Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Valor dobrado!


Visitante vitorloyolaprest

Posts Recomendados

Jogos de computador custam em média 100 reais aqui no brasil e é por isso mesmo que a pirataria come solta por aqui. 100 reais por um jogo de computador é um preço absurdo. O valor de um jogo nos EUA ou na Europa é de 30 dolares mais ou menos.. mas temos que levar em consideração que o salário familiar médio nos EUA é de mais de 5 mil dólares e qualquer pedreiro lá ganha mais de 2 mil dólares. Então 30 dólares é irrisório em comparação ao salário da lá. Mas um jogo custar um terço de um salario mínimo é absurdo (ainda mais se levarmos em consideração que a grande - enorme - maioria do Brasil vive com exatamente esse salário)..

Os preços devem levar em consideração a realidade do mercado brasileiro, ou então não venham reclamar da pirataria.

PS: A SI não acabou com o crack, apenas esse crack não funcionou bem. Nada impede de alguém conseguir fazer um crack eficiente, sem esse bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 72
  • Criado
  • Última resposta

Se vender jogos por 30 reais as empresas vão ter prejuízo.

E a maior parte dos brasileiros, especialmente os que recebem salário minimo, não tem computador, então eles nem são considerados como mercado.

100 reais é um preço bem razoável para classe média para cima, que é onde o nicho de jogos de videogame e computador se encontra.

Infezlimente com a carga tributária que tem aqui os jogos não podem ser mais baratos que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que 100 com certeza não é valor para classe média. É para clase alta, pq classe média no brasil é uma família que ganha 2, 3 mil reais por mes, para 4 ou mais pessoas. Quem tem uma família que ganha 2 a 3 mil por mês não vai gastar 100 reais para cada jogo que for comprar.

Na verdade só existem 2 opções: ou as empresas descobrem uma maneira de baratear os jogos ou ninguem nunca vai comprar. Quer dizer, vai comprar no camelô. Não adianta reclamar, fazer propaganda contra a pirataria, dizer que pirataria é roubo, etc.. com esse preço não é racional ninguem comprar um jogo na loja. Temos que pegar exemplos de DVDs, que antes custavam uns 100 reais tb e agora custam até 20 nas Lojas Americanas, ou lojas do tipo. Só assim para se diminuir a pirataria. Qq outra coisa é perda de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mercado de DVDs é muito maior que o mercado de jogos de computador.

E quem ganha 2 ou 3 mil reais tem dinheiro para comprar um jogo por 100 reais. É claro que não dá para comprar 20 jogos todo mês, mas comprar 1 por mês dá.

Camelôs são ilegais e não pagam imposto. Se o Brasil fosse um país organizado e sério, eles nem existiriam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, familias que ganham 2 mil por mes não só gastam normalmente todo o seu dinheiro com as coisas básicas do mês como geralmente estão endividadas. Com certeza nunca passaria pela cabeça de um chefe de família com essa renda gastar 100 reais em um jogo.

Camelôs existem devido a pobreza da população e ao desemprego monstruoso. Se o Brasil fosse rico, eles não existiriam. Mas o Brasil é um país pobre então eles existem como em qq país pobre do mundo, sem excessão.

E, realmente, e obviamente, os camelos não pagam impostos. Mas grande parte das empresas legais também não pagam, ou sonegam parcialmente, ou ainda totalmente, ou fazem diversos tipos de esquemas para burlar os impostos (como o caixa dois, por exemplo). Eu trabalho em auditoria contábil e vejo isso todos os dias. Os empresários nem tentam esconder mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, familias que ganham 2 mil por mes não só gastam normalmente todo o seu dinheiro com as coisas básicas do mês como geralmente estão endividadas. Com certeza nunca passaria pela cabeça de um chefe de família com essa renda gastar 100 reais em um jogo.

Camelôs existem devido a pobreza da população e ao desemprego monstruoso. Se o Brasil fosse rico, eles não existiriam. Mas o Brasil é um país pobre então eles existem como em qq país pobre do mundo, sem excessão.

Elas nem teriam computador então (ou teriam um muito antigo) e portanto nem teriam interesse em jogos...

A verdade é que a maior parte das pessoas continuaria pegando o jogo pirata mesmo que custasse 20 ou 30 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é uma questão pessoal sua, pq talvez por 20 ou 30 reais eu comparia ou jogos que eu realmente gosto. Por 100 reais eu nao compro nunca, mesmo se eu tivesse o dinheiro, pq pra mim isso é roubo. Devia vir junto com o jogo um boletim de ocorrência logo, pra gente manda pra delegacia! Da mesma maneira que eu iria ver um show internacional por até 50 reais, mas nunca por 100 reais ou mais. Ou então eu vou para o cinema pagando meio entrada por 8 reais, algumas vezes por mes. Se eu pagasse 16, nao iria tanto. Primeiro é uma questão de ter ou não dnheiro. Segundo é uma questão de escolha. Será que vale a pena gastar X por um bem? Quanto ele vale para mim? Mais ou menos do que X?

Jogo de comp por 100 reais. Vale a pena? Acho que para quase ninguém.

As familias podem comprar um computador razoável parcelado, pq um comp é uma coisa essencial hj em dia (para uma família com renda razoável), então vale a pena o sacrifício. Mas um jogo não vale um sacrifício na renda familiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é uma questão pessoal sua, pq talvez por 20 ou 30 reais eu comparia ou jogos que eu realmente gosto. Por 100 reais eu nao compro nunca, mesmo se eu tivesse o dinheiro, pq pra mim isso é roubo. Devia vir junto com o jogo um boletim de ocorrência logo, pra gente manda pra delegacia! Da mesma maneira que eu iria ver um show internacional por até 50 reais, mas nunca por 100 reais ou mais. Ou então eu vou para o cinema pagando meio entrada por 8 reais, algumas vezes por mes. Se eu pagasse 16, nao iria tanto. Primeiro é uma questão de ter ou não dnheiro. Segundo é uma questão de escolha. Será que vale a pena gastar X por um bem? Quanto ele vale para mim? Mais ou menos do que X?

Jogo de comp por 100 reais. Vale a pena? Acho que para quase ninguém.

As familias podem comprar um computador razoável parcelado, pq um comp é uma coisa essencial hj em dia (para uma família com renda razoável), então vale a pena o sacrifício. Mas um jogo não vale um sacrifício na renda familiar.

No Brasil impera a tal Lei de Gérson, de levar vantagem em tudo, etc... Por isso também que acontece o que você disse de empresas sonegarem impostos, etc...

DVD é relativamente barato, com você disse, e mesmo assim o mercado é dominado pela pirataria.

A verdade é que se a pessoa não tem dinheiro para comprar um artigo não-essencial (como um jogo), ela simplesmente não deveria ter acesso à este produto.

Uma coisa é roubar comida, quando a própria vida da pessoa está em jogo. Outra coisa completamente diferente é roubar algo não-essencial. O primeiro pode ser desculpado, o segundo não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparar pirataria com roubo chega a ser ridículo. Não sei aonde vc mora, mas aqui no Rio antes dos filmes no cinema tem uma propaganda com uma menina roubando uns DVDs em uma loja e no fim eles comparam isso com baixar musica na net. O pessoal sempre ri, gargalha dessa propaganda, porque isso é claramente forçar a barra, não apela a ninguém e com certeza não vai fazer a cabeça de ninguém.

Antes de exisir gravador de CD ou mesmo internet, eu não compava CDs de música toda hora (ou LPs). Eu gravava o dos meus amigos em fitas cassete ou gravava das rádios em fita tb para ouvir. Só comprava um ou outro CD quando eu gostava muito. Isso tb era pirataria e ninguem dizia que eu estava roubando nada. Agora pq o ritmo cresceu (evidentemente, já que estamos na era da informação, todos tem acesso a tudo) as gravadoras com seus lucros imensos vem chorar e dizer que é roubo. Por favor. As pessoa vão continuar baixando e gravando e é obrigação das gravadoras se adaptarem a um novo tempo, a uma nova realidade e buscar outra forma de obterem seus lucros. Chamar as pessoas de ladrão pq elas fazem o que é racional e razoável, é uma apelação barata que não tem o menor futuro. A propaganda bate cada vez mais forte nos meios de comunicação e o efeito é zero, pq eles estão remando contra a maré, contra o tempo, contra o futuro, em uma luta que já começou perdida. E o que vale para as gravadores de música vale também para os jogos, os filmes, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por esta mentalidade brasileira que nem 10% do que é vendido lá fora é vendido aqui, sejam DVDs, jogos ou qualquer outra coisa. Simplesmente não vale a pena.

O Brasil tem uma péssima reputação lá fora e esta reputação infelizmente é bem merecida exatamente por esta mentalidade que as pessoas tem aqui de usar o "jeitinho brasileiro"...

Chamar isso de racional e razoável é inverter o certo e errado...O fato das pessoas rirem desta propaganda não torna isso mais certo.

Você tem razão que é uma luta perdida, mas as companhias e o governo tem a obrigação de continuar lutando para resolver este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a pirataria não é uma exclusividade brasileira, é uma realidade dos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Evidentemente que na Suiça não tem muita pirataria (quer dizer, tem, mas menos do que na América Latina) ainda mais pq um jogo lá custa 0,01% da renda mensal deles, enquanto aqui pode custar 5%.

Mas o que vc chama de pirataria eu chamo de futuro na troca de informãções. No futuro ninguem vai poder cobrar para fornecer uma musica, um filme, uma revista ou livro. A informação e a cultura vai ser livremente distribuida entre as pessoas em um fluxo incontrolável. Não vai haver controle ou restrição. Se uma empresa de música quiser ganhar dinheiro vai ter que ganhar em shows ao vivo, ou vendendo CDs não apenas pela música, mas pelo encarte trabalhado, bonitos, com extras, etc.. coisas extras que façam as pessoas interessadas desembolsar para ter. Não vão poder cobrar simplesmente para as pessoas ouvirem ou assistirem, terão que fornecer um plus para conquistar um público em um mundo onde as informações não terão dono.

Para mim qq luta contra isso é remar contra o futuro, se agarrar a um tempo que a cada dia fica mais distante. E quem luta contra o futuro sempre cai no caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pirataria existe em todo lugar e mais em países pobres (já que eles s]ao mais desorganizados e corruptos), é verdade.

Não importa como pode ser no futuro, o que importa é que é ilegal fazer isso hoje e força as companhias a venderem mais caro para quem é honesto e compra.

Para mim tem que haver controle sobre isso. É óbvio que tem que ter.

As empresas precisam ganhar dinheiro pelo que fazem e não são todos os produtos que podem ter um "plus". Qual seria o plus de jogos como FM?

A única coisa seria jogar on-line, mas as pessoas jogariam on-line entre si, o que sabota esta idéia.

Para música a sua idéia poderia funcionar, mas para jogos e livros não daria tão certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que nos países subdesenvolvidos há mais pirataria por causa da pobreza, e nao por causa da corrupção. Existe camelô no Brasil não por causa da corrupção, e sim por causa da enorme demanda. Eu, assim como milhões e milhões de brasileiros compram diariamente em camelôs pelas vantagens que eles nos fornecem. E onde há demanda há oferta.

Comprar no camelô pode ser ilegal, mas as pessoas não cumprem a lei apenas porque elas são leis. Leis injustas e que servem apenas para manter a posição previlegiada dos previlegiados não necessariamente precisam ser seguidas cegamente. Camelôs são ilegais porque prejudicam o lucro dos empresários, e apenas por causa disso. Não creio que seja motivo suficiente para eu parar de comprar no camelô.

Fumar maconha é ilegal e isso não significa que as pessoas não deixem de fazer isso, se assim elas quiserem, só pq é ilegal. Existem países onde o homossexualismo é ilegal e ninguém realmente vai deixar de ser homossexual por causa disso. seguir cegamente o que diz a lei nem sempre é o melhor caminho. As maiores e mais profundas mudanças na sociedade começaram por pessoas que não estavam a seguir leis injustas ou infundadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por causa da pobreza porque afeta todas as classes sociais, não só as mais baixas.

As leis de proteção à propriedade intelectual e de proteção à marcas beneficiam tanto os empresários quanto os consumidores. Ninguém produziria livros, cds ou jogos se não fosse para ter lucro. E se ninguém produzisse, os consumidores saíriam prejudicados. O lado bom disso acontecer é que a pirataria acabaria também...

Comparar com homossexualismo e drogas não faz sentido pois aí estamos saindo do ambito do comércio.

Tenta lançar um cd de música e vê quanto dinheiro você vai deixar de ganhar por causa da pirataria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comparei a pirataria com outros casos em que as leis existem mais nõ são seguidas apenas para fortaceler meu ponto de que apenas por uma coisa ser ilegal não quer dizer que não deve ser feita (não apenas por causa disso). As leis existem em primeiro lugar para manter o status socio-econômico e por isso mesmo devem ser seguidas com um senso crítico.

E eu não concordo que a pirataria vai acabar com os artistas, os jogos, etc. Primeiro, pq a pirataria está cada vez mais forte em nossa sociedade e isso não significou menos jogos sendo lançados, menos filmes ou menos CDs de música. O que está em jogo não é a falência absoluta do mercado, e sim a redução dos seus níveis de lucro. Segundo, pq o que observamos hj são lucros enormes não apenas para as empresas mas também para os artistas. Algumas décdas atrás os principais artistas e esportistas atingiam níveis fenomenais de reconhecimento e isso não se transformava em dineiro para eles. Grandes jogadores de futebol tinham casas normais de classe média e viviam vidas normais. Grandes compositores como o sambista Cartola faziam enorme sucesso e continuavam a morar em suas casas de infância. Isso, no entanto não significou que a produção artística, cultural ou esportiva foi menor naquela época do que é hoje (ao contrário, até). Hoje a riqueza dos artistas é bem maior e a produção bem inferior. Então, mesmo que a pirataria diminua o lucro das empresas e dos artistas, e isso resulto em menos dinheiro para todos eles, isso não reduziria a oferta ou a variedade ou a qualidade para nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está vendo só o topo, só os artistas principais e empresas principais.

Verifica mais embaixo e você vai ver que muitos tiveram que sair do mercado por causa de pirataria.

E compara a variedade e qualidade dos produtos num país onde a pirataria domina o mercado, como o Brasil, com a variedade e qualidade dos mesmos em um lugar onde a pirataria é insignificante, como a Inglaterra. A diferença é gritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pirataria existe em todo lugar e mais em países pobres (já que eles s]ao mais desorganizados e corruptos), é verdade.

Não importa como pode ser no futuro, o que importa é que é ilegal fazer isso hoje e força as companhias a venderem mais caro para quem é honesto e compra.

Para mim tem que haver controle sobre isso. É óbvio que tem que ter.

As empresas precisam ganhar dinheiro pelo que fazem e não são todos os produtos que podem ter um "plus". Qual seria o plus de jogos como FM?

A única coisa seria jogar on-line, mas as pessoas jogariam on-line entre si, o que sabota esta idéia.

Para música a sua idéia poderia funcionar, mas para jogos e livros não daria tão certo...

Me diz ai PMLF: vc ñ acha q c ñ houvesse pirataria os produtos seriam + caros?Sim, pq a "PIRATARIA" eh como uma concorrencia, se a empresa ñ vender barato ela perde o negocio para a piarataria. A pirataria sendo uma concorrencia fz com q a empresa venda barato, mas como isso nao acontece, o pessoal apela para a pirataria. E também ñ eh qq familia q tm $100 pra gasta num jg, por + q tenha um excelent PC e uma renda de ateh $3000; geralmente essas familias sao d 4 a 5 pessoas e, geralmente, o dinheiro ñ sobra, sendo q se gasta em impostos, comida..., e caso sobre a familia prefere usa-lo para o lazer e ñ para algo desnecessario q custa $100 qdo c tm uma versao "alternativa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei.. eu tenho acesso aqui no Brasil a qualquer coisa que é produzida em qq lugar do mundo. Um jogo pode não ser vendido aqui em lojas. Mas eu posso comprar ou obter de diversas outras maneiras.

E eu realmente não sei se concordo com a saída de muitos artistas ou empresas do mercado por causa da pirataria. Voce acha que menos filmes estão sendo produzidos no mundo hoje do que há 20 anos atrás? Inclusive filmes de pequenas empresas.... vc acha que existem menos artistas (grandes, médios ou independentes) oferecendo sua música hoje do que há 20 anos atrás? Voce acha que menos jogos de computador estão sendo produzidos no mundo hoje do que há uma década atrás? E a mesma comparação possa fazer com escritores, jogadores de futebol, etc, etc.. O mercado do entretenimento nos oferece uma infinidade de opções, mesmo que os lucros das empresas estejam diminuindo, com certeza a oferta não está.

Mesmo com CDs muito pirateados, como aqueles de novelas, sertanejo, etc, cada semana sai um novo lançamento. Então não vejo como a oferta está diminuindo. Nós não devemos nos preocupar com o lucro das empresas, apenas com a oferta. Se a oferta não está sendo abalada, os consumidores não estão sendo prejudicados. Isso pq as empresas não estão tendo prejuizos, elas estão tendo menos lucros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me diz ai PMLF: vc ñ acha q c ñ houvesse pirataria os produtos seriam + caros?Sim, pq a "PIRATARIA" eh como uma concorrencia, se a empresa ñ vender barato ela perde o negocio para a piarataria. A pirataria sendo uma concorrencia fz com q a empresa venda barato, mas como isso nao acontece, o pessoal apela para a pirataria. E também ñ eh qq familia q tm $100 pra gasta num jg, por + q tenha um excelent PC e uma renda de ateh $3000; geralmente essas familias sao d 4 a 5 pessoas e, geralmente, o dinheiro ñ sobra, sendo q se gasta em impostos, comida..., e caso sobre a familia prefere usa-lo para o lazer e ñ para algo desnecessario q custa $100 qdo c tm uma versao "alternativa...

Provavelmente o preço seria menor pois as empresas tem que tentar compensar a perda de lucro com a pirataria.

Estas famílias que não tem recursos para jogos de computador simplesmente não deveriam joga-los. Simples assim. Ninguém morreria por não jogar estes jogos e tem outras formas mais baratas de lazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei.. eu tenho acesso aqui no Brasil a qualquer coisa que é produzida em qq lugar do mundo. Um jogo pode não ser vendido aqui em lojas. Mas eu posso comprar ou obter de diversas outras maneiras.

E eu realmente não sei se concordo com a saída de muitos artistas ou empresas do mercado por causa da pirataria. Voce acha que menos filmes estão sendo produzidos no mundo hoje do que há 20 anos atrás? Inclusive filmes de pequenas empresas.... vc acha que existem menos artistas (grandes, médios ou independentes) oferecendo sua música hoje do que há 20 anos atrás? Voce acha que menos jogos de computador estão sendo produzidos no mundo hoje do que há uma década atrás? E a mesma comparação possa fazer com escritores, jogadores de futebol, etc, etc.. O mercado do entretenimento nos oferece uma infinidade de opções, mesmo que os lucros das empresas estejam diminuindo, com certeza a oferta não está.

Mesmo com CDs muito pirateados, como aqueles de novelas, sertanejo, etc, cada semana sai um novo lançamento. Então não vejo como a oferta está diminuindo. Nós não devemos nos preocupar com o lucro das empresas, apenas com a oferta. Se a oferta não está sendo abalada, os consumidores não estão sendo prejudicados. Isso pq as empresas não estão tendo prejuizos, elas estão tendo menos lucros.

De forma honesta você só tem acesso ou comprando aqui ou importando. Nos países desenvolvidos a oferta nas lojas é muitissimo maior. Conseguir de forma desonesta só beneficia contrabandistas e as máfias que fazem pirataria. Além do mais, você não recebe suporte técnico, não tem manual, etc...

A oferta é muito menor do que poderia ser, isso é óbvio. E com os lucros das empresas diminuindo, diminuem também os investimentos, elas pagam menos impostos do que poderiam pagae, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fechar o tópico porque ele saiu totalmente da idéia inicial. :thumbsup:

Agora podem conversar por MP ou até mesmo pelo novo sitema FManager-Orkut! :D

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...