Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Inglês se cura do vício em game de futebol e escreve livro sobre 20 anos "roubados" da vida


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto

Inglês se cura do vício em game de futebol e

escreve livro sobre 20 anos "roubados" da vida

detalhe-da-capa-do-jogo-football-manager-2013-da-sports-interactive-1354221366429_615x300.jpg

Imagine ficar tão obcecado por um game de futebol a ponto de terminar seu casamento. Ou vestir um terno para acompanhar seu time em uma final virtual de Liga dos Campeões. Todas essas loucuras (e muitas outras) aconteceram de verdade com pessoas que tiveram as vidas "roubadas" pelo Football Manager, o mais famoso jogo de gerenciamento de times de futebol que existe. Quem relata é o autor inglês Iain Macintosh, que escreveu um livro sobre o game após conseguir se curar do vício que o fez varar madrugadas na frente do computador.

21j1840.jpg

Football Manager Stole My Life: 20 Years of Beautiful Obsession ("Football Manager roubou a minha vida: 20 anos de uma linda obsessão"), escrito por Macintosh junto com os amigos Kenny Millar e Neil White, é um dos grandes sucessos de venda da Amazon, maior loja online de livros do mundo, em 2012. Lançado há menos de seis meses, o livro já está na quarta edição, o que deixou o ex-maníaco bastante surpreso. Em conversa com o UOL Esporte, Iain Macintosh disse que não sabia que havia tantas pessoas que tiveram a vida "roubada" pelo game.

2dqkjya.jpg

"Eu e os outros autores vimos que nunca alguém havia contado a verdadeira história desse jogo e das pessoas que o jogam. Sabíamos que havia mais gente como nós, fanáticos por esse game, mas não tínhamos ideia de que havia tantas", conta Macintosh, que tentou explicar no livro como Football Manager viciou tantas pessoas ao redor do mundo (veja histórias nas fotos). e também como conseguiu escapar do game que consumia horas e horas de sua vida. Um jogo que, segundo ele, é tão viciante quanto bebidas alcoólicas ou drogas.

"Hoje, já nem jogo tanto, só algumas sessões de duas horas ao longo da semana. Depois que meu filho nasceu, raramente tenho tempo para jogar, o que acabou sendo uma coisa boa", diz o inglês. "Falei com um psicólogo especializado no assunto (vício em jogos de computador) e as conclusões a que chegamos foram terríveis: Football Manager pode ser tão perigoso e viciante quanto álcool e drogas", completa.

Iain Macintosh, de 34 anos, foi "vitimado" pelo jogo quando estava no colégio, em 1992. Segundo o autor, FM, como o game é conhecido, atrapalhou muito sua vida escolar: "Um amigo me emprestou a primeira versão do jogo, em 92, e eu vi na hora que aquilo iria revolucionar o mundo dos games. O jeito como o jogo te atraia para o universo fictício, e o fato de você ter que obrigatoriamente ganhar para ficar no time, me deixavam tenso, nervoso, ansioso. Consequentemente, minha vida escolar mergulhou na tragédia", brinca o inglês, que trabalha como correspondente para o The New Paper, de Cingapura.

j09v8p.jpg

Mesmo depois de se formar na faculdade e começar a trabalhar, Macintosh continuou tendo sua vida afetada pelo Football Manager. No auge do vício, quando virava a noite na frente do computador comandando seu amado Southend United, chegou até a vestir um terno para acompanhar a final da Liga dos Campeões fictícia a que ele conduziu sua equipe.

"Como muitas pessoas, sou muito supersticioso em relação ao futebol. Por isso, quando alcancei a final da Liga dos Campeões, o que foi muito difícil, coloquei um terno para acompanhar o jogo.Senti que a ocasião merecia. Mas esse foi o limite da minha loucura", conta o autor, que, de tão viciado, não acompanhava apenas as partidas de seu time no game. Além dos duelos do Southend, Macintosh assistia às simulações dos jogos das equipes adversárias (comandadas pela inteligência artificial do jogo), sempre em busca de novas contratações.

"Nessa época, eu fiquei maníaco por fazer scouts dos jogadores. Eu acompanhava todos os jogos da inteligência artificial, sempre observando jogadores que eu poderia contratar para a próxima temporada", relata. "Acho que eu exagerava um pouco", reconhece o ex-viciado.

303hbfq.jpg

DICAS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

Para levar o pequeno Southend United à decisão da Champions League, nem que seja apenas uma final virtual, tem que conhecer bem o futebol. E Iain Macintosh não se intimida em dizer que entende do riscado. Ao saber que iria ser assunto em um veículo de mídia do Brasil, o inglês admitiu não conhecer muito dos clubes brasileiros, mas afirmou que acompanha de perto a equipe nacional, comandada agora por Luiz Felipe Scolari. Solícito, Macintosh aproveitou para dar dicas ao treinador para posicional Neymar e cia. em campo.

"Não conheço muito os clubes do Brasil, mas, naturalmente, cresci apreciando a seleção. O Brasil vem atravessando um período estranho. Fiquei com uma péssima impressão na Copa América, e, toda a força que eles trouxeram para os Jogos Olímpicos foi capaz de criar apenas alguns momentos de brilho", opina, antes de diagnosticar os problemas da escalação.

"O time não tem um elo entre os jogadores de defesa e ataque. Há um monte de atacantes que ficam parados, só observando e esperando a bola, para perder a posse quando recebem. Espero que (Mano) Menezes resolva isso, pois o mundo precisa de um Brasil forte. Até agora, no entanto, nada me convenceu que ele tenha capacidade de fazer isso", diz. Dito e feito: dias após a entrevista, Mano foi demitido da seleção.

4jmhon.jpg

Apesar de gostar de palpitar, Iain Macintosh reconhece que só o fato de ser um craque no Football Manager não credencia alguém a treinar uma equipe de futebol de verdade. Apesar disso, alguns times parecem apostar nisso. Na última quarta-feira, por exemplo, o Baku, do Azerbaijão, anunciou a contratação de Vugar Huseynzade, 21 anos e gênio dos games, como treinador.

"Acho que o FM abriu os olhos de muitas pessoas sobre o gerenciamento de futebol, levando os treinadores a pensarem melhor a questão tática nos times. No entanto, o jogo não substitui de maneira alguma o futebol de verdade. Na vida real, não existem os atributos dos jogadores. Você tem de interagir com seres humanos, e FM ainda está longe de reproduzir isso", analisa.

loja-virtual-uol-host-icon.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 86
  • Criado
  • Última resposta

Fiquei feliz por não ser o ggpofm ou o Jirimias.

hauhauhauuhauhau genial!

Achei que o primeiro FM fosse de 2005... :meme_lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauhauhauuhauhau genial!

Achei que o primeiro FM fosse de 2005... :meme_lol:

Ele virou Football Manager em 2005. Mas o jogo é antigo. O Championship Manager virou FM e o "novo" CM foi aquela merda que todos viram..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase no nivel desses cara..

Sempre que chego em final eu tenho as musica certas pra colocar pra tocar pra dar sorte, mesmo tendo que acordar 7:30 pra vir pro trampo tenho ficado até 1 hr jogando essa porra... e já deu briga com a namorada também, ela reclamou que eu ficava jogando e não tava dando atenção pra ela :P

HAUIHAUIOHOAUIHAUIHAUIHAUI

Se sair em portugues é compra certa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase no nivel desses cara..

Sempre que chego em final eu tenho as musica certas pra colocar pra tocar pra dar sorte, mesmo tendo que acordar 7:30 pra vir pro trampo tenho ficado até 1 hr jogando essa porra... e já deu briga com a namorada também, ela reclamou que eu ficava jogando e não tava dando atenção pra ela :P

HAUIHAUIOHOAUIHAUIHAUIHAUI

Se sair em portugues é compra certa..

ja ta confirmado o PT-BR pro FM14... vai ser uma boa, mas sentirei saudades dos adeptos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauhauhauuhauhau genial!

Achei que o primeiro FM fosse de 2005... :meme_lol:

Acredito que a tradução deve ser jogos manager de 20 anos pra cá, o FM tem desde 2005 mesmo

livro muito foda, se tiver um portugues leio fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja ta confirmado o PT-BR pro FM14... vai ser uma boa, mas sentirei saudades dos adeptos

Tava falando do Livro... FM eu já compro Original desde o ano passado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, mas o inglês nem deve ser muito difícil de ler. O foda é ele falar das paradas do jogo em inglês que é tudo específico e diferente.

PS: Ele assistia a jogos dos adversários CPU pra descobrir joadores hahah. Isso é vício demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orra, bem que esse livro podia sair ser traduzido, compra certa. Pior que me sinto um pouco como o cara, não tenho tantas manias durante o jogo, sou mais o que fica puto e que até narra os jogos, mas nada além disso. Foda que todo dia eu jogo, não dá, vício nisso é muito grande.

Até pensei em me afastar do FM esses dias, jogo essa porra direto.

Lendo a matéria, achei foda a ideia do terno. AHuahuahuHUAHUAhu Já a da aposta foi foda hein, ainda bem que o cara tirou um lucro com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orra, bem que esse livro podia sair ser traduzido, compra certa. Pior que me sinto um pouco como o cara, não tenho tantas manias durante o jogo, sou mais o que fica puto e que até narra os jogos, mas nada além disso. Foda que todo dia eu jogo, não dá, vício nisso é muito grande.

Até pensei em me afastar do FM esses dias, jogo essa porra direto.

Tambem faco isso hahauhauhaauh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja me auto entrevistei

Já me joguei no chão comemorando gol

Já sai correndo pelo quintal rodando a camisa comemorando titulo

Nenhum outro jogo proporciona essa emoção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja me auto entrevistei

Já me joguei no chão comemorando gol

Já sai correndo pelo quintal rodando a camisa comemorando titulo

Nenhum outro jogo proporciona essa emoção

caralho, ja fiz isso tudo sfhgsdfgsdhgfsd

ja simulei ser o tadeu schmidt convidando meus jogadores a pedir musica no fantastico, dai eu botava uma musica pra tocar e botava replay dos gols

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vou em 11 anos... kkkkkkk

Essa da narração nos primeiros anos era de lei... eu fazia...

E tem um amigo que quando tinha algum clássico ou decisão de campeãonato ele gritava mesmo quando era gol... ele chegou a acordar o pessoal da casa jogando de madrugada do grito que ele deu (o pc ficava na sala). :yeah:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja me auto entrevistei

Já me joguei no chão comemorando gol

Já sai correndo pelo quintal rodando a camisa comemorando titulo

Nenhum outro jogo proporciona essa emoção

Me identifiquei. Fiquei preocupado agora AHUAHUAUhauHUAh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico imaginando entrevistas coletivas (fora as do jogo), quando estou no banho, ou no sofá, eu recebendo ligação do Bate-Bola da ESPN, matérias escritas pelos jornalistas, fico muito puto quando perco jogos fáceis, e comemoro somente libertadores da américa, sempre tenho um jogador favorito que mesmo sendo ruim não me desfaço dele etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gritar e comemorar gols é normal pô...

Ser eleito o melhor treinador no jogo e a festa de gala ser no seu banho levantando uma taça de frasco de shampoo é coisa de doido

mas não sou desses não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SAHUHSUAUHASHUSAUHSHUSAUHSAUHSHUSAHAUS

Tô rindo demais. Uns dois FMs pra trás eu era muito viciado, mas FM passado joguei pouco e esse até agora também. Joguei umas 4 temporadas no Ajax, 1 no Flu acho e pronto. E tem muito tempo que não abro o jogo. Grazadeus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ser eleito o melhor treinador no jogo e a festa de gala ser no seu banho levantando uma taça de frasco de shampoo é coisa de doido

mas não sou desses não

ja fiz parecido hjfakfsgdfgs

descobri que sou muito viciado em FM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja me auto entrevistei

Já me joguei no chão comemorando gol

Já sai correndo pelo quintal rodando a camisa comemorando titulo

Nenhum outro jogo proporciona essa emoção

Eu lembro como se fosse hoje, um save que fiz com o Atlético de Madrid, acho que no FM 08 ou 09. Depois de uma 6 temporadas fui campeão da UCL, em cima do Bayern. Eu narrava o jogo e "gritava aos jogadores" igual um louco dentro do quarto. Ganhei com um gol do Santa Cruz no final do jogo, quase ficava rouco gritando gol. huauhahuahuahuahuah

Ser eleito o melhor treinador no jogo e a festa de gala ser no seu banho levantando uma taça de frasco de shampoo é coisa de doido

mas não sou desses não

Ai já é demais uhahuhuahuahuahua
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
       

    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
×
×
  • Criar Novo...