Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ataque Terrorista em Paris deixa 12 mortos


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto

Wolinski, cartunista erótico e político, é uma das vítimas de ataque em Paris

wolinski.jpg

O cartunista francês de origem tunisiana Geroges Wolinski, conhecido por seu trabalho de forte teor erótico e político, considerado um dos símbolos de maio de 68, está entre os mortos no ataque contra o escritório da revista satírica "Charlie Hebdo" nesta quarta-feira (7). A informação é da agência de notícias France Presse. Além dele, outros três cartunistas estão entre as vítimas: o editor da publicação, Stephane Charbonnier, o "Charb", Cabu e Tignous.

"Wolinski influenciou todo mundo que vocês conhecem: Ziraldo, Jaguar, Nani, Henfil, Fortuna... O cara era uma ESCOLA. Que dia tenebroso!", escreveu o cartunista brasileiro André Dahmer sobre a morte do artista.

Nascido na Tunísia em 1934, ele se mudou com a família para a França em 1946. Começou a publicar suas tiras nos anos 1960, em trabalhos satíricos que envolviam política e sexualidade. Durante o maio de 1968 francês – série de manifestações e protestos estudantis por reformas na educação que logo teve adesão de trabalhadores e resultou em uma greve geral –, Wolinski foi confundador da revista "L'Enragé".

Na década seguinte, passou a fazer parte de jornal comunista "L'Humanité". Outros veículos com que colaborou foram "Liberácion", "Paris-Match" e "L'Écho des Savanes", além de "Charlie-Hebdo".

marca.png

No link AO VIVO tem vídeos do ataque e da execução de um policial.

:mofgod:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos 12 pessoas morreram em um tiroteio em Paris nesta quarta-feira (7), informou a polícia francesa. O crime aconteceu no escritório da revista satírica Charlie Hebdo, que já havia sido alvo de uma ataque no passado após publicar uma caricatura do profeta Maomé, o que irritou os muçulmanos.

Entre os mortos estão dois policiais e 10 funcionários da revista. Fontes judiciais ouvidas pela France Presse confirmaram a morte de 4 importantes cartunistas franceses no ataque: Wolinski, Charb, Cabu e Tignous.

Segundo fontes policiais, os autores do ataque gritaram "Vingamos o Profeta!", em referência a Maomé, alvo de uma charge publicada há alguns anos pela revista, o que provocou revolta no mundo muçulmano.

Segundo o jornal “The Guardian”, Rocco Contento, porta-voz do sindicato dos policiais local, disse aos jornalistas que três suspeitos fugiram em um carro dirigido por um quarto homem. O veículo seguiu no sentido de Port de Pantin, onde o veículo foi abandonado e os suspeitos roubaram um segundo carro, no qual continuaram fugindo.

O número de suspeitos envolvidos no crime ainda é incerto e não foi confirmado pela polícia. Eles ainda são procurados e são perigosos, segundo as autoridades.

Hollande reconheceu que o governo sabia que a França "estava ameaçada, como outros países do mundo", e afirmou que "foram desbaratados vários atentados terroristas nas últimas semanas". O presidente francês, François Hollande, acrescentou que "40 foram salvas". Ele classificou o caso como um "ataque terrorista", e disse que a França está em estado de choque. Os autores do ataque são procurados pela polícia.

Uma reunião emergêncial do gabinete da presidência foi convocada para as 14h locais (11h de Brasília). Após o ataque, a França elevou para o nível máximo o nível do alerta terrorista em Paris.

A agência Reuters, citando a polícia, diz que outras 10 pessoas ficaram feridas, cinco em estado crítico. Fontes ligadas ao caso disseram que dois dos mortos são policiais.

“Cerca de meia hora atrás dois homens usando capuz escuro entraram no prédio com duas armas”, disse a testemunha Benoit Bringer à rádio France Info. “Alguns minutos depois nós ouvimos os barulhos dos disparos”. Ele acrescentou que os homens foram vistos deixando o prédio.

Ao abandonar o prédio, os agressores atiraram contra um policial, atacaram um motorista e atropelaram um pedestre com o carro roubado.

"Ouvi disparos, vi pessoas encapuzadas que fugiram em um carro. Eram pelo menos cinco", declarou à AFP Michel Goldenberg, que tem um escritório vizinho na rua Nicolas Apert, onde fica a sede da revista.

Revista

A sede da revista foi alvo de um ataque a bomba em novembro de 2011 após colocar uma imagem satírica do profeta Maomé em sua capa. Coincidência ou não, a Charlie Hebdo fez a divulgação em sua edição desta quarta-feira do novo romance do controvertido escritor Michel Houellebecq, um dos mais famosos autores franceses no exterior.

A obra de ficção política fala de uma França islamizada em 2022, depois da eleição de um presidente da República muçulmano. "As previsões do mago Houellebecq: em 2015, perco meus dentes... Em 2022, faço o Ramadã!", ironiza a publicação junto a uma charge de Houellebecq.

A revista de humor tem sido ameaçada desde que publicou charges do profeta Maomé em 2006. Em novembro de 2011, a sede da publicação foi destruída por um ataque criminoso, já definido como atentado pelo governo na época.

Em 2013, um homem de 24 anos foi condenado à prisão com sursis por ter pedido na internet que o diretor da revista fosse decapitado por causa da publicação das caricaturas do profeta muçulmano.

Repercussão

O premiê britânico, David Cameron, condenou o ataque e o classificou de “doentio”, além de reforçar seu apoio à França na luta contra o terrorismo.

“Os assassinatos em Paris são doentios.Nós estamos ao lado dos franceses na luta contra o terrorismo e na defesa da liberdade de imprensa”, disse o premiê em um comunicado oficial.

A Casa Branca condenou “nos termos mais fortes” o ataque. “Toda a Casa Branca se solidariza com as famílias de todos os que resultaram mortos ou feridos neste ataque”, disse Josh Earnest, porta-voz do presidente dos EUA, Barack Obama.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o tiroteio não foi um ataque apenas contra cidadãos franceses, mas contra a liberdade de imprensa e de expressão. Ela afirmou que a Alemanha apoia a França neste momento difícil. "Um ataque que ninguém pode justificar contra a liberdade de imprensa e de opinião, um fundamento de nossa cultura livre e democrática", afirmou em um comunicado.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que o crime foi um “ato intolerável”. "Estou profundamente consternado com o ataque brutal e desumano contra a redação da Charlie Hebdo. É um ato intolerável, uma barbárie que questiona a todos nós como seres humanos e europeus", afirmou Juncker em um comunicado.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, condenou o atentado e qualificou a ação de “ato bárbaro” e de “intolerável ataque à liberdade de imprensa”.

“Condeno firmemente o ataque terrorista contra o escritório da revista 'Charlie Hebdo' em Paris. Foi um ato bárbaro e um ataque intolerável à liberdade de imprensa”, disse Stoltenberg em um comunicado. “Todos os aliados da Otan estão unidos na luta contra o terrorismo. O terrorismo, em todas suas formas e manifestações, nunca pode ser tolerado ou justificado”, acrescentou.

Fonte: G1

E lá vamos nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

G2xObgr.png

Anne Thériault sempre certeira.

Sobre o atentado: um absurdo. Sobre o Wolinski: o pouco das charges que vi, não gostei de nenhuma. Do resto da equipe do Hebdo eu não li nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah o extremismo... Toda essa situação é fruto de uma reação dominó gigantesca que vem acontecendo desde o início do século, um assunto delicadíssimo que ninguém está sabendo tratar, nem as sociedades islâmicas, muito menos os países "ocidentais". Quando o mundo parar de pensar no seu próprio umbigo e quem sabe sentar e ver que existem sim outras sociedades, países, pessoas, religiões e pensamentos, analisando o tamanho de pequenas atitudes, tudo isso mudará.

PELO AMOR DE DEUS não interpretem isso como um apoio aos islâmicos, sou um dos maiores defensores possíveis da liberdade total de imprensa, e sim uma corneta a opressão dos países ocidentais a Arábia que gerou essa situação de "scorched earth" que esta cultura maravilhosa da humanidade se encontra hoje em dia e que deu nutrição a estes regimes totalitários. Se o ocidente tivesse deixado a Arábia ser no início do século, se não tivessem endeusado os principes petroleiros e destruído toda sociedade dos caras só pra sustentar o próprio sistema, não teriam esses atentados e quem sabe a Arábia fosse um centro econômico/cultural tão grande quanto a União Européia e a América do Norte, o que seria benéfico pois teríamos uma visão menos centralizada do mundo. Infelizmente fica sempre no "e se" imaginário e atentados assim continuam acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

E o +18? Com sangue etc? Tem link?

Não procurei, nem sei se tem... já fiquei chocado com estes e pensei 1000x antes de dar o play no da execução do policial pra conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito em teorias e nem nada do tipo, mas achei no mínimo estranho o cara receber um tiro de fuzil daquela distância e não sair uma gota de sangue, ao menos no vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Não acredito em teorias e nem nada do tipo, mas achei no mínimo estranho o cara receber um tiro de fuzil daquela distância e não sair uma gota de sangue, ao menos no vídeo.

Acho que o tiro não foi na cabeça, se não tinha explodido! Se foi no peito, o policial devia estar com colete, o que deve ter diminuído a velocidade da bala, mas naquela distancia não impediu de perfurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito em teorias e nem nada do tipo, mas achei no mínimo estranho o cara receber um tiro de fuzil daquela distância e não sair uma gota de sangue, ao menos no vídeo.

HAHAHA Iam matar 12 civis influentes na sociedade francesa de graça, mas não um policial aleatório que tava lá, beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Esse atentado servirá também para crescer a onda anti-islã na Europa.

Antissemitismo, xenofobia, racismo, separatismo e quantos mais ismos você imaginar! Coisas que no final das contas só acabam servindo e fortalecendo aos propósitos do Estado isâmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHA Iam matar 12 civis influentes na sociedade francesa de graça, mas não um policial aleatório que tava lá, beleza.

Eu disse isso? Inclusive deixei claro que não acredito em coisas desse tipo. Só achei estranho porque o tiro pareceu ter sido na cabeça e não vi sangue nem nada. Isso não significa que eu acho que tenha sido armado, que seja tudo uma farsa nem nada. Não viaja, relaxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse isso? Inclusive deixei claro que não acredito em coisas desse tipo. Só achei estranho porque o tiro pareceu ter sido na cabeça e não vi sangue nem nada. Isso não significa que eu acho que tenha sido armado, que seja tudo uma farsa nem nada. Não viaja, relaxa.

Também não quis parecer arrogante nem nada, só dei risada mesmo AHUHUAHU Deve ter neguinho que tá pensando isso mesmo, galera acha que a TV é tudo mentirinha, não existe fome, morte, nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antissemitismo, xenofobia, racismo, separatismo e quantos mais ismos você imaginar! Coisas que no final das contas só acabam servindo e fortalecendo aos propósitos do Estado isâmico.

Antes do Estado islâmico, a extrema-direita francesa, da Marine Le Pen e do Rassemblement Bleu Marine. Eles que saíram vencendo com isso tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes Já odiei os muçulmanos por causa do atentados lá na Espanha, a terra da minha familia e meus parentes na época da minha adolescência... Com o tempo eu aprendi a respeitar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou ser hipócrita.. De maneira alguma deve-se apoiar o terrorismo, isso é até clichê dizer. Não sou religioso, não sigo religiões, mas acho uma tremenda sacanagem alguns dos cartuns feitos. Direito à liberdade de expressão? ótimo. Mas precisamos entender que a democracia introduz a noção de liberdade como algo que não interfira o próximo. Sacanear com a religião de qualquer outro ser, na minha visão, já deturpa esse conceito. Volto a repetir: nada disso dá o direito de quem se sentiu ofendido de pegar armas e sair matando em nome de Allah, Maomé, Messias ou seja lá quem for. Mas, enfim... semana muito triste pra humanidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser muito difícil, mas estes caras não podem morrer, precisam ser pegos vivos para passar o resto da vida presos!

Parece que acabaram de matar os caras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • grollinho
      Por grollinho
      Tópico dedicado para discutirmos as mudanças climáticas.
      ---
      Terra tem em 2023 o mês de setembro mais quente da história
      Depois de julho e agosto terem sido os mais quentes já registrados, os cientistas afirmaram que 2023 caminha para ser o ano mais quente da história
       
      O planeta Terra teve em 2023 o mês de setembro mais quente da história.
      Foi o maior salto de temperatura de todos os tempos. A média global superou o recorde anterior em 0,5º C, uma margem muito acima da esperada por cientistas. A temperatura do planeta em setembro ficou 1,8º C acima dos níveis pré-industriais.
      De acordo com o serviço de mudanças climáticas Copernicus, o fenômeno climático El Niño, que esquenta a superfície do Oceano Pacífico, potencializou o aquecimento causado pelas emissões de gases. E não para por aí. Depois de julho e agosto terem sido os mais quentes já registrados, os cientistas afirmaram que 2023 caminha para ser o ano mais quente da história.
      No Hemisfério Norte, o verão foi de temperaturas extremas. Um incêndio que devastou mais de 15 mil hectares na ilha espanhola de Tenerife, em agosto, ressurgiu por causa dos ventos fortes e do calor atípico para outubro. O pico mais alto da Europa, o Mont Blanc, perdeu mais de 2 m de altura nos últimos dois anos.
      O início do outono na Europa fica marcado, mais uma vez, por temperaturas altas. A partir de sexta-feira (6), nove regiões de Portugal entram em alerta por causa de mais uma onda de calor. A maior parte do país deve atingir temperaturas superiores a 30º C, bem acima da média para essa época do ano.
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Aqui está a grande final. Quem irá levantar o tão desejado troféu?



       
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico geral do Grupo D da Copa do Mundo FIFA 2022
       

    • BabudneyII
      Por BabudneyII
      Tópico para falar de carreiras onde você criou um clube que faz parte de uma franquia ou criou uma franquia.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Ligue 1 21/22
      A Ligue 1 de 2021–22, também conhecida por Ligue 1 Uber Eats por motivos de patrocínio, será a 84ª edição do Campeonato Francês de Futebol. Começará em 6 de agosto de 2021 e terminará em 29 de maio de 2022. 
       
      REGULAMENTO
       
      ATUAL CAMPEÃO
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES
       
      REBAIXADOS E PROMOVIDOS

×
×
  • Criar Novo...