Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cineasta pernambucano faz filmes sobre terror e suspense em Hollywood


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto

Cineasta pernambucano Jonas Odenheimer segue caminho

distinto dos conterrâneos com filmes sobre terror e suspense em Hollywood

5ys3ts.jpg

Jonas Odenheimer Lucena é um cineasta pernambucano que tem traçado um caminho totalmente diferente do seguido pelos diretores de cinema de Pernambuco. Seus curtas e o primeiro longa nem sequer foram produzidos no Brasil. Ele saiu do país aos 20 anos de idade e, atualmente, mora em Los Angeles, onde já dirigiu dois filmes em Hollywood. Aos 28 anos, voltou ao Recife para visitar a família e renovar o visto de trabalho nos EUA. Ele quer aproveitar a visita para conhecer o cinema feito em Pernambuco e elaborar parcerias com conterrâneos, já que tem bons contatos no mercado hollywoodiano, onde trabalhou na Universal, por exemplo, como consultor de roteiros.

“Eu passava o dia inteiro lendo, mas dava para passear pelos estúdios da Universal e ver locações de filmagens”, relembra o cineasta em entrevista ao Viver cedida em Boa Viagem, onde morou a maior parte da vida. Suspense e terror são os gêneros cinematográficos que têm sido explorados por Jonas, outra diferença fundamental entre sua obra e a produção pernambucana (salvo exceções, cineastas locais não exploram esse caminho). Classroom 6, o primeiro longa, foi finalizado em 2014 e já participou do Fright Nights, festival austríaco dedicado ao horror, em Viena, no mês de abril. “Pretendo fazer outros tipos de filme no futuro, mas é importante começar em um estilo para lançar meu nome e ganhar segurança”, acredita.

O filme foi rodado em Los Angeles em três noites, com uma escola como cenário. A trama segue o estilo do found footage, que simula imagens de vídeo filmadas pelos próprios personagens. O orçamento teve um valor simbólico. Os integrantes da equipe e do elenco aceitaram participar com cachês abaixo do mercado. “Menos de 20 pessoas participaram de todo o processo, incluindo os nove atores”, calcula. “Alguns eram amigos que ajudavam durante horas”.

The whispering, primeiro curta do diretor, foi filmado na Tailândia, país onde morou antes de se mudar para a Califórnia. O curta mais recente é The interview, que nesta semana participa do Los Angeles Brazilian Film Festival, no Teatro Egípcio da Hollywood Boulevard. No início, Jonas trabalhava em hotéis e participava de filmes nas horas vagas, como assistente em diversas funções ou na produção de vídeos de making of. Depois, começou a realizar produções próprias e a trabalhar nos bastidores da indústria cinematográfica. Graças à credibilidade conquistada com Classroom 6, ele recebeu um convite para dirigir mais um longa em 2015, como diretor contratado de uma produtora independente de Los Angeles. Mais uma vez, é um filme de suspense. “Não posso revelar detalhes, mas antecipo que terá um estilo semelhante”, prevê. O projeto atualmente está em fase de captação de recursos.

Filmografia

Classroom 6 (longa-metragem)

Com a ajuda de um médium, a repórter Annie Monroe (Valentina Kolaric) e equipe investigam uma misteriosa escola com fama de mal-assombrada.

The interview (curta)

Depois de concorrer a uma posição na máfia, um ex-policial descobre que para pegar o trabalho terá que matar um homem inocente.

The whispering (curta)

Um rapaz presenteia a namorada com uma máscara encontrada no escritório. À noite, ela ouve sussuros sinistros e ele se comporta de maneira estranha.

Pernambuco lá fora

Juliana Guedes

Trabalhou nos filmes Miami vice, Os suspeitos, Contra o tempo, Amor e outras drogas, Inimigos públicos, O homem duplicado, O reino e Hancock. Desde 2010, atua como assistente pessoal do ator Jake Gyllenhaal.

35lrszb.jpg

Rebecca da Costa

Trabalhou nos filmes Profissão de risco, Freerunner e Sete almas, entre outros, com atores como Robert De Niro, John Cusack, Val Kilmer e Ving Rhames. O próximo trabalho será a comédia de ação Wild oats, com Jessica Lange, Demi Moore e Shirley McClaine no elenco.

Heitor Dhalia

O cineasta dirigiu o suspense 12 horas (Gone), protagonizado pela atriz Amanda Seyfried (Lovelace, A garota da capa vermelha), do estúdio Summit Entertainment. Os principais filmes, entretanto, ainda são as produções brasileiras O cheiro do ralo, À deriva e Serra Pelada.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando dessa galera ai do nordeste, recomendo COM FORÇA ouvirem ao Rapaduracast sobre cinema. Ai tu vê como é um trabalho ridiculamente complicado fazer o que esse cabeçudo ai tá fazendo:

http://cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast-podcast/4261/rapaduracast-152-profissoes-do-cinema-produtores/

http://cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast-podcast/6662/rapaduracast-245-profissoes-roteiristas/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Falando dessa galera aí do Nordeste, recomendo COM FORÇA ouvirem ao Rapaduracast sobre cinema. Aí tu vê como é um trabalho ridiculamente complicado fazer o que esse cabeçudo aí tá fazendo:

http://cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast-podcast/4261/rapaduracast-152-profissoes-do-cinema-produtores/

http://cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast-podcast/6662/rapaduracast-245-profissoes-roteiristas/

Não conhecia o site, vlw pela dica monstra aí Silveira! :yest:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • grollinho
      Por grollinho
      Finalmente está saindo a sequência do grande filme do James Cameron (o original também demorou mil anos).
      O lançamento é dia 15/12.
       
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Putz, vi muito poucos dos concorrentes. Ozark, Killing Eve, Lovecraft Country, Mrs America, Perry Mason, Schitt's Creek, Ted Lasso e The Flight Attendant (WTF??? Não chega a ser uma série ruim mas é de longe a indicada mais fraca que já vi, não é possível que estavam raspando o fundo da panela assim).
      Pior que indicada fraca foi terem esnobado o elenco de Lovecraft Country, justamente a parte mais forte da série. The Boys também poderia entrar fácil como indicada em comédia no lugar de The Flight Attendant.
       
      Lista do Omelete de surpresas e esnobados: https://www.omelete.com.br/globo-de-ouro/globo-de-ouro-2021-indicados-esnobados-surpresas
       
      Lista dos indicados na IMDB: https://www.imdb.com/event/ev0000292/2021/1/?ref_=ev_eh
    • Leho.
      Por Leho.
      ---
      Trouxe a opinião do PH Santos que é um vlogger que eu sigo e acho maneiro, mas sintam-se à vontade pra trazerem outros vídeos de análises e comentários sobre o tema.
      Aliás, falando em comentário... o que vocês acham disso tudo? Qual o caminho que tomará o cinema? E o streaming, caminha pra ser a grande revolução midiática dentro do entretenimento que tá parecendo ou não?
    • Ariel'
      Por Ariel'
      Acabei de assistir agora. Fiquei 2 horas sem respirar nos últimos episódios. Movido pela emoção, temo a dizer que é a melhor obra da "tv" brasileira.
    • ZMB
      Por ZMB
      Semana passada estreou a "segunda temporada" (embora não seja a continuação da história, são quase os mesmos atores) desse excelente seriado de suspense encabeçado pelo Mike Flanagan.
      Ao meu ver, a primeira temporada começa muito melhor do que termina.
      A segunda, por sua vez, vai crescendo muito bem com o andar dos episódios.
      E vocês, o que acharam?
×
×
  • Criar Novo...