Herr Jones Postado 15 de Julho Denunciar Postado 15 de Julho Salve, galera! Estive sumido do fórum desde a minha última saga com o Polonia Warszawa em virtude do meu mestrado, que entrou em um momento crítico em que preciso urgentemente focar e escrever minha dissertação. Porém, durante este período (e o da saga anterior, da Irina Kollontai) tive a ideia de compilar um pequeno guia prático sobre os princípios que eu particularmente uso para a criação de meus sistemas táticos. A ideia era criar este post com o guia completo em conjunto com uma temporada de teste, para demonstrar como as propostas que redigi no guia se demonstravam na prática; contudo, pela falta de tempo não consegui fazer uma temporada completa para mostrar as ideias na prática. Ao verem o guia vocês entenderão o porquê, risos! Isso tudo só pra não escrever minha dissertação, hahahaha! Sendo assim, fico animado em compartilhar este guia detalhado sobre a construção de uma filosofia tática no FM24 (comecei a escrever ainda no FM23). Com 28 páginas de conteúdo, o material aborda desde os princípios fundamentais até nuances avançadas, ajudando você a criar um sistema que se adapte ao seu plantel e estilo de jogo. O objetivo é desmistificar a complexidade tática e oferecer ferramentas práticas para transformar sua equipe em uma máquina eficiente em todas as fases do jogo. A ideia inicial era ser algo simples, justamente alguns fundamentos de como criar uma cultura tática para o clube comandado, mas acabei, entre outras coisas, abordando outras nuances do sistema tático que ao mesmo tempo que é bastante simples, também pode ser extremamente complexo. O guia começa explorando a diferença entre instruções coletivas e individuais, destacando como pequenos ajustes podem potencializar as características dos jogadores sem comprometer a organização tática. Por exemplo, sobreposições externas podem ser incentivadas combinando funções específicas, como laterais com "chegar ainda mais longe" e pontas com "segurar a bola". A ideia é criar um "DNA tático" que harmonize o coletivo com as individualidades. Na seção sobre posse de bola, são discutidos elementos como largura atacante, tipos de cruzamento e ritmo de jogo, sempre com foco em como extrair o máximo do elenco. Destaque para a análise de instruções mal compreendidas, como "jogar a partir da defesa", e dicas para explorar jogadores-alvo ou velocistas com cruzamentos direcionados. A abordagem é prática: não há fórmulas mágicas, mas adaptações inteligentes às peças que você tem em campo. Já em transição e defesa, o guia explica como alinhar pressão, compactação e linhas defensivas para evitar vulnerabilidades. Por exemplo, um bloco alto exige jogadores próximos para uma contrapressão eficaz, enquanto times mais recuados devem priorizar o reagrupamento. Há ainda dicas valiosas para ajustes em tempo real, como reduzir a pressão para "convidar" o adversário a sair do bloqueio defensivo. Por fim, o guia ilustra na prática como uma formação aparentemente simples (como o 4-4-2, que eu, particularmente, raramente uso) pode ganhar nuances ofensivas e defensivas com instruções específicas, criando equilíbrio ou desequilíbrios propositais. Tudo isso reforça a mensagem central: tática é sobre coerência. Seja para replicar um gegenpress ou criar um estilo único, o segredo está em entender as peças do tabuleiro e movê-las com propósito. Espero que este material ajude de alguma forma nestes últimos momentos do FM24! Se eu pudesse deixar algumas palavras para resumir fundamentalmente tudo o que redigi ao longo deste guia, eu diria que o fundamental para o sucesso de qualquer esquema tático é durante o jogo. É imprescindível fazer uma leitura adequada do jogo, como seu time e o seu adversário estão se comportando em campo, o que esses processos identificados podem impactar o curso da partida. Isso porque você escolhe como planeja o jogo de seu time antes dos jogos, mas durante a partida existe um outro time com uma proposta de jogo clara e que vai buscar explorar as limitações/falhas de sua tática; eis que é fundamental, portanto, os pequenos ajustes para o encaixe e evitar tomar um nó tático do treinador virtual. Espero que gostem e todo feedback será apreciado! Um abraço a todos! Download do PDF (4shared) Citar
Diretor Geral Leho. Postado 16 de Julho Diretor Geral Denunciar Postado 16 de Julho Primeiramente, mt obrigado pelo conteúdo Caio! É por ações como essa e pessoas como você que a comunidade vive e persevera! Fica aqui meu agradecimento em nome da Equipe, que tanto preza pela divulgação de bons materiais dentro do fórum para ajudar aos managers de todo lugar a jogar o FM de uma forma mais objetiva e inteligente. Já baixei aqui e dei uma lida por cima, mas já posso dizer que o conteúdo é de alta qualidade. "Direto ao ponto", pra resumir. Espero que o pessoal faça bom proveito! E mais uma vez, obrigado! Citar
Herr Jones Postado 18 de Julho Autor Denunciar Postado 18 de Julho Em 15/07/2025 em 23:34, Leho. disse: Primeiramente, mt obrigado pelo conteúdo Caio! É por ações como essa e pessoas como você que a comunidade vive e persevera! Fica aqui meu agradecimento em nome da Equipe, que tanto preza pela divulgação de bons materiais dentro do fórum para ajudar aos managers de todo lugar a jogar o FM de uma forma mais objetiva e inteligente. Já baixei aqui e dei uma lida por cima, mas já posso dizer que o conteúdo é de alta qualidade. "Direto ao ponto", pra resumir. Espero que o pessoal faça bom proveito! E mais uma vez, obrigado! Obrigado, meu querido! Fico feliz pelo agradecimento. É uma singela contribuição aos bons momentos que passamos aqui pelo fórum, que foi uma válvula de escape por tantas vezes. Eu disponibilizei o guia ainda incompleto, pois gostaria de adicionar outras questões que são de fundamental relevância a serem abordadas - como, por exemplo: 1) entender as faixas de campo que os jogadores atuam, pra facilitar a compreensão do sistema planejado em sua ação dentro de campo com a bola; 2) falar sobre como gerenciar o time durante o jogo de forma a auxiliar, de alguma forma, na leitura de jogo e como reagir aos acontecimentos durante a partida; 3) discutir as funções e suas atribuições dentro de campo; 4) como fazer um jogador "acumular funções", de forma a fazê-lo atuar de distintas formas com funções/tarefas consideradas coringas. Todas essas questões são, em certa forma, muito mais importantes e relevantes do que a parte que compartilhei, que são os elementos mais rudimentares. Porque, no limite, o que apresentei é apenas a base de como se construir o DNA do time em termos de proposta de jogo, mas como sabemos que a match engine tem seu quê de dinamismo, com os treinadores virtuais buscando variações para tentar anular nosso time taticamente, é imprescindível responder às respostas (risos) que eles dão para o que estamos fazendo na tentativa de tentarmos nos manter no lado certo da briga. Essas partes vou escrever, na medida do possível, e publico aqui como respostas. Citar
Johann Duwe Postado 22 de Julho Denunciar Postado 22 de Julho Parabéns pela iniciativa, vou começar a leitura quando for possível. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.