Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 26 - A turma de 2036 e um raio-x do elenco (27.04)


#Vini

Posts Recomendados

Em 10/10/2023 em 11:23, Marcolation disse:

Acabou conseguindo mesmo garantir uma vaga no hexagonal de cima, agora pode ter tranquilidade e está até com margem para lutar por vaga europeia, quem sabe.

A fornada promete ser boa e suprir as maiores carências, o que é muito bom, mas vamos ver como vem as personalidades para não se animar com promessas vazias.

Falando em personalidade, tem se atentado para os relatórios (acho que mensais) de mentoria?

É isso que espero, tranquilidade para poder brigar pela vaga europeia quem sabe. 

Pois é, tenho olhado muito por esse lado, tanto que as denominações de cada jogador da fornada seguem mais a personalidade do que o potencial. 

Tenho e acho que comentei por alto no post anterior que não tenho gostado tanto dos resultados, acho que tem sido mistos e não justificam o esforço. Mas vou dar mais um tempo para bater o martelo nessa questão. 

Valeu, Marco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner60b0823e1f09babf.png

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka

Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece

P.s.: Deixo aqui meu muito obrigado ao @Fujarra pela arte do save. Ficou do jeito que eu queria!

Slovak-Super-Ligaa85d08b9ba9cabf9.png

Nossa sequência de jogos nessa fase deu mostras do nível que a equipe se encontra. Ganhamos apenas dois jogos na série toda e talvez seja ele o que mais me iludiu. Depois de inciarmos com derrota para o Dunajska Streda, recebemos o Zilina em casa e foi uma partida em que tudo deu certo. Primeiro, com o gol de Danek aos 4', após uma bela enfiada de Jakubov (23B) para o ponta só ter o trabalho de estufar as redes. Depois, com a tripleta de Hurny, que teria o peso de substituir Orsula (lesionado por 4 meses na reta final da fase regular). O 4 a 0 parecia indicar um caminho mais promissor, porém...

20231011182623_1a206757381d7547d.jpg

...Na partida seguinte encaramos o Slovan Bratislava e, meu deus, perder um jogo por menos de 2 gols para eles é uma rara exceção. Nesse jogo, conseguimos segurar a equipe adversária por 24 minutos e depois a porteira abriu de um jeito que o 6 a 1 ficou até barato para o nosso lado. Uma partida terrível de Sokol nosso goleiro, colaborou para a goleada.

20231011183108_1678680d24a38654c.jpg

Após essa partida, emendamos jogos travados, mas com resultados desfavoráveis e ainda por cima encaramos uma sequência de três jogos fora. Ao menos, em uma delas, conseguimos uma boa vitória contra o Ruzomberok, em grande dia do nosso mezzala, Riznic. E assim terminamos a série de 10 jogos, prontos para encarar a repescagem europeia. Vale destacar que após vencer o Zilina, perdemos em sequência, Jakubov (23B), Spacil e Privel, praticamente a espinha dorsal do time, o que talvez justifique a série de maus resultados.

 

Repescagem europeia 

Abrimos o duelo contra o Zilina e apesar de criar muitas chances, ficamos longe de repetir a goleada da fase anterior e terminamos os 120 minutos zerados. Na hora dos pênaltis, Sokol pegou a cobrança de Csoka e Petras (22D) terminou o serviço, garantindo nossa vitória por 5 a 4. E aí, para a minha surpresa, o playoff foi composto pelos times do 4º ao 7º lugar, e não do 3º ao 6º, uma vez que o terceiro colocado, o Spartak Trnava, já havia garantido sua vaga para a Conference. Então, fica aqui minha correção. 

20231011184206_18c684904e297939d.jpg

Dessa forma, encaramos o Skalica, 7º colocado que bateu o Ruzomberok na semifinal da repescagem. Novamente, martelamos a área adversária o tempo todo, mas sem conseguir marcar. Daí, quando eu achava que iríamos para os pênaltis, Morong marcou e ficamos a ver navios. Seria bom jogar uma competição europeia logo de cara? Seria, até para impulsionar o time financeiramente, mas é bom que joguemos mais temporadas e tenhamos uma estrutura para lidar com um calendário maior e é o que espero criar para o futuro.

20231011184157_12be1049a8f41bd63.jpg

 

Calendário

20231011191521_1a13bbec7f854f00a.jpg

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Como apontei anteriormente, vencemos apenas 2 dos 10 jogos contra os melhores do campeonato e esse recorte dá um panorama do que o time precisa fazer para evoluir dentro da liga, que é bater os grandes times nos confrontos diretos. Por outro lado, é bom observar se vamos continuar sendo o melhor do resto porque isso também é bom, significa que vamos ficar longe da briga pelo rebaixamento e é o que a equipe precisa para se desenvolver. 

No final das contas, o Slovan Bratislava garantiu o tetra, com quatro pontos de distância para o Dunajska Streda. Nós, por outro lado, terminamos em um honesto quinto lugar, vencendo 12 dos 32 jogos disputados. 

20231010213807_1589f7a6db7e5ecc2.jpg

Estatísticas

 

ELENCO-E-BASE253abf33bed3b6eb.png

Se lá atrás eu disse que Jakubov (23B) e Spacil haviam entregue pedidos de transferência, agora folgo em dizer que eles recuaram e continuarão conosco para o ano que vem. Prontamente busquei a renovação de contrato com ambos e espero que elas sejam aceitas para que possamos olhar para frente no planejamento da temporada. 

Por falar nisso, olhando o elenco vejo algumas saídas. Kozak e Kunik se apresentaram muito abaixo do esperado para atletas mais consolidados e devo abrir espaço para jovens da base no lugar. Já tenho Lihan (24F) que pode servir de rotação na zaga, enquanto Cech (25E) pode ser promovido do sub-19 para ocupar a lateral.

20231011185502_12623494c58f6c262.jpg

No meio, já acelerei esse processo com as promoções de Hodul (24E) e Kovac (25D) já ao final dessa temporada. O segundo inclusive já participou de alguns jogos e acho que vai se entrosar rápido. Esse setor é um que não vejo nenhuma saída por qualidade técnica neste momento, todos estão dentro das expectativas. 

Nas pontas e comando de ataque a saída certa é de Gasparovic, que já tem idade avançada e pouco contribuiu durante seu tempo aqui. Orsula, apesar de marcar muitos gols, é muito inconstante e prefiro sofrer um pouco mais dando espaço para alguém da base, que até agora também não correspondeu, mas é o objetivo do save usá-los, não é mesmo?

No desempenho geral, Sokol foi o único com nota acima de 7 em 2025/26 e eu achei curioso, visto que gostei mais de Krizik na meta durante a temporada. Spacil se consagrou como artilheiro da equipe com 13 gols e 3 assistências, enquanto Vesely (24A) foi o nosso maior assistente, com 5 passes para gol. 

Nessa temporada, da base, conseguimos adicionar Vesely (24A) ao time titular e ele tem correspondido com boas atuações, como destaquei acima. Nemec (24G) entrou algumas vezes na rotação como zagueiro, assim como Gallo (23D) e Kovac (25D) no meio-campo, esses com maior potencial de se firmarem rápido no time titular. Se isso se confirmar, teremos 5 atletas da base no time titular, o que é um bom número até o momento. Vale destacar que os outros titulares são igualmente jovens e já estavam no clube, então temos uma média de idade bastante baixa e muito talento feito em casa. Além deles, estamos de olho em Kosa (25A)Duris (25B) e Cech (25E) nas pontas.

Elenco6c3ad51e73d0d7a7.png

 

Fornadab5bef99713be8411.png

Mantendo uma curiosa escrita da minha parte ao longo das temporadas, fechei novamente com 8 jogadores dessa base, que realmente não estava tão boa e vale destacar três nomes. 

Hrdina é mais um ponta-direito surgido das fornadas. Com boa técnica, trabalho de equipe e um nível físico razoável, tem capacidade de ser um bom jogador para as pontas, especialmente se melhorar sua força e desenvolver os cruzamentos. Com personalidade equilibrada, é capaz de absorver bem os treinamentos e conhecimentos que pretendemos passar a ele. 

20231011192243_1e86c671fe0db2d0a.jpg

Sefcik é apontado como o melhor nome da base, mas sua personalidade acomodada tirou o título de melhor da turma de 2026. Tem ótimos níveis de finalização, compostura e velocidade, mas precisa desenvolver mais a força e equilíbrio para ser um atacante de respeito. 

20231011192247_1f589b51a41452a7e.jpg

Hlavak é um lateral-direito honesto. Com bons níveis de desarme, decisão e impulsão, espero que consiga melhorar seus níveis físicos para ser adicionado ao time titular. Porém, a personalidade pouco determinada joga contra o jovem de 16 anos. 

20231011192251_179578a49c9f22dc0.jpg

Karas (26D) | Cerny (26E) | Petrus (26F) | Janic (26G) | Hodul (26H)

 

CURTINHASb1367d7baa28bb21.png

As finanças seguem complicadas, com o Petrzalka ficando mais uma temporada no prejuízo, agora na casa dos €188k. A diretoria injetou €60k para ajudar nos custos operacionais. Meu contrato foi renovado por mais 2 anos e a diretoria tem a seguinte visão para o futuro. Nesse meio tempo, recebi uma proposta do Liptovsky Mikulas, time que terminou rebaixado na Slovak Super liga, e eu recusei. 

20231011192935_164fa652dc60f585b.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Cada um tem um 6 a 1 que merece (11.10)

Foram apenas 2 vitórias, mas foram importantes. É continuar a preparar bem a equipa e seus jovens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi um campeonato honesto, conseguiu bem a vaga para o hexagonal de cima e a campanha no geral foi boa. Bizarro mesmo foi ver um time do grupo de baixo ficando com vaga europeia, achei que isso nem fosse possível.

Uma curiosidade é que Sokol é um tipo de ginástica bastante popular nos países eslavos, inclusive durante muito tempo foi o esporte nacional esloveno (não saberia te dizer se ainda é), eles viam o futebol de uma forma bem preconceituosa e xenofóbica como "um jogo dos bárbaros mais ao sul".

Agora é preparar a equipe para beslicar a vaga continental na temporada que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campeonato excelente, visto que era a estreia na divisão principal do país e tem um time na transição entre jogadores da antiga filosofia do clube e da nova, formada pelos da base.

O hexagonal final deixou a desejar, mas o 5º lugar geral é para se festejar, bem como a permanência Jakubov (23B) que eu dei como certa no outro comentário. Aos poucos o elenco se torna mais jovem e formado no clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acho que poderia ter dado pelo menos uma atenção melhor para a fornada dessas três primeiras temporadas, afinal de contas, o grande chamariz do desafio é ela.

De resto, vai fazendo um percurso até mais rápido do que eu esperava, já quase indo para uma competição continental, mas, ficando no quase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estreia na elite de muita qualidade. Venceu só duas partidas nessa fase final, mas só de estar no grupo de cima já mostra que o time está num bom nível.

No fim ainda quase pegou uma vaga de Conferência, mas caiu para o time do grupo do rebaixamento. Regras são regras, né.

A fornada não empolga à primeira vista, mas vamos ver se consegue reverter alguma personalidade dessas. Pelo menos um ponta equilibrado tem, mas longe do prognóstico inicial da fornada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2023 em 04:29, Cadete213 disse:

Foram apenas 2 vitórias, mas foram importantes. É continuar a preparar bem a equipa e seus jovens.

Realmente e temos que focar no que interessa, que são os jovens. 

Valeu, Cadete!

Em 12/10/2023 em 06:33, Tsuru disse:

Foi um campeonato honesto, conseguiu bem a vaga para o hexagonal de cima e a campanha no geral foi boa. Bizarro mesmo foi ver um time do grupo de baixo ficando com vaga europeia, achei que isso nem fosse possível.

Uma curiosidade é que Sokol é um tipo de ginástica bastante popular nos países eslavos, inclusive durante muito tempo foi o esporte nacional esloveno (não saberia te dizer se ainda é), eles viam o futebol de uma forma bem preconceituosa e xenofóbica como "um jogo dos bárbaros mais ao sul".

Agora é preparar a equipe para beslicar a vaga continental na temporada que vem.

Eu também não havia considerado essa possibilidade, bizarro. E sim, foi um campeonato honesto para um time que está estreando na divisão e podemos comemorar isso. 

Olha só, não sabia dessa. Interessante. 

Sim, vamos preparar o time para buscar essa vaga europeia e mais recursos para investir nas infraestruturas. 

Valeu, Tsuru!

Em 12/10/2023 em 10:15, GG. disse:

Campeonato excelente, visto que era a estreia na divisão principal do país e tem um time na transição entre jogadores da antiga filosofia do clube e da nova, formada pelos da base.

O hexagonal final deixou a desejar, mas o 5º lugar geral é para se festejar, bem como a permanência Jakubov (23B) que eu dei como certa no outro comentário. Aos poucos o elenco se torna mais jovem e formado no clube.

Sim, temos muito a comemorar nesta estreia na Super Liga. Jakubov é um grande reforço com sua permanência e vai ajudar bastante na consolidação da equipe na primeira divisão. 

Estou gostando dos nomes que estou pinçando ao time titular. Creio que logo poderei prescindir de alguns nomes grandes do time titular. 

Valeu, Gilson!

15 horas atrás, Henrique M. disse:

Acho que poderia ter dado pelo menos uma atenção melhor para a fornada dessas três primeiras temporadas, afinal de contas, o grande chamariz do desafio é ela.

De resto, vai fazendo um percurso até mais rápido do que eu esperava, já quase indo para uma competição continental, mas, ficando no quase.

Sim, poderia. Acabou que com o fluxo de informações, perdi um pouco da organização para compartilhar esse resumo e no fim optei por algo mais enxuto para ficar em linha com o momento do save. Eu vou buscar as informações para ver se consigo trazer uma retrospectiva nesse sentido. 

Pois é, eu também não esperava que fosse tão rápido assim. Vamos ver o que o futuro nos reserva. 

Valeu, Henrique!

12 horas atrás, Marcolation disse:

Estreia na elite de muita qualidade. Venceu só duas partidas nessa fase final, mas só de estar no grupo de cima já mostra que o time está num bom nível.

No fim ainda quase pegou uma vaga de Conferência, mas caiu para o time do grupo do rebaixamento. Regras são regras, né.

A fornada não empolga à primeira vista, mas vamos ver se consegue reverter alguma personalidade dessas. Pelo menos um ponta equilibrado tem, mas longe do prognóstico inicial da fornada.

Sim, os anos de segunda divisão foram preparando a equipe e felizmente não brigamos contra o rebaixamento. Curiosamente, ver um time desse grupo na Conference foi inesperado, mas é isso, regras são regras. 

A fornada não é tão empolgante, mas eu penso que se salvar uns 3 para o elenco, já está de bom tamanho, essa é a minha expectativa. 

Valeu, Marco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner60b0823e1f09babf.png

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka

Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera

 

SLONAVT-CUPcedb4053ca5e14f4.png

Estreamos na Slovnaft Cup contra o Humenne, da segunda divisão e mandamos o time principal, sem contar tanto com os jogadores da base, mas quem definiu os rumos da classificação foi Sefcik, que com dois gols em 10 minutos definiu nossa ida para a segunda fase, para encarar o Raca, também da segunda divisão. 

20231014112544_19f6282327662411c.jpg

 

Slovak-Super-Ligaa85d08b9ba9cabf9.png

Começamos a temporada 2026/27 com alguns ajustes táticos, que falarei mais à frente. Só que nossos primeiros três jogos foram bastante duros, contra Dunajska Streda, Trencin e Ruzomberok. No primeiro, uma expulsão logo aos 3' que abriu os caminhos para o adversário, enquanto no segundo fomos amplamente dominados e no terceiro a nossa zaga não funcionou em momento nenhum, o que levou a três derrotas seguidas e uma goleada. 

Depois desses três jogos, decidi reduzir o tempo de alguns jogadores da base, optando por manter a base do ano anterior. Dois empates seguidos e essa não parecia ser a solução. Conquistamos a primeira vitória contra o Michalovce, mas logo em seguida fomos goleados contra o Trnava. Isso tudo, era com um ajuste tático que até fui conferir no rate my tactic, e o retorno da ferramenta era muito bom. 

A partir da nona rodada, depois do empate contra o Banska Bystrica, voltamos à tática anterior, vencemos o Podbrezova com autoridade e um grande dia de Sefcik, que marcou dois gols. Outra nova goleada contra o Slovan Bratislava não nos tirou do prumo e vencemos o Zlate Moravce novamente com contornos de drama. Abrimos 2 a 1 e contamos com uma expulsão do adversário para melhorar as coisas. 

Só faltou combinar com eles, que conseguiram empatar aos 81' e pareciam jogar água no nosso chope. Mas Sefcik estava imparável e aproveitou o contraataque e o passe de Danek para concluir a virada. 

20231014112519_171c330242b65947f.jpg

 

Calendário

20231014112509_1eceddd759a426f89.jpg

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Depois de muitas derrotas no início da competição, nos recuperamos na metade final do turno e ocupamos a 7ª posição, três pontos atrás do primeiro time do grupo do campeão. É uma distância pequena, que dá para ser tirada conforme o time mantenha a recuperaçao obtida depois de retornar à tática anterior. Estamos a cinco pontos da zona de rebaixamento e a 10 da zona de classificação direta para a Conference. Considerando que neste caso temos 10 jogos adicionais, dá para sonhar. 

Curiosamente, neste ano, o tetracampeão Slovan Bratislava está apenas no quarto lugar, quatro pontos atrás do Zilina.

Classificacao19f00c181aa29320.png

Estatísticas

 

TATICAd881184762af5247.png

Não sei porque raios, inventei de mudar um pouco o que eu tinha feito na tática e acabei deixando ela bem padrão, com poucas instruções sem focar tanto no jogo de transição (contraataque e contrapressão) e optando por um jogo de passes mistos. Pois bem, a defesa virou uma peneira e o ataque não conseguia ser efetivo. 

Voltei ao que era antes, com o ajuste do atacante sendo um PL e o time parece corresponder melhor, mesmo sofrendo muitos gols. Estou observando algumas coisas na defesa e quero ver se consigo diminuir a incidência de gols sofridos em enfiadas de bola, mas até agora as soluções propostas (zagueiros pressionando menos, linha de defesa média) não surtiram efeito. 

20231014112721_1215dd4ecd542ca41.jpg

 

A-BASE1480ef553a240418.png

Nesses 11 jogos, cinco nomes da base já ultrapassaram os 540 minutos (6 jogos) e um ficou muito próximo dessa marca. Cernak (23A), Krasnovskis (22G), Jakubov (23B), Vesely (24A) e Sefcik (26B). 

O que podemos observar disso? Cernak é um goleiro que já estava no meu radar para ganhar mais chances e nesse ano resolvi testá-lo e estou gostando do que vejo até agora. Apesar de não ser um goleiro tão alto para os padrões atuais, tem bom posicionamento e alcance áereo. Se melhorar o um contra um vai nos ajudar bastante. 

20231014120722_176966514520c647e.jpg

Os outros três já são uma realidade no clube e não vou passar tanto por eles. Sinto apenas que Jakubov pode jogar melhor do que vem atuando no momento e já cobrei isso dele. 

Sefcik foi a grande surpresa e exigiu uma alteração na tática. Como ele gosta de jogar como PL, fiz essa alteração no 4-3-3 para alocá-lo no time titular e na temporada de estreia ele já entregou 8 gols em 12 jogos até aqui, uma média altíssima para um jovem de 16 anos. Se ele se confirmar como o dono da posição, poderemos vender Orsula tranquilamente e emprestar alguns jovens da posição.  

20231014124924_1125ad1495b2575cb.jpg

Outra mudança no preparo da base foi alterar os treinos individuais dos jogadores para posições bem complexas, que treinei maior número de atributos possíveis, de forma a potencializar a evolução dos garotos. Exemplo: se estou treinando um atacante, coloco ele num treino individual para Atacante Completo, pois assim ele irá desenvolver (espero) diversos atributos, acelerando o processo de evolução dele (também espero).

 

CURTINHASb1367d7baa28bb21.png

Petrzalka é o time com menor valor em patrocínios da liga;

Diretoria define as expectativas para a temporada; 

Divulgado o balanço de setembro, clube permanece com prejuízo;

Eslováquia sobe no ranking de coeficientes da UEFA;

Jakubov e Cernak convocados para a Euro sub-19;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Sefcik é o nome da fera (14.10)

Rapaz a equipe está totalmente irregular. Foram 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Espero que após a vitória sobre o Zlate Morayce a equipe possa evoluir e conquistar mais vitórias do que derrotas. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo de temporada complicado, mas que não afetou tanto a posição do Artmedia na tabela de classificação. O ataque não é dos melhores, mesmo com a surpresa Sefcik, mas é a defesa que tem sido o ponto do fraco da equipe até aqui, uma das piores da liga. Contudo, como você disse, o retorno à tática antiga parece que dará a uma estabilidade para o Artmedia buscar um desempenho melhor na continuidade da competição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito, início complicado ou mesmo irregular, mas posição no meio da tabela bem cimentada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou inverteu as funções dos pontas? De qualquer forma, essa disposição parece menos intuitiva, com o Extremo-Atacar muito isolado e o Avançado Interior buscando mais ou menos o mesmo espaço do Mezzalla.

O começo não foi bom, mas já parece ter voltado ao rumo certo com 10 pontos nos últimos 6 jogos.

Sobre as bolas nas costas da defesa, a primeira coisa mais óbvia e que tem funcionado relativamente bem pra mim é mudar a instrução para baixar a linha defensiva, ou ao menos deixar sem seleção. Outra é observar com calma de onde vem, e para onde vão esses passes nas costas, para pensar em quem precisa pressionar mais (ou menos!), e quem precisa de maior cobertura, própria ou de um companheiro.

Boa sorte, e que Sefcik continue queimando a língua dos críticos que não confiaram que sua capacidade de finalização superaria a má personalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o início não foi mesmo dos mais fáceis...muitos gols sofridos, poucos gols marcados, enfim, de qualquer forma consolidou a posição ali no meio da tabela e está pertinho do grupo do campeão. Acredito que em breve entrará nele. 

Agora vamos à minha parte favorita...hehehe.

  • Achei que a tática tá com instruções demais, tá até difícil ajustar ou mexer em alguma coisa ou tentar entender qual é o problema. Penso que é um ponto a se refletir no futuro, mesmo que numa próxima pré-temporada.
  • Eu simplificaria essas instruções defensivas. Cuidado com impedir cruzamentos + linha mais alta + contra-pressão, isso é um convite a um time que se defende mais em cima, mais espaçado e tenta recuperar a bola logo, abre buracos no meio (observa os pontos negativos) e é um convite pra...bolas nas costas.
  • Você colocou os dois laterais como DL-Ap mas botou um volante mais preso. Faz sentido? Pra mim não. Pro meu gosto ou você põe dois DL Ap e solta mais esse volante (vá, mesmo que seja CJR-Ap ou MD-Ap), ou você solta mais os laterais e mantem o volante mais preso.
  • Como o @Marcolationobservou brilhantemente, o Ex-At tá totalmente isolado na esquerda: o DL Ap joga mais atrás e contido, o CJR encosta na defesa e teu ponta não tem com quem jogar, até porque o PL se mexe o tempo todo. Eu chutaria que tá rolando um belíssimo efeito enceradeira ali.
  • O lado direito me parece mais ok mas tem duas questões, veja se o Mezzala e o AI não tão batendo cabeça (mais um ponto pro @Marcolation), e veja se não faz falta o lateral jogando mais solto pra usar o corredor deixado pelo AI.
  • Você gosta de PL comum centralizado e como único atacante? Se gosta, beleza. Eu não: é um jogador egoísta, não raro atua muito isolado esperando lançamentos longos, quando recebe a bola tenta driblar e não raro perde a posse brigando contra dois ou três zagueiros. Quando uso goleador centralizado eu prefiro mil vezes um PL Fixo que devolve a posse, encosta mais no meio, não abre pro flanco à toa e é muito mais participativo. Acho que qualquer hora dessas não custa testar. 

Ufa, te dei material pra pensar hein? Bora levar o PETROJALKA ao grupo dos campeões e brigar por essa vaga europeia, rapaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Bem vindo ao YC

Tem toda essa historia de personalidade do staff influenciando os calouros ne, mas ja vi tanto resultado conflitante ou frustrante. Mas por via das duvidas sempre contrato pensando nisso, ate os olheiros.Alem da personalidade tem anacionalidade, que podem influenciarem imigrantes, dupla nacionalidade essas coisas. Deqqer maneira mantenha isso em destaque e nos va passando.

No inicio acho muito importante aumentar o nivel do recrutamento, pensando no nivel das instalações posteriormente. Mal ou bem as promessas se desenvolvem bem mais rapido que em situações normais pois terão muito mais tempo de jogo.

Com relação a Mentoria, sinto saudades da tutoria. Ainda nao me apeguei a esse esquema, e fico sempre uto qdo os badboys estragam meus influenciadores beta.

Em 3 temporadas ja subiu. O que a gente as vezes sente é que com a saida e aposentadoria do pessoal que ja tava na equipe, depois deum inicio razoavel a equipe pode dar uma caida pois os jovens ainda nao se desenvolveram legal, numa transição muito abrupta.

 Enjoy!

 

Em 06/10/2023 em 08:55, GG. disse:

Acho que é o @Danut que não gosta da nomenclatura ao lado do nome dos jovens, mas eu gosto, ainda mais quando é o YC. Dá para ter uma perspectiva rápida das gerações surgidas no clube. 

Esse campeonato com poucos clubes sempre pode surpreender para o bem ou para o mal, né? Se ganhar alguns pontos já olha para cima, se perder alguns o chão começa a se aproximar...

Eu particularmente não gosto. Pra mim fica uma coisa muito artificial, e no fim das contas é bonitinho mas nao agrega nada.

Tipo série B em 98... 🤮

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2023 em 14:06, LC disse:

Rapaz a equipe está totalmente irregular. Foram 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Espero que após a vitória sobre o Zlate Morayce a equipe possa evoluir e conquistar mais vitórias do que derrotas. Boa sorte.

Pois é, temos que corrigir esse cenário para o segundo turno. 

Valeu, LC!

Em 14/10/2023 em 14:48, GG. disse:

Começo de temporada complicado, mas que não afetou tanto a posição do Artmedia na tabela de classificação. O ataque não é dos melhores, mesmo com a surpresa Sefcik, mas é a defesa que tem sido o ponto do fraco da equipe até aqui, uma das piores da liga. Contudo, como você disse, o retorno à tática antiga parece que dará a uma estabilidade para o Artmedia buscar um desempenho melhor na continuidade da competição.

Sim, menos mal que o campeonato é afunilado e permite recuperações. Se quisermos pensar em algo, a defesa precisará melhorar e espero que o ajuste tático venha colaborar nesse sentido. 

Valeu, Gilson!

Em 14/10/2023 em 15:19, Cadete213 disse:

Como já foi dito, início complicado ou mesmo irregular, mas posição no meio da tabela bem cimentada.

Isso é bastante importante para nos mantermos firmes na primeira divisão. 

Valeu, Cadete!

Em 14/10/2023 em 20:11, Marcolation disse:

Impressão minha ou inverteu as funções dos pontas? De qualquer forma, essa disposição parece menos intuitiva, com o Extremo-Atacar muito isolado e o Avançado Interior buscando mais ou menos o mesmo espaço do Mezzalla.

O começo não foi bom, mas já parece ter voltado ao rumo certo com 10 pontos nos últimos 6 jogos.

Sobre as bolas nas costas da defesa, a primeira coisa mais óbvia e que tem funcionado relativamente bem pra mim é mudar a instrução para baixar a linha defensiva, ou ao menos deixar sem seleção. Outra é observar com calma de onde vem, e para onde vão esses passes nas costas, para pensar em quem precisa pressionar mais (ou menos!), e quem precisa de maior cobertura, própria ou de um companheiro.

Boa sorte, e que Sefcik continue queimando a língua dos críticos que não confiaram que sua capacidade de finalização superaria a má personalidade.

Venho mexendo na questão tática até pensando em encaixar melhor os nomes que estão entrando no time. Mas adianto que levei em consideração seus comentários e do Tsuru para ajustar alguns pontos. 

Pois é, eu testei a opção de baixar a linha e pressionar menos e ainda não senti surtir o efeito. Então, terei que olhar com um pouco mais de calma e quem sabe não chego a conclusão que é só uma questão de qualidade dos atletas mesmo. 

Sefcik tem me surpreendido bastante nesse quesito, achei que a personalidade iria pesar mais, ainda mais ele sendo tão jovem. Mas o moleque tá metendo gol. 

Valeu, Marcos!

Em 14/10/2023 em 21:21, Tsuru disse:

É, o início não foi mesmo dos mais fáceis...muitos gols sofridos, poucos gols marcados, enfim, de qualquer forma consolidou a posição ali no meio da tabela e está pertinho do grupo do campeão. Acredito que em breve entrará nele. 

Agora vamos à minha parte favorita...hehehe.

  • Achei que a tática tá com instruções demais, tá até difícil ajustar ou mexer em alguma coisa ou tentar entender qual é o problema. Penso que é um ponto a se refletir no futuro, mesmo que numa próxima pré-temporada.
  • Eu simplificaria essas instruções defensivas. Cuidado com impedir cruzamentos + linha mais alta + contra-pressão, isso é um convite a um time que se defende mais em cima, mais espaçado e tenta recuperar a bola logo, abre buracos no meio (observa os pontos negativos) e é um convite pra...bolas nas costas.
  • Você colocou os dois laterais como DL-Ap mas botou um volante mais preso. Faz sentido? Pra mim não. Pro meu gosto ou você põe dois DL Ap e solta mais esse volante (vá, mesmo que seja CJR-Ap ou MD-Ap), ou você solta mais os laterais e mantem o volante mais preso.
  • Como o @Marcolationobservou brilhantemente, o Ex-At tá totalmente isolado na esquerda: o DL Ap joga mais atrás e contido, o CJR encosta na defesa e teu ponta não tem com quem jogar, até porque o PL se mexe o tempo todo. Eu chutaria que tá rolando um belíssimo efeito enceradeira ali.
  • O lado direito me parece mais ok mas tem duas questões, veja se o Mezzala e o AI não tão batendo cabeça (mais um ponto pro @Marcolation), e veja se não faz falta o lateral jogando mais solto pra usar o corredor deixado pelo AI.
  • Você gosta de PL comum centralizado e como único atacante? Se gosta, beleza. Eu não: é um jogador egoísta, não raro atua muito isolado esperando lançamentos longos, quando recebe a bola tenta driblar e não raro perde a posse brigando contra dois ou três zagueiros. Quando uso goleador centralizado eu prefiro mil vezes um PL Fixo que devolve a posse, encosta mais no meio, não abre pro flanco à toa e é muito mais participativo. Acho que qualquer hora dessas não custa testar. 

Ufa, te dei material pra pensar hein? Bora levar o PETROJALKA ao grupo dos campeões e brigar por essa vaga europeia, rapaz.

Vamos ver se a sua previsão se concretiza hehe

  • Ok, esse é um bom ponto, vou observar melhor;
  • Essa questão da pressão eu realmente vinha pensando em ajustar para evitar as bolas nas costas, a ver;
  • Esse ponto diz mais sobre a posição mais confortável dos atletas, então estou alocando a galera conforme essa questão. Vamos ver se compensa soltar os laterais com o volante (que é excelente) mais preso;
  • Considero mexer no meio, que penso ser um dos setores mais fortes da equipe. E aí com isso, evitaria mexer na ponta, cujos atletas da posição são mais naturais como extremos;
  • PLF é uma função que eu tenho restrições, mas depois dos seus comentários, irei considerar, até porque os jogadores da posição são naturais como PLF.

É sempre bom ter outros pontos de vista, especialmente no YC, em que a tática faz muita diferença. 

Valeu, Tsuru!

Em 15/10/2023 em 00:21, Andreh68 disse:

Opa! Bem vindo ao YC

Tem toda essa historia de personalidade do staff influenciando os calouros ne, mas ja vi tanto resultado conflitante ou frustrante. Mas por via das duvidas sempre contrato pensando nisso, ate os olheiros.Alem da personalidade tem anacionalidade, que podem influenciarem imigrantes, dupla nacionalidade essas coisas. Deqqer maneira mantenha isso em destaque e nos va passando.

No inicio acho muito importante aumentar o nivel do recrutamento, pensando no nivel das instalações posteriormente. Mal ou bem as promessas se desenvolvem bem mais rapido que em situações normais pois terão muito mais tempo de jogo.

Com relação a Mentoria, sinto saudades da tutoria. Ainda nao me apeguei a esse esquema, e fico sempre uto qdo os badboys estragam meus influenciadores beta.

Em 3 temporadas ja subiu. O que a gente as vezes sente é que com a saida e aposentadoria do pessoal que ja tava na equipe, depois deum inicio razoavel a equipe pode dar uma caida pois os jovens ainda nao se desenvolveram legal, numa transição muito abrupta.

 Enjoy!

 

Eu particularmente não gosto. Pra mim fica uma coisa muito artificial, e no fim das contas é bonitinho mas nao agrega nada.

Tipo série B em 98... 🤮

Valeu!

Pois é, nesse momento ainda contrato staff pensando em atributos para melhorar um pouco a situação. Mas logo darei mais atenção a esse aspecto na hora de contratar. Sobre as nacionalidades, tinha me perguntado sobre a influência e agora dá para ter uma noção, interessante. 

O duro mesmo tem sido a grana, o time só acumula prejuízos. Por não ter grana, ainda não tinha pensado especificamente em como desenvolver as infraestruturas, mas essa do recrutamento realmente é prioritária. 

Eu também sinto saudades. Essa mentoria coloca muita gente no mesmo balaio e traz resultados bem mistos, não está compensando não. 

O que está segurando essa queda, ao meu ver, é que os jovens que já subiram e tem qualidade ainda querem ficar por aqui. A hora que começarem a sair, talvez o time sofra mais. 

KKKKKKKKK

Valeu, André!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, #Vini disse:

Esse ponto diz mais sobre a posição mais confortável dos atletas, então estou alocando a galera conforme essa questão. Vamos ver se compensa soltar os laterais com o volante (que é excelente) mais preso;

Se teu volante é excelente, eu usaria ele mais solto na função e tarefa em que ele rende melhor, e manteria os laterais mais presos como DL Ap. Se posteriormente você precisar de um dos laterais encostando mais no ataque, pode usar como DL Ap mesmo mas com instruções pra chegar mais a frente e jogar encostado na linha lateral. 😉

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner60b0823e1f09babf.png

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka

Capítulo 6 - Azar?

 

SLONAVT-CUPcedb4053ca5e14f4.png

Novamente encaramos a Copa em um momento de baixa do time, o que afetou nossas expectativas nessa competição. Pelas oitavas, jogamos contra o Sered, que vem mal na segunda divisão. Mesmo assim, eles abriram o placar aos 41' e não fosse o pênalti convertido por Sefcik (26B) teriam nos eliminado ao fim dos 90 minutos. 

Nas penalidades, Jakubov (23B) desperdiçou a última cobrança e perdemos por 5 a 4, dando adeus precocemente à competição.

20231019200052_1c1c7efa7b32501de.jpg

 

Slovak-Super-Ligaa85d08b9ba9cabf9.png

Se na atualização anterior fizemos alguns ajustes táticos, agora continuamos com esse processo para estabilizar a sangria e assim manter o time na briga pelo grupo de campeão. 

Esses ajustes pareceram colocar o time na briga pelos seis primeiros lugares, quando emendamos uma sequência de cinco jogos com três vitórias e um empate, perdendo apenas para o Trencin, que alinha com um 3-4-2-1 bizarro demais, com 7 jogadores na defesa e isso é quase impossível de transpor. 

No entanto, o caldo entornou nos seis jogos restantes e ficamos cinco jogos sem vencer, sendo que em alguns tivemos um azar danado, visto que tomamos os gols de empate pouco depois de abrirmos o placar e nessas vezes continuamos jogando bem após o gol sofrido. Só que infelizmente jogar bem não conta pontos e assim fomos encarar o Slovan Bratislava e confirmamos que a fase não era boa. Seguramos o adversário durante 90 minutos para tomar o gol no início dos acréscimos e perder a chance de quebrar nossa série de derrotas para o rival local.

Fechamos o returno com uma vitória contra o Zlate Moravce depois de cinco jogos e não conseguimos nos qualificar para o grupo do campeão. 

20231019195907_11f71cbf6d3df2820.jpg

 

Calendário

Calendario7c7a212d8598a993.png

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Brigamos ponto a ponto na reta final pelo grupo de campeão com o Trencin e a nossa derrota para o Slovan Bratislava os colocou em uma vantagem muito confortável para os dois jogos restantes. Não fosse a sequência negativa de cinco jogos sem vitória, creio que poderíamos até ter brigado pela quinta posição, para repetir a temporada anterior. 

O Zilina confirmou a primeira posição com uma defesa sólida e um ataque razoável. Com três pontos de vantagem para o Slovan Bratislava, resta saber se conseguirão segurar a onda para quebrar a série de títulos do bicho-papão da capital. 

20231019195432_1d9a92e24a4cd59fd.jpg

Estatísticas

 

TATICAd881184762af5247.png

Seguindo os comentários do @Marcolatione @Tsuru, fiz ajustes na função do meio campo junto do mezzala, deixando de ter um CJR para usar um meia área a área, de modo a dar um pouco mais de apoio para o ponta-esquerdo. Além disso, coloquei o atacante como PLF para trazê-lo mais para o jogo. 

Não dá para dizer que surtiu tanto efeito ainda porque as alterações aconteceram nos quatro jogos finais da equipe. Senti uma melhora, mas ainda não consigo cravar que foi por causa da tática.

20231020103114_148cb17297507ddeb.jpg

*imagem meramente ilustrativa do time titular

 

A-BASE1480ef553a240418.png

Nesses 11 jogos, seis nomes da base já ultrapassaram os 900 minutos (6 jogos). Cernak (23A), Krasnovskis (22G), Jakubov (23B), Vesely (24A), Sefcik (26B) e Kovac (25D). 

Cernak (23A) realmente tomou conta da posição e com isso devo negociar Sokol muito em breve. O goleiro tem mostrado maturidade mesmo com pouca idade e alcançou uma média de 7.08 em 19 jogos disputados. Sólido. 

Kovac (25D) foi uma aposta minha para começar a olhar mais para o futuro. O melhor meio campo teria Riznic em seu lugar, mas Kovac tem bastante potencial e se não fosse utilizado agora, poderia começar a pensar em um futuro fora do Petrzalka. Então corri um pouco de riscos preterindo um atleta mais consolidado, mas acho que o risco se pagou até aqui. 

Os outros nomes do meio dispensam comentários, são a espinha dorsal da equipe. Já Sefcik (26B) mostrou a que veio e em sua temporada de estreia, já conta com 11 gols e 2 assistências em 16 jogos disputados. 

20231019201156_1a911afbf8272c5cb.jpg

Essa janela de transferências reservou algumas saídas relevantes, mas demonstrando o foco do clube em manter apenas jogadores que vão agregar ao clube. Da fornada de 2022, Poliacek e Petras, dois atacantes, saíram para Namestrovo e Zilina, respectivamente. O primeiro foi emprestado, mas duvido que volte a jogar no time titular. 

Agora da fornada de 2024, que até agora tem sido a mais decepcionante, já deram adeus três nomes e nenhum deles chegou perto de fazer figuração no elenco principal. Mas é isso, vamos contratando sempre em quantidade e depois vamos filtrando quem pode ou não compor o elenco com o mínimo de qualidade. 

20231019200205_1e6dc61b007e96d6f.jpg

 

CURTINHASb1367d7baa28bb21.png

Petrzalka anuncia balanço com novo prejuízo, agora na casa dos €500k;

Danek despede-se do clube. Jogador fez 105 jogos pelo clube e em comum acordo decidiu não renovar contrato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Azar? (20.10)

Não deu para chegar novamente ao grupo de apuração do campeão, mas as chances de descenso são mínimas, já que tem o dobro dos pontos do vice-lanterna.

Espero que consiga manter a 7ª posição e aí ainda pode beliscar uma vaga europeia, quem sabe. Pode ser que ficar em 7º acabe sendo melhor que ficar em 6º.

Sobre a tática, mesmo não sabendo se a tática fez efeito, já sugiro uema coisa: tenta usar o Mezzalla com um extremo tradicional, se tiver no elenco, ou talvez inverter as tarefas, com o ponta atacando e o Mezzalla apoiando. Enfim, nada melhor que dar pitaco sem ter que lidar com os resultados disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, dores de crescimento, mas pior que o Marcos pode ter razão, talvez a 7ª posição de mais frutos que a 6ª.

Se me permite um pitaco de ex-BBBYC, quanto a contratar indiscriminadamente os miúdos, em algum momento vai ser contraproducente. Gente demais pra pouco staff, poucos jogos em campo para desenvolver os potenciais. É questao de feeling e momento. Claro,  sempre corre o risco de cortar o Messi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conseguiu repetir a boa estreia na principal divisão do país, mas não vejo isso como um problema. O trabalho no Artmedia é de longo prazo e demanda paciência, como outros saves YC mostraram. Por enquanto, as médias da equipe não empolgam, mas vamos com calma. Que o turno final seja bom para a equipe e que as mudanças sugeridas e adotadas surtam o efeito benéfico esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2023 em 23:00, Marcolation disse:

Não deu para chegar novamente ao grupo de apuração do campeão, mas as chances de descenso são mínimas, já que tem o dobro dos pontos do vice-lanterna.

Espero que consiga manter a 7ª posição e aí ainda pode beliscar uma vaga europeia, quem sabe. Pode ser que ficar em 7º acabe sendo melhor que ficar em 6º.

Sobre a tática, mesmo não sabendo se a tática fez efeito, já sugiro uema coisa: tenta usar o Mezzalla com um extremo tradicional, se tiver no elenco, ou talvez inverter as tarefas, com o ponta atacando e o Mezzalla apoiando. Enfim, nada melhor que dar pitaco sem ter que lidar com os resultados disso.

Sim, ao fim e ao cabo o importante é ficar longe do risco de queda e esse objetivo estamos atingindo com sucesso. 

O 7º lugar tem essa vantagem, inclusive pegando adversários mais tranquilos do que quem vem do grupo de campeão, o anímico pode estar até melhor. 

Ah com certeza, mas é sempre bom ler esses pitacos e ficar com eles em mente na hora de testar alternativas. 

Valeu, Marcos!

Em 21/10/2023 em 16:39, Andreh68 disse:

É, dores de crescimento, mas pior que o Marcos pode ter razão, talvez a 7ª posição de mais frutos que a 6ª.

Se me permite um pitaco de ex-BBBYC, quanto a contratar indiscriminadamente os miúdos, em algum momento vai ser contraproducente. Gente demais pra pouco staff, poucos jogos em campo para desenvolver os potenciais. É questao de feeling e momento. Claro,  sempre corre o risco de cortar o Messi

Exato. Talvez seja um caminho diferente. 

Hmm, entendi! Eu tenho contratado em média uns 8 por fornada, geralmente até 3 estrelas de potencial. Por enquanto, estou deixando eles saírem conforme não são aproveitados no elenco titular. Mas vou observar isso, principalmente nas próximas fornadas, visto que agora estou com excessos em algumas posições. 

Valeu, André!

Em 21/10/2023 em 17:28, GG. disse:

Não conseguiu repetir a boa estreia na principal divisão do país, mas não vejo isso como um problema. O trabalho no Artmedia é de longo prazo e demanda paciência, como outros saves YC mostraram. Por enquanto, as médias da equipe não empolgam, mas vamos com calma. Que o turno final seja bom para a equipe e que as mudanças sugeridas e adotadas surtam o efeito benéfico esperado.

Sim, acho que essa é a parte mais legal, de buscar a paciência e consistência para atingir os resultados. Por agora, realmente, nada empolga muito, mas só de conseguirmos manter a base, acredito que tenhamos um trunfo para o futuro. 

Valeu, Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah sim... sempre trem a situação de vc emprestar uns miudos que vc nao ve tanto futuro e ver como se desenvolvem em outras equipes. Mas no começo vindo debaixo nao tem equipe menor que se interesse ne, mas no futuro uma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner60b0823e1f09babf.png

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka

Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.

 

Slovak-Super-Ligaa85d08b9ba9cabf9.png

Nos 10 últimos jogos fomos chaveados no grupo de rebaixamento, por ter finalizado a primeira fase em 7º lugar. Agora, o desafio do time era ser o melhor do resto nesse grupo e se garantir na briga pela vaga europeia. 

Até começamos bem, empatando fora e vencendo em casa. Só que depois não soubemos aproveitar o fator casa e empatamos três seguidas (duas delas como mandante) e tiramos a barriga da miséria contra o lanterna Skalica, que não aguentou o ritmo de disputar a Conference League e o campeonato nacional e agora é o lanterna da competição. 

Neste duelo, Sefcik fez seu nome, marcando uma tripleta, mostrando muito oportunismo à frente das redes nos dois primeiros gols e bastante frieza no terceiro, ao converter um pênalti a nosso favor. Com os gols dessa partida, ele já tinha seis gols nessa fase, e ainda marcou mais dois para decidir duas vitórias, contra o Banska Bystrica e o Skalica. Dessa forma, terminamos em sétimo e nos qualificamos para o mata-mata que dá vaga para a Conference League. 

20231020171613_1223e30f3a302bb75.jpg

Nessa fase, no entanto, não tivemos muita sorte ao encarar o Dunajska Streda. Até começamos abrindo o placar, com Sefcik marcando de pênalti, mas um apagão da equipe dos 11 aos 19 minutos selou o destino da partida. Duas enfiadas de bola (1-1 e 1-3) e um gol contra estúpido de Nemec (1-2), que meteu o pé com o goleiro já saindo para segurar a bola, tornaram nossa missão muito difícil. Na segunda etapa, ainda deu tempo do adversário fazer mais um e nós também, salvando um pouco da nossa dignidade. 

20231020171619_1edcae94ace97c3e2.jpg

 

Calendário

20231021153709_13f826a294c0ad564.jpg

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Conquistamos 17 pontos em 10 jogos, uma média regular e só. Não fosse a derrota para o Podbrezova, teríamos saído invictos dessa fase e seria a única coisa a comemorar. Saldo negativo, sem vaga europeia e um problema crônico de bolas enfiadas nas costas da zaga que eu ainda não consegui decifrar se é desatenção somente ou se tem mais algum componente tático. Sigo buscando respostas. 

Na parte de cima da tabela, o Ruzomberok conseguiu a vaga via mata-mata para a Conference League de 2027/28 e se junta ao Spartak Trnava nesta competição. O Slovan Bratislava, que perdeu seu trono para o Zilina, vai para a Europa League e os campeões vão para a UCL. 4 vagas para 12 equipes é bastante coisa e precisamos melhorar nossa campanha durante a primeira fase para buscar a vaga direta para uma dessas competições. 

20231020172210_1a122b9187078640e.jpg

Estatísticas

 

Fornada-20274c56eb9ae5928022.png

10 jogadores surgiram na avaliação do staff como talentos de elite e talentos de topo, grupos que tenho selecionado meus jogadores para assinar contrato. Novamente, assinei com 8 desses 10 e aqui vai a lista:

Seman (27A), meia=central/esquerda, recebeu a melhor avaliação minha e do staff, muito por causa da sua personalidade ambiciosa, que me chamou a atenção. Tem ótima técnica e índice de trabalho e espero que ele desenvolva bem o seu físico para carregar os bons atributos técnicos e mentais, algo que deve ser bastante possível visto que ele ainda tem 15 anos. 

20231020162726_1ddcefa4442c42cc4.jpg

Kaplan (27B) teve avaliação potencial semelhante a de Seman, mas sua personalidade alegre me deixou em dúvidas (ousadia e alegria?) e escolhi ele na segunda posição. Seus excelentes atributos físicos logo de cara podem carregar os atributos técnicos razoáveis e quem sabe seja possível desenvolver minimamente os mentais. Tem tudo para ser um ótimo jogador na ponta-direita. 

20231020162731_1d91ed963737541cd.jpg

Patrik Mudry (27C) tem bons atributos de um construtor de jogo recuado, função que costumo utilizar bastante em minhas táticas. Com 15 anos e uma personalidade bastante determinada, pode ser o cara do meio-campo daqui a uns 3, 5 anos. Curiosamente, o meio-campo tem sido o nosso setor mais bem-sucedido na transição da base. 

20231020162805_1e26ab6e15c7104e4.jpg

Sabo (27D) | Adam (27E) | Sauer (27F) | Martin Mudry (27G) | Danko (27H)

 

ELENCO-E-BASE253abf33bed3b6eb.png

Hoje a maioria do elenco surgiu das fornadas desde que assumi o clube e a tendência é que esse número aumente com aposentadorias e vendas que irão surgir pelo caminho. O que vale destacar nessa temporada foi a consolidação de Cernak (23A) debaixo das traves, relegando Sokol e Krizik à reserva, sendo que eles também são igualmente bons. O goleiro foi o único a terminar com média acima de 7. 

Na zaga a situação complica um pouco mais. Nemec (24G) e Lihan (24F) estão recebendo oportunidades, mas ainda não passam confiança e assim a evolução do setor fica comprometida e teremos que esperar melhor sorte nas próximas fornadas. Cech (25E) vai tentando se consolidar na lateral e Buchel (24D) deve receber mais oportunidades no setor na temporada que vem, mas o que vejo é que precisaremos muito dos atletas pré-fornadas para segurar a bronca. 

No meio-campo, como disse no tópico da fornada, temos o setor mais prolífico da base. Agora Kovac (25D) já conseguiu atuar em mais de 20 jogos na temporada (por minutagem) e até agora não compromete. Vamos observar se sua ascensão se confirma, pois assim teremos um senhor meio-campo com ele, Jakubov (23B) e Krasnovskis (22G). 

No ataque, Duris (25B) vai despontando no lado direito do ataque e deve ser um nome a se observar para a temporada que vem, enquanto Vesely (24A) e Kosa (25A) revezam-se no lado esquerdo. No comando de ataque, Sefcik (26B) e nada mais por enquanto, o que também preocupa para o futuro. 

Ainda nessa questão, resolvi tirar o recurso da mentoria, pois estava gerando mais resultados mistos do que positivos e não sentia que a situação iria melhorar a curto/médio prazo. Por agora, irei confiar nos treinos individuais, melhoria progressiva do staff e dar minutos aos atletas para que eles consigam se desenvolver. Fora dos nomes oriundos da base, Spacil ainda tem bastante relevância na equipe, Kohut é o nosso coringa, jogando nas laterais, volância e zaga se precisar, e Chribik tem sido um esteio na zaga também e conto bastante com ele até que os nossos jovens estejam prontos para assumir o seu lugar. 

Para o ano que vem, buscarei mais estabilidade defensiva e depois disso uma forma de soltar a equipe um pouco mais no ataque para conseguirmos transformar os empates, que tem sido recorrentes, em vitórias. Podemos observar números ofensivos bem pobres, tirando algumas exceções.

Elencoe23d4e58d27cf4e0.png

 

CURTINHASb1367d7baa28bb21.png

Petrzalka mantém prejuízo na faixa dos €500k ao final da temporada;

Orsula despede-se do clube. Jogador fez 111 jogos, 61 gols e 11 assistências pelo clube e em comum acordo decidiu não renovar contrato.

Diretoria define novas expectativas após renovação de contrato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca (24/10)

Deixe aquele que tem entendimento q diga o numero da besta... mas acho que ainda esta cedo para enfrentar Leviatã.

Comparando com a temporada passada pode parecer um pouco frustrante, mas YC e assim mesmo. Tem q se concentrar em azeitar uma base, depois tirar leite de pedra.

Com relacao a mentoria, acho mais seguro se preocupar c aqueles que tem um bom potencial e personalidade e determinacao ruim e focar em 1 ou 2 so. Se so tem sanguessuga ai do vontratando os staffs por personalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 26 - A turma de 2036 e um raio-x do elenco (27.04)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
       
      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • Herr Jones
      Por Herr Jones
      Apresentação:
      Olá, amigos! Espero que estejam todos bem, com saúde e desfrutando da vida. Andei um pouco sumido daqui porque tive uma série de problemas que surgiram, causando uma montanha russa que de emoções na vida que torna ela mais divertida. Entre altos e baixos da existência, a parte mais importante é a saúde mental que, aqui, sempre esteve bastante em alta (risos). Então, aproveitando que mesmo com pouco tempo eu ainda tive meus momentos para seguir com um save, decidi que compartilharia um aqui com vocês para aproveitar meu recesso entre quadrimestres na universidade para tirar um pouquinho as caras dos livros e, ainda assim, exercitar minha escrita.
      Para esta carreira que pretendo compartilhar por aqui vou fazer algumas coisas diferentes das anteriores: a primeira é nos termos do próprio jogo, pois utilizarei uma skin que prioriza as informações estatísticas em detrimento dos atributos que, por sua vez, são introduzidos de uma forma diferente – em 5 estágios. A skin, aliás, conseguiu devolver a animação para jogar FM já que torna as coisas um pouco mais desafiadoras ao mesmo tempo que mantêm elas interessantes; a segunda diferença é meramente cosmética, em termos de narrativa, pois a personagem principal – e quem irá comandar os clubes – é uma treinadora mulher. Criei uma história de fundo um tanto quanto clichê, mas que pode (e vai, como vocês verão) se conectar em alguns pontos com o próprio save.
      Ligas Carregadas:

×
×
  • Criar Novo...