Ronaldo Fenômeno topou o desafio.

Hoje, há empresários negociando com o Palmeiras, porque Paulo Nobre paga em dia. O Corinthians segue sendo um destino atraente, mas não tão seguro quanto era há três anos.

O São Paulo negocia a compra do atacante Dudu e oferece 30% do contrato à vista. O Corinthians tinha a faca e o queijo na mão, mas não o dinheiro. Seu desejo é pagar a primeira parcela somente em maio.

Em 2011, quando os clubes negociaram individualmente os contratos de TV e os acordos deixaram Corinthians e Flamengo muito acima dos demais, apostava-se que o clube paulista poderia se tornar hegemônico –o Flamengo sofria com suas dívidas e os outros recebiam muito menos dinheiro de TV.

Quatro anos depois, os empresários, os fundos de investimento e os jogadores sinalizam apostar no contrário. O Flamengo virou um clube sério.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/pvc/2015/01/1570318-o-novo-flamengo.shtml

Acho que ninguém está percebendo o que está sendo feito no Flamengo, nem mesmo a própria torcida. Flamengo com esse nível de diretoria foi um milagre, porque a 3 anos atrás não havia luz no fim do túnel.

Eles tiveram vários erros em contratações, mas também não dá pra fazer muito com pouco dinheiro hoje em dia. Mesmo assim erraram e parecem que estão aprendendo também.

Quando organizarem as finanças e sanar as dívidas mais onerosas aos cofres do clube, grandes elencos vão começar a aparecer. E aí o sócio torcedor, movido a paixão, começará a crescer junto, assim como a receita com bilheteria.

Se nada de muito errado acontecer, vamos ir para outro patamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Harter

Mas isso é algo que já se fala a muito tempo, aliás, sobre Corinthians e Flamengo, nem precisa ser competente, ou depender de uma diretoria da mesma forma, pra saber que daqui a poucos anos esses clubes vão dominar o futebol brasileiro com facilidade...Só em verbas de TV, a partir de 2016, a dupla vai levar 10mi/mes a mais que Inter/Gremio/Cruzeiro/Galo

Fora as outras receitas...Fica fácil pagar as dividas tendo super orçamentos e montando equipes baratas por 2 ou 3 anos, brabo é fazer isso com o orçamento de um Sport/Atlético-PR da vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Vaz, mas você pode ganhar 1 milhão por mês, se gastar 1,1 milhão vai aumentar sua dívida.

O Flamengo devia mais de R$700 milhões, com várias receitas adiantadas e penhoradas. Se fosse qualquer outra diretoria o Flamengo iria ganhar R$500 milhões de TV e continuaria brigando pra não ser rebaixado.

Eu sou contra essa diferença toda na cota de TV e espero sinceramente que o projeto que iguale as cotas vá pra frente. Ter só o Corinthians como rival daqui a uns anos, que faça frente com o Flamengo, vai tirar a graça até mesmo para os torcedores dos dois times. Os títulos vão acabar ficando banais, e aí perde a graça.

Até porque Flamengo e Corinthians, com a torcida que tem e se bem explorado pelos clubes, não precisaria ter diferença muito superior de cota de TV frente aos outros clubes. A própria torcida traria mais dinheiros aos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Harter

Mas isso é algo que já se fala a muito tempo, aliás, sobre Corinthians e Flamengo, nem precisa ser competente, ou depender de uma diretoria da mesma forma, pra saber que daqui a poucos anos esses clubes vão dominar o futebol brasileiro com facilidade...Só em verbas de TV, a partir de 2016, a dupla vai levar 10mi/mes a mais que Inter/Gremio/Cruzeiro/Galo

Fora as outras receitas...Fica fácil pagar as dividas tendo super orçamentos e montando equipes baratas por 2 ou 3 anos, brabo é fazer isso com o orçamento de um Sport/Atlético-PR da vida...

Precisa ser competente, sim, Vaz, você sabe disso. A restruturação do Flamengo é independente das cotas de televisão e é muito maior do que só no futebol. Óbvio que elas estão ajudando a tirar o clube dessa pindaíba, mas não é só isso. Você ta supervalorizando as cotas. O Flamengo, hoje, ganha mais com sócio torcedor, bilheteria, patrocínios etc. do que com cotas de televisão. Todas essas receitas deram um salto gigantesco com essa gestão. A ideia é se tornar cada vez mais independente das cotas.

Eu sei que o normal é quererem associarem a recuperação do Flamengo com as cotas de televisão. Mas se você se interessar em procurar os balanços você vai ver que é muito maior que isso.

Agora dominar o futebol brasileiro eu considero irreal. Porque nada impede que pessoas mal intencionadas voltem a roubar o clube. Algo que é corriqueiro nos principais clubes brasileiros. Não há segurança nenhuma, por exemplo, que essa gestão ganhe no final do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, obvio que a diretoria é mt competente...

Por que hje a vantagem financeira das Cotas não é tão grande...

Eu me refiro que pra daqui uns anos imaginar que vão estar muito na frente não precisa exigir mta competencia de qm fez a previsao ou da diretoria...

Uma diretoria incompetente é bem possível que chegasse lá também, mas certamente demoraria bem mais tempo....A atual diretoria do Flamengo tá evoluindo demais o clube administrativamente...

E cmo fallou o Harter, com a tocida que o Flamengo/Corinthians tem, é só por as pessoas pra trabalharem que certamente as receitas vão bombar em todas as direções

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diretoria do flamengo esta de parabéns que sirva de exemplo para outras diretorias. E eu vejo muita mobilização para mudar a distribuição de costas que começaria ano que vem com corithians e flamengo ganhando valores absurdos . Torço muito para que consigam mudar esta distribuição.O que eu vejo de mais interessante nesta nova forma de administrar o flamengo e torcida estar '' entendendo '' que e necessário conter alguns gatos e talvez não brigar por vários título para um futuro prospero . Flamengo se reforça muito bem , se continuar nesta medida poderá brigar pela libertadores , apenas brigar não acho que poderá conquistar.Mas e um saldo extremamente positivo dívidas sendo pagas , salários sengo pagos em dia . E o clube não passar um perrengue nos campeonatos disputados.Até mesmo depois da conquista na copa do brasil de 2013 e do próprio brasileirão de 2009 o flamengo não precisa urgentemente de títulos para marcar a nova geração que esta surgindo , como alguns clubes precisam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próprio Luxemburgo disse: "em 2016, o Flamengo será a maior potência do futebol brasileiro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tô falando essa porra faz horas. Diretoria incompetente + dinheiro = dá problema, mas não dá tanto porque tem de onde tirar. Diretoria competente + dinheiro duas vezes acima de clubes da mesma grandeza, = espanholização do Brasileiro.

Eu apoio e curto PRA CARALHO uma diretoria honesta, inteligente, inovadora, que prefere pagar em dia a botar a dívida pra baixo do tapete. Agora, esse desnível absurdo das cotas nem que tenha a pior diretoria do mundo vai dar muito problema. A diferença é brutal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim. Flamengo, por exemplo, tem uma base porca e não tem uma arena multiuso como Palmeiras, Grêmio e outros tem. Corinthians ta com vários problemas financeiros por ter gasto demais, além do que tem que pagar o estádio que foi caro pra cacete. São Paulo ta com duzentos problemas internos e não consegue retomar a forma de anos atrás. Enfim, não há nenhum sinal de que vai haver uma espanholização no futebol brasileiro em um futuro próximo (pelo menos 5 anos). Esse "novo Flamengo" só se significa que o Flamengo pode (não é 100% de certeza) voltar a brigar constantemente pelos principais campeonatos, especialmente a partir do próximo ano.

São Paulo em 2008 tava mais perto de uma espanholização do que Flamengo e Corinthians estão hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que se continuarmos no sapatinho, em 2016 com a diferença de cotas e com as gastanças de SP e Corinthians, podemos montar o time mais forte do campeonado. A muito tempo que o Flamengo não contratava revelações como o Cirino, sempre trazíamos medalhões ou refugos , inclusive em 2009 que pet e adriano ganharam o titulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ganhar dinheiro como for,o futebol no Brasil é nivelado por baixo,então mesmo que se montem "super equipes" no futuro,não vai fazer muita diferença mesmo.

Esperem os 2-3 anos que os caras prometeram e me cobrem depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim. Flamengo, por exemplo, tem uma base porca e não tem uma arena multiuso como Palmeiras, Grêmio e outros tem. Corinthians ta com vários problemas financeiros por ter gasto demais, além do que tem que pagar o estádio que foi caro pra cacete. São Paulo ta com duzentos problemas internos e não consegue retomar a forma de anos atrás. Enfim, não há nenhum sinal de que vai haver uma espanholização no futebol brasileiro em um futuro próximo (pelo menos 5 anos). Esse "novo Flamengo" só se significa que o Flamengo pode (não é 100% de certeza) voltar a brigar constantemente pelos principais campeonatos, especialmente a partir do próximo ano.

São Paulo em 2008 tava mais perto de uma espanholização do que Flamengo e Corinthians estão hoje.

cara á partir do ano que vem os times de minas e do rio grande do sul estão previsto para receberem 60 milhões de cotas de televisao juntamente com eles fluminense e botafogo já flamengo e corithians receberiam 170 milhões de cotas ou seja mais do dobro.Ficaria impossível algum jogador recusar ir para corithians e flamengo para ir para outro clube pq ele saberia q a projeção nacional dele seria infinitamente maior nestas equipes e até mesmo o salário recebido.

Pode ganhar dinheiro como for,o futebol no Brasil é nivelado por baixo,então mesmo que se montem "super equipes" no futuro,não vai fazer muita diferença mesmo.

Esperem os 2-3 anos que os caras prometeram e me cobrem depois.

Isso e mais temendo uns 10 anos . Imagina o flamengo aliciando algum jogador do internacional por exemplo como o internacional iria se defender? tem diferenças gigantescas de 60 milhões para 170 milhões , lembrando a cota de televisão e atualmente a maior fonte de renda das equipes, superando até o patrocinador master.

Mas ainda há esperança que o projeto do congresso nacional seja aprovado e coloque as cotas distribuídas de formas mais justas e de acordo com a posição no campeonato passado.

Isto sem contar que já e permitido 5 estrangeiros atuarem em clubes do brasil , ou seja com essas cotas eles teriam domínio total do mercdo sul-americano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ganhar dinheiro como for,o futebol no Brasil é nivelado por baixo,então mesmo que se montem "super equipes" no futuro,não vai fazer muita diferença mesmo.

Esperem os 2-3 anos que os caras prometeram e me cobrem depois.

Acho que não, cara. Eu também acho meio surreal, mas se as cotas continuarem como estão, vai ser brabo segurar o Flamengo e Corinthians (principalmente o Flamengo). Duvido nada que super elencos apareçam a nível europeu! Queria muito que vários outros entrassem na roda, mas... acho improvável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acontecer a tal "espanholização",a disparidade de tamanho e verba dos times tem que ser gigantesca. Real e Barça são dois clubes mundiais,clubes em que grande parte dos jogadores do mundo sonha em jogar. No Brasil o mais próximo disso seria uma disparidade financeira grande pro lado de Flamengo e Corinthians,mas não tão grande ao ponto de deixar a competição por jogadores e títulos impraticável.

Que os dois times vão ter mais poder financeiro não tenha duvidas. Mas eu não vejo isso como algo que possa mudar drasticamente o futebol daqui.

Pra deixar a comparação mais fácil,imaginem Corinthians e Flamengo como o Hamburgo,que está na lista dos mais ricos do mundo,e imaginem o resto dos clubes grandes do Brasil como Leverkusen,Gladbach,Wolfburg,etc... Um é mais rico,mas isso não quer dizer muita coisa.

A comparação com o futebol alemão foi "meramente ilustrativa",eu sei que tem muita diferença. Mas falando de grana ainda é valido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um exemplo e os times do nordeste , essas equipes antigamente brigavam por títulos bahia por exemplo tem 2 títulos nacionais mas o futebol nordestino perdeu muito em cota de tv e perdeu o dinheiro para fazer equipes competitivas. E todos nós sabemos que o torcedor nordestino e apaixonadíssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, essa distribuição desigual de cotas vai MATAR o futebol brasileiro.

Ah mas os times de Minas e do Sul tem isso e aquilo que o Flamengo não tem.

Beleza. Esses times mesmo com administrações IMPECÁVEIS, ganhando 110 milhões a menos por ano, não vão conseguir atingir o nível de Corinthians e Flamengo.

Cara, É MUITA GRANA! A disparidade é estrondosa, vai tirar totalmente a graça.

EDIT

Pra quem acha que não, é só fazer as contas. Dois times vão ganhar, POR ANO, 110 milhões a mais que os outros.

Em 5 anos isso dá mais de meio bilhão de reais, cara. Dá pra fazer uma arena nova a cada três anos, só com a grana excedente.

Como assim não vai causar disparidade? Tá doido! Dá pra desviar verba PRA CARAMBA que ainda sobra pra montar um time melhor que os outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda levo em conta que Fla e Corinthians ainda terão muito suas "Patricias Amorins" para fuder com tudo. Não se esqueçam que quanto maior a grana mais dificil é de se lidar com ela.

um exemplo e os times do nordeste , essas equipes antigamente brigavam por títulos bahia por exemplo tem 2 títulos nacionais mas o futebol nordestino perdeu muito em cota de tv e perdeu o dinheiro para fazer equipes competitivas. E todos nós sabemos que o torcedor nordestino e apaixonadíssimo.

É só chamar o Masca que ele te explica a onda de corrupção e má gestão que enfrenta o Bahia,e acredito eu os outros times do Nordeste. Claro que isso não justifica a perda da competitividade,mas tem seu fatia de culpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acontecer a tal "espanholização",a disparidade de tamanho e verba dos times tem que ser gigantesca. Real e Barça são dois clubes mundiais,clubes em que grande parte dos jogadores do mundo sonha em jogar. No Brasil o mais próximo disso seria uma disparidade financeira grande pro lado de Flamengo e Corinthians,mas não tão grande ao ponto de deixar a competição por jogadores e títulos impraticável.

Que os dois times vão ter mais poder financeiro não tenha duvidas. Mas eu não vejo isso como algo que possa mudar drasticamente o futebol daqui.

Pra deixar a comparação mais fácil,imaginem Corinthians e Flamengo como o Hamburgo,que está na lista dos mais ricos do mundo,e imaginem o resto dos clubes grandes do Brasil como Leverkusen,Gladbach,Wolfburg,etc... Um é mais rico,mas isso não quer dizer muita coisa.

A comparação com o futebol alemão foi "meramente ilustrativa",eu sei que tem muita diferença. Mas falando de grana ainda é valido.

Ah, concordo. Há muitas formas de diminuir o efeito das cotas televisivas. O Flamengo, por exemplo, não tem uma arena pra explorar e tem uma das categorias de bases mais porcas dentre os times grandes. São dois pontos que podem representar uma receita gigantesca. Da pra citar ainda a questão do sócio torcedor que é muita mal explorada ainda no Brasil.

A questão é que muito gestor se apoia nessa muleta de cotas televisivas. A culpa do Santos, Botafogo, Vasco etc. estarem na pindaíba não é das cotas. O Flamengo, por exemplo, mesmo com um dos maiores orçamentos previstos pra 2015 não consegue ganhar uma negociação de jogador, porque simplesmente os times gastam o dinheiro que não tem.

Sem falar que dificilmente vão renovar esse contrato pro próximo triênio. A verdade é que os clubes, seduzidos pelo aumento gigante de receita, cederam sem perceber a merda que fizeram. O caso emblemático é o do presidente do Botafogo que achava que tinha feito o melhor contrato da história do Botafogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda levo em conta que Fla e Corinthians ainda terão muito suas "Patricias Amorins" para fuder com tudo. Não se esqueçam que quanto maior a grana mais dificil é de se lidar com ela.

Qualquer clube passará por má gestão.E como um amigo de cima disse esta má gestão terá 110 milhões por ano a mais para queimar atoa em relação a outros clubes.

Ah, concordo. Há muitas formas de diminuir o efeito das cotas televisivas. O Flamengo, por exemplo, não tem uma arena pra explorar e tem uma das categorias de bases mais porcas dentre os times grandes. São dois pontos que podem representar uma receita gigantesca. Da pra citar ainda a questão do sócio torcedor que é muita mal explorada ainda no Brasil.

Problema de categoria de base se resolve fácil com uma melhor capitação de tletas até mesmo formados por equipes '' formadoras '' como o deportivo brasil, e sobre a questão do sócio torcedor flamengo e Corinthians podem empatar com qualquer time neste aspecto e também acredito ser muito díficil tirar uma desvantagem de 110 milhões anuais com sócio torcedor, sendo que estas equipes também teriam sócio torcedor. Mas dentro de mim eu ainda tenho muita esperança que haverá mudança nestas distribuições de cotas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o Flamengo se livrar das dívidas e investir em marketing pra atrair mais ST e aumentar a venda de produtos do clube, vai virar uma máquina. Seria MUITO dinheiro entrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Vantagem é que a partir do momento que ganhar um titulo e ter uma sequencia de "boa fase" o ST vai disparar, ai sim vamos ser uma potencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...