Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul


Peepe

Posts Recomendados

Cara esses gols de desespero que são anulados são muito sádicos mesmo.

Talvez eu ande muito pistola, mas quando o presidente novo entrou eu teria saído.

O bom que a vitoria sobre o Nacional "No" tirou eles do playoff.

Agora que aniversário hein... aff... só quero ver essa alpinista na torcida do Paraguai na próxima Copa, com que cara, e decote, estará!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2020 em 12:26, Henrique M. disse:

Conseguiu manter o clube e deixa ele na primeira divisão, agora, é ver o que a estadia na seleção paraguaia pode render financeiramente para o treinador.

Obrigado pelo comentário, Henrique!

Objetivos cumpridos, apesar dos pesares. Financeiramente a seleção é um elevador e tanto, os 17 mil que ganho lá é um sonho pra quem chorou pra ganhar 5 mil no Resistencia, mas a ver como o futuro vai se desenrolar e se em algum momento vai rolar a queda também.

 

Em 16/09/2020 em 12:43, Tsuru disse:

Resistencia resistiu e se manteve na Primeira Divisão. Acho que deixou o clube no momento certo - independente da seleção paraguaia - pois agora a régua vai subir e geralmente a segunda temporada de um time promovido é ainda mais dura que a primeira. Foi um belo trabalho, no fim das contas.

Sobre a seleção, acho difícil não ir pelo menos para a repescagem. Mas a equipe está jogando bem, vide a difícil vitória sobre a Venezuela e a derrota vendida caro para o Uruguai. Se fizer bons jogos ainda pega a vaga direta na copa.

Boa sorte na continuação!

Obrigado pelo comentário, Tsuru!

Eu diria que na segunda temporada passamos a ser vítimas de nossas próprias expectativas: permanecer com alguma tranquilidade em um ano faz com que a crença seja de evoluir para um meio de tabela consolidado e nem sempre a passagem é tão simples. Saio de cabeça erguida, apesar da diretoria não ir muito com minha cara, e torcerei sempre pelo clube mas sim, era hora de respirar novos ares. 

Quanto a seleção, estamos administrando bem e a vida vai ser resolvida no confronto direto. Estou otimista, afinal, até na repescagem nós seríamos favoritos. Vamos aguardar

 

Em 16/09/2020 em 14:40, Henrique.C disse:

É... Foi complicado. O título da att já fala tudo. Apesar disso, foi um excelente trabalho com o Resistencia. Agora bola pra frente, e rumo a copa!

Obrigado por acompanhar, Henrique!

Perdi a mão nessa reta final, foi nosso pior turno mas não estraga o trabalho que foi feito. Vamos em frente!

 

Em 16/09/2020 em 20:06, div disse:

Realmente, um final melancólico para uma passagem tão boa de Nández à frente do Resistência. Pelo menos garantiu o time na elite e pode se focar na seleção.

Fiquei com pena do aniversariante (atrasado se entendi direito), faz uma festa para tentar esquecer um fim de contrato que não foi dos melhores e se depara com uma traição assim. Sugeriria voltar para o karaoke cantar mais Resistiré

Obrigado por acompanhar, div!

O aniversário foi sim atrasado, coloquei o nascimento de Nandéz em 01/12 e a festa foi no dia 10/12, já ao fim da temporada. Era para ser um dia feliz e foi isso que aconteceu... Vida que segue pois um homem sem chifres é um animal indefeso.

 

Em 17/09/2020 em 00:45, marciof89 disse:

Um final indigno para uma das figuras mais carismáticas a estar no Paraguai nos últimos tempos. Uma pena, mas pelo menos fica a sensação de dever cumprido.

Importante é que no fim, acabou acontecendo o que eu julgo o mais "correto", que é o técnico focar apenas na seleção.

Boa sorte!

Obrigado pela força, Marcio!

De fato, um fim onde todas as partes estavam "saturadas": os jogadores já não rendiam tanto, eu já não rendia tanto e os resultados definharam mas foi o suficiente para garantir. Vida que segue nessa novidade que é a vida na seleção, é duro acompanhar jogos de times terceiros por tanto tempo mas não há outra escolha e acho legal que a história caminhe tanto tempo.

 

13 horas atrás, Andreh68 disse:

Cara esses gols de desespero que são anulados são muito sádicos mesmo.

Talvez eu ande muito pistola, mas quando o presidente novo entrou eu teria saído.

O bom que a vitoria sobre o Nacional "No" tirou eles do playoff.

Agora que aniversário hein... aff... só quero ver essa alpinista na torcida do Paraguai na próxima Copa, com que cara, e decote, estará!

 

Obrigado por sempre acompanhar, André!

Cara, impedimento em si é o maior anti-clímax do futebol, com ou sem VAR. Quando sai o gol, naquela situação, tudo o que você não quer é olhar para o bandeirinha e ver onde ele está e fazendo o que. Infelizmente foi uma emoção para testar o coração apenas, impedimento justo e sem ter o que reclamar.

Quanto ao presidente, eu fiquei com receio de chutar o balde e o time desandar definitivamente mas confesso que a possível demissão já me deixou indignado. Não sou tão cabeça quente e não sairia mas é desrespeitoso, e tentei trazer isso em partes com a trajetória melancólica do Nandéz. Sobre Larissa Riquelme, a participação dela na Copa foi algo que eu não tinha pensado mas ganhei ideias, como disse acima, é ter tranquilidade pois um homem sem chifres é um animal indefeso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-py0a029ad7cdf4f8e1.png

Rios de Esperança!

Sem mulher, sem clube, sem reconhecimento, aquele foi um final de ano que prometia muito e acabou sendo um dos mais melancólicos na minha vida. A família bem que tentou ajudar, naqueles dias os sobrinhos nem cobraram os presentes mais caros e ficaram felizes com a camisa da seleção que ganharam:

- O Riveros é o máximo, Nandéz, eu adoro ver ele jogar no nosso United…

Quando, as vésperas de janeiro, William Riveros anunciou a venda para o Real Madrid, eu senti o cheiro de fogo no quintal. Corri para ver o que era, lá estavam os dois queimando a camisa do United:

- Agora a gente é Real, temos que renegar o nosso antigo time

- E, afinal de contas, sobrou um pouco de querosene da nossa fase anarquista. - completara o segundo sobrinho.

Vê-los concluir a destruição de uma camisa do Manchester United foi um pequeno momento de felicidade diante de todo marasmo de dezembro. Eu nem mesmo podia me distrair com a televisão pois o escândalo tornou-se nacional e a ordinária aproveitava como podia para aparecer na TV, ganhou até um programa em horário nobre na maior TV do país. Eu lamentava, era o famoso misto de saudade e ódio que não mexia comigo desde que eu tinha 25 anos. Fazia tempo…

Foi um fim de ano duro, é verdade, mas eu tinha o fiel Rivinha ao meu lado tentando me consolar. Ou pelo menos ele tentava.

- Olha, Nandéz, você viu quem é o novo técnico do Internacional lá do Brasil? Agora é seu dever monitorar o continente, você sabe.

- Quem é o sortudo?

- Hernán Crespo, o centroavante trombador, 115 mil por semana. Sortudo mesmo hein? Um dia a gente chega lá?

- É mesmo? Não sabia que você era treinador de futebol…

A resposta ácida veio refletindo meu mau humor, mas com uma curiosidade naquilo que ele olhava pelo celular: a lista dos treinadores mais bem pagos do mundo e da América. No mundo já ficou sem graça, o José Mourinho vai completar 10 anos ganhando 1,5 milhão por semana no Tottenham. Na América, Crespo assumiu com larga vantagem essa ponta: se tirarmos da lista os clubes norte-americanos e o Ricardo Gomes no futebol chinês (perdoem mas não consigo filtrar a nacionalidade dos clubes, apenas dos treinadores), temos Matias Almeyda, com o Grêmio, e Héctor Tapia, com o Bahia, no top-3, seguidos por Antonio Mohamed do Flamengo e Ney Franco do Atlético MG. Todos na faixa salarial entre 65 mil e 42 mil semanais. Dentre os paraguaios, meu nome retorna a segunda colocação após a perda do salário do Resistencia, atrás apenas de Raúl Bobadilla, na Universidad Católica. Chama a atenção que, em 5º da lista, está Daniel Farrar, novo treinador do Resistencia, com 7.750 semanais, muito mais do que os 5.500 oferecidos a mim na última renovação.

ranking-treinadores-sul1187b6a2ad649df4.

Treinadores mais bem pagos: Mundo | Paraguaios

 

Sem muito o que comemorar e ansiando para trabalhar e esquecer da vida, embarquei no avião rumo ao Brasil com o elenco sub-20 para a disputa do Sulamericano da categoria. Sempre me disseram que o Brasil tem praias, mulheres lindas, povo festeiro. Eu estava ansioso para conhecer o Cristo Redentor, Copacabana, o Maracanã! E aproveitar o Carnaval carioca que dizem ser um dos melhores do país. Para meu lamento, o sulamericano aconteceu no Espírito Santo, no estádio Governador Bley, durante a maior parte do tempo, e em dois momentos o Paraguai foi jogar no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande do Sul, e em Sergipe, no Antônio Carlos Valadares. Em resumo, o único contato com diversão que eu tive foi com o decolar de avião pra um lado e para o outro.

O que eu vi daquele Sulamericano? Para a nossa seleção, uma campanha sólida e que muito me agradou, o sistema de jogo é semelhante com o do profissional e pude observar pontos fortes e fracos nele. Gostei dos jogos, inclusive contra seleções mais fortes, pois a posse é bem valorizada, embora o time sofra para entrar na área em chance flagrante de gol, por vezes a jogada é resolvida com um remate de meia distância ou sem muito ângulo, em diagonal ao gol. Ronald Galeano, o construtor de jogo, foi o cara que mais gostei de ver jogar, talvez porque eu goste muito da função e talvez porque ele seja mesmo muito bom; Ariel Vera é outro que se destacou e merece menção.

Apesar de selecionar os dois, o time todo é muito bom e os resultados destacam: uma primeira fase dominante, com liderança de grupo, e boa vitória sobre o Brasil, e uma segunda fase ainda dominante, mas exigindo um rodízio por questões físicas que prejudicaram o time. Ainda assim, o segundo lugar foi justo e poderia ter sido até melhor, tendo em vista que na estreia da segunda fase diante do Brasil, campeão invicto, nossos garotos fizeram grande jogo, abriram 1-0, apertaram e tivemos o pênalti para abrir 2-0. Aguilera bateu muito mal, o goleiro fez tranquila defesa e em dois lances fortuitos, os brasileiros viraram a partida. Aquela foi a única derrota de uma seleção que ainda empatou com uruguaios e argentinos em três atuações (inclusa a do Brasil) que chamam a atenção pelo volume de jogo. Sinal que nosso 4312 cumpre o que promete…

sub-20---fase-final7a531d3592a3b9bd.png

Todos os Jogos

 

Restava dois meses para a convocatória das Eliminatórias, enfrentaríamos Colombia e Chile dentro do Defensores del Chaco na próxima sequência. Foi também a oportunidade que eu tive de conhecer melhor os jogadores e saber o que se encaixa, o que não se encaixa, e ampliar meu leque de observações para aquele elenco.

No gol são 3 peças muito próximas: Antônio Gonzalez, Michel Aguero e Miguel Martínez ganham pela regularidade, com o último escolhido como titular pois não compromete e é mais experiente. Para essa convocatória, ainda chamei Ariel Romero mas apenas para dar experiência ao jovem do nosso sub-21.

Na direita, Leonardo Gonzalez é o nosso titular sem reserva: o ala do Zenit não tem atributos fartos mas tem atuações satisfatórias, marca gols e realmente não tem reserva. Em sua ausência, Ronald Rojas é o imediato mas é zagueiro de origem. Também já foi testado Bernardo Cañete, e gostei do que vi, mas é complexo ter um lateral direito que é canhoto. Na esquerda não é diferente, Blas Riveros é o titular e bom jogador, tendo como reserva imediato também Ronald Rojas. Na impossibilidade dos dois laterais, a prioridade é improvisar mais e mais zagueiros para a função. Ángel Roa que vem sendo observado, compõe nosso sub-19 e deve ser aproveitado em algum amistoso futuro para testar.

Se a situação nas laterais são ruins, ao menos a zaga central compensa muito: Saucedo e Alderete são a dupla experiente, calejada por longo período de futebol europeu e que formaram até aqui a base da zaga titular. No entanto, o já mencionado Ronald Rojas, o promissor Carlos Delgado e o polivalente Jorge Velázquez são três jogadores jovens, próximos do seu auge e prontos para assumirem a defesa. Delgado já foi o autor do nosso gol diante da Bolívia e o seu desempenho qualifica hoje para ser titular, resta saber ao lado de quem.

No meio campo, nossa trinca de meio é um construtor de jogo, vaga ocupada por Adolfo Rodríguez, muito pela categoria que inicia o jogo e excelente capacidade física de recomposição para ser o homem base do meio quando o adversário contra ataca, um mezzala, que apoia o lateral esquerdo, e um organizador móvel ou área-a-área. Para essas duas funções não há titulares até porque o nível físico é intenso, raramente quem atua no primeiro jogo de Eliminatórias chega inteiro no segundo, o que permite um bom rodízio. No mundo ideal, enxergo Segovia titular como Mezzala e Ávalos como Organizador. Para o área-a-área, tenho em Estigarribia um nome de confiança e Paredes como segurança caso necessite alternar para o 41212. Resta ainda Guillermo Lezcano, um bom nome do Libertad e que cabe em qualquer função nessa trinca. Para o Construtor Avançado, a frente da linha, conto com Ivan Franco de titular e Nicolás Rojas, que é uma aposta pessoal minha: o atleta joga pouco pela LDU mas eu insisto nele pela seleção por confiar nas capacidades do jogador. O setor é completo e tem ótimas opções mas a falta de competitividade pode preocupar: esses 8 jogadores são atletas prontos e de bom nível, só que a reposição a eles ainda é composta por veteranos em decadência física ou garotos longe do próprio potencial.

Para o ataque, Riveros é rei embora não exerça seu reinado em campo até agora. A dúvida paira sobre quem completa a dupla, e abro o espaço para ouvir o leitor nesse momento, quem é o segundo melhor atacante? Derlís Armoa voa em campo, é ágil e tecnicamente bom, mas peca pelas dificuldades no jogo aereo e é pouco inteligente. Se eu jogasse com pontas, ele seria a escolha óbvia mas na função por dentro é difícil de afirmar. O segundo concorrente é Felix Rivas: mais um que corre mais que notícia ruim e que é tecnicamente decente, sem se destacar em nenhum fundamento específico, ainda assim acima do Armoa em mental e técnica. O terceiro concorrente é Ever Ríos, superior tecnicamente em tudo aos dois concorrentes, praticamente igual em mental e inferior fisicamente, embora seja bom. Correndo por fora temos Marcos Cañete, um eterno terror em minha vida de Resistencia, e Diego Zárate, um alvo propriamente dito e que vai brigar em cima dos outros três quando tiver um pouco mais de idade.

Depois dessa análise mais aprofundada, a convocação estava condizente com aquilo que eu estudei e observei. Foi essa a tônica da coletiva de anúncio dos nomes: “A seleção não tem muito para onde correr e, caso exista algum caso que fuja desses relatados, ele será aproveitado, entretanto, os atuais atletas são de minha confiança e vocês podem esperá-los convocados daqui até a Copa do Mundo.” Sem dar muita ideia para a imprensa e exalando um profissionalismo temeroso de perguntas duvidosas, lá fomos nós.

Eram dois jogos em casa, a Colômbia que eu muito temia pela boa campanha e o Chile que eu estava confiante pela péssima campanha. E aí vemos como a vida é curiosa…

Casa cheia, time e treinadores empolgados, era bom demais estar de volta ao banco e sentir o frio na barriga de um pré-jogo. Os colombianos vieram em um 442 tradicional, na expectativa de ganhar o jogo pelas pontas, enquanto nós forçaríamos o meio.

Aos 4’ a nossa estratégia mostrou-se acertada: troca de passes no meio, Franco recebeu distante da área mas achou um senhor passe, quebrando linhas, para Ever Ríos fazer uma finta de corpo no goleiro e chutar quase sem ângulo para as redes, 1-0. Se nossa estratégia pelo meio fez gol, a deles pelas pontas também: aos 26’ sobreposição pela direita, cruzamento longo e o meia esquerda Miller Acosta chegou de carrinho empurrando para as redes, 1-1.

O jogo era igual e parelho, ambos os times jogavam e a qualidade na finalização seria fundamental. Faltavam 3 minutos para o fim da primeira etapa e fizemos aquilo que melhor sabemos fazer: troca de passes começando no lateral esquerdo, chega a trinca de meio, Rodríguez para Segovia que deu em Estigarribia, este já de frente pro gol, rolou pro lado, Leonardo González veio de trás, dominou e bateu. O lateral direito foi feliz para a galera após marcar o 2-1, e nós fomos para o vestiário com um sorriso de orelha a orelha. Essa felicidade aumentou rápido num golpe de sorte: aos 55’ Gonzalez cruzou e Ríos chegou atrasado, mas a defesa afastou mal e a bola ficou na pequena área. Quando Córdoba ameaçou chutar, Ríos esticou a perna, dividiu a bola e a gorduchinha foi parar no fundo das redes, 3-1. Ríos chegava aos seus dois primeiros gols com a camisa da seleção em uma noite que foi encerrada após uma atuação de extrema maturidade, onde controlamos os minutos finais e impedimos a ameaça colombiana.

partida---3x1-colombia9e4454ed2cc13d1a.p

 

Com a vitória diante do adversário mais difícil e a derrota equatoriana, tudo era festa as vésperas do jogo diante do Chile, era a chance de consolidar a vantagem e administrar daqui pra frente, os jornais comentavam e a torcida veio empolgada.

O sol brilhava entre nuvens e talvez aquilo fosse um presságio, quando a bola rolou vimos um Chile muito bem postado no seu 442, explorando a velocidade dos pontas e mantendo a posse de bola por longo tempo. Eu olhava assustado para o campo, sem entender no que mexer e na esperança que o time recuperasse o bom futebol com alguns gritos a beira do campo. Aos 25’ a tática pareceu ter eficácia: bola longa na área, falta cobrada por Rodríguez e Ronald Rojas desvia para as redes, 1-0. O gol era um alívio que não durou muito tempo: aos 32’ foi a vez dos chilenos lançarem bola longa na área, o goleiro saiu muito mal e Vegas cabeceou para o gol vazio empatando, 1-1.

No intervalo optei por segurar o ímpeto de nossa trinca no meio e abri a largura do time, para evitar os duelos nas nossas laterais. Não funcionou defensivamente mas o time melhorou consideravelmente a criação. Tanto que, aos 58’, Rodríguez dá em Rojas e, como um autêntico 10, ele encontra Ríos no meio da defesa, o atacante parte no momento certo, sai na cara do gol e fuzila o gol, 2-1. Ciente de que não jogaria melhor, pouco a pouco o Paraguai recuou e buscou administrar a partida, os chilenos esbarravam numa deficiência ofensiva e o jogo caminhava para a vitória mínima. Caminhava…

Aos 84’ fomos para a área numa cobrança de escanteio, a defesa rebateu e Casanova puxou contra ataque. Nessas horas faltou o zagueiro pressionar e rasgar a jogada de cara, no meio campo, mas uma das mudanças para melhor adaptar o time defensivamente foi aliviar a pressão e marcar com menos intensidade. Com espaço e liberdade, Casanova entrou na área, foi desarmado na bola por Rojas mas o juiz viu penalti. Araos cobrou no canto e deu números finais ao jogo 2-2.

partida---2x2-chile0d19489692fe42ef.png

Ainda cabisbaixo e um tanto quanto revoltado, ouvi dizer que o Uruguai tinha vencido o Equador por 3-0 em partida simultânea a nossa. Resultado excelente e que explica a tranquilidade que estamos agora: diferente do que foi dito, a Conmebol tem 6 vagas diretas e 1 vaga de respescagem, ou seja, o 7º colocado também classifica para a Copa, ainda que tenha de enfrentar algum time africano para chegar a fase de grupos. Com isso em mente a nossa situação na tabela beira ao conforto: 17 pontos, 6 a frente do 8º e 3 a frente do 7º, que é o nosso rival Equador. A parte de cima é totalmente inviável pois são 6 pontos atrás de times melhores que o nosso.

partida---classificacao11ea43222e481826.

Na próxima sequência enfrentaremos Peru (F) e Equador (C) com a consciência que 6 pontos praticamente nos classificam, ao passo que 0 pontos será um desastre. Ao fim e ao cabo, desde que não percamos para o Equador, todo resultado pode ser considerado positivo. Permaneço otimista e confiante, sinto que o Paraguai caminha para o sucesso e isso pode ser constatado pelo atual ranking FIFA, que subimos de 66º para o 58º lugar.

Voltar ao trabalho, ter resultados positivos e sentir esperança fez com que eu me reencontrasse comigo mesmo. Mais tranquilo e mais sereno me permiti voltar as redes sociais, ignorar as ofensas e interagir com os populares. Os mais sensíveis até me recomendaram um tal de "Tinder" mas isso não é coisa para mim, e em pouco tempo viralizou um vídeo meu descontraído, no Instagram, onde eu dizia 

"Queridos, eu já ouvi falar de Tinder mas não quero, larguei a vida amorosa e agora sou um homem dedicado ao trabalho. Se você tem entre 35 e 55 anos, está solteira e quer me ajudar a trabalhar, me mande uma mensagem por aqui mesmo". 

Falei de forma sarcástica mas dali pra frente, choveram mensagens na minha caixa de entrada. Algumas eu respondi, outras ignorei. 

Por fim, quem diria

Passou-se a melancolia,

Chegou a esperança,

Abriu caminho para a alegria!

 

A poesia também tem sido hobby nesse tempo vago. Que venha o resto das Eliminatórias, que venha a vaga para a Copa (ou não!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Rios de Esperança 25/09
44 minutos atrás, Peepe disse:

Para o ataque, Riveros é rei embora não exerça seu reinado em campo até agora. A dúvida paira sobre quem completa a dupla, e abro o espaço para ouvir o leitor nesse momento, quem é o segundo melhor atacante? Derlís Armoa voa em campo, é ágil e tecnicamente bom, mas peca pelas dificuldades no jogo aereo e é pouco inteligente. Se eu jogasse com pontas, ele seria a escolha óbvia mas na função por dentro é difícil de afirmar. O segundo concorrente é Felix Rivas: mais um que corre mais que notícia ruim e que é tecnicamente decente, sem se destacar em nenhum fundamento específico, ainda assim acima do Armoa em mental e técnica. O terceiro concorrente é Ever Ríos, superior tecnicamente em tudo aos dois concorrentes, praticamente igual em mental e inferior fisicamente, embora seja bom. Correndo por fora temos Marcos Cañete, um eterno terror em minha vida de Resistencia, e Diego Zárate, um alvo propriamente dito e que vai brigar em cima dos outros três quando tiver um pouco mais de idade.

Riveros é um monstro e para mim renderia muito bem como Atacante Completo - é bom em quase tudo. Armoa, Rivas e Rios me parecem mais rápidos que fortes, bons pra um jogo mais veloz, de drible e habilidade, dos três o que mais me agrada é o Rios. Com o Riveros ele formaria uma dupla de muita técnica e habilidade, capaz de abrir espaço mesmo nas situações mais difíceis (talvez até Atacante Completo e Falso Nove). Já o Cañete e o Zárate me parecem atacantes mais de força e de segurar a bola, explorando por exemplo jogo aéreo, renderiam mais talvez em um fim de partida, para segurar resultados ou contra defesas baixas em altura.

Com tantos atacantes bons de repente daria até pra usar três - não necessariamente em um 4-3-3 fechado, podia ser um 4-1-4-1 DM Wide com dois pontas goleadores e o Riveros de Atacante Completo Apoiar.

A campanha com a seleção é muito boa, apesar de não ter vencido o Chile, ganhou muito bem da Colômbia e ainda vai enfrentar um desesperado Equador em casa. Mesmo que some zero pontos nas próximas duas partidas, o que não creio, dificilmente ficaria fora da repescagem. É Paraguai na próxima Copa e aí o que vier é mais que lucro.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Achei que esse empate com o Chile, apesar de ser um bom resultado, ia complicar a equipe, mas parece que a vitória contra a Colômbia colocou o time na dianteira para conquistar essa última vaguinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sobrinhos deixaram de ser revolucionários? Desiludidos com a última resistência, talvez?

Paraguai jogando no Aldo Dapuzzo foi foda, mas Nandez ratiou, Rio Grande (a cidade que fica o estádio) tem praia, dava pra ter dado uma escapadinha haha

Esse Ariel Vera é meio eclético, lateral-esquerdo, ponta direita e centroavante e pelo visto daqui a pouco tá jogando em mais posições.

Quanto ao companheiro de ataque do Riveros, sou sempre a favor de quem está jogando melhor e se um tá voando, ele tem que jogar.

4 pontos nesses dois jogos não foi ruim, mas se tivesse ganhado do Chile e empatado com a Colômbia era mais negócio hehe

E é curioso que não apareça na classificação um destaque no 7º colocado, que vai pra repescagem, mas melhor pra ti que vão 7, menos perigo de ficar de fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As partidas foram bastante equilibradas mesmo, como eu previ. E continuo tendo a mesma opinião: O Paraguai Tem bola pra ir à copa. Sobre o parceiro do Riveros: Gostei de todos, principalmente do Rivas e do Ríos, mas passei a preterir ainda mais o Ríos depois dos gols dele nessas últimas partidas. E pelo visto essa próxima geração vai arregaçar, ein? Podiam ter sido campeões do sub-20 mas não foram por uns detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2020 em 12:03, Tsuru disse:

Riveros é um monstro e para mim renderia muito bem como Atacante Completo - é bom em quase tudo. Armoa, Rivas e Rios me parecem mais rápidos que fortes, bons pra um jogo mais veloz, de drible e habilidade, dos três o que mais me agrada é o Rios. Com o Riveros ele formaria uma dupla de muita técnica e habilidade, capaz de abrir espaço mesmo nas situações mais difíceis (talvez até Atacante Completo e Falso Nove). Já o Cañete e o Zárate me parecem atacantes mais de força e de segurar a bola, explorando por exemplo jogo aéreo, renderiam mais talvez em um fim de partida, para segurar resultados ou contra defesas baixas em altura.

Com tantos atacantes bons de repente daria até pra usar três - não necessariamente em um 4-3-3 fechado, podia ser um 4-1-4-1 DM Wide com dois pontas goleadores e o Riveros de Atacante Completo Apoiar.

A campanha com a seleção é muito boa, apesar de não ter vencido o Chile, ganhou muito bem da Colômbia e ainda vai enfrentar um desesperado Equador em casa. Mesmo que some zero pontos nas próximas duas partidas, o que não creio, dificilmente ficaria fora da repescagem. É Paraguai na próxima Copa e aí o que vier é mais que lucro.

Boa sorte na continuação!

Obrigado por sempre comentar, Tsuru!

Com relação a análise dos atacantes, fica aqui meu muito obrigado pela colaboração. Eu gosto demais do Riveros e a primeira função que pensei para ele foi a de Avançado Completo mesmo, eu só tenho a reclamar da dificuldade dele em fazer os gols pois ele é o típico do atacante que parte em velocidade, passa por 3 e finaliza na mão do goleiro. Já foi crítica em outras atualizações minhas e não vejo melhora recente pois ele desperdiça muitas chances flagrantes. A análise segue muito próxima do que eu observo, sobre o trio Armoa, Rivas e Ríos, tanto quanto o estilo da dupla Cañete e Zárate. Eu, honestamente, curto um centroavante pesadão como o Zárate mas sinto que falta uns 2 ou 3 anos de evolução para que ele mereça a titularidade nesse ataque, e acabo mais próximo dos velozes apostando numa dupla ágil.

Ainda sobre o tema, o jogo com pontas acabou rapidamente descartado desde o começo porque, embora os atacantes sejam ótimos pontas, a variedade para a função se limita a eles. Acho, portanto, muito arriscado jogar com 2 pontas e só ter mais 1 de confiança no banco, tendo em vista que Cañete e Zárate são homens de área mesmo.

Conto com esse otimismo também para a sequência, mas tenho esperanças de chegar a Copa e fazer uma graça a depender dos sorteios. Ao menos nas oitavas eu sinto que é possível chegar.

 

Em 25/09/2020 em 14:10, Henrique M. disse:

Achei que esse empate com o Chile, apesar de ser um bom resultado, ia complicar a equipe, mas parece que a vitória contra a Colômbia colocou o time na dianteira para conquistar essa última vaguinha.

Obrigado por comentar, Henrique!

Vencer o Chile praticamente carimbaria a vaga para a Copa, e foi uma pena que não aconteceu, principalmente pelo jogo muito mais duro do que eu esperava. De qualquer forma, os 4 pontos nessa sequência estão dentro do esperado e o planejamento segue firme rumo a Copa.

 

Em 25/09/2020 em 17:00, div disse:

Os sobrinhos deixaram de ser revolucionários? Desiludidos com a última resistência, talvez?

Paraguai jogando no Aldo Dapuzzo foi foda, mas Nandez ratiou, Rio Grande (a cidade que fica o estádio) tem praia, dava pra ter dado uma escapadinha haha

Esse Ariel Vera é meio eclético, lateral-esquerdo, ponta direita e centroavante e pelo visto daqui a pouco tá jogando em mais posições.

Quanto ao companheiro de ataque do Riveros, sou sempre a favor de quem está jogando melhor e se um tá voando, ele tem que jogar.

4 pontos nesses dois jogos não foi ruim, mas se tivesse ganhado do Chile e empatado com a Colômbia era mais negócio hehe

E é curioso que não apareça na classificação um destaque no 7º colocado, que vai pra repescagem, mas melhor pra ti que vão 7, menos perigo de ficar de fora.

Obrigado por comentar, div!

Os sobrinhos sempre acompanham a linha do Nández, ele largou a Resistencia e eles foram juntos. Fã-clube e família são assim mesmo kkkkk

Não sabia disso de Rio Grande, uma pena, mas foi 1 jogo apenas por lá e a maior parte aconteceu mesmo no Espirito Santo. O FM de vez em quando dá uns vacilos sobre logística que mostram um leve desconhecimento, e esse é o caso, mas valeu a pena pela história que deu para acompanhar.

Quanto ao companheiro de ataque, eu concordo mas o Ríos começou a desencantar agora, vamos ver se sustenta. E acho curioso também que nada se destaque sobre o 7º colocado mas lá nas regras está claro, ele que classifica. Salvo engano é o @Andreh68 que sempre comenta que um dos grandes erros do jogador é começar a competição sem olhar o que as regras tem a dizer, por mais óbvio que seja, sempre vale a pena conferir e eu cometi esse erro mais uma vez.

 

Em 26/09/2020 em 15:47, Henrique.C disse:

As partidas foram bastante equilibradas mesmo, como eu previ. E continuo tendo a mesma opinião: O Paraguai Tem bola pra ir à copa. Sobre o parceiro do Riveros: Gostei de todos, principalmente do Rivas e do Ríos, mas passei a preterir ainda mais o Ríos depois dos gols dele nessas últimas partidas. E pelo visto essa próxima geração vai arregaçar, ein? Podiam ter sido campeões do sub-20 mas não foram por uns detalhes.

Obrigado pelo comentário, Henrique!

Partilho do seu otimismo, temos bola para ir a Copa e o time tem se adaptado bem ao estilo de jogo, os resultados são bons e os jogos equilibrados mas nada que seja acima do normal. Também partilho de sua opinião sobre o companheiro de ataque, as opções são tão iguais que vou me guiando pela fase mas isso era um problema até então, não a toa os dois gols do Ríos diante da Colombia são os primeiros dele pela seleção, mas agora é sustentar a aposta nele e ver até onde vamos.

A geração sub-20 me animou, o time é bom e o estilo de jogo gerou um bom entretenimento. Na vida do Nandéz eu não posso almejar nunca o longo prazo, e nem garantir que estarei aqui quando eles subirem, mas vou acompanhar atentamente o desenvolvimento de alguns bons valores, como o Galeano que é o que mais me encheu os olhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Peepe disse:

Com relação a análise dos atacantes, fica aqui meu muito obrigado pela colaboração. Eu gosto demais do Riveros e a primeira função que pensei para ele foi a de Avançado Completo mesmo, eu só tenho a reclamar da dificuldade dele em fazer os gols pois ele é o típico do atacante que parte em velocidade, passa por 3 e finaliza na mão do goleiro. Já foi crítica em outras atualizações minhas e não vejo melhora recente pois ele desperdiça muitas chances flagrantes.

Oi Peepe.

Só complementando então, pela descrição que você faz, ele parece ser um ótimo atacante de suporte e de abertura de espaços, aquele que tem menos responsabilidade de finalizar. Se como Atacante Completo Apoiar não render legal, eu experimentaria como um Falso Nove - bastante liberdade de movimentos, recua para ajudar o meio, puxa a marcação e abre espaços para outros fazerem os gols. E se ele estiver cismando de chutar de longe sem muita precisão, basta pedir para ele chutar menos nas instruções individuais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que teu objetivo é ser mercenário (hahaha) acho que fez bem em largar o Resistência. Faltam 4 jogos ainda ne? Boa chance de ir pra Copa hein! Apesar que, pega quem mesmo?

Gostei dessa ideia de rodar a América em busca de grana...me inspirou a pensar num desafio mais parecido que estarei postando em breve. Boa sorte com o Paraguai e tomara que logo te venha melhores propostas de clubes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A copa está logo ai! 

Esse sexto lugar pode vir após confronto direto, e nesse ritmo, é bom que Nandez abra os olhos para não vacilar, a classificação é mais do que possível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2020 em 05:29, Tsuru disse:

Oi Peepe.

Só complementando então, pela descrição que você faz, ele parece ser um ótimo atacante de suporte e de abertura de espaços, aquele que tem menos responsabilidade de finalizar. Se como Atacante Completo Apoiar não render legal, eu experimentaria como um Falso Nove - bastante liberdade de movimentos, recua para ajudar o meio, puxa a marcação e abre espaços para outros fazerem os gols. E se ele estiver cismando de chutar de longe sem muita precisão, basta pedir para ele chutar menos nas instruções individuais. 

Te agradeço mais ainda pelo comentário, vou aproveitar o período de amistosos para ver o que ele pode fazer. Até aqui como atacante completo eu não tenho muito a reclamar, até porque ele faz os movimentos certos, mas uso como atacar. Quem sabe como apoiar não sirva para quebrar a defesa adversária, que tem sido meu grande empecilho até então.

 

Em 29/09/2020 em 07:38, tricolor de coraçao disse:

Já que teu objetivo é ser mercenário (hahaha) acho que fez bem em largar o Resistência. Faltam 4 jogos ainda ne? Boa chance de ir pra Copa hein! Apesar que, pega quem mesmo?

Gostei dessa ideia de rodar a América em busca de grana...me inspirou a pensar num desafio mais parecido que estarei postando em breve. Boa sorte com o Paraguai e tomara que logo te venha melhores propostas de clubes.

Pego Peru, Equador, Bolivia e Argentina. A sequência é boa, deve dar para fazer os pontos necessários.

Quanto a ideia, eu gosto muito do continente e tenho me realizado jogando nos bueiros do continente. Tire sim e logo essa ideia do papel, terei prazer em acompanhar.

 

Em 29/09/2020 em 10:11, Valismaalane disse:

A copa está logo ai! 

Esse sexto lugar pode vir após confronto direto, e nesse ritmo, é bom que Nandez abra os olhos para não vacilar, a classificação é mais do que possível!

Vamos para a Espanha então, não é mesmo?

Obrigado pelo comentário, Vali!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-py0a029ad7cdf4f8e1.png

Entre Apostas e Surpresas.

A vida de um treinador de seleções é chata. Passado a primeira dupla de jogos ainda restavam meses antes do desfecho das eliminatórias e eu não tinha mais o que fazer: comecei a frequentar estádios para assistir aos jogos e aproveitar os cortejos ao treinador da seleção pelo país.

Voltei a Corumbá Cué, campo de Deportivo Humaitá, para ver o clube enfrentar o Nacional do Paraguai pela Taça do Paraguai. Um ou outro torcedor mais antigo deu um tchauzinho e humildemente ouvi meu nome ser cantado pelos pequenos torcedores da casa, massacrados pelos visitantes em campo e na arquibancada. Aproveitei também para ver jogos do campeonato paraguaio até não aguentar mais e fechei essa rotina indo a Turquia para acompanhar os pequenos paraguaios na Copa do Mundo Sub-20. Fui com alguma ansiedade devido a campanha no Sulamericano, mas pobre de mim, vítima das próprias expectativas: a 1ª fase foi de 3 bons jogos mas só uma vitória, diante de El Salvador por 7x0. A classificação só veio no 3º lugar, depois de um cruel gol chinês aos 90+2’ que deu a seleção asiática a vaga direta, sem olhar para os outros grupos. Na fase seguinte, mais uma vez o Brasil e um triste roteiro: com 1 a mais o jogo inteiro, nossa seleção teve sérias dificuldades ao penetrar na área e viu os brasileiros ganharem de 1-0 com gol em escanteio, nos eliminando precocemente. O mundial terminou com o título espanhol em cima de uma surpreendente China.

sub20---calendario73e249163103edeb.png

Fase Final do Mundial Sub-20

No meio dessa vida de tranquilidade, eu comecei a focar mais na vida pessoal e dedicar tempo as minhas amizades: Rivinha, que comprou casa nova e abriu sua própria agência de assessoria de imprensa, Saucedo, o olheiro do Humaitá, e Hugo Denis foram meus convidados para um final de semana em Encarnación, famosa praia paraguaia:

- Hugo, faz o seguinte, força o terceiro amarelo, uma lesão ou qualquer coisa e vem escondido que a vida é boa, a praia é particular e ninguém vai te perturbar. Vem na minha…

- Po, Nandéz, você sabe do meu profissionalismo – a voz carregava dúvida – Mas eu vou sim, pode reservar meu quarto nesse teu hotel fantasma. Resistiré, Nandito!!

Para o nosso azar, maio não é uma época de tempo firme na costa paraguaia e o final de semana ficou marcado por uma das chuvas mais fortes que o país viu nos últimos anos. Nossa vida se resumiu a olhar para a janela lamentando e abrir uma nova garrafa de vinho, enquanto devaneios iam sendo ditas na mesa de conversa. Em um desses devaneios, por cerca de 2 horas da manhã, Denis lamentava a situação do Resistencia:

- Lanterna, Nandéz, e lanterna com folgas! A gente treina forte, firme mas o Farrar apagou tudo o que você fez, o presidente foi claro nas ordens e o time está perdido. Perdido, amigo! - bebida + falar de tristeza e lá estava o nosso lateral chorando – Volta, Nandéz, aquele povo precisa de você.

- E eu preciso que você pare de chorar, Denis, pelo amor de Deus, eu pisei fora do clube e venderam o Martínez, contrataram o Robinho e nem é o Robinho bom, nem o médio, é o Robinho do Fluminense!! - por mais que eu negasse, o coração e a indignação eram genuínas – mas os ingratos da direção merecem.

Uma música tocava ao fundo, parecia Milton Nascimento, e inspirado pelos versos “Amigo é coisa para se guardar...” eu tive uma ideia.

- Denis, eu vou salvar a sua vida! Eu vou te convocar para a seleção?

- (onomatopeia de cuspe) O QUE?

- Em junho agora tem amistoso, você vai ser convocado. Trate de jogar bem, de não se machucar até lá e você será meu titular na partida contra a Jamaica.

Ele não levou a sério, o Saucedo que dormia no sofá esboçou uma reação mas não parecia entender muito bem do que falavamos e o Rivaldo riu no canto, vindo dizer no dia seguinte:

- Você não tá velho demais para iludir crianças? O coitado do Hugo está mesmo achando que vai ser convocado. Nandéz, tá na hora de parar de beber…

Talvez mesmo estivesse, mas eu não me importava. Convocação feita, jogo apenas contra a Jamaica dentro de nossa casa, e por isso privilegiei chamar atletas do nosso continente. Promovi umas entradas bem alternativas de modo que o Hugo Denis ali chamou a atenção mas não provocou espanto na imprensa. Seguem os atributos dele aquiQuando o primeiro coletivo começou e Denis vestiu o colete de titular, o presidente Leóz Jr que veio me chamar

- Quanto, Nandéz? - rápido e direto – Quanto você vai ganhar na venda do Denis?

- Nada, presidente, é só um amigo e um grande lateral direito, tenho convicção do que fiz.

- Nandéz… Antes de você nascer meu pai já tava alavancando a carreira do Renato Roberto para ganhar alguma coisa. Você sabe quem foi o RR? Não, porque ele era ruim, ainda assim jogou na Argentina e no Brasil por anos. Você realmente quer enganar o filho do maior desse país? Quanto foi?

- Nicolás, acredite em mim, o Denis não só é um bom lateral como merece a oportunidade. Eu não vou ganhar nada e ele nem pretende ser vendido. - acendeu a lâmpada acima de minha cabeça – Se duvida tanto dele, façamos uma aposta: uma participação direta dele em gol por uma garrafa desse seu whiskey verdadeiro e original. O que acha?

- Se você perder vai ficar 3 meses sem receber para pagar. Acho justo, eu aceito. - Apertamos as mãos e ele completou de modo sarcástico – O que não fazemos por um amigo, não é mesmo?

Apesar de pouco tradicional, a seleção jamaicana está bem acima de nós no ranking FIFA: na data da partida ocupava a 46ª colocação, enquanto nós permanecíamos em 60º. Apesar disso, e dos meus testes, o favoritismo seguia nosso e a imprensa pressionava por resultados. Entrei com algum receio mas o jogo foi tranquilo, abrimos 2-0 antes dos 30’ e aos 34’ Cañete caiu na área. Pênalti! O próprio Cañete pegou a bola mas eu gritei:

- É do Denis! É do Denis! - Ninguém entendeu nada mas eu seguia gritandoVocês nunca o viram batendo pênalti no Resistencia, eu confio nele.

(Nota de esclarecimento: Denis nunca cobrou pênalti no Resistencia)

O lateral foi para a bola, cobrou forte, abriu o 3-0 e garantiu produto alcoolico da melhor qualidade para o treinador. Do banco eu pude olhar para o camarote e senti que o presidente ria de toda a situação, o menino Denis controlou as lágrimas mais uma vez e o jogo continuou: vitória tranquila por 4-1.

amistoso---gol-de-denisbd221958898b2505.

Paraguai 4-1 Jamaica

Como nem só de apostas vazias e férias na praia vive um treinador, chegou setembro e junto a definição para a Copa do Mundo. Seriam 2 jogos em Setembro, Peru (F) e o confronto contra o Equador (Casa), além do desfecho em outubro, Bolívia (F) e Argentina (Casa). Convocação feita, sem as loucuras cometidas pelo jogo contra a Jamaica, com o retorno dos estrangeiros. A expectativa era enorme também pelo Equador, que enfrentaria a Venezuela antes do confronto direto.

primeira-convocatoria75f9187f3e42f61e.pn

 

Entramos no Nacional de Lima assustados: o público atingia 50 mil pessoas, capacidade máxima, e o Peru foi um fenômeno recente nessas eliminatórias, em novembro de 2028 derrotaram o Brasil (única derrota brasileira na competição), empataram com a Argentina e superaram o Uruguai no começo de 2029. Essa sequência deu aos peruanos a vaga na Copa praticamente, e a empolgação era visível em campo e na arquibancada.

O jogo foi complicado, os problemas de infiltração na área apareceram e tivemos uma posse estéril, sem conseguir finalizar a gol que fosse. Os peruanos, por sua vez, encaixaram a marcação, apostavam num jogo em cima de nossas laterais mas criavam mal, forçando jogo aereo tão estéril quanto nossa posse. Ainda que eu mexesse, o jogo foi entrando no modo 0-0 conforme o tempo passava e os times iam mostrando cansaço, só que o imprevisível bateu ponto em Lima: aos 78’ Oscar Mamani acertou um pombo sem asa em diagonal ao gol, a bola foi aonde a coruja dorme e o Peru seguia sua sina invencível, 0-1.

1-0-1-perue18d1ba2b5a82b57.png

Com o resultado desse jogo e a vitória equatoriana sobre a Venezuela, as duas seleções empataram em pontos com o saldo de gols em larga vantagem para os equatorianos. As vésperas do jogo decisivo, o país se mobilizou, foram 38 mil presentes no Defensores del Chaco e eu usei isso a nosso favor dentro da preleção. A confiança era evidente e naquela semana, quando reuni e pedi um último esforço ao elenco, recebi respostas animadoras e todo o elenco veio junto: era agora ou nunca!

Diferente do último jogo, a nossa posse dessa vez passou a ser mais direta e começamos o jogo numa blitz que impossibilitou o jogo equatoriano. Com a torcida em cima, eu desde cedo pedia algo a mais ao time, sabia que o gol cedo transformaria a vida adversária num inferno. Riveros ouviu, ganhou uma bola perdida no fundo, parou, encarou o zagueiro e deu para trás, Estigarribia dominou e com a frieza de uma geladeira tocou rasteiro em direção ao gol para Ríos, na pequena área, encher o pé e marcar o 1-0 aos 15’. Com a vantagem, passamos a explorar os contra ataques e fomos sendo minados pela violência equatoriana: toda a linha defensiva adversária saiu de campo amarelada, e assim agressivamente eles também ameaçavam, só que Martínez em noite inspirada segurava o placar. Já no segundo tempo, uma triangulação rápida mudou o jogo: a bola veio longa da defesa, Ríos deu de cabeça para Franco que achou Riveros, o atacante extraclasse avançou pelo espaço aberto por Ríos e bateu cruzado vencendo o goleiro Kolev, 2-0. Festa! Loucura! A vaga na Copa dependia apenas da gente!

2-2-0-equador0f481f1e537a08bc.png

Com o resultado, e dois jogos pela frente, a conta era simples: 4 pontos nas duas partidas finais e ninguém ligaria para o que o Equador fizesse pois a vaga era nossa. O roteiro era inclusive previsível: vencer a Bolívia era obrigação e empatar com a Argentina em casa era a nossa única opção. Os equatorianos enfrentariam Chile e Peru nessa sequência, dois jogos duros mas que quem quer a Copa precisa vencer. Caso perdessem um, bastaria a nós fazer 1 ponto para classificar, afinal, a nossa vantagem era de 3 pontos e saldo inferior. Praticamente repeti a convocação, mas tive problemas com lesão: a princípio o maior desfalque era Leonardo Gonzalez na direita, chamei Ronald Rojas na intenção de fazer a função mas ele lesionou no dia da apresentação, o que me levou a chamar Gonzalez mesmo no sacríficio.

primeira-segunda-convocatoria93c8f17a5cf

Para o jogo contra a Bolívia, eu me permiti barrar alguns jogadores para poupá-los, com a temporada europeia entrando numa fase mais intensa, recebemos alguns atletas com condições abaixo do ideal e eu sabia que o foco era a Argentina, de modo que o craque Riveros foi o principal dos poupados, e nem mesmo me preocupei: vencer os bolivianos era mesmo obrigação.

Com 8 minutos de jogo, a obrigação começou a se cumprir: Rodríguez cobrou falta na área e de novo Delgado marcou diante dos bolivianos. O zagueirão que promovera o alívio no turno, 1 ano atrás em partida memorável do goleiro adversário, marcava mais uma vez de cabeça, dessa vez cedo o suficiente para nos dar controle do jogo. A Bolívia era surpreendentemente boa, a equipe finalizava com muita eficácia e embora não criasse grandes chances, obrigou Martínez a trabalhar com chutes de fora sempre no alvo pretendido. Quando o primeiro tempo caminha para o final, eu percebo a excitação no banco de reservas, o Chile abria 3-1 no Equador. Ótimo resultado, que nos daria a vaga direta para a Copa naquela tarde, se tudo desse certo.

Na segunda etapa, sem me preocupar com Equador mas sempre observando a felicidade e alguns risos na nossa comissão técnica, passei a ter medo de entregar o ouro para a Bolívia: adotei uma postura de maior controle, pedi ao time para ir sem tanta pressa ao pote e vi os bolivianos crescerem no jogo. Ainda assim, a chance não podia escapar: aos 63’ Ivan Franco recebe passe interceptado, aproveita a defesa boliviana desarrumada e lança Rivas na corrida, que ignora a altitude, invade a área e finaliza com categoria para marcar o 2-0. Depois disso, o ímpeto do lado de lá diminuiu e o jogo tornou-se controlado de vez, nossas chances aumentaram e o Angel Roa, titular pela primeira vez nas Eliminatórias, mostrou que quer a vaga fazendo um jogo espetacular aproveitando avenida pela ala esquerda. Foi por ali que, aos 90+3’, Franco recebeu, invadiu a área e deu números finais ao jogo, 3-0. Com a surpreendente vitória de virada dos chilenos por 6-1 sobre o Equador, nossa vaga estava confirmada para a Copa do Mundo na Espanha em 2030.

3-3-0-boliviaf4cc06b4f0dd3f35.png

O jogo contra a Argentina era a festa que o país pediu a Deus! Casa cheia, seleção confiante contra um adversário praticamente desmotivado, o treinador Ramon Díaz da Argentina já se permitia alguns testes e levava a seleção com pouca pressão para os jogos. Eu não podia fazer diferente, também queria testar pois me incomodava os espaços no meio campo sempre que enfrentavamos uma seleção mais forte, troquei o 4312 por um 4132, com instruções parecidas mas um estilo de jogo mais direto.

Em resumo, não funcionou. O sistema até conseguiu criar oportunidades, em especial quando a dupla Riveros e Ríos partia em velocidade no contra ataque, os dois são mesmo imparáveis, só que conseguiram algo poucas vezes e os argentinos partiram para o intervalo com um 1-0 merecido.

No intervalo, voltei para aquilo que conhecíamos, o já tradicional 4312. Não foi uma mudança gigantesca na atitude e até as oportunidades criadas diminuíram, em compensação, o time passou a ter bem mais posse: se fechamos a primeira etapa com menos de 35%, tivemos momentos de igualdade no segundo tempo em 50% a 50%. No meio dos testes, fui rodando o elenco e pedindo algumas coisas fora do nosso normal, como os remates de longe com mais frequência. Aos 75’ Segovia parece ter me ouvido, fez tabela rápida e bateu de longe mas o chute foi aonde a coruja dorme, 1-1 no placar. O gol animou o torcedor, que estava já satisfeito com a vaga para a Copa e fazendo festa até em reposição de gandula, e eu fui junto: coloquei Zárate para ter um centroavante alto, pedi o time para chuveirar bola na área. Não foi suficiente, os minutos finais passaram sem que nenhum dos dois lados conseguisse ter uma boa chance de gol e, aos 90+1’, Gonzalez foi expulso, colocando fim de vez na nossa esperança de derrubar um elefante. Fica pra Copa, quem sabe.

4-1-1-argentina003bed8a863fb6ce.png

 

Na classificação, lá está: Paraguai em 6º lugar, 24 pontos com 7 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. Dessas, 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas ficam na minha conta desde que cheguei. Olhando dessa forma, eu não fiz muito mais que o antigo treinador nas Eliminatórias e acabou sendo suficiente para uma classificação com alguma tranquilidade, o 7º colocado terminou 3 pontos atrás enquanto o 8º a 6 pontos. Ou seja, como previsto, no meio desse festival de vagas, é obrigação classificar e assim fizemos, o desafio começa agora!

Na parte de cima, Brasil e Argentina foram mesmo dominantes mas o Peru é uma zebra, quando assumi, os peruanos disputavam vaga conosco e terminaram as eliminatórias com a terceira melhor campanha, sendo o único algoz do Brasil na campanha irretocável dos canarinhos. E por falar em surpresa, é necessário apresentar Chile e Equador: em 2029, foram 6 jogos de eliminatórias, com 5 derrotas e 1 vitória para os equatorianos, numa campanha que foi fechada com 11 gols sofridos nos últimos 2 jogos (Chile 6-1 e Peru 5-2), tememos tanto pelo nosso rival direto e eles acabaram sem classificar nem para a repescagem; os chilenos, que nada tem a ver com isso, fizeram o oposto, nos 6 jogos de 2029, venceram 4 e empataram 2, com 12 gols marcados nos últimos 2 jogos (6-1 em Equador e Bolívia), em uma campanha surpreendente de recuperação. Agora os chilenos vão enfrentar Guiana ou Papua Nova Guiné para decidir se vão ou não para a Espanha em 2030.

classificacao-final184c3ca868c3af0d.png

 

A fase boa só poderia terminar de uma única forma: em Encarnación, junto dos amigos e dessa vez em um final de semana de sol! Com o brinde especial da garrafa de whisky importado que o Hugo Denis me garantiu:

- Vidão, Nandito, vidão! - o próprio Hugo começou a puxar uma conversa aleatória – Sabe, foi tão bom marcar um gol com a camisa do Paraguai, eu não sei se te agradeci o suficiente…

- Garoto, bebe um copo desse líquido e celebra, apenas isso é o suficiente para me retribuir. Afinal, você que ganhou essa garrafa.

Mais ao canto, Rivinha observava tudo com seu celular em riste, o homem virou um trabalhador 24 horas diárias e já comandava outros nomes marcantes do futebol do país, enquanto Saucedo dormia de roncar na espreguiçadeira. Denis prosseguia:

- É que foi bom marcar em amistoso, e eu quero ir para Copa!

- HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA – Rivaldo não riu, ele gritou de rir – Rapaz, que vídeo engraçado me mandaram aqui no zap.

Eu sabia que não tinha vídeo nenhum e ele mentia mal, nem para me ajudar a sair dessa furada que eu mesmo me meti

- Garoto, relaxa, curte a praia e eu só vou pensar em Copa em dezembro, depois do sorteio. Antes disso, não me peça mais nada! - ajeitei o óculos, peguei meu celular – faz pose para a selfie.

E tome foto comprometedora, que o presidente do Resistencia ficaria louco se visse, e eu adoraria deixá-lo louco mas prezo pela minha imagem. Ao fim de tudo, como eu dizia para Denis, eu só queria mesmo sombra e água fresca: o sorteio da Copa acontece ainda em 2029, no início de dezembro, e antes dele temos 2 amistosos contra EUA e Cuba. Talvez essa sequência de amistosos e depois o sorteio acendam a luz, a partir dali é tudo Copa e exige preparação. Enquanto não chega, fico eu, meus amigos e meu whisky ganho pelos meus amigos, saboreando a vida e as voltas que ela deu nessa temporada. Que venha a Copa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Entre Apostas e Surpresas 01/10

Que time! Que jogos! Que técnico! Olha, não sei se tô animado demais, só que pelo visto dá pra sonhar com uma boa campanha nessa Copa. Se passar fase de grupos eu já solto fogos, mas quem sabe nosso mamutito não derruba mais uns elefantes? E o Denis? O rapaz tá cada vez melhor. Quem sabe ele não belisca uma vaguinha pra Copa? Bom, agora é esperar pra ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Paraguai é gigante e Nandéz é mais ainda. Assumiu no meio do caminho, manteve a pegada do treinador anterior mas com algumas vitórias fundamentais, e a vaga veio de forma merecida. Parabéns!

Não tenho grandes expectativas sobre a Copa, confesso. Acho que, se pegar um grupo acessível, consegue ir para as oitavas, depois a coisa vai ser bem complicada. Mas é aquilo né, no Mundial tudo é festa e o que vier é lucro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique.C disse:

Que time! Que jogos! Que técnico! Olha, não sei se tô animado demais, só que pelo visto dá pra sonhar com uma boa campanha nessa Copa. Se passar fase de grupos eu já solto fogos, mas quem sabe nosso mamutito não derruba mais uns elefantes? E o Denis? O rapaz tá cada vez melhor. Quem sabe ele não belisca uma vaguinha pra Copa? Bom, agora é esperar pra ver

Que ânimo, Henrique!

Confesso que estou mais curioso do que otimista ou pessimista, vamos entrar na Copa como franco atiradores e a maior torcida é para um sorteio que favoreça. Quanto ao Denis ele é fraco, mas o corporativismo é o forte do Nandéz. Ele tem chances de ir para a Copa porque não existem laterais direitos no jogo, mas como são só 23, é mais provável que eu leve um zagueiro para fazer a reserva do Gonzalez, que é o titular.

Obrigado pelo comentário e por acompanhar tão animado!

 

5 horas atrás, Tsuru disse:

O Paraguai é gigante e Nandéz é mais ainda. Assumiu no meio do caminho, manteve a pegada do treinador anterior mas com algumas vitórias fundamentais, e a vaga veio de forma merecida. Parabéns!

Não tenho grandes expectativas sobre a Copa, confesso. Acho que, se pegar um grupo acessível, consegue ir para as oitavas, depois a coisa vai ser bem complicada. Mas é aquilo né, no Mundial tudo é festa e o que vier é lucro.

Valeu pelo comentário, Tsuru! 

O que pesou demais na vida do antigo treinador foi jogar uma Copa América, fazer 7 jogos e sair com 6 derrotas e 1 vitória, solitária sobre a Bolívia. A campanha nas Eliminatórias era mesmo bem regular e cumpri com a missão começada por ele de levar para a Copa.

É importante lembrar que a Copa já está diferente no FM, são grupos de 3 times onde 2 se classificam para os 16avos de final. O ponto é que observando o ranking FIFA, é provável que o Paraguai comece no terceiro pote, onde vem os times mais fracos. As expectativas estão reféns do sorteio, se ele ajudar e der um grupo acessível, ficaria feliz de chegar ao mata-mata. Daí pra frente, o que vier é lucro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2020 em 19:04, Peepe disse:

- É do Denis! É do Denis! - Ninguém entendeu nada mas eu seguia gritandoVocês nunca o viram batendo pênalti no Resistencia, eu confio nele.

(Nota de esclarecimento: Denis nunca cobrou pênalti no Resistencia)

Ri alto aqui hahaha

Boa campanha no final, 7 pontos em 12 e classificação direta garantida. Se em 1º ou 6º lugar não faz muita diferença, o importante é evitar uma zebraça na repescagem. Para´bens pela classificação, agora tem que dar um pouquinho de sorte no sorteio.

Interessante a mudança de regras da copa, embora pro time do 3º pote tenda a ser mais complicado que o modelo atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2020 em 23:02, Peepe disse:

Quanto ao companheiro de ataque, eu concordo mas o Ríos começou a desencantar agora, vamos ver se sustenta. E acho curioso também que nada se destaque sobre o 7º colocado mas lá nas regras está claro, ele que classifica. Salvo engano é o @Andreh68 que sempre comenta que um dos grandes erros do jogador é começar a competição sem olhar o que as regras tem a dizer, por mais óbvio que seja, sempre vale a pena conferir e eu cometi esse erro mais uma vez.

Acho que todos aqui 🤣 Depois conta como foi a vida do Chile.

Quando vi o pênalti tinha certeza quem seria o batedor!

Conseguiu o prometido e classificou o Paraguai para a Copa, que seria grandioso, se não tivessem estragado a competição de vez...

Acho que na fase final cai na primeira fase... 🙈 não é torcida, só pressentimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/10/2020 em 20:59, div disse:

Ri alto aqui hahaha

Boa campanha no final, 7 pontos em 12 e classificação direta garantida. Se em 1º ou 6º lugar não faz muita diferença, o importante é evitar uma zebraça na repescagem. Para´bens pela classificação, agora tem que dar um pouquinho de sorte no sorteio.

Interessante a mudança de regras da copa, embora pro time do 3º pote tenda a ser mais complicado que o modelo atual.

Valeu pelo comentário, div! 

Se eu convocar o cara e não puder dar a ele o momento mais feliz da vida, eu nem convoco. 

Sobre a nova Copa, eu vejo que os times mais fracos sempre encaram o torneio como festa e zero expectativa por resultado. Nesse sentido, mudou pouco mas acabou tornando a segunda fase mais acessível, afinal, ganhar 1 joguinho que seja já deixa com ótimas chances de passar. Quanto a ser mais difícil, varia muito de sorte mesmo: agora são 16 grupos, então tem 16 seleções em cada pote e não necessariamente vem alguém muito forte no primeiro pote. Vamos ver no que vai dar, sorteio é dia de cueca da sorte e confiar nas bolinhas.

 

Em 03/10/2020 em 21:21, Andreh68 disse:

Acho que todos aqui 🤣 Depois conta como foi a vida do Chile.

Quando vi o pênalti tinha certeza quem seria o batedor!

Conseguiu o prometido e classificou o Paraguai para a Copa, que seria grandioso, se não tivessem estragado a competição de vez...

Acho que na fase final cai na primeira fase... 🙈 não é torcida, só pressentimento.

Obrigado por acompanhar, André!

Eu entendo as reclamações de quem diz que estragou mas acho que na prática o excesso de mata-mata vai criar um entretenimento bem divertido para o espectador, que vai possibilitar ainda algumas zebras, além de estimular algumas regiões e aumentar a diversidade nos países. 

Quanto ao seu pressentimento, torço para que esteja errado mas acaba sendo o mais lógico pela posição que o Paraguai chega no torneio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, e não é que o Nandez já está pronto pra treinar a seleção brasileira, convocando jogador pra lucrar com o passe. Sacanagem hahahah 

Ótima final de campanha, mesmo com a derrota contra o Peru o time não se abateu e mostrou ser gigante no empate com a Argentina e selar essa vaga. 

Confesso que também não tenho altas expectativas, mas o time pode se mostrar forte e quem sabe fazer a melhor campanha da história. 

Boa sorte na sequência, Pepe! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carajo!

Comecei a ler a Saga há uns três dias! Foi a primeira que terminei desde q conheci o site kkkk

@ElPerroMGquem me indicou,  e pqp! 

Sabe aquelas séries de 15 temporadas q vc quer ver tudo em um dia só? POIS É, passei os últimos dias lendo em todos os horários vagos possíveis!Kkkk

Excelente a escolha da forma de contar a Saga! 

Parabéns pelo Save, excelente!

Riquelme, pelo q pesquisei aqui tá bem barata cara, desencana dela kkk 

E mais uma vez, parabéns pela história!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2020 em 22:22, Nacho Libre disse:

QUE LINDO VAMOS PARAGUAI CARAJOOO

Se chegar nas 8as ja ta lindo, o objetivo tem q ser fazer a melhor campanha da história. Aguanntee

Eu não tão otimista, melhor campanha do Paraguai foi o oitavo lugar em 2010 e para isso teríamos de pegar umas quartas. A ver o sorteio, quem sabe.

Obrigado pelo comentário, Nacho!

 

Em 06/10/2020 em 06:52, ElPerroMG disse:

Caraca, e não é que o Nandez já está pronto pra treinar a seleção brasileira, convocando jogador pra lucrar com o passe. Sacanagem hahahah 

Ótima final de campanha, mesmo com a derrota contra o Peru o time não se abateu e mostrou ser gigante no empate com a Argentina e selar essa vaga. 

Confesso que também não tenho altas expectativas, mas o time pode se mostrar forte e quem sabe fazer a melhor campanha da história. 

Boa sorte na sequência, Pepe! 

Fala, ElPerro

HAHAHAHAHAHAHA não foi pelo passe, foi pela amizade.

Sigo nessa de não ter expectativas mas dependendo do sorteio, que eu já trarei, as coisas podem se afirmar bem. Adianto que fugimos dos gigantes.

 

14 horas atrás, Felipe Coutinho disse:

Carajo!

Comecei a ler a Saga há uns três dias! Foi a primeira que terminei desde q conheci o site kkkk

@ElPerroMGquem me indicou,  e pqp! 

Sabe aquelas séries de 15 temporadas q vc quer ver tudo em um dia só? POIS É, passei os últimos dias lendo em todos os horários vagos possíveis!Kkkk

Excelente a escolha da forma de contar a Saga! 

Parabéns pelo Save, excelente!

Riquelme, pelo q pesquisei aqui tá bem barata cara, desencana dela kkk 

E mais uma vez, parabéns pela história!

Obrigado pelo comentário, Felipe!

Fico muito contente com tantos elogios, é a minha primeira história aqui e eu sempre tive uma veia criativa, então uni ambas para criar o melhor save possível e contar na área. Relatos iguais ao seu me motivam a continuar rumo ao maior salário do continente!

De novo, muito obrigado! E espero te ver mais vezes pela área, nas outras histórias e agregando por aqui. 

Que bom que já leu tudo pois logo logo vem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-py0a029ad7cdf4f8e1.png

O Almanaque da Copa do Mundo.

 

Em algum lugar do leste europeu, em março de 2030.

Levantei cedo naquele dia, ainda sofro para me acostumar com o fuso horário do outro lado do mundo, e passei boa parte da manhã ocupado com o café da manhã daquele hotel. Voltei também cedo para o quarto pois fui reconhecido por alguns funcionários e não tardou deles se juntarem para fotografias, o que chamou a atenção dos poucos hóspedes que também desejavam o mesmo. Quem viaja a Romênia raramente encontra celebridades do futebol e mesmo um técnico de um continente longínquo consegue seus 5 minutos de atenção quando os olhares mais atentos encontram sua foto e seu perfil no Wikipedia. Eu sou simpático e gosto do contato com o público, mas já viajei com antecedência justamente porque só queria um pouco de sossego para colocar as ideias no lugar, não queria chamar a atenção.

Ao voltar para o quarto, uma caixa na porta e um bilhete escrito “Sorpresa!”. Nem abri, fui direto ao quarto lado, abri a porta e disse:

- Que porra é essa, Rivaldo?

- Bom dia, amigo Nandéz! Como foi sua noite? - ele aparentava estar melhor ambientado ao fuso, além de emitir um leve sarcasmo na voz – Como sabe que fui eu que deixei a caixa ali?

- E quem mais sabe escrever em espanhol numa pequena cidade próxima a capital da Romênia? Estamos aqui a 2 dias e eu ainda não sei falar Ploiești, imagina eles saberem escrever Sorpresa?

- Pois é, fui eu. Esse é um lançamento da EditoRojas, um projeto que estou tocando a partir de agora, e junto com nossa equipe fizemos um Manual da Copa do Mundo para que os torcedores paraguaios conheçam melhor a nossa seleção, o torneio e tudo que nos aguarda.

- Obrigado, Rivinha – agora um tom mais leve em minha voz – Eu realmente preciso saber como funciona uma Copa e o que trouxe o Paraguai até aqui, não é mesmo?

- Na verdade, essa na caixa é a edição número 1 e eu quero que você autografe para que eu possa leiloar ao final da Copa.

- Leiloar? Sem minha prévia autorização?

- Eu pensei em dividir o valor em 50 a 50 pra cada, o que acha?

- Feito! Vou lê-la um pouco, espalhar minhas digitais pelas páginas para valorizar e autografo ao final. - agora um tom de voz ainda mais animado – É por isso que eu te contrato, Rivinha, você é genial!

E já pensando no quanto valeria um almanaque daquele caso o Paraguai fizesse grande campanha, eu entrei no quarto para fazer uma distraída leitura daquelas páginas…

capa-do-almanaquead0059d376421caf.png

Prezado leitor,

É um orgulho de toda a equipe EditoRojas...

- Mas o Rivaldo fez com direito a nota editorial e tudo, pelo amor de Deus, quem é que vai ler um troço desse – comecei a falar sozinho enquanto lia – vamos para o que verdadeiramente importa.

Pulei o sumário. Pulei as Copas anteriores. Pulei até o início das Eliminatórias, fui para o que realmente importa: página 7.

Depois de uma campanha fraca na Copa América, com 2 derrotas, 2 empates e 1 vitória, sem conquistar a classificação para a segunda fase, a seleção paraguaia se viu obrigada a trocar o comandante: José Saturnino Cardozo, após 3 anos de seleção, pediu sua demissão e anunciou em seguida a aposentadoria. Estava instalada a grande questão, quem assumiria o comando técnico em um momento que os grandes nomes paraguaios estavam em baixa?

A solução encontrada foi Hernández Fernández, folclórico zagueiro das pequenas divisões nacionais, que vinha em carreira ascendente e ficara marcado por um acesso na temporada 2027 com o Resistencia, e uma sobrevivência que parecia tranquila na Copa TIGO mesmo que fosse favorito ao descenso desde o início. A torcida olhou ressabiada, os críticos reconheciam em Nández uma aposta ousada mas um treinador em franco crescimento e motivado a agarrar a grande chance da sua vida. Foi assim que, a partir de 16/07/2028, o Paraguai trocou o comandante e seguiu em sua saga rumo a Copa do Mundo.”

- Só? Mas cadê os meus feitos? Quase não resumiu meu currículo, não mencionou a alcunha do mamute, não fez nada.

A revolta fez a leitura permanecer distraída por aquelas páginas, destacado apenas o relato do jogo contra a Bolívia e como aquilo me trouxe boas lembranças, a sensação de voltar para casa com o dever cumprido foi o momento mais mágico de minha carreira.

Ao fim das Eliminatórias, o Paraguai conquistou a última vaga direta para a Copa, juntamente com Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e Uruguai. Para a repescagem se classificou o Chile, e os chilenos não tiveram muitas dificuldades ao superar a Guiana no torneio eliminatório, ainda em 2029, confirmando assim a vaga para a Copa.”

Na página seguinte lá estava o título “Os grupos da Copa do Mundo: pequenas coincidências e foi impossível não lembrar do que era a sede da FIFA na Suíça, que conheci por aquele sorteio: mulheres bonitas, comidas impronunciáveis e um luxo inigualável, em certo momento fiquei com a sensação que as torneiras do banheiro valiam mais que minha casa. Ao pesquisar na internet pelo nome da marca, tive a certeza. Economia nunca foi o forte da FIFA... 

O sorteio foi repleto de expectativas, todo paraguaio mesmo que de forma distante quis saber o que se passava e o que se viu pela cidade de Assunção foram pessoas estendendo seu horário de almoço para acompanhar. A cerimônia foi belíssima e o vídeo de 30 segundos que apresentava a seleção paraguaia focava em William Riveros, o craque de nosso país.

Quando as bolinhas começaram a pular do pote, não demorou muito para que os paraguaios vissem o nome do país: os potes são sorteados do terceiro para o primeiro e nossa seleção ficou com o grupo F, sendo assim a 5ª seleção a ser apresentada.

Quando o segundo e o primeiro pote começaram a ser sorteados, a torcida era para que o destino ajudasse e é possível dizer que o destino não só ajudou como ainda trouxe a tona uma pequena coincidência. Do pote 2 saiu um adversário europeu, continente sempre temido, mas que era representado pela Noruega, um país com pouca tradição em futebol. E do aguardado pote 1, o medo de uma seleção campeã mundial era evidente, mas os paraguaios soltaram um “ufa!” de alívio quando a bolinha foi anunciada, os Estados Unidos fechara o grupo F. A coincidência reside justamente nos norte americanos: 15 dias antes do sorteio, o Paraguai foi aos Estados Unidos enfrentar o time da casa por um amistoso. A partida empatada em 0x0 não foi um grande espetáculo, não se pode afirmar que foi um teste mas serviu para demonstrar que o nível paraguaio permite sonhar com a classificação para a segunda fase.

amistosos-pt-22abda501ba5b0925.png

EUA 0-0 Paraguai

Foi uma boa lembrança dos amistosos que fizemos pela parte norte da América, senti falta apenas de mencionar mais um gol de Denis, contra Cuba, no amistoso feito 3 dias depois. Ele certamente ficaria comovido com a menção em um material desse nível. O almanaque seguia:

Por falar em fases, por falar em grupos, fique atento, torcedor, pois são tantos anos sem Copa que o regulamento pode causar estranhamento, mas nós explicamos a você:

Em 2030 serão 16 grupos com 3 times em cada, totalizando 48 seleções de todos os continentes para o torneio. Em cada um dos grupos, todos enfrentam todos, em turno único, e 2 se classificam para a segunda fase, um 16avos de final. A partir daí, o torneio é todo em mata-mata decidido em chaveamento, de acordo com os grupos.

Já era quase hora do almoço mas eu realmente estava entretido com a leitura, e agora viria a parte mais importante: uma análise dos nossos adversários.

- Eu precisava mesmo pesquisar as campanhas norueguesas e estadunidense, esse almanaque é uma mão na roda e vai poupar o meu trabalho.

Os Adversários de La Albiroja

Noruega

noruega-perfil520834de654cb85a.png

Jogos da Noruega em 2029

Liderados por Erling Haaland, um atacante de nível mundial, os noruegueses veem o eminente fim de sua geração de ouro: Arge, Berge e Odegaard são referências para o futebol local, tiveram carreira de destaque mas já ultrapassam os 30 anos e seu futuro é imprevisível, o quarteto (contando com Haaland) dificilmente chegará a mais um mundial nas condições atuais, e a motivação deles é evidente para construir uma história tão bonita quanto no Mundial de 2026.

Na última Copa, a seleção norueguesa começou em um grupo com Arabia Saudita e Nigéria, chegou a segunda fase com 4 pontos e eliminou nos pênaltis Tunisia e Canadá respectivamente. Acabou eliminada nas quartas por Portugal, que viria a ser campeão do mundo. As campanhas europeias desde então foram ruins, pois foi eliminada na última Euro ainda na fase de grupos, entretanto, a seleção se recompôs e fez uma Eliminatória bem tranquila, com a classificação em segundo lugar num grupo liderado pela Alemanha, que teve ainda a Bulgaria em 3º lugar.

Atualmente os noruegueses são o 31º lugar no Ranking Mundial da FIFA, tendo atingido o pico da 20ª colocação após a Copa de 2026. A seleção permanece comandada por Lars Ars Nielsen, figura tradicional do futebol local que assumiu a seleção em 2020 e comandou a geração de ouro Viking, sempre no seu típico 451 pautado no jogo de pressão e passes longos.”

- Boa análise, não é possível que o Rivaldo tenha escrito isso – comentava sozinho enquanto rascunhava ao lado algumas informações – busquei pouco sobre a seleção mas os vejo bem equivalente a nós, um atacante a nível mundial, e eu ainda prefiro o Riveros, e o resto do time é bem próximo, embora eles tenham a vantagem de ter mais nomes no futebol internacional, peças em Internazionale, Bayern e Real Madrid. Ainda assim, existem pontos fracos a serem explorados, especialmente no banco de reservas deles. Se o destino der uma força e levar uma ou duas lesões para lá, eles não vão ter como repor.

 

Estados Unidos

eua-perfil105896bb0a51a829.png

Jogos dos Estados Unidos em 2029 

A seleção norte-americana sempre apontada como o futuro do futebol mundial segue sem acontecer. O passado recente é bom, a seleção ocupa o 11º lugar no Ranking FIFA e é um papa pódios dentro da América: atual vice-campeã da Gold Cup Norte Americana em 2029, eliminada na semifinal da edição de 2027 e detém um honroso terceiro lugar na Copa América, a nossa, em 2028, quando participou como seleção convidada.

No meio disso tudo, os estadunidenses são muito consolidados no futebol continental e figurinha carimbada nas Copas do Mundo: em 2022 foi eliminado na fase de grupos para Alemanha e Rússia, quando o formato era o antigo; em 2026, curiosamente, caiu para Portugal nas oitavas, uma fase antes dos portugueses executarem os noruegueses. Quis o destino que o confronto que não aconteceu em 2026, aconteça já na fase de grupos de 2030. É ainda natural que a campanha nas Eliminatórias seja de amplo domínio: 6 jogos, 5 vitórias e 1 empate, num grupo que continha Costa Rica, Jamaica e Panamá. Essa foi a campanha americana para carimbar o passaporte rumo a Espanha.

Diferentemente dos Noruegueses, o plantel norte-americano encontra algumas carências: o treinador Guillermo Barros Schelotto tem em Francisco Javier Martínez o seu grande nome, e o atacante corresponde às expectativas, ainda assim é um atleta que permanece atuando apenas na MLS. Além de Martínez, os destaques ficam por conta do eterno Pulisic, já longe de seu ideal físico, e Tyler Adams, atualmente no Arsenal, mas que durante a carreira ficou longe dos grandes holofotes do futebol europeu. O estilo de jogo norte americano valoriza a posse de bola em um 4231 cadenciado, que procura espaços pelos flancos.

- Se o analista do Rivaldo estiver desempregado, eu consigo um emprego pra ele. Mais uma contribuição de altíssimo nível: o EUA não me assusta tanto pelo time, são jogadores que não jogariam aqui no Paraguai, mas entendo o medo e o receio de quem vê a posição no Ranking e as últimas Copas Américas. Eles não podem ser os favoritos do grupo, e acho que a Noruega inclusive passa por eles, mas é claro que é uma seleção capaz de fazer jogos duros e o amistoso lá atrás mexeu comigo, estou ressabiado e preocupado com o jogo.

"Por serem só 3 times e 3 jogos, fique atento torcedor paraguaio: a estreia do grupo F acontece no dia 14/06 na partida entre Noruega x Estados Unidos. A nossa seleção estreia dia 18/06 contra os noruegueses, e o grupo é fechado com Paraguai x EUA no dia 22/06."

Percebi alguma coisa faltando ao final, não havia um desfecho mas a explicação era simples:

- Fizemos algo para ser comercializado agora num modelo que pode ser complementado ao longo da campanha com pequenas edições, garantidas ao assinante, com a convocação e o desfecho de todos os amistosos. Se você perceber, a espiral funciona como um antigo fichário que pode ser atualizado com novas páginas, além do que nossa aposta é muito na versão virtual, e a atualização desta é simples. - Riva logo explicou – Por falar nisso, solta logo pra mim uma palhinha da convocação, vai?

Eu ri de nervoso. Nem eu tinha certeza de quem seria convocado, e não estava na Romênia a toa. O calendário de amistosos nos contemplava a visita a Romênia e a Armênia consecutivamente. Eu aproveitei um bônus pré-Copa para relaxar no hotel que ficaria com a delegação, dias antes dos atletas chegarem, para colocar a cabeça no lugar, assistir alguns Vts e conhecer os jogadores que estavam colocando dúvidas na minha cabeça, além de fazer papel de palhaço toda vez que sair na rua, com um inglês nível básico e um romeno que não existe.

Algum tempo depois, cerca de 3 meses, lá estavam as páginas que faltavam para o Pré-Copa: a lista dos amistosos de 2030 e o pré-Copa se despedindo da torcida diante da Tunísia…

amistosos72158a84644c66e0.png

e a convocação dos 23 jogadores para a Copa do Mundo!

convocacopabdad8cb9d7d414a4.png

Se alguém esperava maiores surpresas, Hernández até flertou com algumas e ameaçou inovar na lateral deixando Lucas Acosta na pré-lista, mas o desempenho do lateral nos amistosos não agradou e o jogador tornou-se nome para 2034. Outro flerte com a surpresa foi o jovem Ronald Galeano, o construtor de jogo que fez temporada de destaque na seleção sub-20, apareceu na lista de 30 atletas mas acabou cortado em escolha pragmática do treinador...

- Pragmática? Esse almanaque quer me sacanear, que pragmática? - o hábito de falar sozinho foi uma herança dos tempos na Romênia – Como eu vou convocar um cara de 19 anos se a convocação é tão curta? Nem a quantidade de atacantes que eu queria foi convocada.

A grande surpresa por não estar nem entre os 30 é Christian Paredes, que brigou pela titularidade nos primeiros jogos de Nandéz e vinha bem até o começo do último ano, entretanto, o empréstimo para o Bragantino, a idade e o término de contrato com o Flamengo foram eventos negativos, ocorridos sucessivamente e que explicam o afastamento do jogador e a preferência por Alejandro Cardozo nos testes, este também cortado na lista de 30.

No ataque, depois de intensas discussões pelo país, o treinador escolheu apenas 4 nomes: Riveros, Ríos, Zárate e Rivas. Alguns se questionam por não convocar Armoa mas na coletiva de convocação o treinador explicou:

- Era preciso priorizar o meio campo, nosso setor que mais utiliza atletas em funções distintas. Sobraram 4 vagas ao ataque, entendi que o Armoa é um jogador muito útil mas que cumpre a função como os outros 3, Zárate é uma peça diferente, mais forte e capaz de disputar uma bola alta, de ser uma referência. A escolha foi por estilo e não por qualidade

O almanaque ainda reservava espaços para falar dos outros grupos, mas na teoria nenhum deles pode ser considerado da morte e os grandes jogos devem ficar mesmo para o mata-mata. Ainda assim, se eu tivesse na posição de fugir de algum grupo, seria o grupo C com Argentina, República Tcheca e Coreia do Sul, que me parece o mais equilibrado. Esse cenário é natural numa Copa com 46 times e potes tão distintos.

grupos-da-copaaa6e1321aeaa8a17.png

Vale o destaque para o grupo E, com Portugal, Mali e Líbano, por ser o nosso grupo “rival”. A vaga na próxima fase, se vier, reserva um jogo contra um desses 3 times e é necessário fazer força para ficar em primeiro e fugir do atual campeão do mundo Portugal.

Já eram pouco mais de 2 da tarde e a cesta após o almoço fazia meu corpo pesar, além dos já conhecidos problemas com o fuso. Eu lia pouco atentamente e o olho foi pesando. Como um tradicional senhor de idade, eu não resisti e acabei dormindo de babar na poltrona do meu quarto. Ainda bem que ninguém viu.

Faltavam dois dias para a Copa do Mundo, o maior evento de futebol do planeta. O Paraguai sonha com o impossível, eu já sonho com o dinheiro que isso pode me render, pelos resultados e pelas vendas desse Almanaque.

Que venha a Copa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Almanaque da Copa do Mundo 10/10

Muito legal a ideia de apresentar em forma de almanaque da Copa. Depois me fez pensar no tamanho que deve ter o álbum de figurinhas com 46 seleções haha

Acho que analisou bem os adversários e vencendo uma deve encaminhar a vaga. Aí, se passar, é 8 ou 80: ou pega uma pedreira ou uma baba (teoricamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...