Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Botando os pingos nos is - Passe


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

pingosnosis.jpg

Introdução

O FManager Brasil trará na série "Botando os pingos nos is" uma quantidade enorme de dissecação dos diversos aspectos do FM, do macromanagement, como construção de tática, administração de elenco, lidar com a psicologia do jogo passando pelo micromanagement, como modificar as instruções ao seu favor, coletivas de imprensa e muitos outros detalhes que sejam vitais para um melhor entendimento do jogo e sua dinâmica.

Inicialmente iremos fazer uma passagem pelas instruções de equipe, depois passaremos para as instruções individuais. Iremos dividir em partes toda a análise das instruções, para que tudo possa ficar claro e fácil de ser absorvido.

Para iniciar a série, iremos falar das instruções de passe.

 

Rápido e Direto - A Ligação direta

A descrição em nosso idioma do FM para essa instrução é: "Diz aos jogadores para levarem a bola para o ataque com urgência". Isso faz você pensar que eles vão sair tocando a bola em disparada e sair todo mundo correndo para a frente, mas não é bem assim que funciona.

Essa instrução imita a famosa e famigerada Ligação Direta, que é quando a defesa tenta ligar diretamente com o ataque todas as jogadas ofensivas da equipe. Essa instrução busca esquecer que existe um meio-campo e geralmente é usada para as horas de desespero, porque você está buscando velocidade e objetividade. Mas dentro de campo não é assim que essa instrução funciona, o que vai acontecer é que seus zagueiros vão armar o jogo, ou seja, se sua defesa recupera a bola, dá-lhe bicão para a frente em busca de algum atacante.

Nos últimos anos, o Atlético-MG foi campeão da Libertadores usando esse estilo de jogo dentro de seu estádio, o Independência. Como é um gramado curto, os zagueiros da equipe batiam a bola para frente, o centroavante fixo, no caso o Jô, ajeitava a bola para quem chegasse de trás e a equipe chegava rapidamente a área adversária, aproveitando totalmente do mando de campo.

Esse estilo de jogo é recomendado para quem está recuado e precisando de um milagre lá no ataque. Um exemplo, você está com aquele time da 5ª divisão inglesa e te sorteiam para jogar com o Chelsea na Copa da Inglaterra. Seu primeiro instinto é botar todo mundo perto da área e rezar por um milagre lá na frente. E é geralmente assim que a maioria das equipes que utilizam da ligação direta fazem, o caso do Atlético-MG é uma das raras exceções de que essa instrução fosse para buscar o ataque e acuar o adversário.

Ou seja, tá precisando segurar um resultado em determinado jogo ou quer evitar um massacre e rezar por um milagre, esse é o caminho.

 

Mais passes diretos - La Décima

Essa instrução é descrita da seguinte maneira: "Incentiva os jogadores a adotarem um estilo de jogo baseado em transições ofensivas mais rápidas, com a bola correndo longas distâncias mais rapidamente".

Isso significa que a equipe usará passes rápidos e de média a longa distância para a criação de tática. É recomendada para jogadores sem paciência ou que querem uma definição rápida da jogada. Já que quem estiver com a bola vai ignorar, teoricamente, qualquer jogador que estiver ao seu lado e sempre vai buscar quem estiver livre a frente.

As pessoas tendem a confundir essa instrução com a ligação direta, não é o caso, já que não vai ser sua equipe que vai armar o jogo. Basicamente, essa instrução serve para favorecer quem usa esquemas baseados no 4-4-2 britânico, ou seja, quem utiliza-se da velocidades de seus pontas para aumentar a infiltração no campo adversário. O que vai acontecer é que seu zagueiro vai pegar a bola, ao invés de tocar para um zagueiro ou volante, ou outro jogador que estiver na sua frente, ele vai olhar para a frente e tentar descolar um passe para que algum jogador possa iniciar uma descida rápida para o ataque.

Neste ano, o Real Madrid destroçou o Bayern de Munique na Champions League com esse estilo de jogo. Eram poucos toques na bola até ela chegar em jogadores que tivessem condições de arrancar em direção ao jogo e criar uma jogada de perigo.

É falsamente associada com a qualidade de passes dos jogadores, que interfere em qualquer das instruções que você usar, um jogador com péssimo passe pode errar de passes curtos até passes longos.

É ideal para quem tem pontas rápidos e perigosos ou não quer uma estrutura de armação baseada em um único jogador ou na paciência do Tiki-Taka, costuma ser a instrução ideal para quem joga nos contra-ataques, já que a equipe adversária deixará bastante espaços.

 

Passes mais curtos - O Tiki-Taka

A descrição da instrução no jogo é: "pede aos jogadores que adotem um estilo de mais toques e maior controle de bola"

Ou seja, vamos ter calma, vamos ter paciência, que de toque em toque chegamos até a área adversária e evitamos que os jogadores tenham a bola e possam nos oferecer perigo.

Paciência, bola de um lado para o outro, sem pressa de chutar ao gol. Esse é o comportamento que sua equipe vai adotar com essa instrução, imitando o tiki-taka consagrado pelo Barcelona e pela Espanha.

É uma instrução que não tem segredo nem mistério, já que todo mundo associa ela ao estilo de jogo das equipes mencionadas acima. É ideal para quem tem defesas fracas e não tem pressa para definir um jogo, já que ela busca sempre abrir espaços em detrimento de definir as jogadas.

 

Nota: A intenção é realmente que sejam pequenos textos que deem uma breve ideia de como funciona na vida real e no jogo, para que você seja capaz de aplicar esses estilos de jogo dentro da sua equipe.

Nessa primeira edição falamos de como sua equipe toca a bola em essência, no próximo tópico vamos discutir o que sua equipe faz quando tem a bola em seus pés. Vamos falar de Manter a Posse da Bola, Passar à Frente, Levar a Bola até a Área, Jogar a Partir da Defesa, Chuveirinho, Chutar na Primeira Oportunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, ótimo esclarecimentos de fato. Eu só joguei em divisões inferiores por enquanto, sempre usando o "rápido e direto". (sem me dar conta que era de fato a famosa ligaçao direta). Assisto apenas os momentos "chave" dos jogos, e acreditava que o excesso de chutões era apenas por excesso de ruindade dos defensores, mas agora estou vendo que não era bem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Eu confundia as duas primeiras opções.

Eu gosto mais de passes curtos. Não pelo tiki-taka, mas penso que mantendo a posse de bola (uma instrução que vejo muito associada a esse tipo de passe), por si só já diminui as chances do adversário. Na minha concepção, jogadores de divisões mais baixas precisam ter mais calma pra criar uma chance decente, com boas chances de gols. Mas talvez pontas imprevisíveis e um atacante esperto possam fazer um bom estrago com passes diretos.

Aguardo por saber mais dos passes em instruções individuais. Pensando agora, superficialmente, talvez um falso nove seja bom estar associado a passes mais curtos para quem tá chegando de trás e um atacante recuado pode causar algum estrago com passes mais diretos, não sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando desde de já e esperando as explicações para duas instruções que não intendo direito até hoje "Enfrentar Defesa " e "Procurar Sobreposições"

Editado por Noubys
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando desde de já e esperando as explicações para duas instruções que não intendo direto até hoje "Enfrentar Defesa " e "Procurar Sobreposições"

Rasteiramente falando:

Enfrentar defesa pede pros caras preferencialmente optarem pelo drible pra vencer a defesa adversária (é bom para provocar bola parada a favor do seu time tb).

Procurar sobreposições (uma das minha favoritas) pede para o jogador que está sem a bola, preferencialmente passe correndo pelo espaço vazio deixado a frente da linha da bola, afim de dar opção de passe mais avançado ao jogador que está com a bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rasteiramente falando:

Enfrentar defesa pede pros caras preferencialmente optarem pelo drible pra vencer a defesa adversária (é bom para provocar bola parada a favor do seu time tb).

Procurar sobreposições (uma das minha favoritas) pede para o jogador que está sem a bola, preferencialmente passe correndo pelo espaço vazio deixado a frente da linha da bola, afim de dar opção de passe mais avançado ao jogador que está com a bola.

Nossa! Nunca tinha parado pra pensar que forçar o drible poderia ajudar provocando bolas paradas. :heh:

É uma boa observação. Eu gostava da opção apenas por pensar que o drible pode colocar um pouco de imprevisibilidade nas jogadas ofensivas.

Procurar sobreposições é interessante, mas não gosto tanto. Geralmente quem passa é o lateral, e o ponta fica segurando a bola. É uma boa para quem quer laterais e alas ajudando no ataque. Especialmente se forem melhores nos cruzamentos do que os pontas. Porém deixa a defesa mais desguarnecida, eu penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Rasteiramente falando:

Enfrentar defesa pede pros caras preferencialmente optarem pelo drible pra vencer a defesa adversária (é bom para provocar bola parada a favor do seu time tb).

Procurar sobreposições (uma das minha favoritas) pede para o jogador que está sem a bola, preferencialmente passe correndo pelo espaço vazio deixado a frente da linha da bola, afim de dar opção de passe mais avançado ao jogador que está com a bola.

Essa instrução só serve para jogadores laterais. Ou seja, você quer que seu lateral ultrapasse seu meia, você usa ela. Pelo menos, praticamente é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa instrução só serve para jogadores laterais. Ou seja, você quer que seu lateral ultrapasse seu meia, você usa ela. Pelo menos, praticamente é assim.

Na pressa não especifiquei, mas é isso sim. Valeu Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rasteiramente falando:

Enfrentar defesa pede pros caras preferencialmente optarem pelo drible pra vencer a defesa adversária (é bom para provocar bola parada a favor do seu time tb).

Procurar sobreposições (uma das minha favoritas) pede para o jogador que está sem a bola, preferencialmente passe correndo pelo espaço vazio deixado a frente da linha da bola, afim de dar opção de passe mais avançado ao jogador que está com a bola.

Estava usando as duas instruções de modo totalmente erradas,achava que esse enfrentar defesa seria algo como pedir para os jogadores avançarem mais no campo do time adversário e a própria explicação da instrução no jogo induz a pensar isso

Alias valeu pela explicação

Editado por Noubys
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adoto um sistema de passes curtos, manter a posse, linha defensiva avançada e desarme agressivo e estou tendo ótimos resultados, porém continuo sendo inferior na posse de bola, eu realmente não sei como está dando tão certo, o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adoto um sistema de passes curtos, manter a posse, linha defensiva avançada e desarme agressivo e estou tendo ótimos resultados, porém continuo sendo inferior na posse de bola, eu realmente não sei como está dando tão certo, o que pode ser?

Seu time pode não ter qualidade suficiente para mantê-la. Você pode diminuir a temporização, a expressividade ou mesmo alterar a fluidez da equipe como forma de tentar reverter essa situação.

Começar a "jogar a partir da defesa" é uma instrução que sempre acabo por adotar nesse estilo, uma vez que seu time começa a tocar desde o goleiro. Mas talvez ela desacelere o processo até o gol. Então seria bom aumentar a temporização.

Outra opção seria trabalhar a bola na área pra segurar a bola lá na frente e trocar mais passes. Mas tem q ver se vai valer a pena manter a posse, acuar o time adversário e forçá-los a jogar no contra-ataque com essa sua defesa alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Show de bola, Henrique M.,

Os textos do jogo nunca são claros e sempre criam confusão na cabeça da galera. Eu já tinha uma noção melhor porque já lí uns materiais teóricos na época do FM14, mas gostei do seu modelo de apresentação, utilizando uns exemplos reais, ajuda a esclarecer ainda mais, parabéns!

Eu tenho dificuldade em perceber o efeito destas escolhas de passes (e demais configurações) no jogo. Mesmo sempre assistindo os jogos no modo completo e numa velocidade legal. Até já tentei utilizar as outras opções e observar, mas na maioria das vezes resulta em passes errados e eu volto pra minha "bola de segurança", que são os passes curtos.

Talvez me falte paciência pra esperar resultados mais concretos ou não esteja armando corretamente a estratégia, pois acredito que as configurações são vinculadas e precisam ser combinadas corretamente para funcionarem, por exemplo: jogar com passes curtos combina com manter formação mais fechada, caso contrários os passes serão interceptados pelo adversário e tal...

Acredito também que alguns outros fatores influenciem, como atributos dos jogadores, familiaridade com a tática e instruções, estilo de jogo do adversário, momento do jogo, etc. Enfim, essas coisas que fazem do FM um jogo complexo e fascinante.

Mas minha dúvida é a seguinte: ao não optar por nenhum estilo de passe específico, o que acontece?? Estilo de passe misto? Fica por conta do estilo de passe preferido de cada jogador? O armador define o ritmo? Devemos sempre optar por um estilo ou deixar em "branco" também é uma opção estratégica?

Como eu já disse, costumo jogar com passes curtos e levar a bola até a área, mas em algumas situações em que não conseguia marcar o gol, optei por deixar em branco e consegui vencer a partida com base na "decisão dos jogadores".

Valeu!

Editado por Jorudess
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, aproveitando a excelente proposta de debate deixo outra questão para discutirmos, nos exemplos citados, usam rigidez ou fluidez?

Arrisco a opinar que tanto Real como Barça são Fluidos ou Muito Fluidos.

Essa questão está diretamente ligada ao estilo de passes, concordam?

Jorudess, aqui estou sempre tentando ter uma tática standard, sem opções, até familiarizar completamente, depois vou mudando sem muita loucura, até Pq o entrosamento nesse FM é fundamental.

Editado por Uhtred
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • just12
×
×
  • Criar Novo...