Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rate My Tatic - Ferramenta que identifica desequilíbrio em sua tática


Leonardo Castello

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
20 minutes ago, felipevalle said:

@Leho. a 4-3-3 em linha baixa, passe curto, ritmo lento, etc. Os pontas fazem vários gols e joga mais bonito que a 4-4-2, p. ex.

Tipo essa que montei só que alterando as instruções coletivas?

Spoiler

0csRe0Q.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leho. acho que entendi a lógica por trás da sua tática. Queria algo que realizasse contra-ataques letais. Mas sem ser muito defensiva. Por isso que deixou a mentalidade no balanceado. Colocou o passe misto para não ficar manjada também. 

Eu, antes de testar achei que fosse sofrer na defesa, pois têm meias abertos. Um ataca e outro ainda pisa na área. Ambos fazem um jogo mais verticalizado e avançado, o que poderia fazer o time sofrer contra quem explorasse isso. E como são de corredores centrais, até mantém a solidez pelo meio, o que é importante para não desbalancear ela, mas são ideais para atacar pelo meio, quando precisar, o que pode contrastar com a tua instrução de se manter aberto. Além disso, manteve a urgência na pressão para recuperar a bola e recompor rápido o time, assim interliga o contra-ataque sem muita delonga.

E com as instruções que te comentei acho que seria legal mudar uma outra função da sua. Por exemplo, por jogar estreito o PD não seria tão legal ser um ponta, mas sim um avançado interior ou ponta invertidoE como saio jogando de trás, jogar a partida da defesa é interessante. Já a sua é um pouco mais direta. É um outro estilo de contra-ataque. Penso que seja legal montar a principal com o teu gosto mesmo, e as variantes de acordo com a necessidade da partida.

E quanto aos resultados que tive com ela:

média de posse de bola: 51% (mediana, pois o intuito não é prender tanto a bola, mas a mentalidade balanceada reteve um pouco mais ela)

média de finalizações no alvo: 4,66

média de chances reais: 2,66

Outros fatos positivos:

Boa em cruzamentos completados. E isso que meu PD era canhoto com várias mpj de avançado interior. 

Nos desarmes vencidos, cabeçadas ganhas, e impedimentos ganhamos quase todas. Só teve uma partida que o adversário ganhou nas cabeçadas. Ele foi na 4-2-3-1 Wide, apostando nos cruzamentos, mas perdeu por 2-0, com boa atuação do PE, que marcou duas vezes, se infiltrando pelo meio.

E os contras:

Talvez pela familiaridade tática ser baixa tenha marcado poucos gols e cedido empates em demasia, inclusive em casa. Lembrei da tal empatite 🤣🤣🤣

Pode ser que umas duas temporadas com ela e esteja bem calibrada.

Enfim, achei ela mediana. Mas não perdeu nenhum jogo, inclusive contra a 4-2-3-1 Wide. Sendo que enfrentei por 3 ocasiões essa formação.

Mas acho que no transcorrer da partida seria legal ter uma ou duas variantes ofensivas. Uma pelo meio e outra mantendo a largura aberta.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

@felipevalle, cara acho que você entendeu errado. Essa tática aí que postei no "quote" à você é minha tática padrão, a que uso em 90% dos jogos com o time hahahaha, de pressão alta e controle da posse.

Eu só queria saber de você se a formatação tática poderia ser essa mesma da minha default, numa versão mais defensiva que você sugeriu. Só isso hahaha.

Na verdade eu queria montar uma tática mais defensiva sem os pontas avançados assim, por isso pensei na 4-1-4-1 e na 4-4-2. Tenho pra mim que 2 linhas de quatro bem estruturadas é uma boa estratégia pra se defender de um time que explorará os flancos, mas que também pode cair pelo meio. Mas pelo visto o pessoal aqui não tem essa estratégia como uma de suas opções pra se defender, hahahaha! Aí fiquei na dúvida e por isso pedi sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leho. para que eu sugeri acho que não. Pois ela se baseia numa linha mais baixa que a tua, para atrair mais o adversário.

Mas mudando uma ou outra função daria sim. Exemplo, o armador atacando, ou o atacante completo.

Além disso, dá até para manter a largura aberta.

Mas a 4-4-2 também é boa para revidar. Uma outra que sou fãnzaço é a 4-4-1-1 sueca. Ela fecha bem e ainda faz uns revides mortais, e nem precisa ter aquela marcação bruta para funcionar.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Att:

Fui campeão da La Liga com a tática de posse mas não estou satisfeito. Caí nas quartas da Champions pq a tática de posse não estava sendo tão eficiente contra times fortes. Ela não aproveita as linhas altas do adversário para as jogadas de contra ataque. Inclusive meu artilheiro foi meu ponta pq meu centroavante (Atacante Completo/Apoiar) tava mais abrindo espaço do que sendo uma ameaça de gol, faz sentido, até pq eu queria mais posse e paciência.

Nessa nova temporada meu foco volta pra tática vertical/rápida usando o ponta de lança 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho usando esse "Rate My Tactic" já faz alguns dias. É interessante, mas encontrei alguns empecilhos:

1: Não tem como você adicionar instruções de jogador. O que é chatinho pra mim, visto que curto usar vários como "Aguentar Posição/Hold Position", o "Movimentar Pelos Espaços/Move Into Channels" e "Ir Para Zonas Abertas/Run Wide With Ball".

2: Estilos táticos, de acordo com o site, é bem preto e branco. Não tem como você aplicar um estilo tático híbrido sem aparecer um "warning" do tipo: "The player instructions implement a shoot less often style method which contrasts with the selected playing style".

Passei esse feedback pro desenvolvedor desse site no Twitter e ele disse que as instruções de jogador vão ser adicionadas no próximo release. Já o segundo problema parece não ter solução, de acordo com o desenvolvedor. Ele disse que não é possível ter um guia sistemático pra criar um estilo tático híbrido. Você precisa pensar sobre quais elementos de cada estilo de componentes antagônicos você deseja incluir e o por quê e meio que ignorar os "warnings" que aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, killerkrieger said:

2: Estilos táticos, de acordo com o site, é bem preto e branco. Não tem como você aplicar um estilo tático híbrido sem aparecer um "warning" do tipo: "The player instructions implement a shoot less often style method which contrasts with the selected playing style".

Uma das coisas que mais me incomodaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2020 em 06:44, felipevalle disse:

para quem curte planejar a tática na planilha, essa tabela dá um panorama bom.

y8srhx5g7d541.png

legenda: 

d - defender, s - apoiar, a - atacar

Ódio eterno ao FM moderno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até comprei o FM 20 depois desse site. Que parada genial. 

O engraçado é que me descobri um repetidor de tática. Fui testando várias formações (pensando em diferentes elencos) e no final das contas, sempre caía no 4141 Wide. E sempre jogando agressivo. Só assim consegui atingir 5 estrelas de forma decente. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, pedrobello disse:

Até comprei o FM 20 depois desse site. Que parada genial. 

O engraçado é que me descobri um repetidor de tática. Fui testando várias formações (pensando em diferentes elencos) e no final das contas, sempre caía no 4141 Wide. E sempre jogando agressivo. Só assim consegui atingir 5 estrelas de forma decente. 

 

Eu consegui montar 5 estrelas em todos, exceto nas formações sem pontas. Sempre no fim das contas eles dizem que não tem jogador suficiente abrindo o jogo. Alguém conseguiu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, pedrobello disse:

Até comprei o FM 20 depois desse site. Que parada genial. 

O engraçado é que me descobri um repetidor de tática. Fui testando várias formações (pensando em diferentes elencos) e no final das contas, sempre caía no 4141 Wide. E sempre jogando agressivo. Só assim consegui atingir 5 estrelas de forma decente. 

 

dá para montar tática de tudo quanto é jeito. Desde ataque direto, de controle, de contra-ataque, etc.

Eu ainda acho que nem todo elenco é moldado pro 4-3-3. Têm alguns que possuem dois bons volantes e um bom meia-atacante, daí é legal jogar na 4-2-3-1, como a tática principal, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Eu consegui montar 5 estrelas em todos, exceto nas formações sem pontas. Sempre no fim das contas eles dizem que não tem jogador suficiente abrindo o jogo. Alguém conseguiu?

na 4-4-2 diamante estreito coloquei:

x2 dc def, x2 ala apoiar, vol 1x trinco, e no meio o que faz dar largura é 1 mezzala e o outro carrilero. No ataque 1 mac como armador av, e 1x atacante defensivo e o outro completo. 

Nesse tipo de formação estreita se não ajeitar o meio ficam apontando falta de penetração, por conta do pessoal de trás não dar amplitude suficiente no apoio. Fora que é quase certo ter que jogar com alas apoiando. Se tu deixa lateral limitado fica bem previsível o time. 

Já nas instruções tu monta ela de acordo com o teu gosto, desde que não apontem contraste lá.

Mas se apontar, pode testar pra ver como se saí. Lembro-me que montei uma 4-3-1-2 com constrastes na penetração, mas fiz vários gols (maioria da dupla de ataque). Só que também levei vários. Eram jogos bem francos. Gostei viu 😁😁😁

Claro que com algumas mudanças deixaria mais equilibrada, mas como era mais pra teste deixei assim.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não duvido que dê pra fazer funcionar mais tipos de formação. A questão foi eu perceber que sempre tendo a fazer funcionar o mesmo estilo de jogo, passes e distribuição no campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
11 hours ago, pedrobello said:

Eu não duvido que dê pra fazer funcionar mais tipos de formação. A questão foi eu perceber que sempre tendo a fazer funcionar o mesmo estilo de jogo, passes e distribuição no campo.

Eu sempre caio nessa mesma tendência, hahahaha mas acredito que o FM nos induza a isso também, de certo modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não consegui fazer um 4-2-3-1 de 5 estrelas... E eu tô cansado de tanto usar meu 4-3-3 nos meus saves que até enjoei de jogar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Banton disse:

Ainda não consegui fazer um 4-2-3-1 de 5 estrelas... E eu tô cansado de tanto usar meu 4-3-3 nos meus saves que até enjoei de jogar.

 

Montei 2 agora

Posse

0aWj4ix.png

 

Vertical

CWaY6lD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite, galera. Só pra mim que nao aparece essas estrelas que vocês tanto falam? Se alguem puder me ajudar... Queria testar algumas taticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2020 em 21:09, Joao Guilhermeqp disse:

Boa noite, galera. Só pra mim que nao aparece essas estrelas que vocês tanto falam? Se alguem puder me ajudar... Queria testar algumas taticas.

Acho que as estrelas só aparecem em quatro e meia e cinco se você resolver os avisos que o sistema dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/07/2020 em 16:19, Lowko é Powko disse:

Ódio eterno ao FM moderno.

Alguém me explica mais o menos o que quer dizer essa planilha?

Fiquei me perguntando o por quê das posições com cores... Existe algo pra analisar tipo combinações e tal?

Não entendi muito bem a figura hahaha!

 

E outra: estou com dificuldade de montar uma tática 5 estrelas (chegou bem perto disso) com um estilo de jogo com muita posse, estilo Tiki-Taka com pressão alta. Sempre que monto uma tática com um Contrutor de jogo recuado, o site diz que falta opção no meio para Stretch Play (no meu entendimento, mais amplitude). A formação é o 4-3-3 (4-1-4-1 no FM)

Outro problema é que quando eu consigo ajustar o problema do meio, aparece que a tática implementa um estilo disciplinado demais em relação ao estilo de jogo (Tiki-Taka)

Alguém pode me ajudar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2020 em 22:52, schacoffee disse:

Alguém me explica mais o menos o que quer dizer essa planilha?

Fiquei me perguntando o por quê das posições com cores... Existe algo pra analisar tipo combinações e tal?

Não entendi muito bem a figura hahaha!

 

E outra: estou com dificuldade de montar uma tática 5 estrelas (chegou bem perto disso) com um estilo de jogo com muita posse, estilo Tiki-Taka com pressão alta. Sempre que monto uma tática com um Contrutor de jogo recuado, o site diz que falta opção no meio para Stretch Play (no meu entendimento, mais amplitude). A formação é o 4-3-3 (4-1-4-1 no FM)

Outro problema é que quando eu consigo ajustar o problema do meio, aparece que a tática implementa um estilo disciplinado demais em relação ao estilo de jogo (Tiki-Taka)

Alguém pode me ajudar?

 

Pelo que pesquisei, nada muito importante, mas que talvez possa ajudar algumas pessoas. São as funções disponíveis em cada posição, das mais ofensivas, em cima, para as mais defensivas, embaixo, com os deveres ao lado. As cores servem apenas para indicar as funções que existem em mais de uma posição, como trequartista e ball winning midfielder. Se não tiver cor, aquela função existe apenas naquela posição.

Quanto à tática, acho difícil jogar de forma tão agressiva e avançada utilizando um construtor recuado. Não acho que faça muito sentido. Eu tentei fazer, e não consegui porque faltava um pouquinho ou de solidez ou de penetração em algum dos lados, a depender de como estavam dispostas as funções no meio-campo. Numa 4-2-3-1, entretanto, que eu acho que faz mais sentido dentro do que você quer, eu consegui.

tikitaka.thumb.png.b5f7adc7eb1b10c03a1dc32c20ae354b.png

 

tikitaka2.thumb.png.d3beb1181d72495dd3b747bd75bee28f.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

Pelo que pesquisei, nada muito importante, mas que talvez possa ajudar algumas pessoas. São as funções disponíveis em cada posição, das mais ofensivas, em cima, para as mais defensivas, embaixo, com os deveres ao lado. As cores servem apenas para indicar as funções que existem em mais de uma posição, como trequartista e ball winning midfielder. Se não tiver cor, aquela função existe apenas naquela posição.

Quanto à tática, acho difícil jogar de forma tão agressiva e avançada utilizando um construtor recuado. Não acho que faça muito sentido. Eu tentei fazer, e não consegui porque faltava um pouquinho ou de solidez ou de penetração em algum dos lados, a depender de como estavam dispostas as funções no meio-campo. Numa 4-2-3-1, entretanto, que eu acho que faz mais sentido dentro do que você quer, eu consegui.

tikitaka.thumb.png.b5f7adc7eb1b10c03a1dc32c20ae354b.png

 

tikitaka2.thumb.png.d3beb1181d72495dd3b747bd75bee28f.png

 

Interessante, eu achei que seria uma boa ter um meia mais defensivo e outro mais ofensivo. Eu usava Pivô D, Construtor Recuado S e Construtor Avançado A no meu 433. Lendo em alguns lugares eu vi que a galera não recomenda dois playmakers, mas particularmente eu não entendi o por quê já que o estilo é de posse! Esse meio campo é problemático mesmo?

Para o meu estilo de posse de bola, mas com algumas infiltrações, não curto jogo muito lento, quais funções de meio tu me recomenda?

Editado por schacoffee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, schacoffee disse:

Interessante, eu achei que seria uma boa ter um meia mais defensivo e outro mais ofensivo. Eu usava Pivô D, Construtor Recuado S e Construtor Avançado A no meu 433. Lendo em alguns lugares eu vi que a galera não recomenda dois playmakers, mas particularmente eu não entendi o por quê já que o estilo é de posse! Esse meio campo é problemático mesmo?

Para o meu estilo de posse de bola, mas com algumas infiltrações, não curto jogo muito lento, quais funções de meio tu me recomenda?

Não sei se você consegue ter tiki taka e um meio com construtor recuado ao mesmo tempo que tem troca de passes rápida e e linha avançada.

O tikitaka presume um jogo menos rápido, mesmo nas versões mais diretas do Guardiola. A linha alta de marcação significa um time mais compacto e pressão (coisa que o CJR não consegue fazer). Se a sua linha de pressão ofensiva for proporcionalmente menos avançada do que a defensiva, seu time ficará ainda mais compacto.

Eu não vejo problema, necessariamente, em jogar com dois construtores de jogo. Mas não é necessário dois construtores pra jogar com posse. O construtor não é apenas quem retém a posse, mas quem cria, e quem cria precisa precisa arriscar. Eu optaria, inicialmente, por jogar na primeira formação que eu mandei aqui, modificando apenas o ponta esquerda para jogar como avançado interior, como o direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Essa ferramenta é ótima para quem tem dificuldades e/ou está tentando entender porque a tática não funciona. O mais legal é que eles fizeram uma pré-análise das instruções individuais de cada função/tarefa, algo que praticamente nenhum guia tático de FM na internet parece ter feito.

Observei inclusive algumas coisas interessantes que derrubam "mitos" de quem escreve sobre FM, como a eterna sugestão de não usar ala com extremo (o que pode ser ótimo dependendo da sua configuração) e o cuidado redobrado com a função de MC Atacar - sempre que eu coloco ela no Rate my Tactic, independente da formação e cobertura, ele sinaliza que a defesa vai ficar desprotegida. 

Outro detalhe interessante é que ele raramente recomenda o Defesa Lateral com tarefa Atacar, porque naturalmente pressupõe um jogo de muitos cruzamentos - desfazendo outro mito muito difundido por aí, o de que Extremo Apoiar com DL Atacar é uma dupla segura que te dá cobertura defensiva e amplitude. Até pode ser, mas impõe um monte de chuveirinhos nem sempre necessários, não dá pra sair colocando por colocar.

Também quebra o mito de que é recomendável ter, em um flanco, um jogador com tarefa atacar e outro com tarefa apoiar, algo que depende muito da sua configuração e das instruções utilizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
5 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

Alguém poderia mostrar um exemplo de tatica com underlap? nao consegui em nenhuma fazer isso funcionar 

Underlap não tem impacto no encaixe tático. Ou você se refere às parcerias entre meio-campistas (M/MA) centrais e atacantes?

 

0xKO4TV.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...