Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Irina Kollontai: orgulho, preconceito e perseverança


Herr Jones

Posts Recomendados

Apresentação:
Olá, amigos! Espero que estejam todos bem, com saúde e desfrutando da vida. Andei um pouco sumido daqui porque tive uma série de problemas que surgiram, causando uma montanha russa que de emoções na vida que torna ela mais divertida. Entre altos e baixos da existência, a parte mais importante é a saúde mental que, aqui, sempre esteve bastante em alta (risos). Então, aproveitando que mesmo com pouco tempo eu ainda tive meus momentos para seguir com um save, decidi que compartilharia um aqui com vocês para aproveitar meu recesso entre quadrimestres na universidade para tirar um pouquinho as caras dos livros e, ainda assim, exercitar minha escrita.

Para esta carreira que pretendo compartilhar por aqui vou fazer algumas coisas diferentes das anteriores: a primeira é nos termos do próprio jogo, pois utilizarei uma skin que prioriza as informações estatísticas em detrimento dos atributos que, por sua vez, são introduzidos de uma forma diferente – em 5 estágios. A skin, aliás, conseguiu devolver a animação para jogar FM já que torna as coisas um pouco mais desafiadoras ao mesmo tempo que mantêm elas interessantes; a segunda diferença é meramente cosmética, em termos de narrativa, pois a personagem principal – e quem irá comandar os clubes – é uma treinadora mulher. Criei uma história de fundo um tanto quanto clichê, mas que pode (e vai, como vocês verão) se conectar em alguns pontos com o próprio save.

Ligas Carregadas:
1nMvlMi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Perfil da Treinadora:
No diário esportivo de hoje contaremos um pouco da trajetória de uma lenda do futebol feminino. Irina Kollontai*, nascida em Stalingrado, na União Soviética (atual Volgogrado/RUS), em 31 de maio de 1982, é a atual treinadora do ZFK CSKA Moskva e ex-meio-campista. Apresentava aptidão esportiva desde sua infância e acabou intensificando suas atividades no futebol quando, após a queda do muro de Berlim e a consequente dissolução da URSS, seus pais se mudaram para Voronezh, quando Irina ainda tinha 14 anos e passou a integrar as categorias de base do Energiya Voronezh. Destacou-se por sua habilidade, visão de jogo e capacidade de definição de jogadas em um nível tão alto que logo no ano seguinte foi trazida para o plantel principal do clube, assinando seu primeiro contrato profissional após emancipação e autorização judicial, chanceladas por ela, sua família e pelo clube.

Q3ib7k5.png
Perfil de treinadora

Sua estreia no nível profissional do futebol feminino não poderia ter sido melhor e, com apenas 15 anos, Irina foi uma das principais jogadoras do clube no plantel que conquistou o bicampeonato em 1997-1998. Apesar de já integrar as principais seleções de base russas, Kollontai ainda não havia sido convocada para a principal por conta de regras da FIFA que não permitiam atletas com menos de 16 anos. Entretanto, em 1998, assim que fez seu aniversário e pôde ser convocada, já mostrou que aquela garotinha não estava para brincadeira. Marcou em sua estreia um golaço, num voleio do meio da rua, contra a fortíssima seleção alemã, tornando-se figura regular nas convocatórias da seleção.

Irina permaneceu no Energiya Voronezh até 2003, conquistando dois vice-campeonatos e mais dois títulos da liga feminina russa, sendo figura principal em 4 dos 5 títulos do clube, que é o segundo maior campeão do futebol feminino no país. Em 2004, então, rumou para os arredores de Moscou, mais precisamente na cidade de Khimki, para assinar pelo Rossiyanka e seguiu esbanjando classe no futebol feminino, levantando mais dois troféus da liga nacional; porém, ao final da temporada de 2005, que tinha tudo para ser tranquila, Irina entrou em rota de colisão com a diretoria do clube e decidiu rescindir seu contrato unilateralmente.

VCswQV8.jpg
Irina atuando em uma partida entre Rússia e Alemanha, válida pela EURO17 em Algarve, Portugal

Livre no mercado, Kollontai recebeu sondagens de diversos clubes estrangeiros que a ofereciam oportunidades de realmente disputar competições continentais, mas a jovem optou por rejeitar todas as propostas. Recebeu proposta para voltar a atuar pelo Energiya Voronezh, mas o fato de estar no segundo escalão não empolgou a atleta.

O tempo passava e parecia que Irina iria ficar sem atuar na temporada 2006 até que o Spartak Moskva decidiu contratar a atleta em um contrato de uma temporada apenas. Em um time bastante limitado tecnicamente, foi ela a liderança técnica que conseguiu carregar o time até o vice-campeonato do clube da capital. Na temporada seguinte, sua amiga dos tempos do Rossiyanka e artilheira das últimas edições do campeonato feminino, Olga Letyushova, acertara sua transferência para o ascendente Zvezda-2005 e propôs a Irina reeditar a frutífera parceria que tiveram anos antes; assim, Kollontai decidiu declinar uma renovação com o Spartak e acertou sua ida para Perm.

Em um ambiente agradável, como ela por diversas vezes descreveu, Irina marcou seu nome na história do clube e permaneceu lá por 8 temporadas, levantando mais cinco títulos da liga feminina russa, até que já na reta final da temporada 2015, surgiu uma proposta inegável para o Zvezda-2005, que se tornaria a maior transferência do futebol feminino na Rússia. O multicampeão europeu Olympique Lyonnais decidiu reforçar seu elenco com o futebol de Kollontai. Ela, que depois de rejeitar diversas investidas de clubes estrangeiros, decidiu que, pelo clube, aceitaria a proposta e acertou um contrato de duas temporadas com o clube francês.

PKHZAJ6.jpg
Irina disputando a bola em amistoso da Rússia

Em Lyon, ela logo mostrou que a idade era apenas um número e conseguiu em poucos meses assumir a titularidade no time que defendia o título da Champions League feminina. Com ela em campo parecia ainda mais fácil para aquela máquina de futebol francesa e, assim, Irina conseguiu conquistar seu primeiro e único título continental em conjunto com o título francês. Na temporada seguinte, contudo, houve desentendimento entre Irina e várias estrelas do Lyon e, com isso, a diretoria do clube decidiu disponibilizar a russa, a seu pedido, para transferência já perto do encerramento da janela. O Zvezda-2005, que acabara de fechar seu plantel para a temporada, ficou tentado a trazê-la de volta por empréstimo, mas não conseguiu convencer o clube francês dos valores. Quem assumiu a responsabilidade para repatriar Kollontai à Rússia foi o Chertanovo Moskva, que acertou um empréstimo com cláusula de compra obrigatória e assim a estrela russa voltou às suas raízes na capital.

Entretanto, Irina não conseguiu repetir seus gloriosos feitos no Chertanovo, mas foi figura importante em excelentes campanhas da equipe, incluindo um segundo lugar em 2018, sua última temporada pelo clube, quando uma proposta do time feminino do CSKA foi capaz de convencê-la a mudar as cores que vestiria na temporada seguinte, propondo que ela fosse, ao mesmo tempo, jogadora e treinadora do clube.

ZKNlyKZ.png
Irina, novamente com a camisa da Rússia, em um jogo da Euro 2017, em Algarve, Portugal

Assim, em sua primeira temporada como comandante do time feminino do CSKA, que desde a chegada na elite não conseguia uma campanha sólida o suficiente para alcançar uma das duas vagas na Champions League e acreditou que tendo uma lenda do futebol feminino russo em seu quadro poderia ajudar na injeção de ânimo para as jogadoras. A aposta definitivamente foi acertada e Irina mostrou que não é só dentro das quatro linhas que ela esbanjava categoria! Em sua primeira temporada como jogadora e treinadora do CSKA, conseguiu uma 4ª colocação e decidiu pendurar as chuteiras para a temporada 2019, mantendo-se apenas como selecionadora do clube. Sua estreia oficial como técnica não poderia ser mais agradável e, superando as expectativas, Kollontai levou o clube ao seu primeiro título feminino.

Na temporada 2021, o clube perdeu algumas atletas importantes para rivais e mesmo com o time cheio de remendos, ainda conseguiu ser campeão da Liga. Agora, na metade da temporada de 2022, a treinadora segue mostrando que ainda há alguma competitividade no campeonato, brigando ombro a ombro com o Lokomotiv Moskva, estando ambas as equipes com 33 pontos: o CSKA é, ainda, o único time invicto, com 10 vitórias e 3 empates; já o Lokomotiv possui 11 vitórias e 2 derrotas. Ambos já parecem claros candidatos aos play-offs de campeonato e, muito provavelmente, a disputa pelo título estará entre ambos.

Historial e Conquistas:
Energiya Voronezh (1996-2003)
Rossiyanka (2004-2005)
Spartak Moskva (2006)
Zvezda-2005 Perm (2007-2015)
Olympique Lyonnais (2015/16)
Chertanovo Moskva (2016-2018)
CSKA Moskva (2019)

     -- CSKA Moskva (2020-) como treinadora

Spoiler

Reservado para o historial e conquistas durante o save 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo retorno e bom save para você.

E das skins que foram feitas com esse enfoque, qual você optou por usar?

Se possível, fale um pouco dessa experiência com essa skin que lhe devolveu a animação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, LC disse:

Seja novamente bem vindo @Herr Jones. Como sempre estarei acompanhando.

Dale LC! Valeu demais pelo apoio! 

19 minutos atrás, GG. disse:

Otimo retorno e bom save para você.

E das skins que foram feitas com esse enfoque, qual você optou por usar?

Se possível, fale um pouco dessa experiência com essa skin que lhe devolveu a animação.

Opa GG, muito obrigado!

Eu tinha testado (e comecei um save em paralelo) com a TCS Atributeless, mas não tava do meu agrado porque mesmo sem dar os atributos numéricos, as barrinhas davam uma sensação de que também iam de 1-20, só bastava um pouquinho de esforço para ver "quão cheia" ela estava (e as cores ajudavam bastante também. Aí eu fui no fórum da SI pra ver o que o pessoal tava fazendo com as skins e achei a Statman, que parecia que o Ben (autor dela) leu a minha mente de tudo que eu queria nessa parte. Ele fez um belíssimo trabalho fazendo um repaginamento completo da página de atributos. Os jogadores não treinados por humanos têm informações genéricas sobre os atributos (só dá pra ter uma noção sobre atributos bastante específicos), enquanto os jogadores treinados por humanos ele conseguiu agrupar os atributos em categorias (QI) de uso deles. Por exemplo, pra saber se o jogador é bom no último terço do campo ele destaca três atributos (compostura, decisões e criatividade) e com isso dá pra ter uma visão genérica, mas específica das qualidades do jogador. Ele também deu uma ênfase legal na parte de análise de dados, que é uma coisa que eu vinha utilizando bastante desde a implementação, para os jogadores treinados por humanos e também tá uma análise meio genérica sobre os não treinados por humano (o que é interessante, já que quem deveria fornecer mesmo esses dados é o departamento de análise caso a gente peça para eles avaliarem o jogador), então ao mesmo tempo que traz uma proeminência de um aspecto do jogo que, na minha opinião, é pouco utilizado (já que muita gente gasta pouco tempo ali, sendo que um uso mais específico sobre os dados levantados de jogadores e times ajuda bastante numa tomada de decisão sobre quem contratar e como jogar como determinado time, não tem um impacto negativo se não usar). Esse conjunto de coisas me animou demais em jogar, tanto que teve um dia que, em vez de estudar, eu passei inteirinho jogando num save que eu tô fazendo em off super animado e me familiarizando mais com as possibilidades.

Atualmente eu tô tentando mexer apenas numa tela que tô achando um pouco ruim, que é aquela de final do jogo. A que a gente usa pra destacar as partidas. A tela não está ruim, mas se tiver muitos cartões ou gols de um mesmo jogador acaba ficando impossível de ler os acontecimentos do jogo porque eles se transpõem. Eu vou terminar essa primeira temporada, que já dei uma encaminhadinha enquanto escrevia o texto pra abrir a saga, e ver se eu consigo dar uma repaginada ali com o limitadíssimo conhecimento de skins que eu tenho. Outra coisa que é um "problema chique" é que a skin foi feita toda em inglês, então algumas coisas acabam ficando meio que bilingues e já vi mais ou menos que são muitos painéis diferentes e linhas de código pra mudar e traduzir que optei por não fazê-lo, já que só me incomodou um pouco num primeiro momento, mas depois me acostumei.

9 minutos atrás, Zica disse:

Bom retorno e boa sorte!

Obrigado, Zica! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Irina. Boa sorte e nunca esquecer que saúde mental é muito importante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte. A questão da Skin, acho muito legal e penso que isso deveria ser uma opção do próprio jogo para dar mais realismo - mas acredito que isso não está nem no radar da SI.

Sobre a treinadora escolhida, achei muito legal também, não sei quando teremos uma mulher comandando um clube de elite na vida real - até no futebol feminino ainda se vê maioria de homens no comando técnico - mas torço para ao menos no save essa escolha ser um sucesso para Irina.

E que trajetória legal dela na vida real, jogadores que acumulam função de técnico geralmente não são lá uma grande opção, mas no caso dela parece ter dado muito certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Cadete213 disse:

Grande Irina. Boa sorte e nunca esquecer que saúde mental é muito importante. 

Obrigado, Cadete. Saúde mental vem em primeiro lugar sempre!

10 minutos atrás, Marcolation disse:

Boa sorte. A questão da Skin, acho muito legal e penso que isso deveria ser uma opção do próprio jogo para dar mais realismo - mas acredito que isso não está nem no radar da SI.

Sobre a treinadora escolhida, achei muito legal também, não sei quando teremos uma mulher comandando um clube de elite na vida real - até no futebol feminino ainda se vê maioria de homens no comando técnico - mas torço para ao menos no save essa escolha ser um sucesso para Irina.

E que trajetória legal dela na vida real, jogadores que acumulam função de técnico geralmente não são lá uma grande opção, mas no caso dela parece ter dado muito certo.

 

Com certeza a SI não pretende implementar algo assim no jogo porque ao mesmo tempo que eles trazem elementos pra melhorar a experiência e dar uma profundidade mais realista do jogo eles também criam mecanismos pra manter os jogadores mais casuais. A central de dados, por exemplo, é uma das melhores coisas desse jogo e eu uso sempre que possível (antes de jogos difíceis eu dou uma atenção ainda maior); os próprios treinamentos também são muito bons no desenvolvimento de jovens jogadores mas eles são uma parte que a própria SI entende que vai ser utilizada pro jogador que quer extrair o máximo do jogo e não faz, necessariamente, falta pra quem não usa.

A treinadora, como disse no primeiro post, é fictícia. É uma homenagem à Alexandra Kollontai, uma das primeiras - e maiores - teóricas da questão feminina no mundo. As imagens eu usei pra trazer uma dinâmica mais realista pra narrativa. A jogadora das fotos é a Margarita Chernomyrdina, que é meio-campista, formada na base do Chertanovo e atualmente joga no CSKA (aí a parte real mesmo desse prólogo são as imagens e o historial de títulos mesmo).

Obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0---banner3121182db6794b7e.jpg
Capítulo 1 - Um passo em frente, dois passos atrás
(1/3)
🌍 Café Pushkin – Moscou, 25 de junho de 2022 | 14h42

- Solnyshka! Finalmente te achei! Tava te procurando pela cidade inteira! O que você tá fazendo aqui em plena sexta-feira à tarde? - chega Elena, visivelmente empolgada com alguma coisa.
- Privet, Elena! Ora, estou a comer meu estrogonofe, querida. O que aconteceu? - responde Irina, curiosa para entender a situação.
- Mulher! Eu não consigo falar com você por lugar nenhum, nem parece que moramos juntas... Eu queria saber se você tem alguma coisa para fazer neste sábado à noite, porque pensei em convidar o pessoal para irmos até algum bar tomarmos umas vodkas para poder me despedir de todos...
- Pera, isso quer dizer que você conseguiu!? – exclama Irina, interrompendo a amiga.
- Consegui, sim, solnyshka! Viajo esta segunda-feira para fazer meu doutorado! Mas, então, você pode no sábado à noite?
- Parabéns, solnyshka! Não poderia estar mais orgulhosa de você! Só que poder, eu não posso, porque tenho uma sessão de treinamento lá no clube no domingo pela manhã e se vamos comemorar, tem de ser feito ao nosso melhor estilo. Vou ligar na secretaria para cancelarmos o treinamento e pedir dispensa, então poderemos aproveitar estes quase 30 anos de amizade que temos!
- Que ótimo! Vou terminar de ver com o pessoal quem vai e decidir para onde vamos, fique de olho em seu celular que te envio certinho o horário e local.
- Ou então, mulher, nós podemos ir juntas, não é mesmo? Pelo menos uma última vez antes de você seguir seu rumo...
- Certo, combinado. Agora deixa eu ir ali na embaixada terminar de ver uma documentação que falta para viajar.

<então Elena sai toda esbaforida pelas ruas da cidade enquanto Irina se senta novamente para terminar sua comida. Neste ínterim, o celular dela toca>
Russian-Beef-Stroganoff-Recipe-Retro-Cla

- Zdravstvuyte, quem é, por gentileza? - atende Irina, em russo.
- Bonjour! Mademoiselle Irina, s’il vous plaît? [olá! Senhorita Irina, por favor?] – perguntam em francês no telefone.
- Pois não, quem deseja? – pergunta Irina em um francês um pouco travado.
- Mademoiselle Irina. Você lembra de mim? Sou representante de um clube e gostaria de conversar um pouco com a senhorita. Estou em Moscou a serviço, você teria alguma objeção a discutirmos algumas coisas?
- Por mim, tudo bem, mas o que um francês deseja com uma soviética? Se render aos meus caprichos? – indaga Irina, em tom irônico.
- Soviética? Mas o muro de Berlim caiu há alguns anos, você é russa, não?
- Olha, se a conversa for por esse rumo não parece que nos encontraremos de forma alguma. Já tive esse problema quando jogava no Rossiya e não pretendo tê-lo novamente.
- Espere! Isso é indiferente, eu quero encontrá-la para lhe fazer uma proposta que, acredito, você pode se interessar. Prometo não adentrar nessa questão novamente!
- Ora, bem francês de sua parte se render em suas convicções. Um clichê, parece! Estou no Café Pushkin agora e tenho que voltar ao CT para um treino agora à tarde.
- Entendo. Posso encontrá-la neste Café ao final da tarde...
- Combinado, então. Mas o senhor só fala francês ou também sabe falar russo? Porque se souber, prefiro milhares de vezes.
- Hahaha! Não sei nada de russo; apenas francês e inglês. Se desejar posso procurar um tradutor para conversarmos melhor...
- Não é necessário, como o senhor pode perceber consigo me comunicar em francês, aprendi um pouco na época que joguei no país. – responde Irina, com um semblante de irritação.
- Nos falamos mais tarde, então. Até lá.

<Irina desliga seu telefone, pede um kompot para tomar, paga sua conta e segue seu rumo em direção ao CT para o treinamento>

***

🌍 Café Pushkin – Moscou, 25 de junho de 2022 | 19h00

IMG_5773.jpeg_800.jpg
Café Pushkin - área interna

- Privet Mika, boa noite! Você me traz um medovukha, por favor? – pede Irina, enquanto se sentava no banquinho defronte ao balcão.
- Boa noite, Irina. Claro que sim! Você está esperando alguém? – responde Mika, sempre muito solícito.
- Sim, Mika. Eu vim encontrar com um francês aqui, sabe se ele já chegou?
- Chegou sim, está naquela mesa ali no canto. É para levar seu medovukha para lá?
- Claro. Vou ali ver o que ele quer comigo. – então Irina segue até a mesa onde está o francês que a aguardavaZdravstvuyte, monsieur... Como é seu nome?
- Mademoiselle Irina! Pode me chamar de Pierre.
- Um francês chamado Pierre, que autêntico! Quer que eu lhe peça um escargot também? Acho que consigo convencer Mika a pedir um na cozinha aqui... – exclama Irina, em tom jocoso.
- Hahaha! Você, sem dúvidas, tem senso de humor mesmo! Chame-me, então, de Kylian, que é meu nome do meio... Bem, eu sou presidente de um clube de futebol e estou em busca de uma pessoa que esteja interessada e comprometida no processo de estruturação...
- Opa, já cansaram de me chamar para esses “processos de estruturação”, que significa que vocês querem criar um time feminino e querem que eu vá ajudar na estruturação dele. Aqui na Rússia eu entendo me chamarem pra isso, porque realmente minha carreira aqui foi maravilhosa... Mas para chegar uma criatura da França para me convidar para fazer isso, me parece no mínimo curioso! – interrompe Irina, sentindo-se visivelmente afrontada.
- Ah, eu imagino como você se sente. Só que eu estou aqui por outro motivo, na realidade. Eu assumi a presidência do clube recentemente e, em conversa com um grande amigo, ele me sugeriu tentar uma conversa com você porque, segundo ele, você se encaixaria como uma luva em nosso planejamento.
- Entendo. Pois continue, encaixaria como?
- Nosso time ainda é jovem, tem apenas 10 anos de fundação, mas já conseguimos galgar diversos escalões inferiores no futebol francês e atualmente estamos no National 3. Na temporada passada, infelizmente, tivemos alguns pequenos escândalos no clube e tanto a diretoria anterior quanto a comissão técnica decidiram deixar seus cargos e eu decidi assumir a função na presidência para tentar manter o clube, no mínimo, funcionando. Então talvez seja possível convencê-la a se mudar para Pomeys.
- Je suis désolée, mas meu francês, como disse, não é dos melhores. Não entendi se você quer conversar sobre ideias de futebol ou sobre eu me mudar para sua cidade... – pergunta Irina, confusa.
- Nós estamos, sim, interessados em tentar contratá-la para gerir nosso time profissional. No caso, eu, né? Porque eu sou a estrela solitária na estrutura do nosso time... Só que antes gostaríamos de ouvir um pouco de suas ideias a respeito do jogo.
- Ah, sim, claro... Minhas ideias são simples. Tudo na vida a gente faz com os meios que temos à disposição. Entendemos suas características e as usamos da melhor forma possível para tentar alcançar o resultado que desejamos. Ao longo de minha carreira como jogadora eu sempre ouvi minhas treinadoras falando em se adaptar e, acho, isso é uma coisa que eu consegui fazer bem. Quando eu era mais jovem e tinha mais explosão, jogava com base nisso; quando comecei a perceber que o físico já não mais respondia da mesma forma, tentei transformar a minha técnica no cartão de visitas. Então eu não tenho uma ideia específica a respeito do jogo, sempre fiz o que dava pra fazer em campo com as colegas que estavam ao meu redor poderiam me oferecer, para que fosse possível retirar o melhor de todas nós. Hoje em dia, enquanto treinadora, faço o mesmo. Às vezes é melhor fazer o básico bem feito do que se atrapalhar tentando fazer o complicado. – era perceptível a empolgação de Irina ao discursar sobre suas ideias no futebol.
- Très bien. Esplêndidas ideias, Mademoiselle. É exatamente disto que precisamos no nosso time, alguém que saiba se adaptar às variadas situações porque, ma cherie, já tentamos treinadores de todos os estilos diferentes e ao que parece nenhum soube aproveitar o grupo que temos. E como é seu convívio com as jogadoras? Porque eu me recordo que quando você esteve atuando no Lyon não deu muito certo.
- Conviver comigo é fácil, basta não pisar nos meus calos, porque não gosto de trabalhar por debaixo dos panos e também não gosto que façam isso comigo. Sei meu lugar e espero que as outras pessoas saibam dos delas. Gosto de um ambiente descontraído e que ninguém tenha medo de expor suas ideias de jogo, foi assim nos melhores clubes que eu trabalhei... Também não sou de regular o extracampo de ninguém: venha, treine, jogue e depois viva a sua vida, aqui minhas meninas indicam como gostam de jogar e eu que me viro pra encontrar uma forma para deixar tudo em harmonia. O importante é deixar tudo o que tem ali no gramado e ser feliz fora dele. Acho que se vocês estão aqui conversando comigo sobre isso é porque vocês devem conhecer minha carreira nos campos, mas eu nunca me regulei também fora deles. Se eu quero fazer, eu faço porque conheço meus limites. Em resumo é: não mexe comigo que não teremos problemas. Mexe comigo e esteja preparado para a briga, porque eu não vou abaixar minha guarda. No caso que eu tive no Lyon foi um ponto fora da curva, porque é normal em um time recheado de jogadoras de alta qualidade haver disputas de ego; meu problema foi justamente com isso, porque não me parecia adequado que uma atleta se pensasse maior que o clube. Externalizei isso com o Aulas, na época, e ele foi bastante compreensivo dizendo que faria o possível para que eu me sentisse em casa. Mas como estava sentindo falta da Mãe Rússia, pedi para voltar e ele não fez nenhuma objeção porque sabia que eu era uma atleta exemplar.
- Ótimo. Foi isso mesmo que ele comentou comigo e é disso que precisamos! Uma pessoa aguerrida e que seja capaz de trazer este espírito. Você teria interesse em acertar conosco?
- Acertar o quê? Pra fazer o quê? Trabalhar aonde? Você está me fazendo uma série de perguntas sobre assuntos que eu converso abertamente com meus amigos que nem envolvidos no mundo do futebol estão. Seja específico, por gentileza. A não ser que você queira que eu acerte meu medovukha em sua cabeça! – questiona Irina, ainda muito confusa sobre o rumo que a conversa estava a tomar.
- Bem, quem me sugeriu vir conversar com você foi o meu querido amigo Aulas. Ele me disse que tinha conversado com você brevemente a respeito de seus projetos para o futuro e que você se interessava pela parte tática do jogo. Alguns dias depois ele me ligou de novo pra dizer que você já estava tendo uma experiência como treinadora e que estava rendendo frutos... Então decidi reunir um pouco de coragem para viajar essa distância toda para tentar te persuadir a se juntar a mim neste projeto. A minha proposta para você é de 2,2 mil euros mensais, que não é muita coisa, até o final desta temporada, mas também é uma oportunidade para você adentrar à carreira de treinadora em clubes masculinos. Eu posso te oferecer também a hospedagem em minha casa, que fica em Lyon, pelo tempo que você estiver no comando do clube.
- Veja bem, a proposta é, sim, tentadora. O problema mesmo é definitivamente a questão salarial, porque eu me lembro bem do tempo que morei lá e não era um lugar com baixo custo de vida, então o salário basicamente só vai servir para eu não morrer de fome, ainda mais arcando com os demais custos da moradia... – dizia Irina antes de ser interrompida.
- Vou pedir perdão pela interrupção, mas eu te entendo perfeitamente. A moradia vai ser disponibilizada por mim, pessoalmente, não como parte de pacote contratual do clube, porque a casa é minha mesmo. O nosso clube, por ser muito novo, ainda não tem as estruturas adequadas para oferecer muitas coisas, mas pode ter certeza que o seu salário poderá ser utilizado da forma que você bem entender; eu te dou a minha palavra que enquanto você estiver treinando o nosso clube, poderá desfrutar à vontade da casa que te disponibilizarei sem precisar pagar uma conta por ela. A alimentação também será oferecida por dois restaurantes – um em Lyon e outro em Pomeys, quando você estiver na vila para os treinamentos. Ah, e talvez eu não tenha te falado, mas o nosso clube é semiprofissional, então você terá alguns dias na semana livres para fazer uma renda extra, caso seja do seu interesse. <alguns instantes de silêncio cercam o ambiente> E tudo bem, não espero uma resposta imediata, mas preciso de uma resposta até o dia 1º do mês que vem, que é o meu limite para fazer o planejamento da temporada. Você tem meu contato e aguardarei sua ligação torcendo para que aceite nossa proposta. – interrompe Kylian, para elucidar as questões postas por Irina com o objetivo de tentar persuadi-la a aceitar a proposta.

<a conversa segue por mais alguns momentos, depois despedem-se e Irina volta para sua casa com o objetivo de refletir sobre o que acabara de ouvir>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo retorno e ótima proposta, achei tudo muito legal: o uso da skin diferente, a abordagem da treinadora mulher...esse save promete!

Em um dos livros que já li sobre futebol, acho que uma versão mais antiga do Soccernomics, eles abordavam essa questão de praticamente não existirem "treinadoras" mulheres comandando homens. E iam na linha que geralmente os treinadores homens giram na faixa dos 40-50 anos, então achavam difícil uma mulher nessa faixa etária, madura, não apenas comandar um grupo masculino, mas conviver em ambientes muito masculinizados como vestiários e tal. Talvez até mesmo na linha do machismo, "então a Dona Maria acha que sabe de alguma coisa e que pode mandar na gente?".

Ainda que essa visão para mim seja meio limitada (e porque acho a questão mais complexa), de repente pode te dar alguns ganchos interessantes para a história, mesmo nas dificuldades que a Irina pode encontrar no caminho.

Bom save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos save novo de historinha na área!

Seja muito bem vindo de volta, @Herr Jones. Tenho certeza que esse save promete (e entregará) muita história boa pra gente. Só pelo início já dá pra ver que promete, ainda mais que Irina já começou tomando o famoso mansplanning de macho escroto. 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Herr Jones disse:

A treinadora, como disse no primeiro post, é fictícia. É uma homenagem à Alexandra Kollontai, uma das primeiras - e maiores - teóricas da questão feminina no mundo. As imagens eu usei pra trazer uma dinâmica mais realista pra narrativa. A jogadora das fotos é a Margarita Chernomyrdina, que é meio-campista, formada na base do Chertanovo e atualmente joga no CSKA (aí a parte real mesmo desse prólogo são as imagens e o historial de títulos mesmo).

Interessante o ponto de partida para a personagem do save. Explica muito o porquê da escolha de uma russa em um momento tão delicado por conta da guerra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Cadete213 disse:

Em França ando eu...hehe.

É um país bem legal e que quase fui para lá fazer minha pós-graduação quando tinha meus 23 anos de idade, risos.

3 horas atrás, Tsuru disse:

Ótimo retorno e ótima proposta, achei tudo muito legal: o uso da skin diferente, a abordagem da treinadora mulher...esse save promete!

Em um dos livros que já li sobre futebol, acho que uma versão mais antiga do Soccernomics, eles abordavam essa questão de praticamente não existirem "treinadoras" mulheres comandando homens. E iam na linha que geralmente os treinadores homens giram na faixa dos 40-50 anos, então achavam difícil uma mulher nessa faixa etária, madura, não apenas comandar um grupo masculino, mas conviver em ambientes muito masculinizados como vestiários e tal. Talvez até mesmo na linha do machismo, "então a Dona Maria acha que sabe de alguma coisa e que pode mandar na gente?".

Ainda que essa visão para mim seja meio limitada (e porque acho a questão mais complexa), de repente pode te dar alguns ganchos interessantes para a história, mesmo nas dificuldades que a Irina pode encontrar no caminho.

Bom save.

Oi, Tsuru. Esses elementos todos que você citou me deram uma motivação extra para jogar. Uma coisa que, aliás, eu sinto falta no FM é justamente uma database do futebol feminino, tem muita coisa nele que traz boas lembranças daquele futebol aguerrido e combativo dos anos 80-90; sempre que tenho a oportunidade e tempo, paro pra ver os jogos. Quanto às treinadoras mulheres comandando homens, é um fenômeno estrutural mesmo porque é um trabalho primordialmente intelectual: a pessoa tem que ter uma visão espacial de como os times se comportam em campo, compreender os elementos que circunscrevem a atuação prática dentro do gramado e planejar treinamentos para suprir/aprimorar carências e pontos fortes do coletivo. Mas as poucas experiências de mulheres treinando, mesmo no futebol feminino, acabam sendo curtas porque a diretoria costuma ter a mesma cultura que aqui no Brasil temos de mandar embora logo na primeira sequência ruim e, claro, o próprio machismo tem muita conexão com isso, já que a paciência se reduz ainda mais nesse sentido. Só que isso, também, é só a questão superficial também. Existem elementos de ordem psicológica e cultural que reforçam esse distanciamento, mesmo entre mulheres, na lida com o cotidiano do futebol. O lado bom é que atualmente há uma tentativa, ainda que não muito frutífera, de valorização do esporte feminino e é uma coisa que, com o tempo e o assentamento da "ideia" no inconsciente coletivo, tende a melhorar.

Eu, particularmente, gostaria muito de ter dificuldades ao longo da carreira porque já vi, no passado, quanto as tive algumas mensagens que eram, no mínimo, curiosas e serviriam muito bem para fazer algumas imersões narrativas interessantes e discutir, sob o prisma individual (e da personalidade da treinadora que, ao longo da história, vou tentar desvelar aos poucos). Até dificuldades administrativas seriam interessantes, porque no meu save em off e de teste do FM23, que estou no Cannes, eu tô com o time super bem e a diretoria não deixa eu fazer nada que eu peço, mesmo tendo dinheiro kkkkkkkk

No mais, muito obrigado! :) 

2 horas atrás, Fujarra disse:

Temos save novo de historinha na área!

Seja muito bem vindo de volta, @Herr Jones. Tenho certeza que esse save promete (e entregará) muita história boa pra gente. Só pelo início já dá pra ver que promete, ainda mais que Irina já começou tomando o famoso mansplanning de macho escroto. 🤔

Grande Marcio! Obrigado, meu amigo! Espero que entregue, sim. A motivação tá bem em alta, até porque eu gostei dessas novidades do FM23 e a skin torna as coisas mais desafiadoras, o que é bom para encontrar alternativas e matutar um pouco as ideias na gestão do time. E isso, das pessoas explicando explicações da Irina, vai ter suas doses de repetição ao longo da carreira.

1 hora atrás, GG. disse:

Interessante o ponto de partida para a personagem do save. Explica muito o porquê da escolha de uma russa em um momento tão delicado por conta da guerra.

Pois é, GG. E a Rússia (o leste europeu, no geral, aliás) é um território que historicamente é marginalizado; sobretudo na Europa, por ser um território repleto de conflitos étnicos e de povos com visões mais conservadoras a respeito de diversos aspectos socioculturais. Um exemplo claro foi o banimento internacional da prática esportiva russa em 2014-2015 quando da ocupação na Criméia, num momento que a Ucrânia estava fazendo uma limpeza étnica de russos no território (que, também historicamente, pertencia à Rússia e era de suma importância do legado da União Soviética por causa da Conferência de Yalta no pós-guerra, quando foi acordado entre as partes vitoriosas dos aliados os eixos de influência internacional e "selado" o acordo de paz que originou a guerra fria), sem contar que o motivo principal, para além da invasão, foi a ataque claro de ucranianos ao fechar e atear fogo no próprio parlamento.

Mas o contexto mais geral sobre o motivo de usar uma russa tem a ver, também, com o momento contemporâneo. Já que o que está acontecendo atualmente não tem heróis e tampouco vilões, mas uma disputa de influências que está fomentando ainda mais a marginalização do povo russo. Então, como o título é "orgulho, preconceito e perseverança" dá pra trazer alguns elementos que, da mesma forma, toquem neste ponto. Isso permite, inclusive, ampliar o espaço da própria narrativa.

* * * * *

Hoje sairão mais duas postagens, de continuação deste primeiro capítulo, que permitirá a vocês terem o conhecimento sobre o time escolhido para treinar. A primeira sairá logo mais, só preciso dar os toques finais nela e adequar os gráficos para não tornar tão massivo a relação de leitura e elementos visuais. Eu adianto que escolhi o time pela estética das cores, que me agradaram bastante. Só que como no FM os uniformes do clube eram genéricos, de "estampa" lisa, eu fui no editor e modifiquei pra deixar um pouco mais do meu agrado e dar um toque personalizado ao clube. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0---banner3121182db6794b7e.jpg
Capítulo 1 - Um passo em frente, dois passos atrás (2/3)

🌍 Moscou, 26 de junho de 2022 | 21h10

- Solnyshka! Você veio! Não consegui te encontrar o dia inteiro! Como você está? - pergunta Elena
- Privet, solnishka. Melhor, impossível! E você? Posso falar uma c....
- Anton, traga doses de vodka para nós, por favor! – Elena interrompe.
- Deixa eu te fazer uma pergunta, amiga?
- Pois faça.
- Você já tem onde morar lá em Lyon?
- Estou analisando algumas casas que vou olhar durante a primeira semana que estiver lá, mas por enquanto ficarei hospedada em algum albergue mesmo. Por quê?
- Então... O que você acha de seguirmos morando juntas?
- AAAAAAAAAAAAAAAA!!! – Elena exclama. – Então é por isso que você desapareceu?! Não vai conseguir ficar sem minha belíssima pessoa por perto, é?
- Hahahaha! Também, mas eu recebi um convite para trabalhar num time de futebol de lá. Disse a pessoa que não é em Lyon, mas é bem próximo. E como me parece uma boa proposta tirei os dias de ontem e hoje para dar minhas caminhadas e tentar refletir sobre o que fazer.
- Solnyshka, mas é claro! Então vamos destruir a cidade como a nossa juventude! Não, pera. Acho que alguma coisa está errada...
- Exatamente, mulher... Como eu já te conheço muito bem, tenho certeza que você já deve ter feito umas três listas com lugares para morar. Escolha o que você mais gostar lá e peça a quem for lhe alugar para que me ligue que negocio tudo. Mas não esqueça que você vai fazer seu doutorado e que nós não somos milionárias, por favor! Hahaha!
- E você vai pra lá quando?
- Ainda não sei. Pra ser sincera, nem aceitei nada ainda. Só iria mesmo se você estivesse de acordo, porque sou muito feliz aqui mas com certeza sentiria sua falta, afinal são anos e anos inseparáveis.
- Aqui a vodka de vocês. – disse Anton enquanto estendia a bandeja com duas doses.
- Poxa, Anton, só duas? Hoje é a nossa despedida! Estamos as duas indo embora pro mesmo lugar! Traga mais!
- Blyat! Como assim, Irina você vai também? – questiona Anton.
- Acabei de me decidir... Vou, sim.
- E você vai fazer o que lá, mulher!?
- Eu recebi ontem um convite para trabalhar num time de lá e recebi a bênção desse raio de sol aqui do meu lado para continuarmos a fazer nossas bagunças no estrangeiro...
- Que ótimo, você vai treinar o time feminino do Lyon, é isso? Desde quando você começou a se interessar por dinheiro?
- Hahaha! Eu, jamais... Se fosse pra treinar time feminino, preferiria ficar por aqui mesmo. O convite foi para um time masculino mesmo... Só que eu esqueci de perguntar qual é o time. Hahahahaha!
- É sua cara mesmo, você é avoada demais. Tem certeza que isso é real mesmo? – questiona Elena.
- Ora, me pareceu real. A pessoa estava realmente interessada em conversar comigo e, mesmo eu exalando minhas piadas sem-graça, ele não levou para o pessoal tentando me convencer de ir para lá. [...]

<entre várias doses de vodkas e algumas horas tomando todas e mais algumas, Elena pega um copo e levanta para fazer um brinde>
37436_w840h0_1490202932shutterstock-shot

- Um brinde a essa lutadora que, provavelmente, se não for golpe, vai ser a primeira mulher da Rússia a treinar um time de futebol principal! Solnyshka, o mundo é seu! – declara Elena, enquanto estende o copo para o alto.
- Za zdarovie! – brindam em alto som os amigos que circulavam próximos às duas.

Na manhã seguinte, chegando em casa ainda bastante inebriada, Irina pega seu telefone e começa a vasculhar. Cadê o telefone do Pierre, ops... Kyl... Como é o nome dele mesmo, aquele francês? Ele mesmo... Deixa eu achar aqui. - pensa Irina, em voz baixa porém audível.

- Mulher, o que tu tá fazendo? – questiona Elena. – Vo-você zabe que te-<soluço>-telefone não combina com álcool.
- E-Eu vou ligar pro francês e aceitar o trabalho.
- Você ainda vai falar fr-francês? Desliga já esse negócio. Vai dormir e liga quando acordar! Senão vai perder o emprego antes de começar. - afirma Elena, com sua voz esmaecendo
- Tá bom. Vou me deitar. – afirma, enquanto dirige-se a seu quarto. Ao entrar, fecha a porta e começa a ligar.
- Monsieur Pierre... Er... Kylian. Blyat. Bonjour! Espero que seja jour por aí mesmo – disse Irina misturando francês com russo.
- Pardon, Mademoiselle? – questiona a voz do outro lado do telefone, em francês.
- É Irina.
- Ah, sim. Diga-me que tens boas notícias, mademoiselle! Mas me parece que não...
- Duas perguntas: moro com uma amiga aqui que está de mudança para Lyon nesta segunda e, se eu for aceitar sua proposta, gostaria que seguíssemos morando juntas...
- Claro, claro. Fico à disposição! Ela já tem onde morar lá? – questiona Kylian interrompendo Irina.
- Ainda não, a primeira pergunta é justamente esta: vocês disponibilizariam a moradia para nós duas? E a segunda é: para qual time você trabalha? Porque é meio difícil aceitar uma proposta sem nem saber onde vou trabalhar... Hahaha! – pondera Irina, tentando encontrar algum ponto de sobriedade em sua existência.
- Ora, hoje você está de bom humor! Mas claro que sim, a minha casa que eu havia comentado em Lyon é grande o suficiente pra abrigar até mais de duas pessoas... E, bem, quanto ao time, sou presidente do Hauts Lyonnais.
- Bom, minha amiga vai estudar na Universidade Lumière-Lyon II, então acho que a melhor forma é morar na cidade, já que pelo que eu conheço, Pomeys é um vilarejo minúsculo.
- Certo. Então quer dizer que você vai topar vir para cá?
- Estou inclinada, sim. Só que preciso resolver algumas pendências aqui antes para tratar da mudança e como minha amiga estará em Lyon amanhã ou depois já vai começar a resolver as coisas sobre moradia. Você se incomoda de tratar com ela?
- C’est magnifique! Mas é claro que não. Passe meu contato a ela e, se possível, me diga quando ela chegará porque irei pessoalmente buscá-la no aeroporto e levo ela até a casa. Para ela será uma ótima localização, pois é perto da Universidade.
- Fique à vontade. Se a casa couber nós duas e tiver um espacinho para ela estudar já está de bom tamanho!
- Tudo certo, então. Vou lhe passar o endereço de nosso clube aqui: Salle St Roch – La Neylière 69590, Pomeys. Mas já que você aceitou a nossa proposta, entrarei em contato com o CSKA para negociar sua rescisão logo na segunda-feira pela manhã. Só precisaremos ter você aqui até um pouco antes do dia 5 do mês que vem, que é um dia antes do final das férias de nossos jogadores.
- Não, não, não, não <soluço>, não! Por favor, deixa eu conversar lá no CSKA, eles me deram a oportunidade e eu quero ir lá agradecer, é desrespeitoso saber de minha saída por palavras dos outros; <soluço> quero eu mesma comunicar minha decisão a eles. Assim que o fizer, aviso vocês e aí sim vocês entram em contato com eles.
- Sem problemas. Vou fazer o seguinte, então. Procurarei uma passagem de Moscou para Lyon no dia 5 do mês que vem e estarei eu pessoalmente a buscá-la no aeroporto e trazê-la até a sede do clube para assinarmos o contrato, apresentar as estruturas e tudo mais. Aí a partir do dia 6 você já começa os trabalhos, pode ser?
- Claro que sim. Agora preciso ir pois tenho algumas coisas para fazer. Até mais.
- Até.

Irina, então, desliga seu telefone, deita na cama e pensa consigo mesma que conseguiu fingir muito bem a sobriedade, depois simplesmente capota. Acorda depois de horas com Elena a chamando para se despedir... Elas conversam, Irina explica que conversou com o francês e passa a ela o contato dele para que avise antes de ir, permitindo que se encontrem e vejam as casas em Lyon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0---banner3121182db6794b7e.jpg
Capítulo 1 - Um passo em frente, dois passos atrás (3/3)

🌍 Portão de desembarque internacional: Aeroporto Internacional de Lyon-Saint-Exupéry – 5 de julho de 2022 | 13h

- Mademoiselle! Que bom te ver! Dê-me aqui suas malas.
- Zdravstvuyte Kylian. Tudo bem...
- Sigamos para Pomeys, então., para tratar das questões administrativas e você conhecer as nossas estruturas. Depois te levo para sua nova casa.

🌍 Sede social do Hauts Lyonnais: Pomeys – 5 de julho de 2022 | 14h15

- Como você pode ver, é 1h mais ou menos o trajeto de Lyon pra cá. Logo mais te levarei à sua nova casa, onde você poderá encontrar com sua amiga e se alojar tranquilamente.
- É, acho que é um tempo até ok para fazer. E eu gostei de Lyon quando morei aqui, é uma cidade com boas opções pra diversão e até pra trabalho.
- Pois vamos subindo que seus contratos estão à espera de sua assinatura. – disse Kylian enquanto aguardavam um elevador que os levaria até uma sala de reuniões. – Aqui está ele.

1---Informacao91424e17ae6cefdc.png
Apresentação do clube: a única modificação que fiz foi justamente nos uniformes, utilizando a escala de cores do próprio clube

- Contratos?
- Sim. Isso mesmo. Sua resposta foi rápida e seu questionamento a respeito das condições de vida aqui também foram pertinentes, então você vai assinar seu contrato de tempo parcial com o clube, de 2,2 mil euros, e o de utilização da minha casa em Lyon enquanto você estiver no comando do clube. Ambos conforme o combinado. Tem um terceiro, para caso você se interesse, de um trabalho regular em minha empresa para complementar sua renda durante sua estadia por aqui.
- Ah, sim. Que ótimo! Quanto ao trabalho, eu tinha pensado em tentar fazer uma pós na universidade daqui. Aproveitar que vou ter um tempo legal para me dedicar a outras coisas além do futebol.
- Tudo bem, mademoiselle Kollontai. É você quem sabe. Estou aqui para te dar o suporte necessário durante esse período de transição da sua vida, até porque eu tenho certeza que você veio pra cá para receber menos do que ganhava lá em Moscou. Então só tenho a agradecer seu interesse! – dizia Kylian enquanto Irina assinava seus contratos. – Bem. Agora que está tudo em ordem, é o momento de passar nossas expectativas e da cultura que estamos pretendendo implementar aqui no Hauts Lyonnais.

2---Expectativase8e9045b9bd04b78.png
Expectativas e visão do clube

- Acho que são expectativas bem realistas. Não conheço ainda o elenco e nem nada, mas penso que evitar o rebaixamento é uma possibilidade. Quanto à boa prestação na copa francesa, penso o mesmo, que podemos fazer uma campanha sólida e condizente com nossa realidade aqui.
- Esperamos que sim! Nós temos uma torcida bastante aficionada pelo clube, porque apesar de sermos uma instituição jovem, a comunidade local nos abraçou de forma bastante carinhosa que permitiu boas campanhas até chegarmos aqui. Saímos do amadorismo e hoje somos semi-profissionais. Agora vamos descer ali para o nosso estádio para que você possa conhecer nossa infraestrutura.

Saem, então, os dois para ir até o centro de treinamentos do clube e Irina percebe que as estruturas do clube realmente não eram as melhores com que já teve contato, mas pensava consigo que talvez isso pudesse fazê-la se reinventar, já que durante sua época como jogadora, um de seus clubes favoritos, o Chertanovo, também não possuía estruturas primorosas e lá encontrou um elenco bastante comprometido e unido. Talvez essa fosse uma possibilidade para fazer do time um grupo fechado em prol de um único ideal. Ao chegar no campo de jogo, Irina é apresentada ao seu plantel.

4---Elencof4c20151032eac50.png
Elenco

- Bonjour! Hoje, pessoal, estou aqui para apresentá-los à nossa nova treinadora. Esta é Irina Kollontai, ex-jogadora de futebol e que, inclusive, ganhou um título da Champions League feminina quando atuou em nossos vizinhos do Lyon. Ela estava no comando do time feminino do CSKA, na Rússia, e conseguimos trazê-la para cá. Espero que vocês se ambientem rapidamente para alcançarmos nossos objetivos nesta temporada! – disse Kylian, apresentando Irina ao elenco em francês.
- Boa tarde a todos. Estou ansiosa para trabalhar com vocês! Tenho certeza que, juntos, conseguiremos alcançar nossos objetivos sem muitos dramas existenciais. Com o passar dos dias nós iremos nos conhecendo um pouco melhor e, principalmente, terei a oportunidade de conhecê-los enquanto jogadores para avaliar os direcionamentos táticos que tomaremos ao longo desta temporada. Eu sou uma pessoa bastante tranquila, podem vir conversar comigo sobre qualquer coisa que esteja passando em suas cabeças que teremos uma conversa bastante franca e certamente levarei em consideração seus anseios. Como eu também fui jogadora, não pretendo implementar essa cultura extremamente restritiva que está posta nos grandes clubes; pretendo fazer uma via de mão-dupla: vocês têm a liberdade de fazer o que quiserem desde que tenham o compromisso de deixar tudo em campo. Particularmente eu gosto bastante de avaliar também o rendimento nos treinos e levo isso bastante em consideração quando vou escalar o time que irá para campo. É justo porque recompensa quem está se dedicando fora de campo e ajuda a manter uma competição saudável dentro de nosso plantel. – apresenta-se Irina, em um francês um pouco travado.

Então eles têm um bate-papo bastante descontraído enquanto Irina aproveita esse momento inicial de interação para buscar conhecer um pouquinho da personalidade de seus atletas, ainda que de forma bastante superficial. Na sequência, Irina pergunta a Kylian se já poderia fazer suas primeiras sessões de treinamento e o presidente assentiu, dizendo-lhe que estaria ali para assistir e perguntar posteriormente suas primeiras impressões e depois a levaria para casa. Com isso, os jogadores foram orientados para um treinamento bastante genérico, o famoso rachão, para que Irina pudesse ter uma visão genérica sobre seus jogadores.

le-groupe-n3-de-hauts-lyonnais-coache-pa
Elenco do Hauts Lyonnais após o primeiro treinamento de Irina

- E então, o que achou? – pergunta Kylian.
- Sabe, Pierre. – diz, rindo – eu achei que o nosso elenco é um pouco curto e me parece ser um pouco desequilibrado também, com muitos jogadores para algumas posições e poucos para outras. Talvez seja importante pedir ao nosso diretor esportivo para ir buscar alguns reforços o quanto antes, porque nessa minha avaliação preliminar eu não consigo pensar em um esquema tático minimamente balanceado para o time.
- Ah, sim. Eu concordo. Mas, infelizmente, nosso staff é composto apenas por nós dois. Eu posso convidar sua comissão técnica lá do CSKA para vir até aqui trabalhar com você, caso queira.
- Não, não. Acho que seria um pouco desagradável com o meu ex-clube levar quase toda a estrutura de futebol que eu tinha lá. Mas fique à vontade para montar uma comissão técnica para podermos dar início aos trabalhos com os nomes que você julgar mais apropriados, até porque eu ainda não tenho nenhum contato por aqui para indicar.
- Tudo bem, vou tirar os próximos dias para fazer isso mesmo. E quanto ao elenco, fique despreocupada que vou buscar algumas peças para você. Caso exista algum jogador do seu interesse, fique à vontade para indicar para mim que eu tento entrar em contato para trazer. Não garanto muita coisa, já que nossos recursos são bastante escassos. Mas e quanto aos nossos jogadores atuais, o que pensa sobre eles?
- Eu gostei bastante de algumas peças do plantel, sim. O Adrien Valente me parece ser um bom centroavante. Tem uma boa técnica e parece bom finalizador, certamente deve ser um dos meus titulares. Também gostei bastante do Hugo Di Piazza, ele tem um bom domínio de bola e uma boa capacidade física, apesar de ser um pouco inconstante nos cruzamentos, mas acho que é pela falta de ritmo mesmo. Com toda a certeza vai ter sua importância fazendo o lado direito no meio-campo. Outro que eu gostei muito foi o Hilal Bouguerra, me parece um volante bem experiente que tem na marcação e desarme bons índices. Ali no bobinho ele era um dos que ficava menos tempo, porque tinha bom tempo de bola. Vai ser um refúgio na proteção defensiva, absolutamente. Quem me surpreendeu mesmo foi o Rémy Amieux, ele tem uma capacidade física invejável e acredito que isso possa ser um diferencial na nossa liga. Com certeza um jogador para vários anos.
- Você extraiu esse monte de informação só vendo esse treino bem genérico?! – surpreendeu-se Kylian.
- Sim. Foi justamente por isso que o fiz. Não conheço ninguém do plantel e a forma mais fácil de entender seus pontos fortes e fracos é justamente colocando eles em situações que os permitam usar as partes que eles acreditam ser de mais destaque. Depois o 7x7 deu pra ver como eles se comportam em campo, já que deixei eles pra gerir seus times. Os dois goleiros fizeram suas escolhas e armaram seus esquemas, então pude ver onde cada um gosta de jogar e quais são suas capacidades jogando nessas posições. Tem alguns que claramente estavam improvisados, mas ainda assim deu para captar um pouco...
- Nossa, que interessante. Nunca teria pensado nisso. Mas você é a treinadora por isso mesmo. Hahaha! É bom saber que você já tem uma base de seus principais jogadores aqui, mas devo te dizer que o Amieux não é nenhum jovem. Ele tem 35 anos, só que a capacidade física dele realmente surpreende.
- Gente! Ele tem 35 anos? Achei que tinha uns 27, 28. Quisera eu aguentar correr desse jeito quando estava com essa idade... Eu me sentia uma tartaruga em campo!
- Pois é. Agora vamos lá, que te levo em casa.

* * * * *

🌍 Nova casa – Lyon, 5 de julho de 2022 | 19h50

slider2016-03.jpg

- Bem, mademoiselle. Cá estamos em sua nova casa. Já te disse várias vezes, mas reitero. Enquanto você for treinadora em nosso clube, a casa estará à sua disposição.
- Kylian! Isso não é uma casa... É uma mansão! Como que eu vou morar num lugar desse ganhando o meu salário? Não sei nem como manter as coisas aqui arrumadas. - exclama Irina.
- Não se preocupe com isso. Você disse que precisaria de um lugar para ficar e eu tenho esta casa que ficava vazia, já que eu prefiro a minha casa de campo lá em Pomeys. Mais tranquilidade.
- Fico agradecida pela hospitalidade!
- Disponha. Agora vamos ali, porque ficaram faltando te apresentar algumas coisas. – disse Kylian enquanto levava Irina a um gabinete. – Veja, eu contratei uma empresa de análises estatísticas para fazer algumas avaliações a respeito das nossas predições para a temporada e, com as condições atuais de plantel que temos hoje, estamos cotados para ficar na 10ª colocação. Aqui está o nosso calendário para este mês de julho. Dia 9 você terá a estreia num amistoso contra o Chamalières, em nosso estádio. Optei por fazer a pré-temporada toda em casa para facilitar sua adaptação aqui.

5b---Calendariod1994c68658d89d4.png
Calendário

- Parece justo. Mas penso que com os reforços certos, pelo menos para permitir a criação de uma tática minimamente equilibrada, poderemos esperar um pouco mais do time. De qualquer forma essa previsão inicial já trabalha dizendo que evitaremos o rebaixamento, então certamente a probabilidade de fazê-lo é enorme mesmo. Quanto à pré-temporada, é uma boa ideia mesmo. Acho que nesse nível de jogo que temos quanto menor o desgaste e maior aproveitamento de treinos fizermos, melhor, então fazer os jogos em casa é a melhor alternativa! Amanhã, às 8h, estarei lá para nossa próxima sessão de treinamento.
- Ah, Irina, que ótimo! Mas amanhã você não precisa ir. Como disse, nosso time é semi-profissional e nossos jogadores têm contratos em tempo parcial. Costumamos ter apenas 3 dias na semana disponíveis para treinar ou então jogar, o que limita um pouco as possibilidades. Depois de amanhã teremos a nossa próxima sessão já agendada e no dia 9 nosso jogo.
- Melhor ainda! Então vou aproveitar hoje para me reambientar à cidade. Só vou esperar Elena voltar que vou arrastar ela comigo para algum lugar e comemorar nossa chegada à França. Novamente, Kylian, muito obrigada pela oportunidade. Prometo não desapontá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolha interessante de clube, mas a casa é que é uma maravilha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Cadete213 disse:

Escolha interessante de clube, mas a casa é que é uma maravilha. 

Eu já sabia que jogaria na França. A minha primeira escolha seria o Cannes, mas já tô fazendo um save em off com eles e achei melhor evitar pra não confundir as coisas; a segunda opção era o Bayonnais e tentar fazer uma coisa mais ou menos na pegada do Athletic Bilbao, mas achei que seria muito complicado pra me aventurar com essa limitação em conjunto com a skin. Aí fiquei rodando pelas ligas de regiões que me interessavam e gostei do time. Abri o editor pra modificar os uniformes e criei um save pra ver como ficavam em campo, acabei curtindo e animei jogar com eles. 

A casa é boa mesmo, com vista pro rio Rhône então, melhor ainda. hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7weSo4z.jpg
Capítulo 2 - A descrença é o peso do outro

🌍 Stade de La Neylière: Pomes, França - 31 de julho de 2022 | 19h30

- Salut! Um mês se passou, a pré-temporada também. O que está achando do trabalho até aqui? – perguntou Irina a Kylian.
- Estou impressionado! Eu nunca vi este time fazer tantos gols! Você realmente deu um jeito no time! - exclamou Kylian.
- Estamos a fazer apenas o básico. Ainda estou tateando um pouco do nosso elenco e conhecendo melhor nossos jogadores, mas por ora acredito que estamos no caminho certo. A pré-temporada correu tudo muito bem.

XyWYfNa.png
Pré-temporada 2022

- Eu só estou aguardando mais alguns reforços, porque acho que precisamos ter uma profundidade um pouco maior em nosso plantel. Esses dois que chegaram até agora são excelentes jogadores e não sei como você os convenceu para jogar aqui, mas serão fundamentais nessa temporada, com certeza.
- Fique tranquila que estamos buscando novos nomes, sim. Eu, finalmente, consegui montar toda nossa estrutura na área técnica e isso demandou bastante tempo, mas ainda assim eu fiz o que pude para acertar com esses novos jogadores. O que tem achado deles?
- Estou surpreendidíssima! Eu confesso que não estou sabendo muito bem o que esperar da nossa liga, porque se esses reforços que chegaram forem do padrão dela, acho que a temporada será difícil; mas se não forem, é possível que tenhamos uma temporada proveitosa. Acredito que o principal nome do nosso time atualmente chegou por agora, o Milan é um excelente jovem meio-campista e domina com maestria os fundamentos para construção das jogadas. Já o Arthur chegou para botar moral em nosso setor defensivo e traz uma boa segurança ali atrás, além de ter uma capacidade física bem interessante.
- Que ótimo que está tudo bem encaminhado, então. E quais os seus planos táticos para essa temporada? - questiona Kylian.

CBPnxSh.png
Desenho tático para 22/23

- Eu não vou fugir do básico, não. Com o nosso elenco atual não tem muito para onde correr. Mas eu preciso urgentemente de jogadores para os lados do campo, porque só temos um para cada.
- Pode deixar que vou colocar nosso novo diretor de futebol por conta disso. Inclusive, se você tiver alguma sugestão de nome, encaminhe para ele, pois ficará por conta do departamento de futebol como um todo; eu vou ficar mais por conta da parte administrativa e estrutural, então qualquer pedido que você tenha, para além de jogadores, fique à vontade para falar comigo.

* * * * *

🌍 Algum lugar oculto de Lyon - 24 de setembro de 2022 | 22h56

- Solnyshka! Finalmente eu te encontrei! Você tá morando aonde?! - indaga, preocupada, Elena.
- Elena, minha querida! Eu estou morando na casa que supostamente moraria com você, por quê?
- Eu não te vejo em casa. Acho que nossas agendas estão completamente incompatíveis, mas hoje eu estou cansada de estudar... Então o que vamos fazer?
- É, amiga. A sua vida está corrida e a minha nem se fala, eu não tenho o que fazer em boa parte da semana e então praticamente toda noite eu dou uma passeada pela noite da cidade. Hoje, então, é dia. Dia de tomar todas porque eu quero comemorar!
- Comemorar o quê, mulher?!
- Como assim comemorar? Que outros motivos eu teria pra comemorar? - questiona Irina.
- Você não tá fazendo essa pergunta pra mim, né? Que motivo que você não tem pra comemorar? Você comemora até quando lava seu cabelo... - responde Elena, rindo.
- Ah, tudo bem. Tá certo. Mas eu tenho muitos motivos pra comemorar, o melhor é que parece que tá tudo dando certo pra mim aqui! 
- É mesmo? Que ótimo!
- Oi. Não sei se te incomoda essa intrusão, mas você é a russa que treina o time de Pomeys? - pergunta uma pessoa desconhecida.
- Olá. Hoje quase nada me incomoda... Sim, sou eu. Por quê?
- Nossa, linda e poderosa.
- Olha, colega. Não é assim que você vai interagir aqui, não. Se você falar mais alguma coisa eu arrebento seu nariz. - irrita-se Irina.
- Brava também, né? - diz Elena, rindo da situação.
- Não, moça, desculpa. É que eu tô vindo do jogo de hoje e não sabia como falar. Mas você tá de parabéns!
- De parabéns por quê? E meça bem suas palavras porque um deslize e você vai catar seus dentes no chão.
- Eu sou um simples estudante sem dinheiro que mora por lá, todo final de semana eu volto pra casa e sempre que tem jogo do Hauts eu assisto no estádio, então o que você tá fazendo no time é simplesmente uma maravilha.

0m5aTJh.png

- Obrigada. Realmente as coisas têm se saído muito bem mesmo, tanto é que cá estou para celebrar com minha amiga.
- Mil desculpas, moça. Eu só queria dizer aquilo mesmo. Nunca tinha visto esse time jogar um futebol nesse nível e ter tido a oportunidade de assistir àquele massacre por 6x0 contra o Domératoise, que não deu nem chance deles chutarem no gol, e a goleada de 6x1 no Rumily-Vallières foram ocasiões muito especiais.
- Então você não conseguiu ver o jogo contra o segundo time do Saint-Étienne? Nem o jogo mais franco e azarado que tivemos, contra o Feurs? Uma pena o Adrien ter errado aquele pênalti, mas a reação dele no vestiário era impagável.
- Infelizmente eu não consegui assistir, já que esses jogos não passaram na televisão e o meu final de semana serve pra descansar da faculdade, então viajar não tá muito nos meus planos mesmo. - responde o desconhecido, enquanto o celular de Irina toca e ela atende.

aVN1csL.png

- Irina. Eu queria te dar os parabéns pela vitória no jogo de hoje.
- Ah, oi, Kylian. Obrigada.
- Queria te perguntar também sobre o que você acha do trabalho que estamos fazendo no mercado de transferências.
- Olha, eu tô achando muito bom. Foram poucos nomes, mas para setores que estávamos em déficit de atletas. O Sadou chegou muito bem e assumiu a titularidade pela meia-esquerda, o Aymar chegou com nome de craque e tá tendo uma briga saudável com o Di Piazza no lado direito e o Ebenezer, sei lá que tipo de nome é esse, vocês acharam no fim do mundo e tá sendo um atleta importante para dar profundidade ao plantel, já que pode atuar tanto pela direita como no comando do ataque. O único que ainda não se encontrou por aqui foi o Aness, que tem treinado mal e ainda tem o azar de competir com o Rémy, que está tendo muito destaque na lateral esquerda. De qualquer forma, nosso time está muito bem e superando bastante as expectativas.
- É, está sim. Tanto que eu já estou acreditando no título!
- Olha, tudo bem que as coisas estão encaminhadas, mas não é assim. Futebol é sempre uma caixinha de surpresas.

OgBkCBV.png

* * * * *

🌍 Proximidades do Hotel Íbis Centre Lac, Genebra (SUI) - 1º de janeiro de 2023 | 4h23

- Mulher, o que você tá fazendo aí!? - pergunta uma voz que Irina não consegue identificar.
- Eu tô tentando dormir, por que você tá no meu quarto??? - questiona Irina, visivelmente embriagada e confusa.
- E quem disse que você está em seu quarto?
- É o quê? Eu tô aonde? - espanta-se
- Você, solnishka, está deitada na parede de um hotel... Na Suíça!
- O que diabos eu vim fazer na Suíça? E como você me achou?
- Eu só sei responder à segunda pergunta, porque você me ligou meio alegre dizendo que tava em Rumilly e que tava com saudade da Rússia, disse que ia vir pra Suíça que era mais perto de casa. Eu não entendi nada naquela hora, continuo sem entender até agora, mas suspeito dos desdobramentos. A sua sorte é que o povo aqui é civilizado...
Solnishka, eu só me lembro de estar empolgadíssima depois do jogo contra o Rumilly, por isso eu tava lá. Saímos do jogo e encontramos um bar pra comemorar a vitória sofrida e de virada. Aí uma pessoa estranha falou que iria pra Suíça num festival que teria aqui e eu acabei indo junto. Lembro que cheguei e fui arranjar um hotel Íbis, mas não lembro qual era...
- Bem, aparentemente você não lembra, mas seu inconsciente tem memória boa porque você tá do lado de um hotel Íbis.
- Menos mau. Mas que atendimento terrível, nem pra me chamar e eu poder me alojar no quarto que eu já paguei...

spTVdYw.png

- Vamos ali tomar um banho, porque o Kylian está chegando em breve e eu não quero ser a responsável por acabar com sua carreira.
- Mulher, eu nunca mais bebo. O que essa gente coloca nas bebidas aqui? Na Rússia não tem esse efeito, não.
- Hahaha! Tudo bem, vou fingir que nunca te vi em situações embaraçosas na minha vida.

Alguns instantes depois, Kylian liga para Elena e diz que já estava na recepção do hotel ao que a fiel escudeira responde que já desceriam, que Irina só estava terminando de tomar seu banho e iriam descer para voltar à Lyon.

Mademoiselle, o que aconteceu? - indaga Kylian, bastante preocupado.
- Nada demais. Apenas uma comemoração muito efusiva do bom ano que tive.
- Quando sua amiga disse que você estava aqui na Suíça e pediu uma ajuda para vir te buscar eu não pude acreditar.
- Pois acredite. Isso acontece, são coisas da vida. Você lembra que quando me conheceu eu disse que o que a gente faz na vida particular, pra mim, não importa desde que deixe tudo no campo? Então. Eu sou assim mesmo.
- Estou vendo, mas cuidado, viu? E está tudo bem com você?
- Tô bem, sim. Tudo ótimo, nas estrelas. Estrelas, aliás, que eu espero poder ajudar no bordado pro escudo do clube.
- E você lá borda, minha filha?! - questiona Elena
- Hahaha! Não, mas do jeito que o time está, vou ter que aprender logo, logo. Porque é verdade que tivemos alguns tropeços nessa reta final do ano, mas ainda assim foram pouquíssimos e incapazes de ofuscar nossa boa campanha. Mas tudo parece conspirar a favor, já que logo no começo de outubro, contra o Aix-les-Bains tivemos um pênalti espírita, que só o árbitro viu, e que foi a salvação da lavoura no empate lá com eles. Depois um outro pênalti, um pouco duvidoso, foi o que nos garantiu o empate contra o Bourgoin-Jallieu. E quando não é o árbitro que salva, nosso goleiro se transforma num paredão como foi contra o Jura-Sud.

T2bNkk2.png
Jogo contra o Mâcon, válido pela 8ª eliminatória da Coupe de France

- Já que você está falando sobre desempenhos estranhos, consegue me explicar o que aconteceu contra o Mâcon? - questiona Kylian.
- Claro. Eu não faço ideia. A gente dominou todas as ações no jogo e parecia que quanto mais dominávamos, mais eles conseguiam criar oportunidades de gol. Jogo estranho demais. Felizmente nosso goleiro fechou o gol e saímos com a vitória nas penalidades.
- E o jogo contra o Montluçon? Nossa única derrota na temporada até aqui.
- Foi um jogo franco, mas acontece. Infelizmente demos o azar deles conseguirem neutralizar completamente nosso ataque. O importante é que mesmo com esses tropeços o time ainda tá bem, tá na liderança e temos 6 pontos de vantagem.

CNJFFFr.png

Mademoiselle, eu vou aproveitar que estamos aqui e fazer a sua proposta para renovar o contrato. Aumento seu salário em mais 300 euros e você fica com a gente até o fim da próxima temporada. O que diz?
- Eu tava até agora preocupada achando que ter chamado seu patrão no desespero pra tentar te salvar das suas loucuras ia acabar te prejudicando de alguma forma, mas parece que seu chefe é tão fora da casinha quanto você! Hahaha - ri Elena.
- Coisa feia você menosprezando seus futuros pacientes, solnishka. Com certeza o Kylian seria uma boa adição pra sua prática clínica. E, sim, eu não estou muito em posição de negociar nada melhor, então aceito. E a casa?
- A casa, como disse, continua com vocês enquanto você estiver trabalhando no clube.

xwi4vUW.png

- Ah, que ótimo! Porque esse ano eu vou aguardar o resultado do meu projeto pra ver se fui aprovada no meu doutorado também e a casa é super perto do campus.
- Ora, você vai fazer doutorado? E trabalhando ao mesmo tempo? - questiona Elena.
- Eu vou tentar, né? Não sei se consigo, mas pra tudo tem que se dar o primeiro passo. Nada melhor que aproveitar essa boa fase na minha vida para tentar terminar meus estudos...
Mademoiselle, pardon, eu não sabia que você era formada. O que você estudou?
- Eu me formei em sociologia na Universidade Russa da Amizade entre os Povos. Vou aproveitar que a universidade daqui também é boa e tem um programa interessante e tentar a sorte. Quem sabe?
- É, amiga. Se você for fazer isso vai ter que dar uma segurada nessa vida sem lei. E... Falando nisso, estamos em Genebra. Você quebrou algum acordo internacional nessas últimas horas?!
- Se nem a polícia e nem a Interpol estão aqui, então provavelmente fui muito comportada.

Curtinha: avaliação preliminar da peneira na base

Spoiler

1) Essa atualização era pra ter sido dividida em três, mas como eu acabei adiantando muito rapidamente a temporada, porque são pouquíssimos jogos nas divisões amadoras, acabei condensando 3 posts em apenas 1. Espero que não tenha ficado muito maçante, se ficou, me avisem que tomo o cuidado para as próximas.

2) Infelizmente a skin tem esse pequeno bug de sobrepor as linhas nos resultados das partidas, tornando impossível de ler. Eu vou tentar ajustar isso para as próximas atualizações.

Espero que estejam gostando da história até aqui. Desejo um ótimo final de semana a todos! :)


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda e poderosa mas no futebol não dá tréguas. Que rolo compressor até ao momento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Herr Jones disse:

... era o Bayonnais e tentar fazer uma coisa mais ou menos na pegada do Athletic Bilbao, mas achei que seria muito complicado pra me aventurar com essa limitação em conjunto com a skin.

Com o Aviron Bayonnais seria muito bom. Teria um torcedor de carteirinha. Quem sabe ainda termino um save com eles(fiz um, mas depois saí antes de chegar a Ligue 1).

Essa treinadora me lembra um certo russo, amante de vodka, e com apelido de Viúva Negra.Kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu deus, quanta historinha.....🤓

Bem curioso com o uso dessa skin, parece promissor. Por favor durante os posts reserve um tempo para salientar as mudanças na dinamica do jogo com o uso dela. Por exemplo,como fica aquela tela de comparação de 2 jogadores da mesma posição

Espero que o save seja duradouro, ou lhe enviarei um abará recheado de maionese e de purê de batata do Nismo's fast food.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Cadete213 disse:

Linda e poderosa mas no futebol não dá tréguas. Que rolo compressor até ao momento. 

Pois é. O time realmente encaixou muito bem, mas dá pra perceber que o setor defensivo está um pouco aquém de suas possibilidades, apesar dos resultados não mostrarem muito isso. Mas pela experiência que eu tive jogando nessa liga (ainda mais nesse FM, já que meu primeiro save também foi no N3, mas com o Cannes), é uma coisa que acontece mesmo porque os jogadores não costumam ser muito apropriados. E da mesma forma que a minha defesa pode cometer alguns erros, você não imagina a quantidade de vezes que eu ri quando o adversário furou a linha defensiva, chegou na cara do goleiro e... Bem, digamos que o gol não parecia ter sido o lugar apontado pra finalização. Teve um, nessa sequência mesmo, que chegou na cara do gol e chutou pra lateral. E eu, que estava xingando até a 20ª geração da minha defesa por aceitar um lance besta assim comecei a rir no meio da sequência de profanações hahahahah

6 horas atrás, LC disse:

Com o Aviron Bayonnais seria muito bom. Teria um torcedor de carteirinha. Quem sabe ainda termino um save com eles(fiz um, mas depois saí antes de chegar a Ligue 1).

Essa treinadora me lembra um certo russo, amante de vodka, e com apelido de Viúva Negra.Kkkkk

O time de Bayonne, como disse, estava entre as considerações. Era mais alto que o que acabei escolhendo, inclusive, porque eu teria uma proposta diferenciada pra buscar apenas jogadores bascos (além de russos, ucranianos, lituanos, cazaques e outras nacionalidades da ex-URSS), mas acabei deixando essa linha de lado porque provavelmente teria algumas frustrações, já que no momento quem comanda o mercado de transferências é a diretoria. A Irina está apenas com as responsabilidades de treino e gestão interna de jogadores, além de participar nas coletivas de imprensa. 

A Irina é brava, rapaz. Se botar uma ak47 na mão dela faz estrago kkkkkk

1 hora atrás, Andreh68 disse:

meu deus, quanta historinha.....🤓

Bem curioso com o uso dessa skin, parece promissor. Por favor durante os posts reserve um tempo para salientar as mudanças na dinamica do jogo com o uso dela. Por exemplo,como fica aquela tela de comparação de 2 jogadores da mesma posição

Espero que o save seja duradouro, ou lhe enviarei um abará recheado de maionese e de purê de batata do Nismo's fast food.

Nem gostamos de historinha, né?

Eu estou gostando bastante dela, apesar de ainda estar em processo de familiarização. De modo geral não muda muita coisa da forma que eu jogava quando em comparação com skins que possuem atributos numéricos. Eu costumava, antes, olhar alguns dados analíticos, de personalidade, como o jogador lida com a imprensa e essas coisas antes de olhar efetivamente os atributos. A grande mudança, na minha opinião, é a possibilidade de um conhecimento mais genérico dos jogadores que não são treinados por mim e uma compreensão melhor de como os que são treinados por mim operam dentro do sistema tático que eu utilizo. Ainda não tinha utilizado a tela de comparação de jogadores e ali, me parece, é a única tela que mostra mais claramente os atributos específicos numa escala de 1-5 bolinhas. Vou colocar abaixo, no spoiler, alguns prints de telas (vou puxar em um outro save, que está mais adiantado, para dar uma visão de contexto melhor, já que como as estruturas do Hauts Lyonnais são bem abaixo da média, não dá para ter muita noção do que cada tela oferece de diferencial).

Spoiler

1. Tela de atributos da comissão técnica → o único defeito é a falta de alguns atributos de funções específicas, como de analistas, gestor de jogadores emprestados e outros. A dos analistas, na minha opinião, é o que mais atrapalha porque eu uso muito eles (e a skin fornece um belíssimo leque pra otimizar o uso deles, como vou mostrar mais adiante)
1---atributos-comissao-tecnica72ba892c2b

2.1. Tela de atributos de jogadores não treinados por humanos → é uma tela que mostra de forma genérica um grupamento de atributos específicos mas que ajudam bastante na hora de avaliar o jogador
2---atributos-nao-humano88bb0da669f5d556

2.2. Tela de relatório dos analistas de recrutamento sobre jogador não humano → essa aqui é a tela que me conquistou de vez nessa skin. O autor fez um trabalho brilhante aqui e permite separar por posições/funções de forma a avaliar melhor o contexto do jogador quando comparado ao desempenho global de outros que atuem na mesma função dentro das 20 melhores ligas dentro do jogo. Uma baita mão na roda que reduz a necessidade de todo o trabalho braçal que eu teria de ficar analisando comparativamente com meus jogadores, e já permite avaliar mais rapidamente. Tem uma tela semelhante a essa no perfil dos jogadores humanos também
2a---relatorio-analistaa3ee73054db1133c.

3.1. Tela de comparação entre jogadores - atributos → eu achava que não tinha um jeito de avaliar os atributos de forma isolada nessa skin, até você surgir com essa dúvida e me levar a essa tela que, sim, permite ver de forma isolada cada atributo específico do jogador, mas numa escala menor, de 1-5.
3a---comparacao---atributos6f09068c65e1d

3.2. Tela de comparação entre jogadores - estatísticas → como eu nunca tinha aberto essa tela em específico, decidi olhar mais detidamente cada uma das abas dela e gostei dessa. Faz um compilado de estatísticas importantes e compara o rendimento entre os dois jogadores. O mais legal é que escolhi esses dois porque são bastante versáteis e costumam ser rotacionados na minha tática entre várias funções (muitas vezes quando um joga de MAC, o outro na ME, e vice-versa, quando não ficam ambos no banco pra eu poder rotacionar). E essa tela me deu uma luz de algumas coisas que eu posso mexer na tática nesse save em específico hahahaha
3b---comparacao---estatisticas83368e6496

3.3. Tela de comparação entre jogadores - posições → não tem muito o que falar, mas dá pra ver que ambos são meus xodozinhos coringas no meio-campo.
3c---comparacao---posicoes-e-funcoesab16

3.4. Tela de comparação entre jogadores - relatório → nada demais aqui também, bem genérica, mas dá pra ter uma noção contextualizada dos pros e contras de forma comparativa entre os jogadores
3d---comparacao---relatorioc8aa58cc2e2d5

Só de tirar esses prints já me deu vontade de largar meus planos de tomar minha cervejinha hoje pra ficar jogando, mas vou tentar resistir bravamente. A postagem do final da temporada, que iria postar agora, vou deixar para amanhã, porque senão eu vou acabar ficando em casa pra jogar hahahaha! E se quiser mais prints de outras telas em específico, só pedir que eu puxo aqui. No geral, as mudanças mais impactantes são nessas telas mesmo. As demais são só mudanças estéticas pra seguir o padrão da skin que, como dá pra perceber, é muitíssimo bem feita.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7weSo4z.jpg
Capítulo 3 - O futebol é mágico

🌍 Stade de La Neylière: Pomes, França - 21 de abril de 2023 | 13h27

- E aí, professora. Tô com o trabalho aprovado? - pergunta Rémy.
- Aprovado?! Ano passado o Lafargue me convenceu de que a nossa peneira seria um sonho de consumo e aí me chega isso? - responde Irina, sem muita paciência - E você mesmo que me fez essa avaliação de quem você trouxe para a peneira! Que audácia essa sua de perguntar se tá aprovado!!! - prossegue, num movimento que possivelmente se irritaria cada vez mais.
- É, realmente. Mas você tem que entender que eu cheguei agora aqui e ainda estou me ambientando, é muito difícil trabalhar assim.
- Meu querido, você tem certeza que isso é uma coisa que você gostaria mesmo de afirmar como justificativa?
- Não. A justificativa é a falta de recursos que temos, uma limitação clara em nosso processo de captação. Se tivéssemos mais recursos nessa área, seria mais fácil para criar estratégias na atração de jovens pro plantel. Já tentei convencer o senhor Kylian a realizar mais investimentos na nossa categoria de base como um todo, mas ele sempre traz a justificativa de falta de verbas.
- Agora sim. Eu te entendo e realmente é verdade, os nossos recursos aqui são bastante escassos, mas a gente faz o que pode com as condições que temos. O lado bom é que o Salim Yahi parece ser um bom jogador, é a única recomendação que eu faria mesmo.
- Foi por isso que vim conversar com você, queria saber se tinha algum deles que você gostaria de apostar. Felizmente estamos na mesma página e concordo que o Salim é o único que se salva, então será nosso único bolsista

Yahi46ea8201659791e0.png

* * * * *

🌍 Residência emprestada de Irina, Lyon, França - 6 de junho de 2023 | 18h

Após o final da temporada, Irina decidiu convocar uma reunião com seu plantel para fazer uma recapitulação dos jogos e articular as possíveis próximas jogadas do clube para 2023/2024. Então, com o aval de Kylian, dono da casa, e de Elena, sua colega de casa, decidiu realizar uma pequena confraternização com todos os presentes para celebrar o sucesso que foi essa primeira experiência no futebol masculino. O último a chegar, em função de seus afazeres profissionais fora do futebol, foi justamente o dono da casa e presidente do clube que, ao chegar, já reparou que a bagunça estava instalada no ambiente.

Mademoiselle, boa tarde! Você já tinha me dito que não ligava muito para o que seus jogadores faziam fora de campo, mas ajudar no incentivo às festas não é algo que tinha passado pela minha cabeça. - cumprimenta Kylian.
- Boa tarde. Venha, deixe de onda e vamos celebrar. Hoje é dia, meus jogadores estão de férias e merecem pois fizeram um belíssimo trabalho nessa temporada. Pegue uma bebida e vamos sentar ali para fazermos uma rápida retrospectiva e projetarmos o futuro. - responde Irina, enquanto dirige-se a uma mesa no pátio, próximo à piscina, para se sentar enquanto convida os demais dirigentes do clube.

- Bem, hoje estamos aqui fazendo uma confraternização para celebrar um momento que não era imaginado no começo da temporada mas que foi se tornando cada vez mais possível no decorrer dela. Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer ao Johan, nosso querido diretor de futebol, que fez um trabalho bem legal ao trazer jogadores. Não foram tantos quanto pedi, mas se ele disse que estava difícil a negociação contratuais, eu entendo. Então, se vocês me permitirem, vou fazer um monólogo aqui pra falar das minhas impressões e, quem sabe, ficarmos todos na mesma página para a próxima temporada.

1---transferenciasd9cab27e3cdcf4d1.png

- Voltando aos elogios para Johan, nosso trabalho desde sua chegada foi bem promissor. A chegada de Mathys foi muito boa, chegou muito bem mas aparentemente se acomodou ou não se adaptou muito bem em nosso clube, acabou perdendo espaço depois de uma grande sequência de maus treinamentos. Já o Bryan, por outro lado, que também veio emprestado do Saint-Etienne tomou parte importante em nosso esquema tático e assumiu, com muita destreza, nossa lateral direita. Pegou para não largar, talvez seja uma boa tentarmos mantê-lo para a próxima temporada. Veja se você consegue isso, Johan.
- Tudo bem - assente o diretor com a cabeça.
- Por fim, o meu pedido específico foi o Kirill, que eu conheci na época que jogava no Chertanovo. Ele estava sem contrato e tive uma rápida conversa com ele para saber se se interessaria vir pra cá nesse nosso trabalho e o Johan fez sua parte costurando o contrato de produtividade. Meu conterrâneo fez um magnífico trabalho na lateral esquerda e eu gostaria que fizéssemos o possível para mantê-lo para a próxima temporada, de preferência, fechar um contrato em tempo parcial para, no mínimo, recebermos uma compensação quando, eventualmente, surja o interesse por ele.
- Vou fazer o possível, mas antes do final eu gostaria de falar algumas coisas sobre nosso elenco.
- Certo, Johan. Será nosso último tópico mesmo, porque eu notei que os contratos de nossos jogadores, em sua maioria, acabam ao final dessa temporada.
- É justamente sobre isso mesmo, queria saber sobre as diretrizes a serem tomadas porque nossas finanças não estão muito boas e precisaremos cortar gastos onde e como pudermos.
- Perfeito. Chegaremos lá. Vamos, então, debater os nossos jogos nessa reta final de temporada.

2---jogosa0798937cf9a52f7.png

- O primeiro que eu tenho certeza que todos terão alguma coisa para falar é justamente o primeiro desse ano, que foi uma vitória impressionante, nos pênaltis, contra o Ajaccio na Coupe de France

2a---vAjaccioCDF22e3913053b39b32.png

- Eu já estava percebendo que minha decisão de te arrastar da Rússia pra cá foi excelente, mas depois desse jogo eu tive a certeza de que foi, de longe, a melhor decisão que eu tomei no comando do nosso time. Uma partida eletrizante! Acho que ficou muito claro pra mim que quando você disse que queria que seus jogadores deixassem tudo em campo era isso que significava: conseguimos segurar um empate e a classificação com DOIS jogadores a menos. Eu nunca tinha visto isso na minha vida, um time do nosso tamanho, entregando a vida em campo para tentar segurar o resultado contra um time muito mais forte em todos os sentidos e conseguindo o resultado! - disse o presidente do clube
- Esse jogo foi emocionante mesmo, eu estava ali morrendo na beira do campo de tanto berrar "BATE!!! BATE!!! QUEBRA!!!" pra matar os contra-ataques deles. O pior é que tivemos os dois zagueiros titulares expulsos e no banco eu só tinha um. Pensa no desespero de inventar um esquema pra jogar com um único zagueiro de ofício e dois jogadores a menos contra um time bem melhor tecnicamente do que o nosso. Pelo menos tudo deu certo no final e até se perdêssemos eu não teria do que reclamar, nossos atletas fizeram exatamente o que eu pedi e é por isso que eles estão aqui fazendo a festa. Hahahaha! Mas no jogo seguinte, acho que a ressaca da empolgação desse jogo contra o Ajaccio bateu e tivemos alguns lapsos na execução de movimentos defensivos quando recebemos o Vaulx. Uma derrota triste, mas que não tirava o nosso mérito nem nossa empolgação.
- Isso é verdade, mas rapidamente nos recuperamos e com estilo! Adrien esteve em uma tarde iluminada na goleada de 4x1 sobre o Vitré. Ele, imagino, é um dos que você pretende segurar no time, né?- comenta o diretor esportivo;

2d---vTroyesCDFbd2b899437880cc4.png

- Claro! Adrien foi a alma do time nessa temporada, completamente dominante em todos os sentidos! Mas e se formos falar do jogo mais frustrante da temporada? Perder pro Troyes, em casa, pela Coupe de France era algo que todos aqui já esperávamos. Mas, gente, perder desse jeito todos no vestiário ficamos sentidos. Uma partida fulgurante de nosso time que o setor defensivo deles estava conseguindo lidar, mas no limite, tanto que conseguimos até expulsar um jogador deles após ele matar nosso contra-ataque no quatro contra dois. Infelizmente o goleiro deles esteve inspirado e não deixou nem fazermos um golzinho para, mesmo perdendo, celebrarmos a exibição (N.A. que apesar das notas não foi ruim).
- Esse jogo trouxe um sentimento agridoce. Ao mesmo tempo que não esperávamos muita coisa, saí do campo achando que perdemos uma possibilidade de seguir vivos na competição... E o moral dos jogadores, como ficou? - comenta Kylian.
- Abalado, mas era visível nos treinamentos que fizemos que eles estavam determinados a marcar todos os gols que não conseguiram. Era até engraçado comandar eles nos treinos porque o Adrien saiu daquele jogo tão frustrado que nos treinamentos recebeu o espírito goleador do Haaland e dava até pena de quem estivesse no gol contra ele, porque ele só estava empilhando gols. E eu tenho absoluta certeza que ele lavou a alma naquela goleada contra o Feurs. 5x1. Cinco gols dele!

2e---vFeurs7b8a8b34ace963fd.png

- Eu me lembro que quando terminou essa partida eu pude ir ao vestiário para parabenizá-los e a cena que nunca vai sair da minha cabeça é o Adrien, em pé em cima de um balde, com apenas a toalha envolta na cintura, com as mãos pra cima e fazendo uns grunhidos tentando parecer ameaçador, imitando um dinossauro.
- HAHAHAHAHA! - riem todos os presentes
- Ele faz isso quase sempre. Já sugeri que deveria ser a comemoração de gols dele, vou esperar que um dia ele comemore assim em campo. Eu tenho quase certeza que se fizer isso, o adversário vai perder a concentração de tanto rir e vai querer deixar ele marcar mais gols só pra poder repetir a comemoração... Hahahaha! - ri Irina.

2f---vAix-Les-Bainsae9c3d47081397a0.png

- Mas o que aconteceu naquele jogo contra o Aix-les-Bains, Irina? - questiona Johan.
- Olha, eu não sei. Foi um daqueles dias que tudo deu errado pra gente e tudo deu certo pra eles. Tudo bem que o árbitro deu uma colaborada legal para eles, com dois pênaltis muito suspeitos assinalados contra a gente, mas ainda assim é difícil de explicar. De qualquer forma foi só um tropeço no caminho mesmo, nada que nos tirasse o foco. Os dois últimos jogos da temporada seriam decisivos para a gente, e difíceis também. O penúltimo contra os reservas do Saint-Etienne e o último, caso tudo desandasse, seria a grande final valendo o acesso e o título contra os reservas do Clermont. Contra segundo time do Saint-Etienne eu fiz uma preleção bem tranquila, para despejar a pressão fora do organismo dos meus pupilos e mandei eles entrarem em campo como se fosse uma partida normal, sem muito peso, e fazer o que vínhamos fazendo ao longo do campeonato que o resultado seria possível. Dito e feito, entraram em campo levíssimos e, comandados por Milan no meio-campo, conseguimos abrir o placar justamente numa invasão dele à área adversária pegando a defesa desprevenida e depois ele, novamente, cobrando escanteio preciso na cabeça de Arthur que teve o trabalho de escorar pro fundo das redes. Tudo bem que nos momentos finais do jogo eu percebi um tanto de complacência de nossa parte, que, inclusive, num passe infantil de Nokoue, talvez por estar emprestado por eles a nós, tenha realizado a oferenda do gol de honra aos visitantes, após Aiki receber o passe de nosso lateral e poder invadir a área sozinho e escolher o canto. Ainda assim, vencemos a partida e selamos o acesso ao National 2 com o título!
- Foi realmente impressionante essa nossa trajetória ao longo desta temporada. Recebemos um grande destaque na imprensa local, coisa que não estávamos muito acostumados! E também descobrimos o óbvio: nossa torcida te ama. Uma pena que a última rodada, contra os Reservas do Clermont saímos derrotados e os vice-campeões carimbaram nossa faixa, né? - comenta Kylian
- Pois é, agora está na hora de realizarmos uma qualificação na nossa base, não é mesmo? Quem sabe uma melhoria em nosso centro de treinamentos??? - brinca Irina.
- Ainda não, porque estamos sem dinheiro. Mas faremos o possível para arrumar a casa e investir nessas áreas.

3---classificacao868228b1385cf184.png

- Como dá pra perceber nas estatísticas da temporada, e agora, Johan, vamos comentar um pouco sobre o elenco e os principais jogadores que preciso que você segure de qualquer jeito em nosso time. O primeiro nome é o de Adrien, que reinou soberano na artilharia do campeonato com míseros 39 gols em 26 partidas. Junto com ele o nosso mago do meio-campo, Milan, foi o grande nome na construção de nossas jogadas e teve uma média de assistências esperadas por 90 minutos de meia assistência, ou seja, esperava-se que ele desse passe para 1 gol a cada duas partidas. Um número impressionante! O terceiro grande destaque, que também é importante tentarmos manter a todo custo, é nosso zagueiro Arthur. Aguerrido e combativo, ele esteve no comando da nossa linha defensiva sendo o pilar de sustentação em nossa casa. Outro que teve grande colaboração foi o Hilal, que fez uma belíssima parceria com o Milan em nosso meio-campo e sua segurança defensiva permitia que nosso armador subisse mais em campo para criar jogadas perigosas em nosso ataque.
- Anotados. Valente, Guendouzi, Pontet e Bouguerra. A partir de amanhã já entro em contato com eles e seus representantes para vermos como lidar com a questão contratual. E os demais? - questiona o diretor de futebol.
- Os demais fica por sua conta de avaliar. Como o contrato deles é em tempo parcial, eu imagino que se permanecerem aqui após o término se tornariam amadores, não é?
- Isso, mas apenas caso eles queiram permanecer no clube. Caso não queiram, eles pedem a dispensa e não há o que possamos fazer.
- Tudo certo. Minha atenção está mesmo focada nesses que eu comentei, pois tenho certeza que serão imprescindíveis para nós na próxima temporada.

4---elenco9e3de3c25b9e6c7f.png
No print, que foi depois do final da temporada, os contratos de Adrien Valente, Arthur Pontet e Milan Guendouzi haviam sido renovados; Bouguerra não aceitou a proposta do diretor de futebol
ps. Não sei o que está acontecendo com as estatísticas nessa tela, que travaram nesses números no meio da temporada e só me dei conta quando tinha terminado, porque eu olhava as estatísticas na tela tática antes do jogo rs

Irina, então, olha ao redor, onde a bagunça estava correndo solta e percebe que tinha muita gente.
- Olha, pensando bem, se boa parte dessa galera for embora pode ser um bom momento para começar a montar um novo elenco do zero. Passei a temporada inteira enchendo a paciência tanto sua quanto do Kylian e agora, vendo essa bagunça aqui em casa, percebo que o elenco está muito grande.
- Ok. Eu vou avaliar. De qualquer forma já vou conversando com nossos olheiros para analisar a situação de possíveis reforços.
- E quanto às nossas previsões para a próxima temporada, acho que face a toda essa situação aqui exposta é justo que tenhamos uma época de consolidação e longe da zona de rebaixamento.
- Perfeito. Com o elenco atual teríamos boas chances de brigar pelo acesso, já que o regulamento do National 2 diz que os times dos reservas, que usualmente acabam nas primeiras posições, não podem subir de divisão e dá a oportunidade para quem termina em posições inferiores de alcançar o acesso. Mas mais sobre isso quando tivermos com nosso elenco da próxima temporada já consolidado, por agora são apenas especulações mesmo. Agora, por gentileza, senhores, vamos aproveitar e encerrar essa reunião por aqui. Já tratamos de tudo que tinha pra ser tratado, agora é a hora de celebrarmos o nosso título! - finaliza Irina, enquanto se dirige ao barzinho para tomar uma dose de vodka.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
       
      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
×
×
  • Criar Novo...