Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiro Toque: Um atributo importante para defensores?


Banton

Posts Recomendados

É uma pena que eu não tenha recursos para ilustrar com imagens o que estou querendo dizer. Mas, espero que entendam.

Vamos supor as seguintes situações:

  1. O time adversário tenta uma enfiada de bola e o Piqué e com toda sua classe, consegue interceptar com um lindo domínio e assim, consegue administrar o ritmo de jogo da sua equipe. Se fosse um jogador menos técnico, teria rifado a bola.
  2. O jogador adversário tenta driblar Kanté, mas como é de outro planeta, consegue completar o desarme com posse e prosseguir com a jogada. Se fosse um jogador menos técnico, faria o desarme mas não conseguiria continuar com a bola nos pés - provavelmente ela ficaria solta em campo para ambos os times dominá-la.
  3. Hoje é muito comum goleiros que saibam jogar com os pés. Imaginem mais uma vez uma enfiada de bola e Neuer, o melhor goleiro da história do futebol, consegue dominar e já sair DRIBLANDO o atacante adversário. Se fosse o Hugo Neneca, teria rifado a bola, entregado a paçoca ou feito um gol contra.

Para você, nesses casos, o que faz mais sentido? Técnica ou Primeiro Toque? Eu vejo Técnica mais como um atributo ofensivo e Primeiro Toque um atributo geral.

 

Geralmente, nos relatórios sobre um jogador, quando o zagueiro tem uma técnica ruim aparece um aviso dizendo "Técnica pobre".

Porém, quando o zagueiro tem um primeiro toque ruim, aparece um relatório dizendo: "Um mau primeiro toque pode por vezes colocar este jogador em apuros".

E aí, o que vocês acham?

Link para o comentário
  • Diretor Geral
16 horas atrás, Banton disse:

[...] Eu vejo Técnica mais como um atributo ofensivo e Primeiro Toque um atributo geral. [...]

Eu já acho que Técnica é um atributo mais geral, de base mesmo. Um jogador técnico vai ter uma eficiência mt maior em realizar outros atributos que demandam maior habilidade, destreza e/ou coordenação. Um bom passe, um bom cruzamento, até mesmo um bom Primeiro Toque, que nada mais é do que o domínio/controle de bola, especialmente quando ela é recebida por ele.

Primeiro Toque pra mim é importantíssimo pra qualquer jogador, principalmente se o estilo de jogo privilegiar a posse (Tiki-Taka). Agora, a Técnica é importante independente do estilo, já que vai favorecer a execução de outros vários atributos-chave, dependendo da função do atleta em campo.

O que o @Tsuru acha sobre isso?

Link para o comentário
17 horas atrás, Leho. disse:

Eu já acho que Técnica é um atributo mais geral, de base mesmo. Um jogador técnico vai ter uma eficiência mt maior em realizar outros atributos que demandam maior habilidade, destreza e/ou coordenação. Um bom passe, um bom cruzamento, até mesmo um bom Primeiro Toque, que nada mais é do que o domínio/controle de bola, especialmente quando ela é recebida por ele.

Primeiro Toque pra mim é importantíssimo pra qualquer jogador, principalmente se o estilo de jogo privilegiar a posse (Tiki-Taka). Agora, a Técnica é importante independente do estilo, já que vai favorecer a execução de outros vários atributos-chave, dependendo da função do atleta em campo.

O que o @Tsuru acha sobre isso?

Vamos lá...acho que o manual do FM nos ajuda com isso:

"Technique is the aesthetic quality of a player’s technical game – how refined they appear to be with the ball. A player with high Technique will be more likely to pull off a tricky pass or a cross-field ball with greater ease than someone less technically able. This in turn affects a number of technical attributes – poorer Technique will let a player down."

Ou seja, jogadores com boa técnica serão refinados ao receber a bola e terão maior capacidade de executar ações mais difíceis, como um passe mais complicado ou um cruzamento certeiro. É aquele volante que "sabe jogar", aquele atacante "classudo", aquele meia que consegue abrir as defesas adversárias etc. E jogadores com baixa técnica tendem a ser mais "grossos" quando recebem a bola.

"First Touch: How good a player’s first touch is when receiving the ball. A higher rating will ensure that the player can control the ball quicker and put it in a useful position to then act upon. Players with lower ratings here will struggle to control the ball as adeptly and may be prone to losing the ball if closed down quickly."

O primeiro toque representa a capacidade de um jogador trabalhar bem a bola e ter um bom controle quando a recebe. 

Ou seja, Técnica se refere à habilidade técnica do jogador, no sentido estrito mesmo, enquanto Primeiro Toque é basicamente e grosso modo a capacidade de controle de bola.

Dito isso, temos que considerar que nenhum atributo deve ser visto de forma isolada. Técnica para um zagueiro pode ser menos necessária que para um meia ou atacante - ou não, porque isso depende muito do nível dos jogadores disponíveis e da divisão em que o time está. E é a combinação dos atributos e de uma série de outros fatores que realmente faz a diferença.

Em geral eu faço (fazia...) a leitura dos atributos dos jogadores sempre da direita para a esquerda, ou seja, primeiro os atributos físicos, depois mentais, depois técnicos. Por quê? Por gostar de jogar em divisões inferiores, onde a técnica é escassa, a parte mental não abunda e os jogadores tendem a se destacar na parte física. Na medida em que o time vai subindo de divisão, começo a olhar os atributos mentais, e quando chega na segunda ou primeira divisão, os técnicos começam a ficar cada vez mais importantes. 

Isso quer dizer que eu ignoro os atributos mentais e técnicos em divisões inferiores? Não, de forma alguma, eles apenas não são decisivos. E se eu estiver diante de um cara muito bom nos três níveis em uma divisão inferior, terei a certeza que ele é plenamente capaz de fazer toda a diferença.

 

Link para o comentário
  • Diretor Geral
2 horas atrás, Tsuru disse:

Vamos lá...acho que o manual do FM nos ajuda com isso:

"Technique is the aesthetic quality of a player’s technical game – how refined they appear to be with the ball. A player with high Technique will be more likely to pull off a tricky pass or a cross-field ball with greater ease than someone less technically able. This in turn affects a number of technical attributes – poorer Technique will let a player down."

Ou seja, jogadores com boa técnica serão refinados ao receber a bola e terão maior capacidade de executar ações mais difíceis, como um passe mais complicado ou um cruzamento certeiro. É aquele volante que "sabe jogar", aquele atacante "classudo", aquele meia que consegue abrir as defesas adversárias etc. E jogadores com baixa técnica tendem a ser mais "grossos" quando recebem a bola.

"First Touch: How good a player’s first touch is when receiving the ball. A higher rating will ensure that the player can control the ball quicker and put it in a useful position to then act upon. Players with lower ratings here will struggle to control the ball as adeptly and may be prone to losing the ball if closed down quickly."

O primeiro toque representa a capacidade de um jogador trabalhar bem a bola e ter um bom controle quando a recebe. 

Ou seja, Técnica se refere à habilidade técnica do jogador, no sentido estrito mesmo, enquanto Primeiro Toque é basicamente e grosso modo a capacidade de controle de bola.

Dito isso, temos que considerar que nenhum atributo deve ser visto de forma isolada. Técnica para um zagueiro pode ser menos necessária que para um meia ou atacante - ou não, porque isso depende muito do nível dos jogadores disponíveis e da divisão em que o time está. E é a combinação dos atributos e de uma série de outros fatores que realmente faz a diferença.

Em geral eu faço (fazia...) a leitura dos atributos dos jogadores sempre da direita para a esquerda, ou seja, primeiro os atributos físicos, depois mentais, depois técnicos. Por quê? Por gostar de jogar em divisões inferiores, onde a técnica é escassa, a parte mental não abunda e os jogadores tendem a se destacar na parte física. Na medida em que o time vai subindo de divisão, começo a olhar os atributos mentais, e quando chega na segunda ou primeira divisão, os técnicos começam a ficar cada vez mais importantes. 

Isso quer dizer que eu ignoro os atributos mentais e técnicos em divisões inferiores? Não, de forma alguma, eles apenas não são decisivos. E se eu estiver diante de um cara muito bom nos três níveis em uma divisão inferior, terei a certeza que ele é plenamente capaz de fazer toda a diferença.

Pois é, você embasou (tecnicamente) mt bem o que eu já imaginava que fosse e que inclusive comentei ali. Obrigado meu guru!

Link para o comentário
Em 02/07/2022 em 22:07, Banton disse:

e o Piqué e com toda sua classe, consegue interceptar com um lindo domínio e assim, consegue administrar o ritmo de jogo da sua equipe

Acho que isso já responde um pouco a pergunta! Acredito que o cara conseguir controlar a bola com maestria é muito importante quando se exige dele paciência na hora de decidir a quem passar ou em situações onde tá na fogueira e precisa tomar a decisão de qual lado ele vai após receber a bola. Esse atributo define basicamente quão bem o cara vai "matar" a bola nos pés. Pensa naquele cara que, quando um colega passa pra ele uma bola rasteira e veloz, ele tenta dominar mas ela respinga longe, pro lado ou pra frente, nessa hora um adversário pode tomar dele tranquilamente. Esse jogador deve ter um primeiro toque mediano ou baixo. O Ronaldinho dominava como poucos, o atributo dele de primeiro toque deveria ser bastante alto. Esse lance aqui embaixo mostra ele dominando um lançamento bem longo, ela até sai dos pés dele, mas vemos que ele deixa a bola a uma curta distância e tira a possibilidade de o adversário tomar dele.

https://youtu.be/3FcXBAC6-KI?t=66

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
       

    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
×
×
  • Criar Novo...