Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vida após a morte


Ne0

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Eu acredito que apodrecemos debaixo da terra e pronto. Morreu, morreu, acabou. Se por um acaso ocorra esse lance que o espiritismo prega, não sou mais eu, é outra pessoa, que vai viver a vida dela e fazer as escolhas dela. Para nós, acaba quando a gente morre, na minha opinião.

Não é só o homem que possui cérebro, mas só o homem possui mente (racionalidade/consciência). Então pra mim a mente está além do cérebro.

Eu já não sou muito fã desse conceito. Quem definiu o termo que somos animais racionais fomos nós mesmo e olha que o que mais existe nesse mundo é ser humano mais animal do que um ultra predador. Eu acredito que cada animal tem sua racionalidade, sua consciência, sua linguagem. Não compro essa ideia de que se tem a da superioridade dos seres humanos, inclusive, dos animais que existem, acredito que somos os mais burros, só que acreditamos no contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil para quem não acredita, mas o que dizer sobre esses relatos, de cartas feitas por medium que cita fatos pessoais que apenas a família ou uma pessoa conhece... alguma coisa tem aí. Qual explicação?

Certeza mesmo de tudo só quando chegar nossa hora.

Eu acho que a vida perde o sentido se tudo acaba quando morremos. Acredito em algo a mais.

Eu já não sou muito fã desse conceito. Quem definiu o termo que somos animais racionais fomos nós mesmo e olha que o que mais existe nesse mundo é ser humano mais animal do que um ultra predador. Eu acredito que cada animal tem sua racionalidade, sua consciência, sua linguagem. Não compro essa ideia de que se tem a da superioridade dos seres humanos, inclusive, dos animais que existem, acredito que somos os mais burros, só que acreditamos no contrário.

Muito bem observado.

Acho que cada animal tem seu tipo de inteligência, habilidades, etc. Nós temos a habilidade de unir coisas e criar, outros animais possuem características físicas... mas todos vão de encontro com o mesmo objetivo, que é a sobrevivência.

E quando descrevo as características de um outro animal, isso vem da minha percepção, do que eu acho. Qual seria a percepção a partir da mente de outro animal para o mundo e em relação aos humanos?

Esse assunto é uma viagem. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já não sou muito fã desse conceito. Quem definiu o termo que somos animais racionais fomos nós mesmo e olha que o que mais existe nesse mundo é ser humano mais animal do que um ultra predador. Eu acredito que cada animal tem sua racionalidade, sua consciência, sua linguagem. Não compro essa ideia de que se tem a da superioridade dos seres humanos, inclusive, dos animais que existem, acredito que somos os mais burros, só que acreditamos no contrário.

Se estamos falando de superioridade tecnológica ou de inteligência racional nem tem muito o que questionar. Esse papo de "o ser humano malvado é o animal mais burro do mundo porque..." é mais coisa emocional do que qualquer outra.

Harter, se você fala de percepção enquanto reflexão consciente da existência do outro, os animais não possuem. No máximo, possuem uma percepção muito menos aguçada do que a nossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já não sou muito fã desse conceito. Quem definiu o termo que somos animais racionais fomos nós mesmo e olha que o que mais existe nesse mundo é ser humano mais animal do que um ultra predador. Eu acredito que cada animal tem sua racionalidade, sua consciência, sua linguagem. Não compro essa ideia de que se tem a da superioridade dos seres humanos, inclusive, dos animais que existem, acredito que somos os mais burros, só que acreditamos no contrário.

Eu encaixo nisso o pensamento do filósofo de outro tópico. Eu não acredito que os outros animais possuam racionalidade ou consciência, pelo fato de que eles são o que devem ser e nada mais.

Acho que o primeiro passo para ser algo diferente do que deveria ser é ter consciência de si mesmo. O gato nasce, vive e morre como gato, e assim é com os outros seres, menos o homem, o que sugere que apenas nós sabemos o que somos.

Dessa maneira, não acho que a mente seja algo inerente ao cérebro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensar que após existir nada me tornarei me dá uma angústia, um vazio por dentro.

Quando penso que há um ser superior a mim, em que poderei ter um conforto, isto sim me completa.

Não falo de religiões ou fanatismos, mas se você para pra meditar sobre isso você sente dentro de tu que existe algo maior do que isto que vivemos.

Aqui é um lugar de farsas, desigualdades, injustiças, miséria, desumanidade... tenho uma convicção de que existe sim uma amor muito maior que não encontraremos aqui.

Uns definem como fé, eu acho que é meio que loucura mesmo... mas essa loucura que mantém vivo o propósito de cada um de nós com o viver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Se estamos falando de superioridade tecnológica ou de inteligência racional nem tem muito o que questionar. Esse papo de "o ser humano malvado é o animal mais burro do mundo porque..." é mais coisa emocional do que qualquer outra.

Harter, se você fala de percepção enquanto reflexão consciente da existência do outro, os animais não possuem. No máximo, possuem uma percepção muito menos aguçada do que a nossa.

Não é sentimentalismo, cara. Para mim, quem definiu o conceito de racionalidade e consciência fomos nós. Assim como fomos nós que definimos o conceito de vida, eu acredito que num universo desse tamanho, o jeito que a vida ocorreu na terra não é o único e já acharam registros de bactérias e microrganismos simples como aqueles que nos criaram que se fazem em outras condições. São nossas definições, não uma realidade universal. Por isso acho muito simplório dentro do que nós acreditamos, qualificar que somos os únicos animais racionais da terra. Vivemos buscando vida inteligente fora daqui, mas só existe vida inteligente da forma que nós queremos? E só existe racionalidade e consciência da forma que queremos? Eu não consigo enxergar uma coisa tão complexa, através de uma definição simples criada por nós.

Eu encaixo nisso o pensamento do filósofo de outro tópico. Eu não acredito que os outros animais possuam racionalidade ou consciência, pelo fato de que eles são o que devem ser e nada mais.

Acho que o primeiro passo para ser algo diferente do que deveria ser é ter consciência de si mesmo. O gato nasce, vive e morre como gato, e assim é com os outros seres, menos o homem, o que sugere que apenas nós sabemos o que somos.

Dessa maneira, não acho que a mente seja algo inerente ao cérebro.

E a gente não é o que deve ser? O que mais tem aí é gente pregando destino, que nada acontece por acaso, karma e coisas como essa, tá cheio de religião explicando o inexplicável. Como disse ali simples, é um assunto muito complexo para ser simplificado assim, na minha opinião.

Não temos certeza se é assim, afinal de conta, mal temos domínio do que acontece no nosso próprio cérebro e mente e queremos julgar como é a mente de outros seres sem ao menos ter certeza do que é a nossa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o que você diz, Henrique, mas me parece a mesma lógica do ceticismo, de negação da própria possibilidade de conhecimento. Não que você esteja fazendo isso, mas o caminho é praticamente o mesmo.

Se o ser humano não pode ver e conceituar o mundo a partir de uma ótica própria, de que vale a vida? Apesar do dogma científico, a ciência está suficientemente aberta para se superar a suplantar teorias que já não abarcam mais uma série de fenômenos por teorias mais novas. É algo que acontece e que continuará acontecendo, e é assim que nos desenvolvemos tecnologicamente.

Numa resposta mais específica, a racionalidade e a consciência são conceitos humanos, logo estão limitadas pela própria conceituação. Sendo assim, logicamente se define o que é e o que não é dentro de um conjunto de regras pré-estabelecidas. Não há absolutamente nenhum problema nisso.

Se vocês está propondo uma nova palavra, um novo conceito para qualificar outra coisa, é outra discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito, não consigo acreditar mais nisso.

Mesmo eu sendo bastante jovem em uma família que tem tradição de viver 90+ anos, é um pouquinho agoniante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensar que após existir nada me tornarei me dá uma angústia, um vazio por dentro.

Quando penso que há um ser superior a mim, em que poderei ter um conforto, isto sim me completa.

Não falo de religiões ou fanatismos, mas se você para pra meditar sobre isso você sente dentro de tu que existe algo maior do que isto que vivemos.

Aqui é um lugar de farsas, desigualdades, injustiças, miséria, desumanidade... tenho uma convicção de que existe sim uma amor muito maior que não encontraremos aqui.

Uns definem como fé, eu acho que é meio que loucura mesmo... mas essa loucura que mantém vivo o propósito de cada um de nós com o viver.

Isso que eu sinto! Me da um vazio tão grande sentir que vamos para o NADA, sem sentido algum, tudo que vivemos não significará absolutamente nada.

É complicado discutir isso, por que no fundo tudo se resume a sua fé... e cada um tem uma fé diferente, outros nem se quer tem fé. Eu acredito que vamos partir para um plano espiritual melhor do que a própria vida, onde encontraremos entes queridos ... e la sim, viveremos a vida eterna. Pelo menos é o que diz a bíblia, e como parte da minha fé, cabe acreditar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o jonas também acho que quando morre você dorme eternamente

Tem muitas perguntas em volta disso,Alma existe?Animais também tem Alma?Quando morremos pra onde vão nossas Almas?A Alma pode ser roubada de outra pessoa?Se fantasma existe seria almas de pessoas que ficarão na terra?Possessão demoníaca se existe seria almas de outras pessoas que ficarão presas na terra?Teria como alguém invocar uma alma de volta para poder conversar,ver ou simplesmente tocar?Se quando morremos a alma vai para algum lugar teria um lugar do mal(Inferno) e o lugar do bem(céu)?A Alma pode voltar o corpo de outra pessoa(Reincarnação)?

Como responder todas essas perguntas para nos que ainda estamos vivos?Unica maneira que vejo se possível é invocar alguém que já morreu para responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o jonas também acho que quando morre você dorme eternamente

Tem muitas perguntas em volta disso,Alma existe?Animais também tem Alma?Quando morremos pra onde vão nossas Almas?A Alma pode ser roubada de outra pessoa?Se fantasma existe seria almas de pessoas que ficarão na terra?Possessão demoníaca se existe seria almas de outras pessoas que ficarão presas na terra?Teria como alguém invocar uma alma de volta para poder conversar,ver ou simplesmente tocar?Se quando morremos a alma vai para algum lugar teria um lugar do mal(Inferno) e o lugar do bem(céu)?A Alma pode voltar o corpo de outra pessoa(Reincarnação)?

Como responder todas essas perguntas para nos que ainda estamos vivos?Unica maneira que vejo se possível é invocar alguém que já morreu para responder.

Há muitos estudos, nas mais diferentes religiões que têm algumas destas explicações.

Mas crença e fé são coisas muito pessoais, então tem que partir de você aonde procurar.

Eu por exemplo, não tenho nenhuma religião definida.

Porém fui criado numa família de evangélicos, dai vem o meu apego pelo cristianismo.

Contudo não consigo ser um fanático religioso, vivo a minha vida e sou quem eu sou... e sempre buscando à Deus na vida espiritual!

Mas acredito que fanatismos (não só o religioso) são coisas que privam a nossa mente de evoluir, nossa vida de seguir.

A vida é de cada um, individualmente vamos tirando as nossas lições sobre tudo à que nos caiba.

Não sou muito de ler a bíblia, acho que é algo que eu poderia mudar na minha rotina.

Mas não consigo ver a bíblia como uma manual da vida, acho que são época, sociedade e conceito diferentes do que vivenciamos hoje.

Neste livro, eu sou mais apegado as profecias, pois gosto muito de estudos que falam sobre futuros acontecimentos. Acho que Deus com certeza criaria este vínculo conosco, tipo uns bizus do porque disto tudo estar acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou cristão e acredito em céu e inferno.

Acredito em Jesus Cristo e que Deus é um ser espiritual soberano e tals.

Mas as vezes me pego pensando nessas paradas aí de o que acontece após a gente morrer. Eu creio que uns irão sim para o paraíso e outros para o inferno. Não o nosso corpo, mas a nossa alma. A gente sai dessa vida carnal e vai para uma vida espiritual.

É bastante complicado esse tema, as vezes eu fico meio angustiado em saber que você morre e tudo o que você construiu aqui na Terra vai acabar valendo de nada, mas acreditar em Deus e nas doutrinas do cristianismo me dá uma tranquilidade e uma paz, semelhante ao que o Erikin citou aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil para quem não acredita, mas o que dizer sobre esses relatos, de cartas feitas por medium que cita fatos pessoais que apenas a família ou uma pessoa conhece... alguma coisa tem aí. Qual explicação?

Cada caso é um caso. Já teve algum dia em que leu seu horóscopo e o que tava escrito fez absolutamente todo o sentido? E aquilo é escrito de forma genérica...

Nesses casos de médium, com a pessoa ali, podendo observar, perguntar, aumentam ainda mais as chances dela acertar algo que pareça único mas na verdade é bem comum. (Ex.: você se sente culpado porque um ente querido se foi e você não teve a chance de se reconciliar mas ele/ela sabe e quer que você siga em frente)

Eu encaixo nisso o pensamento do filósofo de outro tópico. Eu não acredito que os outros animais possuam racionalidade ou consciência, pelo fato de que eles são o que devem ser e nada mais.

Acho que o primeiro passo para ser algo diferente do que deveria ser é ter consciência de si mesmo. O gato nasce, vive e morre como gato, e assim é com os outros seres, menos o homem, o que sugere que apenas nós sabemos o que somos.

Dessa maneira, não acho que a mente seja algo inerente ao cérebro.

Cérebro é diferente de complexidade cerebral. O cérebro do ser humano da era atual é diferente do cérebro do homem pré-histórico. A mente não é inerente ao cérebro mas também não existe sem ele.

(...)

Scientists found that at least 10% of the modern human genome has changed within the past 50,000 years! Many of those changes relate to various brain functions. This means that the human brain has evolved since prehistoric days, which is the opposite of what traditional evolutionary psychologists thought.

Scientists also looked at how fast genetic change happened in 62 animal species, and discovered that a trait will change in only 25 generations. It may not seem like it, but in evolutionary terms, that's pretty quick. This information helped to disprove the theory of evolutionary gradualism. Not only has the brain evolved, but it has evolved quickly, not slowly.

http://askabiologist.asu.edu/plosable/do-you-have-cavemans-brain

Pensar que após existir nada me tornarei me dá uma angústia, um vazio por dentro.

Quando penso que há um ser superior a mim, em que poderei ter um conforto, isto sim me completa.

Não falo de religiões ou fanatismos, mas se você para pra meditar sobre isso você sente dentro de tu que existe algo maior do que isto que vivemos.

Aqui é um lugar de farsas, desigualdades, injustiças, miséria, desumanidade... tenho uma convicção de que existe sim uma amor muito maior que não encontraremos aqui.

Uns definem como fé, eu acho que é meio que loucura mesmo... mas essa loucura que mantém vivo o propósito de cada um de nós com o viver.

Tem todo o direito de pensar assim mas eu acho muito pequeno imaginar que estamos só de passagem e nada aqui importa. A melhor analogia seria a primeira fase de um campeonato com playoffs. É só isso, fazer o suficiente pra se classificar e depois ver o que acontece?

Acho que esse conformismo ajudou muito a atrasar por tanto tempo os anseios populares, afinal, pra que brigar por direitos se vamos morrer e não vamos aproveitar nada mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, absolutamente nada pode ser provado nesse sentido. É tudo uma questão de ponto de vista e criação, mesmo.

Eu sou ateu, mas até a própria ciência fala sobre entropia. Acho que a coisa deve ser parecida com isso. Acho sim que tudo no universo tem uma ligação e que provavelmente alguns pensamentos da religião estão amplamente ligados à ciência. Só que a gente tá, sei lá, talvez milhares de anos longe de descobrir que essa coisa toda é uma grande unidade e que tudo se conecta. Acho que em algum momento a ciência vai mostrar que a religião sempre esteve certa em dado momento, mas isso é num futuro extremamente distante. Infelizmente, hoje a ciência é um bebê e existe muita porcaria que a religião fala sobre e muita gente compra a ideia porque precisa ter algo a acreditar.

O que eu fico meio triste que acontece é que a pessoa sempre acredita no amanhã. Na outra vida ou no céu. Que quando ela morrer, vai receber a redenção e ai vai virar um ser feliz. A felicidade é aqui. As oportunidades são aqui. O agora é o que importa. Tu não tem que fazer ou deixar de fazer algo pra comprar teu lugar no céu. Tem que fazer ou não porque é certo ou errado. Porque tu sabe que é certo ou que é errado. Existe uma lavagem cerebral absurda que a religião (em larga escala, pois acho bacana muito pouco desse meio, embora respeite), mais precisamente esses pastores filhos da puta arrombados que pegam dinheiro de gente pobre pra "tirar" o Satanás de dentro delas.

Eu canso de ver gente miserável que não faz porra ennhuma porque acha que vai ter um lugar no céu. Não é assim que a coisa funciona. As pessoas pensam muito no amanhã e esquecem de viver o hoje. Eu mesmo sou assim. Eu penso no meu futuro como louco, mas não penso muito sobre depois da morte e se existe um depois.

Eu sou da teoria de que, em algum momento, a consciência humana vai virar uma unidade. Vai virar um todo. Não vai mais existir o ser individual, mas sim um grande todo. Acho que o mais próximo que já vi explicarem sobre o que eu acho que vai acontecer, é a obra do Asimov. Coisas como Fundação e alguns contos dele são magistrais. Boa parte do que acho eu tirei dali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que exista vida após a morte, pra min não faz sentido tudo terminar aqui.. quer dizer então que agente nasce come,dorme e vive nossas vidas e então morre?! para que ficar vivendo minha vida de maneira honesta e correta, sendo que eu possa roubar ou matar para tirar proveito de algo não faz sentido... e afinal como explicar dons de crianças com o minimo de idade e com talentos extraordinários e as vezes nem sabe falar direito? ou pessoas que tem vagas lembranças de algum lugar ou momento em que nunca esteve na vida e depois se recorda com tanta clareza e começa a recorda vidas passadas? ou situações delicadas como acidentes em que houve parada cardíaca e o paciente depois de reanimado recorda dessas lembranças previas pós morte ?

Eu acredito que com os avanços da ciência em um futuro não muito distante vai ser possível provar a vida pós morte, talvez assim ate nossas perspectivas de vida pode mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem todo o direito de pensar assim mas eu acho muito pequeno imaginar que estamos só de passagem e nada aqui importa. A melhor analogia seria a primeira fase de um campeonato com playoffs. É só isso, fazer o suficiente pra se classificar e depois ver o que acontece?

Acho que esse conformismo ajudou muito a atrasar por tanto tempo os anseios populares, afinal, pra que brigar por direitos se vamos morrer e não vamos aproveitar nada mesmo...

Mas não é bem assim cara!

Lógico que as coisas aqui nos importam, mas acho que pensar pequeno é achar elas nos pertencem. Em um mundo que existe há milhões de anos, vivemos aqui no máximo 100 anos.

É a sua vida, tudo que vive é um conjunto de emoções e sentimentos que por mais que você tenha familiares e amigos, os únicos que sabem o que realmente se passa contigo são Deus e você.

Isso, pelo menos pra mim, motiva no dia a dia a ter fé. E pelo contrário a que você falou ai, a fé me dá uma motivação adversa à uma vontade de fazer por fazer... sinto vontade de ser o meu melhor quando penso neste outro lado da vida.

Talvez eu me sentiria desmotivado se não acreditasse em nada, pensaria:

- Ah, que se foda! Tudo isso aqui pra nada, então foda-se!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é bem assim cara!

Lógico que as coisas aqui nos importam, mas acho que pensar pequeno é achar elas nos pertencem. Em um mundo que existe há milhões de anos, vivemos aqui no máximo 100 anos.

É a sua vida, tudo que vive é um conjunto de emoções e sentimentos que por mais que você tenha familiares e amigos, os únicos que sabem o que realmente se passa contigo são Deus e você.

Isso, pelo menos pra mim, motiva no dia a dia a ter fé. E pelo contrário a que você falou ai, a fé me dá uma motivação adversa à uma vontade de fazer por fazer... sinto vontade de ser o meu melhor quando penso neste outro lado da vida.

Talvez eu me sentiria desmotivado se não acreditasse em nada, pensaria:

- Ah, que se foda! Tudo isso aqui pra nada, então foda-se!

Pelo menos pra mim é justamente o contrário. Se só existe isso aqui, tudo que eu posso fazer é tentar deixar alguma marca. Não existe redenção, reencarnação, pós-vida, então tenho que fazer tudo que acho que acho que deveria enquanto é tempo.

No contexto do tópico, acabei lembrando disso:

PT

Você vai querer que um físico fale no seu funeral. Você vai querer que o físico fale com sua família em luto sobre a conservação da energia, para que eles entendam que sua energia não morreu.

Você vai querer que o físico lembre, enquanto sua mãe soluça, da primeira lei da termodinâmica; que nenhuma energia é criada no universo e que nenhuma é destruída.

Vai querer que sua mãe saiba que toda sua energia, cada vibração, cada BTU de calor, cada onda vinda de cada partícula do que antes formava o filho amado dela permanecerá com ela nesse mundo.

Vai querer que o físico diga a sua pai choroso que em meio às energias do cosmos, você devolveu assim como recebeu.

E nesse momento, pode esperar que o físico dê um passo na direção da sua viúva, junto ao caixão, e que - com um toque no ombro diga que todos os fótons que alguma vez saltaram de seu rosto, todas as partículas cujos caminhos foram interrompidos pelo seu sorriso, pelo toque do seu cabelo, milhões de trilhões de partículas, rápidas como crianças - tiveram os caminhos mudados por você.

Quando alguém, por fim, acolher num abraço o coração de sua viúva, que o físico possa dizê-la que todos os fótons que foram de ti até os detectores de luz que são os olhos tristes dela cada um desses criaram dentro das constelações de neurônios uma energia que segue com ela pra sempre.

E o físico lembrará que a congregação quanto de toda a nossa energia é dada em calor. Alguns correram os olhos pela plateis enquanto ele o faz. O físico dirá que o calor que você emanou ainda está ali, ainda é parte deles. Dira que enquanto choram o luto, o seu calor segue entre eles, assistindo a tristeza de quem você, hoje, tem por perto.

Você vai querer um físico para falar no seu funeral para que ele explique a quem te ama que eles não precisar de fé. Que de fato, eles não deveriam ter fé - que os diga o que se pode medir. Os cientistas mediram com presição a conservação da energia e confirmaram acurada.

Você pode apenas esperar, então, sua família observe a evidência, se satisfaça e se conforte em saber que sua energia ainda está por aí. Que assim sendo, nem um pouquinho de você se foi. Que você, agora, só está menos organizado.

http://arewepacked.tumblr.com/post/50067048977/peca-a-um-fisico-para-falar-no-seu-funeral

Original

You want a physicist to speak at your funeral. You want the physicist to talk to your grieving family about the conservation of energy, so they will understand that your energy has not died. You want the physicist to remind your sobbing mother about the first law of thermodynamics; that no energy gets created in the universe, and none is destroyed. You want your mother to know that all your energy, every vibration, every Btu of heat, every wave of every particle that was her beloved child remains with her in this world. You want the physicist to tell your weeping father that amid energies of the cosmos, you gave as good as you got.

And at one point you'd hope that the physicist would step down from the pulpit and walk to your brokenhearted spouse there in the pew and tell him that all the photons that ever bounced off your face, all the particles whose paths were interrupted by your smile, by the touch of your hair, hundreds of trillions of particles, have raced off like children, their ways forever changed by you. And as your widow rocks in the arms of a loving family, may the physicist let her know that all the photons that bounced from you were gathered in the particle detectors that are her eyes, that those photons created within her constellations of electromagnetically charged neurons whose energy will go on forever.

And the physicist will remind the congregation of how much of all our energy is given off as heat. There may be a few fanning themselves with their programs as he says it. And he will tell them that the warmth that flowed through you in life is still here, still part of all that we are, even as we who mourn continue the heat of our own lives.

And you'll want the physicist to explain to those who loved you that they need not have faith; indeed, they should not have faith. Let them know that they can measure, that scientists have measured precisely the conservation of energy and found it accurate, verifiable and consistent across space and time. You can hope your family will examine the evidence and satisfy themselves that the science is sound and that they'll be comforted to know your energy's still around. According to the law of the conservation of energy, not a bit of you is gone; you're just less orderly. Amen.

http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=4675953

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos pra mim é justamente o contrário. Se só existe isso aqui, tudo que eu posso fazer é tentar deixar alguma marca. Não existe redenção, reencarnação, pós-vida, então tenho que fazer tudo que acho que acho que deveria enquanto é tempo.

Muito pelo contrário cara, se existe "céu" e "inferno" como você atingirá um bom objetivo sendo omisso?! Nem numa empresa você consegue qualificações omitindo-se (salvo nas situações que tenha um QI).

Omissão é igual nulidade, assim como zero é considerado um número neutro.

Na minha concepção, Deus é utilizado para um equilíbrio mental para um nível melhor nas tomadas pessoais das suas decisões.

Eu não o vejo como uma forma de chegar aqui e escorar-me, "pois isto aqui não significa nada" - como você colocou. Muito pelo contrário, vejo-o como uma oportunidade de mostrar que mesmo numa forma carnal (diferentemente do que é vivenciado em outros planos), num ambiente totalmente contraditório do que é bondade/justiça e que com toda esta diferenciação de ideologias/filosofias, eu não vou deixar de ter fé nas promessas que ele tem pra quem espera por ele.

Mas como já elucidei previamente, crença espiritual cada um tem a sua ou simplesmente não à tem. Eu possuo pois é isso que realmente me mantem vivo, isso que realmente me faz acreditar por tempos melhores.

Com todo o respeito, eu acho o ateísmo uma coisa fria e vazia, totalmente diferente do que sinto/tenho convicção em minha mente. Mas cada um é cada um e, individualmente, nós temos os nossos objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito pelo contrário cara, se existe "céu" e "inferno" como você atingirá um bom objetivo sendo omisso?! Nem numa empresa você consegue qualificações omitindo-se (salvo nas situações que tenha um QI).

Omissão é igual nulidade, assim como zero é considerado um número neutro.

Na minha concepção, Deus é utilizado para um equilíbrio mental para um nível melhor nas tomadas pessoais das suas decisões.

Eu não o vejo como uma forma de chegar aqui e escorar-me, "pois isto aqui não significa nada" - como você colocou. Muito pelo contrário, vejo-o como uma oportunidade de mostrar que mesmo numa forma carnal (diferentemente do que é vivenciado em outros planos), num ambiente totalmente contraditório do que é bondade/justiça e que com toda esta diferenciação de ideologias/filosofias, eu não vou deixar de ter fé nas promessas que ele tem pra quem espera por ele.

Mas como já elucidei previamente, crença espiritual cada um tem a sua ou simplesmente não à tem. Eu possuo pois é isso que realmente me mantem vivo, isso que realmente me faz acreditar por tempos melhores.

Com todo o respeito, eu acho o ateísmo uma coisa fria e vazia, totalmente diferente do que sinto/tenho convicção em minha mente. Mas cada um é cada um e, individualmente, nós temos os nossos objetivos.

Conformismo é diferente de omissão. O conformista aceita; o omisso não age, mesmo que não concorde. E nem todo religioso é conformista mas muitos o são.

O conformista que eu disse é quem usa a justificativa de pós-vida pra aceitar injustiças e outras coisas que você enumerou:

Aqui é um lugar de farsas, desigualdades, injustiças, miséria, desumanidade... tenho uma convicção de que existe sim uma amor muito maior que não encontraremos aqui.

Pode não ser o seu caso mas muitos usam essa idealização de pós-vida, "paraíso" para os "bons", "inferno" para os "maus", etc. pra se conformarem com o mundo em que vivemos ao invés de lutarem pra melhorá-lo. Por outro lado, nem sei se isso seria interessante dentro dessa visão de mundo, afinal se ele fosse perfeito não haveriam tantos desafios a serem superados, o que é um ponto chave das religiões. Se manter puro e/ou se mostrar melhor que a média, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conformismo é diferente de omissão. O conformista aceita; o omisso não age, mesmo que não concorde. E nem todo religioso é conformista mas muitos o são.

O conformista que eu disse é quem usa a justificativa de pós-vida pra aceitar injustiças e outras coisas que você enumerou:

Cara, dentro das religiões têm pessoas boas ou ruins como em qualquer lugar. Até mesmo num grupo de pessoas ateístas.

O hábito de querer mudar o mundo vêm de cada pessoa, independente da crença que ela tenha.

Perfis conformistas você irá encontrar em qualquer "tribo", para mim isto que você falou não teve nexo. Ou não existem ateus conformistas?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, dentro das religiões têm pessoas boas ou ruins como em qualquer lugar. Até mesmo num grupo de pessoas ateístas.

O hábito de querer mudar o mundo vêm de cada pessoa, independente da crença que ela tenha.

Perfis conformistas você irá encontrar em qualquer "tribo", para mim isto que você falou não teve nexo. Ou não existem ateus conformistas?!

Ser conformista não faz uma pessoa ruim.

Você não entendeu o que eu quis dizer ou se sentiu ofendido. Eu só disse que essa idéia de que o pós-vida é o que realmente importa incentiva o conformismo. É, portanto, um traço bastante presente em pessoas religiosas, o que não implica que fique restrito a elas - mas aí provavelmente serão motivos diferentes para atingir o mesmo fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ser conformista não faz uma pessoa ruim.

Você não entendeu o que eu quis dizer ou se sentiu ofendido. Eu só disse que essa idéia de que o pós-vida é o que realmente importa incentiva o conformismo. É, portanto, um traço bastante presente em pessoas religiosas, o que não implica que fique restrito a elas - mas aí provavelmente serão motivos diferentes para atingir o mesmo fim.

De modo nenhum me senti ofendido maluco, a gente está debatendo. Eu não tenho que concordar com sua opinião, vice e versa!

Ser conformista não faz ninguém ruim, mas não deixa a pessoa atingir os propósitos.

Eu entendi muito bem o que você quis dizer, mas não acredito que seja uma linha de raciocínio com nexo.

Se uma pessoa tem uma crença e isto guia-a/equilibra-a fazer o bem, como ela vai ser conformista com o mal?!

É contraditório, não faz sentido!

Mas como eu disse na igreja evangélica, católica, budismo, espiritismo, ateísmo, blábláblá... você encontrará pessoas envolvidas e pessoas conformistas, isto não tem um padrão definido.

Isto é simplesmente questão de personalidade, não de crença pessoal. Talvez, a crença neste caso seja importante ao ponto de em algum momento a pessoa se aproximar mais de Deus, visando mudar alguns pontos de sua personalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele vídeo que começa com "planeta Terra tem uma população de macacos, macacos inteligentes que criaram coisas [...]", chega uma parte que fala "os macacos não podem simplesmente ser iguais aos outros seres, eles têm que ser feliz", ser feliz ou não é outra história, mas algumas pessoas tem a mesma mentalidade em relação à crenças (não alguém que tenha comentado aqui, estou falando do que convivo no cotidiano), se sentem especiais e, na minha opinião, engrandecem muito o fato de estarem vivos, acham que isso é algo tão incrível que chega a ser inviável acabar de uma forma tão fria do que os ateus acreditam ser a morte, e aí acabam se apegando a tantas conjecturas de um pós-vida que, no meu modo de pensar, só faz com que o que é certo (que é a vida que temos aqui) seja deixado de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Respeita Meu Manto
      Por Respeita Meu Manto
      Se tiver algum tópico no fórum onde estejam discutindo o assunto, por favor unam esse tópico ao já existente, mas acho essa discussão interessante e quis trazer pra cá, hoje vi uma postagem que um amigo compartilhou da Folha de SP sobre o padrão do descobrimento que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e ontem foi pichado em inglês com a seguinte frase "velejando cegamente por dinheiro, a humanidade está se afogando em um mar escarlate", recentemente tivemos aqui no Brasil a estátua do Borba Gato sendo incendiada, tanto um caso como o outro, a justificativa é a mesma "reescrever a história", a pergunta que deixo é, qual a sua opinião? Esse pessoal tem razão ou não passam de vândalos? 
    • _Biofa
      Por _Biofa
      Fala rapaziada, tem alguém aqui(provavelmente tem) que trabalhe com programação aqui?
       
      Estou começando a estudar a vera, nãoe stou trabalhando somente para estudar e me reinserir no mercado de trabalho. Estou aprendendo React, já tenho um conhecimento basico de JS e vou começar um bootcamp em Agosto agora sobre React/Backend com Node, etc. 
       
      Queria trocar ideia sobre assuntos do mercado e de aprendizado. tem alguem ai?
    • Leho.
      Por Leho.
      ---
      Trouxe a opinião do PH Santos que é um vlogger que eu sigo e acho maneiro, mas sintam-se à vontade pra trazerem outros vídeos de análises e comentários sobre o tema.
      Aliás, falando em comentário... o que vocês acham disso tudo? Qual o caminho que tomará o cinema? E o streaming, caminha pra ser a grande revolução midiática dentro do entretenimento que tá parecendo ou não?
    • Bikas
      Por Bikas
      Bom, o título é péssimo, eu sei, mas foi exatamente o que pensei quando lembrei do fórum. Muito, muito tempo que não entro aqui. Entrei no meu perfil antigo e o último acesso é de 2017, mas mesmo nessa época lembro que já entrava bem pouco por causa da faculdade. Nem lembro a senha.
      Instalei um SSD no notebook ontem e lembrei do FM, tô baixando e decidir dar uma olhada em como estava o fórum. Perdi o contato com todo mundo, as vezes ainda falo com  o Jonera pelo Twitter e falei com o Emerson Araújo no ano passado.
      Pelo que vi ainda tem uma galera boa aqui. Henrique, Bernardo, Lowko é Powko, Léo Reis, ggpofm e Bruno Trink. Não vi Ariel, Ne0 (lembrei dele esses dias por causa da Covid em Manaus, espero que esteja tudo bem) e nem o Matheus. Jogamos muito Dota 2 e eu era ruim demais. Eles ainda participam? Bernardo aparentemente virou cientista político (pode virar fonte!). Lembro que ele não parava de falar do Chomsky e por alguma razão eu achava que era um pensador ucraniano... 
      Acho que aqui foi por um bom tempo o espaço que pude exercitar minha vontade de escrever na adolescência: contava saves no Profissão: Manager (cheios de erro de português, mas tá valendo!), participei de um projeto Redação Fmanager, acho que tocado pelo Henrique, em que escrevíamos alguns textos sobre futebol. Lembro que algumas pessoas como o Emerson e o Jonera estavam fazendo Faculdade de Comunicação (acho que tinha mais gente, como o Renato e o rafinha13) e foi bem legal.
      Eu acho engraçado como são as coisas porque já havia vários sinais que eu gostava de escrever e de alguma forma viraria jornalista, mas nunca me toquei. Inclusive, quase fiz outras faculdades. Me formei no meio do ano passado em Jornalismo na UFJF, fiquei uns dois meses procurando emprego e acabei conseguindo uma vaga como repórter de política em um jornal de Belo Horizonte. Hoje cubro principalmente o governo Zema e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
      Vou tentar acessar mais o fórum (tô de folga até segunda, amém) e me inteirar das novidades. Vi que tá rolando umas entrevistas com os membros. Achei muito legal.
      Enfim, tô curioso para saber como está a vida de vocês, onde estão morando, se houve mudanças grandes etc. Galera teve filhos? Casaram? Foram morar no exterior?
      Abraços!
       
    • Luiz A. Borel
      Por Luiz A. Borel
      Lembro-me que tinha um tópico sobre isso, mas não encontrei na busca e criei outro pra falarmos de tattoo. 
      Tenho três, mas duas são maiores (e ainda tenho que terminá-las). 
      Na perna esquerda, tenho um urso. Foi a primeira que fiz. Pretendo fazer uma cobertura nela, para encaixar no estilo das outras que tenho.
      No braço esquerdo, tenho uma maori, que estende até o meio do peito, onde começa a parte biomecânica com o coração em homenagem ao Boca (que muitos duvidam, mas é o time que torço), que vai até o punho do braço direito (vou procurar a foto da parte do antebraço e edito aqui). Essa é a que pretendo terminar de fechar quando passar a pandemia. 
      Na perna-esquerda, também tenho no estilo biomecânico, ocupando toda a perna e cobrindo uma cicatriz cirúrgica.
      Tenho em mente, além da cobertura que citei, algo para as costas. Já me ofereceram ser tela em uma exposição e fechá-la com outro maori, mas não é o que busco.
      Quem mais gosta das tattoos? Postem aí, heheh. 
      Pra moderação, caso esteja na área errada ou com tag errada, peço que ajeitem. 🙂 
×
×
  • Criar Novo...