Jump to content

Calor faz Fifa programar Copa de 2022 para o fim do ano


Gourcuff

Recommended Posts

logo_esportes-f4a6e9e39c9529f6238bcac2e2

Calor faz Fifa programar Copa de 2022 para o fim do ano

Informação foi confirmada pelo secretário-geral da entidade nesta quarta (8)

A Fifa encontrou uma solução para a polêmica a respeito das altas temperaturas no Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022. Em entrevista à rádio francesa “France Inter”, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, anunciou que o torneio não será disputado no meio do ano, como tradicionalmente acontece.

Ele, inclusive, deu até uma estimativa de datas, deixando claro que a disputa será realizada no fim do ano:

— As datas da Copa do Mundo não serão em junho ou julho. Acho que a Copa será disputada entre 15 de novembro e 15 de janeiro, no máximo. É quando o clima é mais agradável.

As temperaturas que chegam a 45°C no Qatar em julho, verão no Hemisfério Norte, preocupavam torcedores, dirigentes e atletas, agora tranquilizados, já que, em dezembro, os termômetros no país ficam em torno de 25°C.

Não se sabe ainda se, caso o evento seja dividido ao longo de dois anos, a escolha seria por 2021/2022 ou 2022/2023. A decisão final da Fifa só deve ser formalizada depois da Copa do Mundo no Brasil. Em todas as edições de sua história, iniciada em 1930, o principal torneio do futebol aconteceu entre maio e julho.

Já desmentiram a decisão, mas duvido que aconteça isso mesmo. http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/01/fifa-desconversa-declaracoes-de-valcke-e-diz-que-decisao-sobre-catar-so-sai-apos-copa-de-2014-4384282.html

Palhaçada. Vão foder o calendário de tudo quanto é campeonato.

Link to comment
Share on other sites

  • Vice-President

Ainda acho que vão tirar a Copa de lá.

Link to comment
Share on other sites

  • General Director

Três questões ignoradas pela Fifa se mudar a Copa para o fim de 2022

Jerome Valcke já disse que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, deverá ser disputada nos últimos meses do ano, para fugir do forte calor no país em junho e julho. A Fifa colocou panos quentes em seguida, como faz costumeiramente quando Valcke ou Blatter resolvem sair do protocolar e falar o que realmente pensam, mas o fato é que a medida está preparada e deve causar muita insatisfação.

A escolha do Catar já foi recheada de controvérsia, pois os votantes ignoraram temas como o clima e o histórico do país em violação de direitos humanos.

Sobraram acusações de que outros interesses foram colocados à frente. Blatter falou em influência de governos europeus, sobretudo na França de Michel Platini, seu adversário político. Matéria da France Football publicou informações sobre um suposto esquema de compra de votos que envolveria membros do comitê executivo, entre eles Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol, também foi acusado.

Em resumo, a opção pelo país do Oriente Médio tem ares de aberração desde o início. Os escândalos já apontados poderiam ser suficientes para uma revisão do processo de escolha, mas a Fifa prefere dar seu jeitinho, deixando em segundo plano os problemas que provocará com a alteração de data.

1) Candidaturas eram para Copa no meio do ano

Quando abriu o processo de candidaturas para as Copas de 2018 e 2022, o 'Bidding Agreement' (Acordo de Candidatura) assinado pela Fifa e pelas federações interessadas em receber o torneio falava especificamente nas datas de junho e julho. O site insideworldfootball.com teve acesso aos documentos e revelou os termos:

"1.2 THE COMPETITIONS

The following FIFA competitions will be the subject of the Bidding Process governed by this Bid Registration:

1.2.1 FIFA WORLD CUP

The final competitions of the FIFA World Cup which are scheduled to take place as follows:

• The 21st edition in June and/or July of 2018 and

• The 22nd edition in June and/or July of 2022"

Portanto, todas as candidaturas foram elaboradas considerando uma competição no meio do ano. Ignorar o que havia sido combinado é injusto com Austrália, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, que concorriam com o Catar.

Seria motivo suficiente para questionar judicialmente a Fifa e anular a eleição ou no mínimo requerer uma compensação da entidade pelo tempo, dinheiro e trabalho investidos na montagem das candidaturas.

2) Bagunça o calendário das outras competições

As principais competições da Europa, onde atua a maior parte dos jogadores que disputam o Mundial, ficariam seriamente afetadas pela mudança. Ligas nacionais e continentais com contratos de televisão e patrocínio elaborados para o período comum, de agosto a maio.

Supondo uma pausa de seis semanas para a disputa do torneio de seleções, imagina-se que o calendário afetado não seria apenas o da temporada 2022/23, mas também o da anterior e o da seguinte, para acomodar os ajustes necessários para férias e pré-temporada.

Além disso, a mudança causaria problemas a torneios da própria Fifa. A Copa das Confederações também seria no fim do ano? Neste caso, já seria uma temporada a mais com dificuldades. E o Mundial de Clubes, normalmente realizado em dezembro? Como ficaria?

3) Cria problemas para quem pagou pelos direitos

Em um mercado que movimenta bilhões, as televisões que já compraram direitos de transmissão para a Copa de 2022 o fizeram pensando nas datas habituais. Nos Estados Unidos, por exemplo, os meses de novembro e dezembro correspondem à reta final da temporada regular do futebol americano.

Teoricamente, este é o problema mais fácil de ser resolvido, desde que a Fifa esteja disposta a revisar os contratos de quem se sentir prejudicado.

Tá com mt cara de que não vai ter Copa lá porra nenhuma.

Link to comment
Share on other sites

Eu tô é achando que vão fazer nova eleição e vão eleger a Austrália, com o mesmo pensamento da Copa de 94 nos EUA.

Link to comment
Share on other sites

  • Vice-President

Pessoal do Qatar tinha que construir estádios climatizados :megusta:

Eles vão. O problema é que você não vai passar a Copa inteira dentro do estádio.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

  • Similar Content

    • JGDuarte
      By JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • Ibarra
      By Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • felipevalle
      By felipevalle
      Senhores y senhores,   Mundial de clubes começando. E do confronto de hoje, pode sair o possível adversário do Real. A depender, se caso vença o Seattle na fase seguinte.   Já no caso do Fuderosaum, só teremos uma ideia melhor lá para o dia 4, em que ocorre outro embate, dessa vez entre o Casablanca y o Hilal.
    • Cadete213
      By Cadete213
      Aqui está a grande final. Quem irá levantar o tão desejado troféu?



       
       
    • Cadete213
      By Cadete213
      Meias-finais do Mundial de Futebol. Tudo aponta para uma final entre França e Argentina, mas que bom seria ver um Croácia vs Marrocos?
      Mas a maior questão andará à volta da qualidade da arbitragem, que até ao momento tem sido VERGONHOSA...

×
×
  • Create New...