Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul


Peepe

Posts Recomendados

Cara, eu peguei Copa com 4 grupos de 4, depois 24 seleções, 32 já era bastante. Não sei se me acostumo... mas vai ser legal, Zâmbia x Cazaquistão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2020 em 14:33, div disse:

Muito legal a ideia de apresentar em forma de almanaque da Copa. Depois me fez pensar no tamanho que deve ter o álbum de figurinhas com 46 seleções haha

Acho que analisou bem os adversários e vencendo uma deve encaminhar a vaga. Aí, se passar, é 8 ou 80: ou pega uma pedreira ou uma baba (teoricamente).

Obrigado pelo comentário, div!

Achei a ideia do almanaque mais fácil, fiz alguns ajustes pra ideia encaixar mas deu certo.

Nesse formato, vencer uma é classificar mesmo e saio até na vantagem por poder calcular o que fazer jogando depois dos outros times.

Em 10/10/2020 em 15:06, Felipe Coutinho disse:

Boa Nandez!  Que venha a Copa!

Boa sorte!

Vamo Carajooooo! 

@Peepe

Valeu, Felipe! Pra cima!

 

19 horas atrás, Andreh68 disse:

Cara, eu peguei Copa com 4 grupos de 4, depois 24 seleções, 32 já era bastante. Não sei se me acostumo... mas vai ser legal, Zâmbia x Cazaquistão.

Você precisa largar o saudosismo, André! Acho o crescimento natural pra evolução do futebol. Entendo que o começo de Copa serve pra fazer festa, acho até legal essas mudanças e farei questão de destacar a partida em questão kkkkk

Obrigado pelo comentário, André!

4 horas atrás, marciof89 disse:

SURINAME NA COPA.

Nada mais a declarar.

Hahahahaha em defesa da FIFA, o fato de eu carregar Suriname e Guianas na db faz com que as seleções tenham alguma vantagem na concacaf. 

Obrigado pelo curto e sincero comentário, Marcio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem vou falar nada sobre o formato da Copa, minha opinião é pública e notória hahahaha

O formato que gostei foi da apresentação em Almanaque, esse sim ficou show de bola. Com Noruega e EUA como adversários e considerando que o Paraguai vem numa crescente, acho que se classifica sem sustos. E depois logo se vê, mas ainda penso que rolam ali umas oitavas de final.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2020 em 13:05, Peepe disse:

O Paraguai sonha com o impossível, eu já sonho com o dinheiro que isso pode me render, pelos resultados e pelas vendas desse Almanaque.

HAHAHAHAHAHAHAH nem na Copa o Nandéz esquece do dinheiro.

Excelente ideia em trazer o almanaque. Grupo difícil ao meu ver, até mesmo pelo equilíbrio entre os times. O time dos EUA é bem arrumadinho ao que tudo indica tem que ficar de olho para não se complicar. O setor ofensivo da Noruega é excelente, mas os destaques parecem parar por ai né, tem algum zagueiro bom?

Acredito que consiga classificar para a próxima fase, o resto vai depender da sorte com o sorteio. 

Boa sorte na Copa, vamos que vamos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

baita trabalho c/ o Almanaque, parabéns mano! Portugal tem o favoritismo, mas o Brasil chega confiante e há sempre as potencias tradicionais do futebol europeum. O grupo é equilibrado, mas podia ser pior, só a Noruega pode oferecer perigo na teoria ja que os EUA são um leão no continente e um gatinho fora da Gold Cup 

Editado por Nacho Libre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2020 em 07:13, Tsuru disse:

Nem vou falar nada sobre o formato da Copa, minha opinião é pública e notória hahahaha

O formato que gostei foi da apresentação em Almanaque, esse sim ficou show de bola. Com Noruega e EUA como adversários e considerando que o Paraguai vem numa crescente, acho que se classifica sem sustos. E depois logo se vê, mas ainda penso que rolam ali umas oitavas de final.

Boa sorte na continuação!

Obrigado pelo comentário, Tsuru!

Agradeço também pelo elogio ao almanaque, uma ideia nova mas que fez certo sucesso, vou utilizar mais vezes em ocasiões futuras!

Classificar sem sustos talvez seja um sonho distante, entendo que a seleção vem bem mas mesmo dentro das eliminatórias passou por alguns problemas contra Chile e Peru, que nem são times tão acima da média. O formato de dois jogos é um complicador, mas é possível sim e no mata-mata seja o que Deus quiser.

 

Em 12/10/2020 em 21:25, ElPerroMG disse:

HAHAHAHAHAHAHAH nem na Copa o Nandéz esquece do dinheiro.

Excelente ideia em trazer o almanaque. Grupo difícil ao meu ver, até mesmo pelo equilíbrio entre os times. O time dos EUA é bem arrumadinho ao que tudo indica tem que ficar de olho para não se complicar. O setor ofensivo da Noruega é excelente, mas os destaques parecem parar por ai né, tem algum zagueiro bom?

Acredito que consiga classificar para a próxima fase, o resto vai depender da sorte com o sorteio. 

Boa sorte na Copa, vamos que vamos!!

Valeu pelo comentário, ElPerro!

Os dois times são bem nivelados, acho que ninguém destoa mas estou de acordo que o setor ofensivo norueguês seja o principal problema. Na defesa eles tem bons jogadores mas nenhum top mundial, é o ponto fraco e provável que eles adotem a ideia de "melhor defesa é o ataque".

 

18 horas atrás, Nacho Libre disse:

baita trabalho c/ o Almanaque, parabéns mano! Portugal tem o favoritismo, mas o Brasil chega confiante e há sempre as potencias tradicionais do futebol europeum. O grupo é equilibrado, mas podia ser pior, só a Noruega pode oferecer perigo na teoria ja que os EUA são um leão no continente e um gatinho fora da Gold Cup 

Obrigado pela participação, Nacho!

A análise dos EUA é bem acertada, essa dificuldade em ser competitiva talvez tenha relação pela falta de competitividade dentro da Concacaf. Curioso que nesse save eles sempre jogam Copa América e fazem campanhas de semifinal com frequência. Sobre a Copa de um modo geral, eu não sei o que esperar, ver o Portugal campeão em 2026 já foi um susto e sinto que os europeus sempre são mais fortes com o desenrolar do jogo, capaz de pintar um improvável bicampeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem creio que consegui, mas aqui cheguei.

Tentando te alcançar desde as montanhas de Potosí até o vale dourado de Assunção. 

Fico satisfeito em concordar com os votos e congratulações de SdM que recebeste até agora. A história vai se desenrolando de forma absurda, ainda que sendo a tua primeira.

Quando vi você ganhando pouco em 2028 achei que nunca conseguiria crescer na carreira.

Contudo, as escolhas fizeram todo sentido até aqui, a subida na Bolívia, o acesso no Paraguai, até a seleção. E fez um trabalho brilhante nela, com uma qualificação pra Copa do Mundo.

E sobra espaço para toques de genialidade, como Hugo Denis sendo convocado.

Espero conseguir acompanhar até aqui. 

Um deleite pra quem gosta de historinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Neyguaín disse:

Nem creio que consegui, mas aqui cheguei.

Tentando te alcançar desde as montanhas de Potosí até o vale dourado de Assunção. 

Fico satisfeito em concordar com os votos e congratulações de SdM que recebeste até agora. A história vai se desenrolando de forma absurda, ainda que sendo a tua primeira.

Quando vi você ganhando pouco em 2028 achei que nunca conseguiria crescer na carreira.

Contudo, as escolhas fizeram todo sentido até aqui, a subida na Bolívia, o acesso no Paraguai, até a seleção. E fez um trabalho brilhante nela, com uma qualificação pra Copa do Mundo.

E sobra espaço para toques de genialidade, como Hugo Denis sendo convocado.

Espero conseguir acompanhar até aqui. 

Um deleite pra quem gosta de historinha.

Eu imagino que foi mesmo uma luta, acompanhei ao longo dos últimos dias pelas curtidas mas vejo que valeu a pena! Agradeço demais pelos elogios, eu sei que o ficcional é um estilo muito complexo e tem sido um desafio pensar, desenvolver e postar nesse formato, mas feedbacks como o seu e a repercussão dentro da área mostram que fiz boa escolha, fico feliz mesmo com seus elogios, até porque as suas historinhas também são consagradas por aqui.

No começo eu achei que seria mais fácil também, se dissessem que eu demoraria tanto tempo pra atingir os 5 mil semanais, eu não teria acreditado. Nesse sentido vejo que o save tem 2 fases, os primeiros contratos foram "enganosos" e acima do piso salarial, acabei perdendo tempo e recomecei do quase zero para voltar a crescer organicamente.  Desde que cheguei a Bolívia as coisas entraram nos eixos e, mesmo sem conquistas, a carreira caminha cada vez melhor.

A ideia do Denis é algo que a liberdade de convocar nos permite, eu sou suspeito porque sempre fui adepto de algumas fanfarronices no FM, e caiu bem na história. Preciso inclusive enganchar a trajetória dele porque o bendito conseguiu uma transferência, embora Nández não tenha levado nada no negócio.

Obrigado de novo por comentar, ney, não deixe abrir tantas postagens antes de voltar a se atualizar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-py0a029ad7cdf4f8e1.png

Histórias para Contar.

Um certo sábio me ensinou e aprendi a carregar como mantra a frase “A história é contada por muitos e vivida por poucos”, e posso dizer que a relação com o futebol sempre foi pautada por ali: em toda a carreira no futebol amador ou semi-amador, matando um Leão por dia para ganhar meia dúzia de guaranís, eu sabia que mais do que o dinheiro, eu estava ganhando histórias para contar.

Hoje, 15 de julho, essa trajetória volta para a casa depois de seu ponto mais alto. Sarcástico eu estar aqui falando sobre a várzea depois de participar de uma copa do mundo, mais sarcástico ainda eu contar a história depois da fala sobre vivê-la. A mágica é exatamente essa: no meio de toda aquela pompa, no meio da glória, glamour e o título mundial, emerge a trajetória paraguaia, que vai ser contada hoje através das histórias que ficarão eternizadas na cabeça dos envolvidos.

A primeira história é datada de praticamente 1 mês atrás, no dia 14 de junho de 2030. Noruega x Estados Unidos fariam a abertura do grupo no Olímpico de Sevilla, e o presidente Leóz Jr conseguiu um camarote no estádio para acompanharmos a Copa do Mundo. Fui animado, pus meu melhor terno, gel no cabelo e me senti indo a um evento de gala, afinal, era Copa do Mundo. Cheguei cedo, cumprimentei o presidente e percebi o ambiente enchendo, várias sub-celebridades paraguaias, papagaios de piratas e pessoas aleatórias

- Nández, eu peço perdão – o presidente da federação justificava – eu não sabia que você queria se concentrar no jogo. A procura por camarotes está intensa, e tivemos de comportar nossos amigos nesse espaço minúsculo. Fique tranquilo, é só hoje afinal e aceite esse agrado especial.

Ele me estendeu o seu cantil particular, com o melhor whiskey que já consumi, o mesmo da garrafa ganha no gol do Hugo Denis. Dei um gole e abri um sorriso, o mundo parecia mais bonito e os problemas diminuíram num estalar de dedos. Ao olhar para ele, percebi que Nicolás falava algo, mas só prestei atenção ao final:

- … atenção ao Haaland, gosto muito de vê-lo jogar e fico preocupado.

Em campo uma partida pouco aberta, os noruegues recuavam as linhas e marcavam baixo, ao passo que os norte americanos sofriam sem saber como agredir. Apesar disso, aos 8’ Francisco Javier Martínez aproveitou o bote errado do zagueiro norueguês e abriu a contagem. Pouco após o gol, já com o cantil na metade, eu vejo algo voluptuoso e grande encostando ao meu lado: Larissa Riquelme!

- Oi Nández, saudades! A gente pode conversar?

Ignorei. Fingi estar entretido com o jogo.

- Tudo bem, eu só queria pedir perdão pelo que aconteceu e dizer que sou a maior torcedora do mamutito. Quero muito te ver fazendo sucesso nessa Copa.

- Eu te perdoo – ouvir a palavra “mamutito” me balançou – O que passou, passou, Larissa. Eu pensei muito sobre o que aconteceu e sei que não adianta guardar as mágoas. Agora, deixa eu voltar ao jogo, tudo bem? Eu não te odeio, apenas não te quero.

- Obrigado, Nández. Não se preocupe com os jogos, apenas coloque o Delgado em cima do Haaland e vai dar tudo certo.

Passado o passado, foi ele mesmo que empatou: Haaland aproveitou interceptação de Ugelvik na saída de bola americana, se posicionou no meio de uma zaga ainda perdida e desarrumada, e testou firme para as redes, 1-1. Celebrei timidamente o gol e o apito final, o empate nos colocava numa posição confortável: era vencer 1 jogo e garantir a classificação. Tínhamos duas chances para isso, e a segunda história se mistura com a primeira…

copa-1---eua-x-noruega63a0b291721127d4.p

18 de junho de 2030. O dia da nossa estreia, Paraguai x Noruega. Na minha mente martelavam a velocidade dos pontas noruegueses, o sistema de maior pressão e que buscava recuperar a bola na saída pra disparar em velocidade e deixar o Haaland em condições de gol. Na mente de todos que nos cercavam, e vinham até mim para aconselhar, era “marca o Haaland e isso basta”. Queria eu que a vida fosse simples assim…

Aos 14’ Haaland partiu pela ponta esquerda, Velázquez veio no seu encalço, foi driblado e parou o antigo prodígio na falta. Odegaard partiu pra bola, cobrou no segundo poste e encontrou Haaland que testou para as redes, 0-1. Mais 9 minutos, Haaland recebeu cobrança de lateral no meio campo, fintou Estigarribia, passou por Roa, driblou Delgado e bateu de esquerda. Um senhor golaço, 0-2.

Naquele momento o jogo era totalmente parelho, as finalizações se equivaliam e a Noruega sequer teve uma oportunidade claríssima de gol. Apesar disso, os conselhos mandando concentrar a marcação em Haaland estavam acertados, e eu só queria não enxergar a vida de forma tão complexa. Como tudo que está ruim sempre pode piorar, Odegaard entrou na área em diagonal após cobrança de lateral e acertou um foguete, 0-3 e eu nem saberia explicar o que foi que aconteceu.

Eu já me encontrava desolado a beira do campo, não podia esperar uma estreia pior ainda mais em um jogo que o 1-0 seria injusto, quiçá o 3-0. Olhava pro banco, incrédulo e reflexivo sobre o que fazer, já destrinchando a palestra do intervalo e escuto gritos. Quando viro pro campo, Velázquez pega a bola dentro do gol e carrega pro meio campo: nosso zagueirão subiu mais alto que a defesa adversária após falta lateral e descontou, 1-3.

O gol me deu ânimo, o gol nos deu ânimo, e após uma palestra entusiasmada no vestiário, eu estava confiante no improvável: sem muita organização ofensiva, parando no bom sistema defensivo norueguês, nossas chances eram na bola parada mas o próprio Velazquez levava vantagem e concluía bem a gol, exigindo boas intervenções do goleiro Hoftun. Aos 72’ Rivas foi lançado nas costas do lateral, invadiu a área, olhou e caprichou no cruzamento, Segovia veio de trás, testou firme e marcou, 2-3! Em uma das poucas chances criadas em bola rolando, o desconto aumentava. Mais um gol e jogaríamos pelo empate diante dos norte-americanos, ordenei que o time avançasse, pedi aos laterais movimentos mais ofensivos, mas seguíamos criando apenas nas bolas paradas. E resistindo, resistindo e resistindo, os noruegueses viram o tempo passar, o juiz apitar e confirmaram a classificação com o fim da partida. A nossa vida ficava para ser resolvida no último jogo.

copa-1---noruega07deb23ce7a3c814.png

 

22 de junho de 2030. A maior das histórias povoada por outras pequenas que lhe complementam. Paraguai x Estados Unidos, numa noite morna de verão da aprazível Sevilla. 72 mil pessoas, num número redondo, eram o público da noite e elas vão poder dizer que viveram a história ao contar sobre o dia.

Naturalmente aquele era meu momento e eu estava inspirado, na preleção pré-jogo eu fiz questão de perguntar a todos do elenco onde estavam no dia 03/07/2010, a última partida do Paraguai numa Copa do Mundo. Uns estavam em fase escolar, caso de nosso goleiro Martínez, com atuais 31 anos, e outros sequer tinham consciência, Nicolás Rojas tinha menos de 1 ano em 2010. Meus olhos brilhavam, os jogadores estavam afiados e a confiança batia no teto. Quando o time se enfileirou em campo para o hino nacional eu lembrei a mim mesmo para guardar aquela sensação, talvez eu nunca mais vivesse nada parecido.

O jogo começou perfeito: nossa imposição dominava o jogo, o EUA não respirava e tudo começou a ficar perfeito aos 20’, quando Blas Riveros foi pra cima e acabou derrubado por Peña, o meia americano tomou seu amarelo. Na cobrança, Rodríguez cobrou longa, Delgado voou e cabeceou, sem nenhuma chance para Horvath. 1-0, a vaga era nossa com o placar.

Aos 25’, pela mesma lateral esquerda, Rodríguez recebeu longe do gol, girou e foi derrubado num carrinho. O mesmo Peña que fora advertido no lance do gol, tomou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. 1-0 e um a mais, aquilo era um sonho! O jogo seguiu um sonho, nossos laterais tinham o campo para finalizar em diagonal, Franco tinha espaço na armação e não atropelamos nos números mas merecemos o segundo gol. Ele não veio, e o futebol mostrou sua face mais cruel.

Aos 54’ forçamos a saída baixa, como vinha acontecendo regularmente e com eficiência, a pressão deles encaixou mas Enrique Acosta calculou mal, entregou a bola longa buscando Riveros e eles recuperaram. Francisco J. Martínez foi lançado, sozinho mas abriu na ponta esquerda, cruzou para Pulisic também sozinho, mas naquelas conspirações que parecem divinas de tão precisas, ele recebeu e testou no contrapé de Martínez, 1-1 que devolvia a vaga aos norte americanos.

A reação imediata foi esperar: nosso jogo entrava e as chances se acumulavam, elas seguiriam se acumulando e alguma bola entraria. Aos 71’ quando Rivas recebe, finta o zagueiro, invade a área e praticamente recua para o goleiro, o desespero bateu. Saquei ele imediatamente, pus Ríos e pedi calma na cara do gol, a jogada do gol ia sair, tinha que sair. Os 10 minutos finais foram de intensa loucura, os americanos ganhavam o tempo que podiam, nós rezávamos aquilo que podíamos e o tempo corria mais rápido que sabia. Quando o juiz deu 4 de acréscimo, eu baixei a cabeça e gritei ao time para avançar, como num último suspiro.

Passaram o 90’, o 90+1’, +2’, +3’ e o +4’. O relógio marcava 90+4:24’’ quando Avalos recebia de costas para o gol no meio campo. Eu olhava fixamente para o árbitro a espera do movimento que encerraria o jogo, até que a bola chegou em Blas Riveros na lateral esquerda e o juiz seguia concentrado no campo. Nosso lateral invade a área e cruza. Naquele momento, eram 13 jogadores na área: 6 nossos, 7 deles (contando com o Riveros e o goleiro). Mesmo assim, Rojas deu dois passos para trás, recebeu livre e chutou forte, o goleiro Horvath caiu, mas a vida é feita das histórias para contar: a bola rebate em Cenzato, sobra para William Riveros e o homem de 350 milhões de reais chuta para um gol vazio, 2-1. A inacreditável classificação veio com um gol aos 90+5’ num jogo com 4 de acréscimos.

Enquanto eu olhava para o bandeirinha, apenas para confirmar, todo o banco atrás de mim invadia o campo. O bandeira correu pro meio, o juíz confirmou o gol e eu fui junto, cruzei o campo atrás de Riveros, incrédulo, eufórico e extasiado. Aquele momento valeu os salgados do bar do Humaitá, os cigarros com o KinoTáchira, as rezas no Sagrado Corazón, o whiskey do Mendoza, o Resistiré do Hugo Denis, aquele momento valeu toda a carreira, aquela foi a maior história que eu teria pra contar.

O jogo acabou logo em seguida, os norte americanos voltariam tristes para a casa mais cedo depois do gol de Riveros. E o mantra é: se norte americanos estão tristes, os latinos americanos estão felizes!

copa-1---eua55f85956036543d2.png

 

O nosso grupo acabou com a liderança norueguesa, 4 pontos, o Paraguai em segundo, com 3 pontos, e os eliminados EUA com 1 ponto solitário. Nas oitavas, o adversário era mesmo Portugal, líder com 6 pontos e uma campanha irretocável.

Enfrentar o atual campeão em Copa é uma sina particular, o Portugal era muito favorito e fiz questão de ressaltar isso na coletiva pré-jogo, na palestra e em toda a postura naqueles dias que antecederam a partida. No dia 26/06/2030, no Santiago Bernabéu, chegara o grande momento de minha vida!

Os portugueses vivem a maior geração de suas vidas e, apesar da aposentadoria do Cristiano Ronaldo, o legado é inigualável: Diogo Jota, Rafael Leão e Bernardo Silva são craques, no início do fim de carreira, complementados por Isaac Pereira e Augusto Vale, num meio-ataque que eu logo aprendi que não perdoa. A seleção portuguesa tem em seu histórico recente o título da EURO em 2024, da Copa do Mundo em 2026, e um vice campeonato da UEFA Nations League em 2027. Ocupa o justo segundo lugar no ranking mundial da FIFA.

Aos 6’ eu entendi a qualidade do ataque português: Diogo Jota puxou contra ataque de trás do meio campo, fintou Acosta e conduziu em velocidade até a área, quando finalizou com categoria, 0-1. Depois do baque, era necessário a reação e ela veio cedo: aos 22’ Roa foi ao fundo, refugou, deu para atrás e recebeu de volta, cruzou de direita mesmo sendo canhoto, Ríos escorou e Ávalos encheu o pé na gaveta, 1-1. O empate cedo nos encheu de confiança, mas caímos do cavalo aos 35’: aos 32’ o VAR é chamado para averiguar a falta numa cobrança de lateral, o juiz confirma o pênalti e Bernardo Silva marca, 1-2; aos 35’ falta na área e Bernardo Silva desvia de cabeça, naquele momento Portugal finalizava pela terceira vez no jogo e fazia o terceiro gol, 1-3. A eficácia de 100% era inacreditável, tornava o placar injusto mas não incontestável.

Para o segundo tempo, eu nada tinha a fazer: se abrisse o time, ficaria suscetível a contra ataques, se eu fechasse jamais empataria. Nesse impasse, o time voltou a campo finalizando mais, criando mais e convertendo menos: aos 76’ novamente contra ataque português, Isaac Pereira aparece livre e desvia de cabeça para fechar a conta em 1-4. Uma doída eliminação que teve na alta nota do goleiro português Mustapha um ponto triste e que evidencia as nossas sempre presentes limitações ofensivas.

copa-1---portugal81f2cc565d75d71e.png

No fim das contas, fomos até onde nos foi possível, cumprimos com a expectativa básica e saímos da Espanha com histórias para contar, não a toa a nossa trajetória se resume a elas.

- Saio da Copa com um sentimento de querer fazer história pelo Paraguai, coisa que nunca antes eu tinha sentido. A reação ao gol do Riveros, as imagens de Assunção festejando, o potencial desse time. Tudo isso mexe comigo, Leóz, e eu não sei se fico mas eu realmente gostaria de fazer tudo de novo e levar essa nação a felicidade.

A fala acima resume nossa Copa e foi dita no aeroporto, quando o presidente da federação perguntou “Posso contar com você para a Copa América?”. Tentando ser um pouco mais objetivo, eu concluí:

- Façamos o seguinte, me deixe pensar, refletir e desenvolver melhor meus pensamentos. Em breve eu lhe respondo.

Ainda estava fresco na minha cabeça aqueles 4 jogos e o desempenho do plantel evidencia o mais curioso: apesar de sofrer 8 gols em 3 jogos, são os 2 zagueiros que voltam para a casa com as notas mais altas: Velázquez e Delgado, impulsionados pelos gols marcados, atingiram 7.05 e 7.30 respectivamente. Estigarribia e Ávalos, também importante com seus gols e assistências, foram os outros 2 que terminam a Copa acima de 7 nas notas. As estatísticas refletem um bom uso do elenco, necessário pois a parte física pesava na sequência de jogos curta, e também mostram que a produção ofensiva ficou devendo, foram poucas chances criadas pela dupla de ataque e o número de gols marcados limitou-se ao heróico de Riveros, com Ríos e Rivas se revezando e cumprindo aquele que era meu maior temor desde as Eliminatórias, o do vazio de gols por parte deles.

Números, números e números. Vou precisar me debruçar sobre eles e repensar no jeito de jogar para que o time desenvolva melhor a produção ofensiva, hoje ainda alta na quantidade de finalização mas baixa na qualidade das mesmas.

copa-2---plantelaaa76e92f375d3ef.png

Antes da conversa sobre permanência ou não no projeto, eu tive o privilégio de usufruir dos luxos de minha posição e pude ver a Copa do Mundo in loco, como um turista pela Espanha. Milagres que nosso salário alto nos faz…

O torneio viveu momentos em baixa, como já esperado a fase de grupos foi monótona e teve apenas uma surpresa: a eliminação da Holanda por saldo de gols, num grupo que tinha Gana e Chile. Fica a curiosidade que os argentinos quaaase ficaram pelo caminho, empataram os dois primeiros jogos e só classificaram pela incompetência adversária.

copa-2---gruposf3c1dbb533fd8f91.png

A partir do Mata-Mata, a coisa começou a ficar mais pesada: há uma nítida supremacia europeia, vista desde as oitavas, quando Colômbia, Brasil, Uruguai e Perú caíram em confrontos contra europeus. A exceção foram os chilenos, que venceram os franceses e atingiram as quartas, além dos argentinos, que derrotaram os belgas na segunda fase, e foram empilhando vitórias num chaveamento favorável contra Irã e Mali. Na hora do “vamo ver” o crescimento argentino foi claro, com a equipe passando por cima da Alemanha na semifinal. Do outro lado, os turcos sofreram mas venceram Portugal nos pênaltis e chegaram a uma final inédita. O jogo final no Camp Nou foi algo incrível e consagrou uma torcida fanática e extremamente carente: sem ganhar nada desde 1993, os argentinos derrotaram os turcos por 2-1 numa partida bem disputada e levantaram seu tricampeonato mundial. Na disputa de terceiro lugar, Portugal derrotou os alemães por 2x1 e completou o pódio.

copa-2---mata-mataad50c9b39bbfe2c2.png

16avos de Final  | Estatísticas dos Jogadores

 

E a pergunta que fica: para onde vai Nández a partir de agora? Eu não sei dizer, se por um lado eu amo meu salário, por outro me incomoda o fato de não pode estudar filiado a federação e sei o quanto é prejudicial ter no currículo somente uma licença nacional B. Passado esse momento, comecei a sondar possibilidades. A priori a imprensa me cogitou no San Lorenzo (PAR), substituindo Daniel Alves (ele mesmo!) mas o clube jogava apenas a Intermedia e não é a minha intenção retornar para o torneio. Em seguida, busquei por conta própria meus contatos, fui atrás de clubes na Série B brasileira mas nenhum me chamou para a entrevista, até que alguém me respondeu:

- Olá, Nandéz! Eu sou Marcos Nuñez, presidente do Sol de América, estou muito feliz pela sua iniciativa. O que acha de uma entrevista?

O Sol de América é um clube tradicional sem muitas conquistas, a equipe estava em 7º lugar na Copa TIGO e tinha um projeto ousado, que visava mais consolidar a colocação nos últimos anos, um 5º e 3º lugar em 2028 e 2029, num projeto que tinha o claro objetivo de alocar o clube entre os mais fortes paraguaios.

Com isso, o antigo treinador foi descartado depois de irregular campanha e eles buscavam alguém. O projeto em si me chamou a atenção e gostei de todo o cuidado que tiveram na entrevista, o time não era grande em si mas tinha motivos para almejar coisas grandes e eu sabia da possibilidade de chegar rápido a uma Libertadores. Por um momento, eu me senti tentado e aguardei ansiosamente o contato de retorno do presidente do clube, que aconteceu em 28/07:

proposta-sol-de-americaf93aa2ac77b55671.

- Presidente, gosto do projeto e do que você almeja, mas deixa eu perguntar sobre a questão salarial, tem como aumentar um pouco?

Ao meu lado, Rivaldo pedia minha compreensão e argumentava que 10 mil com a possibilidade de estar ativo todo dia, com rotina de treinador, e estudo na Conmebol me fariam bem. Ainda assim eu aguardava na linha esperançoso do presidente do Sol de América ampliar a oferta:

- Bom, Nández, o quanto você sugere? Eu consigo ampliar para 12 mil semanais, nada mais que isso.

- Pensei em 17.500, o que acha?

- Isso está totalmente fora de nossos orçamentos. Você poderia repensar?

- Não posso. Obrigado.

E desliguei o telefone. Em seguida liguei para o presidente da federação paraguaia para avisar:

- Alo, Nicolás? Gostaria apenas de dizer, eu vou junto com você para a Copa América! Esquece minhas dúvidas, estamos juntos!

Antes que ele pudesse dar alguma resposta me questionando, eu desliguei e pedi para que o Rivaldo retornasse a ligação garantindo minha permanência com todos os acordos necessários. Apesar de saber o quanto estarei estagnado por aqui, 17 mil semanais fazem toda a diferença...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Histórias para contar. 14/10
9 horas atrás, Peepe disse:

- Alo, Nicolás? Gostaria apenas de dizer, eu vou junto com você para a Copa América! Esquece minhas dúvidas, estamos juntos!

Mas que corno HAHAHAHAHAHHA

Acho que a campanha na Copa foi razoável. Digo, fez o que podia né, pegou logo o campeão da última copa, aí é complicado. Mas o time jogou bem contra EUA e Noruega. A notícia triste fica para a Argentina campeã.

Eu teria aceitado o convite do Sol, isso te faria melhorar como técnico, mas pra ficção foi perfeito, agora eu to curioso pra ver onde isso vai dar

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que Copa foi essa. Esse gol da vitória nos acréscimos...sensacional. Foi até onde deu e cumpriu muito bem as expectativas.

Sinceramente, eu teria deixado a seleção e rumado para o Sol de América. Mesmo com o salário não tão alto, não sei...acho que daria outras possibilidades. Mas vejamos o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro das possibilidades, fez o que dava pra ser feito na Copa, deu trabalho pra "ótima geração norueguesa", ganhou dos norte-americanos, mas Portugal, atual campeão, era complicado mesmo. Se tivesse conseguido o 1º lugar, garanto que não teria passado o vexame que passou a Noruega haha

Boa sorte no Sol de América agora na sequ... ah, não, pera, vai continuar na seleção. Então boa sorte na Copa América haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É jogo pra comemorar com o celular em meio ao peito! Que vitória maiúscula.

Hernandez é treinador de topo, só falta receber como tal hahaha 

No Sol de América viria Libertadores e tudo mais, uma pena que fecharam a mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que realmente importa são as histórias para o Nandéz contar nas festas de final de ano tomando um chá de coca com as tias heheh. 

A fase de grupo foi dentro do que imaginei, sofreu com o poderio de ouro da Noruega e fez um jogo duro contra os EUA. No fim das contas, os comandados por Nandéz mostraram sua força e ficou aquele gostinho de quero mais, quem sabe não venha na Copa América? 

Achei que fez certo em rejeitar o Sol de América, que embora seja um time maior que o Resistências, ainda não é um clube capaz de mudar o treinador de patamar dentro da América. Quem sabe no pós Copa América não sobre uma vaguinha por aí? O campeonato argentino acaba nessa época, quem sabe não rola uma proposta, que não seja do Boca hahah. 

Boa sorte na sequência, Pepe!! 

E claro, manda um beiro pra Larissa hahah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2020 em 02:16, marciof89 disse:

Mas que corno HAHAHAHAHAHHA

Acho que a campanha na Copa foi razoável. Digo, fez o que podia né, pegou logo o campeão da última copa, aí é complicado. Mas o time jogou bem contra EUA e Noruega. A notícia triste fica para a Argentina campeã.

Eu teria aceitado o convite do Sol, isso te faria melhorar como técnico, mas pra ficção foi perfeito, agora eu to curioso pra ver onde isso vai dar

Boa sorte!

Obrigado pelo comentário, Márcio!

Que o Nández foi corno é notório, mas isso são águas passadas hahaha

O triste da Copa tão grande, é que dá vontade de jogar mais vezes. Dentro dos limites, cumprimos as expectativas e com mais sorte, teríamos feito mais frente a Portugal mas não tem muito o que lamentar pela posição que ambas as seleções ocupam.

Eu achei interessante o convite do Sol mas a regra do save é clara quanto a não abrir mão de um cargo por outro de salário menor. Eu só não esperava que o corte salarial seria tão baixo no Sol mas paciência, e que venha a Copa América!

 

Em 15/10/2020 em 07:29, Tsuru disse:

Rapaz, que Copa foi essa. Esse gol da vitória nos acréscimos...sensacional. Foi até onde deu e cumpriu muito bem as expectativas.

Sinceramente, eu teria deixado a seleção e rumado para o Sol de América. Mesmo com o salário não tão alto, não sei...acho que daria outras possibilidades. Mas vejamos o que acontece.

Fala, Tsuru, obrigado por comentar!

A Copa foi de tirar o fôlego, os jogos sempre muito abertos e a coroação com o gol nos acréscimos é algo que sempre comove.

Sobre o Sol, cumpri aquilo que pretendi da criação da história, fui aonde pagava mais ainda que eu também reconheça a estagnação. Não vai ser a primeira vez que o Nández se cega pelo dinheiro e escolhe o que parece pior logicamente, mas por outro lado, estou animado com a seleção e ansioso pelo futuro.

 

Em 15/10/2020 em 09:49, div disse:

Dentro das possibilidades, fez o que dava pra ser feito na Copa, deu trabalho pra "ótima geração norueguesa", ganhou dos norte-americanos, mas Portugal, atual campeão, era complicado mesmo. Se tivesse conseguido o 1º lugar, garanto que não teria passado o vexame que passou a Noruega haha

Boa sorte no Sol de América agora na sequ... ah, não, pera, vai continuar na seleção. Então boa sorte na Copa América haha

Valeu por comentar, div!

Você também reparou na derrota da Noruega pra Mali? Eu fiquei inconformado, o Paraguai não faria tão feio. O time deles é surpreendentemente bom, o Haaland é absurdo e estava imparável nessa Copa, uma pena pois com um empatezinho naquele jogo e tudo seria diferente.

Vou continuar na seleção? Agradeço o desejo de sorte.

 

23 horas atrás, Neyguaín disse:

É jogo pra comemorar com o celular em meio ao peito! Que vitória maiúscula.

Hernandez é treinador de topo, só falta receber como tal hahaha 

No Sol de América viria Libertadores e tudo mais, uma pena que fecharam a mão.

Obrigado por acompanhar, Ney!

Essa coisa de celular no peito é algo que está fora da vida do Nández e suas comemorações, mas realmente valeu pela alegria.

O Sol de América não veio mas o sol nasce para todos, e há outro caminho para seguir a vida daqui pra frente.

 

1 hora atrás, ElPerroMG disse:

O que realmente importa são as histórias para o Nandéz contar nas festas de final de ano tomando um chá de coca com as tias heheh. 

A fase de grupo foi dentro do que imaginei, sofreu com o poderio de ouro da Noruega e fez um jogo duro contra os EUA. No fim das contas, os comandados por Nandéz mostraram sua força e ficou aquele gostinho de quero mais, quem sabe não venha na Copa América? 

Achei que fez certo em rejeitar o Sol de América, que embora seja um time maior que o Resistências, ainda não é um clube capaz de mudar o treinador de patamar dentro da América. Quem sabe no pós Copa América não sobre uma vaguinha por aí? O campeonato argentino acaba nessa época, quem sabe não rola uma proposta, que não seja do Boca hahah. 

Boa sorte na sequência, Pepe!! 

E claro, manda um beiro pra Larissa hahah.

Valeu, ElPerro!

O gostinho de quero mais é triste porque há um gostinho de "podemos mais", só 3 jogos e já decidindo a vida assim torna tudo complicado. Vamos ver se a Copa América supre essa necessidade de ter mais que ficou pelo caminho na Espanha.

Com relação ao Sol, concordo que era um passo a frente olhando pros clubes mas também estou de acordo que para caminhar após a seleção é possível pensar em algo maior. Não sei se o Boca, ou algum gigante fora do Paraguai, mas acho que a atual posição do Nández pode surpreender. É interessante perceber que o FM se divide (ou pelo menos dividia) em 3 reputações diferentes: a global, a continental e a local. A reputação local é sempre a maior, então a chance da carreira ter um ou dois passos no quintal de casa é considerável, tendo em vista os sucessos com o Resi e a seleção. Até a Copa América tem água pra rolar, vamos ver mas acho essa dinâmica mais provável antes de consolidar de vez a posição no continente.

Agradeço pela sorte, dispenso os beijos para a Riquelme hahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, já falei que essa Larissa tá uma Baranga, com seu salário vc consegue coisa melhor Nandez! Kkk 

O desempenho na copa foi dentro do previsto. Nem a mais nem a menos. Particularmente, não gosto de treinar seleções pelo número pequeno de jogos e a questão dos cursos, mas gosto de ver outros disputando. 

Que venha a Copa América, e quem sabe uma final!

Boa Sorte, no jogo e no amor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puuuutz, Sol de América? Nada muito contra, mas para quem estava na Seleção paraguaia eu imaginava você indo já para um Cerro Portenho, Olímpia, Guarani no mínimo...Estranho, me parece estar demorando já para vir clube maior, apesar que seu objetivo é a grana e não o time, mas mesmo assim.....entretanto, boa sorte ai. E em tempo que traulitada de Portugal hein?hehehe Boa sorte na sequencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez um brilhante campanha na Copa comandando o Paraguai, o jogo contra os EUA's foi algo histórico, de fazer até o mais quieto e frio dos torcedores, sair gritando gol e quebrando tudo que vem pela frente.
Apesar do placar, a eliminação para Portugal foi algo dentro do "normal", a equipe acabou simplesmente caindo para o até então detentor do título de Campeão Mundial e uma das seleções mais fortes da atualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande copa. Conseguiram recuperar a dignidade da seleção paraguaia, que vinha perdida há um bom tempo. Fizeram dois bons jogos na fase de grupos, mas no mata-mata o negócio complicou. Pegar o atual campeão logo de cara é pra matar. Agora é ajustar uns detalhes e fazer história de novo na Copa América. VAMOS, ALBIROJA!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma boa campanha na copa, drama até o final contra os americanos, e tomou aquela surra de benga mole de Portugal paoskpasokpsak. Mas tudo bem, os cara tava brabo. 

Uma merd é ver Turquia e Argentina na final. "ACABOU COPA DO MUNDO, ACABOU! CAMPEONATO MANCHADO!"

Coisas que me surpreenderam: Suriname, Uzbequistão na copa. Mesmo a copa tendo ampliado, ainda assim são seleçoes super pequenas e que sempre encontram dificuldades, ve-las na copa, me alegrou. Suriname parece estar conseguindo reter talentos, e isso pode ter ate prejudicado a Holanda. Mali tambem, parece estar perdendo menos jogadores pra europa e ja se sobressai na copa, caindo apenas pra campeã. Interessante.

O Sol de america ofereceu pouco, entao Nandito segue ao lado da Larissinha, digo, na seleção paraguaia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa campanha na copa. Podia ter perdido por um pouco menos para Portugal, mas classificação era muito difícil mesmo.

Pessoalmente queria ver o treinador em um clube de novo, mas pra história do save fez todo o sentido ficar na seleção. Por isso acho que foi a decisão correta. A ver até quando fica por lá, já que o treinador parece estar louco pra pular fora do barco, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2020 em 17:24, Felipe Coutinho disse:

Rapaz, já falei que essa Larissa tá uma Baranga, com seu salário vc consegue coisa melhor Nandez! Kkk 

O desempenho na copa foi dentro do previsto. Nem a mais nem a menos. Particularmente, não gosto de treinar seleções pelo número pequeno de jogos e a questão dos cursos, mas gosto de ver outros disputando. 

Que venha a Copa América, e quem sabe uma final!

Boa Sorte, no jogo e no amor! 

HAHAHAAH valeu pela participação, Felipe!

Eu preciso ser justo, Larissa está velha mas Nandéz é um senhor de sobrepeso, não está mais na idade de ir atrás de jovens lindas. 

Confesso que essa relação do calendário com a seleção foi útil porque fez a história andar em tempo, e é uma experiência muito maneira de desenvolver uma seleção sem praticamente nenhum jogador conhecido (já que todo mundo aposentou). Eu particularmente nunca curti muito jogar com seleções mas essa foi uma ótima experiência. A ver o que o futuro nos reserva!

Obrigado pelo comentário!

 

Em 19/10/2020 em 19:23, tricolor de coraçao disse:

Puuuutz, Sol de América? Nada muito contra, mas para quem estava na Seleção paraguaia eu imaginava você indo já para um Cerro Portenho, Olímpia, Guarani no mínimo...Estranho, me parece estar demorando já para vir clube maior, apesar que seu objetivo é a grana e não o time, mas mesmo assim.....entretanto, boa sorte ai. E em tempo que traulitada de Portugal hein?hehehe Boa sorte na sequencia!

Obrigado pela participação, tricolor!

O Sol de América foi uma oportunidade que surgiu, coisa que nos outros clubes não apareceu. Eu não acho que seja assim tão estranho, afinal, até outro dia o time era o Resistencia e as glórias celebradas eram um segundo lugar da Intermedia, a hora dos grandes clubes vai chegar e talvez esteja próxima mas considero a evolução bem orgânica tendo em vista o que conquistei e a nacionalidade do Nandéz.

A porrada pra Portugal foi um bom aprendizado. Valeu pelo comentário!

 

Em 19/10/2020 em 22:41, IgorRod1991 disse:

Fez um brilhante campanha na Copa comandando o Paraguai, o jogo contra os EUA's foi algo histórico, de fazer até o mais quieto e frio dos torcedores, sair gritando gol e quebrando tudo que vem pela frente.
Apesar do placar, a eliminação para Portugal foi algo dentro do "normal", a equipe acabou simplesmente caindo para o até então detentor do título de Campeão Mundial e uma das seleções mais fortes da atualidade.

Opa, Igor, obrigado por participar!

Brilhante eu não diria mas sem dúvidas foi marcante, o jogo contra o EUA entra na minha prateleira pessoal de grandes partidas vividas em um Football Manager. É impossível ser frio quando isso acontece e minha reação frente ao computador foi mesmo eufórica.

Sobre a eliminação pra Portugal, resumiu bem: achei o placar até mais elástico do que o jogo realmente foi mas evidenciou duas deficiências desde as eliminatórias: a dificuldade para marcar gols e o sistema de jogo que abre espaço para contra ataque. Se eu pudesse voltar não faria nada diferente, coloco mais na conta do azar do sorteio e lamento mais não buscar o empate diante da Noruega, que nos daria a liderança, do que perder pra Portugal.

 

Em 20/10/2020 em 10:10, Henrique.C disse:

Grande copa. Conseguiram recuperar a dignidade da seleção paraguaia, que vinha perdida há um bom tempo. Fizeram dois bons jogos na fase de grupos, mas no mata-mata o negócio complicou. Pegar o atual campeão logo de cara é pra matar. Agora é ajustar uns detalhes e fazer história de novo na Copa América. VAMOS, ALBIROJA!!

Obrigado por participar, Henrique!

De um ponto de vista nacional, voltar a Copa depois de 20 anos e classificar como foi diante dos EUA é algo que os paraguaios podem ter orgulho. Foi uma história e tanto pra contar, apesar de não termos nem sequer sonhado com algo mais agudo.

 

17 horas atrás, Valismaalane disse:

Fez uma boa campanha na copa, drama até o final contra os americanos, e tomou aquela surra de benga mole de Portugal paoskpasokpsak. Mas tudo bem, os cara tava brabo. 

Uma merd é ver Turquia e Argentina na final. "ACABOU COPA DO MUNDO, ACABOU! CAMPEONATO MANCHADO!"

Coisas que me surpreenderam: Suriname, Uzbequistão na copa. Mesmo a copa tendo ampliado, ainda assim são seleçoes super pequenas e que sempre encontram dificuldades, ve-las na copa, me alegrou. Suriname parece estar conseguindo reter talentos, e isso pode ter ate prejudicado a Holanda. Mali tambem, parece estar perdendo menos jogadores pra europa e ja se sobressai na copa, caindo apenas pra campeã. Interessante.

O Sol de america ofereceu pouco, entao Nandito segue ao lado da Larissinha, digo, na seleção paraguaia!

Fala, Vali!

Em resumo foi bem hahaha vinguei o imperialismo vencendo os americanos no final mas não foi possível fazer o pacote completo porque os portugueses deitaram e rolaram na gente. O jogo em si foi até bom, mas a qualidade deles pesou.

Eu cheguei a comentar aqui já, o Suriname na copa deve ter alguma relação com o fato de eu ter carregado a db do país, afinal a ideia era jogar em toda a América do Sul. Numa eliminatória de Concacaf que já é fácil, com os times mais desenvolvidos que os dos concorrentes e a sobra de vagas, o Suriname bateu lá seu ponto. As outras surpresas são mesmo curiosas, principalmente o Uzbequistão, porque Mali é novidade mas toda Copa chega pela África uma seleção estreante ou mesmo distante nas últimas copas.

Se não tem Sol, tem Larissa Riquelme hahaha obrigado pelo comentário!

 

16 horas atrás, Danut disse:

Boa campanha na copa. Podia ter perdido por um pouco menos para Portugal, mas classificação era muito difícil mesmo.

Pessoalmente queria ver o treinador em um clube de novo, mas pra história do save fez todo o sentido ficar na seleção. Por isso acho que foi a decisão correta. A ver até quando fica por lá, já que o treinador parece estar louco pra pular fora do barco, rs.

Obrigado pela participação, Danut!

O dolorido dos 4-1 pra Portugal é que o jogo foi mais parelho do que o placar sugere, tomar 3 gols nos 3  primeiros remates desmontou qualquer chance de reação que poderíamos ter. Eu lamento mais pela derrota da Noruega, que nos colocaria diante de Mali nos 16avos, do que necessariamente pelos 4 gols de Portugal.

Com relação ao desejo de clube, não digo louco para pular fora do barco mas de fato o calendário mais espaçado, as impossibilidades de estudar mesmo quando o tempo vago é muito maior, o que faz 0 sentido, e a estrutura não ser de um clube, faz com que oportunidades sejam buscadas. Em minha defesa, as ofertas raramente brotam do nada, é sempre preciso um "concorrer ao cargo" antes e para dar uma balançada no save é interessante ameaçar pular do barco. A ver o que o futuro reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...