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Red Bull te dá asas


Okacelo

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Você poderia assumir os parças de Salzburg na proxima temporada, projeto Red Bull, 2 times no topo, hahaha.

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Bem galera to passando aqui para deixar a metade da temporada, nem preciso falar muito, as imagens falam por si.
Taça da Alemanha
Bem estamos indo acho que vai ser fácil.
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Bundesliga
Estamos com jogos a menos e na liderança, vamos ver se mantemos a pegada até o final.
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UCL
Bem estamos no mesmo ritmo de tudo, não tomamos conhecimento de ninguem, e o sorteio é o time que me da trabalho nas temporadas anteriores.
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Mundial de clubes FIFA
Bem foi um passeio no parque.
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Curiosidades
Bem mas curiosidades e algo que vai garantir mais 4 temporadas do save pelo menos.
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E esse é o nossa atual posição no ranking de seleções
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E esses são os meus primeiros amistosos no comando da seleção, depois com mais calma eu vou tentar fazer um apanhadão sobre a situação da seleção.
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Bem galera essa tem sido a minha temporada até agora, eu gostaria de pedir se alguem que manja de fazer banners se compadecer e puder fazer um pra mim com a Seleção da Austria para eu dividir as postagens eu fico desde já agradecido.
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está indo bem, mais por que não vai pro Salzburg, já que treina a Austria

porque ele tem menos desafio do que a nivel alemão, eu já fiz um save teste com eles, nem da graça

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porque ele tem menos desafio do que a nivel alemão, eu já fiz um save teste com eles, nem da graça

PO, mas seu desafio na Alemanha já foi vencido, ainda mais com o desempenho desta temporada ratificando o absoluto sucesso da equipe, só goleada, ta loco, hahahaha...vai bater o recorde de gol marcado no campeonato alemão.

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PO, mas seu desafio na Alemanha já foi vencido, ainda mais com o desempenho desta temporada ratificando o absoluto sucesso da equipe, só goleada, ta loco, hahahaha...vai bater o recorde de gol marcado no campeonato alemão

Que já é meu hahahaha, mas estou alemanizando o elenco surpresas para a próxima temporada vcs vão ver

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Ótima temporada. O time está mantendo o nível altíssimo de jogo.

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Bem pessoal, estou passando aqui para deixar o final dessa temporada de Leipzig, e aconteceu uma coisa rara eu perdi 1 jogo ahahahhaha, mas da nada e tem a parte da seleção da Áustria que fizemos a nossa estréia no comando da seleção, espero que gostem.
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Primeiro obrigado Lucho pelos negócios para separar os posts de leipzig dos da seleção valeu mesmo ficaram mto show.
Taça da Alemanha
Podia ter mandado o Shalke também para lascar tudo, maaas em casa e campos neutros somos muito fortes.
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Bundesliga.
O time sobrou, apesar da derrota isso nem fez diferença, para a próxima temporada estou com um plano aqui que acho que vai dar uma movimentada no save acompanhem ai.
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E a classificação final.
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UCL
Bem essa temporada foi muito mais difícil, e chego a conclusão que são poucos times que podem bater de frente conosco, e até ouso a dizer que na arena Leipzig somos praticamente imbatíveis.
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E vou deixar o jogo que mais me deixou com o C$##$ na mão.
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E assim foram as estatísticas dos nossos jogadores.
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Bem foi uma estréia boa, nervosismo, afinal de contas não é o plantel que eu estou acostumado e tudo, fora que não manjo muito de comandar seleções então ainda estou meio perdido, maaaas o que vale é a primeira vitória internacional.
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E já saiu o grupo das eliminatórias para a Euro copa, acho que só a Fraça é perigosa, no muito a Hungria na casa dela pode ser chato tbm, acredito que vou conseguir nos classificar.
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Bem esse foi nosso final de temporada galera, espero que estejam gostando.
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Mandando muito bem com os RB Leipzig, vou aguardar para ver o que voce tem para movimentar esse save, e com a Austria desejo para você sorte, certa vez eu treinei a holanda e foi muito bacana.. espero que você tenha sorte com a Austria

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reconheci nenhum jogador austriaco, deve ser na maioria newgen, e? foi muito bem nas competições que tinha pela frente bora ver o que consegue fazer com a austria, boa sorte.

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Agora sim arrumou um bom estímulo. Fez mais uma grande temporada com o Red Bull e agora é se classificar no grupo da Euro com a Áustria. Acho que só a França te ameaça mesmo.

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Mandando muito bem com os RB Leipzig, vou aguardar para ver o que voce tem para movimentar esse save, e com a Austria desejo para você sorte, certa vez eu treinei a holanda e foi muito bacana.. espero que você tenha sorte com a Austria

Espero tbm, pelo menos mais 4 temporadas temos ai =D

reconheci nenhum jogador austriaco, deve ser na maioria newgen, e? foi muito bem nas competições que tinha pela frente bora ver o que consegue fazer com a austria, boa sorte.

Na temporada que eu estou a maioria é Gen já, maaaaaaaaaaas pode ser que você se surpreenda na próxima att ^_^

Agora sim arrumou um bom estímulo. Fez mais uma grande temporada com o Red Bull e agora é se classificar no grupo da Euro com a Áustria. Acho que só a França te ameaça mesmo.

Acho que vai ser legal, estou aqui rezando para ter uma fornada de Austriacos, porque tem umas posições que preciso demais...

Galera ainda hoje tem att, estou esperando as supertaças e sorteio do grupo da UCL para postar garanto surpresas =D

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Bem pessoal venho aqui para trazer a pré temporada e as movimentações no mercado, antes de tudo quero que prestem atenção na idade dos jogadores e na minha posição nos quadros de reputação.
E na Seleção, consegui fazer o Alaba mudar a ideia de se aposentar e ele vai voltar para disputar essas competições, nem preciso dizer que isso aumenta o nivel da equipe monstruosamente.
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Bem vamos começar por Leipzig, eu acredito que o time tenha mais do que se estabilizado no cenário do futebol, então porque não voltar aos planos do começo do save, eu sempre quis fazer um time só de Alemães, e não vejo hora melhor do que essa para isso, o time tem reputação, temos estrutura, temos caixa, é o momento perfeito. Então com esse pensamento fui ao mercado, na verdade eu já venho pensando nisso desde a ultima temporada, tanto é que tenho uma lista de jogadores Alemães absurda.
Transferencias
Nessa temporada me movimentei mais do que o comum, e como fiz uma coisa ousada primeiro vou trazer as saídas para depois falar das entradas com calma.
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Bem todos os jogadores que tem esse traço embaixo, ou eram considerados titulares absolutos ou eram muito importantes para o time, e eu me desfiz de quase todos os estrangeiros do meu elenco, só ficando com 6, porque eu me toquei que não tenho jogadores formados pelo clube alemães...
Agora vamos as entradas, eu vou deixar os atributos deles em spoiler como de costume.
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Jogadores.

Philipp Wollscheid. Vem para a zaga levando em conta que vendi quase todos meus zagueiros hahahahah.
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Sven Bender No mesmo esquema do cara acima só que para a função de recuperador de bolas, pois a maioria dos meus zagueiros jogavam nessa posição tbm.
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Marco Reus Vem para jogar de segundo atacante para rodar o elenco, (mas ainda é mto bom)
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Thomas Müller No começo trouxe ele para revezar com o Reus, maaas descobri nele um ótimo extremo igual aconteceu com o Marin.
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Marcel Thomsen Zagueiro, Lateral, vem para construirmos o futuro, afinal trouxe muitos vovôs, e em breve pretendo me livrar dos outros estrangeiros.
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Sami Khedira Volante com saída de bola velho mas joga até os 90 anos se der.
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Helmut Weber Extremo vem para ser treinado.
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Rico Domaschke Figura conhecida aqui em Leipzig, já passou 1 temporada e meia conosco, e vem para assumir o lugar da Lenda o frahntástico, que já está com 35 e está em plena queda física.
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Jérôme Boateng Precisava de mais um zagueiro hahahahahah
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Ralf Brunnemann Lateral para ser desenvolvido.
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Bem vamos ao futebol.
Amistosos.
Tentei aumentar gradualmente a dificuldade, para o time ir se encaixando, e eu vendo minhas possibilidades novas.
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Supertaças.
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A supertaça alemã é muito cedo na temporada, e com a quantia de novidades no elenco não, mas o time jogou muito bem, enquanto na supertaça européia eu já estou com o time mais na mão, o que e deixa animado.
UCL
Eu tinha esquecido de postar o grupo ahhahahahah
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Quase a mesma coisa do ano passado passável...
Curiosidades.
Bem estamos em 4 na reputação global e em primeiro em coeficientes na Europa.
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Também somos o 10 mais rico.
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Bem se em Leipzig é só festa, aqui o negocio é tenso, mas acho que da para fazer algo.
Fizemos 2 amistosos nesse período, tenso...
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Nesse semestre que vai começar temos um amistoso contra a Noruega e o primeiro jogo das qualificações para a eurocopa contra a França.
Minha convocação foi essa.
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Destaque para o Alaba, e para o Reibner.
Bem pessoal, é isso ai espero que gostem das novidades, e confesso que eu particularmente me empolguei com o novo desafio autoimposto, espero continuar a entreter vocês.
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Mudança interessante no save, talvez com os principais jogadores indo para outros clubes alemães, talvez passe por mais dificuldades na Bundesliga. Podes colocar uma imagem completa do elenco?

E quem é esse "Reibner" ? Imagino que seja o Michael Reissner, kkkk.

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Mudança interessante no save, talvez com os principais jogadores indo para outros clubes alemães, talvez passe por mais dificuldades na Bundesliga. Podes colocar uma imagem completa do elenco?

E quem é esse "Reibner" ? Imagino que seja o Michael Reissner, kkkk.

garanto que o negocio ta bem mais parelho, e o Reibner eu me toquei que é Newgen, pretendo fazer um apanhando da seleção depois

Até a UCL ta bbeeeeemmm mais complicada, mas em compensação o save voltou a ter desafio.

pretendo rejuvenescer o elenco, mas vamos ver o que acontece.

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Bem galera, to passando aqui para deixar a metade da temporada, acho que o time está reaprendendo a jogar, então não espero ir muito longo na UCL, na classificação para a Eurocopa, tudo como o planejado.
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Taça da Alemanha
Tivemos um jogo tenso por causa do calendário mas tudo bem =D
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Mundial de clubes.
Férias no Japão hhahahahaha
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Só mostrando que não sou o Chelsea...
Bundesliga
Estamos indo mas vamos ver o que acontece.
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E a classificação parcial.
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O Bayer demitiu o técnico hahahhahahah.
UCL
Bem nem sei o que dizer.
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O time não está aquela máquina engrenada, mas aos trancos e barrancos estamos indo.
Nas oitavas encaramos.
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Curiosidades
Bem eu vou deixar aqui uma foto do atual elenco, para a próxima temporada, acho que vou me desfazer do lateral polonês, os outros ainda não posso me desfazer porque não tenho crias internas para as competições europeias, e eles são Icones no clube tbm.
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Meu destaque é o Matko que joga revezando com o Marin, mas vai assumir a titularidade na próxima temporada.
E esse é o momento mais especial do save para mim, se não for da minha vida jogador de FM até agora nem tenho como explicar.
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Bem pela seleção estamos fazendo o arroz com feijão e vamos nos salvando, ressalto o jogo especial contra a Noruega.
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E esses serão nossos próximos jogos nesse ano que está para começar.
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Acho que perdemos para a Alemanha, e empatamos com a França em casa.
Bem galera é isso ai duvidas? Criticas? Sugestões?
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Não está engrenado? hahaha...o time tá voando!

Alguns empates, normal, mas o time está fantástico.

E que honra o estádio com seu nome. Parabéns!

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Não está engrenado? hahaha...o time tá voando!

Alguns empates, normal, mas o time está fantástico.

E que honra o estádio com seu nome. Parabéns!

E que nessa época em outras temporadas já estava mais claro que seria campeão hahahahaha, e não acho que vá mto longe na UCL

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CRISE NO RED BULL, o time acaba de empatar uma partida em dois anos de campeonato alemão, assim não dá...FORA OKACELO.

Estou curioso para ver até onde a Austria pode chegar, como foi a derrota para a França, jogo equilibrado?

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CRISE NO RED BULL, o time acaba de empatar uma partida em dois anos de campeonato alemão, assim não dá...FORA OKACELO.

Estou curioso para ver até onde a Austria pode chegar, como foi a derrota para a França, jogo equilibrado?

eu perdi uma ano passado tbm... cara o jogo foi estranho, mas em poucos lances a frança ganhou e depois a abençoada me empata com a ALBANIA...

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Bem pessoal, vamos para o final de mais uma temporada, e essa foi muito mais tensa do que as outras, mas sem muita enrolação bora para o jogo.
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Bem o time está sofrendo um pouco com a minha nova politica, ao mesmo tempo como fizemos muito dinheiro na temporada anterior, estamos com um débito grande pois tem a construção do estádio novo, então não sei como será para a temporada que vem pela frente.
Taça da Alemanha.
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Bem jogamos para o gasto, mas o que importa é titulo na prateleira hahahahahah.
Bundesliga.
Nessa temporada agora perto do final eu sofri muito com lesões, cheguei a ficar com 9 os vovôs que chegaram não estão aguentando o ritmo de jogo que imponho no meu time, e machucaram tudo...
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Fomos campeões no ultimo jogo, na verdade foi no penultimo porque o Shalke pegou o Bayer e nós um dos rebaixados, levando a vantagem para o ultimo jogo fizemos a nossa parte e ganhamos.
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Foi mais gostoso que nos últimos anos haiuhsduahsdau.
UCL
Bem foi estranho mas foram deixando a gente chegar chegar... e
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Bem foi estranho, porque o que eu estava pastando no alemãozão na UCL não tava sendo assim.
Esse jogo galera acho que pode ter sido o mais tristes para os torcedores de Leipzig.
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Eu disse isso porque pode ter sido o ultimo gol do Frahn com a camisa de Leipzig, estou tentando fazer ele mudar de ideia para jogar na abertura do novo estádio, mas já adianto que está difícil.
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Bem se por um lado o time ta desandando do outro o time está engrenando.
fizemos alguns jogos e 2 jogos com seleções de ponta.
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Bem futebol não é justo mas...
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Porem o mundo da voltas...
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E a classificação da qualificatória está assim.
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Bem galera, é isso eu sou honesto com vcs, dependendo se classificar para a Euro e como for o desempenho não sei se teremos muitas outras temporadas, mas não estou desanimado do save, então vou pra cima de todos.
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Bem galera, vamos começar mais uma temporada, essa que dependendo pode ser a ultima ou a penultima, tudo depende da seleção da Astria, por sinal nessa atualização não vou falar dela (nem tenho muito o que falar).
Transferencias.
Desde a temporada passada estou por assim dizer me livrando de estrangeiros, e nessa temporada cheguei ao limite de me livrar de estrangeiros e não perder os jogadores formados no clube, vocês vão reparar que fiz a contratação de um jogador para a lateral e foi beeeem caro, mas já é dificil arrumar laterais bons no jogo, alemães ainda, tive que pagar...
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PS. Enquanto estou postando aqui, estou jogando, e apareceu uma proposta por um jogador que é Alemão mas o abençoado escolheu jogar pela Grécia, então pra mim ele é grego e conta como gringo, então vai passear por outros ares, se der certo eu atualizo a venda dele na próxima att.
Vou deixar os atributos dos contratados em spoiler para não ficar muito grande.

Frank Hitzlsperger Zagueiro, volante, vem porque mais um zagueiro meu se aposentou e eu vendi mais um que não era alemão, vem para fazer parte do revezamento.
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Frank Lüttmann Vem para jogar de segundo atacante, vou falar mais sobre isso no final, mas foi o setor que mais perdeu nessa temporada.
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Christian Böhle Esse é o Lateral de 40 M joga dos 2 lados, e bem ele está com CA em 2,5 estrelas e meus olheiros dão 5 Estrelas de CP nele, espero que vale o investimento... (se bem que acredito que o save não dure tanto mais...)
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Bem essas foram as nossas movimentações, fizemos poucos amistosos, fomos convidados para ir na China, é legal o time ser convidado para ir para outros paises =D.
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Supertaças.
A supertaça Alemã foi de boa, porque o Shalke trocou treinador e mudou muito o elenco então veio um time desarrumado em inicio de preparação, mas a européia já foi mais embaçada.
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...
Bem pessoal, a pior noticia aconteceu na pré temporada, estamos indo para a 11 temporada no comando do time e existia um jogador no elenco que estava com o RB Leipzig, desde quando o time jogava a 5º divisão Alemã, e o jogador sempre rendeu muito, sendo artilheiro da 4, 3 divisão, brigando pela artilharia da Bundesliga, e com seu maior feito foi Artilheiro da UCL, e com muita tristeza, esse simbolo da garra e da luta do time que também foi nosso capitão em TODAS as nossas conquistas até aqui, anunciou sua aposentadoria, e não importa o que eu fizesse, não consegui mudar a idéia dele por mais uma temporada, queria que o primeiro jogo no estádio que leva o meu nome o MAIOR jogador da história de Leipzig estivesse presente, nem que fosse para ser sua ultima partida, mas até na sua ultima partida ele nos presenteou, com seus gols, e n;ao foi um gol qualquer foi o gol que nos deu a mais recente UCL.
Bem não sei mais o que escrever deixo para vocês essas imagens.
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Frahn você será sempre nosso FRAHNTÁSTICO.
Bem com essa aposentadoria, mais um objetivo foi cumprido, agora como disse tudo depende da seleção da Áustria para a continuidade do save.
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Parabéns pelos títulos. A Bundesliga foi mais sofrida, mas mais emocionante hehe.

Gostei das contratações, principalmente do lateral. Com 18 anos já é mto bom e tem mto potencial para crescer. Uma pena que não o veremos com 25-26 anos, no auge.

E uma pena a aposentadoria do Frahn. Ele está como lenda no time? E vc, está como?

Boa sorte na nova temporada.

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Parabéns pelos títulos. A Bundesliga foi mais sofrida, mas mais emocionante hehe.

Gostei das contratações, principalmente do lateral. Com 18 anos já é mto bom e tem mto potencial para crescer. Uma pena que não o veremos com 25-26 anos, no auge.

E uma pena a aposentadoria do Frahn. Ele está como lenda no time? E vc, está como?

Boa sorte na nova temporada.

somos lendas, tbm o cara quase teve ler de tanta taça que ergueu como capitão, na perna de fazer gols então nem se fala dhuaishduashdaui

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      Dito isso a minha proposta de save é a seguinte: Juntamente com meu mano Chat GPT eu estarei criando uma história e um enredo para este save. Será jogado no FM 2013 e se dará início no final do ano 2082. O save terá uma licença poética, então peço que fiquem cientes que eu usarei de recursos narrativos para alterar eventos do save, por exemplo nosso herói é um personagem fictício. Inicialmente eu queria um Newgen real, mas estava bem difícil encontrar um que se encaixasse nos meus critérios de procura.  
      Por fim, mas não menos importante eu vou tentar tornar isso uma história interativa. Então qualquer pergunta que me fizerem que poderia ser respondida pelo personagem, virá respondida por ele durante uma entrevista. Seja imprensa, podcast, ou qualquer outra coisa do tipo. Outro fator é que qualquer um que deseje participar ativamente do save pode dizer o que deseja fazer. Exemplo “Joãozinho e quero ser lateral direito”. Então eu vou ver os laterais da minha base no time atual e escolher um deles para criar o seu personagem por meio do editor e sempre que eu me lembrar, trago informações sobre jogadores/comissão técnica que vocês criarem (Se criarem).
       Então é isso galera. Abaixo deixarei algumas perguntas frequentes que possam vir a ter. Espero que se divirtam e caso estejam preparados, rolem iniciativa!
       
       
       
       
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • leandropatrola
      Por leandropatrola
      Já vasculhei todos os downloads aqui e li sobre os tópicos a respeito de tradução do FM 13
      até baixei de outras versões mas infelizmente não funcionou, se alguém tiver o arquivo LTC do fm13 em português (pode ser o de portugal mesmo)
      por favor compartilhem aqui pq vascuhei os torrents tbm baixei uns 2 ou 3 arquivos mas nenhum deu certo, e a versão q eu tenho tem só em inglês e russo
      obrigado 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Introdução
      A Sports Interactive é responsável pelo sucesso da série Championship Manager e Football Manager. Apesar de ter perdido o nome na disputa com a Eidos Interactive, antiga distribuidora da série CM, o legado ficou todo com a desenvolvedora. A parceria com a Sega, nova empresa distribuidora inseriu no mercado uma das franquias de maior sucesso do futebol.
      Desde novembro de 2004 foram 14 edições da série Football Manager e em maior ou menor grau, todas fizeram um relativo sucesso. O jogo coloca você no comando de uma equipe de futebol, tomando todas as decisões relativas de um manager de futebol e esse é o grande mote da série. Com tudo, o jogo evoluiu bastante nos últimos 13 anos e meio e uma das mudanças relevantes, mas sempre relegada ao plano de fundo, foi o aumento da importância da comissão técnica no jogo.
      Tendo isso em vista, seguiremos uma análise de quatro edições do jogo, em períodos de cerca de 4 a 5 anos entre cada lançamento para entender como esse processo ocorreu e como você deve encerar a montagem e utilização do seu staff no FM. Passaremos pelo Football Manager 2005, depois pela Football Manager 2009, chegaremos até o Football Manager 2013 e encerraremos com a edição atual, o Football Manager 2018.
      Football Manager 2005
      Tela do staff
      Na primeira edição da série, a tela de staff era bem simplória e apenas informativa. Ela contava apenas com o cargo de cada um, a equipe pela qual a pessoa era responsável, a nacionalidade, a reputação e as informações salarias e de término contratual.

      Perfil do staff
      A tela do membro da comissão técnica era menos informativa, mas ainda hoje, encontramos boa parte dessas informações no perfil de cada um no jogo. Os atributos em sua maioria ainda são quase os mesmos, mas a forma como interagimos com cada um deles mudou. Antigamente não havia uma preocupação com os atributos mentais de cada membro do staff, a única coisa que importava era ter o atributo de treino necessário com o maior valor possível.

      Mensagem do olheiro e relatório
      Os relatórios dos olheiros também eram bem mais simples, uma simples recomendação por escrito se o jogador era ou não era uma boa contratação para o seu clube.

      Tela de treinos
      A parte de treinos era totalmente diferente e contava com algo bastante próximo do que um grupo de jogadores deseja ver no jogo, a opção do treinador decidir os regimes de treinamento durante a semana, decidindo o que vai ser trabalhado em casa sessão.

      Relatório de treinos
      Além disso, não existia uma tela que você pudesse saber qual a qualidade do seu treino, apenas uma informação de como cada jogador estava evoluindo seus atributos, em que tipo de programa de treinos o jogador se encontrava, a opinião do staff sobre o desempenho do atleta nos treinos e a tradicional opção de retreinar a posição de um jogador

      Leia Mais: A arte do retreinamento
      Relatório da equipe
      Por fim, as informações disponíveis e demonstradas pela comissão técnica sobre seu elenco e jogadores eram bem limitadas, com o jogador tendo que se guiar pelos atributos que achava importante por posição, ao invés de confiar no que seu staff dizia.

      Como puderam perceber, o staff praticamente só existia na primeira versão do jogo, com tudo sendo bastante misterioso e na base de tentativa e erro para achar a melhor forma de entender seu time, treiná-lo e descobrir novos reforços.
      Football Manager 2009
      Antes de mais nada, já peço desculpas pelas imagens em inglês, mas o meu jogo não tem o idioma português disponível.
      Tela do staff
      Era de se esperar que cinco edições depois algumas mudanças ocorressem nessa área. Contudo, a primeira comparação é de que nada mudou, com a tela de staff permanecendo rigorosamente a mesma.

      Perfil do staff
      Já o perfil do staff ganhou novas informações e novos atributos. Surgiram os atributos de treino de ataque, defesa, físico, mental, tático e técnico na parte de treinamento. Na parte mental, tivemos a transferência de alguns atributos de treino como Fisioterapia e Conhecimento Tático. Além disso, surgiram quais tipos de funções o membro pode e tem desejo em exercer em um clube, além do seu conhecimento de certos países no jogo.

      Mensagem do olheiro
      Uma das modificações nos últimos anos foi a inclusão do relatório do olheiro, apesar disso, as informações que apareciam na caixa de mensagens ainda eram bastante poucas. Ao menos havia um breve informativo sobre o jogador que foi observado.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro foi introduzido entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2009 e ajudou bastante os jogadores a entenderem melhor uma contratação. Obviamente que essa mudança foi gradual, com o sistema de estrelas sendo timidamente inserido no Football Manager 2006 e evoluindo até o relatório.
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      No relatório temos uma comparação entre o jogador observado e o melhor do elenco na posição e também com relação aos jogadores da divisão em que o time se encontra. Também fala um pouco sobre a personalidade e os pontos forte e fracos do jogador. Além de encerrar com informações sobre a transferências, como interesse do jogador, preço e salários. Tudo isso sendo fechado com a recomendação final do olheiro, que foi resumido na mensagem recebida na caixa de mensagens.

      Tela de treinos
      Os treinos que começaram mais especializados e roteirizados se tornaram uma questão de ajustes de barrinha e nessa época, muitos treinos como o famoso Masca Training movimentaram a comunidade. Como não havia uma ciência por trás disso, os treinos eram questões de tentativa e erro e por isso, aqueles prontos e testados eram coqueluche na época. O problema disso é que meio que automatiza e facilitava o desenvolvimento dos atributos dos jogadores, facilitando a criação de jogadores com atributos bombados. Esse tipo de situação também só nos obrigava a procurar os preparados com os melhores atributos para cada treino e coloca-los no time. Por fim, o relatório de desempenho nos treinos que antes vinha separado, agora se integrou a com a organização dos treinos.

      Tela de preparadores
      Também tivemos a introdução da divisão de treinos por cada membro do staff, com cada um sendo especialista em uma área de acordo com seus atributos. A medição por estrelas da qualidade do treino também foi imposta durante o período e ficou possível mensurar facilmente a qualidade da comissão técnica na hora do treinamento. Outro ponto importante foi a introdução de treinos e preparados diferentes para a equipe principal e para as categorias de base.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe continuou bastante similar durante esse tempo, mas houve a exclusão da informação sobre quem seriam os piores jogadores da equipe, ficando apenas os melhores por setor da equipe principal e as principais promessas.

      Relatório das palestras
      Porém, com o aumento da importância das palestras de jogo, seja na preleção, no intervalo ou após o jogo, surgiu uma nova ferramenta. De forma rudimentar, seu assistente técnico lhe informava como cada jogador reagiu a suas palestras na partida anterior, permitindo que você pudesse entender melhor como motivar cada jogador.

      Recomendação de jogadores por empréstimo
      Por fim, para quem quisesse pedir recomendações de jogadores disponíveis e acessíveis para o time via empréstimo, poderia solicitar rapidamente ao seu assistente para produzir sugestões para as posições indicadas pelo treinador. Infelizmente, dependendo do nível em que sua equipe se encontrava, não era fácil encontrar, mas era uma ferramenta bastante útil para quem jogava em divisões menos badaladas.

      Com o salto de cinco versões, já começamos a perceber uma maior relevância da comissão técnica dentro do processo, como uma maior especialização nos treinos, a adição de funções novas ao assistente técnico, além de maiores informações fornecidas pela equipe de olheiros.
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      Football Manager 2013
      Andamos agora quatro versões para frente, até o lançamento do FM 2013 no final de 2012. Nessa linha temporal que seguimos, estamos cada vez mais próximos do estado atual da franquia.
      Relatório de boas-vindas
      Logo de cara já temos uma novidade, que é um relatório de observação de boas-vindas dos olheiros, indicando jogadores que podem ser boas contratações para o time. Fornecendo imediatamente um ponto de partida para o seu novo trabalho.

      Tela do staff
      A tela de staff também ganhou uma maior divisão, apesar de inicialmente mostrarem as mesmas informações, observamos uma clara divisão por time principal, reservas e categoria de bases, além de vermos que o aumento na proeminência nas responsabilidades do staff.

      Perfil do staff
      O perfil do staff ainda apresenta a mesma estrutura vista lá no FM 2005, mas com mais informações e tirando o histórico de conselhos, pouca coisa mudou desde o FM 2009.

      Mensagem do relatório do olheiro
      A mensagem do relatório de olheiro ganhou mais corpo e passou a contar com a recomendação de capacidade atual e potencial do jogador, além das informações sobre os valores envolvidos em uma eventual transferência.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro ficou mais gráfico e recheado de informações que já saltam imediatamente aos olhos. A estrutura vista anteriormente ainda é similar, mas as informações de posição, melhor função (adveio da mudança nas táticas no FM 2012) e também uma comparação com os melhores atletas da posição no elenco passaram a figurar por aqui.

      Tela de treinos
      Os treinos abandonaram as barrinhas e assumiram a forma como conhecemos hoje, tirando mudanças de estilos e uma ou outra pequena modificação, já são mais de cinco anos que a estrutura é a mesma. Ao invés de decidir as intensidades de cada tipo de treino, agora você pode escolher apenas um foco e a sua intensidade. É possível mudar o treino padrão em determinada semana e a intensidade também. Além disso, temos o treino para jogo, que normalmente antecede cada uma das partidas. E você pode optar por dar descanso aos atletas e depois de cada jogo e também aumentar ou diminuir a carga de treino para jogo.

      Tela de treino individual
      As informações de treino passaram a ser divididas entre individual e geral, além da já tradicional tela de preparadores. Na tela individual, você pode definir um foco para o jogador (atributo, nova posição, MPJ e a intensidade), além de acompanhar o desempenho geral do atleta nas sessões de treinamento e a opinião do staff sobre o rendimento do atleta.

      Tela de preparadores
      A tela de preparadores mantém a mesma estrutura do FM 2009, mas ficou mais fácil de ver o nível de cada treinador e modificar as sessões de treino que cada um é responsável. A opção de pedir um relatório sobre atletas disponíveis para empréstimo ainda permaneceu durante essas quatro diferentes versões.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora se tornou muito mais informativo e mais abrangente, avaliando toda a equipe, ao invés de só os destaques. Além disso, o fornecimento de relatórios sobre suas táticas, origem dos gols feitos e sofrido, última partida e outros tipos de estatísticas começaram a surgir com o aumento da importância da análise estatística no futebol mundial.

      Conselhos do staff
      Contudo, as principais mudanças para o aumento da importância do staff começaram a ser implementadas, com a ferramenta de aconselhamento do staff, onde eles começaram a dar pitacos em diversas áreas e passaram a ter um desempenho ativo dentro do jogo. Com isso, os atributos técnicos passaram a ser a única fonte de medição de qualidade de um membro da comissão, com os atributos mentais passando a ter peso importante nessa relação.

      Responsabilidades do staff
      Outra parte importante foi a capacidade de poder dividir as responsabilidades indesejadas com o seu corpo técnico, podendo direcionar atividades que você ainda se acha inexperiente para mexer ou que não se importa tanto ao ponto de microgerenciar tudo.

      Passaram-se nove versões e as versões de 2012 e 2013 começaram a ser um ponto de virada na importância do staff dentro de jogo. Eles passaram a deixar de estar ali por estar e se tornaram parte do seu dia-a-dia como treinador do clube. O que é um ponto positivo, pois essa integração existe e é vital num clube de futebol e com isso, a relevância de passar a investir mais em seu staff aumentou, com mais pessoas dando atenção a outros critérios além das estrelinhas de cada preparador em seus treinos.
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      Football Manager 2018
      Chegamos a versão atual e já nota-se o tanto que as funcionalidades e atividades relativas ao staff no jogo se tornaram mais presentes e detalhadas ao longo dos anos e com o Football Manager 2018 não foi diferente, já que na versão anterior inseriram-se novas funções no staff e que foram melhores trabalhadas para a edição atual. Ademais, a presença do Centro Médico e a modificação no funcionamento do sistema de olheiros trouxeram ainda mais impacto à forma com que o treinador se relaciona com seu staff.
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      Tela do staff
      A tela de staff mudou de roupagem, sendo dividida nas três categorias vitais para o funcionamento do clube: equipe técnica, de observação de jogadores e departamento médico. Com bastante informações a respeito do preenchimento das vagas, a quantidade de cada tipo de profissionais e uma comparação média da qualidade da comissão técnica com o restante da divisão em que seu clube se encontra.

      Perfil do staff
      A tela do perfil do staff ainda continua estrutura da mesma maneira, apesar de conter mais informações a respeito de cada treinador, contudo, as grandes mudanças ficaram para os atributos. Agora eles são divididos em gestão, treino, olheiros e médico. Assim, cada profissional de determinada área tem seus atributos destacados adequadamente. Também tivemos a inclusão de novos treinos de goleiros, antes eram dois, agora são três. Além disso, cada uma das suas equipes (reservas, juniores, etc) ganhou uma tela própria para que você possa ver quem é o staff em cada uma delas.

      Mensagem do olheiro
      As modificações na forma como os jogadores são observados e a inclusão do analista de dados geraram impactos na forma como você obtém as informações do seu time de olheiros. Anteriormente, os relatórios chegavam nas suas caixas de mensagem, agora, se você delegar a responsabilidade de observação ao olheiro-chefe, apenas quando ele julgar necessário você receberá um relatório. A maioria fica no centro de observação, ou então, na tela de pesquisas ou lista preferencial.

      Relatórios do olheiro e analista de dados
      Os relatórios de olheiros também ficaram mais abrangentes e específicos, com o relatório do olheiro separado do relatório do analista de dados e com a opção de juntar essas duas informações em uma tela só. Obviamente que a gama de informações disponíveis também aumentou, deixando de ser limitado só a um ponto fraco ou forte, listando um perfil mais completo do jogador, para te informar se ele é ou não é uma boa recomendação. Inclusive, para essa versão, foi incluído um sistema de pontuação que vai de 0 a 100 para que você possa ver quão boa aquela contratação pode ser, independentemente da avaliação de CA e PA do atleta.

      Tela de treinos
      A tela de treinos também ganhou mais informações, com a adição de uma tela que reúne as informações generalizadas. A forma como o jogo gere os treinamentos ainda não mudou, apesar de ser uma das sugestões mais frequentes nos fóruns da Sports Interactive. O mesmo segue para as telas de treino individual e de preparadores, com a maioria das modificações sendo apenas para clarificar as informações na tela. Também tivemos a distinção mais adequada dos treinos de cada uma das suas equipes, para que você possa personalizar melhor o treinamento de cada um dos membros do seu staff para tirar o máximo possível em cada nível de futebol.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora também contém mais informações, seguindo os rumos tomados nas edições anteriores e incrementando ainda mais a quantidade de informações presentes para o jogador. Até a avaliação do nível do plantel se tornou mais informativa, com diversos comparativos podendo ser feitos, fazendo que você entenda quais são seus melhores e piores jogadores mais rapidamente.

      Conselhos do staff
      Os conselhos do staff também ganharam mais diversidade e o seu controle sobre quando receber essas informações também aumentaram. Temos conselhos táticos, de treino de desenvolvimento de jogadores, de transferências e contratos e da própria comissão técnica. Você pode até decidir quem é o membro mais capacitado para lhe informar nesses diversos tópicos. Além disso, ao acessar a tela do seu elenco, sempre que um conselho estiver disponível, aparece um alerta no canto da tela e ao clicar nele, você pode decidir quais ações tomar, resolvendo rapidamente as pendências do elenco. Vale lembrar que essa funcionalidade está presente em todas as telas que o conselho é válido, não apenas nas telas do elenco.

      Responsabilidades do staff
      Com uma grande quantidade de funcionários, ocorre um aumento de responsabilidades. E a tela de delegação de tarefas aumentou bastante entre a sua implementação e a atual versão. Isso permite uma maior adaptação do treinador ao seu estilo de jogo e pode ajudar até a reduzir o tempo gasto com o gerenciamento desses detalhes no jogo.

      Centro de observação
      A forma como interage-se com os olheiros também mudou, com a equipe de observação tendo orçamento próprio e a possibilidade de comprar pacotes de informações sobre jogadores que envolvem diversos escalões do futebol (normalmente ligados ao alcance atual do clube) e que são divididos entre pacote sênior (para os jogadores já consolidados) e pacote de jovens.

      Centro Médico
      E com as necessidades físicas do futebol moderno aumentando a cada vez mais, foi adicionado o centro médico, uma tela que lhe fornece informações sobre a condição física dos jogadores e como está o desgaste dele. Isso ajuda a prevenir lesões e manter seu elenco bem-conservado para as partidas mais importantes da temporada.

      É notável o aumento exponencial de funcionalidades ligadas ao staff entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2018 e como não podia deixar de ser, a própria importância de ter uma comissão técnica de qualidade e que você possa confiar.
      Conclusão
      Tendo tudo isso em vista, essa é uma parte do jogo em que não se pode negligenciar mais, com eles sendo fundamentais para o desenvolvimento dos seus atletas, para o entendimento do funcionamento da sua equipe e até mesmo para diminuir as chances de erros bobos no planejamento da temporada.
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      Por isso, não negligencie essa parte do jogo e aproveite que agora o orçamento salarial para o staff é separado do seu orçamento salarial para jogadores, sendo assim, você não precisa deixar de reforçar seu elenco para encorpar seu staff. Com tamanha importância, ter um staff em que você possa confiar pode ser vital nos resultados finais do seu time e influenciar a forma como seu save está indo.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
    • GG.
      Por GG.
      O "Princípio 323": como distribuir tarefas por um time
      Por ggpofm

      O Football Manager (FM) é um jogo envolvente. A possibilidade de atuar como um treinador que comanda e/ou influencia várias áreas de um clube é cativante, mas sabemos que muitos dos que estão dando os primeiros passos no FM se sentem um pouco perdidos em vários aspectos do jogo, inclusive naquele momento de colocar o time em campo.
      Para tentar ajudar quem é iniciante no FM, resolvi contribuir com um texto sobre a distribuição de tarefas na formação tática um time. Espero que as ideias que serão apresentadas possam ajudá-lo de alguma forma, mas tenha em mente que elas não são uma receita de bolo e nem a solução para todos os seus problemas. É fundamental a leitura de outros textos que abordam outros aspectos do jogo e também a compreensão de que o jogo simula o futebol e como tal, muitos acontecimentos em campo ocorrem de forma ocasional.
      Desde o FM 2010, a Sports Interactive (SI) introduziu o “Criador de Táticas” com objetivo de facilitar o trabalho de quem vai controlar um time. Com ele é possível organizar de forma intuitiva como um time se estruturará taticamente para as partidas. Mesmo assim, um dos aspectos do “Criador de Táticas” que podem gerar confusão para quem está dando os primeiros passos no mundo do FM é a definição das tarefas dos jogadores.

      As tarefas no FM
      No FM há seis opções de tarefas: defesa, apoio (suporte), ataque, cobertura, bloqueio e automática. Para algumas funções existe apenas uma tarefa, como por exemplo, o Primeiro Volante, que possui somente a tarefa defender. Para outras existem quatro tarefas, como por exemplo a função de Meia Central, com as tarefas de defesa, apoio, ataque e automática. Enfim, para cada posição em campo é possível escolher algumas funções e cada uma delas possui um número de tarefas pré-definidas pelo FM.
      Escolher bem as tarefas de um time permitirá que ele se torne equilibrado em campo, mantendo seus três setores (defesa, meio-campo e ataque) conectados, facilitando que os jogadores desenvolvam o modelo de jogo pretendido.
      Para o que nos interessa precisamos apenas nos concentrar nas tarefas básicas do FM: as tarefas de defesa, apoio e ataque. O motivo para isso é que as tarefas de bloqueio e cobertura são na realidade adaptações da tarefa defender, enquanto a tarefa automática reúne as três tarefas fundamentais (defesa, apoio, ataque) em uma só. Os mais experientes fazem uso da tarefa automática de forma precisa, mas para quem está iniciando eu acredito que é mais educativo controlar as tarefas que cada jogador executa em campo em determinado momento de uma partida, do que deixar que a inteligência artificial do jogo controle isso por conta própria.
       
      O que é o “Princípio 323”
      E como essas três tarefas devem ser distribuídas por um time? Quantas tarefas de defesa um time precisa ter? E quantas de apoio e ataque? Todos os jogadores de defesa devem ter tarefas de defesa e os jogadores de ataque devem ter tarefas de ataque?
      As respostas para essas e outras questões estão no que eu batizei de “Princípio 323”. A primeira vez que eu vi essa ideia apresentada de forma clara foi no “Tactical Theorems and Frameworks 09” (TT&F 09), dos idealizadores do “Criador de Táticas”, Richard Claydon (wwfan) e Gareth Millward (Millie).
      Todo time deve ter jogadores que foquem seu jogo intensivamente na defesa (tarefa defender), jogadores que foquem seu jogo intensivamente no ataque (tarefa atacar) e aqueles que jogam de forma mais equilibrada nas duas tarefas (tarefa apoiar). Para os autores do TT&F 09, para um time alcançar o equilíbrio tático é preciso que entre os 10 jogadores de campo exista o mínimo de três jogadores com tarefa defender, dois jogadores com tarefa apoiar e três jogadores com tarefa atacar.
      Sendo assim, quando se distribui as tarefas seguindo o “Princípio 323” entre os 10 jogadores de campo de um time, oito terão que estar distribuídos como a forma enunciada acima, enquanto a tarefa dos outros dois jogadores que sobraram serão designadas de acordo com a postura que for adotada em um determinado momento da partida.
      A partir desse princípio, os desdobramentos são lógicos. De forma geral, se em algum momento da partida o objetivo é atacar serão necessários mais jogadores com tarefas ofensivas e se em outro pretende-se defender, haverá necessidade de mais jogadores com tarefas defensivas. A conclusão para uma proposta defensiva, uma equilibrada (neutra) e uma ofensiva, a distribuição de tarefas entre os 10 jogadores de campo será a seguinte:
        Postura defensiva: cinco com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura equilibrada: três com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura ofensiva: três com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e cinco com tarefa atacar.
        Observe que em todas as três propostas acima sempre existe o mínimo proposto pelo “Princípio 323”, ou seja, três jogadores com tarefa defender, dois de apoio e três com tarefa atacar.
      Espero que não, mas alguém pode imaginar que as tarefas de defesa devem ser dadas aos defensores, as tarefas de apoio aos meio-campistas e as tarefas de ataque aos atacantes. Nada mais equivocado!
      Para um time alcançar o equilíbrio tático, evitando-se que a defesa, o meio-campo e o ataque fiquem desconectados, é preciso misturar as tarefas pelos três setores de um time para que exista movimento entre eles. Por isso, não basta saber a quantidade de tarefas necessárias em um time. É importantíssimo saber distribuí-las pelos três setores do time.
       
      “O Princípio 323” na prática
      Não tenho a intenção de apresentar imagens de várias formações táticas e sugestões de distribuição de tarefas porque não é meu desejo transformar o “Princípio 323” em algo a ser seguido às cegas e sem nenhuma reflexão por parte de quem irá usá-lo. Se pelo “Princípio 323” tenho um modelo a ser seguido que “exige” o mínimo de três jogadores com tarefa de defesa, três de apoio e três com tarefas de ataque, espero que ao distribuir as tarefas pelos setores de um time, você pare, pense e consiga distribuí-las de forma racional, lembrando-se que durante os 90 minutos de partida existem vários momentos diferentes e que, talvez, em cada um deles seu time precise de uma distribuição de tarefas diferente para conseguir jogar de forma equilibrada.
      Mesmo assim, vou apresentar um exemplo simples com uma formação que já foi muito usada no FM, o 4-4-2 inglês. Como você deve saber, essa formação tática utiliza os três setores em linha (quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes).


      Como toda e qualquer formação tática, ela só funcionará bem se conexões foram criadas entre os setores e por isso, o 4-4-2 inglês precisa de defensores que se aproximem do meio-campo ou que o ultrapasse, de meio-campistas que ajudem a defesa, de meio-campistas que ajudem o ataque e atacantes que ajudem o meio-campo.
      Seguindo as diretrizes do “Princípio 323” uma das maneiras possíveis de distribuir as tarefas do 4-4-2 inglês é a seguinte:

      Como é possível ver acima, existem três jogadores com tarefas defensivas (dois zagueiros e um meio-campista central), dois com tarefas de apoio (um meio-campista central e um atacante) e três com tarefas de ataque (um atacante e dois meio-campistas laterais). Também existem os dois laterais para os quais as tarefas não foram definidas.
      Determinadas escolhas parecem óbvias, mas outras nem tanto. O meio-campo é sempre problemático porque ele precisa executar várias atividades simultâneas. Ele é o setor que conecta a defesa e o ataque, mas também precisa proteger a defesa e se aproximar do ataque para não deixá-lo isolado. Por isso é comum que se tenha as três tarefas distribuídas por ele.

      Como é possível ver na imagem, existe um meia-central com tarefa defender que será o jogador mais recuado do meio-campo e que auxiliará na proteção da defesa, dois meio-campistas laterais que procurarão chegar ao ataque e um meia-central com tarefa de apoio que ajudará na ligação defesa e ataque.
      No ataque, há outro jogador com uma tarefa que não parece óbvia, o atacante com tarefa apoiar.

      Ele é responsável por impedir que o ataque se desconecte do restante da equipe, por isso ao receber a tarefa de apoio ele fica mais recuado. É um tarefa parecida com a do meia-central com tarefa defender que é o responsável por impedir que o meio-campo se desconecte da defesa.
      Observe que as ideias apresentadas no “Princípio 323” estão presentes no 4-4-2 inglês apresentado. O mínimo exigido pelo “Princípio” foi respeitado e as tarefas foram distribuídas entre os três setores do time garantindo que eles fiquem conectados e que exista movimento entre os jogadores desses setores.
      Ainda restam dois jogadores que fazem parte de um tipo de reserva: os dois laterais. Eles se adaptam dependendo do que se queira em determinado momento de uma partida.
      Se a ideia é que a defesa fique postada e resista à pressão do adversário, os laterais serão colocados com tarefa defender.


      Se quiser que os laterais vão à frente em busca de criar sobreposições e superioridade numérica no campo ofensivo, eles devem ser colocá-los com tarefa atacar.

      E se o objetivo é que eles subam ao ataque, mas de forma paciente, sem se descuidar da defesa, os laterais devem ter tarefas de apoio.


       
      As variações no “Princípio 323”
      Com esse exemplo do 4-4-2 inglês não quero dizer que outras combinações de tarefas não são possíveis. Isso depende do elenco de que se dispõe e também do modelo de jogo que se pretende jogar.
      Por usar há vários anos o “Princípio 323”, consigo manejá-lo com maior flexibilidade, inclusive “desrespeitando-o” algumas vezes, como por exemplo, ao usar apenas dois jogadores com tarefa de ataque em vez do mínimo de três que o princípio pede.
      Outros autores também sugerem combinações diferentes. Por exemplo, The Hand of God sugere no artigo “The Mentality Ladder: A Practical Framework for Understanding Fluidity and Duty” três jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. Já o Llama3 em seu artigo “Pairs and Combination: The Complete Guide” sugere como regra que um time tenha três jogadores com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar.
      A minha sugestão para quem está começando é que o ideal é seguir as ideias aqui expostas à risca e só quando a compreensão sobre como funcionam as dezenas de variáveis do FM se tornar maior, que se flexibilize o “Princípio 323”.
      Agora é com você. Boa diversão!
       
      Download da 1ª parte em pdf
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