Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Que loucura esse jogo com o Wolverhampton...

Poderia achar precoce a mudança na tática, mas considerando que acabou de mudar de equipe... talvez seja até tardia... ficou parecendo que quis encaixar a tatica no elenco e não o contrário.

Enquanto isso Edu sumiu, ta naquela fase que mal os vemos enquanto correm atras das garotas... coincidentemente meu filho tb se chama edu.

@Danut não gostei do seu avatar, mas compreendo. Estávamos em 2 polos opostos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, six_strings disse:

Em muito bom plano, quer internamente quer lá fora. Esses 7 sem resposta, e o empate a 5 com o Wolves, que jogos.

Em dois jogos seguidos conseguiste fazer o @Cadete213 rir e depois chorar, ganhas aos Spurs e depois vences os Gunners 😄

PEACE

E aí, Six.

Esse 3º lugar tá ótimo por enquanto, até porque já jogamos com 4 dos 5 principais adversários (embora 3 desses em casa). O mais importante é ficar próximo do topo. Na Europa League estamos muito à frente do pelotão. Foram dois jogões, daqueles que valem o ingresso (exceto pra torcida do Nice, essa talvez preferisse ter ficado na França haha).

É verdade haha. Do céu ao inferno em 4 linhas.

Valeu pelo comentário!

11 horas atrás, Cadete213 disse:

Premier League no seu melhor com muito equilíbrio. Jogo maluco contra o Wolves. Estás em bom plano na Liga, com resultados positivos e começas a te estabelecer como o Pride of London. Sim, fiquei contente com a vitória sobre os Spurs e desapontado com a derrota dos meus Gunners @six_strings hoje em dia já fico contente só por ver os Spurs perder...as derrotas do Arsenal, já estou acostumado a aceitá-las 

Tens jogo grande agora na Carabao Cup e na Liga Europa, com esses resultados (que humilhação no Nice), temos sério candidato à conquista do troféu.

E aí, Cadete.

Tudo muito equilibrado mesmo, mas é começo de campeonato, vamos ver se não vai ter aquele time que dispara (como o City desta temporada ou o Liverpool da última). Já dá pra colocá-lo entre os melhores jogos da temporada hehe. Pela fase do Tottenham, conseguir ser o melhor da cidade já é um grande avanço na busca pelo topo do país.

Fazer o que, né? Temos que fazer nossa parte, se der, no futuro a gente dá uma colher de chá pro Arsenal haha. Tá dura a vida do torcedor dos Gunners, pelo visto.

Pra Liga Europa dependemos do que acontecer na fase de Grupos da UCL. Torcer para nenhum favorito cair na fase de grupos lá e já temos um bom sinal rumo ao título. Na Carabao é o clássico que eu não sabia que era clássico haha, vamos ver se terei coragem de ir com os reservas haha.

Valeu pelo comentário!

3 horas atrás, LC disse:

Vem realizando uma boa campanha na Premier League, mas empatar com o Boro e com o Southampton não dá. Vida que segue, pois na Europa League é líder e tem a obrigação de vencer a competição. Boa sorte na sequência.

E aí, LC.

Realmente são pontos não deveriam ser perdidos, mas foram partidas que o time jogou abaixo do que poderia. Mas o importante é estar entre os primeiros, quem sabe repetimos o Bétis de duas temporadas (embora o Chelsea não seja tão azarão quanto o Bétis).

Na Europa League, a expectativa que coloquei é ganhar mesmo, mas não diria que é obrigação, porque depende do que acontecer na fase de grupos da UCL, se cair um dos gigantes pode complicar nossa vida.

Valeu e valeu pelo comentário!

2 horas atrás, Danut disse:

Time do Chelsea realmente não andava muito bem no FM. Aí contrata treinador novo que já chega prometendo título, a paciência da torcida não vai ser muita se não conseguir entregar, hein? Mas gostei de ver as expectativas lá no alto, em save de carreira acho que prometer mais coisas é uma ferramenta bem boa para adicionar emoção ao jogo (se o treinador já tiver conseguindo entregar o mínimo, né, tem certos treinadores na área que já se complicam sem prometer nada de mais 😛). Em save de clube é mais complicado mexer nisso porque uma demissão encerra a brincadeira, aí ser mais conservador acaba sendo o caminho.

Sobre o leite no chá, se nunca tomou não sabe o que tá perdendo. Só não dá pra colocar demais, é um pouquinho só pra dar um toque. Mas fica muito bom mesmo.

O elenco parece bem bom mesmo. Ou os outros times do Big Six tem elencos monstruosos, ou o(s) treinador(es) anterior(es) foram bem incompetentes. Devem ter estudado na mesma escola do Mathis Liam.

Agora, não saber que a janela inglesa termina mais cedo foi vacilo, hein. Ao menos conseguiu tapar o maior buraco do elenco mesmo assim, trazendo o que me parece ser um ótimo goleiro.

 

Lendo os jogos da atualização seguinte tava com a impressão de que o time vinha meio mal das pernas, mas acho que foi porque me impressionei com as entregadas nas primeiras rodadas, onde deixou as vitórias escaparem. No fim das contas tá bem equilibrado tudo, e o Chelsea tá em uma boa 3ª colocação. Mas também teve a mudança tática né, se não fosse ela acho que estaria um pouco mais complicada a situação.

E aí, Danut.

O Chelsea teve dois anos bons (2030 e 2031), de resto ficou oscilando entre o 4º e 6º lugar e sem ir pra finais nas copas. A gente tem que prometer o que a torcida quer, né? Imagina chegar dizendo que não vai ganhar nada haha. Hahaha Eu tenho levado as expectativas de forma otimista, mas não tenho colocado tudo no máximo por colocar, vou colocando conforme acredite que dá pra fazer ou até já tenha feito (como foi no Bétis, coloquei como expectativas ganhar as competições porque já tinha ganho antes). E há também a questão da relevância das competições. Por exemplo, um insucesso nas copas, mas uma classificação pra UCL (cumprindo as expectativas) deve deixar a diretoria agradada. Em save de clube concordo que é melhor jogar na bola de segurança e não sair arriscando porque ou é game over ou faz um novo treinador (o que não acho absurdo se a proposta é o crescimento do clube, mas claro que demissão, mesmo assim, nunca é bom).

Quanto ao chá, realmente tá me surpreendendo que aparentemente é mais comum do que eu imaginava haha. Quando der vou experimentar hehe.

Sim, o time titular é bem forte e no banco temos ótimas opções que eu acabei não colocando. Acho que é uma mistura das duas coisas. Os elencos dos outros clubes são muito bons mesmo (o Liverpool, por exemplo, tem dois jogadores que eram titulares absolutos na Copa comigo: Pituca e Grando - prints da época da copa, mas não mudaram muito não), mas também não é tanta a diferença, acho que os treinadores anteriores deixaram a desejar. Vamos torcer pro atual não seguir o mesmo caminho haha.

Foi um erro mesmo, pra mim tudo fechava dia 31/08, talvez seja um vício carregado do FIFA haha. Nem me fala, corri com as avaliações pra tentar achar um goleiro decente, felizmente encontrei um a tempo.

Não foi só tu, eu também tava com essa impressão, por isso resolvi que tinha chegado a hora de mudar. Felizmente o time entrou nos eixos (se por conta da mudança ou não é uma daquelas coisas que a gente nunca tem 100% de certeza). Com o campeonato equilibrado é importante seguir assim pra conseguir a vaga na UCL ou quem sabe dar o golpe no final.

Valeu pelo comentário!

22 minutos atrás, Andreh68 disse:

Que loucura esse jogo com o Wolverhampton...

Poderia achar precoce a mudança na tática, mas considerando que acabou de mudar de equipe... talvez seja até tardia... ficou parecendo que quis encaixar a tatica no elenco e não o contrário.

Enquanto isso Edu sumiu, ta naquela fase que mal os vemos enquanto correm atras das garotas... coincidentemente meu filho tb se chama edu.

@Danut não gostei do seu avatar, mas compreendo. Estávamos em 2 polos opostos.

E aí, Andreh.

Só perde pra um 6x5 contra o Palmeiras pela Chape. Jogão.

Pois é, senti que o time não tava rendendo muito nas rodadas iniciais. Alia-se isso com a última temporada não tão boa no Bétis, e senti que tava na hora de mudar um pouco. Felizmente o time assimilou bem a mudança e as exibições melhoraram bastante.

Sobre o Edu, fica a questão, ele sumiu ou André o está negligenciando? 🤔

Rapaz, que coincidência haha.

Já fica o contraponto pro @Danut: tá ótimo o avatar haha

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há quem diga que a Premier League é a liga mais disputada do mundo e há quem conteste essa afirmação com os vencedores anteriores. Eu me abstenho do debate mas não posso deixar de comparar a atual classificação em seu save com o rotineiro nos tempos de Bétis: são 5 pontos de diferença entre o 1º e o 7º colocado, uma condição que te favorece enquanto um estreante com um time de segundo escalão (podemos falar assim?) mas precisa estar atento sempre aos confrontos diretos porque é ali que o campeonato se resolve.

Na Europa League os 16 gols de saldo em 3 jogos reforçam a ideia que o Chelsea é muito mais forte que a média dos times que disputam, tende a ter trabalho no mata-mata mas vai sempre depender do sorteio. Eu sempre acho loucura jogar as expectativas no teto, como bem faz o André, mas sempre pago pela língua porque próximo do título vai chegar com certeza.

E ainda que atrasado, gostei bastante da escolha pelo Chelsea embora não seja meu time favorito na Inglaterra. É uma equipe com potencial para mais, está em baixa e te dá a chance de ir mais além do que o Bétis prometia. Numa escala gradual das coisas sai de um time médio com chances de ser grande para um grande com chances de ser gigante. Depois desse desafio não vai faltar mais nada, no máximo assumir um Bayern pra ficar viajando pelas principais ligas do mundo.
(Perdoa o edit, coloquei "ligas europeias do mundo" e isso nao faz o menor sentido)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, div said:

A gente tem que prometer o que a torcida quer, né? Imagina chegar dizendo que não vai ganhar nada haha. Hahaha

Olha, eu diria que na vida real o pessoal costuma chegar com um discurso mais do tipo "então, nosso objetivo é colocar o time de volta na briga pelo topo, temos que dar tempo pro treinador conhecer o elenco" e coisa e tal. Chegar prometendo título já é mais raro, ainda mais em times que disputam com vários outros adversários de qualidade (num Bayern ou PSG que jogam sozinhos a liga é outra história).

 

1 hour ago, div said:

Eu tenho levado as expectativas de forma otimista, mas não tenho colocado tudo no máximo por colocar, vou colocando conforme acredite que dá pra fazer ou até já tenha feito (como foi no Bétis, coloquei como expectativas ganhar as competições porque já tinha ganho antes).

Sim, acho que dessa forma que tu faz é o melhor mesmo. Não é preciso colocar tudo no máximo, até porque tem momentos em que não faz sentido. Claro que depende do que se quer pro save - o @ggpofm por exemplo costuma puxar bastante pra cima as expectativas porque quer simular essa cobrança alta que existe no futebol brasileiro (mas não sei se ele sempre coloca no máximo por lá, teria que olhar no save pra conferir). Em outras situações dá pra fazer a análise com um olhar um pouco menos exigente. No teu caso, concordei com a avaliação sobre não colocar o título da liga logo de cara, por exemplo. E no caso do Bétis também concordei em puxar o sarrafo, quem ganha num ano costuma esperar chegar lá de novo no ano seguinte.

 

1 hour ago, div said:

Quanto ao chá, realmente tá me surpreendendo que aparentemente é mais comum do que eu imaginava haha. Quando der vou experimentar hehe.

hahaha

Eu também achava estranho. Meu pai sempre tomou e eu nunca quis experimentar porque parecia uma coisa muito ruim (e meu pai tem uns gostos culinários muito esquisitos, então eu já aprendi a desconfiar do que ele gosta 😛). Mas quando fui pra Alemanha descobri que por lá é normal tu pedir o chá e já vir junto o leite do lado, aí quando vi que mais gente gosta resolvi experimentar. E é bom mesmo. Só não exagerar na quantidade de leite.

 

2 hours ago, Andreh68 said:

@Danut não gostei do seu avatar, mas compreendo. Estávamos em 2 polos opostos.

Rapaz, te falar que eu não consegui ficar muito feliz com o Flamengo levando o título também. Por mim perdiam os dois. Mas que teve um gostinho ouvir metade da cidade gritar gol (duas vezes) e depois cair num enorme silêncio, teve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutes ago, Danut said:

Sim, acho que dessa forma que tu faz é o melhor mesmo. Não é preciso colocar tudo no máximo, até porque tem momentos em que não faz sentido. Claro que depende do que se quer pro save - o @ggpofm por exemplo costuma puxar bastante pra cima as expectativas porque quer simular essa cobrança alta que existe no futebol brasileiro (mas não sei se ele sempre coloca no máximo por lá, teria que olhar no save pra conferir). Em outras situações dá pra fazer a análise com um olhar um pouco menos exigente. No teu caso, concordei com a avaliação sobre não colocar o título da liga logo de cara, por exemplo. E no caso do Bétis também concordei em puxar o sarrafo, quem ganha num ano costuma esperar chegar lá de novo no ano seguinte.

Só a partir de 2034 (Cruzeiro) na Série B consegui ter opção de escolher a expectativa e desde então, venho colocando-as no máximo com essa proposta que você escreveu aí. É bem verdade, que muitas vezes, o máximo não é tão máximo assim. Defendo que o FM deveria ter o modo diretoria fdp. 😉

Achei regular a escolha das expectativas. Na Inglaterra, os clubes costumam jogar a Europa League com time misto ou reserva e pouco se interessam por ela. No caso do Chelsea, recuperar o título da Premier League deveria ser prioridade, afinal, contrataram um técnico brasileiro e campeão da Copa do Mundo e que levou o Bétis ao título espanhol. Então, nesse caso colocar a Premier e a FA Cup como título e deixar a UEL como "alcançar a final" seria um pouco melhor e se o título viesse seria um prêmio de consolação. Mas compreendo as escolhas do div. Acho o FM deveria ter o modo diretoria fdp.

Será que a expectativa da diretoria pelo título da Premier não seria para ontem? Já não me lembro mais, mas como está a rotação de técnicos no Chelsea no save? É um hot seat ou eles estão tendo mais tempo para trabalhar? Com Felipão eles não tiveram muita paciência. Seria legal ver o André pressionado pelo alto padrões competitivos da Europa. 

Quando José Mourinho chegou ao Porto, na apresentação ele disse que não prometia o título na temporada que estava no meio, mas para a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutes ago, ggpofm said:

 É bem verdade, que muitas vezes, o máximo não é tão máximo assim. Defendo que o FM deveria ter o modo diretoria fdp. 

Rapaz, eu acho que esse modo existe e eu ativei ele sem querer no meu save 😛 Porque enquanto tu tá achando que as vezes as expectativas poderiam ser mais altas para ter um desafio maior, eu já tô sofrendo pra fazer o mínimo e volta e meia pego diretoria com expectativas completamente fora da realidade. Inclusive vai ser assunto no futuro do save isso de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mudança de tática foi crucial, ainda bem que deu pra arrumar e seguir ali no pelotão da frente. E como a galera falou, qualquer tropeço ou vitória aí vai ser fatal também, certeza que deve ser um campeonato muito disputado. Na europa league já estou curioso pra ver a configuração do mata mata, sem zikar hahaha Boa sorte💪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Peepe disse:

Há quem diga que a Premier League é a liga mais disputada do mundo e há quem conteste essa afirmação com os vencedores anteriores. Eu me abstenho do debate mas não posso deixar de comparar a atual classificação em seu save com o rotineiro nos tempos de Bétis: são 5 pontos de diferença entre o 1º e o 7º colocado, uma condição que te favorece enquanto um estreante com um time de segundo escalão (podemos falar assim?) mas precisa estar atento sempre aos confrontos diretos porque é ali que o campeonato se resolve.

Na Europa League os 16 gols de saldo em 3 jogos reforçam a ideia que o Chelsea é muito mais forte que a média dos times que disputam, tende a ter trabalho no mata-mata mas vai sempre depender do sorteio. Eu sempre acho loucura jogar as expectativas no teto, como bem faz o André, mas sempre pago pela língua porque próximo do título vai chegar com certeza.

E ainda que atrasado, gostei bastante da escolha pelo Chelsea embora não seja meu time favorito na Inglaterra. É uma equipe com potencial para mais, está em baixa e te dá a chance de ir mais além do que o Bétis prometia. Numa escala gradual das coisas sai de um time médio com chances de ser grande para um grande com chances de ser gigante. Depois desse desafio não vai faltar mais nada, no máximo assumir um Bayern pra ficar viajando pelas principais ligas do mundo.
(Perdoa o edit, coloquei "ligas europeias do mundo" e isso nao faz o menor sentido)

E aí, Peepe.

Eu vejo como a mais disputada entre as 5 principais da Europa. Além de, na última década, ser aquela com a maior diversidade de campeões (se não é a mais, é a 2ª, pelo menos) e é aquela que quando começa o campeonato vemos mais times que podem brigar pelo título (claro que ainda tem aqueles 2 favoritos, mas se um dos outros ganhar não é uma surpresa tão grande quanto um Valência ou uma Lazio ganhar um nacional, por exemplo). Agora quanto à tabela, claro que tem a questão de estar no começo do campeonato, mas tá tudo bem equilibrado mesmo, o que nos favorece, já que éramos cotados para o 6º lugar. Vejo todos os clubes do Big-Six como parte de um mesmo escalão no futebol inglês, mas se quiser separar em dois, estaríamos com certeza na parte de baixo. E, com certeza, os confrontos diretos vão ditar o rumo do campeonato e uma das coisas que gosto na Premier League é a quantidade desses jogos.

Na Europa League nadamos de braçada e como tu falou, dependendo do sorteio temos chances de título. Mas diria que estamos bem no páreo. Sobre expectativas, eu realmente acho que em competições eliminatórias, apesar da pouca margem de erro, temos mais chances de chegar longe, por isso não vejo tão absurda a ideia de título já agora. Se fosse UCL com certeza não colocaria como meta o título (nem sei se a diretoria daria essa opção, provavelmente sim, mas não tenho certeza).

Pois é, não é um clube que tenha tantos "adeptos" no Brasil, especialmente para quem tem mais de 20/25 anos, mas tu até trouxe uma perspectiva que eu nem tinha me ligado (conscientemente pelo menos) sobre sair de um médio que quer ser grande para um grande que quer ser gigante. Sendo vitorioso no Chelsea, realmente o checklist vai ficar completo.

Sobre o edit, se tu não falasse eu nem saberia que houve um edit haha.

Valeu pelo comentário!

1 hora atrás, Danut disse:

Eu também achava estranho. Meu pai sempre tomou e eu nunca quis experimentar porque parecia uma coisa muito ruim (e meu pai tem uns gostos culinários muito esquisitos, então eu já aprendi a desconfiar do que ele gosta 😛). Mas quando fui pra Alemanha descobri que por lá é normal tu pedir o chá e já vir junto o leite do lado, aí quando vi que mais gente gosta resolvi experimentar. E é bom mesmo. Só não exagerar na quantidade de leite.

 

Rapaz, te falar que eu não consegui ficar muito feliz com o Flamengo levando o título também. Por mim perdiam os dois. Mas que teve um gostinho ouvir metade da cidade gritar gol (duas vezes) e depois cair num enorme silêncio, teve.

Sobre as expectativas vou comentar mais abaixo junto com o comentário do GG, porque acho que faz tudo parte de uma mesma conversa.

Pois é, a ideia me soou estranho quando vi pela primeira vez, mas considerando que gosto de café com leite, acho que não deve ser tão diferente, não? Pelo visto não sabemos fazer chá no Brasil haha.

1 hora atrás, Danut disse:

Olha, eu diria que na vida real o pessoal costuma chegar com um discurso mais do tipo "então, nosso objetivo é colocar o time de volta na briga pelo topo, temos que dar tempo pro treinador conhecer o elenco" e coisa e tal. Chegar prometendo título já é mais raro, ainda mais em times que disputam com vários outros adversários de qualidade (num Bayern ou PSG que jogam sozinhos a liga é outra história).

 

Sim, acho que dessa forma que tu faz é o melhor mesmo. Não é preciso colocar tudo no máximo, até porque tem momentos em que não faz sentido. Claro que depende do que se quer pro save - o @ggpofm por exemplo costuma puxar bastante pra cima as expectativas porque quer simular essa cobrança alta que existe no futebol brasileiro (mas não sei se ele sempre coloca no máximo por lá, teria que olhar no save pra conferir). Em outras situações dá pra fazer a análise com um olhar um pouco menos exigente. No teu caso, concordei com a avaliação sobre não colocar o título da liga logo de cara, por exemplo. E no caso do Bétis também concordei em puxar o sarrafo, quem ganha num ano costuma esperar chegar lá de novo no ano seguinte.

56 minutos atrás, ggpofm disse:

Só a partir de 2034 (Cruzeiro) na Série B consegui ter opção de escolher a expectativa e desde então, venho colocando-as no máximo com essa proposta que você escreveu aí. É bem verdade, que muitas vezes, o máximo não é tão máximo assim. Defendo que o FM deveria ter o modo diretoria fdp. 😉

Achei regular a escolha das expectativas. Na Inglaterra, os clubes costumam jogar a Europa League com time misto ou reserva e pouco se interessam por ela. No caso do Chelsea, recuperar o título da Premier League deveria ser prioridade, afinal, contrataram um técnico brasileiro e campeão da Copa do Mundo e que levou o Bétis ao título espanhol. Então, nesse caso colocar a Premier e a FA Cup como título e deixar a UEL como "alcançar a final" seria um pouco melhor e se o título viesse seria um prêmio de consolação. Mas compreendo as escolhas do div. Acho o FM deveria ter o modo diretoria fdp.

Será que a expectativa da diretoria pelo título da Premier não seria para ontem? Já não me lembro mais, mas como está a rotação de técnicos no Chelsea no save? É um hot seat ou eles estão tendo mais tempo para trabalhar? Com Felipão eles não tiveram muita paciência. Seria legal ver o André pressionado pelo alto padrões competitivos da Europa. 

Quando José Mourinho chegou ao Porto, na apresentação ele disse que não prometia o título na temporada que estava no meio, mas para a outra.

E aí, GG.

Pois é, eu ia comentar que acreditava que sempre que possível o GG colocava as expectativas no máximo, mas ele já confirmou haha. De fato, a Liga Europa tem uma relevância menor para os grandes clubes, mas para quem está vendo um rival levar tudo, qualquer coisa já é um avanço haha. Sobre a prioridade da Premier League, só o fato de já darem como opção a vaga na UEL me parece que o clube já tá meio que acostumado em não disputar o título, Mas entendi o que tu quis dizer e faz total sentido.

Fui olhar de novo porque eu também não me lembrava haha. Segue a lista de treinadores:

3-Treinadores.png

Dá pra ver que eles tem tido paciência, já que só o Sarri e o Tuchel foram efetivamente demitidos (os outros saíram por conta própria), e o Tuchel depois de quase 7 anos, com 2 títulos.

Sobre o Mourinho, é difícil achar um técnico com a arrogância dele, convenhamos haha.

Valeu pelo comentário!

17 minutos atrás, Danut disse:

Rapaz, eu acho que esse modo existe e eu ativei ele sem querer no meu save 😛 Porque enquanto tu tá achando que as vezes as expectativas poderiam ser mais altas para ter um desafio maior, eu já tô sofrendo pra fazer o mínimo e volta e meia pego diretoria com expectativas completamente fora da realidade. Inclusive vai ser assunto no futuro do save isso de novo...

Hahaha

3 minutos atrás, Victor Duque disse:

mudança de tática foi crucial, ainda bem que deu pra arrumar e seguir ali no pelotão da frente. E como a galera falou, qualquer tropeço ou vitória aí vai ser fatal também, certeza que deve ser um campeonato muito disputado. Na europa league já estou curioso pra ver a configuração do mata mata, sem zikar hahaha Boa sorte💪

E aí, Victor.

Pois é, eu sempre fico naquela dúvida: "Será que seria assim se não tivesse mudado ou a mudança fez diferença mesmo?", mas parece que fez sim, nossa defesa passou a conceder menos gols e continuamos criando bastante. Premier League é isso, além de ter mais grandes (digamos assim) os médios costumam ser fortes também. Acho que não deve zicar não, estamos sobrando no grupo e mesmo que tenhamos 3 derrotas acho que classificamos pelo saldo já estabelecido.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O 5 x 5 com o Wolves é impressionante, mas, tirando isso, o Chelsea vai fazendo o que se espera dele, lutar pelas quatro primeiras posições. Vai ter que lutar pelo título com duas máquinas do futebol inglês e que normalmente acaba refletindo no FM com times super difíceis de serem batidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogo doido contra os Wolves. Deve ter sido louco e até certo ponto desapontante ter sofrido cinco gols em 10 chutes. No mais, o que o André Bittencourt nos acostumou. Time ofensivo e muitos gols e algumas goleadas históricas. A Premier League promete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2021 em 04:24, Henrique M. disse:

O 5 x 5 com o Wolves é impressionante, mas, tirando isso, o Chelsea vai fazendo o que se espera dele, lutar pelas quatro primeiras posições. Vai ter que lutar pelo título com duas máquinas do futebol inglês e que normalmente acaba refletindo no FM com times super difíceis de serem batidos.

E aí, Henrique.

É um daqueles jogos que fica para a história da edição, com certeza. Começamos bem, perdemos alguns pontos bobos, mas os outros times também não têm feito campanha espetaculares, então estamos na briga. Verdade, e eu somaria a isto o Tottenham, que ganhou 3 das últimas 4 UCL. Disputa de peso.

Valeu pelo comentário!

14 horas atrás, ggpofm disse:

Jogo doido contra os Wolves. Deve ter sido louco e até certo ponto desapontante ter sofrido cinco gols em 10 chutes. No mais, o que o André Bittencourt nos acostumou. Time ofensivo e muitos gols e algumas goleadas históricas. A Premier League promete.

E aí, GG.

Com certeza um jogo de muitas emoções, se fosse em reta final de campeonato então. Quanto a sofrer muitos gols com poucos chutes até já acostumei haha, mas 5 gols é muito mesmo. André é tipo um cavalo com antolhos (aquela viseira pra não olhar pros lados), só olha pra frente, ganha quem ataca mais haha. Vamos ver o que a PL reserva para o Chelsea (ou vice-versa).

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-60.png

 

Resumo do último capítulo:

No 59ª capítulo André relata o começo da Premier League, onde está em 3º, os motivos que o levaram a abandonar um sistema após 14 anos, as fases iniciais da Carabao Cup, sendo sorteado para jogar contra o Liverpool nas quartas de final, e o começo da Europa League, onde lidera com folga.

***

01 de fevereiro de 2034

Por vezes sei que já escrevi isto aqui, mas ainda bem que acabou a janela de transferências (desta vez no período que estou acostumado). Não, não perdemos ninguém importante, mas isso não quer dizer que não tentaram. O principal alvo foi Poselenov, que está descontente porque neguei uma proposta do PSG. Felizmente o resto do time está comigo nessa e sabem da importância dele pro time.

Além disso, tive uma conversa com o presidente, que me disse algo que eu, definitivamente, não queria ouvir.

- Sr. Bittencourt, o Sr. José Pedro quer conversar com o sr. na sala dele. – Me falou Charlotte pelo comunicador.

- Tá certo, já tô indo lá. – Respondi e parei o que estava fazendo para atender o presidente.

Chegando na sala dele, me convidou para sentar num dos sofás e começou a falar o que eu não queria ouvir.

- Então, André... Como você já bem sabe, nossas condições financeiras atuais não estão muito boas. Temos tido um prejuízo mensal considerável e vamos precisar cortar gastos até a virada da temporada, quando teremos as receitas de patrocínio e premiação da Premier League.

- Entendo, mas... exatamente quão grave é a situação?

Sem falar nada, ele me entregou um papel com o balanço atual do clube.

21-Finan-as.png

Finanças Chelsea – 01 de janeiro de 2034

- Eita... – Foi a única coisa que consegui dizer.

- Não é tão grave assim, mas se não conseguirmos conter isso, teremos problemas futuros.

- E o que isso quer dizer? – Perguntei temendo um reajuste no salário.

- Quer dizer que vamos retirar os orçamentos de transferências. Além disso reduziremos a retenção de valores recebidos em caso de venda de atletas.

- E os salários, presidente? Temos ainda alguma margem?

- Zero, nem um centavo a mais por enquanto.

Essa notícia veio como uma bomba no meu colo. Já estava monitorando possíveis alvos em final de contrato e o impedimento de contratações desse tipo causaria um efeito grande na próxima temporada.

- Mas, presidente... – Tentei começar.

- Sem “mas”, a decisão é definitiva até que consigamos recuperar um pouco o prejuízo.

Consternado, aceitei a decisão apenas porque o time era bom o suficiente para não precisar de nenhum reforço imediato.

Assim, trabalhei muito mais do que gostaria nas saídas. Ainda no final da última janela consegui um clube para Xaba jogar por empréstimo e nesta janela conseguimos vender José Luís, de modo que nos desfizemos dos dois goleiros que estavam aqui antes de eu chegar. Ainda emprestamos alguns dos poucos garotos do clube para diminuir a folha e tirar um troco. A principal venda, contudo, só veio no último dia, quando conseguimos vender Carabajal (meia, que era a última opção do setor) por £29M (dos quais o Boca ficou com 20%).

2-Inverno.png

Transferências de Inverno

Com isso, consegui um pouco de dinheiro para contratações, mas não havia tempo de trazê-los agora, então vamos fazer com calma. O grande problema é que dois dos três principais alvos da janela para assinar um pré-contrato já acharam novos clubes.

Dito isso, vamos aos jogos.

Começando pela Europa League, já estávamos com a classificação bem encaminhada, mas queríamos mesmo era mostrar força. Na Bélgica, visitamos o Anderlecht e novamente não demos chance. 5x0.

4-Anderlecht.png

Anderlecht x Chelsea

Em seguida visitamos um Nice mordido pela goleada sofrida. Eles bem que tentaram, mas não conseguiram escapar de uma nova derrota. Desta vez mais apertada, 3x2. Pra fechar, recebemos o Braga e Farmer, voltando de lesão, tratou de meter os 4 gols do 4x0. Com isso, fechamos a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

4-Grupo-A.png

Europa League – Grupo A (Para ver a classificação dos outros grupos, clique aqui)

E o sorteio já aconteceu e nos colocou diante dos holandeses do Vitesse. Um adversário mais tranquilo, podemos dizer.

6-16-avos.png

Europa League – 16 avos de final

Acredito que temos um dos elencos mais fortes entre os 32, junto com Juventus e Manchester United, logo, esperamos uma boa exibição na competição.

Na Carabao Cup, o sorteio tinha nos colocado para enfrentar o Liverpool. Diferente do que havia dito ao presidente no começo da temporada, resolvi levar o time titular para buscar a classificação rumo ao título. Só faltava combinar com o adversário. Levamos dois gols cedo na partida, que condicionaram o resto da exibição. O time fez uma partida irreconhecível pelo nível das exibições anteriores e, de longe, foi nossa pior partida desde a implementação do nosso sistema. Sem forças para atacar, ainda levamos mais um perto do intervalo. Diminuímos no começo da segunda etapa, mas não foi o suficiente, ainda mais levando o 4º, minutos depois. 1x4 e eliminação.

3-Liverpool.png

Liverpool x Chelsea

Espero que este jogo tenha sido um ponto fora da curva e tenho fé de que foi.

Além da Carabao Cup, a Inglaterra tem a FA Cup, na qual entramos na 3ª eliminatória. Fomos sorteados (obs. Esqueci o print dessa fase) para enfrentar um rival local que há muito tempo não vem bem, o Milwall. Como enfrentávamos uma equipe mais frágil, mesmo que pudesse correr o risco de colocar meu emprego na linha em caso de derrota, mandei um time completamente reserva e eles não me decepcionaram. Sem deixar o adversário acertar o gol, ganhamos de 3x0 e garantimos vaga na próxima fase.

1-Milwall.png

Milwall x Chelsea

Próxima fase esta na qual fomos sorteados para enfrentar o Ipswich. Segui o mesmo planejamento e novamente o time reserva (com o “reforço” de Noguera, que tem jogado como titular) não decepcionou, 4x0 e vaga nas oitavas. Eu diria que os sorteios da FA Cup deste ano estão nos favorecendo bastante não apenas por nos colocarem contra times de divisões inferiores, mas por colocarem os outros times do Big-six uns contra os outros. Para as quartas de final, se tudo der certo para nós, restarão, entre os principais clubes do país vivos na competição, só nós e um dos times do confronto entre Manchester United e Tottenham.

2-Oitavas.png

FA Cup – Oitavas de Final

Além das copas, temos a Premier League, claro. Seguimos nossa caminhada contra o West Brom. Em mais uma exibição sólida, vencemos por 2x0. O próximo passo foi contra o Manchester United, que marcava meu reencontro com o Old Trafford, local em que, obviamente, eu não tinha boas lembranças. Continuo sem boas lembranças, vale dizer, mas desta vez fizemos um jogo de igual para igual com o time da casa e qualquer um que tivesse saído vitorioso seria merecido, embora eles tenham tido mais chances claras. Derrota por 0x1.

14-Man-Utd.png

Manchester United x Chelsea

Para não deixar a derrota abalar, vencemos o Bournemouth fora de casa por 3x0, numa boa exibição de Williemse, que vem aprendendo a jogar um pouco mais recuado e vem fazendo boas partidas. O próximo jogo foi contra o Everton, e era um jogo que me preocupava, pois eles estavam em boa fase. Mas não tem fase boa que sobreviva ao Stamford Bridge (essa frase poderia estampar uma capa de jornal antigamente). Mesmo com um pênalti perdido, não deixamos a vitória escapar. 2x0. Em seguida, o jogo no qual eu poupei titulares para preservá-los para o confronto com o Liverpool pela Carabao Cup. E, olha... eles fizeram falta. Mesmo que o Reading não tenha acertado o alvo, nós também não tivemos efetividade para marcar e saímos no 0x0, desperdiçando dois pontos, que, posso dizer agora, já fazem falta.

17-Reading.png

Reading x Chelsea

Depois, foi a vez de receber o Fulham. Mesmo saindo atrás, conseguimos uma boa virada e vencemos por 3x1. Em seguida, o jogo que mais me irritou nesta temporada por enquanto. Recebemos o Brighton e era o segundo jogo de uma sequência de 4 confrontos mais tranquilos em casa, nos quais teríamos chances de somar 12 pontos e entrar de vez na briga pela liderança. Mas o destino nos prega peças. Estávamos vencendo a partida até os 33 do segundo tempo, quando Valzlovski empatou em 2x2 depois de assistência de Garrinchinha, que já tinha feito o 1º dos visitantes (e não, não é o mesmo Garrinchinha do Grêmio, aparentemente o apelido pegou... e esse era pior, porque nem ponta direita é). Aos 42, Jair virou o jogo e deu a vitória ao Brighton por 2x3. Resultado que indica uma partida em que nada deu certo, tivemos um expulso aos 10 minutos e pênalti perdido. Com isso, terminamos o primeiro turno em 3º lugar, mas 8 pontos atrás do Manchester City. Para o 3º jogo seguido em casa, recebemos o Southampton e, diferente do jogo contra o Birghton, conseguimos segurar o ímpeto dos visitantes e vencemos por 3x1.

20-Southampton.png

Chelsea x Southampton

No último dos 4 jogos em casa, batemos o Wolverhampton por 2x0 tranquilamente. Não fosse o jogo contra o Brighton, teria sido um período perfeito em casa. Depois, voltando a jogar fora de casa, visitamos o Huddersfield e, apesar de jogarmos ligeiramente melhor que o adversário, não fizemos o suficiente para sair do 1x1. Em seguida, clássico contra o West Ham. Com gol de Poselenov de escanteio (o que tem me surpreendido, já que ele, com 1,76m tem feito mais gols de cabeça que Gutierrez, de 1,99m), vencemos por 1x0.

Depois de bastante tempo sem enfrentar um rival direto, recebemos o Manchester City e foi um jogão. Logo cedo o City mostrou as garras e abriu o placar com Morales, depois de lançamento de Leonardo. Aos 8, Rivas cobrou escanteio, Poselenov cabeceou, a bola rebateu e sobrou para Noguera, que chutou forte e empatou. No final do primeiro tempo, falha monstruosa de Idrizaj. Waters cobrou falta lateral, nosso goleiro saiu catando borboleta e Morales colocou o City de novo na frente.

1-City.gif

Xinguei a equipe no intervalo e voltaram mais ligados, Lascu recebeu de Juan Pedro e chutou no canto, empatando de novo. Estávamos melhor na partida, mas não conseguíamos virar. No nosso melhor momento, pênalti para o City. Leonardo cobrou e colocou os visitantes novamente na frente. Felizmente logo em seguida Fry achou Juan Pedro na área, ele cruzou rasteiro no 2º poste e Boschetti escorou pro gol, empatando a partida.

2-City.gif

Depois disso, Fry, que tinha substituído um cansado Willemsen, sofreu lesão e, como já tínhamos efetuado as 3 trocas, ficamos com 10 jogadores até o final da partida. Neste momento armei o time numa espécie de 4-4-1, com o meia esquerdo mais avançado (MOE) e o direito mais recuado (M D), contente em não deixar o City vencer o jogo. No final, já aos 47 do segundo tempo, nosso prêmio pelo empenho. Pênalti sofrido por Farmer, o escocês foi lá e converteu. Sai correndo para a arquibancada, abracei torcedores, levei tapa na nuca e quase perdi meus óculos. Comemoração no estilo Klopp quando estava no Liverpool. Com mais 3 minutos de acréscimos disse a única palavra em português que ensinei para o time: Cera. Quando falei isso eles sabiam que era pra perder o máximo de tempo possível, e nisso, ganhamos o jogo. 4x3.

24-Man-City.png

Chelsea x Manchester City

Depois de um jogo tão emocionante, um jogo mais tranquilo e vitória sobre o Swansea por 4x0.

2-PL-2.png

Resultados Chelsea – Premier League – 13ª a 25ª rodada

E a vitória sobre o Manchester City se mostrou essencial porque foi a primeira de uma sequência de 3 derrotas dos Citzens (1ª porque tínhamos um jogo a mais no momento, por isto jogamos só um jogo depois e eles jogaram 2). E não fossem aqueles pontos bobos perdidos para Reading e Brighton estaríamos liderando o campeonato. Liderança essa que caiu nas mãos do Tottenham, que vem numa grande recuperação.

3-25a-rodada.png

Classificação – Premier League – 25ª Rodada

Com tudo completamente embolado, podemos dizer que o campeonato se decidirá agora. O ponto negativo para nós é que temos 4 jogos contra rivais diretos e 3 deles são fora de casa. Isso que não estou contando o jogo fora de casa contra o Everton. Agora que teremos que mostrar força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campeonato emocionante, pois do primeiro ao quinto lugar, todos possuem chances de ser campeão. Com essas restrições para contratações, como anda a Cantera do Clube? Nenhuma jovem promessa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estes confrontos diretos realmente serão cruciais, fora os outros que terão entre os outros concorrentes. Aliás, que essa vitória contra o city embale e equipe para uma reta final forte. Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas finanças assustam. Resultados positivos na Europa League e FA Cup, onde tens agora adversários acessíveis pela frente. Na Carabao Cup, derrota acaba por ser um pouco pesada contra os Reds. Já na Premier League, boa série de resultados, tirando a derrota caseira contra o Brighton. Estás próximo do Tottenham e como seguidor desta saga, exijo de os tires do primeiro lugar. Náo posso ter os Spurs a serem campeões 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora a paulada que levou do Liverpool o período foi muito bom. Como essa derrota veio também na competição menos importante, está tudo bem por aí. E tá com tudo na briga pelo título da liga, mesmo tendo achado no começo que isso era pedir demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2021 em 11:38, LC disse:

Campeonato emocionante, pois do primeiro ao quinto lugar, todos possuem chances de ser campeão. Com essas restrições para contratações, como anda a Cantera do Clube? Nenhuma jovem promessa?

E aí, LC.

Tá tudo muito equilibrado, o City, que tava disparado na frente, sofreu 3 derrotas seguidas e despencou, se juntando ao bolo. A base tá às moscas. O Sub-19 e o Sub-23 têm poucos jogadores e nada muito promissor. Os menos piores eu subi pra preencher a cota de jogadores formados na Inglaterra. A ideia é pra quando tiver dinheiro, encher de guris a base haha.

Valeu pelo comentário!

Em 02/03/2021 em 14:00, Victor Duque disse:

estes confrontos diretos realmente serão cruciais, fora os outros que terão entre os outros concorrentes. Aliás, que essa vitória contra o city embale e equipe para uma reta final forte. Boa sorte!!

E aí, Victor.

Pois é, infelizmente o campeonato se desenhou para que a maioria seja fora de casa. O importante é conseguir uma vitória aqui, outra ali e fazer a nossa parte contra os médios/pequenos. Esperamos que sirva de inspiração pra mostrar que temos que lutar até o final hehe.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 02/03/2021 em 15:50, Cadete213 disse:

Essas finanças assustam. Resultados positivos na Europa League e FA Cup, onde tens agora adversários acessíveis pela frente. Na Carabao Cup, derrota acaba por ser um pouco pesada contra os Reds. Já na Premier League, boa série de resultados, tirando a derrota caseira contra o Brighton. Estás próximo do Tottenham e como seguidor desta saga, exijo de os tires do primeiro lugar. Náo posso ter os Spurs a serem campeões 🤣

E aí, Cadete.

Até acho que estão sob controle de certa forma, pensando que a premiação da PL (dependendo da posição final, claro) gira em torno de 40M, os patrocínios, de acordo com a última temporada, ficam em torno de 80M e temos a venda certa do Frejuk após o término do empréstimo à Juventus por cerca de 45M, então, em tese, está sob controle. O problema é que a diretoria não enxergou isso e cortou toda minha verba haha.Vamos seguindo nas copas, com exceção na Carabao, que perdemos feio, com o time titular. Na PL é isso mesmo, essa derrota pro Brighton foi dura. Hahaha, vamos ver, não posso prometer nada, eles vêm numa boa fase hehe.

Valeu pelo comentário!

Em 02/03/2021 em 19:11, Danut disse:

Fora a paulada que levou do Liverpool o período foi muito bom. Como essa derrota veio também na competição menos importante, está tudo bem por aí. E tá com tudo na briga pelo título da liga, mesmo tendo achado no começo que isso era pedir demais.

E aí, Danut.

O problema dessa derrota é que eu poupei o time titular na PL pra esse jogo, não apenas perdemos feio o jogo na Carabao, como empatamos com um time fraco na PL, o pior dos mundos haha. Por esse lado, sim, não há tantos estragos porque a diretoria não dava importância para esse título. Pois é, estamos naquele bolo de 5 times brigando pelo topo, acho que temos boas condições, o problema são os confrontos diretos fora de casa, mas vamos ver, quem sabe não beliscamos alguma coisa.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o mais importante em uma mudança tática é ela resolver nossos problemas e a sua com certeza resolveu. Eu curto essa metodologia com 3 homens no meio, foi assim que conquistei o primeiro título internacional pelo Boston, aquela Sula em cima das frangas.  Uma pena que tenha perdido as copas internas, com o Grando, que te deu o mundo na Copa, agora te lascando. Por outro lado, segue bem demais na PL e na UEL, com chances reais de título. A situação financeira é complicado, mas se for campeão da PL e da UEL, o caixa tende a encher mais uma vez e sobra grana pra trazer uns reforços. 

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O equilibrio segue como marca dessa tua Premier League e o que essa tabela de classificação tá emocionante é brincadeira. Boa sequência até caiu, forçou o City a escorregar numa casca de banana e consegue se manter no meio do bolo. A tendência é que esse cenário se repita e um a um os times vão desgarrando, agora tem que focar tudo em manter a regularidade para conseguir ser campeão.

Nas Copas, a vida tem sido fácil e promete continuar sendo nas próximas fases. É uma chance boa de ganhar um continental na Europa dentro dessa temporada, a UEL não parece ter grandes times e mesmo o United não tá atrás do Chelsea dentro do nacional a toa.

Boa sorte na sequencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2021 em 13:53, ElPerroMG disse:

Acho que o mais importante em uma mudança tática é ela resolver nossos problemas e a sua com certeza resolveu. Eu curto essa metodologia com 3 homens no meio, foi assim que conquistei o primeiro título internacional pelo Boston, aquela Sula em cima das frangas.  Uma pena que tenha perdido as copas internas, com o Grando, que te deu o mundo na Copa, agora te lascando. Por outro lado, segue bem demais na PL e na UEL, com chances reais de título. A situação financeira é complicado, mas se for campeão da PL e da UEL, o caixa tende a encher mais uma vez e sobra grana pra trazer uns reforços. 

Boa sorte na sequência!!

E aí, El Perro.

Exatamente. Mudou um pouco a forma como o time se comporta em campo também, mas fiquei satisfeito pelos resultados. Tô gostando dos 3 jogadores no meio-campo, o time adquiriu uma solidez defensiva e o jogador da direita tá simplesmente voando. Perder pro Liverpool, que tem um baita time e o centroavante do Hexa, faz parte. Vamos muito bem nas duas, embora a UEL tenha todo o mata-mata pela frente, né? Mas nos vejo como um dos principais candidatos sim. A situação financeira, como expliquei pro Cadete, não é das piores e a tendência é que na temporada que vem tenha um saldo até maior do que havia quando eu cheguei.

Valeu e valeu pelo comentário! 

17 horas atrás, Peepe disse:

O equilibrio segue como marca dessa tua Premier League e o que essa tabela de classificação tá emocionante é brincadeira. Boa sequência até caiu, forçou o City a escorregar numa casca de banana e consegue se manter no meio do bolo. A tendência é que esse cenário se repita e um a um os times vão desgarrando, agora tem que focar tudo em manter a regularidade para conseguir ser campeão.

Nas Copas, a vida tem sido fácil e promete continuar sendo nas próximas fases. É uma chance boa de ganhar um continental na Europa dentro dessa temporada, a UEL não parece ter grandes times e mesmo o United não tá atrás do Chelsea dentro do nacional a toa.

Boa sorte na sequencia

E aí, Peepe.

Tudo embolado, já que o City, que tinha disparado, parece ter perdido fôlego e foi engolido pelo pelotão. Vamos ver o que acontece nessa reta final. Emoção não vai faltar hehe.

Por enquanto estamos tendo sorte no sorteio, vamos ver se isso se mantém. Realmente, analisando os adversários eu diria que estamos entre os favoritos para o título da UEL, só não cair pra nenhuma zebra haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-61.png

 

Resumo do último capítulo:

No 60ª capítulo André conta sobre a situação financeira do clube, com o corte de custos feito pela diretoria. No campo, o Chelsea sofreu eliminação para o Liverpool na Carabao Cup, jogou as primeiras fases e foi feliz com os sorteios da FA Cup, passou tranquilamente na fase de grupos da Europa League, sendo sorteado para jogar contra o Vitesse na próxima fase, bem como, não menos importante, é o vice-líder numa embolada Premier League. Conseguirá o Chelsea levantar algum desses troféus?

***

04 de maio de 2034

“Mano do Céu”, já diria meu querido Edu. Saudades dele, mais duas semanas e estarei com ele no Brasil. Mas como eu ia dizendo... Mano do Céu, como o calendário inglês é apertado em final de temporada. Então vamos logo ao que interessa.

Começando pela FA Cup, o sorteio havia nos colocado para enfrentar o Preston, uma equipe tradicional, a primeira campeã inglesa, mas que há muito deixou de brilhar. E, falando em brilho, quem brilhou foi Farmer. O escocês fez 4 gols na vitória por 6x0 que nos garantiu nas quartas de final.

Bom, eu havia falado que o sorteio vinha nos favorecendo, colocando times mais frágeis no caminho e botando os outros clubes do big-six para duelarem entre si... então... parte disso se manteve, porém, o sorteio nos colocou justamente contra a outra equipe do Big-six, o Manchester United, que eliminou o Tottenham. Pior, era em jogo único fora de casa. O ponto positivo é que, eliminando o United, seríamos os franco-favoritos para o título.

Começamos bem o jogo e aos 15 minutos Willemse recebeu de Boschetti na marca do pênalti, chutou, a bola desviou e entrou. 1x0. Aos 22, após cobrança de lateral, Farmer ficou com a bola e cruzou rasteiro para Cuypers fazer o 2º. Logo em seguida, escanteio para o United, Idrizaj saiu mal do gol e De Ligt descontou. 2x1. No intervalo pedi concentração ao time e não apenas tivemos concentração, como tivemos audácia. Willemse fez lindo lançamento para Farmer, em contra-ataque, ganhar dos zagueiros na velocidade e ampliar. Falei pro time fazer cera e amarrar o jogo até o final e, assim, saímos de campo com a vitória por 3x1 que nos deixava como grandes favoritos após eliminar um dos times mais fortes do país.

4-Man-Uitd.png

Manchester United x Chelsea

Novamente por sorteio, fomos colocados para jogar contra o Huddersfield. Neste momento, o time vinha com um grande acúmulo de jogos e estava sendo necessário rodar o elenco. Deste modo, entrei em campo com 6 reservas, mas eu acreditava que o time era forte o suficiente para bater o modesto Huddersfield. E logo no começo o jogo já me mostrou que não seria bem assim:

Jéferson, com 5 minutos abriu o placar após falta cobrada por Ravanelli. Nosso time sentiu o gol e demorou para conseguir o empate. Apenas aos 40, Rivas recebeu de Fry e bateu de primeira para empatar. No intervalo eu falei pro time que estavam jogando mal e que eu queria mais deles. O recado demorou pra entrar na cabeça dos jogadores. Antes, gol do Hudderfield, Ravanelli cobrou escanteio, André Luiz desviou, a bola pegou no travessão e Fernandez desempatou. Aí, só aí, o Chelsea acordou pra vida. Aos 19 da segunda etapa, o Huddersfield atacou pela esquerda e Jéferson cabeceou nas mãos de Idrizaj. Saímos trocando passes até que Noguera tocou para Fry, que avançou e chutou de fora da área, igualando o placar. Três minutos mais tarde, Rivas cobrou escanteio, Fry cabeceou e, na pequena área, Poselenov desviou pro gol. Virada, 3x2. Antes da saída de bola, tirei Rivas, cansado, e coloquei Hudson. E com um minuto em campo o meia já mostrou serviço... pro adversário. Não tenho nem o que comentar. Só sentir.

3-Hudds.gif

Isso é jeito de se recuar pro goleiro?

O empate persistiu até o fim dos 90 minutos e o jogo foi se decidir na prorrogação. O primeiro tempo foi morno, mas com a má notícia de perder Fry por lesão. Felizmente não tinha utilizado minha substituição extra, então não ficamos com um a menos. Faltando 6 minutos para acabar o jogo, McIntosh sofreu pênalti e Noguera converteu. A vitória estava praticamente encaminhada, ate que, após tiro de meta, o Hudderfield chegou no nosso gol com toques rápidos e Jéferson empatou a partida aos 29 da prorrogação.

Sem tempo pra mais nada, fomos pros pênaltis. Apesar de muitas cobranças mal batidas, os goleiros foram piores e não pegaram nenhuma das 5 cobranças de cada lado, forçando a decisão para as cobranças alternadas. Começando nas alternadas, McIntosh e Chandler marcaram para Chelsea e Huddersfield, respectivamente. Fomos para a 7ª rodada. O nossos batedor era o, até então, vilão, Hudson. Tendo a chance de virar herói ele foi lá e... mandou nas mãos do goleiro. De vilão a mais vilão ainda. Mahmet cobrou para o Huddersfield, mas bateu no meio do gol e Idrizaj defendeu fácil, forçando a 8ª série. Muñoz foi pra bola, bateu e o goleiro pegou de novo. Mudau bateu para o Huddersfield e converteu com um chute forte no meio do gol.

4-Hudds-2.gif

Com o resultado, o Chelsea foi eliminado da FA Cup.

5-Huddersfield.png

Chelsea x Huddersfield

Na Europa League, nosso primeiro adversário no mata-mata foi o Vitesse. E foi uma disputa bem tranquila, onde fizemos 3x0 na ida e 5x0 na volta. Para as oitavas, fomos sorteados para enfrentar o Nimes, da França. Jogando em casa, saímos com uma grande vantagem de 5x1. Para a volta poupei quase todo o time e ficamos no 0x0, que nos deu a vaga para as quartas de final. O confronto das quartas era contra o Young Boys, da Suíça, e matamos o confronto no jogo de ida, fazendo 5x0 fora de casa. Em casa, no meu jogo de nº 800 na carreira, confirmamos a vaga com um 3x2. Para as semifinais sobraram apenas times que eu já havia enfrentado pelo Bétis. O sorteio, então, nos colocou diante do Olympique de Marseille. Seria o 3º ano seguido que os enfrentaria e eu já sabia o que esperar, facilidade em casa e muita dificuldade fora. Como o primeiro jogo era na Inglaterra, partimos pra cima em busca de um resultado confortável. E chegamos até a abrir 4 gols de vantagem, mas um gol nos acréscimos diminuiu nossa vantagem. Final, 4x1.

13-OM.png

Chelsea x Olympique de Marseille

Para a volta, tive que administrar um grande problema desse final de temporada que era o cansaço dos jogadores. Chegamos nessa partida sem lateral esquerdo, por exemplo. Di Nardo, o titular, não tinha condições de jogo; Muñoz, o reserva imediato, é emprestado pelo Olympique e não podia jogar por cláusula contratual; e Baert, que é lateral direito, mas pode jogar na esquerda, estava lesionado. A solução foi encaixar Poselenov na lateral esquerda. Felizmente não comprometeu e ainda conseguimos vencer o jogo por 2x1, garantindo a vaga para final, contra outro velho conhecido meu.

10-Final.png

Europa League – Final

Será a chance de vingança pessoal (por 2031) e vingar o Bétis (por este ano).

Além disso tudo tivemos a Premier League, claro. E olha, acho que a expressão que melhor descreve o que está sendo a Premier League, que não acabou ainda, é “Vai... não vai; vai... não vai”.

Na 25ª rodada estávamos na vice colocação, dois pontos atrás do Tottenham. Na sequência, continuamos bem no campeonato, vencendo o Watford, fora de casa, por 4x1, seguido por outra vitória de 3x0 sobre o Arsenal de Guardiola. Continuamos a sequência de vitórias derrotando o Middlesbrough por 4x0. Sequência essa que foi interrompida pelo West Brom, que conseguiu nos derrotar por 0x1 com gol de um ex-Bétis, Jon Nuñez, que nunca foi titular comigo lá. Em seguida, fomos à Anfield enfrentar o Liverpool¸ que havia assumido a liderança graças aos tropeços de Tottenham e Chelsea na rodada anterior. Com a chance de assumir a liderança, fomos lá, mas não conseguimos derrotar o time da casa, mesmo saindo na frente. 1x1 e água no nosso chopp.

30-Liverpool.png

Liverpool x Chelsea

Em seguida, jogamos fora contra o Brighton e aquela derrota em casa ainda me atormentava. Felizmente passamos o trator e com 5x0, voltamos às vitórias. Depois, jogamos contra o Burnley, em casa, num jogo que, apesar da vitória por 3x1, o saldo foi negativo. Explico: saímos com 3 jogadores lesionados, jogadores importantes como Noguera, Boschetti e Hudson. Mas o elenco é bom e não tivemos problemas na 33ª rodada, contra o Bournemouth, quando vencemos tranquilamente por 2x0.

Nesse momento, estávamos em 4º colocado, 5 pontos atrás do líder, mas com dois jogos a menos. A nossa frente, a principal distância era para o Tottenham, que tinha 3 pontos de vantagem e o mesmo nº de jogos.

Coincidência ou não, o primeiro dos últimos cinco jogos era exatamente contra o Tottenham, fora de casa. Um triunfo lá e estaríamos muito, mas muito perto do título. Claro que ainda tínhamos jogos contra Everton fora e Manchester United em casa, mas este era o principal confronto, na minha opinião.

E, bem... como que eu poderia colocar isso... digamos que peidamos na farofa. Com 9 minutos, contra-ataque, lançamento para Farley, gol do Tottenham. Cinco minutos depois, novo contra-ataque dos Spurs, passe de Farley, gol de Varela. Aos 30, cenário repetido, contra-contra-ataque dos Spurs, passe de Farley e gol de Varela. Noguera descontou para nós de cabeça, pouco depois, mas de nada adiantou. O goleiro dos Spurs deu bico pra frente, Juan Pedro falhou no alto e Montagna avançou pela lateral, cruzando na cabeça de Perez. Com mais dois no 2º tempo, o Tottenham fechou o jogo com uma goleada histórica de 1x6.

34-Tottenham.png

Tottenham x Chelsea

Neste momento a toalha estava praticamente jogada. Os Spurs abriam 6 pontos de diferença e faltavam apenas 4 jogos. Porém, a vaga na Champions ainda não estava garantida. O principal ponto era não deixar a goleada abalar o time nestes jogos finais, então fiz questão de elogiar o treino de cada um dos jogadores para eles verem que eu estou aqui com eles.

O jogo contra o Everton me deu a prova de que o time não se deixou abalar e vencemos por 1x0 fora de casa, num jogo apertado. Seguindo, jogamos contra o Reading e vencemos facilmente por 3x0. Neste momento, o improvável parecia acontecer e o Tottenham perdeu duas partidas seguidas, estando três pontos na nossa frente, com um jogo a mais. O líder era o Liverpool e estava com 5 pontos na frente e um jogo a mais, uma vitória no próximo jogo nos dava ainda chances matemáticas de título na última rodada.

O problema é que o adversário da 37ª rodada era o Manchester United e eu sabia que não seria um jogo fácil. Só que não, na verdade foi bem mais fácil do que eu estava imaginando. Abrimos o placar aos 15 minutos. Depois de bate-rebate na pequena área, Farmer só teve o trabalho de empurrar pro gol. O 1º tempo ficou nisso, mas logo no começo do 2º tempo a genialidade de Rivas apareceu. Ele usou o adversário como se fosse uma parede para que a bola chegasse em Boschetti, que lançou para Farmer fazer o 2º.

5-Utd.gif

O 3º veio com Noguera em rebote. Saidi fechou a conta depois de escanteio 4x0.

37-Manchester-Utd.png

Chelsea x Manchester United

E com isso chegávamos à vice-liderança, dois pontos atrás do Liverpool, lembrando que em caso de empate no nº de pontos, o critério de desempate é o saldo de gols e nele levamos vantagem. Portanto, precisamos vencer e torcer para qualquer tropeço do líder na última rodada, que é improvável, convenhamos, já que eles jogam contra o lanterna, Southampton. Mas se chegamos até aqui, acreditaremos até o final!

 

08 de maio de 2034

E tem seu fim uma Premier League que ficará na memória, definitivamente. Como aconteceu quando estava no Bétis, não quis reunir os jogadores para uma conversa final antes do jogo contra o Fulham, eles sabiam o que precisavam fazer sem necessidade de eu colocar mais pressão na panela. Isso não quer dizer que não os motivei para o jogo, fiz questão de dar uma palestra que os deixassem motivados para o jogo e assim entraram em alta voltagem. Logo aos 3 minutos, Hudson fez de cabeça em cobrança de escanteio.

6-Ful.gif

O jogo ficou truncado a partir daí e eu ficava com um olho no gramado, outro no Shannon, meu auxiliar, que me avisaria quando saísse gol no jogo do Liverpool. O tempo passava vagarosamente. Após o gol de Hudson, como não havia saído gol no jogo dos Reds, nós estávamos provisoriamente na liderança, mas um gol aqui ou lá poderia mudar tudo. Por volta dos 40 do primeiro tempo, virei pro Shannon e falei:

- Ô Shannon, tu não tá escondendo nada, né? Tá 0x0 lá ainda? – Perguntei, enquanto o meu time levava todo o tempo do mundo para cobrar uma falta.

- Claro que não, Sr.  – ele e sua formalidade. – O jogo lá parece que tá feio, ninguém chuta.

E seguiu assim, tanto lá, quanto cá. Final de primeiro tempo nas duas partidas, nós ganhávamos por 1x0, lá persistia o empate em 0x0.

Para o segundo tempo disse para o time não se preocupar com o que acontecia no outro jogo, eles tinham que fazer a parte deles aqui. E o tempo continuou passando lentamente. Cada segundo parecia 10.

Nada de criarmos um 2º gol para nos tranquilizar e nada de sair gol lá. Aos 30 do segundo tempo, enquanto estava na beira do gramado ouço Shannon esbravejar:

- Holy shit!

- Porra, gol dos caras? – Perguntei, me virando.

- Não, mas Balão foi expulso, o Liverpool tá com um a mais agora.

- Aquele imprestável! – Falei, xingando meu camisa 10 da Copa de 2030.

Mesmo que lentamente, o tempo passou. Numa sincronia que somente os ingleses conseguem, os dois jogos acabaram ao mesmo tempo. Aqui, foi 1x0. Nossa parte fizemos.

38-Fulham.png

Fulham x Chelsea

Já lá, um milagroso empate em 0x0. Com isso, o CHELSEA É O CAMPEÃO DA PREMIER LEAGUE! Confesso que não esperava que o título viesse após a goleada do Tottenham e essa entregada dos outros times ao final me lembrou o título com o Bétis. Vale dizer também que o gol do título foi marcado pelo vilão da FA Cup. É... o mundo dá voltas.

3-PL-3.png

Resultados – Premier League – 26ª a 38ª rodada

E assim ficou a classificação final:

7-Final.png

Premier League – Classificação Final

Um campeonato tão equilibrado só podia terminar com o campeão sendo coroado nos critérios de desempate. E, tal qual o Flamengo de 2025, soubemos chegar na liderança na hora certa.

Mas essa não é a última decisão da temporada, agora foco que daqui 10 dias tem a final da Europa League.

 

17 de maio de 2034

Chegamos em Roma com a pompa de campeão da Premier League e favoritos ao título da Europa League. Com o time descansado por ter mais de uma semana desde o jogo contra o Fulham, consegui levar time 100% titular para a partida. Após um começo lento, Boschetti abriu o placar depois de cobrança de falta.

7-Wolf.gif

No final do primeiro tempo, Farmer converteu pênalti e ampliou. Já no começo do segundo tempo, Mosca passou voando atrás da zaga e diminuiu para 2x1.

8-Wolf-2.gif

Noguera fez o 3º após cruzamento da esquerda e Lascu fechou o placar no final, num chute que rebateu em alguns jogadores antes de entrar.

9-Wolf-3.gif

4x1 e TÍTULO DA EUROPA LEAGUE!

15-Wolfsburg.png

Chelsea x Wolfsburg

Depois de perder as duas copas domésticas, acabamos saindo muito bem da temporada com os títulos da Premier League e da Europa League.

 

22 de maio de 2034

Hoje começa efetivamente minhas férias, mas antes quero deixar aqui algumas considerações sobre a temporada. Antes de mais nada, cumpre registrar que o Arsenal levou a Carabao Cup, enquanto o Southampton ganhou a FA Cup.

Agora sim, sobre o elenco.

30-Estat-sticas.png

Estatísticas – Para mais informações, clique aqui.

O que falar de um elenco que tem dois jogadores com mais de 30 gols cada? Farmer e Noguera somam 71 gols. Os dois ainda ficaram no top 3 de assistências, liderado por Noguera. Noguera que também liderou os prêmios de melhor em campo, recebendo 11 prêmios. Cabe dizer também que, fora os jogadores que foram inscritos unicamente para completar a quota de ingleses, todos os jogadores tiveram muitas oportunidades. No setor defensivo, Gutierrez foi um monstro pelo ar, com mais de 10 cabeceios ganhos por jogo, liderando, também, as interceptações. Os laterais se destacaram nos desarmes, que teve Poselenov liderando entre os zagueiros. Como já era de se esperar, o nº de amarelos aumentou em razão de eu pedir que o time fosse mais agressivo nos desarmes nesta temporada. Felizmente não sofremos muito com expulsões, apenas 1 na temporada toda.

Projetando a próxima temporada, não pretendo mexer no elenco, no máximo reporei alguma venda. Isto se dá por alguns fatores: 1) O time é muito bom; 2) O caixa está baixo; 3) Precisamos contratar jovens para serem formados no clube.

Pra fechar, vamos aos prêmios da temporada.

Na Premier League, Idrizaj recebeu o prêmio de luvas de ouro, como melhor goleiro. Willemse levou os prêmios de Futebolista do Ano e Jogador do Ano dos Jogadores. Não tivemos jogadores entre os artilheiros, apesar da temporada com muitos gols. E eu fui eleito o melhor técnico do campeonato.

38-Treinador.png

André é eleito o melhor técnico da Premier League

Já na Europa League, o único prêmio distribuído é o de Jogador do Ano, no qual fizemos a limpa. Noguera em 1º, Farmer em 2º e Poselenov em 3º.

Farmer levou o prêmio de melhor jogador na Europa.

E nos prêmios caseiros, Rivas e Gutierrez entraram para a seleção dos últimos 15 anos do Chelsea. Enquanto na temporada, Noguera foi eleito o melhor jogador. Me surpreendeu a ausência de Farmer entre os 11 dos torcedores.

E com isso fechamos a temporada 2033/34, uma temporada melhor que o esperado. Agora volto à Champions League, com a gana de fazer melhor do que fiz nas últimas vezes! Mas antes, férias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

calendário muito apertado e fiquei assustado quando vi a derrota contra os Spurs. Ainda pensei que iriam ser campeões mas fiquei super contente por isso não ter acontecido e feliz por ti e por venceres a Liga. Mais equilibrada não poderia ser. Em cima disto, consegues a bela conquista da Liga Europa, depois de dominares a final e deixares para trás o Marselha. Já na Taça, porrada nesse defesa que atrasa a bola dessa maneira para o guarda-redes...ou então treino físico durante uma semana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que reviravolta hein parabéns!!! depois daquela goleada pra um rival, só um título pra aliviar hahaha e o financeiro do clube agradece e muito estas conquistas. 

Pequena obs para o Southampton, que além de segurar o Liverpool, caiu e ainda deve jogar uma competição europeia via FA cup certo?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Quando caiu ali pro Huddersfield, achei que estivesse em perigo de não sair com títulos nessa temporada, mas, a boa campanha na Europa League colocou a equipe na final, e até mesmo aqueles momentos onde parecia que não daria para conquistar a Premier League foram deixados para trás com as duas conquistas vindo ao final da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que queda do salto esse jogo com o Huddersfield, hein? Tava todo no discurso de favoritismo pro título, e aí tem um jogo desses...

Eliminação pro Huddersfield só não foi mais feia que a derrota pro Tottenham. 6 a 1? Que isso?

Eita caralho, e ainda deu um jeito de ser campeão depois? Foda-se a goleada pro Tottenham então. O torcedor do Chelsea que riu por último. Entregada inacreditável de Tottenham e Liverpool nessa reta final, mas tu não tem nada a ver com isso e fez a tua parte. Tem time que fica nessa de depender do resultado alheio e aí quando vê não consegue nem um golzinho, rs.

O título da Europa League é legal também, mas já era mais provável que o do inglesão. Acho que o torcedor deve ter ficado bem mais feliz com o resultado nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...