Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Árbitro chora após episódio de racismo no Rio Grande do Sul


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto

Árbitro chora após episódio de racismo no RS: "Pensei no meu filho"

Márcio Chagas da Silva encontrou bananas no seu carro

As feridas abertas pelo ataque racista a Márcio Chagas da Silva vão demorar a fechar. Depois de encontrar bananas no seu carro após apitar o jogo entre Esportivo e Veranópolis, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, ele se emocionou ao relembrar o episódio. Em sua casa, em Porto Alegre, o árbitro lamentou o ato, ocorrido após a vitória dos donos da casa por 3 a 2 (assista ao vídeo com a entrevista do árbitro).
- Quando me deparei com meu veículo com as portas amassadas e bananas por cima… banana no cano de descarga, eu fiquei muito decepcionado por ser tratado dessa forma, já que vivemos numa cidade relativamente educada e evoluída. Eu pensei no meu filho. Pensei: "Eu vou dar um beijo no meu filho" e dizer "cara, para ti isso não vai acontecer porque isso é muito ruim, é muito ruim" - disse, chorando.
bananas.jpg
Segundo ele, desde a entrada no gramado na Montanha dos Vinhedos, ouviu ofensas. E, ao ir embora, encontrou as bananas em seu carro, no estacionamento. A direção do Esportivo, clube mandante da partida, está reunida e se manifestará oficialmente até o fim da tarde.
- Eu me senti muito mal, bem decepcionado, porque a gente sai de casa sempre para fazer o melhor trabalho possível. Lógico que os erros da arbitragem vão acontecer, e não foi motivo para que tivesse acontecido tudo isso dessa forma negativa, porque, se forem buscar as imagens e até as análises da partida, não há lances contestáveis pra que pudesse acontecer uma manifestação tão negativa como foi dessa forma. E até meu questionamento aos meus colegas no término da partida foi... isso porque a equipe do Esportivo venceu a partida, imagine se fosse ao contrário. De repente colocariam fogo no meu carro? Invadiriam o vestiário? - questionou.

marciochagas.jpg.png

O árbitro garantiu que vai fazer boletim de ocorrência e que aguarda um posicionamento da Federação Gaúcha de Futebol:
- Eu preenchi a súmula, eu vou fazer o boletim de ocorrência ainda, porque não consegui fazer ontem (quarta-feira). Fiquei bem abalado emocionalmente e não consegui fazer naquele momento, queria voltar o mais rápido possível para minha residência. Vou entrar em contato com o sindicato dos árbitros, para ver qual procedimento adotar. E esperar o julgamento da Federação Gaúcha de Futebol a esse fato lamentável - disse.
Márcio Chagas diz não ter dúvidas de que os insultos saíram do local onde estavam os torcedores da equipe da casa, já que a divisão na arquibancada, segundo ele, fica bem clara. Além de relatar o incidente na súmula do jogo, ele aguarda um posicionamento do sindicato dos árbitros sobre o assunto. Diz que ouviu xingamentos como “macaco”, “teu lugar é na selva” e “volta para o circo”, entre outros. As ofensas foram percebidas também no intervalo da partida.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto nada desse sujeito, já aprontou demais por aqui, mas isso não se faz a ninguém, o caso ocorreu na cidade vizinha, já fui pra lá algumas vezes, realmente tem uns tiozão metido a Italianão e que eu já vi falando frases racistas, mas nunca achei que chegaria a tanto, lamentável demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não costumo ficar emotivo por causa dessas coisas, mas ver a imagem desse cara chorando me parte o coração. Sei lá o motivo. Dá vontade de chorar também, maluco.

Não se faz esse tipo de coisa com ser humano algum. Parece que ele sentiu forte o baque mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja para tanto, todo árbitro é xingado pra caralho e o cara aparentemente foi xingado em razão da atividade que exerce. O componente racial no xingamento não é mais grave que componentes homofóbicos, que denigrem a imagem de um terceiro (o popular "filho da puta") ou relativos a origem do indivíduo. Como quase sempre há a confusão de chamar injúria qualificada de racismo.

O que eu acho que passou do que normalmente ocorre foi irem no carro do cara e amassar, não é racismo, mas dano ao patrimônio de outro é crime também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo muita diferença entre racismo e ser chamado de fdp.

Mais uma vez: não é racismo. É injúria qualificada. Alguém pode alegar que "filho da puta" não é injúria qualificada, mas não vem ao caso. De qualquer forma "juiz viado" é inquestionavelmente injúria qualificada (ou a mesma coisa, como preferir).

Racismo seria, por exemplo, o Esportivo se recusar a entrar em campo por ser um árbitro negro.

Racismo é o que aconteceu, por exemplo, com a australiana que se recusou a ser atendida por uma manicure porque ela era negra (segundo relatado). Isso é racismo, isso é discriminação. Usar componente racial para xingar alguém que seria xingado de qualquer forma por sua profissão (árbitro) não é racismo, é injúria qualificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez: não é racismo. É injúria qualificada. Alguém pode alegar que "filho da puta" não é injúria qualificada, mas não vem ao caso. De qualquer forma "juiz viado" é inquestionavelmente injúria qualificada (ou a mesma coisa, como preferir).

Racismo seria, por exemplo, o Esportivo se recusar a entrar em campo por ser um árbitro negro.

Racismo é o que aconteceu, por exemplo, com a australiana que se recusou a ser atendida por uma manicure porque ela era negra (segundo relatado). Isso é racismo, isso é discriminação. Usar componente racial para xingar alguém que seria xingado de qualquer forma por sua profissão (árbitro) não é racismo, é injúria qualificada.

Racismo por parte da torcida Salvaro, ou acha que as bananas foram coincidência por ele ser negro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Racismo por parte da torcida Salvaro, ou acha que as bananas foram coincidência por ele ser negro?

As bananas foram o componente racial de uma ofensa a ele. O que eu estou tentando explicar é que o xingamento (a injúria) existiria de qualquer forma por ele ser árbitro e não por ser negro. O componente racial é justamente o que faz com que a injúria vire injúria qualificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As bananas foram o componente racial de uma ofensa a ele. O que eu estou tentando explicar é que o xingamento (a injúria) existiria de qualquer forma por ele ser árbitro e não por ser negro. O componente racial é justamente o que faz com que a injúria vire injúria qualificada.

Concordo contigo, mas acho que estás apelando pra um termo técnico desnecessário. Sim, é injúria qualificada, não racismo. Mas a notícia falou em racismo em sentido amplo, popular, sem diferenciar entre injúria ou não. E ser vítima de injúria qualificada pela questão racial, pra mim, é diferente (eu diria até pior) de ser chamado de filho da puta, até porque, 90% das vezes, tu não quer xingar a mãe do cara, mas o cara. No racismo ("injúria qualificada", a coisa já muda, se quer mesmo atingir o cara pela "raça" dele. São coisas diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo, mas acho que estás apelando pra um termo técnico desnecessário. Sim, é injúria qualificada, não racismo. Mas a notícia falou em racismo em sentido amplo, popular, sem diferenciar entre injúria ou não. E ser vítima de injúria qualificada pela questão racial, pra mim, é diferente (eu diria até pior) de ser chamado de filho da puta, até porque, 90% das vezes, tu não quer xingar a mãe do cara, mas o cara. No racismo ("injúria qualificada", a coisa já muda, se quer mesmo atingir o cara pela "raça" dele. São coisas diferentes.

Como eu disse, vocês estão se prendendo a um caso que dá para questionar se é injúria qualificada ou apenas injúria (o filho da puta), no caso da homofobia ou origem que eu citei (que seria o "juiz viado" ou o "japonês de olho fechado que não viu a porra do lance") cairia sem qualquer discussão.

Só que a confusão feita não é essa. É entre a ofensa e a discriminação. Ou entre a injúria qualificada e o racismo. São crimes diferentes e geralmente são confundidos pela grande mídia e o segundo é muito mais grave que o primeiro.

Não que eu não ache esse caso grave. Se tiveram acesso ao carro e danificaram o patrimônio do cara é sinal de quem poderiam ter também ameaçado a integridade física dele caso chegasse ao local. E isso é muito grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo em nada com o fato de um time perder pontos por culpa das merdas que a torcida faz.

O presidente de um time pequeno vai lá, faz toda uma programação, com escassos investimentos, recursos limitadíssimos, briga pra jogar o campeonato e aí perde pontos por culpa de meia dúzia de filhos da puta que não tem educação?

O remédio pra esses casos nojentos de racismo é identificar e meter na CADEIA, fim de papo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo em nada com o fato de um time perder pontos por culpa das merdas que a torcida faz.

O presidente de um time pequeno vai lá, faz toda uma programação, com escassos investimentos, recursos limitadíssimos, briga pra jogar o campeonato e aí perde pontos por culpa de meia dúzia de filhos da puta que não tem educação?

O remédio pra esses casos nojentos de racismo é identificar e meter na CADEIA, fim de papo.

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena: I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria; II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

§ 3º - Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: Pena - reclusão de um a três anos e multa.

Se com roubo e tráfico já tem muita gente que escapa da cadeia, você acredita mesmo que alguém ficará preso no Brasil por injúria qualificada com a pena de um a três anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...