Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiras Impressões - FM 2022


Bigode.

Posts Recomendados

4 minutes ago, rafacac said:

Amigos, alguém conseguiu instalar o patch de uniformes do futebol brasileiro? já instalei aqui mas continua não funcionando

Dá uma lida nesse tópico, pode te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, grollinho disse:

Pessoal, alguém poderia me printar os atributos do Çelc Roth (Celso roth)? valeus

spacer.png

Aproveitando, como faz para liberar a inclusão de imagens direto do PC? Para mim, só aparece para inserir via URL:

Spoiler

spacer.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa sutil (tanto que já esqueci de postar outras vezes) mas que faz boa diferença pra mim na imersão são os clubes que pegam jogadores emprestados ficando mais espertos e tentando contratar os mesmos em definitivo. Era muito estranho o jogador ir pra um clube, agradar, e ficar livre porque nenhum dos dois clubes propôs um novo contrato... 😑

 

AbUI7HU.jpg

 

jlfSBYA.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2021 em 13:08, Will Sena disse:

Estou com um problemas de Crash Dumps em 9 de dezembro de 2024, mais alguém com algum problema parecido?

Se é sempre na mesma data, pode ser relacionado aos jogos marcados e a geração de tabela de competição. Mas é melhor criar um tópico sobre isso mencionando se usa algum update, gráficos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Joguei por muito tempo o FM 2019 e praticamente não joguei o 2020, então tive esse salto para jogar o 2022. Estou prestes a encerrar a segunda temporada jogando no Brasil e vou fazer aqui alguns comentários sobre a minha impressão no jogo:

 

Prós:
• Estar no GamePass
• DataHub é incrível, excelente adição.
• ME está ótima
• 3D agradável, sempre pequenas melhorias. Não vejo necessidade de focar em ser mais realista, tipo um FIFA.
• VAR agora valida lances, quando eu jogava só chamava o VAR para anular
• Perfumaria, mas o resumo da época ficou bem legal.
• Era muito fácil se livrar de alguns encostos do time reserva ou do principal. Chovia time asiático ou português para fazer caixa.

Neutro:
• A forma de fazer pedidos à direção. Eu preferia como era antigamente, mas não chega a ser algo que atrapalha a experiência

• Não sei opinar quanto às cabeçadas, eu tinha um centroavante alto com bons atributos numa liga inferior e foi um dos artilheiros. No ano seguinte com um atacante com outras características fizeram com que não tivesse tantas jogadas de bola aérea.

Contras:
• Responsabilidades. Achei essa sessão bem confusa, antes era mais fácil eu assumir o controle de tudo.

• Condicionamento físico e aptidão física em coração, joinha, setas, etc é péssimo. Era bem mais claro e objetivo saber a porcentagem, no meio do segundo tempo tenho que ficar vendo de coração em coração pra ver quem tá mais cansado e ainda assim é impreciso porque você tem se dois jogadores estiverem com o condicionamento fraco você tem que ir no olhometro para escolher um, antes era só ver que um tava 70% e outro 68%, por exemplo. Não faz o menor sentido essa mudança.
• Sistema de valor estimado é horrível, totalmente impreciso. Jogador Fulano custa entre 700m - 7M (???). Aí chega uma oferta de 650m, você não vende e ele reclama porque você recusou. Quando você conversa com o atleta e diz que vai aceitar a proposta por 700m, ele diz que é um valor irreal e muito acima do que deveria. Eu até me incomodaria menos se isso não existisse no plantel do time que você controla, o mínimo é eu saber que meu atleta vale X e eu decidir o quanto ele pode ser negociado. 
• Contraproposta de Transferência para empréstimo. Para evitar vender um jogador que eu acho que posso conseguir um negócio melhor no futuro, eu costumo responder ofertas de transferência com uma contraproposta de empréstimo e NUNCA o time aceita. Eles só respondem com outra proposta de transferência ou com um empréstimo com valor fixado. Eu até respondi uma proposta com empréstimo gratuito, nenhuma contribuição mensal e nenhuma contribuição salarial e mesmo assim o time não aceita.
• Staff da DB Brasileira desbalanceada. Você consegue contratar preparadores, auxiliares, diretores com salário justo e com bons atributos. Mas contratar newgens ou pessoas para determinados cargos é um absurdo. Analista 9/9 querendo 30-40m de salário. Cientista desportivo 10 pedindo mais que o fisioterapeuta 20, etc.

• Gerenciamento de elenco. Não sei se é porque sempre começo com stats 1-2 e sem licença que posso estar tendo esse problema. Mas na segunda temporada eu trouxe dois jogadores com status de jogador para elenco, ou seja, para serem reservas e em 3-4 meses já estavam pedindo para serem emprestados para ter mais tempo de jogo. Sendo que a minutagem estava ok. Sempre quando o time está bem, vem algum medalhão ou reserva reclamar de alguma coisa. Isso sempre existiu, mas achei um pouco demais em tão pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, M.Farias22 disse:

• Condicionamento físico e aptidão física em coração, joinha, setas, etc é péssimo. Era bem mais claro e objetivo saber a porcentagem, no meio do segundo tempo tenho que ficar vendo de coração em coração pra ver quem tá mais cansado e ainda assim é impreciso porque você tem se dois jogadores estiverem com o condicionamento fraco você tem que ir no olhometro para escolher um, antes era só ver que um tava 70% e outro 68%, por exemplo. Não faz o menor sentido essa mudança.

Isso é parte da busca por realismo. Do mesmo modo que as expressões de como cada jogador reagiu às palestras podem não representar a realidade, era irreal termos dados exatos sobre cansaço e condicionamento físico. Eu entendo que é uma dificuldade a mais, mas faz todo o sentido.

 

3 horas atrás, M.Farias22 disse:

• Sistema de valor estimado é horrível, totalmente impreciso. Jogador Fulano custa entre 700m - 7M (???). Aí chega uma oferta de 650m, você não vende e ele reclama porque você recusou. Quando você conversa com o atleta e diz que vai aceitar a proposta por 700m, ele diz que é um valor irreal e muito acima do que deveria. Eu até me incomodaria menos se isso não existisse no plantel do time que você controla, o mínimo é eu saber que meu atleta vale X e eu decidir o quanto ele pode ser negociado.

A ideia da faixa é justamente não ter um valor preciso, embora ele ainda exista "debaixo do capô". O valor mínimo é a referência pra jogadores na lista de transferências e o valor máximo a referência pra jogadores valorizados, que você talvez não queira perder. Fora isso funciona como antes, e a margem pra negociação depende da CA do jogador e dos clubes envolvidos, então jogando na Europa você vai observar uma margem mais folgada.

 

3 horas atrás, M.Farias22 disse:

• Contraproposta de Transferência para empréstimo. Para evitar vender um jogador que eu acho que posso conseguir um negócio melhor no futuro, eu costumo responder ofertas de transferência com uma contraproposta de empréstimo e NUNCA o time aceita. Eles só respondem com outra proposta de transferência ou com um empréstimo com valor fixado. Eu até respondi uma proposta com empréstimo gratuito, nenhuma contribuição mensal e nenhuma contribuição salarial e mesmo assim o time não aceita.

Eu acho que os clubes com menos dinheiro deveriam usar mais os empréstimos mas nesse caso aí nem sempre vai se aplicar mesmo. Se o clube tem condição de contratar um jogador numa transferência, ele não vai querer necessariamente um empréstimo sem essa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Douglas. disse:

Isso é parte da busca por realismo. Do mesmo modo que as expressões de como cada jogador reagiu às palestras podem não representar a realidade, era irreal termos dados exatos sobre cansaço e condicionamento físico. Eu entendo que é uma dificuldade a mais, mas faz todo o sentido.

 

A ideia da faixa é justamente não ter um valor preciso, embora ele ainda exista "debaixo do capô". O valor mínimo é a referência pra jogadores na lista de transferências e o valor máximo a referência pra jogadores valorizados, que você talvez não queira perder. Fora isso funciona como antes, e a margem pra negociação depende da CA do jogador e dos clubes envolvidos, então jogando na Europa você vai observar uma margem mais folgada.

 

Eu acho que os clubes com menos dinheiro deveriam usar mais os empréstimos mas nesse caso aí nem sempre vai se aplicar mesmo. Se o clube tem condição de contratar um jogador numa transferência, ele não vai querer necessariamente um empréstimo sem essa opção.

• Mas eu não me incomodaria se o valor estimado houvesse uma margem coerente, a maioria dos valores (ao menos jogando no Brasil) é uma proporção de 10x. Olha esse exemplo que a proporção é maior do que 20x, o jogador vale entre 100m e 2.3M. Tem jogador que é avaliado entre 2M e 26M, não faz sentido. Se fosse entre 1M - 2.3M, ok. Até uma proporção de 3x, entre 2M - 6M. 

Era importante observar o atleta também para ter noção de valores, hoje qualquer reservão de time na Série A tem um valor estimado de até de 30M, é completamente irreal.

• Sobre a parte do empréstimo, vou relatar exatamente o que aconteceu. Meu goleiro titular estava sendo assediado por um clube europeu que ofertou menos de 200m por ele. Como ele tinha contrato longo e eu achava que 200m não pagava nem 20% da folha, não valeria a pena vender. Ofertei por empréstimo gratuito, quem não iria querer? Ao invés de gastar 200m, iria pagar nada, nem salário. É muito mais lógico ter o jogador de graça e tentar comprá-lo depois, mesmo que ofertasse o mesmo valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, M.Farias22 disse:

• Mas eu não me incomodaria se o valor estimado houvesse uma margem coerente, a maioria dos valores (ao menos jogando no Brasil) é uma proporção de 10x. Olha esse exemplo que a proporção é maior do que 20x, o jogador vale entre 100m e 2.3M. Tem jogador que é avaliado entre 2M e 26M, não faz sentido. Se fosse entre 1M - 2.3M, ok. Até uma proporção de 3x, entre 2M - 6M. 

 

A ideia era que, assim que você aumentasse o nível de conhecimento do jogador, essa faixa fosse ficando menor. E influencia também a capacidade o olheiro.

Estava funcionando como no vídeo aí embaixo. Não sei se foi alguma atualização ou alguma skin, e essa parte do relatório do olheiro parou de funcionar aqui. Mesmo estando 100% de conhecimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, M.Farias22 disse:

• Mas eu não me incomodaria se o valor estimado houvesse uma margem coerente, a maioria dos valores (ao menos jogando no Brasil) é uma proporção de 10x. Olha esse exemplo que a proporção é maior do que 20x, o jogador vale entre 100m e 2.3M. Tem jogador que é avaliado entre 2M e 26M, não faz sentido. Se fosse entre 1M - 2.3M, ok. Até uma proporção de 3x, entre 2M - 6M. 

Era importante observar o atleta também para ter noção de valores, hoje qualquer reservão de time na Série A tem um valor estimado de até de 30M, é completamente irreal.

Você não entendeu a diferença das situações min x max. Um jogador de CA 130 é titular na maior parte dos clubes brasileiros mas vai ser apenas mais um em times médios europeus. Se ele estiver jogando, em boa forma, valorizado, ainda assim o clube não vai aceitar pagar o valor de um jogador de CA 145, então o valor máximo é a referência. Mas se o mesmo jogador estiver encostado no seu time, listado pra transferência, a referência vai ser o valor mais baixo. Esses valores, além de ajustados por outros fatores (não estar na divisão principal, estar fora da Europa, estar numa liga de menor expressão, etc.), sempre existiram nos cálculos internos, então a mudança foi deixar explícito como e quanto a valoração pode variar. É o que explica, por exemplo, numa janela um clube te pedir milhões por um jogador e aceitarem mixaria depois de 6 meses com menos de 10 escalações do mesmo jogador no período. O irreal aí é quando eles não abaixam a pedida, que ainda acontece e a gente acaba vendo os clubes da AI preferindo deixar o contrato acabar que vender por preço baixo ou $0 pra se livrarem dos salários.

 

1 hora atrás, M.Farias22 disse:

• Sobre a parte do empréstimo, vou relatar exatamente o que aconteceu. Meu goleiro titular estava sendo assediado por um clube europeu que ofertou menos de 200m por ele. Como ele tinha contrato longo e eu achava que 200m não pagava nem 20% da folha, não valeria a pena vender. Ofertei por empréstimo gratuito, quem não iria querer? Ao invés de gastar 200m, iria pagar nada, nem salário. É muito mais lógico ter o jogador de graça e tentar comprá-lo depois, mesmo que ofertasse o mesmo valor.

A lógica da AI (e a nossa muitas vezes) é que seria uma situação de barriga de aluguel. Como falei, se eles têm como pagar pela contratação, essa vai ser a opção primária, até porque não tratam só da temporada mas também do investimento. Muitas vezes não vai me interessar pegar por empréstimo um jogador que, se jogar, vai se valorizar e o time vai me pedir um valor ainda maior ou não vai nem querer vender ele depois, por isso a cláusula pode fazer com que a AI ainda considere a negociação, e o consenso aí é observar situações de valorização do jogador (principalmente em vendas pro exterior) pra tentar usar também as cláusulas como % de venda futura e não só o dinheiro.

Dependendo dos clubes envolvidos e respectivas divisões, pode até ser que valesse à pena pro outro clube nesse caso mas como o objetivo era uma contratação em definitivo, a AI provavelmente ainda procuraria essa outra contratação mesmo se aceitasse sua contra-proposta. O comportamento sempre parece tender a preencher as posições de titular com jogadores próprios se houver a possibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, M.Farias22 disse:

• Sistema de valor estimado é horrível, totalmente impreciso. Jogador Fulano custa entre 700m - 7M (???). Aí chega uma oferta de 650m, você não vende e ele reclama porque você recusou. Quando você conversa com o atleta e diz que vai aceitar a proposta por 700m, ele diz que é um valor irreal e muito acima do que deveria. Eu até me incomodaria menos se isso não existisse no plantel do time que você controla, o mínimo é eu saber que meu atleta vale X e eu decidir o quanto ele pode ser negociado. 


• Contraproposta de Transferência para empréstimo. Para evitar vender um jogador que eu acho que posso conseguir um negócio melhor no futuro, eu costumo responder ofertas de transferência com uma contraproposta de empréstimo e NUNCA o time aceita. Eles só respondem com outra proposta de transferência ou com um empréstimo com valor fixado. Eu até respondi uma proposta com empréstimo gratuito, nenhuma contribuição mensal e nenhuma contribuição salarial e mesmo assim o time não aceita.
 

Essa questão da contraproposta por empréstimo eu não estou tendo problema não, já fiz e os clubes aceitaram, até mesmo sem valor fixado. E isso em contextos diferentes (tanto jogador já formado que estava encostado quanto promessa da base, no Brasil e na Europa). Já consegui emprestar, inclusive, com o clube que fez originalmente uma proposta de compra pagando 100% do salário e sem passe fixado. Nem todos aceitam, mas já consegui fazer esses acordos sim. 

Eu concordo com a questão do valor estimado, acho que às vezes o intervalo é grande demais. Pelo que eu vejo, o próprio jogo faz atualização dinâmica dos valores: se o jogador está arrebentando, sendo artilheiro na liga, em clube com reputação alta e ganhando títulos, o valor dele sobe; se está indo mal, encostado, em má fase, o valor cai.

Acho que quando a gente pergunta para o empresário do jogador, eles poderiam dar um intervalo menor, que refletisse a disposição do clube em negociar o jogador naquele exato momento. Nenhum clube pensa em vender um jogador "entre 100k e 20M" né? Num dia específico, o clube tem uma ideia mais exata do valor que quer.  Uma coisa são esses valores mudarem ao longo do tempo (o que já acontece), outra é darem um intervalo bizarro desses. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém mais achou muito fácil?

Segunda temporada com o Newcastle e já peguei um 3º lugar com 12 jogos invictos sem ter feito nenhuma contratação de peso, exceto o Declan Rice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, andrefraga disse:

Alguém mais achou muito fácil?

Segunda temporada com o Newcastle e já peguei um 3º lugar com 12 jogos invictos sem ter feito nenhuma contratação de peso, exceto o Declan Rice.

Tenho essa sensação quando o time embala, principalmente no Brasil onde os confrontos deveriam ser mais parelhos. Mas as más fases costumam compensar isso ao longo do tempo, principalmente depois de jogar 2 temporadas completas. Desde o FM19 eu tento fazer um no Brasil e um na Alemanha ou Itália vindo da 2ª ou 3ª divisão e aí na primeira temporada na divisão principal eu costumo ir muito bem mas na segunda o time já começa a variar demais se eu mantiver meio time dos que subiram, aí agora acabo tentando manter como reservas apenas.

Agora, o Newcastle já tem um CA médio senão compatível com a posição, no mínimo pra meio de tabela, então pode cair mais na outra mudança feita do FM19 pra cá do momento contar mais que CA, e aí bons conjuntos superam times de maior qualidade individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas. disse:

Tenho essa sensação quando o time embala, principalmente no Brasil onde os confrontos deveriam ser mais parelhos. Mas as más fases costumam compensar isso ao longo do tempo, principalmente depois de jogar 2 temporadas completas. Desde o FM19 eu tento fazer um no Brasil e um na Alemanha ou Itália vindo da 2ª ou 3ª divisão e aí na primeira temporada na divisão principal eu costumo ir muito bem mas na segunda o time já começa a variar demais se eu mantiver meio time dos que subiram, aí agora acabo tentando manter como reservas apenas.

Agora, o Newcastle já tem um CA médio senão compatível com a posição, no mínimo pra meio de tabela, então pode cair mais na outra mudança feita do FM19 pra cá do momento contar mais que CA, e aí bons conjuntos superam times de maior qualidade individual.

Sei lá, me decepcionou um pouco. 
Costumava jogar com times da 5ª divisão pra baixo e fazer a subida, então meio que acostumei com a dificuldade. 
Nessa com NWC esperava brigar pelo título em umas 4-5, mas pelo visto já na próxima devo estar ali nas cabeças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, andrefraga disse:

Alguém mais achou muito fácil?

Segunda temporada com o Newcastle e já peguei um 3º lugar com 12 jogos invictos sem ter feito nenhuma contratação de peso, exceto o Declan Rice.

Fácil se tivesse sido campeão de algo né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, andrefraga disse:

Sei lá, me decepcionou um pouco. 
Costumava jogar com times da 5ª divisão pra baixo e fazer a subida, então meio que acostumei com a dificuldade. 
Nessa com NWC esperava brigar pelo título em umas 4-5, mas pelo visto já na próxima devo estar ali nas cabeças.

Começou com qual reputação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Tô em um sabe de 10 anos e percebi que tem um desbalanceamento entre os times mais fortes. Não sei se é impressão.

Na Alemanha fica quase impossível vencer 1 jogo do Bayern, os caras fazem várias temporadas com 1 ou 2 derrotas. Os jogos são meio irreais também, um time pressiona o jogo todo, marcando na frente.

Parece que ignora um pouco da parte física, instabilidade e que mesmo os grandes não dominam 100% dos jogos, sem levar sustos e etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, tod disse:

Na Alemanha fica quase impossível vencer 1 jogo do Bayern, os caras fazem várias temporadas com 1 ou 2 derrotas. 

Isso com você jogando em outra liga, né?

O realismo nas ligas, mesmo as ativas, parece levar muito em conta a interferência do time com treinador humano. Quando eu jogo na Alemanha o Bayern se mantém assim até por volta do 3º ou 4º ano e depois começam a balançar. Quando eu jogo em outro país, isso parece nunca acontecer. Só na Inglaterra que há uma certa rotação no top5 sem interferência minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 19/05/2022 em 11:15, Douglas. disse:

Isso com você jogando em outra liga, né?

O realismo nas ligas, mesmo as ativas, parece levar muito em conta a interferência do time com treinador humano. Quando eu jogo na Alemanha o Bayern se mantém assim até por volta do 3º ou 4º ano e depois começam a balançar. Quando eu jogo em outro país, isso parece nunca acontecer. Só na Inglaterra que há uma certa rotação no top5 sem interferência minha.

Exato, já percebi também e justamente com o Bayern. Em um save com o Newcastle o Bayern é um verdadeiro rolo compressor na Alemanha. Já no meu save com o Dortmund consegui supera-ló na terceira temporada, e outros clubes (RBL, Mainz e Frankfurt) já conseguiram ficar à frente também . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2022 em 11:15, Douglas. disse:

Isso com você jogando em outra liga, né?

O realismo nas ligas, mesmo as ativas, parece levar muito em conta a interferência do time com treinador humano. Quando eu jogo na Alemanha o Bayern se mantém assim até por volta do 3º ou 4º ano e depois começam a balançar. Quando eu jogo em outro país, isso parece nunca acontecer. Só na Inglaterra que há uma certa rotação no top5 sem interferência minha.

Já tive um save com o Sunderland num FM pra trás, não lembro de o 16 ou 17, em que o City foi rebaixado no segundo ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bigode. unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • whcampos123
      Por whcampos123
      Alguém sabe onde posso baixar uma atualização para FM22?
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Intro do Save
      Olá pessoal, meu nome é Zé Compadre e sou natural de Guarujá, São Paulo, no Brasil. Nasci a 13 de Setembro de 1990, sempre fui um apaixonado pelo futebol e pela praia, se bem que nunca tive muito jeito para jogar futebol. Era sempre o guarda-redes, pois não queria atrapalhar muito o pessoal, jogando à frente. Na praia então é que nem me aventurava mesmo a jogar à frente, principalmente depois de partir o dedo grande do pé, após rematar na areia e não na bola, haha. Mas isso para mim era normal.

      Sei que alguns de vocês podem estar a pensar "Guarujá, onde é que já ouvi esse nome?"...é simples meus amigos, já diziam os grandes Mamonas Assassinas que "Eu queria um apartamento no Guarujá, mas o melhor que consegui foi um barraco em Itaquá...". Pois é, no meu caso, tenho mesmo meu apartamento no Guarujá, conhecida como a "Pérola do Atlântico", devido a suas belas praias e belezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada, a cidade conta com praias urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas. Além do litoral, Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município ao longo de sua orla.

      Sou excêntrico? Sim, mas com orgulho. Como já mencionei, adoro futebol e sempre vivi para isso. Não vou mentir, meus pais são ricos e sempre pude me dedicar ao futebol. Jogando Championship Manager ou Football Manager, tirando cursos de treinador, treinando escolinhas em Guarujá e depois na Academia do São Paulo. Tenho confiança no meu trabalho, mas toda a gente diz que só faço o que faço devido às influências do meu pai. Por razões de privacidade, não vou dizer quem ele é, mas quero provar a todo o mundo, que sou mesmo bom treinador.

      E como posso mostrar que sou mesmo bom a treinar? Quero vencer (quase) tudo nos países da Conmebol. Ou seja, meu objetivo, é vencer as Ligas dos 10 países associados à Conmebol, deixando Argentina e Brasil para último, começando em países como Bolívia ou Venezuela e passando por Equador, Perú, Chile, Paraguai, Uruguai e Colômbia. Além das Ligas, quero vencer a Sul-Americana e a Libertadores, acabando numa seleção e vencendo a Copa América. Se vierem mais taças para o currículo, será um bónus.

      Sim, sei que o símbolo em cima é o antigo, mas esta é a minha forma de protestar contra o novo logo da CONMEBOL, que não gosto mesmo nada. Sou tradicional neste aspecto e assim continuarei a ser. Tenho muitas e boas recordações deste símbolo e de acompanhar a Copa América quando era miúdo e adolescente, ver Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, Kaká, Batistuta, Valderrama, Zamorano, Chilavert...enfim. Estou começando a ficar nostálgico e vou ficar por aqui.
      Espero que gostem deste desafio que vou partilhar com vocês e que espero cumprir. Por agora, até já. Prometo que em breve trago novidades.
       
      Troféus a vencer
      Liga da Venezuela Liga da Bolívia Liga do Perú Liga do Paraguai Liga do Equador Liga da Colômbia Liga do Chile Liga do Uruguai Liga da Argentina Liga do Brasil Copa Sul-Americana Copa Libertadores Copa América  
      Historial
      2022 - Caracas FC (Venezuela) 2023 - Guarani (Paraguai) 2024 - Guarani (Paraguai) 2025 - Sporting Cristal (Peru) 2026 - Barcelona SC Guayaquil (Equador) 2027 - Jorge Wilstermann (Bolívia) 2028 - Junior Barranquilla (Colômbia) 2029 - Universidad de Chile (Chile) 2030 - Montevideu City Torque (Uruguai) 2031 - Montevideu City Torque (Uruguai) 2032 - Racing Club (Argentina) 2033 - São Paulo FC (Brasil) 2034 - Brasil 2035 - Brasil 2036 - Brasil 2037 - Brasil 2038 - Brasil  
      Palmarés
      2022 - Vencedor do Abertura (Venezuela)            - Vencedor da Liga (Venezuela)            - Vencedor da Copa Libertadores 2023 - Vencedor do Clausura (Paraguai) 2024 - Vencedor do Abertura (Paraguai)           - Vencedor do Clausura (Paraguai)           - Vencedor do Taça (Paraguai)             - Vencedor da Liga (Paraguai) 2025 - Vencedor da Taça (Peru)            - Vencedor da Liga (Peru)            - Vencedor da Copa Sulamericana 2026 - Vencedor do Clausura (Equador)            - Vencedor da Liga (Equador)            - Vencedor da Copa Sulamericana 2027 - Vencedor da Liga (Bolívia) 2028 - Vencedor do Abertura (Colômbia)           - Vencedor do Clausura (Colômbia)             - Vencedor da Liga (Colômbia)           - Vencedor da Copa Sulamericana 2029 - Vencedor Supertaça (Chile)           - Vencedor Taça (Chile)           - Vencedor da Liga (Chile) 2030 - Vencedor Torneio Intermédio (Uruguai) 2031 - Vencedor Supercopa (Uruguai)          - Vencedor do Abertura (Uruguai)          - Vencedor do Clausura (Uruguai)            - Vencedor da Liga (Uruguai) 2032 - Vencedor da Liga (Argentina) 2033 - Vencedor da Liga (Brasil)             - Vencedor da Copa Libertadores 2036 - Vencedor da Copa América 2037 - Vencedor da Supertaça Europa-América do Sul 2038 - Vencedor da Copa do Mundo
×
×
  • Criar Novo...