Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Explorando o velho Continente


victor095

Posts Recomendados

banner-73ad32e139c163948.png

Capítulo 31: Um novo destino, um novo desafio

Depois da decepcionante final da Copa do Mundo e do meu pedido de demissão, a temporada europeia já se preparava e estava a todo vapor para começar. Naquela altura, naturalmente os campeonatos já estavam prestes a começar e a maioria esmagadora dos clubes já tinham definido seus treinadores.

Porém, o fim de uma Copa traz uma natural movimentação de treinadores, afinal, vários são demitidos de suas seleções. Com isso, uma vaga em um grande clube foi aberta, e este grande clube me convidou alguns dias depois. Era o Ajax.

Proposta excelente, dinheiro em caixa, base sempre promissora...maas...

contato-ajax81747e3de832a0b8.png

Tomei a decisão de encerrar as negociações pensando no aspecto esportivo. Talvez como um último clube da carreira para tentar uma cartada europeia, seja o melhor clube fora das 5 ligas principais. Mas acredito que ainda não seja o momento desse salto. Por isso, deixei as portas abertas para o futuro.

Outro fator é a dominância do Ajax na Eredivisie. 

aaafd15b65803c52a1e.png

Confesso que uma proposta de qualquer outro Holandês me balançaria.

Assim, precisei esperar mais algumas semanas até aparecer a oportunidade que me fez ficar ansioso de voltar ao dia a dia de clubes. Dessa vez, deu tudo certo, desde as negociações até a confirmação.

 

1-paok610336297c8ca3db.md.png

Sim! Meu destino seria a Grécia, e diferente do que aconteceu na Sérvia, agora eu estava do lado preto e branco. Alías, é curioso de pensar que essa vaga só apareceu porque eu recusei o Ajax. Alvaro Arbeloa, até então treinador do PAOK, aceitou o contato dos holandeses. 

Bem, mas em que condições assumo o PAOK?

Apesar de ser o atual campeão da copa nacional, foi só isso que o PAOK conquistou até então. Aliás, está vendo o rival nadar de braçada na Liga.

aaa0606f3c5cb47931e.png

E falando em Liga, é interessante destacar que agora subimos mais 4 posições nesse ranking, em comparação com a primeira divisão sérvia. Como curiosidade, a Eredivisie por exemplo, é a 7ª do ranking, e a liga grega, a 15ª.

 

faixa-infos-do-clubeb8938f33e8578663.md.

O PAOK tem boas estruturas de treino e excelentes condições para as camadas jovens. Será um ponto a explorar sem dúvida, ainda mais que o elenco principal conta apenas com dois gregos, DOIS! Essa informação foi bem difícil de acreditar, ainda mais que com certeza deve gerar uma tremenda dor de cabeça na hora de inscrever o  elenco para as competições continentais. Vamos precisar mudar isso.

O PAOK manda seus jogos no Estádio Toumba, com capacidade para 28.703 pessoas. Apesar da capacidade modesta, não foge do padrão nacional, e é o terceiro em capacidade no país.

vitchmen-_toumba6de43f658a1c04cf.jpg

 

Financeiramente, assumimos um clube bem mais estável e com maior capacidade de investimento do que quando chegamos ao Estrela, por exemplo. 

Estou bastante empolgado e com boas perspectivas com o novo desafio em solo grego. Em breve, mais novidades sobre o início de temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PAOK será sem dúvida um desafio mais aliciante que o Ajax. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que consciência absurda do nosso treinador pra não dar um passo maior que a perna aqui ein, hora que vi o Ajax pensei caramba que salto que a carreira vai dar, mas tu preferiu esperar um pouco e ir pra Grécia que é muito legal

Tem tradição, MUITA cobrança e agora é fazer um bom trabalho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tristeza essa final de Copa do Mundo, li tudo na expectativa de que teria feito história e acabou amassado pela França, que realmente parece ter um time com mais opções e o Mbappé, que sempre vem absurdamente bom no FM, procuro um save que ele não tenha ganho 5 melhores do mundo nos 6 primeiros anos.

A escolha pelo Ajax tornaria o save mais de clube do que carreira, até porque dificilmente você teria uma outra oportunidade pra subir de patamar mas também não vejo com maus olhos a ideia de ganhar tudo e voltar dois degraus abaixo em busca de um novo desafio.

De qualquer forma, estou sensibilizado pela trajetória de vices do PAOK e é um puta roteiro superar a hegemonia do Olympiacos, só por essa história a escolha foi muito acertada. Boa sorte na Grécia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que plot twist esse final de Copa hein. Passou por adversários casca-grossa e na decisão me toma uma sapatada inapelável, uma pena. Mas como você disse, é uma ótima oportunidade do próximo treinador reconstruir o moral da equipe. 

Agora, bela escolha de carreira, casa bem com o que falamos antes de você iniciar os trabalhos na Sérvia. Escolhendo o Ajax, seria um salto apropriado pela carreira na seleção, mas travaria o avanço do save. Na Grécia, além de pegar um dos vários clubes que sofrem com a dinastia do Olympiacos que vem desde os anos 2000, terá a oportunidade de jogar em uma liga com um número razoável de jogos (se não mudou o regulamento né) e com um nível competitivo um tanto interessante. Além de tentar ser o segundo clube do país a participar de uma final europeia, coisa que só o Panathinaikos conseguiu. 

Tô gostando bastante do save, siga firme!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma decisão bastante acertada rejeitar o Ajax nesse momento. Realmente, se fizer uma grande campanha europeia com o Ajax, dificilmente conseguiria repetir com outro clube.

Boa sorte na Grécia, tem um grande favorito pra desbancar lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante irmão. Descobri tua saga agora há pouco. Com certeza irei acompanhar. Preciso por essa leitura em dia. Leitura de cabeceira até para me inspirar na minha saga que também estou fazendo pelo Velho Continente em Ernani, O Grande na Conquista da Europa!

Volto aqui assim que por a leitura em dia e convido a todos a lerem minha saga e darem sua contribuição também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava realizando um bom mundial, tanto que chegou a grande final. Agora tomar uma sapatada de 6 para os franceses? não dá. Excelente escolha de clube para o treinador. Seria interessante ir para um PSV ou mesmo Feyenoord. Chega ao clube grego com status de vice-campeão mundial por seleções, fora o trabalho na Sérvia. Tem tudo para levar a equipe as glórias. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2022 em 14:12, Cadete213 disse:

PAOK será sem dúvida um desafio mais aliciante que o Ajax. Boa sorte.

Sabia que seria aprovado hehe Obrigado!

Em 27/05/2022 em 02:04, Guilhererme disse:

Que consciência absurda do nosso treinador pra não dar um passo maior que a perna aqui ein, hora que vi o Ajax pensei caramba que salto que a carreira vai dar, mas tu preferiu esperar um pouco e ir pra Grécia que é muito legal

Tem tradição, MUITA cobrança e agora é fazer um bom trabalho 

Exatamente, foi a melhor decisão, e torna o caminho mais interessante, vamos ter que derrubar outra hegemonia em uma liga que envolve muita paixão também. Obrigado!

Em 27/05/2022 em 09:18, Peepe disse:

Que tristeza essa final de Copa do Mundo, li tudo na expectativa de que teria feito história e acabou amassado pela França, que realmente parece ter um time com mais opções e o Mbappé, que sempre vem absurdamente bom no FM, procuro um save que ele não tenha ganho 5 melhores do mundo nos 6 primeiros anos.

A escolha pelo Ajax tornaria o save mais de clube do que carreira, até porque dificilmente você teria uma outra oportunidade pra subir de patamar mas também não vejo com maus olhos a ideia de ganhar tudo e voltar dois degraus abaixo em busca de um novo desafio.

De qualquer forma, estou sensibilizado pela trajetória de vices do PAOK e é um puta roteiro superar a hegemonia do Olympiacos, só por essa história a escolha foi muito acertada. Boa sorte na Grécia!

a caminhada foi construindo um sentimento de que ia dar, e aí vem a final e joga um balde de água fria, foi isso mesmo. Quando li depois de escrever fiquei deprimido de novo haha

Sobre a escolha, disse tudo, acho que pode ser um último clube interessante, junto do Porto ou Benfica, então, ainda não seria o momento de dar esse salto. O PAOK está precisando de um tratamento de choque como aconteceu no Estrela. Valeu Pedro!

Em 27/05/2022 em 09:44, #Vini disse:

Rapaz, que plot twist esse final de Copa hein. Passou por adversários casca-grossa e na decisão me toma uma sapatada inapelável, uma pena. Mas como você disse, é uma ótima oportunidade do próximo treinador reconstruir o moral da equipe. 

Agora, bela escolha de carreira, casa bem com o que falamos antes de você iniciar os trabalhos na Sérvia. Escolhendo o Ajax, seria um salto apropriado pela carreira na seleção, mas travaria o avanço do save. Na Grécia, além de pegar um dos vários clubes que sofrem com a dinastia do Olympiacos que vem desde os anos 2000, terá a oportunidade de jogar em uma liga com um número razoável de jogos (se não mudou o regulamento né) e com um nível competitivo um tanto interessante. Além de tentar ser o segundo clube do país a participar de uma final europeia, coisa que só o Panathinaikos conseguiu. 

Tô gostando bastante do save, siga firme!

A Sérvia está bem servida, muitos jogadores jovens promissores e vou ficar de olho no desempenho deles. 

Sobre a escolha, mais uma vez, não tem dúvidas mesmo de que foi a melhor decisão possível, e estava disposto a esperar mesmo uma vaga nesse nível mesmo que tivesse que assumir só durante a temporada. Mas ainda bem que vagou antes disso. A Liga tem muitos jogos mesmo, conta com 14 equipes e mais aquela fase final com metade dos clubes.

A curiosidade europeia é mesmo bem interessante, e como eu disse, aqui já chegamos em um patamar superior do que encontrei no Estrela, ou seja, temos potencial. Obrigado Vini!

Em 29/05/2022 em 20:03, div disse:

Achei uma decisão bastante acertada rejeitar o Ajax nesse momento. Realmente, se fizer uma grande campanha europeia com o Ajax, dificilmente conseguiria repetir com outro clube.

Boa sorte na Grécia, tem um grande favorito pra desbancar lá.

Feliz de ver que a decisão foi acertada haha é exatamente isso que pensei. Pra cima, valeu div!

Em 31/05/2022 em 20:57, tricolor de coraçao disse:

Interessante irmão. Descobri tua saga agora há pouco. Com certeza irei acompanhar. Preciso por essa leitura em dia. Leitura de cabeceira até para me inspirar na minha saga que também estou fazendo pelo Velho Continente em Ernani, O Grande na Conquista da Europa!

Volto aqui assim que por a leitura em dia e convido a todos a lerem minha saga e darem sua contribuição também.

Valeu, obrigado pela participação tricolor, tmj!

Em 01/06/2022 em 16:38, LC disse:

Estava realizando um bom mundial, tanto que chegou a grande final. Agora tomar uma sapatada de 6 para os franceses? não dá. Excelente escolha de clube para o treinador. Seria interessante ir para um PSV ou mesmo Feyenoord. Chega ao clube grego com status de vice-campeão mundial por seleções, fora o trabalho na Sérvia. Tem tudo para levar a equipe as glórias. Boa sorte.

Rapaz, a final foi terrível kkkkkk muito além do que imaginei de pior que poderia acontecer, mas bola pra frente.

Feyenoord eu adoraria, seria muito bom. O PSV já me rejeitou nessa carreira, teria sido bem interessante também.

Mas agora vamos mergulhar no PAOK  e tentar derrubar essa hegemonia dos vermelhos, e quem sabe, fazer uma graça na Europa, valeu LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • victor095 changed the title to Explorando o velho Continente - Capítulo 32: Chegando com o pé na porta (03/06/2022)

1-paok610336297c8ca3db.md.png

Capítulo 32: Chegando com o pé na porta

Chegar em um novo clube com a temporada em andamento nunca é bom, porém depende. Geralmente, as ligas nacionais, por exemplo, começam já em julho ou agosto. No caso da Grécia, a liga só tem início em setembro. Isso torna menos desgastante disputar (quando necessário) as fases preliminares das competições europeias.

Assim, na minha chegada, o PAOK estava a 3 dias de estrear na fase preliminar da Champions, mas isso é assunto para daqui a pouco...

faixa-transferencias40e0ff97b2bd4438.md.

Como destacado na atualização anterior, o elenco principal contava com apenas 2 gregos, o que seria um problema no curto prazo. Assim, era necessário contratar urgentemente jogadores nacionais com alguma qualidade para reequilibrar as coisas e facilitar futuras inscrições de elenco. Porém, adianto que foi uma tarefa dura encontrar gregos que realmente valessem a pena vir para o clube, o que acabou fazendo que contratássemos alguns de uma forma ou de outra. Vou destacar alguns dos nomes que chegaram:

obs: os valores dos jogadores nas imagens estão em reais, apesar de o save estar todo em euros. Acabei tirando os prints e esqueci de mudar a moeda por conta do meu save em off;

Boris Bergant: precisava de gregos e já começa com um zagueiro esloveno? Bem, além de poucos gregos, o elenco tinha carências e a zaga era uma delas. Bergant tem bom nível para nossa divisão. Custou 3,9M de euros e veio do Braga.

Manuel Boissard: zagueiro dominicano, vem para terminar de suprir a carência da zaga, setor onde foi muito difícil encontrar jogadores gregos. Veio emprestado pelo Lyon, e podemos comprar se assim desejarmos por 6,75M de euros.

Roméo Lavia: calma, os gregos são os próximos hehe. Lavia é um belga que listado pelo Rangers. Por apenas 5,75M de euros, achei um baita negócio para um jogador com boa técnica e ímpeto ofensivo. Chega para viver o auge de sua carreira no clube.

Kyriakos Giannopoulos: que venham os nomes difíceis. Meia, vem para ajudar a cumprir a cota de gregos do elenco e tentar se desenvolver no clube. Vem do Lech por 3,75M de euros.

Stathis Kalyvas: esse devia estar ali beirando o 14 ou 15 no nível de recomendação dos olheiros, mas isso era muito próximo do que tinha de melhor pra nós. Se destaca por alguns atributos mentais bem fortes e um físico bem regular. Possui várias características interessantes de jogo que podem fazer dele um jogador útil na temporada, mas não parece ter muita margem para evolução. Custou apenas 2,8M de euros e veio da Salernitana.

Kyriakos Pispas: jovem atacante de 20 anos, esse sim ainda possui ao menos uma margem de evolução e veio diretamente do Panathinaikos, por um valor relativamente alto levando em conta nossa janela, 11M de euros. Tem excelente prestação nas seleções de base.

Trouxemos outros jogadores mas que não tem tanto destaque assim em um primeiro momento.

 

faixa-taticascdaaaffe159e68ff.md.png

Nosso elenco final conta com 26 jogadores e pulamos de 2 para 7 gregos. Ainda longe do ideal, mas já foi um avanço. Segue uma ideia geral do elenco (roubando o layout do @LC).

Goleiros e defensores:

goleiros-e-def730e3c5cfd23cb39.md.png

Meias e atacantes:

meias-e-atacantes959b3a428e2ef87f.md.png

Ainda temos um elenco bastante desequilibrado, mas faz parte do processo de evolução e montagem do elenco. Como já dito, nem mesmo os gregos que chegam, chegam como unanimidade.

Nas táticas a princípio, manterei a ideia do 4-2-3-1 que já vem me acompanhando desde o Estrela, mas também farei uso do 3-6-1(?) que na verdade, foi construído ao longo desses primeiros meses de trabalho no clube. E sim, é um esquema bem pouco convencional por si só, mas ainda mais pela distribuição tática. Bem, o importante é que até agora, foi eficiente.

 

faixa-champions7fcbeac2ec71b795.md.png

O PAOK estava classificado para a fase preliminar da Champions e teríamos que ultrapassar 3 fases para chegar nos grupos.

Nas duas primeiras fases, vivemos situações bem diferentes. Diante do Lask, vencemos pela margem mínima fora de casa, o que ainda deixou tudo aberto. Na volta, as coisas não aconteceram como esperado e acabamos perdendo, o que levou a partida para os pênaltis. Ainda bem que nas penalidades deu tudo certo, e passamos adiante.

Na fase seguinte, o nome PSV poderia assustar, mas o primeiro jogo deixou qualquer dúvida para trás. Fomos até a Holanda e aplicamos um 3x0 sem dó e praticamente selamos a vaga. Em casa, empatamos por 1x1.

duas-fases755de086936689ee.md.png

Na fase decisiva, enfrentamos o Benfica, e era óbvio que seria bastante complicado. No Estádio da Luz, a pressão foi muito grande e acabamos perdendo por 3x1.

Em casa, era partir pra cima e tentar reverter aquela situação. Com 1 minuto já saímos atrás, mas mesmo assim fomos buscar o resultado. Chega a ser incrível, mas aos 62' minutos, vencíamos por 4x1 e a vaga era nossa. Porém, aos 62' começou a insana reação do Benfica, que fez o jogo acabar da seguinte forma:

benfica2a756ca217527b63b.md.png

Uma reviravolta inacreditável, e com isso, acabamos caindo para a Europa League, o que não é de todo ruim também, diante da reformulação ainda em andamento. Talvez seja o caminho mais interessante nesse ano.

Nosso grupo:

grupo-liga-europae304772048f8c39f.png

Caímos com o endinheirado Newcastle e dois clubes que sinceramente não sei o que esperar. Meta sem dúvida é ficar entre os dois primeiros.

 

faixa-ligabe8affd4bb8c40d0.md.png

Até agora realizamos 7 rodadas na Liga grega. E o início foi fulminante.

rodadasf88f176b5e88ac95.md.png

Depois dos jogos contra o Benfica, decidi formular a ideia da tática com 3 zagueiros, como citado anteriormente. O resultado final foi esse, que deixo novamente aqui. Foi essa tática que usamos nessas primeiras rodadas. Parece que precisa de ajustes ofensivos, mas defensivamente, teve seus méritos.

A verdade é que também tivemos uma tabela bastante acessível até aqui. No próximo mês por exemplo, vamos enfrentar AEK, Panathinaikos e Olympiakos.

Como destaque, deixo a partida diante do Atromitos, que vencemos por 2x0. Atualmente eles estão em 5º lugar.

Classificação da Liga:

tabelaaeceffa754c49cea.png

Uma defesa até aqui, bastante sólida. Como já dito, o próximo mês será um teste mais realista para nosso sistema de jogo e também vai mostrar em que patamar estamos em comparação com os principais concorrentes. 

 

faixa-europa-league56dc2de434d2759b.md.p

Na Liga Europa até aqui, 3 rodadas um e uma reviravolta bem interessante.

1ª rodada: Krasnodar 2x0 PAOK: Apesar de termos criado muitas chances, pecamos na conclusão e acabamos sendo penalizados por isso. Os russos encontraram seus dois gols ainda no primeiro tempo, o que tornou nossa metade final de jogo um desespero e tanto. Péssima estreia.

2ª rodada: PAOK 3x1 Hibernian: na estreia em casa, mais um susto. Aos 13' os escoceses abriam o placar e criavam um clima de terror nas arquibancadas. Menos mal que viramos a partida ainda no primeiro tempo, passando a impor o nosso ritmo no jogo. Fechamos a conta no segundo tempo.

3ª rodada: Newcastle 0x2 PAOK: com o jogo mais difícil até aqui no horizonte, o sistema de 3 zagueiros seria posto à prova mais uma vez. E o que vimos foi um impressionante início de partida da equipe. Tanto que aos 18' vencíamos por 2x0. Não criamos quase mais nada depois disso, até por algumas mudanças táticas que efetuei para garantir o resultado e também pela pressão que os ingleses começaram a impor sobre nós. Mesmo assim, pouco criaram também. Foi uma vitória com muito significado, pois batemos o favorito do grupo fora de casa, reforçamos a confiança na tática e recuperamos os pontos perdidos contra o Krasnodar.

3newcastle09f011d4505ebbe9.md.png

Essa vitória foi crucial, pois nos colocou novamente em uma situação mais confortável projetando classificação.

grupo-europa5cb95557384c513b.png

Podemos também garantir uma vantagem sobre o Newcastle, caso ambos terminem empatados em pontos. 

faixa-infos-do-clube0a866b455bcac82c.md.

Deixo aqui a situação das nossas finanças.

financas7e5fc6b42099f2f1.md.png

Existe uma margem tanto de saldo como de orçamento bem interessante para nossas metas no curto prazo. No longo prazo, esperamos que vitórias em competições nacionais e boas campanhas europeias reforcem o caixa para que possamos trazer pro elenco uma ou outra peça de qualidade, inclusive gregos de mais destaque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plantel com vários portugueses, como já é hábito nas equipas gregas. Parece que a nível interno vais dominar. Na Champions, incrível como estás a vencer 4-1 e ainda perdes 4-5. Aprendemos muito nestes jogos. Jogar na Russia nunca é fácil mas recuperaste bem com as vitórias contra as equipas britânicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do plantel e das táticas apresentadas, principalmente da 3-6-1. Um pouco parecida com a que estou usando no Torino(6-2-2). Na Liga já abre 4 pontos do segundo colocado e ao que parece as dificuldades serão mínimas. Boa vitória em cima do Newcastle, pois conquistou a liderança do seu grupo. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico contente que tenhas optado pelo PAOK e não pelo Ajax, pois vejo nos gregos um desafio bem maior e aliciante do que nos holandeses. Entraste a valer no clube e foi por um triz que não os qualificaste para a fase de grupos da UCL. O meu Benfica não te facilitou a vida!!! Caíste na Liga Europa e sei que vais passar esse grupo em frente. Não espero menos do que isso. 

No campeonato, entraste igualmente a todo o gás e já segues com a "lanterna" na frente da classificação. Gosto muito do campeonato grego ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montou um time bem interessante dentro das possibilidades financeiras do clube, que neste momento são boas e devem melhorar ainda mais com os prêmios financeiros das competições continentais.

Já o início de temporada é muito bom. Conseguiu avançar bem na Champions e por pouco não conseguiu a vaga na fase de grupos. Na Europa League acho que pelo menos a vaga na Conference deve buscar apesar da chave bem equilibrada, o fiel da balança será esse jogo contra o Krasnodar. Vencendo, dá pra chegar até nos mata-matas da Europa League. Precisa ficar de olho no Hibernian.

No Campeonato Grego, começo perfeito. Ainda vai ter Olympiacos e AEK pelo caminho, mas eles já estão a uma distância razoável.

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente bem diferente essa distribuição tática do 3-6-1, mas vendo os resultados que obteve desde a implementação dela, realmente parece ter surtido efeito, com apenas um tropeço desde então.

Na Champions, uma pena essa queda contra o Benfica, ainda mais pela forma que foi, mas ao menos motivou uma mudança que, em princípio, tem surtido efeito.

No campeonato nacional, campanha irretocável.

Na Europa League, tá bem disputado o grupo, mas tá com cara que se afirma no 2º turno e passa com antecedência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente temos poucos gregos no PAOK, legal que conseguiu trazer alguns, Kyriakos Giannopoulos é com certeza o nome mais grego que já vi kkk

A tática do 3-6-1 me faz pensar que ou você tem um ponta esquerda fenomenal ou não tem outro atacante kkkkk

Eu imagino o punhal no seu peito por além de não conseguir chegar na fase de grupos da UCL no detalhe ainda ter tomado um Hat-Trick do Gabigol, eu imagino a dor kkk

Mas em compensação está voando na Grécia, ainda não pegou os bichos papão mas não perder pontos contra os outros é vital em pontos corridos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca mano que saga incríiiivel mesmo. 

Escreves muito bem. A parte gráfica, essas viagem evoluindo aos poucos, curto muito.

Mitando por onde passa.

Muito legal passar por países desconhecidos do futebol tipo Chipre. Ai depois no Vasas la Hungria muito legal.

No Estrela estava fácil nacionalmente já né? Mas ai na Sérvia pela Seleção foi muito bacana. Agora ali no Paok, interessante.

Estou fazendo uma saga semelhante mas nem sabia que você também estava rodando a Europa.

Se quiser ver um outro país maluco to fazendo save na Irlanda do Norte haha

 

Quem quiser acompanhar

Ernani, O Grande, em: A conquista da Europa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 04/06/2022 em 06:13, Cadete213 disse:

Plantel com vários portugueses, como já é hábito nas equipas gregas. Parece que a nível interno vais dominar. Na Champions, incrível como estás a vencer 4-1 e ainda perdes 4-5. Aprendemos muito nestes jogos. Jogar na Russia nunca é fácil mas recuperaste bem com as vitórias contra as equipas britânicas.

O jogo contra o Benfica foi cruel, mas como bem disse, me fez tirar uma tática nova da cartola. A vitória contra o Newcastle vai se provar crucial mesmo. Obrigado Cadete!

Em 04/06/2022 em 11:06, LC disse:

Gostei do plantel e das táticas apresentadas, principalmente da 3-6-1. Um pouco parecida com a que estou usando no Torino(6-2-2). Na Liga já abre 4 pontos do segundo colocado e ao que parece as dificuldades serão mínimas. Boa vitória em cima do Newcastle, pois conquistou a liderança do seu grupo. Boa sorte na sequência.

Percebi mesmo quando li a atualização do seu save no dia e acho que até comentei no grupo, lembra bastante. No grupo, fiquei bem confiante com a passagem depois dessa vitória, tomara que a equipe continue crescendo, obrigado LC!

Em 04/06/2022 em 13:04, Martini Branco disse:

Fico contente que tenhas optado pelo PAOK e não pelo Ajax, pois vejo nos gregos um desafio bem maior e aliciante do que nos holandeses. Entraste a valer no clube e foi por um triz que não os qualificaste para a fase de grupos da UCL. O meu Benfica não te facilitou a vida!!! Caíste na Liga Europa e sei que vais passar esse grupo em frente. Não espero menos do que isso. 

No campeonato, entraste igualmente a todo o gás e já segues com a "lanterna" na frente da classificação. Gosto muito do campeonato grego ❤️

O Benfica me deixou sem reação hehehe foi inexplicável o que aconteceu, mas faz parte e bola pra frente. Obrigado Martini!

Em 04/06/2022 em 14:41, Nismotoquinha disse:

Montou um time bem interessante dentro das possibilidades financeiras do clube, que neste momento são boas e devem melhorar ainda mais com os prêmios financeiros das competições continentais.

Já o início de temporada é muito bom. Conseguiu avançar bem na Champions e por pouco não conseguiu a vaga na fase de grupos. Na Europa League acho que pelo menos a vaga na Conference deve buscar apesar da chave bem equilibrada, o fiel da balança será esse jogo contra o Krasnodar. Vencendo, dá pra chegar até nos mata-matas da Europa League. Precisa ficar de olho no Hibernian.

No Campeonato Grego, começo perfeito. Ainda vai ter Olympiacos e AEK pelo caminho, mas eles já estão a uma distância razoável.

Boa sorte para a continuação.

Senti bastante limitação nessa primeira janela, bem mais do que no Estrela por exemplo, apesar de que no clube sérvio a base estava bem mais presente do que aqui, pelo menos a princípio. A primeira fornada vai dar uma noção do motivo disso acontecer. Mesmo assim, é um fator a mais para o jogo, visto que, como disse antes, tive problemas para inscrever o elenco. 

Nas competições as coisas começaram fluindo muito bem, e mesmo na derrota para o Benfica, tirei uma tática que vem funcionando bem até aqui. Na Liga abrimos mesmo uma boa vantagem mas ainda precisar provar que esse elenco é o suficiente. Obrigado Nismo!!

Em 05/06/2022 em 12:48, CCSantos disse:

Adorei a escolha pela liga Grega, e com o PAOK.

Boa sorte em terras helênicas.

Fico feliz e obrigado pelo comentário!

Em 06/06/2022 em 15:33, div disse:

Realmente bem diferente essa distribuição tática do 3-6-1, mas vendo os resultados que obteve desde a implementação dela, realmente parece ter surtido efeito, com apenas um tropeço desde então.

Na Champions, uma pena essa queda contra o Benfica, ainda mais pela forma que foi, mas ao menos motivou uma mudança que, em princípio, tem surtido efeito.

No campeonato nacional, campanha irretocável.

Na Europa League, tá bem disputado o grupo, mas tá com cara que se afirma no 2º turno e passa com antecedência.

Essa mudança foi interessante mesmo, eu sempre tento fazer com que um dos 3 esquemas treinados seja um com 3 zagueiros, mas nem sempre havia necessidade de tentar com que esse acabe sendo o principal. Dessa vez a brecha apareceu, e aliado com a falta de pontas pela esquerda e um bom meia ofensivo no elenco, saiu isso aí hehe

Ponto alto mesmo vai ser essa Europa League, acredito que dá pra garantir um dos dois primeiros lugares se mantivermos o nível. Na liga por enquanto, não vou me empolgar porque ainda precisamos nos provar.

Obrigado div!

Em 08/06/2022 em 00:01, Guilhererme disse:

Realmente temos poucos gregos no PAOK, legal que conseguiu trazer alguns, Kyriakos Giannopoulos é com certeza o nome mais grego que já vi kkk

A tática do 3-6-1 me faz pensar que ou você tem um ponta esquerda fenomenal ou não tem outro atacante kkkkk

Eu imagino o punhal no seu peito por além de não conseguir chegar na fase de grupos da UCL no detalhe ainda ter tomado um Hat-Trick do Gabigol, eu imagino a dor kkk

Mas em compensação está voando na Grécia, ainda não pegou os bichos papão mas não perder pontos contra os outros é vital em pontos corridos

EU acabo torcendo pra esses caras de nome difícil não fazerem nada de extraordinário pra não precisar digitar o nome deles kkkkkkkk

Sobre a tática, é exatamente isso, e até expliquei pro div também, não tem pontas esquerdas e tenho um bom meia ofensivo, então, fui tentar e saiu isso aí kkkkkk vamos ver até onde da pra levar.

Sobre o Gabigol, prefiro nem comentar, nem dei mídia pra ele😆Obrigado Gui!

Em 08/06/2022 em 21:58, tricolor de coraçao disse:

Caraca mano que saga incríiiivel mesmo. 

Escreves muito bem. A parte gráfica, essas viagem evoluindo aos poucos, curto muito.

Mitando por onde passa.

Muito legal passar por países desconhecidos do futebol tipo Chipre. Ai depois no Vasas la Hungria muito legal.

No Estrela estava fácil nacionalmente já né? Mas ai na Sérvia pela Seleção foi muito bacana. Agora ali no Paok, interessante.

Estou fazendo uma saga semelhante mas nem sabia que você também estava rodando a Europa.

Se quiser ver um outro país maluco to fazendo save na Irlanda do Norte haha

 

Quem quiser acompanhar

Ernani, O Grande, em: A conquista da Europa!

Salve tricolor, obrigado. A caminhada tem sido bem legal e tô curtindo muito o save. Darei uma lida com calma no seu também, estive quase 20 dias sumido até daqui por questões de trabalho, mas voltei e estou me atualizando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-paok610336297c8ca3db.md.png

Capítulo 33: Ponto a ponto

Passando da metade da temporada, era hora de ver se o PAOK conseguiria manter a distância na liderança e se seguiríamos vivos na Europa League. Mas antes...

faixa-copa01c0c192dfc7f7d4.md.png

Uma breve atualização da Copa, onde avançamos algumas fases, sendo a última, diante do Panathinaikos em uma eliminatória bem disputada. Estamos nas semifinais, ainda sem sorteio definido, mas podemos enfrentar AEK ou Olympiakos. Ao menos, é quase certeza de uma grande final na Copa Nacional.

 

faixa-europa-league56dc2de434d2759b.md.p

Na europa, era hora de garantir nossa vaga no mata mata. O grupo não era lá tão complicado, mas ainda tínhamos um elenco um tanto desequilibrado como já foi destacado. 

Por exemplo, nosso esquema 3-6-1 exige demais dos alas, e simplesmente não havia opções nessas posições dentro do elenco principal. Jovens foram usados em alguns jogos da liga para que os titulares estivessem inteiros na Europa League.

4ª rodada: PAOK 0x2 Newcastle: é, depois de vencer os ingleses na terra da rainha, foi difícil repetir o feito na nossa casa. Eles fizeram valer o poderio financeiro e venceram com tranquilidade.

5ª rodada: PAOK 2x0 Krasnodar: tendo nosso último jogo em casa, era vencer ou vencer para irmos para a última rodada dependendo apenas de nós. E assim foi feito, uma vitória merecidíssima. Foi sofrida, pois os gols saíram aos 78' e 82', mas muito justa, dado nosso domínio na partida. Aliás, dois gols de Nigussie.

6ª rodada: Hibernian 2x2 PAOK: o jogo decisivo se tornou caótico sem necessidade. o Hibernian precisava de uma vitória por 2 gols de diferença para se classificar, isso por conta do resultado do outro jogo entre as equipes. Eles acharam um gol no fim do primeiro tempo, após uma metade de jogo apática da nossa equipe. Os escoceses seguiram em cima e abriram 2x0, o que fez eles pularem para o segundo lugar do grupo aos 60' de jogo. Desesperado, abri mão de um dos 3 zagueiros e fomos pra cima, era tudo ou nada. E pela segunda rodada seguida, Nigussie foi o nome da emoção, e foi o responsável por mais dois gols decisivos que selaram nossa vaga.

champ3a4759817c773a442.md.png

A classificação mostra todo o drama que foi esse jogo. Mas, como esperado, seguimos na competição.

tabela-liga-europad721e661d51c3e1a.md.pn

Nosso adversário na próxima fase será o Porto.

 

faixa-ligacf5132ee53bfae99.md.png

Novembro:

Iniciamos o mês contra o Panathinaikos, e diferente da partida pela copa nacional, amassamos o adversário e não demos chances, vencendo por 4x1.

O jogo seguinte seria na casa do Olympiakos, o que prometia ser um belo de um jogo. A expectativa se confirmou em parte, pois foi o adversário quem tomou conta do jogo e dominou as ações. Suportamos por um longo período, mas aos73', veio o golpe, o gol deles. Mais uma vez, precisamos lançar todos ao ataque e ir pro tudo ou nada. Parecia que dessa vez não ia dar certo, até que aos 94', no famoso BATE REBATE DENTRO DA ÁREA, a bola sobrou no pé de Giannopoulos que não perdoou. Um empate que não foi merecido, mas foi muito comemorado.

rodada27fd6db9b8ecebf2b.md.png

Depois de vencer o Giannina por 4x0, fomos visitar o AEK em mais um jogo que seria equilibrado. O nível desse jogo foi mais baixo, porém mais nivelado do que foi contra o Olympiakos. Dessa vez, fomos nós que abrimos o placar no segundo tempo. Porém, não fomos capazes de segurar a barra e acabamos cedendo 3 gols relâmpagos nos minutos finais.

rodada3c15825626d7c4da6.md.png

Dá pra perceber que fizemos jogos ruins contra AEK e Olympiakos, e isso será um ponto para ficarmos de olho futuramente.

Dezembro / Janeiro:

dez.janf26bb4030dbd3bc3.md.png

Decidi juntar estes dois meses pela falta de adversários de maior qualidade. Porém, isso não quer dizer que deixamos de tropeçar. Por exemplo, perdemos para o Iraklis por 1x0, em um resultado decepcionante. No fechamento do período, ainda empatamos contra o Ionikos depois de abrir boa vantagem na partida.

Classificação da Liga:

tabela-ligab81d28da7bb067b0.md.png

O empate na última rodada nos tirou a liderança. Ainda faltam 6 rodadas para o final da primeira fase, e os 3 principais clubes do país já garantiram vaga. Lembrando que para a fase final, as 6 equipes levam 100% dos seus pontos. A disputa vai ser ponto a ponto. Importante não deixar que ninguém desgarre, afinal, ainda teremos confrontos diretos na fase final. Destaque para nosso ataque, o melhor até aqui.

faixa-transferencias897d508b3ae64fcc.md.

Como já destacado, tínhamos um problema muito sério nas alas. Na zaga tínhamos alguns zagueiros mais envelhecidos, e aproveitamos algumas oportunidades de mercado para começar a mudar isso. Vamos destacar algumas saídas:

saidasf2d45821f2ec728f.png

Na janela de janeiro fizemos quase 14,5 milhões de euros com vendas. Urrutia estava me dando nos nervos, apesar de seus bons atributos, e ser recomendado como titular na cabeça do adjunto, esse cidadão perdia muitos gols fáceis e eu já não suportava mais ter ele no elenco. Steinburgs estava pedindo para abraçar um novo desafio e também não criei dificuldade. Era um jogador polivalente mas que não faria tanta falta. Por fim, Sam Beukema era um zagueiro que já estava começando a perder atributos e decidi deixar ele ir e ainda levar um dinheiro aceitável por ele. Com isso, tínhamos dinheiro para algumas aquisições:

entradasfadf17556418d7bc.png

Takis Spathas: vem para ser reserva da ala direita, mesmo não sendo lá a melhor posição dele. Mesmo assim, faz melhor do que qualquer outro do elenco. Enfim, parece ser uma carência geral, não só nossa.

David Gregorio: vem para reforçar um setor importante, a zaga, ainda mais levando em conta que jogamos a maior parte do tempo com 3 zagueiros. Bom potencial e físico interessante.

Jorg Plat: estão percebendo que o setor defensivo foi o alvo da janela? Bem, aproveitamos algumas oportunidades de mercado. Plat veio bem recomendado e possui um mental acima da média. Na avaliação depois de sua chegada, de fato não chama muita atenção, mas parece estar bem para o nível da liga.

Robert Kiss: tentei contratar esse cidadão em julho, mas não quis vir. Agora, em baixa na Lazio, o grego topou voltar pra casa. Bom pra nós, pois além de ser grego, vem para cobrir a carência e ser opção da ala esquerda. Tem atributos um pouco desequilibrados, mas conta com um bom potencial.

Como podem ver, nenhuma unanimidade, mas é o que o mercado nos apresenta. Também já garantimos alguns pré contratos, mas isso é assunto para outro momento.

faixa-infos-do-clube60f8733da5d0a1f6.md.

Tivemos excelentes notícias extra campo. Aqui vão elas:

financas60d218f148314af4.md.png

  • A boa condição das finanças também se deve ao excelente patrocínio que o clube conseguiu, que cobriu quase que metade do dinheiro investido em infraestruturas.

acordo-de-patrocnio9622e515e3dc9430.md.p

Agora é crescer no momento mais importante da temporada e mostrar se esse elenco está ou não preparado para coisas maiores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • victor095 changed the title to Explorando o velho Continente - Capítulo 33: Ponto a ponto (21/06/2022)

Tudo muito equilibrado. AEK tirou-te a liderança, mas nada de alarmante pois Olympiakos está mesmo ali. A nível europeu, derrora normal contra Newcastle e bem que suaste no jogo com o Hibs, mas aqueles dois golos perto do fim acabam mesmo por garantir a passagem à próxima fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estás, com grande mérito, nas meias finais da Kypello Eliados! Deixaste o Asteras e o Pana para trás e agora espero sinceramente que te calhe já o AEK ou o Olympiakos, para os poderes eliminar e ficares com um pé na final e quem sabe, uma mão na Taça.

Em termos europeus, fizeste uma fase de grupos interessante, vendo apenas os Magpies serem superiores. Segues para a fase a eliminar e terás pela frente o Porto! Não será fácil, mas há que acreditar...

No campeonato, estás extremamente forte e ao cabo de 20 jornadas já conseguiste marcar presença na fase de apuramento de campeão! AEK e Iraklis (estes de forma mais surpreendente) acabaram por derrotar-te. Mas o empate em pleno Pireu, mesmo ao cair do pano, deve ter sabido que nem ginjas! Foste bastante inferior, mas acabaste por ser extremamente feliz. Prevejo um final de campeonato taco a taco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se salvou na UEL no sufoco ali, nossa Nigussie veio salvar o time quase no final já kkk, mas o importante é que deu certo

Essa derrota pro ultimo do campeonato foi doída e tirou a liderança do PAOK, mas também nada desesperador ainda, principalmente porque tem os playoffs inteiro pra jogar o melhor futebol

Alas/Laterais estão em extinção no mundo mesmo ta todo mundo em busca de laterais sólidos no FM mesmo kkkk, se achar um case-se com ele kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah não! Pego o bonde andando, mas essa derrota ao lanterna é de irritar o fígado. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue na briga pelo título e agora com um pouco mais de estofo, tanto na parte de elenco, como em infraestrutura, já pensando no futuro da equipe. Tem um bom caminho pela frente e quero ver como irá lidar com o desafio de ter mais gregos no clube, porque o nível dos contratados localmente destoa dos demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Explorando o velho Continente
  • victor095 changed the title to Explorando o velho Continente - Capítulo 41: Um fim dentro do esperado (14/11/2022) e Fim de Save
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • whcampos123
      Por whcampos123
      Alguém sabe onde posso baixar uma atualização para FM22?
×
×
  • Criar Novo...