Jump to content

O Zequinha foi o primeiro a voar


Léo R.

Recommended Posts

O Zequinha foi o primeiro a voar

O Internacional foi o primeiro time gaúcho a conquistar o Brasil. O Grêmio, o desbravador da América e do mundo. O Cruzeiro ganhou a Europa antes de qualquer outro. Coube ao Esporte Clube São José, que completou 101 anos no dia 24 de maio, a honra de inaugurar o uso do avião como meio de transporte entre os clubes de futebol. Mas não apenas como uma equipe porto-alegrense, gaúcha ou brasileira. A viagem de duas horas e meia entre Porto Alegre e Pelotas, no dia 5 de junho de 1927, foi reconhecida pela Fifa, em 1992, como a primeira de uma delegação de um clube no mundo.

Às 10h15min daquele sábado gelado o Zequinha partiu para a sua maior aventura. A aeronave, batizada de Atlântico, era da recém inaugurada Varig e decolou direto das águas do Guaíba para pousar na Lagoa dos Patos. Nove jogadores e dois dirigentes entraram para a história como os pioneiros em viagens de avião.

A aventura foi organizada para que o time do bairro Passo D’Areia, zona norte de Porto Alegre, disputasse um amistoso contra o Pelotas, no Estádio da Boca do Lobo. A partida terminou empatada em 2 a 2, mas os gols e lances pouco são lembrados. O que entrou para a história foi a viagem a bordo do Atlântico, feito que nasceu de uma conversa do então diretor de futebol, Edgar Vielitz, com o secretário do clube, Moisés Antunes da Cunha, e foi bancado pelo Lobão, que havia convidado a equipe da Capital para o confronto.

– O pai sempre lembrava que o avião pulou muito no Guaíba. Deu vários saltos até pegar velocidade e levantar voo. Ele contava que deu um frio na barriga – conta o técnico Chiquinho, filho de Antonio Pedro Netto, um dos nove aventureiros de primeira viagem.

Aqui vale uma nota: 14 anos antes, Antonio Pedro Netto, então um guri de 11 anos de idade, fundava, junto com outros meninos, adolescente e jovens, o Esporte Clube São José, que nasceu no Centro e, aos poucos, se mudou para a Zona Norte. O pai do técnico Chiquinho foi também jogador, técnico e dirigente do Zequinha.

S%C3%A3o-Jos%C3%A9-Centen%C3%A1rio-4-586

Na ida, dois foram no porão do hidroavião

Ao lado do goleiro Bagre, Antonio Netto se ofereceu para viajar no porão do avião com a promessa de que, na volta, ocupariam uma poltrona. Isso porque a aeronave só tinha nove assentos. Além da falta de lugares, o comandante do voo, o alemão Rudolf Cramer von Clausbruch, se preocupava com o peso que levaria no hidroavião. Assim, os passageiros foram escolhidos de acordo com a soma do peso total do grupo. Mesmo assim, Rudolf teve que aceitar a carga extra dos capotes pesados, então um costume da moda masculina, devido aos 10°C registrados naquela manhã de outono.

Antes da viagem, o presidente do São José, Waldemar Zapp, ordenou que todos os aventureiros fossem fotografados individualmente e junto ao avião. O objetivo do cartola era guardar uma lembrança dos viajantes em caso de acidente. Na foto oficial, Antonio Netto aparece com um fardo entre as pernas. A filha Susana, irmão de Chiquinho, explica:

– Os jornais de sábado da Capital costumavam chegar a Pelotas apenas na quarta-feira seguinte. Então, o pai levou 30 exemplares do Correio do Povo para vender. O dinheiro foi usado para pagar a janta da delegação após o jogo.

Como apenas 11 pessoas cabiam no avião, o tesoureiro João Leal da Silva e os jogadores Odorico, Benedito e Berlina, pegaram um de barco rumo à Pelotas na quinta-feira anterior ao jogo. Não há registro nas atas do clube sobre quem participou do voo de volta.

Pioneiros

Segundo registro nas atas das reuniões do São José, essa é a lista da delegação que viajou a Pelotas de avião. Não há dados sobre a viagem de volta.

Foram de avião:
- Alberto Moreira Haanzel, o Bagre
- Walter Raabe
- Alfredo Cezaro, o Pinho 1
- Cesar Cezaro, o Pinho 2
- Clovis Carneiro Cunha
- Dirceu Silva
- Antonio Pedro Netto
- João Nicanor Leite, o Nonda
- Álvaro Kessler
- Carlos Albino Müller Pires, chefe da delegação
- Moisés Antunes da Cunha, secretário

Foram de navio e teriam voltado de avião:
- Walter Kennemann, o Berlina
- Benedito
- Odorico Monteiro
- João Leal da Silva, tesoureiro

Fonte: http://impedimento.org/o-zequinha-foi-o-primeiro-a-voar/?fb_action_ids=698887300157460&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B805154399503105%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

---------------------------------------

Mais um belo texto do Impedimento, o que mais me chamou a atenção, foi o fato de eles irem de NAVIO até pelotas.

Link to comment
Share on other sites

o que me espanta é ter um avião entre pelotas e porto eahiueahieaiuhuhaeiuehuehe

essa viagem até hoje é turbulenta pra caralho, imagino nessa epoca ai kkkk

Link to comment
Share on other sites

o que me espanta é ter um avião entre pelotas e porto eahiueahieaiuhuhaeiuehuehe

essa viagem até hoje é turbulenta pra caralho, imagino nessa epoca ai kkkk

Mas deve dar menos de meia hora de viagem não?

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

  • Similar Content

    • grollinho
      By grollinho
      GRENAL 441

       
      ✅FICHA TÉCNICA
      Internacional x Grêmio
      Décima rodada do Gaúcho
      Data e horário: domingo, 25 de fevereiro de 2024, às 18h (de Brasília)
      Local: Beira Rio, Porto Alegre (RS)
      Onde assistir: Premiere
       
      ⚽ PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
      Internacional Anthoni; Bustos, Vitão, Robert Renan e Renê; Aránguiz, Mauricio, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia. Técnico: Coudet.
      Grêmio Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Du Queiroz, Pepê, Villasanti e Cristaldo; Pavón e André (Diego Costa). Técnico: Renato Portaluppi.
    • EduFernandes
    • bstrelow
      By bstrelow
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
       
      Regulamento: O regulamento se mantém em relação à última edição, com a inversão do mando de campo dos jogos na fase classificatória. Os 12 clubes jogam entre si em turno único. Os quatro melhores avançam para a semifinal em jogos de ida e volta, assim como na final - desta vez, sem o critério do gol qualificado. Após o término da fase classificatória, os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2.
       
      Clubes: 
       
      Calendário: Link com data dos jogos
       
      Transmissão: A RBS TV transmitirá jogos aos sábados e quartas-feiras. SporTV e Premiere exibirão partidas da dupla Gre-Nal e do Juventude. Já o ge.globo/RS disponibilizará transmissões ao vivo com narração, comentários e reportagem da equipe de Esporte do Grupo RBS.
       
    • Respeita Meu Manto
      By Respeita Meu Manto
      Gente como não tem tópico de estaduais aqui no fórum, criei especificamente esse pra falar sobre a covardia desse jogador do São Paulo-RS, as imagens falam por si só:
      O jogador saiu do estadio numa viatura direto pra delegacia.
    • bstrelow
      By bstrelow
      NFORMAÇÕES DA PARTIDA
      Data de início:  23 de mai. de 2021 16:00  Local:  Porto Alegre  Estádio:  Arena do Grêmio   ---   Ambas equipes vem de vitória no meio de semana, Grêmio anunciou DC, Inter pressionado. Ainda assim é grenal, não consigo confiar 100% no Grêmio nunca.
×
×
  • Create New...