Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gourcuff

Posts Recomendados

Eu inventei um sistema que cada time joga 19 jogos em turno único e mais 6 jogos de mata-mata (independente de ser o primeiro ou o vigésimo​ colocado).

Mas muita coisa precisaria mudar, entre elas, a fórmula de disputa da Copa Sulamericana (que precisaria virar uma Libertadores B, inclusive tendo a fase pré-Grupos).

8 Primeiros

Sistema de quartas de final. Finalistas brigam por título. Terceiro e quarto, brigam pela última vaga da fase de grupos da Libertadores. Quinto e sexto classificam-se pra fase de grupos da Sulamericana e brigam por premiação (o quinto leva, vá lá, um milhão, o sexto não leva nada). Sétimo e oitavo brigam pela última vaga direta da Sulamericana. Quem perder, também entra, mas uma fase antes.

8 "Do Meio"

Mesmo sistema de quartas de final. Brigas por fases mais avançadas da Copa BR do ano seguinte. Finalistas brigam por quartas da Copa BR. Terceiro e quarto, brigam pela última vaga nas quartas. Quinto e sexto classificam-se pra fase de oitavas e brigam por premiação (o quinto leva, vá lá, 500 mil, o sexto não leva nada). Sétimo e oitavo brigam pela última vaga nas oitavas. Quem perder, também entra, mas uma fase antes.

4 Últimos + Quatro primeiros da Série logo abaixo

Mesmo sistema de quartas de final. O playoff de derrotados brigaria por premiação (que seria igual pro grupo dos 4 vencedores).

Não sei nem se funciona, ou mesmo quais são as implicações. São 07h da manhã, tô com um sono do caralho ainda, hue. Mas teríamos um total de 25 jogos para todos os clubes de todas as divisões, abrindo espaço no calendário para campeonatos estaduais e copas regionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3,1k
  • Criado
  • Última resposta

Olá Thales,

Você assistiu aos jogos do campeonato brasileiro na tv aberta ou pay-per-view? Se na primeira você entenderá. Quais foram os jogos, cotas, quanto e quanto.

Aparecer na tv nas partidas disputadas, por incrível que pareça também é marketing.

Cara eu tava torcendo pro Flu, mas eu não sei se você lembra dos jogadores do Santos não quererem ir ao vestiário. Ficaram no campo mesmo esperando para o segundo tempo, fiquei admirado na época, puto também (com o resultado final). O Santos foi fodástico naquele jogo, tive que admitir. Hoje em dia isso não acontece mais.

Nos pontos corridos, tivemos o que tivemos ano passado com a Portuguesa e Florminense. Sem mencionar o título do Corinthians contra o Inter em 2005 e as suspensões do SP (STJD) no título do Flamengo. Com pontos corridos ou sem pontos corridos a máfia não mudou. Pelo contrário, ao invés de termos roubo numa final ou partida eliminatória, agora o roubo acontece em 4,5,10 partidas nos pontos corridos.

Sim, aí vai cair no que já disse, sobre o problema não ser a fórmula.

O problema é a cbf e a globo, e o problema da transmissão no Brasil.

Dia que os clubes criarem a própria liga, gerindo-a e acabar com esse monopólio da globo, aí eu aceito discutir outros assuntos.

Já dei inúmeras sugestões quanto à esse tema aqui.

PS. Mudar de pontos corridos pra mata mata não vai mudar nada. Exceto se dois pequenos chegarem nas finais, o que é difícil. Uma quarta de final entre São Paulo e grêmio vai ter a transmissão, não uma quarta de final entre coritiba e sport, por exemplo...

Ps2. Esse jogo de 95 é memorável pra qualquer santista. Bom saber que tem o reconhecimento dos torcedores de outros times também.

Eu tive o prazer, em 2010, de assistir a Santos vs Rio Claro no paulistão, e ver, no mesmo jogo, no mesmo time, G10, Menino Robson e Neymar. Meu maior orgulho como santista (maior que a final da libertadores 2011)

Santos 2 x 1 Rio Claro - Paulistão 2010 - Melhore: http://youtu.be/dztbBolB9pI

Eu era um dos quase 38 mil santistas neste jogo, que não valia título, apenas 3 pontos da primeira fase de um Paulista mais ou menos, mas valia muito mais que isso... Ganhamos com gol de G10, ainda por cima! Messias jogou muito bola, e pra mim, foi o "Alex" versão 98, na Copa da França.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, aí vai cair no que já disse, sobre o problema não ser a fórmula.

Bom, eu posso falar por mim e pelo que estou estudando (Mestrado em Educação, com ênfase em jogos).

Entre outras definições, segundo Johan Huizinga (filósofo do século passado), jogo "...é uma atividade uma atividade necessariamente acompanhada de sentimentos de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana."

Tomemos isso como referencial e partamos para a análise direta e objetiva: mata-mata é mais emocionante para as pessoas (jogadores, dirigentes, torcedores) envolvidas, porque os sentimentos de tensão e alegria não se diluem ao longo de 38 rodadas. Ele é incisivo - e o "inimigo" em cada eliminatória, tem cara, rosto, história, particularidades.

E esses componentes são um prato cheio para a alimentação de rivalidades, componente indissociável da emoção. Em caso de vitória, você desfruta de prazeres distintos: o de ter vencido, e o de ter eliminado o rival. Até que a definição aconteça, no entanto, todos os participantes da contenda permanecem em clímax absoluto até o apito final.

Até então, vejam que tratei da EMOÇÃO como referencial básico, para sair em defesa do mata-mata.

Pontos corridos é mais justo - e ponto final. E aí, é um dos motivos pelos quais critico o sistema: um jogo, uma competição, não tem que ser necessariamente justa, pois se abrirmos mão do componente sorte/azar (ou diluirmos o mesmo em 38 doses homeopáticas), teremos uma disputa insípida.

Então, pontos corridos tem, sim, bem menos graça (porque não envolve emoções na mesma intensidade) do que uma disputa no formato de Copa.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, aí vai cair no que já disse, sobre o problema não ser a fórmula.

O problema é a cbf e a globo, e o problema da transmissão no Brasil.

Dia que os clubes criarem a própria liga, gerindo-a e acabar com esse monopólio da globo, aí eu aceito discutir outros assuntos.

Já dei inúmeras sugestões quanto à esse tema aqui.

PS. Mudar de pontos corridos pra mata mata não vai mudar nada. Exceto se dois pequenos chegarem nas finais, o que é difícil. Uma quarta de final entre São Paulo e grêmio vai ter a transmissão, não uma quarta de final entre coritiba e sport, por exemplo...

Ps2. Esse jogo de 95 é memorável pra qualquer santista. Bom saber que tem o reconhecimento dos torcedores de outros times também.

Eu tive o prazer, em 2010, de assistir a Santos vs Rio Claro no paulistão, e ver, no mesmo jogo, no mesmo time, G10, Menino Robson e Neymar. Meu maior orgulho como santista (maior que a final da libertadores 2011)

Santos 2 x 1 Rio Claro - Paulistão 2010 - Melhore: http://youtu.be/dztbBolB9pI

Eu era um dos quase 38 mil santistas neste jogo, que não valia título, apenas 3 pontos da primeira fase de um Paulista mais ou menos, mas valia muito mais que isso... Ganhamos com gol de G10, ainda por cima! Messias jogou muito bola, e pra mim, foi o "Alex" versão 98, na Copa da França.

Não penso assim. Porque o mata-mata tem as oitavas, quartas e etc. Já vi jogos com muitos times "menores" tendo que ser transmitidos e aparecer um Sport contra o teu próprio Santos, um CAP, um Goiás, mesmo que depois eles tenham caído fora. Veja a CdB (Tá certo é só um torneio) que a Globo é obrigada a transmitir jogos de outros times que não do eixo. Tanto que a Globo impôs a nova fórmula dos excluídos da liberta. Enfim, mata na minha opinião dá uma chance maior dos menos favorecidos fora do eixo Rio-SP aparecerem e serem campeões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu inventei um sistema que cada time joga 19 jogos em turno único e mais 6 jogos de mata-mata (independente de ser o primeiro ou o vigésimo​ colocado).

Mas muita coisa precisaria mudar, entre elas, a fórmula de disputa da Copa Sulamericana (que precisaria virar uma Libertadores B, inclusive tendo a fase pré-Grupos).

8 Primeiros

Sistema de quartas de final. Finalistas brigam por título. Terceiro e quarto, brigam pela última vaga da fase de grupos da Libertadores. Quinto e sexto classificam-se pra fase de grupos da Sulamericana e brigam por premiação (o quinto leva, vá lá, um milhão, o sexto não leva nada). Sétimo e oitavo brigam pela última vaga direta da Sulamericana. Quem perder, também entra, mas uma fase antes.

8 "Do Meio"

Mesmo sistema de quartas de final. Brigas por fases mais avançadas da Copa BR do ano seguinte. Finalistas brigam por quartas da Copa BR. Terceiro e quarto, brigam pela última vaga nas quartas. Quinto e sexto classificam-se pra fase de oitavas e brigam por premiação (o quinto leva, vá lá, 500 mil, o sexto não leva nada). Sétimo e oitavo brigam pela última vaga nas oitavas. Quem perder, também entra, mas uma fase antes.

4 Últimos + Quatro primeiros da Série logo abaixo

Mesmo sistema de quartas de final. O playoff de derrotados brigaria por premiação (que seria igual pro grupo dos 4 vencedores).

Não sei nem se funciona, ou mesmo quais são as implicações. São 07h da manhã, tô com um sono do caralho ainda, hue. Mas teríamos um total de 25 jogos para todos os clubes de todas as divisões, abrindo espaço no calendário para campeonatos estaduais e copas regionais.

SENSACIONAL!

Fico imaginando os jogos, nego com a mão no coração, ainda mais na final do Brasileiro e nos jogos que definem os rebaixados! hahahahahaha

Aliás, só a parte de baixo (parte de cima da B também). Que não ficou muito clara. Como que define quem cai e quem sobe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos pontos corridos, tivemos o que tivemos ano passado com a Portuguesa e Florminense. Sem mencionar o título do Corinthians contra o Inter em 2005 e as suspensões do SP (STJD) no título do Flamengo. Com pontos corridos ou sem pontos corridos a máfia não mudou. Pelo contrário, ao invés de termos roubo numa final ou partida eliminatória, agora o roubo acontece em 4,5,10 partidas nos pontos corridos.

sim, concordo. na verdade nem estava questionando a fórmula quando postei. foi mais um lamento mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SENSACIONAL!

Fico imaginando os jogos, nego com a mão no coração, ainda mais na final do Brasileiro e nos jogos que definem os rebaixados! hahahahahaha

Aliás, só a parte de baixo (parte de cima da B também). Que não ficou muito clara. Como que define quem cai e quem sobe?

As quartas de final entre os quatro últimos da A e os quatro primeiros da B definem isso.

Primeiro jogo na casa dos times da Série A (porque foram os últimos e não terão vantagem de jogar em casa o segundo jogo) e segundo jogo na casa dos times da Série B.

Quem for pra semifinal, automaticamente estará promovido (ou mantido, se for o caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As quartas de final entre os quatro últimos da A e os quatro primeiros da B definem isso.

Primeiro jogo na casa dos times da Série A (porque foram os últimos e não terão vantagem de jogar em casa o segundo jogo) e segundo jogo na casa dos times da Série B.

Quem for pra semifinal, automaticamente estará promovido (ou mantido, se for o caso).

Cara, é animal demais. Muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tão cínico, tão surreal, que não consigo nem raciocinar algo pra comentar....

Devo ter visto outro campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patético. Mas já era de se esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...